You are on page 1of 47

Alquimia, Ocultismo, Maonaria: o ouro e o simbolismo hermtico dos cadinhos (sculos XVIII e XIX)

Tania Andrade Lima Depto de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ; Pesquisadora do CNPq Marlia Nogueira da Silva Bolsista do CNPq; Depto de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ

Tome um crisol de ourives, passe-lhe gordura na parte interna e deite-lhe o nosso remdio, segundo a proporo requerida, tudo a fogo lento; e quando o mercrio comear a fumegar, jogue o remdio encerrado em cera virgem ou em papel, pegue um carvo grande, aceso, especialmente preparado para este fim, e ponha-o no fundo do cadinho, deixando cozer em fogo violento; e quando tudo estiver liquefeito jogue em um tubo engordurado. Eis que assim ters Ouro e Prata finssimos, segundo o fermento que tiveres empregado.

Tratado de Santo Tomaz de Aquino sobre a Arte da Alquimia, dedicado a frei Reginaldo (atribudo).

Os cadinhos da Casa da Moeda, Pao Imperial, Rio de Janeiro No decorrer das escavaes arqueolgicas realizadas no Pao Imperial pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, na dcada de 1980, foram recuperados vrios cadinhos que foram associados, pelas arquelogas responsveis pelo trabalho, Casa da Moeda que funcionou no prdio entre os sculos XVIII e XIX (PINHEIRO DA SILVA; MORLEY; FERREIRA DA SILVA, 1984). Transferida da Bahia para o Rio de Janeiro em 1699, ela foi instalada no incio do sculo XVIII em um conjunto de pequenas casas construdas pelos frades carmelitas em frente ao seu convento, no ento Terreiro do , atualmente a Praa XV de Novembro, no centro da cidade. Junto com os Armazns Reais foi transformada, em 1730, na Casa dos Governadores; posteriormente, em 1763, no Palcio dos Vice-Reis; e finalmente, com a chegada da corte portuguesa em
Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Sr. v. 8/9. p. 9-54 (2000-2001). Editado em 2003.

1808, no Pao Real, posteriormente Pao Imperial. Ela funcionou no prdio at 1814, quando foi novamente transferida, desta vez para o prdio do antigo Museu de Histria Natural, conhecido como Casa dos Pssaros. Recentemente, a amostra resultante dessas escavaes foi confiada guarda do Museu Nacional e, no processo da sua anlise, os cadinhos chamaram nossa ateno em funo de algumas de suas peculiaridades. Por se tratar de material ainda no estudado pela arqueologia histrica no Brasil, consideramos pertinente a sua investigao em maior profundidade. Cadinhos (do latim catinu, significando tigela, bacia, cavidade) so vasos em forma de tronco de cone (FOTOGRAFIA 1), com ou sem tampa, feitos de materiais altamente refratrios e temperados para resistir a aquecimento extremo, utilizados em fundio de metais, calcinao de substncias ou em outras operaes qumicas que exijam um alto grau de calor. Resistem a temperaturas elevadas graas aos materiais de que so compostos, como argila, grafite, porcelana, ferro, prata, platina, entre outros, escolhidos em funo da natureza das substncias a serem processadas e das temperaturas a serem alcanadas. O grafite foi e ainda bastante utilizado na confeco de cadinhos graas sua infusibilidade, dureza e poder condutor, sendo capaz de suportar altas temperaturas sem fundir ou mesmo rachar. J os de porcelana so impermeveis, mas racham facilmente no fogo. Os porosos, de pasta grosseira, resistem bem s mudanas de temperatura, porm so permeveis aos sais em fuso. Tambm designados como crisis, seu tamanho varia em funo da medida de capacidade, em geral marcada na sua base.

10

FOTOGRAFIA 1 Cadinhos de diferentes tamanhos encontrados nas escavaes da Casa da Moeda, Pao Imperial, Rio de Janeiro. Acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

Utilizados no Brasil setecentista e oitocentista no processo de fundio do ouro, sobretudo em casas de fundio, casas da moeda e em reas de minerao, os cadinhos vm sendo recuperados em escavaes arqueolgicas, alm de integrarem acervos de museus relacionados histria da minerao. Sobre os cadinhos utilizados no Rio de Janeiro especificamente, Eschewege (1944, p. 267) relatou no sculo XIX que
[...] outrora, tambm os cadinhos acarretavam grandes despesas ao Estado, principalmente antes do Rei chegar ao Brasil, pois, no existindo nenhum comrcio direto, o Governo os comprava em Lisboa em terceira ou quarta mo, e enviava-os sua custa para o Brasil, de modo que custavam dez vezes mais do que se fossem adquiridos diretamente. Hoje so usados os cadinhos de Ipse (sic), que so recebidos no Rio diretamente dos vendedores bomios, razo pela qual so adquiridos por preos muito mais baratos. Introduziu-se ainda, nas Casas de Fundio, o econmico sistema de pulverizar os cadinhos rachados e misturar o produto com uma poro de boa argila e fabricar novos cadinhos, de durao igual dos primeiros. Os cadinhos de Hesse no foram usados, como afirma Mawe.

No sculo XIX, portanto, eles provavelmente vinham em grande parte da Bomia, uma regio rica em minrios, entre eles a grafite. Quanto aos do sculo XVIII desconhece-se a sua provenincia, porquanto aqui chegavam os j utilizados e reutilizados em Lisboa, sem que se tenha notcia de seus fabricantes originais. Quanto prtica de reaproveitamento de cadinhos rachados ou quebrados, tambm referida no texto, ela se manteve at o final do sculo XIX, tal como relatado por Hartt (1881, p. 70):
Quando para fins metalrgicos fazem-se cadinhos, que devem poder resistir a um grande calor e a repentinas mudanas de temperatura, para impedir que estes estalem juntam-se s vezes ao barro cru barro queimado, que se obtm reduzindo a p cadinhos velhos.

Foram encaminhados ao Museu Nacional 136 cadinhos resultantes das escavaes do Pao Imperial, sendo 21 inteiros, 28 fragmentados, e 87 fragmentos correspondendo s suas bases (PINHEIRO DA SILVA; MORLEY; FERREIRA DA SILVA, 1984, p. 160). A maioria tem um elevado teor de grafite na sua composio, sendo de excelente qualidade. Alm deles, h tambm exemplares produzidos a partir da pulverizao de peas quebradas, reaproveitando-se a grafite, incorporada a uma nova pasta de argila. A anlise dos componentes dos primeiros, encomendada pelas referidas autoras ao Instituto Nacional de Tecnologia (Laudo Sest, n 157/84, de 14 de junho de 1984), descartou a possibilidade de se tratar dos cadinhos de Hesse, mencionados por Eschewege, que segundo Laboulaye (1891) tinham a seguinte composio: slica 0,709; alumnio 0,248; xido de ferro, 0,033; magnsio, traos = 0,995. Apenas os cadinhos com alto teor de grafite apresentam marcas de fabricao nas suas bases, quase sempre associadas a um nmero que corresponde medida da sua capacidade (FOTOGRAFIA 2). As marcas de fabricao, razo maior deste estudo, so enigmticas composies em torno do nmero 4 e do sinal da cruz, tanto simples grega ou latina quanto dupla, patriarcal (LEXIKON, 1990, p. 70), combinadas s iniciais LK, PS e IS, compondo trs categorias distintas, com pequenas variaes em cada uma delas (FIGURA 1,a-m). Por entendermos que essas marcas poderiam iluminar a questo da origem dessas peas sinalizando regio, poca e estabelecimento onde elas foram produzidas e as letras associadas indicando iniciais de fabricantes, tal como habitualmente se procede na arqueologia histrica comeamos a investigao.

11

FOTOGRAFIA 2 Marcas impressas nas bases dos cadinhos encontrados nas escavaes da Casa da Moeda do Rio de Janeiro: esquerda, emblema associado s iniciais LK; direita, s iniciais IS; ao centro, s iniciais PS. Os nmeros prximos correspondem a medidas de capacidade. Acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

12

FIGURA 1 Marcas impressas na base dos cadinhos, distribudas em trs categorias: emblemas associados s iniciais LK e suas variaes; s iniciais IS e suas variaes; s iniciais PS e suas variaes. Acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Antes, no entanto, entendemos ser necessrio mapear a ocorrncia dessas marcas em outros contextos relacionados fundio de ouro e minerao, em outras regies do Pas, de modo a verificar se esses cadinhos ficaram restritos ao Rio de Janeiro ou se tiveram distribuio mais ampla. Os cadinhos de Minas Gerais, Gois e Bahia Em Minas Gerais, por indicao da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, analisamos os cadinhos da Casa dos Contos, em Ouro Preto, encontrados em 1974 pelo Sr. Eugenio Ferraz, funcionrio do Ministrio da Fazenda responsvel pela reforma do edifcio, transformado em centro de estudos do ciclo do ouro. Vrios cadinhos de grafite foram achados casualmente no piso inferior do prdio, em um declive pavimentado com p de moleque e recoberto por entulhos que formavam uma camada de 60 cm de profundidade (FERRAZ, 1985, p. 44-45; ver ilustrao em GONALVES, 1989, p. 895). L foram examinadas treze peas, das quais oito apresentam as mesmas marcas recuperadas na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, sendo trs associadas s iniciais LK (iguais s das Figuras 1-a, 1-d, 1-f), trs s iniciais PS (iguais da Figura 1-h) e duas s iniciais IS (iguais s das Figuras 1-j e 1-k). Provavelmente elas foram descartadas entre 1821 e 1844, perodo em que funcionou no prdio uma Casa de Fundio, transformada em seguida em Secretaria da Fazenda da Provncia de Minas Gerais. Tambm em Minas Gerais foi examinado o acervo de cadinhos do Museu do Ouro de Sabar, onde apenas uma pea, igualmente de grafite, apresentou o mesmo emblema, associado s iniciais IS (FIGURA 2). As demais parecem ter sido fabricadas regionalmente, o que sugerido pela existncia de um molde em vinh tico para fabrica o de cadinhos. N o obstante a incompatibilidade entre suas dimenses e as das peas do acervo, o molde atesta indubitavelmente a existncia de produo local. Na cidade de Goi s, examinamos a amostra proveniente das escavaes arqueolgicas realizadas na Casa de Fundio do Ouro, atualmente depositada nas dependncias da 17 Sub-Regional do IPHAN. Tal como descrito na publicao dos resultados da pesquisa (FERREIRA DA SILVA; PARDI, 1989), verificamos a presena de cadinhos com alto teor de grafite, de excelente qualidade, ao lado de outros produzidos a partir da pulverizao de peas inutilizadas. Em um dos cadinhos da primeira categoria constatamos a mesma marca, associada s iniciais LK (igual da FIGURA 1-b).

FIGURA 2 Marca encontrada em um dos cadinhos do Museu do Ouro de Sabar, Minas Gerais, associada s iniciais IS. Acervo do Museu do Ouro de Sabar.

13

Essas ocorrncias em Minas Gerais e em Gois sugerem que os cadinhos chegavam ao Rio de Janeiro e eram redistribudos para o interior do Pas. As autoras mencionam notcias de que a Casa de Fundio de Gois, por sua vez, os redistribua para as Casas de Fundio de Cuiab e de Vila Bela, em Mato Grosso, e investigaes arqueolgicas podero vir a confirmar essas referncias textuais. Na Bahia, as pesquisas desenvolvidas por Carlos Etchevarne e equipe na Praa da S, em Salvador, resgataram cadinhos de pequeno porte e sem marcas, de composio diferente dos encontrados no Rio, em Minas e em Gois, que so atribudos pelo pesquisador responsvel Casa da Moeda, l instalada em 1694, bem prximo Praa da S (comunicao pessoal). Essa Casa da Moeda, transferida para o Rio de Janeiro em 1698, voltou a cunhar a partir de 1714 e permaneceu em funcionamento at 1830. Dispondo apenas dessa amostra, no temos elementos suficientes para afirmar se as marcas aqui estudadas ocorreram ou no na Bahia. Nas Cartas Rgias dirigidas a Manuel de Souza, oficial das Casas da Moeda do Brasil ao longo das trs primeiras dcadas do sculo XVIII (BOXER, 1965; Arquivo Nacional 1922) so constantes as referncias a remessas de materiais, entre eles cadinhos, para as Casas de Fundio e Casas da Moeda no Brasil, sempre com ordem de pronto atendimento, em carter prioritrio, com brevidade, e assim por diante. Contudo, no obstante o mximo interesse e empenho da Coroa Portuguesa em facilitar a atividade de fundio, de modo a extrair da colnia a maior quantidade possvel de ouro, as evidncias de intensa reciclagem de cadinhos de grafite, tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais e Gois, sugerem que eles eram poucos e insuficientes para a demanda. O registro documental refora essa insuficincia, como atesta um manuscrito datado de 1795 (ARQUIVO NACIONAL cod. 807, v. 5), de autoria do qumico e metalrgico Joo Manso Pereira:
Por meio da torrefao nenhum indcio deu esta mina de conter enxofre ou arsnico e por isso julgo que o seu mineralizador ou o cido marinho, ou o cretceo, ou o fosfrico ou o arsenical. Mas no podendo ao certo decidir qual deles seja, por falta de vasos prprios para esta apurao, passei a fundir [...]. E no podendo com tudo isto obter um regulo, que me pudesse dar a conhecer o verdadeiro produto da mina, entrei na suspeita de que os cadinhos de que usava eram a causa do mau sucesso, e me quis a servir dos de Hesse geralmente aprovados por todos para semelhantes operaes. Mas apenas existiram dois nesta terra, apesar das outras diligncias que por eles fez o Doutor Ilmo. Exmo. Sr. Conde Vice-Rei, e com eles no tive melhor sucesso do que com os outros.

Com efeito, em setembro de 1808, possivelmente para resolver esse problema, o presidente do Real Errio expediu ofcio autorizando a sua fabricao no Brasil, comunicando Junta da Fazenda que
[...] por constar a boa qualidade dos cadinhos feitos por Joo Manso Pereira, e convir muito, que deles se use nas Casas de Fundio dessa capitania. Se ordena a essa Junta que haja de prestar todo o auxlio necessrio Fbrica dos mesmos cadinhos por conta da Real Fazenda, debaixo da direo de D Joo Mano Pereira (sic) de maneira que se aprontem em suficiente quantidade para o uso das Casas de Fundio.

14

provvel que a partir dessa determinao, que coincide no s com a abertura dos portos e o rompimento das pr ticas monopolistas

portuguesas, mas tambm com o declnio da produo do ouro, tenha sido em parte atenuada a carncia de cadinhos no Brasil, no obstante a prtica da sua reciclagem ter persistido at o final do sculo, como relatou Hartt (1881).

A arqueologia de uma marca Como um dos passos iniciais para a tentativa de identificao dessas marcas foi consultado o Dictionnaire Encyclop dique des Marques et Monogrammes, de Ris-Paquot (s.d.). Este dicionrio efetivamente apresentou uma estonteante quantidade de emblemas que consistem em variaes em torno do 4 e do sinal da cruz associados a letras, apresentadas como marcas corporativas de diferentes ofcios entre os sculos XV e XVIII, a saber: fundidores, ourives, gravadores, tapeceiros, talhadores de pedras, oleiros, louceiros, vidreiros, pintores, escultores, desenhistas, marceneiros (FIGURA 3). Porm, a esmagadora maioria delas atribuda a livreiros e impressores da Europa Ocidental nos sculos XVI e XVII. No h nenhuma meno a fabricantes de cadinhos. Entre livreiros e impressores, a marca aparece com maior fora na Frana, esmagadoramente em Paris, com cerca de 50 registros, secundada por Lyon, com cerca de 20, e tambm em Anvers, com apenas dois. Febvre e Martin (1992, p. 207) de fato mencionam Lyon e Paris como grandes centros editores, com mais de mil operrios em atividade, com impressores e livreiros aglutinados em uma nica e mesma corporao (FEBVRE; MARTIN, 1992, p. 216). Na Alemanha a marca aparece em Colnia, com onze registros, em Frankfurt com seis, e com menor popularidade, entre um e dois registros apenas, em Nuremberg e Ulm; na ustria, em Viena e Strasburgo; na Sua, em Zurich; na Blgica, em Bruxelas; na Itlia, em Roma, Veneza e Npoles; na Espanha, em Madri e Saragoa. Qual a relao entre impressores / livreiros franceses dos sculos XVI e XVII e fabricantes de cadinhos do sculo XVIII foi a primeira pergunta que se imps, diante do manancial de informaes fornecido pelo Dictionnaire de RisPaquot. Em funo dela, a pesquisa foi orientada para o surgimento da tipografia e sua relao com a metalurgia, com a fuso de metais e, por conseguinte, com a utilizao de cadinhos. De fato, uma gravura datada de 1568, de autoria de Jost Amman (MARTINS, 1996), mostra o processo de fundio de tipos e em meio ao equipamento utilizado aparece um cadinho (FIGURA 4). O encaminhamento nessa dire o, contudo, n o obstante consideravelmente aprofundado, pouco esclareceu seno que alguns ofcios eram estreitamente relacionados, por exigirem a habilidade de trabalhar com fundio de metais, e pela utilizao de tcnicas comuns. Deste modo, um artfice que as dominasse qualificava-se para o exerccio de diferentes ofcios. A tipografia serviuse amplamente das tcnicas da ourivesaria para a fabricao de matrizes individuais para os tipos, aproximando ourives de gravadores e de tipgrafos, entre muitos outros, diluindo especializaes profissionais.

15

FIGURA 3 Emblemas de livreiros, impressores e outros ofcios entre os sculos XV e XVIII, segundo Ris-Paquot (s/d). Acervo da Biblioteca da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
123456Livreiro. Antoine Bulifon, Npoles, 1675 Impressor-livreiro. Wichel (Andr), Paris, 1556-1567 Livreiro. Brumen (Thomas), Paris, 1578 Livreiros associados de Lyon. Borde Philippe, Laurent Armand e Claude Rigaud, 1653-1657 Impressor. Bounyn (Benoist), Lyon, 1491-1528 Livreiros associados Lyon. Boissat (Horace) et Georges Rene, 1661-1665

16

7- Livreiros associados Lyon. Rigaud et Obert, 1628 8- Impressor-livreiro. Groulleau (Etienne), Paris, 1547 9- Livreiro-impressor. Hichman (Damian), Paris, 1521-1524 10- Livreiro. Denys (Thierry), Paris, 1648 11- Livreiro de Paris. None (Guillaume), 1577 12- Livreiro. Bonilla (Juan de), Saragosse, Espanha, 1620 13- Livreiro. Lyon (Jacques), Lyon, 1693 14- Livreiro. Buon (Nicolas), Paris, 1612-1618 15- Livreiros associados. Marca dos irmos Rigaud (Pierre, Claude), Lyon, 1646 16- Jogo de tapearia. Raes (Jean). Primeira metade do sculo XV 17- Impressor-livreiro em Frankfurt. Jean Wechel, associado a Petrus Fischerus em 1583-1591 18- Livreiro de Frankfurt. Wilhelmus Fitzerus 19- Impressor de Londres. Wynklyn de Word, 1491-1535 20- Impressor e editor. Andr Gessner, Zurich, 1559 21- Impressores. Pichore (Jehan) e Laistre (Remy), Paris, 1497-1504 22- Impressor-livreiro. Sessa (Melchior), Venise, 1570 23- Marca dos herdeiros de Sessa 24- Livreiro de Paris. Chevallon (Claude), 1526-1531. Dado para sua sucessora a viva Charlotte Guillard, 1540-1552 25- Livreiro. Munich (Constantinus), Cologne, 1630 26- Impressor parisiense. L Roy et Ballard (Robert), 1551-1594 27- Huguetan (Antoine). Novos scios, MR em 1673 28- Impressor-livreiro. Wyon (Marc), Douai, 1618 29- Impressor-livreiro. Taga (Franois) e Pierre Taga, 1649 30- Impressor. Wolff (Nicolas), Lyon, 1498-1512 31- Livreiro. Martin (Boillon ou Boullion), Lyon, 1500-1513 32- Livreiro. Sonnius (Jean), associado companhia Grande Navire, Paris 33- Desenhista e gravador em buril. Muller (Hermann), nascido em Amsterdam, final do sculo XVI 34- Livreiro. Maternus Cholinus, Cologne, 1584 35- Impressor-livreiro. Balsarin (Guillaume), 1503 36- Editor. Pierre Henning, Cologne, 1609 37- Livreiro. Granjon (Robert), Paris, 1549-1573 38- Impressor-livreiro. Rolin (Thierry), 1670-1701 39- Livreiro-impressor. Janot (Denys), Paris, 1529-1545 40- Impressor-livreiro. Nicolas-Nivelle, Cologne, 1583 41- Impressor. Durand (Laurent), Lyon, 1623 42- Impressores. Bounyn (Benoist) e Blaufoys (Jean), Lyon, 1525 43- Impressor-livreiro. Rembolt, Paris, 1491-1518 44- Antiga tapearia de Bruxelas, Blgica 45- Pintor. Remboldt (Berthold) 46- Livreiro. Dzallier (Antoine), Paris, 1699 47- Impressor-editor. Gessner (Andr), Zurich, 1559 48- Gravador. Muller 49- Sinal manico ou lapidrio de um ourives talhador de pedra. Igreja Saint-Pantalon, Troyes 50- Esmalte de Limoges, coleo Le Carpentier 51- Talhador de pedra de uma loja manica. 52- Tapeceiro de Beauvais (Oise), 1664 53- Antiga tapearia de Bruxelas 54- Pintor-vidreiro. Igreja de Saint-Etienne du Mont, Paris 55- Monograma de Cristo, Toscana, 1475 56- Pintor-vidreiro no identificado, 1684 57- Rheydt (Hans van), ebanista, marceneiro de Cologne, incio do sculo XVII 58- Escultor de alabastro no identificado, sculo XVI 59- Faiana antiga, Sua 60- Desenhista e gravador. Allard ou Allaerds (Hugnes) 61- Pintor. Swart (Jean de Groningue), Escola Holandesa, sculo XVI 62- Pintor flamengo. Coonhuuse (Jacques Van de), Bruges, 1578 63- Pintor. Mayer, Zurich, Sua 64- Antiga tapearia pertencente a M. des Varennes. As letras A D esto colocadas dentro de um corao suplantado por uma cruz de muitos braos. 65- Puno do oleiro Harscher (Martin), Nuremberg, 1453-1523 66- Pintor e gravador. Brebiette (Pierre), nascido em Mantes-sur-Seine, 1598 67- Vitral alemo de 1678. Potter (Paul) 68- Pintor flamengo. Porbus (Pierre), nascido em Gouda, 1510-1584 69- Fundidor e escultor. Peter Vischer, Nuremberg, 1530 70- Livreiro. Robert Fouet, Paris, 1610-1617 71- Pintor desconhecido da Escola Flamenga. Fim do sculo XV, incio do sculo XVI 72- Pintor-vidreiro de Troys. Igreja de Saint-Nizier 73- Pintor de vidros de Troyes. Vitral da Igreja de Saint-Nizier 74- Tapearia de Dijon. Autor desconhecido 75- Sinal manico ou lapidrio de que se serviram os arquitetos, mestres, ourives e talhadores de pedra participantes de lojas manicas

17

18

FIGURA 4 Gravura datada de 1568, de autoria de Jost Amman, onde aparece um cadinho em meio ao equipamento utilizado no processo de fundio de tipos. In Wilson Martins, A palavra escrita. Histria do livro, da imprensa e da biblioteca (1996, p.166).

Joo Manso Pereira, acima citado como fabricante de cadinhos, exemplifica bem essa diluio: autodidata, era simultaneamente metalrgico, ceramista, mineralogista e naturalista, alm de professor de latim, grego e hebraico (DREYFUS, 1953; FILGUEIRAS, 1990; LUCAS, 1998), dominando portanto as duas artes do fogo, como as designou Lvi-Strauss (1996, p. 18): a metalurgia e a cermica, estreitamente ligadas. A utilizao de sinais distintivos para caracterizar propriedade muito antiga na histria da humanidade, e na Baixa Idade Mdia era freqente mercadores colocarem marcas nos fardos transportados. Logo esses sinais passaram a identificar a origem de mercadorias ou mesmo os artfices que as produziam, particularmente entre impressores e livreiros (FOURNIER, [s.d.]; McMURTRIE, 1938, p. 289). Com um carter acentuadamente ornamental, essas marcas foram se tornando mais e mais complexas, revestiram-se de conte dos simb licos, expressando a insgnia da oficina e eventualmente uma divisa. Esta teria sido a origem e funo dos emblemas utilizados como marcas, tal como os que foram apostos nos cadinhos. Alm desses aspectos chamou nossa ateno, ainda no Dictionnaire de Ris-Paquot, o fato de que pelo menos trs emblemas com variaes em torno do 4 so referidos como sinais manicos ou lapidrios, atribudos a talhadores de pedra, ourives, mestres de obras, e adotados por eles como marcas individuais utilizadas em canteiros de obras. Marcas como essas podem ser vistas ainda hoje nas pedras de catedrais, igrejas e castelos na Europa Ocidental. No h dvida de que o uso de marcas antigo em todos os ofcios, mas a sua associao Maonaria, no caso, como marcas escolhidas por maons e que os identificam como membros da Ordem por toda a vida, sugeriu uma nova senda de investigao. Esta possibilidade tornou imprescindvel a consulta literatura ocultista, de modo a se ter acesso a esse universo a partir de uma perspectiva mica, fundamental para o seu correto entendimento. Gunon (1993), explanando alguns smbolos hermticos, refere-se a essas marcas, que designa como quatro de cifra, descrevendo-as como um conjunto complexo formado pelo algarismo 4, ao qual so acrescentadas linhas suplementares, horizontais e verticais, que se combinam com letras ou monogramas. Atribui o signo a uma sociedade secreta de impressores e livreiros, embora admita que ele seja comum a um grande nmero de corporaes. Reconhece sua relao direta com iniciaes de ofcio, entendendo que, a julgar pelos contextos em que ela aparece, trata-se de uma marca do grau de mestre. O fato de o quatro de cifra ser representado em orientaes opostas por ele interpretado como expresso de diferentes corporaes ou de diferentes ritos em sociedades secretas, aparecendo algumas vezes associado tambm a um globo ou a um corao (FIGURA 3). Para Davis (1935) o globo e a cruz so uma representao pag da divindade romana Mercrio, o Hermes dos gregos. O corao, por sua vez, se esquematizado, corresponde ao signo invertido do enxofre alqumico. Para Gunon (1993) no h qualquer dvida de que se trata de um smbolo quaternrio, no tanto pela sua semelhana com o algarismo, mas porque em todas as marcas em que este algarismo figura, tem a forma exata de uma cruz em que a extremidade superior do esteio vertical e uma das extremidades do brao horizontal esto ligadas por uma linha oblqua. Com seu carter axial, o quatro de cifra representa o eixo do mundo. A linha oblqua que une as extremidades do

19

topo e de um dos braos da cruz, fechando um dos ngulos, forma por sua vez um olho, o olho que tudo v. E a cruz essencialmente um smbolo do quaternrio, desde os pitagricos. Quando presente em marcas ocultistas seria um indicador do mais alto grau inicitico. Frutiger (1999) entende que a cruz dupla, cardinalcia, ao duplicar as horizontais transforma o sinal em uma cruz de categoria mais elevada. J Pinto (1948) designa o signo do 4 como cruz pervertida, citando Delalain em sua obra Inventaire des marques d mprimeurs et libraires de la collection du Cercle de la Librairie, para quem os dois ramos que se unem formando um 4 seria uma forma de dissimulao do sinal sagrado, identificada entre livreiros de Lyon perseguidos por motivos religiosos ao final do sculo XVI, uma estratgia que permitia aos iniciados a sua livre utilizao. Outra referncia para um possvel significado para essas marcas foi encontrada no Websters Revised Unabridged Dictionary, edio de 1913. Chamou nossa ateno o fato de que o termo em ingls para cadinho, crucible, tem sua origem na palavra crucibulum (latim tardio), de mesma acepo, ambos derivando de crux (cruz). O mesmo ocorre com a palavra que designa cadinhos no holands kroes, no sueco krus, no dinamarqus kruus, no italiano crogiolo, no francs creuset, no espanhol crisol, que em portugus sinnimo de cadinho. Essa raiz, comum a grande parte da Europa Ocidental, seria decorrente, segundo o Webster, do fato de os antigos alquimistas adornarem os cadinhos com uma cruz, assim marcados com a finalidade de evitar que foras negativas estragassem as operaes alqumicas. O termo crucibulum, por sua vez, sinnimo de catinu, de onde deriva em portugus a palavra cadinho, como j assinalado. Foram abertas, portanto, trs possveis vias para a interpretao das marcas: a primeira, relacionada s corporaes de ofcios, sugerindo tratar-se, no caso, de uma marca corporativa. A segunda, remetendo a segredos e prticas alqumicas, e a terceira apontando a possibilidade de tratar-se de marcas individuais manicas.

As corporaes de ofcios medievais As origens das corporaes de ofcios, aqui apresentadas sumariamente apenas para introduzir a questo, so controversas. Vrias hipteses so levantadas para explicar o fenmeno do seu surgimento praticamente simultneo em grande parte da Europa Ocidental, a partir do sculo XI, em especial na Frana, Alemanha, Inglaterra, Pases Baixos, Itlia ou, de modo mais geral, nos locais em que o fenmeno da urbanizao se fez presente. Uma das mais discutidas a sua derivao dos collegia, organizaes corporativas das artes e dos ofcios na Roma antiga. Desmanteladas com as invases brbaras, elas praticamente se extinguiram, sobrevivendo apenas em regies da Itlia influenciadas por Bizncio. Nos demais territrios do imprio romano elas teriam ficado em hibernao at serem despertadas pelo renascimento econmico, alcanando seu apogeu entre os sculos XII e XIV. Contudo, em seu consagrado estudo sobre a histria econmica e social da Idade Mdia, Pirenne (1968, p. 187) desconsidera essa hiptese, preferindo atribuir o fenmeno do seu espraiamento generalizado pela Europa a um anseio coletivo pela livre associao.

20

O surgimento das corporaes de ofcio por ele explicado na circunstncia do renascimento econmico do sculo XII, com o crescimento das cidades e a intensificao da produo e do consumo. A aglomerao crescente de pessoas nos ncleos urbanos em expanso criava uma demanda por gneros, necessrios ao seu abastecimento, e por produtos, imprescindveis ao seu funcionamento. Atrados pelas possibilidades geradas por essa dinmica, para l convergiam diferentes classes de artfices em busca de compradores para seus produtos e servi os. Os j estabelecidos sentiam-se cada vez mais ameaados pela afluncia contnua de novos artesos e, se o anseio pela livre associao de que nos fala Pirenne j se fazia sentir com a urbanizao, para os artfices ela se tornou uma estratgia de defesa contra essa concorrncia externa. A idia de unio e solidariedade que vinha se manifestando nos trabalhos coletivos de inspirao religiosa em especial na construo das monumentais catedrais gticas executados por centenas de trabalhadores sob o comando de um mestre de obras, tornou-se crucial para a sobrevivncia profissional. No obstante imbudos de esprito de fraternidade crist e de ajuda mtua em caso de necessidade, os artesos organizaram-se em confrarias, a partir do sculo XI, gravitando em torno de mosteiros e igrejas, tendo frente uma pessoa de comprovada virtude. Se inicialmente essas confrarias agruparam diferentes categorias profissionais, em um segundo momento elas passaram a aglutinar to somente pessoas que exerciam um mesmo ofcio. Bem sucedidas na implantao de um modelo de organizao do trabalho, elas multiplicaram-se de tal forma que para cada ofcio constitudo surgiu uma corporao voltada para a proteo dos seus interesses, como a dos teceles, dos tintureiros, alfaiates, sapateiros, curtidores, seleiros, peleiros, carpinteiros, pedreiros, canteiros, escultores, vidreiros, ferreiros, telheiros, latoeiros, ourives, gravadores, entre muitas outras. Contudo, ameaados pelo seu fortalecimento, os poderes constitudos no caso, as autoridades comunais e o clero acionaram prontamente seus mecanismos de controle, colocando as corporaes sob sua superviso e vigilncia, na medida em que no apenas os interesses dos que produziam precisavam ser protegidos, mas tambm os daqueles que consumiam. As relaes de produo e consumo passaram a ser regidas por regulamentos especficos de cada corporao, onde os direitos ao exerccio da profisso lhes era assegurado, protegendo-os da concorrncia, enquanto seus membros detinham o monoplio do seu respectivo ofcio. Por outro lado, os que consumiam ficavam protegidos de fraudes e falsificaes, de produtos de qualidade duvidosa e de abusos na sua comercializao. Para Pirenne, esses dois fatores associados foram os responsveis pelo sucesso dessas corporaes, ou seja, a defesa dos interesses tanto dos artfices quanto dos consumidores. No obstante as especificidades de cada regio, de modo geral as corporaes se estruturaram de forma semelhante, detendo sempre a exclusividade do mercado local. Unidos por direitos e deveres, regidos por normas estritas e rigidamente hierarquizados, os artfices construram uma organizao tripartida fundada na qualificao profissional e nos conhecimentos acumulados acerca do ofcio, dividindo-se em aprendizes, companheiros e mestres. Eram estes ltimos que detinham a propriedade das ferramentas, da matria-prima e das oficinas, que funcionavam tambm como lojas, possibilitando a venda dos produtos

21

1. Para um maior aprofundamento ver Berthelot 1885; Eliade 1979; Goldfarb1987.

diretamente ao consumidor. Cabia-lhes a iniciao dos aprendizes que, aps um longo adestramento, progrediam para a categoria seguinte atravs de exames de aptido, j que o ofcio s poderia ser praticado por aqueles que comprovassem capacitao. Nesse prolongado processo de acumulao de experincia, os artfices guardavam rigoroso segredo de suas tcnicas. Eram proibidos a abertura de oficinas e o comrcio extramuros, fixandose distncias rgidas para essa interdio a partir das muralhas dos burgos. Tampouco produtos de fora podiam ser vendidos intramuros, salvo nas pocas de realizao de feiras. Eram-lhes exigidas legitimidade de nascimento e boa conduta, bem como ser cidado local. Proteo e ajuda mtua em caso de necessidade, doena e morte eram asseguradas e nenhum artfice podia enriquecer custa de outro. Transgresses aos respectivos cdigos de normas disciplinares, aos aspectos morais e prticos da formao, progresso e exerccio profissionais eram fiscalizadas pelos juzes do ofcio, alm do controle mantido pelas autoridades locais. Cada corporao, cada oficina, ou mesmo cada mestre tinha suas insgnias particulares. Em caso de falecimento, a viva e os filhos do artfice eram amparados e podiam continuar a exercer o ofcio, desde que devidamente habilitados. Quando no, o juiz do ofcio designava algum capacitado a gerir o negcio. As insgnias via de regra eram herdadas e mantidas pelos sucessores, que faziam pequenas alteraes no emblema sinalizando a sucesso. A partir do sculo XIII, fortalecidas, as corporaes passaram a reivindicar maior autonomia. As reaes logo se fizeram sentir, mas mesmo assim elas acabaram conquistando maior independncia e poder poltico, at que comearam a perder fora, minadas por descontentamentos internos e pelas transformaes das relaes de trabalho no mundo moderno.

A alquimia, suas origens e fundamentos A alquimia, exposta aqui de forma bastante abreviada e restrita aos interesses do presente estudo1, se para uns uma filosofia hermtica, uma doutrina espiritual, arte sagrada ou cincia oculta, para outros um mtodo, uma tcnica que se funda em um conjunto coerente de teorias relativas constituio da matria, formao das substncias inanimadas e viventes. A primeira perspectiva, que a considera como um grandioso sistema filosfico objetivando primordialmente penetrar nos mistrios da criao e da vida (READ, 1951), tentou trabalhar a natureza no sentido do seu aperfeioamento. E a segunda, no necessariamente dissociada da anterior, constituiu o embrio da qumica moderna, surgida na segunda metade do sculo XVIII. Sua origem nebulosa, imprecisa, e parece resultar de diferentes tradies do mundo antigo, mesclando saberes imemoriais transmitidos quer oralmente, quer atravs de textos hermticos, e entrelaando operaes qumicas, misticismo, magia, filosofia, astrologia. Suas razes mais fundas parecem estar entranhadas nos primrdios da metalurgia, na observao das transformaes operadas nos metais em contato com o fogo em temperaturas muito elevadas, alterando seu estado, colorao e forma. Eliade (1979) mostra de que modo as atividades de extrao de metais in

22

natura, de obteno de novos metais e produo de ligas metlicas misteriosas porquanto pouco compreendidas e protegidas por segredos foram mitificadas, sacralizadas, e fundidas a prticas mgico-religiosas desde tempos muito recuados, o que viria a inspirar posteriormente a formao de confrarias de carter inicitico e de sociedades secretas. Dessa estreita relao com a metalurgia surgiu a concepo alqumica da Me Terra como um ser que gesta metais, entendidos como organismos vivos em seu interior, compostos sempre dos mesmos elementos, enxofre e mercrio, s que em propores variveis. Em seu ventre ficavam armazenados embries metlicos os minerais que iam se desenvolvendo, amadurecendo e se transformando paulatinamente em diferentes metais, at alcan arem o aprimoramento maior, quando se transformavam em ouro, o mais perfeito de todos, por ser capaz de resistir ao fogo e a elementos corrosivos sem perder sua cor ou brilho. Esses diferentes metais, entre eles o cobre, o chumbo e o estanho, correspondiam portanto a diferentes etapas de maturao. Ao serem extrados das minas sofriam uma interrupo no processo do seu amadurecimento e aperfeioamento, nascendo deste modo imperfeitos, inacabados, abortados, em decorrncia do parto prematuro. Mas quando se dava natureza tempo suficiente para que a gestao chegasse a termo, todos se transformavam em metais perfeitos, ou seja, em ouro. A proposta fundamental da alquimia consistia em ajudar a natureza a acelerar esse longo e lento processo multimilenar atravs de um poderoso agente transformador capaz de substituir o decurso do tempo: o p de projeo ou pedra filosofal, pedra sagrada dos sbios, freqentemente descrita como um p vermelho. Obtido atravs de frmulas secretssimas, ao ser lanado sobre o metal em fuso, transmutava metais comuns em metais nobres, como ouro, prata e platina. O fato de eles serem compostos dos mesmos elementos permitia a transmutao de um em outro mediante to somente uma recombinao das suas propores. Da mesma forma que a metalurgia transformava os embries (minerais) em metais, assim a alquimia transmutava todos os metais em ouro, acelerando o ritmo natural da Me Terra. Nisto consistia a Grande Obra, a Opus alchimica, uma seqncia de procedimentos desenvolvidos
[...] a partir do princpio de que o mais alto provm do mais baixo e vice-versa, e de que tudo obtido do nico por meio da conjuno dos opostos; a Obra, partindo da unio do Sol com a Lua, engendra o sopro vital: o Mercrio, cuja aura a Terra. Ele o fermento da transmutao dos metais; separa a terra do fogo e o que precioso do que grosseiro; eleva-se da terra ao cu e retorna para unir o que est embaixo ao que est acima. a fora que penetra tudo que slido e assim cria-se o microcosmo, a imagem do universo. Esse o processo alqumico [...] (VARGAS in GOLDFARB, 1987, p. 25-26).

Sua alegoria orboro, a serpente que engole a prpria cauda. No plano simblico, traando um paralelismo entre matria e alma, da mesma forma que os metais impuros podiam alcanar a perfeio incorruptvel do ouro, os alquimistas, na sua imperfeio humana, poderiam alcanar a mesma perfeio em sua essncia espiritual. Tal como a matria-prima torturada pelo fogo, a alma torturada pelo sofrimento e da mesma forma purificada em sucessivas etapas. Desta maneira, entendendo matria e esprito como indissociados, a

23

transmuta o da mat ria tornou-se simbolicamente para os alquimistas a transmutao espiritual do ser humano, seu aprimoramento interior com vistas sua integrao harmnica ao cosmos. Ao buscar a compreenso da natureza mais ntima das coisas,
[...] busca(va)m a essncia metafsica da aparncia material ou fenomenolgica e por meio da inteligncia (mercrio) ingressa(va)m no Santurio da Natura naturans, da qual a Natura naturata, estudada pela cincia comum, to somente a manifestao exterior ou visvel (MAGISTER, 1946, p. 143).

No Oriente, a alquimia parece ter surgido na China imbricada metalurgia, somando velhas crenas e ensinamentos a antigas receitas, e condensando-os em um corpo de conhecimentos que interagia fortemente com a filosofia taosta j por volta do sculo V A.C., recebendo ainda possveis influncias da ndia. Fundando-se no princpio dualista dos opostos complementares ying e yang, o primeiro feminino, passivo, lunar, o segundo masculino, ativo, solar, a alquimia chinesa aspirava busca da longevidade e da imortalidade. Estas seriam alcanadas por quem conseguisse produzir um elixir, fermento da transformao, capaz de proporcionar o equilbrio perfeito entre o ser humano e o cosmos, o elixir da longa vida. O divino cinbrio, vermelho como o sangue, mercurial, foi de incio a grande fonte de regenerao e vitalidade, substitudo pouco a pouco pelo ouro alqumico, que no entanto no tinha qualquer valor de troca na China antiga. Apenas ele cumpria melhor, pelos seus atributos, a funo simblica que lhe foi atribuda no sistema dualstico:
[...] o princpio yin ficaria a cargo do mercrio, renascido pela mortificao do cinbrio, parte feminina e receptora; (esta) seria fecundada pelo princpio masculino yang, um princpio sulfuroso, ativo e penetrante, e dessa unio nasceria o ouro alqumico. Esse processo deveria ser acompanhado de grande ritualstica, com o intuito de atrair foras do grande universo que ajudassem a realizar a obra (GOLDFARB, 1987, p. 72).

Acelerado pelos processos alqumicos, esse ouro possua uma vitalidade superior que preservava os corpos da deteriorao, o que lhes permitia alcanar a imortalidade. O rejuvenescimento e a longevidade no plano da experincia interior deveriam ser obtidos, segundo o taosmo, atravs do regresso ao estgio prnatal, ao tero, alcanado atravs da fuso dos ingredientes no forno.
Eis porque Ju-lai, em sua grande misericrdia, revelou o mtodo do trabalho (alqumico) do Fogo e ensinou os homens a penetrar de novo no tero para refazerem sua natureza (verdadeira) e (a plenitude do) seu quinho de vida (ELIADE, 1979, p. 94).

24

A cura era, portanto, obtida atravs de um retorno simblico s origens do mundo, e esta volta s origens, esse reviver da criao do mundo permitia ao indivduo nascer novamente e recomear a viver com uma reserva intacta de foras vitais, livrando-o da degenerescncia e assegurando-lhe a longevidade e a imortalidade. A transmisso do saber alqumico entre os chineses tinha um carter inicitico, revestido de segredos, cabendo a um mestre os ensinamentos sagrados. A linguagem obscura e ininteligvel freqentemente empregada destinava-se a impedir que os no-iniciados tivessem acesso aos conhecimentos secretos, revelados apenas aos que eram considerados dignos de partilh-los.

No mundo ocidental a alquimia surgiu em Alexandria, em torno do sculo III A.C., fortemente apoiada na teoria grega dos quatro elementos e j estruturada como uma doutrina, o que faz com que os alexandrinos sejam considerados por alguns autores como os primeiros alquimistas verdadeiros. Para l parecem ter convergido conhecimentos produzidos por diferentes povos da Antigidade, como babilnicos, egpcios, caldeus, persas, judeus, gregos, e provavelmente chineses e hindus, mesclando o misticismo oriental ao racionalismo grego. Nessa confluncia entre o Oriente e o Ocidente surgiram na poca vrios textos dedicados Arte Sagrada da Alquimia, cuja autoria atribuda a deuses, reis, ou a heris mticos. Entre eles, o chamado Corpus Hermeticus, coleo de textos datados entre os sculos I e III da Era Crist e atribudo a Hermes Trimegisto, o trs vezes Grande, patrono do hermetismo e da alquimia (SCHUR, 1986). O mais importante desses textos, a Tbua de Esmeralda, estaria guardado segundo a tradio lendria, em Alexandria, condensando em poucas frases criptografadas, incompreensveis para os no-iniciados, os principais preceitos alqumicos, tendo se tornado o compndio da sabedoria hermtica:
verdadeiro, completo, claro e certo. O que est embaixo como o que est em cima e o que est em cima igual ao que est embaixo, para realizar os milagres de uma nica coisa. Ao mesmo tempo, as coisas foram e vieram do Um, desse modo as coisas nasceram dessa coisa nica por adoo. O Sol o pai, a Lua a me, o vento o embalou em seu ventre, a Terra sua ama; o Telesma do mundo est aqui. Seu poder no tem limites na Terra. Separars a Terra do Fogo, o sutil do espesso, docemente, com grande indstria. Sobe da Terra para o cu e desce novamente Terra e recolhe a fora das coisas superiores e inferiores. Deste modo obters a glria do mundo e as trevas se afastaro. a fora de toda fora, pois vencer a coisa sutil e penetrar na coisa espessa. Assim o mundo foi criado. Esta a fonte das admirveis adaptaes aqui indicadas. Por esta razo fui chamado de Hermes Trimegisto, pois possuo as trs partes da filosofia universal. O que eu disse da Obra Solar completo.

Do primeiro preceito foi extrado o princpio das correspondncias, lei fundamental do ocultismo, que embasa a teoria do Macrocosmo e do Microcosmo e, por conseguinte, a astrologia, fundada na correspondncia entre o homem e o cosmos, entendido como uma unidade cujas partes so interdependentes. Todas as coisas pertencem a um conjunto nico e possuem com todo outro elemento deste conjunto relaes necessrias, intencionais, no-temporais e no-espaciais (AMADOU, 1958), o que se tornou um princpio bsico da alquimia. A decadncia dos mistrios da Antigidade e a fora da penetrao da civilizao grega em toda a regio oriental da bacia do Mediterrneo contriburam para a realizao da sntese religiosa greco-egpcia, da qual um dos resultados mais importantes e durveis foi a formao do mito de Hermes Trimegisto, suporte definitivo do hermetismo. Sob o imprio romano, os cultos aos mistrios helensticos e s religies orientais ganharam forte impulso e popularidade. Os filsofos de Alexandria, em um conjunto de movimentos filosfico-religiosos reunindo cincia e religio, promoveram um enxugamento do panteo. Foi criada uma genealogia para os deuses e segundo ela todos teriam tido origem no Egito. Hermes, nessa sntese, corresponde ao deus egpcio Thot, grande de magia, substituto de R, o deus supremo. Mestre de todas as cincias, personifica a revelao da sabedoria aos homens e do caminho da eternidade.

25

26

Inventor das letras e dos nmeros, da escrita e do clculo, da geometria e da astronomia, guardio da magia escrita, o escriba dos deuses. Intelecto deificado, sbio por excelncia, o deus do mistrio e da arte de decifr-lo. a palavra que penetra at o fundo das conscincias, conforme seu grau de abertura. Da mesma forma as representaes simblicas de Hermes imbricamse com as de Thot. Ele o deus qudruplo, tetramorfo, dos quatro ventos do c u e dos quatro rostos. Esses atributos representam o conjunto dos conhecimentos vindos dos quatro pontos cardeais do horizonte e de todos os nveis da existncia. Seu nome latino, Mercrio, assim como seu sinal foram atribudos pelos alquimistas ao metal que constitua a matria-prima da Grande Obra, como assinalou Bertholet (1885). De Alexandria a alquimia passou para Bizncio e, no sculo VII, ao conquistarem a Prsia e o Egito, os rabes tomaram contato com essa sabedoria. Os livros gregos foram traduzidos para o rabe e o Corpus Hermeticus difundiu-se pelo Isl, expandindo o culto a Hermes Trimegisto. A esse conhecimento, fruto do sincretismo greco-egpcio e judaico, foram somados saberes persas e srios, de origem caldaica, e hindus, de origem budista. Os rabes receberam esses conhecimentos antigos sobre a transmutao da matria j prontos, com certeza, mas os retrabalharam e enriqueceram extraordinariamente, reinterpretando-os e remodelando-os sua prpria feio, particularmente o elixir da longa vida, seu interesse maior. A inexistncia dessa substncia na alquimia alexandrina sugere que pode ter havido um vnculo direto dos rabes com a China, de tal forma que podem ser reconhecidas duas fontes distintas para a alquimia rabe: uma greco-egpcia e outra sino-persa, tendo sido promovida uma sntese desses saberes. A vertente mstica, no obstante mantida, foi separada daquela que pode ser considerada como protoqumica e que veio a desenvolver os fundamentos do que se tornaria mais tarde a qumica moderna. Expandido, esse conhecimento foi introduzido na Europa ocidental com a dominao rabe na pennsula Ibrica, de tal forma que a alquimia europia nasceu igualmente pronta. Traduzidos pelos rabes, antigos textos alqumicos penetraram na Europa no sculo XII, estimulando o desenvolvimento de uma alquimia medieval. Sobre esses textos debruaram-se tradutores e compiladores da sabedoria islmica, enciclopedistas, filsofos, estudiosos das cincias naturais que admitiam e acatavam os princpios alqumicos. Entre eles, Roger Bacon, que no sculo XIII entendia a alquimia como objeto de estudo da filosofia e propugnava uma cincia experimental ou, mais adequadamente, uma cincia da experincia, fortemente atrelada ao experimentalismo da alquimia. Distinguindo uma alquimia operativa ou prtica, de uma alquimia especulativa ou terica, valorizava-a como auxiliar da medicina e como conhecimento prtico para a investigao das cincias da natureza (GOLDFARB, 1987, p. 127-128). No sculo XIV, devastada pela peste, por revoltas, invases, guerras e distrbios de diferentes naturezas, a Europa em crise, revalorizando o mundo antigo e suas tradies, deixou-se invadir por uma onda crescente de estudos alqumicos. Contra essa onda posicionou-se firmemente a Igreja Catlica, reagindo no apenas alquimia como um campo frtil para todo tipo de charlatanismo e impostura, alvo de oportunistas estimulados pela ambio, mas sobretudo ao grande interesse manifestado pelos segmentos mais esclarecidos, inclusive do prprio clero, o que provocava sua inquietao. Dominicanos e franciscanos

publicaram vrios decretos entre 1273 e 1323 proibindo estudos e prticas alqumicas, confirmados em 1317 por uma nova interdio lanada pelo Papa Joo XXII (GOLDFARB, 1987, p. 147). Este clima de proibio e de perseguio, somado crena de que ensinamentos elevados e conhecimentos m gicos, uma vez divulgados, vulgarizavam-se e assim perdiam sua fora, intensificou a instituio do segredo, mantido sob forte juramento:
Eu te fao jurar pelos cus, pela terra, pela luz e pelas trevas. Eu te fao jurar pelo fogo, pelo ar, pela terra e pela gua. Eu te fao jurar pelo mais alto dos cus, pelas profundezas da terra e pelo abismo do Trtaro. Eu te fao jurar por Mercrio e por Anubis, pelo rugido do drago Kerkoruburus e pelo latido do Co de trs tetas, Crbero, guardio do Inferno. Eu te conjuro pelas trs Parcas, pelas trs frias e pela espada a no revelar a pessoa alguma nossas teorias e tcnicas.

2. Em absoluto respeito instituio dos segredos manicos, este texto expe to somente aspectos que so conhecidos entre noiniciados e que j foram tornados pblicos em circunstncias anteriores.

Com o Renascimento, a alquimia fundiu-se no apenas medicina, com Villanova e Paracelso, entre outros, mesclando magia, medicina e alquimia, mas tambm s expresses artsticas, fertilizando-as extraordinariamente. A sofisticada simbologia alqumica foi incorporada pintura, aos desenhos e gravuras, arquitetura, msica e literatura, tendo se configurado como uma das mais relevantes fontes inspiradoras da arte ocidental nos sculos XV e XVI. Com o Renascimento floresceu um novo sistema de pensamento e uma nova concepo de cosmos. O mecanicismo imps uma nova concepo de universo, ceifando um dos pilares da alquimia, a teoria das correspondncias. Como demonstrou Goldfarb (1987), o vitalismo da alquimia perdeu terreno para o mecanicismo que prenunciava a construo de um novo pensamento cientfico. Se em sua origem o hermetismo foi uma doutrina filosfica e literria, resultado de um longo esforo para conciliar as tradies egpcias, caldias, e posteriormente gregas, ele acabou juntando noes e princpios muito diversos e rotulando doutrinas bastante heterogneas, que tiveram em comum to somente o esoterismo. Parte de um conjunto de tradies do mundo antigo sobreviveu ao longo da Idade Mdia e adentrou o Renascimento, miscigenando antigos saberes do Oriente e do Ocidente. Enquanto sua vertente racionalista deu origem qumica moderna, a vertente mais propriamente filosfica acabou fragilizada pelos novos conhecimentos que tornaram anacr nica sua concep o e explanao da natureza, saindo ela finalmente de cena com o advento da cincia moderna. Na verdade ela no desapareceu de todo, e elementos vestigiais de sua face ocultista, mstica, perduraram consideravelmente e ainda perduram em todo o mundo, at os tempos atuais, profundamente arraigados ao imaginrio esotrico.

A Maonaria, suas origens e fundamentos2 A Maonaria se define ela mesma, desde o sculo XVIII, como um sistema peculiar de moralidade, fundado em alegorias e ilustrado por smbolos, com um

27

28

carter essencialmente inicitico (MELLOR, 1983, p. 18). Em princpio aberta a todos os homens livres e de bons costumes, de todas as crenas, religies e naes (MAGISTER, 1935, p. 39), requer uma adeso profunda dos seus membros. No se considera a si mesma uma sociedade secreta, mas uma sociedade com segredos, que entende ser essa reserva necessria para evitar a vulgarizao e a profanao de ensinamentos e valores muito elevados (CAMINO; CAMINO, [s.d.]). Entende que no segue dogmas, mas princpios imutveis que constituem sua essncia e seu esprito. Esses princpios esto contidos nos chamados antigos deveres ou landmarks, ou seja, a demarcao dos limites, as leis fundamentais da Ordem Manica. So ao todo vinte e cinco, destacando-se dentre eles a crena no Grande Gemetra, o Grande Arquiteto do Universo, qualquer que seja a concepo teolgica ou filosfica que se tenha dele. A crena na ressurreio e na vida futura. A presena fundamental de um Livro Sagrado, no importando qual seja, no altar do juramento nos templos manicos: Bblia, Alcoro, Vedas, Tor, ou qualquer outro. O respeito moral cvica, profissional e privada. O nivelamento, a igualdade absoluta e a fraternidade entre seus membros, exclusivamente do sexo masculino, que devem se apoiar mutuamente em caso de necessidade. A preservao da estrutura orgnica e simblica da Ordem, o Grande Oriente, uma federao de lojas que trabalham com diferentes ritos, sob a direo de um Gro-Mestre, chefe da organizao manica. A interdio presena de profanos nas lojas. A diviso da Ordem em trs graus sucessivos e hierrquicos, aprendizes, companheiros e mestres. A obrigao do segredo sobre os conhecimentos iniciticos, selada sob juramento, e as formas de reconhecimento mtuo na circunstncia do sigilo, como emblemas, sinais, toques, senhas e palavras sussurradas, pelos quais os maons se reconhecem entre si e se distinguem dos demais, entre outros princpios (CAMINO; CAMINO, [s.d.]). Fundando-se na geometria e na arte de edificar, pelas quais desenvolveu especial apreo, a Maonaria construiu um vigoroso sistema de comunicao simblica. Tanto da geometria quanto da arquitetura, que no sentido manico so associadas construo espiritual, extraiu seus principais smbolos, intensamente utilizados na transmisso dos valores da Ordem. Assim como ocorre com a Alquimia, suas origens, segundo manuais manicos, mergulham da mesma forma na noite dos tempos, nas antiqussimas primeiras civilizaes, das quais se perderam os vestgios e a memria (MAGISTER, 1934, p. 13). As narrativas mais fantasiosas entendem que Ado teria sido iniciado em todos os ritos da Maonaria, o que simbolicamente recuaria a atividade da Ordem aos primrdios da humanidade, mtica Idade de Ouro qual se referem as tradies pags. Outras chegam mesmo a reconhecer que ela j existia antes da criao do mundo, espalhada entre os sistemas os mais variados do espao (OLIVER, 1823 apud ASLAN, 1959, p. 20). Em 1909, Charles Bernardin, membro do Conselho da Ordem do Grande Oriente da Frana e do Grande Colgio dos Ritos, em sua obra Notes pour servir lhistoire de la Franc-Maonnerie Nancy, identificou, examinando a literatura especializada, 39 opinies distintas acerca da origem da Maonaria (MELLOR, 1983, p. 13-15). Suas razes estariam nos sobreviventes do dilvio; no Egito Antigo; nas civilizaes mesopotmicas, mediterrneas, ou do Extremo Oriente; entre os primeiros cristos; nos construtores do Templo de Salomo, da Torre de Babel, das catedrais gticas; entre os Templrios, germnicos e druidas;

nos cruzados medievais, ou ainda na Esccia, na Inglaterra ou na Frana. Entendendo que sempre houve indivduos movidos pelo mpeto de penetrar no mistrio profundo das coisas, e que em diferentes tempos e lugares eles se organizaram em comunidades secretas, os mais entusiastas reconhecem nelas a presena da Maonaria, tendo em vista que seus signos, smbolos e a essncia das suas alegorias parecem remontar Antigidade. Uma dessas verses, a que associa a Ordem aos construtores das catedrais gticas medievais, teve forte penetrao (NAUDON, 1972). De acordo com ela, a Maonaria descende das antigas corporaes de mestres pedreiros formadas sombra da Igreja na Idade Mdia, agregando os artfices ligados construo que se reuniam para proteo mtua e defesa de seus direitos, da advindo a designao de Maonaria operria ou operativa. A estrutura tripartida, os mecanismos de progresso entre os graus, a estratgia defensiva do segredo, uma histria lendria do ofcio, uma tradio de fraternidade, moralidade e caridade, entre outros aspectos, so pontos em comum, sugerindo que de fato um teria derivado ou dado continuidade a outro. Contudo, essa verso est longe de ser consensual, na medida em que, como frisa Dewar (1966), no h evidncias inequvocas que demonstrem que os construtores medievais atribussem significado moral ao seu ofcio e s suas ferramentas de trabalho. Neste caso, as semelhanas estruturais e organizacionais poderiam ser decorrentes do fato de a Maonaria ter to somente se inspirado no modelo bem sucedido das corporaes de ofcio medievais, sem que elas tenham sido necessariamente seu bero. De toda forma, os maons modernos declaram que herdaram dos talhadores de pedra medievais uma organizao com as mesmas caractersticas (estrutura tripartida, fraternidade e ajuda mtua, amparo a vivas e descendentes, segredos e sinais reveladores, viagens constantes, etc.), reconhecendo-os como os criadores da Ordem e a si mesmos como seus continuadores. Uma outra verso, contudo, que no exclui ou desqualifica a anterior, constitui na verdade seu principal mito de origem. Pouco importa, em nosso ponto de vista, se ela tem ou no fundamentos em dados da realidade, em vista da fora simblica que possui para a transmisso dos valores e ensinamentos da Ordem: a de que a Maonaria surgiu durante a construo do Templo de Salomo (GOULD, 1896). Grande parte dos seus rituais deriva diretamente desse mito, revivido todo o tempo na cultura material, no cerimonial, nos ritos de iniciao e na ressurreio seguida de nova morte dos personagens envolvidos na trama dessa construo mitolgica.

A lenda de Hiram Abif e o Templo de Salomo Segundo a lenda, o templo foi concebido em nome da sabedoria e da iluminao espiritual por Salomo, filho de Davi e rei de Israel, smbolo maior dessas virtudes. Para ergu-lo em toda a sua magnificncia, Hiram, rei de Tiro, no apenas forneceu a mo-de-obra e os materiais necessrios, mas recomendou especialmente a Salomo o mestre de obras Hiram Abif, grande especialista em construo, homem justo e modelo de retido, que se tornou o responsvel pela realizao e superviso do trabalho. Os trs juntos representam os trs grandes

29

30

mestres que presidiram a construo concebida pela Sabedoria, realizada pela Fora e dirigida pela Beleza, Ordem e Harmonia, tornando-a um modelo de perfeio, a mais perfeita expresso do Grande Arquiteto do Universo. Artfices vieram de todos os cantos do mundo com diferentes graus de capacitao profissional e de talento individual. Por essa razo tornou-se necessrio classific-los em diferentes graus segundo suas competncias, para melhor aproveitar o que de melhor cada um pudesse realizar. Hiram Abif os classificou em aprendizes, companheiros e mestres e deu a cada uma dessas categorias sinais, palavras e toques prprios para que se reconhecessem, tendo em vista que eles guardavam sob segredo, por proteo contra a concorrncia, os conhecimentos de seus respectivos ofcios. Toda a construo foi feita em silncio, sem qualquer rudo de ferramentas de metal, j que o trabalho das pedras era feito externamente para que o barulho no profanasse o Templo, que tinha frente duas grandes colunas de bronze. Durante os sete anos da sua construo reinou a paz e a prosperidade, at que perto de findar a obra trs ambiciosos operrios, julgando-se merecedores de serem promovidos a mestres, tentaram se apoderar fora dos seus sinais de reconhecimento. Ante a resistncia de Hiram Abif, que respondia a eles recomendando trabalhem e sero recompensados, eles o assassinaram a golpes respectivamente de rgua, esquadro e malhete, e ocultaram seu corpo. Descoberto o crime, os restos de Hiram Abif foram sepultados e sua morte inviabilizou o fechamento da maior de todas as abbadas do templo, aquela que mais devia agradar a Jeov, ficando a edificao portanto inacabada e imperfeita. Na mitologia manica esses trs companheiros traidores so designados por trs nomes que a humanidade abomina e condena: a ignorncia, irm gmea da vaidade; a hipocrisia, colaa da falsa amizade, e a ambio, aliada da violncia e da improbidade (LIMA, 1958, p. 292-293). A lenda de Hiram, o primeiro dos operrios do Grande Arquiteto que trabalham na Grande Obra de construo da natureza, tem um sentido fundador e sobre ela se construiu a Maonaria. Seus elementos essenciais so respeitados e mantidos universalmente, em toda parte, em qualquer pas. H pequenas variaes no mito, mas sua essncia permanece a mesma, sendo ela que confere identidade Maonaria. Se porventura um rito tentar alter-la, ele automaticamente deixa de ser manico. A Maonaria define o assassinato perpetrado contra o mestre de obras do Templo de Salomo como a sua certido de nascimento. Dele surgiram os sinais de reconhecimento e esse crime continuamente revivido em seus rituais. Simbolicamente a Ordem discorre, atravs dele, sobre morte e ressurreio associadas transmutao, redeno que permite ressurgir para uma nova vida, no plano macrocsmico, microcsmico ou individual, e inicitico. Na alquimia o fogo tortura a matria, e desse sofrimento, que chega morte, o metal sai regenerado. Simbolicamente, o mesmo ocorre nessa morte inicitica, da qual se ressuscita para um estado de sabedoria. O mito retoma portanto a associao alqumica entre ritual e sacrifcio cruento, assumindo a premissa de que no h criao sem sacrifcio prvio, presente em grande parte das religies. Eliade (1979) relata, em diferentes culturas, os chamados sacrifcios de criao, gerados na crena de que a transferncia de uma vida necessria para a criao do novo. Tal como o xito da obra metalrgica exige a fuso/morte do metal, o sacrifcio de uma vida humana necessrio para a transmutao espiritual. A morte inicitica conduz no caso iluminao, integrao plena do ser ao Cosmos.

A construo do templo evoca portanto um trabalho de criao exemplar e simboliza o grande esforo para alcanar a sabedoria, o ideal espiritual da perfeio, a aspirao verdade e virtude, s alcanveis atravs de um intenso trabalho interior, com Salomo personificando esses atributos positivos. O templo manico reproduz o Templo de Salomo (FOTOGRAFIA 3), imagem simblica do Cosmos, e por essa razo suas dimenses so indefinidas: ele vai do Leste ao Oeste, do Norte ao Sul, do centro da Terra abbada celeste, ou seja, do Ocidente ao Oriente, do Setentrio ao Meio-Dia, de Nadir ao Znite, dimenses simblicas representadas pela cruz cardinal, a mesma que aparece no emblema dos cadinhos (LIGOU, 1974, p. 392). Posicionado em funo do ritmo solar, ele se estende em direo luz, tal como a mitologia manica menciona terem sido todos os templos da Antigidade.

FOTOGRAFIA 3 Templo Nobre do Palcio Manico do Lavradio, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

Orientado no sentido Oeste/Leste, o templo se desloca com a Terra e vai ao encontro do Sol, da Luz. No plano simblico, ele se move em direo iluminao interior, sendo esta a razo da designao de Grande Oriente dada federao de lojas manicas, palavra que designa o espao sagrado, fonte de toda a sabedoria, de toda fora e de toda a beleza. O maom sai do Nadir,

31

lugar das trevas, recebe a luz do Oriente e continua sua elevao em direo ao Znite, em direo perfeio (LIGOU, 1974, p. 393-396). Em todos os rituais manicos as trevas se opem luz, o profano est na sombra e aspira claridade. Nos ritos tradicionais a abertura dos trabalhos simboliza a passagem do crepsculo aurora, com a iluminao gradual do templo. No Aurora consurgens, texto alqumico atribudo a Santo Toms de Aquino, a sabedoria surge com o raiar do dia, com a hora de ouro, com a passagem da escurido da noite para a claridade do dia, associada ao ouro. Representado por um quadrilongo, imagem do templo perfeito, seu teto em forma de abbada. Sempre recoberta de estrelas, essa abboda simboliza o Cosmos. As duas colunas do seu prtico (FOTOGRAFIA 4), as colunas de Salomo, erguidas por Hiram Abif e designadas respectivamente como Jakin (J) e Boaz (B), esto a oeste, ao sol poente. Em oposio a elas, a oriente, est o trono de Salomo (FOTOGRAFIA 5), onde assenta o Venervel Gro Mestre com as costas voltadas para o sol nascente, ladeado pelos seus dois Vigilantes, Hiram, rei de Tiro, e Hiram Abif. O termo que designa o Venervel, no vocabulrio manico, Enxofre; o Primeiro Vigilante, Mercrio; o Segundo Vigilante, Sal; o Orador o Fogo; o Secretrio, o Ar; o Hospitaleiro, a gua; e o Tesoureiro, a Terra. Ou seja, os trs princpios e os quatro elementos dos alquimistas nomeiam os pilares da Ordem.

32

FOTOGRAFIA 4 Portal do Templo Nobre do Palcio Manico do Lavradio, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

FOTOGRAFIA 5 Espaldar do trono dos Venerveis Gros-Mestres que presidem as sesses ritualsticas no altar do Templo Nobre, dourado com a simbologia manica, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

33

Atrs e acima do trono de Salomo figura o delta luminoso com o Grande Olho, o olho divino que tudo v, o tringulo que aparece no Oriente (FOTOGRAFIA 6). o Verbo, o Logos, o Princpio Criador, o Grande Arquiteto do Universo, a vigilncia incessante do Grande Inspetor, que tudo criou e a tudo preside.

FOTOGRAFIA 6 Painel do altar do Templo Nobre, em dourado, com o delta luminoso, o Grande Olho, entre o Sol e a Lua, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

34

O Grande Olho est colocado entre o Sol e a Lua, que correspondem ao olho direito e esquerdo do Homem Universal, identificado ao Macrocosmo. No nem o esquerdo, nem o direito, mas um terceiro olho. A Lua / olho esquerdo corresponde ao tempo passado, o Sol / olho direito ao tempo futuro, e o terceiro olho ao presente, isto , ao instante indivisvel que, entre o passado e o futuro, como que um reflexo da eternidade no tempo (GUNON, 1993, p. 385). no templo que so desenvolvidos os ritos manicos, inspirados diretamente nas tcnicas construtivas dos artfices do Templo de Salomo. Nas oficinas das lojas os maons trabalham com seus utenslios e o avental de seu respectivo grau, smbolo do trabalho operrio (CARVALHO, 1997). Da mesma forma que os obreiros construram o Templo de Salomo com as ferramentas prprias de seus ofcios, os maons devem promover a Grande Obra de sua

construo espiritual com ferramentas simblicas, que constituem a base da iniciao manica.

Os construtores do Templo de Salomo e suas ferramentas Na sua trajetria inicitica, os recm-chegados comeam lavrando a pedra bruta (FOTOGRAFIA 7) e gradativamente prosseguem no desenvolvimento de suas habilidades at que consigam produzir a pedra polida (FOTOGRAFIA 8), perfeita para a construo. O cubo, a pedra cbica, smbolo de elevao moral, corresponde pedra filosofal da construo espiritual, que constitui a Grande Obra, o aperfeioamento individual que conduz a um estado superior. o nico slido que pelo paralelismo e a retido de suas faces pode ser bem aproveitado na construo do Edifcio Social, da sua importncia no simbolismo manico. Representa o Mestre, o ideal de perfeio humana. Nessa operao so utilizadas nove ferramentas, ativas e passivas, consideradas essenciais: esquadro e compasso, cinzel e malhete, nvel e prumo, rgua, alavanca e colher de pedreiro. Entre as ferramentas ativas, que simbolizam o esprito, esto o compasso, o malhete, o prumo e a rgua. Entre as passivas, que simbolizam a matria, esto o esquadro, o nvel, o cinzel e a alavanca. A colher de pedreiro considerada uma ferramenta neutra.

FOTOGRAFIAS 7 e 8 A pedra bruta e a pedra lavrada, Sala de Reunies do Conselho do Grande Oriente do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

35

36

O profano, ao receber a Luz, torna-se aprendiz. Sua tarefa primordial, tal como os talhadores de pedras do Templo de Salomo, lavrar a pedra bruta e para isso bastam o cinzel e o malhete. A pedra bruta o caos, simboliza as imperfeies humanas e deve ser lavrada a partir de um trabalho interior constante. Desenvolvida essa habilidade, ele se torna um companheiro e passa a trabalhar a pedra com vistas a aprimorar sua forma e a promover seu polimento, mediante o uso de novas ferramentas, que aprende a utilizar ao longo de cinco viagens de iniciao. Nesta etapa ele deve se aperfeioar como artfice. O processo de lavrar a pedra bruta corresponde Grande Obra alqumica e conduz percepo da organizao do mundo pelo Criador. Na primeira viagem, o cinzel e o malhete o remetem ao perodo de aprendizado. Na segunda, o esquadro que serve para dispor corretamente os materiais e o compasso, que serve para medidas exatas, simbolizam os conhecimentos geomtricos indispensveis para a edificao de uma obra. Na terceira, a rgua e a alavanca so necessrias para colocar no lugar correto os materiais da construo. Na quarta, o prumo e o nvel so tambm necessrios para uma correta edificao. Na quinta e ltima viagem, aquele que se aperfeioa recebe a colher de pedreiro, a ferramenta que d o acabamento a uma construo, significando a perfeio do trabalho e a sua glorificao. Cada uma dessas ferramentas utilizadas nos ritos iniciticos tem um simbolismo. O compasso, sempre associado ao esquadro, o smbolo universal da Harmonia, do esprito, das possibilidades do conhecimento, dos limites estritos nos quais o maom deve se manter. Sempre utilizado nas iniciaes, o instrumento da medida exata. Assume diferentes posi es em rela o ao esquadro, dependendo do grau no qual representado: no grau de Aprendiz, ele fica sob o esquadro, j que a matria ainda domina o esprito; no grau de Companheiro, ele fica cruzado com o esquadro, mostrando que matria e esprito se equilibram; no grau de Mestre, ele fica sobre o esquadro, pois a o esprito se sobrepe matria. J o esquadro traa ngulos retos, rene o horizontal e o perpendicular, concilia os contrrios. Simboliza a retido moral. O cinzel, utilizado na escultura, na arquitetura, nas belas artes, no tem nenhuma utilidade se dissociado do malhete, com o qual golpeado. Sua funo desbastar, lavrar a pedra bruta. utilizado no trabalho de eliminar defeitos e imperfeies no longo e spero caminho do auto-aperfeioamento. O malhete, martelo de duas cabeas em madeira que o golpeia, o Tau dos antigos iniciados, simboliza a firmeza e a perseverana, a autoridade e o comando. Abre e fecha os trabalhos na loja, d ordem de silncio. O nvel, sempre associado ao prumo, o utenslio que reconhece se um plano horizontal e determina diferenas de altura. Na Maonaria representado por um tringulo, na verdade um esquadro, em cujo topo est fixado um fio de chumbo ou prumo. O nvel indica o horizontal, mas munido da vertical, o prumo, que evita o desvio oblquo e permite verificar a perpendicularidade, compondo desta forma um instrumento mais completo. Se o nvel simboliza a igualdade social, base do direito natural, do direito dos homens vida, instruo, felicidade, justia, o prumo simboliza a retido, o equilbrio. Atravs dele ficam visveis os erros e as imperfeies, que podem ser ento corrigidos. um utens lio fundamental para a correta edifica o de uma obra, para o aperfeioamento do maom.

A rgua, sempre associada alavanca, traa linhas retas que podem ser estendidas ao infinito, o emblema da retido inflexvel da lei moral, smbolo do dever manico, do relativo, do infinito, porque a linha reta que ela permite construir no tem comeo nem fim. Necessria ao acabamento de uma Obra, ela permite a preciso na execuo, verifica os alinhamentos, para que seja obtido um conjunto homogneo e coerente. A alavanca que a acompanha simboliza o poder da inteligncia, da vontade e da razo. A colher de pedreiro alisa as superfcies, arremata o trabalho. o smbolo do amor fraternal que une todos os maons, espalha o cimento utilizado na construo da Grande Obra, emblema das qualidades essenciais que eles devem possuir. H ainda inmeros outros smbolos que aparecem na arquitetura, em painis, estandartes, escudos, bordados sobre panos e tapetes, etc. Entre eles, o pavimento em xadrez preto e branco, emblema da igualdade, independentemente da cor da pele; a ampulheta, smbolo da vida efmera; a escada de Jac, que simboliza os graus que o maom deve galgar, um a um, at chegar ao topo; as janelas, relacionadas ao simbolismo solar, e, em ltima instncia, iluminao interior; a corda dos 81 ns, cadeia de unio cujos ns entrelaados simbolizam a unio fraternal que liga todos os maons do globo, arrematada nas suas quatro extremidades por borlas, que significam o agrupamento de irmos para o trabalho; o pelicano, emblema do amor pelo prximo, pela humanidade. Generoso at o sacrifcio, o pelicano armazena alimentos em uma bolsa, onde eles so digeridos e regurgitados mediante uma compresso com o bico, para a alimentao dos filhotes. Todo esse repertrio de smbolos utilizado didaticamente nos painis prprios de cada grau, que so afixados nas lojas por ocasio das sesses: o painel de aprendiz (FOTOGRAFIA 9), o de companheiro (FOTOGRAFIA 10), o de mestre, cada um exibindo os smbolos adequados respectiva categoria. Eles revivem a prancheta onde Hiram Abif desenhava seus projetos e, simbolizando o planejamento, devem induzir reflexo.

A liturgia manica Na topografia manica do Cosmos mantida a distino igualmente tripartida em cu, terra e inferno. Essas trs grandes regies podem ser atravessadas sucessivamente porque esto interligadas por um eixo vertical, smbolo csmico de passagem. O processo inicitico o que possibilita esse trnsito e a elevao de um nvel ao outro ao longo desse eixo, de aprendiz a companheiro e de companheiro a mestre. Essa progresso feita atravs de ritos de passagem que consistem em ultrapassar simbolicamente quatro provas de superao dos quatro elementos alqumicos: fogo, ar, gua e terra, ao longo de uma viagem que conduz da terra aos cus, aps uma descida aos infernos. O iniciante toma contato com os quatro elementos, entra em confronto com eles, e enquanto luta um Aprendiz. Ao venc-los purifica-se e finalmente v a Luz, tornando-se Companheiro, em uma ritualstica de origem claramente hermtica, com razes mais fundas no mundo antigo. Neste combate, a cultura vence a natureza.

37

38

FOTOGRAFIA 9 O Painel do Aprendiz, em dourado, com os smbolos de seu respectivo grau. Em primeiro plano, o iniciante lavra a pedra bruta junto ao portal do Templo de Salomo. Palcio Manico do Lavradio, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

FOTOGRAFIA 10 O Painel do Companheiro, em dourado, com os smbolos do seu respectivo grau, j tendo lavrado a pedra. Palcio Manico do Lavradio, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

39

40

Inicialmente o candidato fica recluso na Cmara de Reflexo, que corresponde ao ovo filosofal dos alquimistas, um local fechado, silencioso e sem iluminao como uma caverna, smbolo das trevas, do tmulo, onde a putrefao prepara a germinao, ou seja, o segundo nascimento (CASTELLANI, 1987a; LIGOU, 1974, p. 395). So colocados ante seus olhos os prncpios alqumicos: o enxofre, ativo, energia expansiva, smbolo do esprito, e o sal, smbolo da sabedoria e da cincia, excluindo-se o mercrio, fora centrpeta que se ope ao enxofre, na medida em que o iniciado deve ficar livre das influncias mercuriais nessa etapa liminar da iniciao. O primeiro elemento que ele encontra portanto a terra, o domnio subterrneo das suas entranhas, onde se desenvolvem tanto germes quanto sementes. Da terra ele sai e faz a sua viagem aos ares, sendo purificado por eles, cujo sopro impetuoso varre suas teorias pessoais; segue-se a gua, que no batismo filosfico elimina suas impurezas; e finalmente o fogo, na quarta e ltima viagem em que tem que vencer uma tripla linha de chamas, o que o permite contemplar os infernos, ou seja, a verdade que se esconde dentro de si mesmo. Nessas viagens ele se distancia do mundo profano, se integra ao sagrado e, uma vez purificado pelos elementos, recebe a iluminao. A liturgia manica segue inmeros e diferentes ritos, ramos particulares da Ordem que se distinguem dos demais exclusivamente pela forma, como o Escocs Retificado, Escocs Antigo e Aceito, Emulao, Adoniramita, Schroeder, York, Moderno, entre outros (CASTELLANI, 1987b,c), alguns com abrangncia mundial, outros de carter mais local, mas sempre protegidos pelo segredo. Um dos mais antigos, com uma considervel profundidade temporal e universalmente difundido o Rito Escocs Antigo e Aceito, que respeita as mais antigas tradies da Ordem e por essa razo foi tomado como rito de referncia nesta investigao. Impregnado de hermetismo e simblico por excelncia, apresenta, alm dos trs graus habituais 1 a 3, Aprendiz, Companheiro, Mestre o chamado fenmeno dos Altos Graus, do 4 ao 33. Estes so graus filosficos, no devem obedincia ao Grande Oriente e sim s oficinas de ritos. O segredo uma obrigao assumida no momento em que os candidatos aderem Maonaria, jurando nada revelar a profanos. No entanto, para que possam se reconhecer uns aos outros, recorrem a smbolos e a todo um gestual codificado que sinaliza o pertencimento Ordem, sem que os no-iniciados percebam (DUBREUIL, 1838, p. 51). A instituio do segredo caracteriza a atividade da Maonaria e ele exigido em trs nveis: 1) o segredo do pertencimento Ordem, no s como prote o s hostilidades dos n o-ma ons, mas para que no n vel das preocupaes profanas no se suponha que exista socialmente, entre os maons, posicionamentos e atitudes comuns a seus membros, que s existem intramuros. Isto lhes assegura a liberdade de expresso, inclusive poltica, perante a sociedade, sem que suas posies sejam creditadas ao fato de pertencerem Ordem. Irm os que se destacam por suas posi es na sociedade ficam resguardados, por exemplo, de solicitaes abusivas, pedidos inconvenientes, e assim por diante. 2) O segredo dos ritos, que se estende naturalmente aos smbolos, por se tratar de provas a serem vencidas nas diferentes etapas de aperfeioamento espiritual e sobre as quais os candidatos no devem ter conhecimento prvio. 3) O segredo das deliberaes, o que garante a sua liberdade interior, condio essencial do trabalho de aperfeioamento manico,

tal como ocorre em profisses que mantm segredo profissional, como mdicos, advogados e sacerdotes (LIGOU, 1974, p. 1203-1204). A exigncia do segredo antiga na trajetria da humanidade, aparecendo desde tempos muito recuados na reserva e proteo tanto de prticas mgico-religiosas quanto de tcnicas e, mais tarde, tanto entre alquimistas quanto entre artfices medievais. Entre os maons ele considerado reminiscncia dos segredos de ofcio, tendo se tornado particularmente necessrio, na histria da Maonaria, em tempos de perseguio. Aquele que revela os segredos da Ordem considerado um traidor, um desonrado, merecedor de desprezo por no ter cumprido um compromisso solene, feito sob juramento. Para viabilizar a comunicao diante da obrigao do segredo, foram criadas formas particulares de toque, criptografias, sinais identificadores, etc. A palavra semestral, por exemplo, foi instituda em 1773 pelo duque de Orleans, tratando-se de uma senha periodicamente renovada e transmitida apenas de forma oral, de ouvido a ouvido, sussurrada com a maior discrio possvel (CAMINO; CAMINO, [s.d.]), com o objetivo de impedir o acesso de no-maons s reunies dos iniciados. A instituio do segredo foi a responsvel pela aura de mistrio que sempre cercou e ainda cerca a Maonaria, espicaando a curiosidade dos nomaons. Essa aura lhe conferiu poder atravs dos tempos, real em alguns momentos, imaginrio em outros, mas sempre sustentando-a como um poder paralelo. O mistrio precisa ser mantido para que a Maonaria sobreviva na atualidade, ainda que a instituio no sofra mais qualquer tipo de perseguio, ou ela se expe ao risco do seu completo esvaziamento.

O desenvolvimento histrico da Maonaria Abstraindo as narrativas lendrias, as evidncias mais concretas apontam para o surgimento da Maonaria na Esccia, de onde teria alcanado a Inglaterra e passado para o continente, dispersando-se por toda a Europa (para essa trajetria ver FINDEL, 1866). At o sculo XIV aparentemente no h sinais efetivos de que a Maonaria esteja organizada, e, ao histori-la, Mellor (1983) reconhece trs fases em sua trajetria: - perodo operrio, quando a Maonaria era uma fraternidade voltada tosomente para os que trabalhavam na construo de edifcios; - perodo de transio, entre a era elizabetana e 1717, quando se esboou uma mudana nas suas estruturas, sobretudo na Esccia, Irlanda e Inglaterra. Provavelmente para contornar a falta de recursos, as lojas operativas comearam a aceitar estranhos ao ofcio da construo como membros honorrios, entre eles nobres, mecenas, intelectuais, filsofos, etc., que passaram a ser designados como maons aceitos. De incio pouco expressivos, mais interessados na teoria que na prtica, eles se expandiram numericamente de uma tal forma que suplantaram os profissionais dos ofcios construtivos, nascendo ento uma nova Maonaria, constituda quase que exclusivamente por aceitos; - perodo especulativo, inaugurado em 1717, com a reforma filosfica e a constituio da primeira Grande Loja da Inglaterra, fruto da fuso de quatro

41

antigas lojas londrinas (JACOB, 1981). Consolidou-se a Maonaria moderna, designada como especulativa ou filosfica, em contraposio operria, expandindo-se extraordinariamente pelos dois hemisfrios. O fenmeno da aceitao, ou seja, da admisso de indivduos que no trabalhavam diretamente nas construes como operrios, fez nascer na GrBretanha as lojas especulativas. Esse termo apareceu pela primeira vez no chamado manuscrito Coke, designando a teoria, o conhecimento terico da construo, em oposio sua prtica, tal como na alquimia. Os maons qualificados como especulativos passaram a valorizar mais a geometria que a prtica em si dos ofcios, transformados em metforas para essa vertente intelectual da Ordem. O interesse pela construo propriamente dita foi substitudo por uma perspectiva alegrica e fortemente simblica da arquitetura, visando construo perfeita no mais de prdios, mas do ser humano, a Grande Obra, metaforizada no Templo de Salomo. Da em diante a Maonaria fragmentou-se claramente em duas tendncias: em uma delas, diminuiu o interesse pelos smbolos, em virtude de um crescente racionalismo; seus rituais foram laicizados e esvaziados de tudo o que pudesse sugerir espiritualidade. J a outra, pelo contrrio, passou a se apoiar fortemente no hermetismo, no simbolismo e no esoterismo. Provavelmente essa vertente esotrica acentuou-se com a admisso de alquimistas, hermetistas e cabalistas entre os aceitos, de tal forma que no sculo XVIII o ocultismo penetrou profundamente na Maonaria (MELLOR, 1983, p. 177). Essa fuso sem dvida contribuiu para que os ritualistas do sculo XVIII se inspirassem em tratados alqumicos para a construo das suas alegorias, introduzindo elementos da alquimia na iniciao manica. Necessitando de um abrigo contra a intolerncia catlica e protestante, alvos permanentes da Inquisio, eles foram acolhidos pela Ordem, que passou a iniciar e proteger os que se dedicavam ao estudo das cincias ocultas, sendo ela mesma perseguida pela Igreja e fortemente cerceada por sucessivas bulas e encclicas papais (Clemente XII, 1738; Benedito XIV, 1751; Pio VI, 1775; Pio VII, 1821; Leo XII, 1825; Pio VIII, 1829; Gregrio XVI, 1832; Pio IX, 1846; Leo XIII, 1884). A intensidade e o ritmo dessas sucessivas condenaes atesta a fora da penetrao da Maonaria, e o perodo mais intenso em que essas proibies foram lanadas, compreendido na seqncia de datas acima, corresponde ao perodo de seu florescimento mximo. Considerando-a incompatvel com a religio crist, a Igreja ameaava com a pena da excomunho os catlicos que, respondendo ao ativo recrutamento da organizao, se filiassem a ela. Vieira (1981) chamou a ateno para o fato de que a defesa da liberdade de culto e da liberdade de conscincia defendida pelos maons sempre foi, na verdade, uma defesa em causa prpria. Nessa longa transio da vertente operria para a especulativa, entre os sculos XV e XVIII, muitos maons operrios se transformaram em aceitos, distribudos em trs classes de lojas: as puramente operrias, as operrias que incorporavam alguns aceitos, e as totalmente especulativas, tendo afinal estas ltimas se tornado absolutas com o desaparecimento das demais. A progressiva decadncia das corporaes de ofcio pode ter contribudo consideravelmente para o esvaziamento da Maonaria operria. Da mesma forma as doutrinas esotricas, subterrneas na Idade Mdia, vieram impetuosamente tona no sculo XVIII, o que ajuda a explicar o florescimento da

42

vertente especulativa nesse perodo. As causas da notvel expanso da Ordem Manica no sculo XVIII, que veio a acumular impressionante poder poltico tambm pelo sculo XIX adentro, ainda no esto suficientemente explicadas e esto por merecer uma maior ateno dos historiadores.

O simbolismo hermtico dos cadinhos Somente um dos emblemas encontrados nos cadinhos da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, aquele que aparece associado s iniciais IS (FIGURA 1-j), pde ser identificado. McMurtrie (1938, p. 297-298) o reproduziu ao discutir marcas de impressores, atribuindo-o a John Siberch, o primeiro impressor de Cambridge (FIGURA 5). Esta marca foi aposta obra de Galeno De temperamentis, por volta de 1521, o primeiro livro impresso por Siberch. notvel a perdurao desse emblema at o sculo XVIII, o que pode ser atribudo tanto a herdeiros que mantiveram sucessivamente a marca de seus antecessores, como era habitual poca, quanto a uma revivescncia simblica, por razes desconhecidas. Esta ltima possibilidade parece a mais provvel, j que praticamente no h diferenas entre o emblema do sculo XVI e o do XVIII, seno o menor porte das iniciais na forma original, quando, pelo contrrio, sucessores costumavam promover pequenas alteraes que sinalizavam a nova titularidade. Nesse sentido, as pequenas variaes existentes em cada uma das trs categorias de marcas encontradas na base dos cadinhos (FIGURA 1) so por ns interpretadas como alteraes feitas por herdeiros e sucessores (ver exemplo na FIGURA 3, ns 22 e 23), e o nmero de variantes nas trs categorias sugere que elas perduraram consideravelmente. Do ponto de vista da origem, o emblema de John Siberch sugere uma provenincia inglesa para os cadinhos que aparecem no Brasil, o que no improvvel, tendo em vista que a Inglaterra os produziu. De toda forma, deve ser relembrada a referncia de Eschewege sobre a provenincia bomia desses objetos no sculo XIX, mencionada no incio deste texto, alm da alem. Boschi (1986, p. 31) inclusive relata a sugestiva existncia de entidades msticas na Bomia e na Hungria, designadas como Amigos da Cruz ou Irmos da Cruz. A presena de um mesmo emblema em um livro do sculo XVI e em cadinhos do sculo XVIII atesta a estreita ligao entre livreiros e impressores e outros ofcios ao longo de pelo menos dois sculos. Contudo, no foram encontradas maiores informaes capazes de permitir um entendimento melhor das razes pelas quais a marca de John Siberch, especificamente, foi utilizada dois sculos depois por fabricantes de cadinhos do sculo XVIII. Embora esmagadoramente ocorrente entre livreiros e impressores dos sculos XVI e XVII, o signo que associa o algarismo 4 a uma cruz dupla comum a inmeras outras categorias profissionais, o que nos obriga a descartar a hiptese de se tratar da marca de uma corporao de ofcio, conforme sugerido por Gunon (1983), porquanto presente na produo de uma vasta gama de artfices do mesmo perodo. Inclusive h vrias outras marcas de livreiros e impressores, inseridas na mesma faixa cronolgica, onde no figuram nem o algarismo 4 nem a cruz, o que contribui para enfraquecer a hiptese de se tratar da marca corporativa dessa categoria.

43

FIGURA 5 Emblema atribudo a John Siberch, o primeiro impressor de Cambridge, aposto ao seu primeiro livro, a obra De temperamentis, de Galeno, por volta de 1521. In Douglas McMurtrie, The Book. The story of printing and bookmaking (1938, p.297-8). Acervo da Biblioteca Noronha Santos, IPHAN, Rio de Janeiro.

44

Por sua vez, a consulta simbologia alqu mica que figura no Medicinisch-Chymisch und Alchemistisches Oraculum, publicado em Ulm, em 1755, mostrou que efetivamente o emblema que aparece nos fundos dos cadinhos composto por smbolos alqumicos. Seus principais elementos e operaes so representados pelo nmero 4, em mltiplas variaes, e pela cruz dupla, cardinalcia, apresentando a seguinte correspondncia:

FIGURA 6 Alguns smbolos alqumicos segundo Medicinisch-Chymisch und Alchemistisches Oraculum, publicado em Ulm, em 1755. The Alchemy Web Site (www.levity.com/alchemy/ home).

No caso, a intensa utilizao do emblema que marca os cadinhos parece expressar uma organizao mais ampla que uma corporao de ofcio, abrigando diferentes categorias profissionais. As sendas trilhadas na presente investigao nos conduziram Maonaria, ento em sua florescncia mxima. Espraiando-se extraordinariamente mundo afora atravs de uma bem sucedida estratgia de comunicao visual, utilizou smbolos hermticos para a difuso de sua doutrina, crescentemente fortalecida pela instituio do segredo, pela aura de mistrio, e tambm, paradoxalmente, pela implacvel perseguio religiosa. Assim, muito mais que apenas uma marca corporativa, o emblema encontrado nos fundos dos cadinhos de provenincia europia que apareceram no Brasil nos sculos XVIII e XIX, parece ser um sinal de reconhecimento manico, o

45

sinal exterior de uma organizao oculta, s partilhado por iniciados e incompreensvel para os demais, difundido sub-repticiamente nos mais diversos suportes para diferentes pontos do globo. Como ensina o Manual do Mestre (MAGISTER, 1935, p. 37), em um mesmo e nico smbolo podem ser concentrados mltiplos sentidos, sejam eles de ordem moral, educativa, filosfica, inicitica ou mgica. Aparentemente estamos diante de um desses casos, de um smbolo maior que, comunicando em um nvel imediato aos demais iniciados o pertencimento Ordem, transmitia simultaneamente, em um nvel mais profundo, sua filosofia, seus princpios e sua doutrina. A Maonaria foi fortemente impregnada pelo hermetismo e pela alquimia, o que transparece no apenas em seus ritos iniciticos que se apiam fortemente nos trs princpios alqumicos enxofre, sal, mercrio, constantemente associados , bem como nos quatro elementos igualmente alqumicos, terra, fogo, gua, ar, mas sobretudo na sua emblemtica, fortemente calcada na simbologia dos alquimistas e hermetistas. No caso em discusso, o elemento da cultura material que serviu como suporte para a aposio do emblema no um objeto qualquer, mas aquele em que se opera a Grande Obra, aquele onde metais comuns so transformados, segundo os alquimistas, em ouro: o catinu, o crisol. O vaso alqumico, hermtico, segundo Chevalier e Gheerbrant (1996), o local onde se operam maravilhas, o seio materno, o tero no qual se forma um novo nascimento, da a crena de que ele contm o segredo das metamorfoses. Ele encerra, sob diversas formas, o elixir da vida, um reservatrio de vida. O interior dos cadinhos o lugar onde se mesclam e se fundem substncias vitais. o lugar onde se processam operaes mgicas de transformao fsica e espiritual, atravs de rituais secretos e fortemente simblicos. Dentro deles se opera o Grande Segredo, a arte de compreender a gnese do mundo, coroamento da sabedoria e da compreenso. Para a Maonaria, o ouro, associado ao Sol (BIEDERMANN, 1993), representa a claridade, a iluminao finalmente alcanada, o que torna o cadinho um suporte particularmente adequado para a difuso da doutrina manica. A riqueza simblica do suporte, no entanto, no menor que a dos smbolos que lhe foram apostos. Mais que do nmero 4, estamos diante do quaternrio, que, com seu carter axial, representa o eixo do mundo (FIGURA 7).

FIGURA 7 O smbolo do quaternrio

46

O signo da cruz uma das representaes do Templo de Salomo, templo de Deus no homem (CRUZ, 1997). Mais ainda, seus quatro braos simbolizam, segundo a Filosofia Inicitica (MAGISTER, 1946), os quatro elementos alqumicos, formados pela polarizao do mercrio a quintessncia nascida da

unio do enxofre, princpio masculino, ativo, com o sal, princpio neutro, e que correspondem respectivamente linha vertical e horizontal da cruz (CASTRO, 1983). A polarizao do mercrio, de acordo com a linha vertical do enxofre, produz o fogo ou princpio de expanso, como polaridade positiva que origina a fora centrfuga e toda forma de irradiao. E tambm o ar, como polaridade negativa, que origina a fora centrpeta e toda forma de movimento, rotao ou translao. A mesma polarizao, segundo a linha horizontal do sal, produz a gua ou princpio da umidade, unio ou soluo em seu aspecto positivo; e a terra, o princpio da secura, coeso e separao em seu lado negativo. No centro da cruz a quintessncia prevalece sobre o quaternrio dos elementos, o cinco se impe ao quatro. Aos quatro pontos cardeais se soma o quinto, que o centro, ou a unidade do Grande Arquiteto. Tanto no ser humano (o microcosmo) quanto na natureza (o macrocosmo), essa Ess ncia Primordial (MAGISTER, 1946) se disp e igualmente em cruz, acompanhando os quatro elementos.

FIGURA 8 A cruz dupla, patriarcal

A cruz dupla (FIGURA 8), patriarcal, que compe o emblema, rene em um mesmo signo a cruz grega, com quatro braos iguais, smbolo do macrocosmo, e a cruz latina, com um brao maior que os demais, smbolo do microcosmo, no que sugere ser uma reafirmao da teoria hermtica e alqumica das correspondncias. No simbolismo herldico ela significa enigma, ponto crucial. E na ritualstica manica ela o smbolo dos titulares do grau 33, o mais elevado do Rito Escocs Antigo e Aceito.

FIGURA 9 O quatro, smbolo totalizador

Os significados simblicos do 4 imbricam-se aos do quadrado e da cruz. O 4 caracteriza o universo na sua totalidade, smbolo de plenitude, de universalidade, smbolo totalizador, princpio organizador (FIGURA 9). O cruzamento

47

de um meridiano e um paralelo geram uma cruz e dividem a Terra em quatro setores. Quatro so os pontos cardeais, as fases da lua, as estaes do ano, os elementos, os humores. No plano mtico, quatro so os rios do paraso, quatro so as letras do nome de Deus e do primeiro homem, quatro so as bestas e os cavaleiros do Apocalipse (CHEVALIER; GHEERBRANT, 1996). Quatro so as fases da transmutao, da Opus magnum, que recebem sua denominao segundo a cor que assumem os ingredientes em contato com o fogo: nigredo (mlansis, preto), albedo (leukosis, branco), citrinitas (xnthosis, amarelo) e rubedo (isis, vermelho) (ELIADE, 1979, p. 114). A ttrade sagrada, fonte perene da Natureza, Supremo Mistrio da Criao, composta pelos signos fundamentais do ideografismo alqumico, crculo, cruz, tringulo, quadrado. Quatro o sinal de Hermes, do deus tetramorfo, dos quatro ventos do cu e dos quatro rostos. O quatro o slido (LIGOU, 1974), e mais particularmente o cubo, o cubo manico, ou seja, a Grande Obra realizada. Representa o Mestre, ideal de perfeio humana, a plenitude manica.

FIGURA 10 A representao esquematizada do Templo de Salomo

48

O signo est contido em uma forma que no aleatria, e que sugere ser a representao esquemtica do Templo de Salomo, com as duas colunas que sustentam a abbada, tal como aparece em antigos textos manicos (FIGURA 10). Significativamente, no se trata mais do antigo retngulo que no sculo XVI envolvia o emblema de Siberch, e sim da sua transformao em um importante elemento da simbologia ritualstica dos maons. Essa forma a mesma que abriga o painel do aprendiz, com seus smbolos (FOTOGRAFIA 9), e o painel do companheiro, com seus smbolos (FOTOGRAFIA 10). No primeiro deles ela representa ainda o portal do Templo, smbolo natural da passagem ou do ingresso nas iniciaes. Repete-se na arquitetura interna, em nichos e portas do Palcio Manico do Lavradio (FOTOGRAFIA 11), o que refora sua relao com o Templo de Salomo. Mais ainda, aparece em nichos nas paredes da Casa da Moeda do Rio de Janeiro (FOTOGRAFIA 12), pouco funcionais por serem cncavos, o que permite supor que cumprissem uma funo mais simblica que prtica. Esses nichos so posteriores construo original da bateria de fornos e esto na mesma rea em que foram recuperados os cadinhos. No descartamos aqui a hiptese de um significado manico para eles, talvez associado corporao dos moedeiros l instalados em mais de um sculo de ocupao daquele espao pela Casa da Moeda, correspondendo as estruturas em suas paredes a diferentes momentos dessa ocupao. Interpretamos, portanto, os emblemas apostos aos cadinhos como expresses simblicas dos mais caros e elevados ideais manicos, ativamente difundidos atravs da cultura material no sculo XVIII, um perodo de grande vitalidade na histria da Ordem. O objeto escolhido para veicul-los no foi um suporte qualquer,

FOTOGRAFIA 11 Sala de reunies do Conselho, tendo ao fundo o trono oferecido pelas lojas manicas ao Imperador Pedro I, Gro-Mestre do Grande Oriente do Brasil. Na parede, o nicho com a sua efgie, na forma estilizada do Templo de Salomo que se repete em outros elementos da arquitetura, como nas portas do Palcio Manico do Lavradio, Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

49

FOTOGRAFIA 12 Nichos cncavos embutidos na parede da bateria de fornos da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, em momento posterior sua construo original, na forma estilizada do Templo de Salomo. Pao Imperial, Rio de Janeiro. Fotografia de T. Andrade Lima.

mas algo que, pela riqueza do seu significado simblico, multiplicava a mensagem transmitida nos emblemas, dando-lhes uma dimenso muito mais ampla. Esses emblemas contm saberes muito antigos, acumulados pela humanidade em sua longa trajetria, do Oriente ao Ocidente. Por diferentes meios e de mltiplas formas eles foram preservados e se mantiveram arraigados nas mentalidades at pelo menos o sculo XIX, muitos deles ainda vivos e presentes hoje, particularmente entre segmentos que cultivam o esoterismo, nas mais diferentes sociedades. A Maonaria chegou a alcanar seis milhes de adeptos em todo o mundo, segundo Dewar (1966). No Brasil, atualmente, h pelo menos trs grandes instituies manicas: o Grande Oriente do Brasil, o Grande Oriente Independente e a Grande Loja. S o Grande Oriente do Rio de Janeiro possui hoje 235 lojas, com cerca de 8.000 adeptos (GOERJ comunicao pessoal). Em plena atividade, portanto, seus smbolos permanecem vivos e continuam sendo ativamente manipulados na transmisso e difuso da doutrina mundo afora.

Agradecimentos Ao Grande Oriente do Rio de Janeiro, GOERJ, pelas portas abertas a esta pesquisa e pelo generoso acesso sua biblioteca, permitindo-nos a leitura de obras escritas por maons e destinadas exclusivamente a maons.

50

A Regina Coeli Pinheiro da Silva (IPHAN), Catarina Eleonora Ferreira da Silva (IPHAN) e Carlos Alberto Etchevarne (UFBA), pelas informaes prestadas sobre a escavao e recuperao de cadinhos, respectivamente no Pao Imperial do Rio de Janeiro, na Casa de Fundio de Gois, e na Praa da S de Salvador. A Maria Regina Duarte, assessora da presidncia da Casa da Moeda do Brasil, pelas indicaes e pela disposio em colaborar com esta pesquisa. A Eugnio Ferraz, gerente regional de Administrao do Ministrio da Fazenda em Minas Gerais, pelas informaes sobre os achados na Casa dos Contos de Ouro Preto. Ao Museu do Ouro de Sabar e 17 Sub-Regional do IPHAN, na cidade de Gois, pelo atendimento atencioso que nos foi dispensado.

REFERNCIAS
AMADOU, Robert. Loccultisme, esquisse dun monde vivant. Paris: Julliard, 1958. AQUINO, So Tomaz de. A pedra filosofal e a arte da alquimia, seguido do tesouro secretssimo de Frei Reginaldo, atribudo a So Tomaz de Aquino. [S.l.]: Editora Cincias Ocultas, [s.d.]. ARQUIVO Nacional. Diversos Cdices, SDH, Cd. 807, v. 5. ASLAN, Nicola. Histria da maonaria. Rio de Janeiro: Editora Espiritualista, 1959. BERTHELOT, M. Les origines de lalchimie. Paris: George Steinheil, 1885. CAMINO, Rizzardo da; CAMINI, Odci Schilling. Vade-mecum do simbolismo manico. 2 ed. Rio de Janeiro: Aurora, [s.d.]. BIEDERMANN, Hans. Dicionrio ilustrado de smbolos. So Paulo: Melhoramentos, 1993. BOSCHI, Caio Csar. Os leigos e o poder. Irmandades leigas e poltica colonizadora em Minas Gerais. So Paulo: tica, 1986. BOXER, Charles R. Catlogo das cartas dirigidas a Manuel de Souza, Oficial das Casas de Moeda do Brasil. Revista do IHGB, v. 266, p. 3-40, jan./mar. 1965. CARVALHO,Assis. Smbolos manicos e suas origens. Londrina: Editora e Grfica Cotao, 1997. CASTELLANI, Jos. Liturgia e ritualstica do grau de aprendiz maon em todos os ritos. 2 ed. So Paulo: A Gazeta Manica, 1987a. ______. Liturgia e ritualstica do grau de companheiro maon nos ritos Escocs Antigo e Aceito, Moderno, Adoniramita, Brasileiro, York, Schroeder. So Paulo:A Gazeta Manica, 1987b. ______. Liturgia e ritualstica do grau de mestre maon nos ritos Escocs Antigo e Aceito, Moderno, Adoniramita, Brasileiro, York, Schroeder. So Paulo: A Gazeta Manica, 1987c.

51

CASTRO, Boanerges B. O simbolismo dos nmeros na Maonaria. 2 ed. Rio de Janeiro: Grafica Editora Aurora, 1983. CATLOGO das cartas rgias, provises, alvars, avisos, portarias, etc., de 1662 a 1821, existentes no Arquivo Nacional. Publicaes Histricas, Rio de Janeiro, v. 1. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT,Alain. Dicionrio de smbolos. 10 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, [s.d.]. CRUZ,Almir SantAnna. Simbologia manica dos painis. Londrina: Editora ManicaA Trolha, 1997. DAVIS, Hugh William. Devices of the early printers, 14571560. Their history and development. London: [s.n.], 1935. DEWAR, James. The unlocked secret. Freemasonry reexamined. London:William Kimber, 1966. DREYFUS, Jenny. Joo Manso Pereira e sua suposta fbrica de louas. Anais do Museu Histrico Nacional, v. XIV, p. 5-28, 1953. DUBREIL, J. P. Histoire des francs-maons. Tome 1er. Bruxelles: H. - I. - G. Franois, Librairie-diteur, 1838. ELIADE, Mircea. Ferreiros e alquimistas. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. ESCHEWEGE, W. L. von. Pluto brasiliensis. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1949. FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do livro. So Paulo: Hucitec, 1992. FERRAZ, Eugenio. A casa dos contos de Ouro Preto. Ensaio histrico e memria da restaurao no ano do seu bicentenrio. Belo Horizonte: Multicor Artes Grficas, 1985. FERREIRA DA SILVA, Catarina Eleonora; PARDI, Maria Lucia Franco.A pesquisa arqueolgica na Casa da Fundio do Ouro de Gois, GO. Ddalo. So Paulo: MAE/USP, 1989. (Publicaes avulsas, n. 1). FILGUEIRAS, Carlos A. L. Joo Manso Pereira, qumico emprico do Brasil Colonial. Quimica Nova, v. 16, n. 2, p. 155-160, 1990. FINDEL, J. G. Histoire de lafFranc-maonnerie. Tome II. Paris: Librairie Internationale, 1866. FOURNIER, P. S. Manuel typographique 1764-1766. Paris: [s.n.], [s.d.]. FRUTIGER,Adrian. Sinais e smbolos. Desenho, projeto e significado. So Paulo: Martins Fontes, 1999. GOLDFARB, Ana Maria Alfonso. Da alquimia qumica. Um estudo sobre a passagem do pensamento mgico-vitalista ao mecanismo. So Paulo: Nova Stella; Edusp, 1987. GONALVES, Cleber Baptista. Casa da moeda do Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Casa da Moeda do Brasil, 1989.

52

GOULD, Robert Freke. The history of freemasonry. Philadelphia: John C.Yorkston, 1896. v. 1.

GUNON, Ren. Os smbolos da cincia sagrada. 9 ed. So Paulo: Pensamento, 1993. HARTT, Carlos Frederico. Contribuies para a etnologia do Vale do Amazonas. Arquivos do Museu Nacional, v. VI, 1881. JACOB, Margareth C. The radical enlightnment: pantheists, freemasons and republicans. London: George Allen & Unwin, 1981. LABOULAYE, Charles Pierre Lefebvre du. Dictionnaire des arts et manufactures et de lagriculture formant un trait complet de technologie. 7me. ed. Paris: Libr. du Dictionnaire des Arts et Manufactures, 1891. LVI-STRAUSS, Claude. A oleira ciumenta. So Paulo: Brasiliense, 1996. LEXIKON, Herder. Dicionrio de simbolos. So Paulo: Cultrix, 1990. LIGOU, Daniel. Dictionnaire universel de la franc-maonnerie. [S.l.]: ditions de Naverre, ditions du Prisme, 1974. LIMA,Adelino de Figueiredo. Nos bastidores do Mistrio. 3a. ed. Rio de Janeiro: Spiker, 1958. LUCAS, Fbio. Luzes e trevas: Minas Gerais no sculo XVIII. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. McMURTRIE, Douglas. The Book. The story of printing and bookmaking. 2nd ed. New York: CoviciFriede, 1938. MAGISTER. Manual del aprendiz. Estudo interpretativo sobre el valor inicitico de los smbolos y alegoras del primer grado masnico y la mstica doctrina que en ellos se encierra. Barcelona: Editorial Maynad, 1934. Biblioteca Filosfica Masnica. ______. Manual del compaero. Estudo interpretativo de los simbolos y alegorias del segundo grado masonico. La Masoneria Revelada. Buenos Aires: Editorial Kier, 1946. ______. Manual del maestro. Barcelona: Editorial Maynad, 1935. Biblioteca Filosfica Masnica. MARTINS, Wilson. A palavra escrita. Histria do livro, da imprensa e da biblioteca. 2a. ed. So Paulo: tica, 1996. MELLOR, Alec. Dictionnaire de la franc-maonnerie et des francs-maons. Paris: Belfond, 1983. NAUDON, Paul. Les origines religieuses et corporatives de la Franc-Maonnerie. 3me. ed. Dervy, Paris: [s.n.], 1972. PINHEIRO DA SILVA, Regina Coeli; MORLEY, Edna; FERREIRA DA SILVA, Catarina Eleonora. A pesquisa arqueolgica: primeiras notas. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n. 20, p. 158-165, 1984. PINTO, Amrico Cortez. Da famosa arte da imprimisso: da imprensa em Portugal s cruzadas dalm mar. Lisboa: Editora Ulisseia, 1948.

53

PIRENNE, Henri. Histria econmica e social da Idade Mdia. 4a. ed. So Paulo: Mestre Jou, 1968. READ, John. Alchemy and alchemists. Nature, v. 168, p. 759-762, 1951. RIS-PAQUOT. Dictionnaire encyclopdique des marques et monogrammes. Paris: Librairie Renouard, [s.d.]. SCHUR, Edouard. Hermes. Os grandes iniciados: esboo da histria secreta das religies. So Paulo: Martin Claret, 1986. VARGAS, Milton. A origem da alquimia: uma conjetura. Prefcio Da alquimia qumica. Um estudo sobre a passagem do pensamento mgico-vitalista ao mecanismo. So Paulo: Nova Stella; Edusp, 1987. p. 11- 31. VIEIRA, David Gueiros. O protestantismo, a maonaria e a questo religiosa no Brasil. 2 ed. Braslia: Editora UnB, 1980.

Artigo apresentado em 10/2003. Aprovado em 11/2003.

54

RESUMOS/ABSTRACTS

Alquimia, Ocultismo, Maonaria: o ouro e o simbolismo hermtico dos cadinhos (Sculos XVIII e XIX)
Tania Andrade Lima, Marlia Nogueira da Silva

Este artigo apresenta a arqueologia das enigmticas marcas impressas na base de cadinhos dos sculos XVIII e XIX recuperados nas escavaes da Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na dcada de 1980, e a explanao do seu significado simblico luz da alquimia, do ocultismo e da Maonaria. Espraiando-se extraordinariamente mundo afora atravs de uma bem-sucedida estratgia de comunicao visual, a Maonaria utilizou smbolos hermticos para a difuso de seus princpios nos mais diferentes suportes. Aparentemente estamos diante de um sinal de reconhecimento manico, o sinal exterior de uma organizao oculta, s partilhado por iniciados e incompreensvel para os demais, que contribuiu para difundir veladamente a doutrina manica por diferentes pontos do globo.
PALAVRAS-CHAVE: Cadinhos. Alquimia. Maonaria. Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Sr. v. 8/9. p.9-54 (2000-2001). Editado em 2003.

Alchemy, Occultism, Freemasonry: the gold and the hermetic symbolism of the crucibles (18th and 19th centuries)
Tania Andrade Lima, Marlia Nogueira da Silva

This paper presents the archaeology of enigmatic signs printed on the bases of 18th and 19th century crucibles recovered from excavations at the Brazilian Mint in Rio de Janeiro during the 1980s; as well as the explanation of their symbolic meaning in the light of alchemy, occultism and Freemasonry. Spreading extraordinarily around the world through a well succeeded strategy of visual communication, the Freemasonry made use of hermetic symbols printed and/or attached to different supports with the purpose of diffusing its principles. We are, apparently, before a sign of Masonic recognition, the external sign of an occult organization, exclusively shared by the initiated and in turn incomprehensible for the rest. This contributed to the diffusion of the Freemasonry doctrine to different points of the world, always in a cloaked manner.
KEYWORDS: Crucible. Alchemy. Freemasonry. Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Sr. v. 8/9. p.9-54 (2000-2001). Editado em 2003.

Em casas trreas com alcovas. Formas de morar dos setores mdios em So Paulo entre 1875 e 1900
Maria Luiza Ferreira de Oliveira

Nosso objetivo compreender quais eram as formas de morar das famlias de mdias posses em So Paulo. Esse caminho ser percorrido, sobretudo, procurando observar continuidades e transformaes na moradia das camadas mdias urbanas nas ltimas dcadas do sculo XIX, a partir do novo vocabulrio formal que estava surgindo.
PALAVRAS-CHAVE: Setores Mdios. Domesticidade. Urbanizao. Moradia. Mobilirio. Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Sr. v. 8/9. p.55-76 (2000-2001). Editado em 2003.

In one-story houses with alcoves. Ways of living of the middle class sectors of society of So Paulo between 1875 and 1900
Maria Luiza Ferreira de Oliveira

Our aim is to understand which were the ways the middle class sectors of the society of So Paulo lived. This track will be covered, above all, with a search for the continuities and transformations in the housing of the urban middle classes in the last decade of the 19th century, starting from the new formal vocabulary that was coming out.
KEYWORDS: Middle-class sectors. Domesticity. Urbanization. Housing. Furniture. Anais do Museu Paulista. So Paulo. N. Sr. v. 8/9. p.55-76 (2000-2001). Editado em 2003.

325

You might also like