You are on page 1of 2

Voleibol Historia do Voleibol Trs Dcadas de historia do voleibol brasileiro. Prof. Dr.Wanderley Marchi Jnior Disponivel em: <http://anpuh.org/anais/wpcontent/uploads/mp/pdf/ANPUH.S22.689.

pdf> Acessado em 12 Mar. 2013

Este trabalho tem como objeto de estudo a histria do Voleibol brasileiro em trs dcadas, a saber, 1970, 80 e 90. Analisando as peculiaridades contidas na histria dessa modalidade percebemos que o Voleibol apresentou transies. Denominamos de viradas as transies ocorridas e marcadas pelos perodos de amadorismo, profissionalismo e espetacularizao do esporte. No artigo buscamos apresentar e identificar como e por que ocorreram essas transies, alm de explicitar as relaes, conseqncias e interdependncias estabelecidas nesse trajeto, que, num sentido lato, redirecionou e metamorfoseou o sentido e a lgica do consumo e da prtica do voleibol. (MARCHI JUNIOR W. Conexes, v.0, n. 4, 2000, p. 1)

Voleibol O que o voleibol proporciona O voleibol entre o real e o ideal. Roberto Mafli
Disponivel em: <http://www.caminhos.unidavi.edu.br/wp-

content/uploads/2012/02/O-voleibol-entre-o-real-e-o-ideal%E2%80%9Csacando-sobre-suas-abordagensmetodol%C3%B3gicas%E2%80%9D1.pdf> Acessado em: 10 Mar. 2013 O voleibol se adqua ao estudo do real e do ideal, ou seja, procura um equilbrio entre os dois, o que pode e o que no se pode fazer, do o que necessrio e o que adequado a alguns. O voleibol proporciona tambm o bem estar fsico atravs do crescimento harmonioso de crianas e adolescentes, e um condicionamento fsico que permita s pessoas sentirem-se mais aptas e dispostas para suas atividades cotidianas, agregando tambm muitos valores a sua prtica e pode levar o seu praticante a ser mais humano e cooperativo. (MAFLI,Roberto, Revista Caminhos, On-line, Dossi Sade, Rio do Sul, a. 2, n. 3, p. 49-69, abr./jun. 2011, p. 1 5)

Voleibol Voleibol e midia Voleibol e Midia: Depoimentos Orais. Lucas Farias Dias Leite

Disponivel em: <http://www4.fc.unesp.br/upload/Voleibol%20%20depoimentos%20orais.pd f> Acessado em: 10 Mar. 2013

A mdia esportiva trabalhada mediante suas relaes com o esporte como um todo, e tambm, especificamente, com o voleibol. O jornalismo esportivo mundial e brasileiro traz suas colaboraes para a estruturao miditica no contexto estudado. Por fim, discutiremos a relao dos dados coletados com a modalidade esportiva em questo, analisando se houveram, ou quais foram as influncias que os meios de comunicao exerceram em toda a transformao do voleibol, desde a dcada de 80 (LEITE, Lucas Farias Dias. Faculdade de Cincias Campus de Bauru , 2006. p. 11)

Voleibol na sociedade Voleibol O voleibol como instrumento para o resgate de valores na sociedade. Alan Barbosa Correa Ciriaco
Disponivel em: <http://educacaofisica.wpmu.unis.edu.br/files/2011/03/DA-

COMPETI%C3%87%C3%83O-%C3%80-COOPERA%C3%87%C3%83Oartigo.pdf > Acessado em: 10 Mar. 2013 Em um simples esporte praticado por muito tempo ou apenas por brincadeira j se aprende valores, esses que so levados pra vida toda, que praticamos e que nem se damos conta que estamos fazendo, pois j fica comum, visa tambm os resgates de aes morais, pois no fcil viver em uma sociedade moderna que vive em competio, onde isso j vem de milhares de anos atrs e que hoje s esta pior, esta cada vez mais competitivo, o mundo esta competitivo, mais sempre possvel encontramos valores morais nesse mundo, e isso pode ser causado por causa do esporte, onde crianas dentre 11 e 14 anos j mostram princpios morais, j mostram seus valores e suas atitudes firmes, onde podem usar na sua vida, tudo em um simples e ao mesmo tempo complexo jogo de voleibol pode se resgatar. (CIRIACO, Alan Barbosa Correa. Revista Digital Buenos Aires - Ao 13 - N 119 - Abril de 2008. p.1-15)

You might also like