You are on page 1of 13

Tutorial sobre criao de blogs no blogger.

com

Como Criar um Blog1


Hoje em dia, j existem servios gratuitos para criao e hospedagem de Blogs. Uma das possibilidades de servio gratuito o Blogger (www.blogger.com). A seguir, daremos os passos necessrios para a criao de um Blog. Para criar um blog, inicialmente precisamos possuir um conta no Blogger. Para isso, acesse http://www.blogger.com. A pgina a seguir ser aberta:

Em seguida, clique em CRIE UM BLOG AGORA. A seguinte pgina ser aberta:

Nesta pgina, voc dever criar a sua conta no Blogger. Preencha os campos solicitados: - Nome de usurio: voc utilizar sempre que quiser acessar o Blogger - Senha: deve possuir no mnimo 6 caracteres e ser usada sempre que quiser acessar o Blogger - Nome exibido: ser a assinatura de seu blog - Endereo de e-mail Aps ler os termos de servio, aceite-os e clique em Continuar.

A seguinte pgina ser aberta:

Nela, voc dever escolher o nome do seu blog e o endereo que ter na Internet. Por exemplo, se escolher como endereo aprendendoblogs, ento o endereo do blog ser http://aprendendoblogs.blogspot.com. Clique em Continuar. A seguinte pgina ser aberta:

Nela, voc poder escolher um modelo para seu blog, ou seja, a aparncia que ele ter quando acessado. Selecione o modelo que mais lhe agradar e, em seguida, clique em Continuar. Aparecer, por alguns instantes a mensagem Criando o blog..., e em seguida a mensagem O seu blog est pronto!, como mostra a pgina a seguir:

Clique em Iniciar Postagem. Ser aberta a pgina do seu blog, onde voc poder inserir o contedo que quiser e publicar! Insira um ttulo para sua postagem e mensagem que deseja publicar. Em seguida, voc pode decidir se permite receber comentrios sobre sua postagem ou no, no canto inferior esquerdo da tela. Uma vez terminada a mensagem, clique Publish Post para public-la ou em Save as Draft para salv-la como esboo e public-la posteriormente.

Caso tenha escolhido a opo de publicao, a seguinte mensagem aparecer: Your blog published successfully, comunicando que sua postagem foi publicada com sucesso (veja pgina abaixo).

Neste momento, novos recursos ficaro disponveis, representados pelas abas superiores: Posting, Settings, Template e View Blog. Para visualizar seu blog, clique em View Blog. A pgina do seu blog ser aberta:

Na pgina do blog, ser possvel inserir comentrios e visualizar todas as postagens j publicadas. Todos tm acesso ao seu blog, porm s podero inserir comentrios se voc permitir. Para inserir um comentrio, clique em 0 commnets e, em seguida em Post a Comment. A seguinte pgina ser aberta:

Insira seu comentrio e clique em Publish Your Comment. Aparecer a seguinte pgina:

Marcia, coloca a tela do teu blog

Para visualizar o comentrio inserido voc deve clicar no link com o endereo. Aparecer novamente a pgina inicial do seu blog. Se voc no visualizar o seu
7

comentrio, pressione a tecla F5 ou utilize o boto Atualizar do seu navegador. Seu comentrio ser publicado no blog, como mostra a imagem abaixo:

Na opo Posting, possvel publicar novas postagens (Create) ou editar postagens antigas, alterando seu contedo ou deletando toda a postagem (Edit). Ao criar uma nova postagem, possvel no public-la imediatamente, salvando-a como esboo para publicao posterior. Para isso, escreva a mensagem e clique em Save as Draft.

Na opo Settings, ser possvel fazer alguns ajustes em seu blog. Ela composta por sub-opes, que sero apresentadas a seguir. A sub-opo Basic possui as seguintes possibilidades:
-

Em Title, voc pode alterar o ttulo do blog; Em Description, voc pode fazer uma breve descrio do blog; Em Add your Blog to our listings?, voc pode decidir se seu blog ser adicionado lista de blogs do Blogger. Em Show Quick Editing on your Blog?, voc tem a opo de criar um link de acesso para editar seu blog na pgina de entrada do Blogger, imediatamente aps seu login; Em Show Email Post links?, voc decide se quer que seu e-mail aparea quando voc posta uma mensagem.

Na sub-opo Publishing, pode-se alterar o endereo do blog, que havia sido preenchido na criao do mesmo. Altere o endereo e salve clicando em Save Settings.

Altere aqui o endereo!

Na sub-opo Formatting, possvel escolher:


10

Show: quais postagens queremos mostrar na pgina principal do blog, podendo escolher por data ou nmero de postagens; Date Header Format: formato da data no cabealho; Archive Index Date Format: formato da data do ndice de arquivo; Timestamp Format: formato da hora; Time Zone: fuso horrio; Date Language: lngua que ser exibida a data; entre outros.

Na sub-opo Comments, possvel escolher entre mostrar ou no as postagens j escritas, mesmo sem apag-las. Escolha Show se quiser mostr-las ou Hide se quiser escond-las. Na opo Who Can Comment?, possvel selecionar quem poder inserir comentrios em seu blog: - Se voc selecionar Only Registered Users, todos os usurios do Blogger podero inserir comentrios no seu blog; - Caso voc selecione a opo Anyone, ento qualquer pessoa, independente de ser ou no usuria do Blogger, poder inserir comentrios em seu blog; Por fim, se voc selecionar a opo Only Members of this Blog, ento somente pessoas convidadas por voc para ser membro do blog podero inserir comentrios no blog. (Ver explicaes nas pginas 12 e 13 referente a sub-opo Members/Add Team Member(s)) Na opo Comment Notification Address, voc pode informar seu e-mail e, toda vez que um novo comentrio for inserido em seu blog, voc receber uma notificao por e-mail.

11

Na sub-opo Archiving, voc pode selecionar a freqncia de arquivamento das postagens (no arquivar, mensalmente, semanalmente ou diariamente). Na sub-opo Email, existem dois servios: - BlogSend Adress, onde voc informa um e-mail para ser comunicado sempre que seu blog for atualizado; - Mail-to-Blogger Address, que permite que voc faa postagens via e-mail. Na sub-opo Members, possvel adicionar novos membros ao blog. Para isto, basta clicar em Add Team Member(s). A pgina a seguir ser aberta, onde voc poder convidar novos membros, informando seus endereos de e-mail. Uma mensagem opcional pode ser escrita, que ser enviada como convite aos novos membros do blog.

Uma vez preenchidos os e-mails dos novos membros, clique em Save Settings. Enquanto eles no fizerem o cadastro no Blogger, ficaro com status pending (pendente), como mostra a imagem abaixo:

12

Se voc disponibilizar a opo de Administrador para os novos membros, ento estes podero editar o blog, inserindo ou deletando postagens. Caso contrrio, podero apenas inserir comentrios. Na opo Template, voc pode alterar a aparncia de seu blog. Entretanto, necessrio conhecer um pouco de html para fazer isto.

13

You might also like