You are on page 1of 3

"As condies do mal-estar so hoje ainda mais catastrficas"

1/2

Psicanlise em debate, 150 anos aps o nascimento de Freud

Em entrevista DW-WORLD, o psicanalista brasileiro Joel Birman fala do lugar da psicanlise por ocasio dos 150 anos de Freud, observa a questo do Outro no discurso freudiano e aponta as razes da persistncia do mal-estar na atualidade. Durante as comemoraes dos 150 anos de nascimento de Freud, muito se discute sobre o lugar da psicanlise na atualidade. A teoria psicanaltica s sobrevive graas ao dilogo com outros saberes, como a filosofia, a antropologia e o cinema, s para citar alguns?

Pode-se dizer que a teoria psicanaltica sobrevive tanto no seu campo estrito, isto , a clnica, a psicoterapia, as relaes com a psiquiatria e a psicologia, quanto nas relaes com os outros saberes. A psicanlise convocada hoje para pensar as questes ligadas poltica e sociedade, no qual as suas atribuies so bem acolhidas.

Em Mal-estar na atualidade, o senhor anunciava ser "inevitvel que se abra essa caixa de Pandora dos infortnios da psicanlise" e defendia que alguns de seus fundamentos deveriam ser repensados. Houve algum progresso neste sentido?

Com certeza, houve progressos em relao a isso. O avano da psicanlise nas suas relaes com os campos social, cultural e poltico evidencia isso fartamente. Por outro lado, as instituies e diferentes tradies tericas da psicanlise estabelecem um dilogo mais vivo entre si, que no existia anteriormente.

O senhor afirma que "a psicanlise encontra-se mais prxima de um paradigma esttico do que de um paradigma cientfico ou cognitivo". Pode-se dizer que Freud hoje lembrado apenas por sua contribuio formao deste paradigma esttico?

Apesar de que a psicanlise tenha constitudo um paradigma esttico, com implicaes ticas imediatas, isso no quer dizer que a psicanlise no tenha contribudo para o desenvolvimento de paradigmas cientficos. A constituio recente da neuropsicanlise, por mais polmico que possa ser, evidencia a colaborao da psicanlise para constituio de um paradigma cientfico. Poderamos citar outros exemplos, mas esse o mais recente.

Apesar de muitos debates que tendem a eliminar a pertinncia das teorias de Freud, O Mal-Estar na Civilizao continua mantendo seu lugar nos cnones acadmicos. De que forma este mal-estar persiste?

Mal-estar na atualidade, de Joel BirmanO

mal-estar no apenas persiste, mas as suas condies hoje so

mais catastrficas. Sem dvida, as condies do mundo ps-moderno e os imperativos da globalizao retiraram instrumentos e instncias sociais de proteo dos indivduos, que aumentaram em muito o dito mal-estar. A quebra do estado de bem-estar social, a fragilidade dos movimentos sindicais e a rarefao da atividade poltica retiraram dos indivduos canais fundamentais que pudessem proteg-los da voragem do capital financeiro globalizado.

Pode-se dizer que o senhor, como descendente de judeus romenos, manteve, assim como Freud, uma ligao com a tradio universalista judaica e ao mesmo tempo uma averso s "iluses da religio"?

Com certeza. Como descendente de judeus, me inscrevi na tradio psicanaltica pela sua vertente universalista, de forma que o discurso religioso no me fala absolutamente. Por isso mesmo acho curioso o retorno ps-moderno dos fundamentalismos, apesar de compreend-los do ponto de vista sociolgico e poltico, ligado s condies da globalizao.

O senhor faz parte de um grupo psicanaltico francs que estuda os efeitos do Holocausto para a subjetividade contempornea. Poderia falar um pouco sobre este trabalho?

Esse grupo, intitulado La psychanalyse aujourdhui (A psicanlise hoje), pressupe que o acontecimento histrico do Holocausto transformou radicalmente a relao do Ocidente com os valores ticos e estticos. Nada seria mais igual como antes, algo assim como a famosa frase de Adorno, de que no seria mais possvel escrever poesia aps Auschwitz. De forma que este grupo estuda as transformaes psquicas na modernidade avanada, em decorrncia do impacto do extermnio nazista. Embora Freud tenha ignorado as mazelas do colonialismo no incio do sculo 20, ele se voltou como poucos para a descoberta "do Outro em ns mesmos". Poderia falar um pouco sobre o paradoxo deste Freud "eurocntrico", que abriu, porm, as primeiras portas para a discusso sobre a alteridade?

Freud e a Filosofia, de Joel BirmanA

questo do Outro se encontra presente desde os primrdios do

discurso freudiano. Na contramo da tradio do individualismo moderno, Freud sempre props que o Outro uma dimenso fundamental para a constituio e a reproduo do sujeito, sem o qual este no poderia existir. Os ensaios

freudianos sobre a cultura e a sociedade, que culminaram num ensaio sobre o Mal-estar na civilizao, atestam isso fartamente.

A hiptese freudiana de que Moiss era egpcio, e no judeu, indica como ele introduziu uma dimenso de alteridade na sua prpria tradio. De forma que seria preciso analisar o discurso poltico de Freud com mais nuance, inclusive no que concerne tradio sionista, para no fazermos afirmaes apressadas.

Ao pensar sobre a exploso da violncia na cultura da atualidade, o senhor observa que ela se d em conseqncia de "um no exacerbado diferena". Hoje, na Europa, propaga-se a necessidade de "tolerncia" em relao ao que se mostra "diferente" dos padres europeus. Concorda que "tolerar" o Outro pressupe uma averso, uma vez que s tolero aquilo que, a priori, abomino ou rejeito?

Sem dvida, a tradio europia tem uma dvida ainda no saldada com a tradio colonialista. Tanto em relao aos africanos quanto aos rabes, existe uma dificuldade de aceitao plena da diferena, de forma que a poltica de tolerncia um caminho inicial para superar tais obstculos. Pelo menos a perspectiva adotada pelos partidos mais esclarecidos para se opor direita raivosa, que se ope a toda e qualquer forma de imigrao, sustentando um nacionalismo tacanho.

Existe hoje uma teoria psicanaltica especificamente brasileira?

Seria difcil afirmar que existe uma teoria psicanaltica brasileira. Como em outros pases latino-americanos, sobretudo a Argentina, desenvolvemos uma sensibilidade para a investigao de certos temas, voltados para o social e o poltico, em decorrncia de nossas condies scio-histricas. Suponho que por esse vis comeamos a construir a nossa especificidade, que reconhecida pelos europeus.

O escritor israelense Abraham Yehoshua afirma que a culpa para Freud um dos principais combustveis da civilizao foi transferida do individual para o coletivo ( a "culpa" da esquerda, dos intelectuais, dos tribunais, das universidades, dos militares, da cidade, dos polticos, etc). possvel falar em um fenmeno de coletivizao da culpa, quando se pensa sobre a sociedade brasileira?

Suponho que no existe ainda no Brasil uma coletivizao da culpa, que prefiro denominar de responsabilidade. Para que esta coletivizao acontea, necessrio seria que as classes dominantes e as elites brasileiras aceitassem pelo menos perder os anis seno os dedos. Acredito que estamos ainda muito distantes disso.

Joel Birman graduado em Medicina, com especializao em Psiquiatria. Mestre em Filosofia pela PUC-RJ e doutor em Filosofia pela USP, com ps-doutorado pela Universit Paris VII. professor titular do Instituto de Psicologia da UFRJ e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ. Autor, entre outros, de Psicanlise, Cincia e Cultura (Jorge Zahar, 1994), Por uma estilstica da existncia (Editora 34, 1996), Estilo e modernidade em psicanlise (Editora 34, 1997), O malestar na atualidade (Civilizao Brasileira, 2001, Freud e a Filosofia (Jorge Zahar, 2003).

You might also like