You are on page 1of 4

Componentes

BR-01
Bacia acessvel

Reviso Data Pgina

9 19/04/11

1/4
Cdigo de listagem
0816089

Ateno
Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

Componentes

BR-01
Bacia acessvel

Reviso Data Pgina

9 19/04/11

2/4
Cdigo de listagem
0816089

Ateno
Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

DESCRIO
Constituintes
Bacia sanitria, auto-aspirante, de cermica esmaltada impermevel, na cor branca, em conformidade com a NBR 15097: - Dimenses padronizadas, conforme NBR9050; - O funcionamento pleno, quando ensaiado com volume nominal de descarga igual a 6 LPF (litros por uxo); - Ausncia de defeitos superciais visveis como: trinca, rachadura, gretamento, ondulao, bolhas, acabamento opaco (esmaltado mal acabado) e corpo exposto (poro no esmaltada); - Ausncia de empenamento da superfcie de xao e do plano de transbordamento. - Inclui: assento com tampa, em resina polister, na cor branca; parafusos zincados cromados para sanitrios com buchas plsticas tipo S-8; tubo de ligao com canopla, cromado; conexo de entrada de gua; anel de vedao para sada de esgoto. Vlvula de descarga de duplo uxo, 1 1/2 ou 1 1/4, com registro incorporado, em lato ou bronze, acabamento simples cromado liso, conforme cha H2.09 (ver Fichas de Referncia). - Inclui: adaptadores com rosca para tubulaes em PVC. tubo de descarga (descida) em PVC. Ducha higinica de 1/2, com volante de trs ou quatro pontas, com tubo exvel cromado. Papeleira de cermica esmaltada, na cor branca, com rolete, conforme cha H6.01 (ver Fichas de Referncia). Barras de apoio em ao inox escovado, =30 a 35 mm, comprimento mnimo 80cm e mximo 90cm (entre eixos), com elementos de xao, que sustentem carga mnima de 1,5kN (NBR 9050); conforme desenho.

- Em sanitrios acessveis isolados, considerar e locar em projeto a uma altura de 40cm do piso acabado ao lado da bacia, boto de acionamento de sinalizao de emergncia em caso de queda do usurio.

Componentes

EXECUO
A locao dos equipamentos deve atender s condies de acessibilidade, conforme disposto na NBR 9050. Bacia sanitria: - Deve ser instalada de forma que a borda frontal esteja a no mnimo 50cm da extremidade da barra lateral (medida de eixo). - Sempre que possvel, ligar cada bacia diretamente caixa de inspeo. - A tubulao de sada deve ser ventilada. - A pea deve ser xada com parafusos, nunca com cimento. - Instalar adequadamente anel de vedao na sada de esgoto. - Rejuntar a pea ao piso com argamassa de cimento branco e gesso, ou o rejunte do prprio piso. Vlvula de descarga: - Deve ser instalada a 100cm do piso (medida de eixo); - O tipo de vlvula (baixa ou mdia presso) deve ser compatibilizado com a altura manomtrica disponvel, vericando o catlogo de instrues do fabricante; - Nas tubulaes em PVC, empregar adaptadores, rosca e solda, cuidando para que a cola no escorra na parte interna da vlvula, pois pode colar o vedante na sede, impedindo seu funcionamento; - A vlvula deve estar regulada para propiciar descargas com o uxo maior em torno de 6 litros, caso contrrio deve-se efetuar a regulagem no registro incorporado; - Instalar o acabamento duplo uxo aps o trmino da obra. Barras de apoio: - Vericar a conformidade com as dimenses especicadas; - Devem ser instaladas a 75cm (medida de eixo) do piso. A barra de apoio lateral deve ser instalada a 30cm e a barra posterior a 20cm (medidas de eixo) das paredes adjacentes, conforme desenho. - Deve ser instalada em elemento de alvenaria, vericar as condies do substrato para suportar as cargas mnimas exigidas para as barras (1,5kN). Ducha higinica: deve ser instalada a 45cm do piso (eixo do registro e suporte da ducha), conforme desenho. Papeleira: chumbar as peas com argamassa mista de cimento, cal e areia, trao 1:2:7. A pasta de rejuntamento deve ser a mesma utilizada para rejuntar os azulejos.

BR-01
Bacia acessvel

Reviso Data Pgina

9 19/04/11

Acessrios
Parafusos auto-atarraxantes em ao inoxidvel, cabea sextavada com buchas de nylon (Fischer FU). Fita veda-rosca de politetrauoretileno.

3/4
Cdigo de listagem
0816089

Prottipo comercial
Bacia sanitria acessvel sem abertura: - DECA (Vogue Plus Conforto P510) Assento em resina polister, cor branca: - ORION: Assento para loua Deca, em polister, linha Vogue Plus - TOMDO: referncia: 163 Barras de apoio em ao inox escovado: - CRISMOE: 35.OS.03.IE - EDMETAL: 4923 BAP-IEIE - PHD: 801-800mm Ducha higinica: - DECA: Linha Belle poque Light 1984 C51 ACT - DOCOL: Linha Delicatta 00109106 CR - FABRIMAR: Linha Aquarius 2195-A Vlvula de descarga - duplo uxo, com acabamento: ver cha H2.09 do Catlogo de Servios. Papeleira: ver cha H6.01 do Catlogo de Servios.

FICHAS DE REFERNCIA
Catlogo de Servios
Ficha H2 Rede de gua fria Ficha H2.02 Registro de gaveta com canopla cromada. Ficha H2.06 Tubos e conexes de PVC rgido (linha hidrulica) Ficha H2.09 Vlvula de descarga - duplo uxo Ficha H6.01 Acessrios de loua Ficha E5.01 Boto para campainha

Catlogo de Componentes
Ficha Ficha Ficha Ficha Ficha BR-02 BR-03 BR-04 BR-05 BR-06 Lavatrio acessvel Conjunto lavatrio e bacia acessveis Barra de apoio com xao lateral Trocador acessvel Chuveiro acessvel

Ateno
Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

APLICAO
Em sanitrios acessveis, conforme especicao em projeto. Obs: - As barras de apoio devem ser sempre xas em elementos de alvenaria, nunca em divisrias.

RECEBIMENTO
O servio pode ser recebido se atendidas todas as condies de projeto, fornecimento e execuo.

Componentes

BR-01
Bacia acessvel

Reviso Data Pgina

9 19/04/11

Aferir a conformidade com os prottipos homologados. Vericar posicionamento dos equipamentos conforme medidas no desenho. Vericar ausncia de vazamentos nos equipamentos. Vericar a limpeza dos equipamentos aps o trmino da obra. Bacia: - Vericar na parte superior as inscries da marca e 6.0Lpf; - Vericar a ausncia de defeitos visveis nas superfcies como: empenamento da superfcie de xao e do plano de transbordamento, gretamento, trinca, rachadura, ondulao, bolhas, acabamento opaco (esmaltado mal acabado) e corpo exposto (poro no esmaltada), em todas as partes da pea; - Vericar a xao e o rejunte ao piso; - Vericar no sifo a auto-aspirao e o fecho hdrico. Vlvula de descarga: - Vericar se est instalada a 100cm do piso; - No aceitar canoplas soltas, cortadas, amassadas ou riscadas; - Vericar o bom funcionamento da vlvula; - Vericar se a vlvula est regulada para propiciar descargas com uxo maior em torno de 6 litros. Barras de apoio: - Vericar as dimenses conforme descrio; - Vericar se as barras foram instaladas em elemento de alvenaria, no receber barras instaladas em divisrias; - Vericar se esto bem xas e se foram usados parafusos em ao inoxidvel; - Vericar a colocao das canoplas das barras; - Caso necessrio, a critrio da scalizao, podem ser exigidos ensaios de comprovao de resistncia s cargas mnimas exigidas para as barras (1,5kN). Papeleira: pode ser recebida, desde que no apresente gretamento, trinca, rachaduras, ondulao, bolhas, acabamento opaco (esmaltado mal acabado) e corpo exposto (poro no esmaltada), em todas as partes visveis da pea.

Obs: As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita reviso recomenda-se vericar a existncia de edies mais recentes das normas citadas.

4/4
Cdigo de listagem
0816089

SERVIOS INCLUDOS NO PREO


Bacia sanitria, assento e elementos de xao e hidrulicos. Vlvula de descarga - duplo uxo. Barras de apoio completas. Papeleira. Ducha higincia. Obs: O boto de acionamento da sinalizao de emergncia em caso de queda do usurio ser pago em outro servio.

CRITRIOS DE MEDIO
cj por conjunto executado e instalado.

LEGISLAO
Decreto Estadual 45.805 - Institui medidas de reduo de consumo e racionalizao do uso de gua no mbito do Estado de So Paulo. Decreto Estadual 48.138 - Programa estadual de uso racional de gua potvel.

Ateno
Preserve a escala Quando for imprimir, use folhas A4 e desabilite a funo Fit to paper Respeite o Meio Ambiente. Imprima somente o necessrio

NORMAS
NBR 9050:2004 - Acessibilidade a edicaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos. NBR 15097-1:2011 - Aparelhos sanitrios de material cermico - Parte 1: Requisitos e mtodos de ensaio. NBR 15097-2:2011 - Aparelhos sanitrios de material cermico - Parte 2: Procedimento para instalao.

You might also like