You are on page 1of 62

Instrues de uso para a Planilha: Protocolo de Avaliao - Requisitos de Atividades Crticas Projeto Excelncia em Sade e Segurana (VALE - DNV)

Aba: ENTRADA
1 2 O nico campo que deve ser preenchido nesta aba o UNIDADE, sendo preenchido pelo Avaliador, com o nome do respectivo PILOTO/SITE/NEGCIO. Os demais campos so de preenchimento automtico e indicam os percentuais relativos e totais validados pelos RAC aps o preenchimento da planilha.

Abas: RAC 01, RAC 02, ... RAC 11


Cabealho
1 2 3 4 Campo Unidade: Deve ser preenchido com o nome do respectivo PILOTO/SITE/NEGCIO. Por Exemplo: Taquari-Vassouras Campo Entrevistados: Deve ser preenchido com os nomes dos profissionais da rea entrevistados durante a aplicao do Protocolo, a fim de preenchimento da planilha. Campo Avaliador(es): Deve ser preenchido com o nome dos responsveis pela aplicao do Protocolo. Campo Data: Deve conter a ltima data em que a planilha foi modificada pelo Elaborador.
Clique no link para ver o respectivo Modelo

Piloto/Site/Negcio Entrevistados Avaliador(es) Data


Clique no link para ver o respectivo Modelo

Requisitos

Nas planilhas, a Classe Requisitos para as Pessoas possui duas subclasses: - A.1 - Sade - A.2 - Capacitao Cada uma destas subclasses possui vrios itens (Ex.: 03.01; 03.02; 03.03, etc). O Avaliador deve preencher as clulas D, E, F, G e H (que representam os critrios de avaliao) de acordo com a pergunta de cada item. O mesmo ocorre para a Classe Requisitos para Instalaes e Equipamentos e para a Classe Requisitos para os Procedimentos. As clulas D, E, F, G e H devem ser preenchidas com o nmero total de itens avaliados cabveis a cada critrio de avaliao (NA, Item NAT NAI ACR AT NA NAT, NAI, ACR, AT). O nmero deve ser inteiro (no fracionrio) e diferente de zero. Caso no existam itens referentes a No exemplo ao lado, no item 03.10, observaram-se 22 situaes nas quais o item no atendido, e 50 nas quais ele atendido. Em 2 situaes o item no atendido com iniciativas, e em 4 situaes ele atendido com ressalvas. 03.10 22 2 4 50 J no item 03.11, observou-se que o item no se aplica situao avaliada. Nos casos em que toda a subclasse somente preenchida na coluna NA, a clula que indicaria a porcentagem ficar VERMELHA, ressaltando a no-aplicabilidade.

5.61

03.11 1 No item 03.12, observou-se que se a coluna do NAT for preenchida, o item passa a ser aplicvel, porm igual a zero, no 0 03.12 5 acontecendo o rateio do percentual referente a ele, diferentemente do exemplo acima. A planilha s ir exibir os valores corretos das classes aps ser completamente preenchida. Para evitar erros, aps o preenchimento, deve-se clicar no boto "check dos protocolos" localizado na parte superior esquerda da planilha de entrada. Caso haja alguma linha no seja preenchida, um alerta aparecer na tela avisando quais as linhas que necessitam de preenchimento e no status desse RAC (localizado na aba de entrada), aparecer ERRO. Aps o preenchimento das respectivas linhas, deve-se clicar novamente no boto para terminar de verificar todos os RACs. A mensagem "validao do protocolo foi concluda com sucesso" aparecer indicando o preenchimento correto Classes e subclasses que forem totalmente no aplicveis, devem ter os campos de resposta preenchidos em todas as respectivas linhas com NA.

Explanao sobre os Critrios de Avaliao


Os Critrios de Avaliao empregados nesta planilha so: NA - No se aplica (Peso Nulo) Deve ser utilizado para situaes nas quais o item no se aplica situao avaliada. NAT - No atende (Peso 0)

Deve ser utilizado para situaes nas quais o item no est em conformidade com o requisito. NAI - No atende, com iniciativas (Peso 30%) Deve ser utilizado para situaes nas quais as evidncias de atendimento ao item representam at 50% de conformidade com o requisito. ACR - Atende, com ressalvas (Peso 60%) Deve ser utilizado para situaes nas quais as evidncias de atendimento ao item representam mais de 50% de conformidade com o requisito. AT - Atende (Peso 100%) Deve ser utilizado para situaes nas quais o item est em conformidade com o requisito.

Aba: EVIDNCIAS
(Nestas abas so preenchidos os registros de evidncias de No-Conformidades encontrados durante a Avaliao.) Cada RAC deve possuir uma planilha de Registro de Evidncias.

Cabealho
1 2 3 4 5 Campo Unidade: Deve ser preenchido com o nome do respectivo PILOTO/SITE/NEGCIO. Por Exemplo: Taquari-Vassouras. Campo Entrevistados: Deve ser preenchido com os nomes dos profissionais da rea entrevistados durante a aplicao do Protocolo, a fim de preenchimento da planilha. Campo Avaliador(es): Dever ser preenchido com o nome dos responsveis pelo preenchimento da planilha. Campo Data: Deve conter a ltima data em que a planilha foi modificada pelo Elaborador. Campo RAC: Deve ser preenchido com o nmero e nome do RAC.

Clique no link para ver o respectivo Modelo

Piloto/Site/Negcio Entrevistados Avaliador(es) Data RAC


Clique no link para ver o respectivo Modelo

Descrio dos Itens e das No-Conformidades


6 7 Campo Item: Deve ser preenchido com o nmero do item da sub-classe (Ex.: 03.01; 03.02; 03.03, etc.) no qual foi identificado um desvio. Campo Descrio das No-Conformidades: Deve ser preenchido com a descrio detalhada do desvio observado (equipamento/instalao, rea, referncia de documentos, nome do empregado, etc.).

Item No-Conformidades

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:
RAC 03 - EQUIPAMENTOS MVEIS A - Requisitos para as Pessoas
NAT NAI ACR Total Validado RAC (%) AT NA

8/16/2011

48.74
Total Validado para Pessoas

Subclasse

DESCRIO DOS REQUISITOS So realizados exames mdicos para comprovao da aptido de cada pessoa envolvida na operao de 03.01 equipamentos mveis, conduo de veculos automotores de movimentao de carga, de transporte de explosivos e de transporte de produtos qumicos perigosos? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para a operao de equipamentos mveis que considerem os aspectos crticos listados abaixo? 03.02 teste de ofuscamento e viso noturna; audio acuidade, equilbrio e coordenao motora);

ITEM

17.60 3

A1. SADE

4.13 3 3

A2.CAPACITAO

Caso de operadores de equipamentos mveis em minas subterrnes, estes tambm realizam esses exames? 03.03 Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os operadores de equipamentos mveis foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em 03.04 equipamentos mveis? Os operadores de equipamentos mveis, que se deslocam sobre rodas, foram aprovados no curso sobre 03.05 direo preventiva? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de 03.06 riscos em equipamentos mveis seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre direo preventiva 03.07 seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os operadores de equipamentos mveis portam carto de identificao que explicite a validade da 03.08 habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e 03.09 treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT

2 1 1 2 2 13.48 1 1 1
NAI ACR AT NA Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

ESCOPO

B1. EQUIPAMENTOS MVEIS

B2. CAMINHES FORA DE ESTRADA

DESCRIO DOS REQUISITOS Para o acesso a cabines dos equipamentos mveis, incluindo os equipamentos ferrovirios atravs de escadas verticais e escadas marinheiro, os mesmos atendem aos seguintes requisitos: corrimo/rodap, 03.10 acesso com mnimo de 3 pontos de apoio (ps e mos) e passadios equipados com guarda corpo, rodap para acesso seguro cabine e s demais partes do equipamento nas atividades de operao e manuteno? As reas de circulao so dotadas de piso antiderrapante? Os equipamentos mveis: escavadeiras, ps-carregadeiras, tratores de esteira/pneus, motoniveladoras, motoescreiper, retroescavadeiras e caminhes fora de estrada, atendem aos seguintes requisitos? - proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador em caso de capotamento do equipamento (ROPS - exceto escavadeira) e contra queda de materiais (FOPS); - cinto de segurana; - rdio de comunicao (bidirecional) para equipamentos mveis nas reas de minerao; - buzina; - placa de identificao com a capacidade mxima permitida (quando aplicvel); - sinalizao de identificao; - alarme para manobras em marcha a r; - luz auxiliar para operao noturna; 03.11 - extintores de incndio; - sistema automtico de deteco e supresso de incndio para equipamentos mveis em que a cabine de operao esteja localizada a mais de 1,8 m em relao ao nvel do solo; - alternativa de fuga/desembarque do equipamento para os casos de emergncia; - cabine climatizada com ar condicionado (com aquecimento, quando aplicvel), exceto silvicultura e supresso vegetal; - assento regulvel com sistemas de amortecimento e atenuao de vibrao (para o operador); - proteo para as partes mveis; - pra-brisa (exceto para silvicultura e supresso vegetal). Nota especial: no se aplica a outros caminhes e a trator de esteira para as reas de prospeco mineral. Os caminhes fora de estrada atendem, alm dos requisitos estabelecidos em B1, aos seguintes requisitos? - cmeras de vdeo para eliminao de pontos cegos/melhoria da visibilidade; - sistemas de alerta de proximidade; - cintos de segurana de trs pontos para todos os ocupantes; 03.12 - iluminao auxiliar que permita manter a efetividade das cmeras de vdeo em condies adversas; - dispositivo(s) com informaes sobre posio, carga, temperatura e presso dos pneus e velocidade do veculo; - dispositivo inibidor de acionamento indevido de bscula; - dispositivo indicador de posio de bscula e dispositivo fsico de bscula baixa.

ITEM

13.45

22

50

5.61

0.00

0.00

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

8/16/2011

B3. CAMINHO (Traado, Articulado, Caamba, Basculante, Tanque, Comboio e Caminho com dois ou mais eixos)

Outros caminhes em geral, com dois ou mais eixos, tais como: traado, articulado, caamba, basculante, tanque, comboio, toco e guindaste veicular articulado, atendem aos seguintes requisitos? - cinto de segurana do tipo trs pontos para todos os ocupantes do veculo, no sendo permitida a utilizao de presilhas; - extintor de incndio com carga de p ABC; - encosto de cabea para os todos ocupantes do veculo; - sistema retardador de velocidade (facultativo para regies com trajetos comprovadamente planos); - sistema de registro de velocidade; - vidro dianteiro laminado; 03.13 - alerta sonoro de r acoplado ao sistema de acionamento de marcha a r; - luz auxiliar para operao noturna; - retrovisores externos e limpadores de pra-brisa; - buzina; - dispositivo inibidor de acionamento indevido de bscula (quando aplicvel); - dispositivo indicador de posio de bscula (quando aplicvel); - dispositivo para aterramento, quando transportando substncias inflamveis e explosivos; - adesivos refletivos (2 cores) de sinalizao em todos os lados do veculo; - cabine climatizada com ar condicionado (com aquecimento, quando aplicvel); - indicao da capacidade de carga.

1 0.00

B4. TRATOR DE ESTEIRA PARA AS REAS DE PROSPECO MINERAL

caminhes, aos seguintes requisitos? 03.14 - trao em no mnimo 4 rodas para caminhes que possuam trs ou mais eixos; - rdio de comunicao (bidirecional); - dispositivo com informaes sobre posio, carga e velocidade do veculo. O trator de esteira para as reas de prospeco mineral atende os seguintes requisitos? - proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador em caso de capotamento do veculo (ROPS Rollover Protective Structure) e contra queda de materiais (FOPS Falling Objects Protective Structure); 03.15 1

8.25

As Vias de Circulao Interna atendem aos seguintes requisitos? - sinalizao conforme definido na plano de trnsito; - barreiras fsicas segregando as reas para movimentao de pedestres e estacionamento de equipamentos mveis. 03.17 As linhas areas so sinalizadas para facilitar a identificao pelos operadores? 03.18 Os tneis de via nica possuem sinalizao para controle de acesso nas duas entradas? 03.16
B5. VIAS DE CIRCULAO INTERNA

1 1 1 1 1 5.20

03.19 Os cruzamentos com vias onde trafegam veculos automotores possuem sinalizao refletiva adequada? As reas de minerao e os locais com operaes noturnas ou com visibilidade comprometida possuem 03.20 iluminao adequada que permita tambm a visualizao de pessoas e outros equipamentos? As leiras de segurana atendem aos seguintes requisitos? - colocadas ao longo de estradas, escavaes e pontos de disposio de estril em pilha; 03.21 - altura da leira igual ou superior a metade do maior dimetro da roda dentre os equipamentos utilizados. C - Requisitos para os Procedimentos ITEM 03.22 03.23 DESCRIO DOS REQUISITOS Existe e mantido atualizado um inventrio dos equipamentos mveis contendo, no mnimo, a identificao individualizada, o setor responsvel, o fabricante, o ano de fabricao, a capacidade de carga, a finalidade de uso e os itens de segurana disponveis? Existe um plano de trnsito estabelecendo? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com operao de equipamentos mveis? Existe procedimento especfico para operao de equipamentos mveis que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana? O operador do equipamento mvel atende os seguintes requisitos? - preenche a lista de verificao das condies de segurana do equipamento mvel antes de iniciar sua jornada de trabalho; - emite sinal sonoro de advertncia sempre que iniciada operao (incluindo troca de turno, aps abastecimento ou manuteno) e para avisos de presena em situao de risco; - somente utiliza o equipamento mvel nas atividades para as quais o mesmo foi projetado; - quando se ausenta de sua rea rotineira de trabalho por um perodo superior a 15 dias, independente do motivo, recebe orientao sobre as condies de trfego antes de retornar sua rotina de trabalho. Os equipamentos mveis so testados antes de retornarem ao uso, incluindo a verificao da atuao dos dispositivos de segurana, sendo mantidos os registros? 3 22

50

NAT

NAI

ACR

AT

NA

Total Validado Procedimentos

Subclasse

17.69 1 3 5 4 4.58

C1. DOCUMENTAO

03.24

03.25

03.26
C2. PR-OPERAO

3 2.04

03.27

C3. OPERAO

atendida a proibio de operao de equipamentos mveis nos locais onde existe a permanncia de quaisquer pessoas? Nos casos onde indispensvel a presena de pessoas nas imediaes das reas de operao de 03.28 equipamentos mveis realizada anlise de risco de tarefa (ART) e emitida permisso de trabalho aps consulta a procedimento local que estabelea requisitos operacionais, tais como: distncia mnima de segurana, comunicao com o operador e/ou condutor, condies especiais para operaes noturnas, iluminao e identificao visvel a distncia do pessoal em solo, regras de sinalizao e movimentao? 03.29 ngulos retos durante operaes de descarregamento? As partes mveis (lanas, lminas, conchas) dos equipamentos mveis so posicionadas no solo quando 03.30 estes no esto em uso e descarregados?

6 9

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:
Nas reas de manuteno de equipamentos mveis esto estabelecidas vias de circulao de equipamentos e de pessoas? As vias de circulao no pavimentadas das reas de minerao so umidificadas de forma a minimizar a 03.32 gerao de poeiras? O estacionamento de equipamentos mveis somente realizado em locais permitidos devidamente 03.33 sinalizados com cones/pontaletes? atendida a proibio de parar ou estacionar? 03.31 4 4 6 5 6

8/16/2011

5.38

03.34
C3. OPERAO

03.35 03.36 03.37 03.38 03.39 03.40

03.41

- em reas de risco de inundao e deslizamento. Todas as pessoas utilizam coletes refletivos ou uniformes com faixa refletiva nas vias de circulao da rea da minerao? Os faris so mantidos acesos durante a movimentao de equipamentos mveis? Est implantado um plano de gerenciamento de fadiga, incluindo jornada de trabalho e pausas, para as pessoas que operam equipamentos mveis durante mais de 70% da jornada? Existem procedimentos para o reabastecimento de equipamentos mveis? So criadas condies de segurana adequadas para a utilizao de equipamentos mveis nas proximidades de obstculos areos do tipo: linhas de transmisso, viadutos, pontes, coberturas de oficinas? atendida a proibio da realizao de patinagem dos pneus, arrancadas bruscas, freadas violentas e trnsito por faces (lminas de terras deixadas por motoniveladoras)? atendida a proibio de executar manuteno em equipamento mvel enquanto o mesmo no estiver devidamente desligado e com todas as fontes de energia bloqueadas? Em eventuais situaes onde se torne necessria a realizao de atividades de manuteno com equipamentos mveis parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia) so elaboradas anlises de risco contemplando medidas de controle?

1 2 2 3 1 1 2 1

C4. PLANO DE MANUTENO

Os equipamentos mveis ao retornarem de manuteno, formalmente liberados, so testados antes de 03.42 serem disponibilizados para uso? Os testes incluem a verificao da atuao dos dispositivos de segurana com os respectivos registros? 03.43 03.44 Os reparos por comprometimento estrutural ou alteraes das protees dos equipamentos mveis so aprovados atravs de laudo tcnico do fabricante ou de profissional habilitado? atendida a proibio de alteraes ou modificaes que descaracterizem as condies originais dos equipamentos mveis, exceto mediante laudo tcnico do fabricante ou de profissional habilitado?

3 5.70 3 3 9

implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea 03.45 de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros?

Total Validado por RAC UNIDADE:


RAC 1 (%) Status Check Erros Requisitos para as Pessoas Requisitos para Instalaes e Equipamentos Requisitos para os Procedimentos TOTAL PESO TOTAL X PESO (TOTAL X PESO)/ PESO OK 0.0 0.0 RAC 2 (%) RAC 3 (%) RAC 4 (%) RAC 5 (%) RAC 6 (%) RAC 7 (%) RAC 8 (%) RAC 9 (%) OK 0.0 0.0 OK 0.0 0.0 OK 0.0 0.0 OK 0.0 0.0 OK 0.0 0.0 OK 0.0 0.0 OK 0.0 NA OK 0.0 0.0 RAC 10 (%) OK 0.0 0.0 RAC 11 (%) OK 0.0 0.0

TOTAL 0.0 0.0

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0 0.0 2 0.00 0.00

0.0 0.0 1 0.00 0.00

0.0 0.0 1 0.00 0.00

0.0 0.0 1 0.00 0.00

0.0 0.0 3 0.00 0.00

0.0

26 0.00

ITENS NO CONSENSADOS

TOTAL RAC

0.00

ltima Validao com Sucesso:

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE:

ENTREVISTADOS:

DATA:

AVALIADOR(ES):

RAC 01 - TRABALHO EM ALTURA

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse

NAT

NAI

ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

ITEM

DESCRIO DOS REQUISITOS

0.00

01.01 So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na realizao de trabalhos em altura? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para execuo de atividades de trabalhos em altura que considerem os aspectos crticos listados abaixo?
A1. SADE

01.02

0.00

coordenao motora);

A2.CAPACITAO

- anamnese clnico ocupacional visando identificar alteraes do sono, psicolgicas e psiquitricas. 01.03 Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os profissionais que executam atividades de trabalho em altura foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em 01.04 trabalho em altura e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC 01.05 A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em trabalho em altura seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? 01.06 Os profissionais capacitados para trabalho em altura portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? 01.07 A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

ITEM 01.08 01.09

01.10
B1. ESCADA MVEL

01.11

B2. ESCADA DE MARINHEIRO e ESCADA VERTICAL

01.12

DESCRIO DOS REQUISITOS As escadas mveis, em uso ou armazenadas (simples, extensvel e tesoura), so fabricadas com armao em material no-condutor? As escadas mveis so utilizadas apenas para acessos provisrios e servios de pequeno porte? As escadas simples ou extensveis atendem aos seguintes requisitos? - comprimento mximo de 7 m; - sapatas antiderrapantes; - sinalizao da carga mxima; - os degraus podem ser em material condutor; - mantidas as condies originais do fabricante. As escadas tipo tesoura atendem aos seguintes requisitos? - comprimento mximo de 6 m; - limitador de espao; - mantidas condies originais do fabricante; - os degraus podem ser em material condutor; - sapatas antiderrapantes; - sinalizao da carga mxima. As escadas tipo marinheiro e as escadas verticais atendem aos seguintes requisitos? - linha de vida vertical em toda a sua extenso. Nos casos onde o acesso espordico (mximo 1 vez por semana) e a altura da escada no exceda 6 metros, facultativo o uso de talabartes duplos em substituio a linha de vida vertical; - distncia entre os degraus e a estrutura de fixao de 12 cm, no mnimo; - para cada lance, de no mximo 9 m, existe um patamar intermedirio de descanso, protegido por guarda-corpo e rodap; - gaiola protetora a partir de 2 m acima da base, at 1 m acima da ltima superfcie de trabalho. As escadas plataforma atendem aos seguintes requisitos?

0.00

0.00

0.00

B3. ESCADA PLATAFORMA

01.13 com eletricidade";

0.00

01.14

Somente so utilizados andaimes do tipo tubular convencional de tubos lisos e acessrios (braadeiras e luvas) ou do tipo tubular de travamentos por encaixe tipo cunha, no sendo permitidos andaimes de encaixe simples por quadro? Em subestaes eltricas, quando indispensvel a realizao da atividade com circuitos parcial ou totalmente energizados, so utilizados andaimes de no-metlicos? E estes atendem aos seguintes requisitos: 0.00

B4. ANDAIMES

B5. PLATAFORMAS SUSPENSAS

01.15 Os andaimes so montados para resistir s solicitaes a que sero submetidos e possuem indicao das cargas admissveis de trabalho? Os andaimes possuem guarda-corpo, rodap, piso (plataforma de trabalho toda preenchida e livre), dispositivo de 01.16 fechamento no acesso plataforma de trabalho recompondo o guarda-corpo ao redor de toda a plataforma e no possuem rodzio (rodas)? Nota especial: no aplicvel para andaimes de encaixe utilizados fora de subestaes eltricas. As plataformas suspensas (andaimes suspensos) esto fixadas em elemento estrutural da edificao e atendem aos seguintes requisitos? 01.17 - guarda-corpo, rodap e piso; - dotadas de dispositivo de bloqueio mecnico automtico, atendendo mxima capacidade de carga do equipamento;

0.00

- cabo de ao com carga de ruptura igual a, no mnimo, cinco vezes carga mxima utilizada. As plataformas elevatrias (tesoura standard, tesoura TD, telescpica, mastro vertical, articulada, unipessoal e rebocvel) atendem aos seguintes requisitos? - sistema de controle de descida de emergncia; - dispositivo antibasculante e limitador de carga; - fixaes para cinto de segurana na plataforma; B6. PLATAFORMAS 01.18 - sistema de travamento/frenagem das rodas quando em operao; ELEVATRIAS - sistema de estabilizao automtica a ser utilizado precedentemente subida da plataforma; - plataforma operacional com piso antiderrapante; - indicao da capacidade de carga e alcance mximo visvel a distncia; - cones refletivos para sinalizao horizontal da localizao da mquina; - aviso sonoro e visual de translao. O guarda-corpo nas instalaes provisrias atendem aos seguintes requisitos ? 01.19 - parte superior do parapeito a 1,2 m acima das reas de trabalho ou circulao; - travessa (parapeito intermedirio) de 0,7 m acima das reas de trabalho ou circulao; B7. GUARDA- CORPO - rodap de altura mnima de 20 cm; O guarda-corpo nas instalaes permanentes atendem aos seguintes requisitos ? 01.20 - parte superior com no mnimo 0,9 m acima das reas de trabalho ou circulao; - rodap de altura mnima de 20 cm; As cadeiras suspensas possuem ligao frontal (peito); ponto de ancoragem do cabo de sustentao independente do B8. BALANCIM 01.21 ponto de ancoragem do cabo do trava-queda com resistncia de no mnimo 1.500 kg e so dotadas de dispositivo de INDIVIDUAL (CADEIRA SUSPENSA) descida e subida com dupla trava de segurana? As passarelas para trabalhos em telhados atendem aos seguintes requisitos? B9. PASSARELAS PARA 01.22 - fabricadas em material antiderrapante; TELHADO - dispositivos de interligao/travamento entre os elementos pranches; - pontos de ancoragem e linha de vida para uso de cinto de segurana acompanhando toda a sua extenso. Cinto de Segurana (Tipo Pra-Quedista) Os cintos de segurana do tipo pra-quedista atendem aos seguintes requisitos? - confeccionados em material sinttico, com linhas e costuras em material sinttico com cores contrastantes ao material bsico; 01.23 - argolas no dorso para trabalhos em geral, ponto para uso em linha de vida em escada de marinheiro, argolas laterais com proteo lombar para trabalhos de posio (eletricista), ponto de ancoragem no ombro para trabalho em espao confinado e resgate; - carga esttica mnima de ruptura de 2.268 kg. Para uso em atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens, os cintos de segurana do tipo pra-quedista so 01.24 confeccionados em fibra para-aramida? Nota especial: Neste caso facultativa a confeco com costuras em cores contrastantes. Talabarte Duplo Os talabartes duplos atendem aos seguintes requisitos? - fabricados em fibra sinttica (exceto nilon), com mosqueto e trava dupla de segurana; 01.25 - confeccionados em fibra para-aramida para o uso em atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens; - capacidade mnima de suportar carga de 2.268 kg; - comprimento mximo de 1,6 m; - absorvedor de energia e mosqueto com abertura mnima de 53 mm? 01.26 Os talabartes so sempre fixados acima do nvel dos ombros, ou em plataforma elevatria no local estabelecido pelo fabricante? Trava-Quedas O trava-quedas atende aos seguintes requisitos? - fora de frenagem inferior a 6 kN; 01.27 - indicador de fim de vida til; - mosqueto giratrio 360 para que o cabo no possa torcer; - mola de proteo antitravamento. 01.28 O trava-quedas mvel possui dupla trava de segurana e travamento simultneo em dois pontos da linha de vida? 01.29 O trava-quedas ancorado em ponto fixo instalado, no mnimo, a uma distncia de 70 cm acima da cabea do trabalhador, e ancorado em ponto fixo com capacidade superior a 1.500 kg? Linha de Vida As linhas de vida verticais e horizontais atendem aos requisitos seguintes? 01.30 - indicao de capacidade mxima de carga; - proteo contra atrito e, quando necessrio, so fabricadas em material resistente a altas temperturas. C - Requisitos para os Procedimentos
Subclasse

0.00

0.00

0.00

0.00 1

B10. EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)

0.00

1 1
NAT NAI ACR AT NA

ITEM

DESCRIO DOS REQUISITOS

Total Validado Procedimentos 0.00

01.31 Existe procedimento especfico para execuo da atividade de trabalho em altura que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana?
C1.DOCUMENTAO

01.32 Para o uso de balancim, existem procedimentos que contemplem que os cabos de ao devem ser protegidos das quinas vivas e salincias? 01.33 profissional habilitado? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e 01.34 externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com trabalho em altura? 01.35 Existe procedimento local que estabelea controle quanto observncia da capacidade de carga garantida pelo fabricante para os equipamentos de proteo individual utilizados em trabalhos em altura? 01.36 Para todo trabalho em altura analisada a possibilidade de utilizao de plataforma elevatria por pessoa devidamente habilitada, em substituio a andaimes, balancins, passarelas de telhado ou outros equipamentos afins? emitida permisso de trabalho no local de trabalho atendendo aos requisitos do procedimento especfico e elaborada anlise de riscos de tarefa (ART)? As seguintes condies so analisadas como condicionantes para emisso da permisso de trabalho? - ocorrncia de descargas atmosfricas (raios), ventos fortes, chuva intensa, neve, iluminao inadequada, poeira e 01.37 rudo excessivo; - proximidade e contato com rede eltrica energizada; - isolamento e sinalizao de toda a rea: - condies inadequadas dos executantes e dos equipamentos; - piso irregular ou de baixa resistncia. Os equipamentos e sistemas de proteo so inspecionados antes do incio das atividades e substitudos imediatamente 01.38 em caso de deteco de anormalidades como deformao, trinca, oxidao acentuada, rachaduras, cortes, enfraquecimento de molas ou costuras rompidas? 01.39 Os andaimes possuem sinalizao indicando sua condio: Liberado ou No Liberado; com indicao dos responsveis pela montagem e liberao? A ancoragem da linha de vida feita em ponto externo estrutura de trabalho? 01.40 Caso negativo, comprovada por profissional habilitado, a impossibilidade de ancoragem em ponto externo a estrutura de trabalho? 01.41 Os cabos de ao das plataformas suspensas so protegidos contra quinas vivas ou outras superfcies que provoquem atrito ? 01.42 So efetuadas avaliaes pr-tarefa para execuo das atividades de trabalho em altura? A avaliao pr-tarefa faz parte da permisso de trabalho e realizada pelo responsvel pela liberao? 01.43 atendida a proibio do uso de equipamentos de guindar como suporte/apoio de elevao de pessoas para atividades em altura? As ancoragens de talabarte duplo so feitas em ponto externo estrutura de trabalho, salvo em situaes especiais 01.44 tecnicamente comprovadas por profissional habilitado? Nas situaes especiais, elaborado por profissional habilitado projeto que comprove a estabilidade e resistncia do conjunto? Na utilizao de trava-quedas retrtil em ponto fixo, os deslocamentos horizontais dos executantes de trabalho em 01.45 altura em relao ao centro do aparelho so sempre inferiores a 1/3 da distncia entre o ponto de ligao do cinto de segurana e o solo? 01.46 A chave de partida de plataformas elevatrias fica sob responsabilidade do operador? 01.47 atendida a proibio do uso de cintos de segurana como base/apoio de sustentao para realizao de trabalhos em altura? Em mudanas de turno/equipe de trabalho dada baixa nas PTs relativas s atividades de todas as equipes envolvidas 01.48 que esto encerrando sua participao e emitidas novas PTs para a continuidade de servios ou as PTs iniciais so revalidadas? 01.49 implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da Vale para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros? 01.50 Os equipamentos de proteo individual so adquiridos de fabricantes de acordo com padres e normas de projetos aceitos, aprovados pela VALE e aprovados/cerificados pelos rgos competentes? 01.51 Os equipamentos de proteo individual so mantidos e utilizados dentro de padres preestabelecidos pelos fabricantes?

0.00

C2. PR-OPERAO

0.00

C3. EXECUO

0.00

C4. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)

01.52 O cinto de segurana tipo pra-quedista utilizado para realizar quaisquer servios onde haja risco de queda acima de 1,8 m de altura e fixado em ponto de ancoragem? 01.53 atendida a proibio do uso de cinto de segurana do tipo abdominal? 01.54 O talabarte duplo usado exclusivamente como equipamento de proteo individual?

0.00

Page 1

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:
1

RAC:
Item
01.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

01.02

01.03

01.04

01.05

01.06

01.07

01.08

01.09

01.10

01.11

01.12

01.13

01.13

01.14

01.15

01.16

01.17

01.18

01.19

01.20

01.21

01.22

01.23

01.24

01.25

01.26

01.27

01.27

01.28

01.29

01.30

01.31

01.32

01.33

01.34

01.35

01.36

01.37

01.38

01.39

01.40

01.41

01.41

01.42

01.43

01.44

01.45

01.46

01.47

01.48

01.49

01.50

01.51

01.52

01.53

01.54

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): Total Validado RAC (%) NAT NAI ACR AT NA

DATA:

RAC 02 - VECULOS AUTOMOTORES A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse ITEM 02.01 DESCRIO DOS REQUISITOS

0.00 Total Validado para Pessoas

0.00

A1. SADE

So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na conduo de veculos automotores? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para a conduo de veculos automotores que considerem os aspectos crticos listados abaixo? - sistema nervoso (viso acuidade, campo visual, diferenciao de cores e viso estereoscpica; audio 02.02 acuidade, equilbrio e coordenao motora);

0.00

02.03 Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? 02.04 02.05 02.06
A2.CAPACITAO

02.07 02.08 02.09

Os condutores de veculos automotores foram aprovados no curso sobre direo preventiva e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre direo preventiva seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os condutores de veculos automotores portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? Os condutores de veculos automotores envolvidos em evento que leve a perda real ou potencial grave foram aprovados em treinamento de reciclagem de direo preventiva? Os condutores de veculos automotores que acessam reas de minerao foram aprovados em treinamento especfico para circulao nestes ambientes? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

Subclasse

B1. AUTOMVEIS COM CAPACIDADE AT 5 PASSAGEIROS E MINIVANS

DESCRIO DOS REQUISITOS Os automveis com capacidade at 5 passageiros e minivans atendem aos seguintes requisitos? - cintos de segurana do tipo trs pontos para todos os ocupantes do veculo nos bancos dianteiros e traseiros, no sendo permitida a utilizao de presilhas; - encostos de cabea disponveis para todos os ocupantes do veculo nos bancos dianteiros e traseiros; 02.10 - extintor de incndio com carga de p ABC; - luz suplementar de freio (brake-light) montada em posio elevada na traseira do veculo; - vidro dianteiro laminado. - limpadores de pra-brisa Os automveis com capacidade at 5 passageiros e minivans que no sejam de uso exclusivo interno s dependncias da Vale, atendem aos seguintes requisitos? 02.11 - airbags para ocupantes dos bancos dianteiros; - sistema de freio com dispositivo antibloqueio (Anti-lock Breaking System ABS) nas 4 rodas.
ITEM 02.12

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

0.00

0.00

Os automveis com capacidade at 5 passageiros e minivans que sejam de uso exclusivo interno s dependncias da Vale e que no possuem airbag para ocupantes dos bancos dianteiros e sistema de freio com dispositivo antibloqueio (Anti-lock Breaking System - ABS) possuem sinalizao visvel a distncia indicando "USO EXCLUSIVO INTERNO" atravs de adesivos refletivos na cor vermelha em todos os lados do veculo?

B2. VANS, VECULOS DE CARGA, MICRONIBUS E NIBUS

As vans, veculos de carga, micronibus e nibus atendem aos seguintes requisitos? - cinto de segurana tipo trs pontos para todos os ocupantes dos veculos de carga, condutores dos nibus e micronibus e para os ocupantes da primeira linha de bancos das vans, no sendo permitida a utilizao de presilhas; - cintos de segurana para os demais ocupantes das vans, nibus e micronibus; - encostos de cabea disponveis para os todos os ocupantes do veculo; 02.13 - sistema de registro de velocidade; - extintor de incndio com carga de p ABC; - luz suplementar de freio (brake-light) montada em posio elevada na traseira do veculo; - vidro dianteiro laminado; - alerta sonoro de r acoplado ao sistema de acionamento de marcha a r; - limpadores de pra-brisa.
02.14 Os veculos de carga do tipo caminhonetes possuem grade de proteo do vidro traseiro/isolamento de carga? 02.15 Os nibus possuem sistema retardador de velocidade? 02.16 Os nibus e micronibus possuem sadas de emergncia?

0.00

As caminhonetes possuem proteo contra capotamento (ROPS- Roll Over Protection Structure) que atenda a projeto elaborado por profissional habilitado? As vans e veculos de carga possuem sistema de freio com dispositivo antibloqueio (Anti-lock Breaking System ABS) 02.18 em todas as rodas? Os veculos de carga que no sejam de uso exclusivo interno s dependncias da VALE possuem airbags para 02.19 ocupantes dos bancos dianteiros? As vans e veculos de carga que sejam de uso exclusivo interno s dependncias da Vale e que no possuem airbag para ocupantes dos bancos dianteiros e sistema de freio com dispositivo antibloqueio (Anti-lock Breaking System 02.20 ABS) em todas as rodas possuem sinalizao visvel distncia indicando "USO EXCLUSIVO INTERNO" atravs de adesivos refletivos na cor vermelha nas laterais do veculo?
02.17

Page 1

RAC 02 - VECULOS AUTOMOTORES Os automveis com capacidade at 12 passageiros para reas de prospeco mineral atendem aos seguintes requisitos? - cinto de segurana do tipo trs pontos para todos os ocupantes nos bancos dianteiros, traseiros e lateriais, no sendo permitida a utilizao de presilhas; - encosto de cabea para todos os ocupantes do veculo nos bancos dianteiros, traseiros e laterais; - barras de proteo laterais ou reforo na estrutura lateral, dimensionadas para sofrer deformao e assimilar o choque; - alarme de velocidade excessiva; 02.21 - extintor de incndio com carga de p ABC; - vidro dianteiro laminado; - carroceria metlica (monobloco); - grade metlica de proteo para faris e lanternas dianteiras e traseiras; - proteo contra capotamento (ROPS- Roll Over Protection Structure) interna e externa que atenda a projeto elaborado por profissional habilitado com aprovao da montadora; - sinalizao que seja visvel a distncia indicando "USO EXCLUSIVO EM REAS DE EXPLORAO MINERAL", por meio de adesivos ou placas refletivas na cor vermelha em todos os lados do veculo; - limpadores de pra-brisa. Os automveis com capacidade at 12 passageiros para reas de prospeco mineral somente so utilizados para o transporte de pessoas em estradas vicinais e possuem sinalizao visvel a distncia indicando "USO EXCLUSIVO EM 02.22 REAS DE EXPLORAO MINERAL", por meio de adesivos ou placas refletivas na cor vermelha em todos os lados do veculo? A velocidade mxima permitida nas vias de circulao limitada a 40 Km/h? Os veculos automotores que acessam as reas de minerao atendem aos seguintes requistos? - sinalizao atravs de bandeira em antena telescpica e sinalizao luminosa na ponta superior da antena; - rdio de comunicao bidirecional que possa ser sintonizado na faixa de comunicao com outros veculos automotores e equipamento mveis; - cor clara (branca ou prata); - luz giroscpica no teto do veculo; 02.23 - adesivos refletivos (2 cores) de sinalizao em todos os lados do veculo; - alerta sonoro de r acoplado ao sistema de acionamento de marcha a r; - trao nas 4 rodas; - duas portas para cada linha de bancos; - proteo contra capotamento (ROPS- Roll Over Protection Structure) que atenda a projeto elaborado por profissional habilitado (para os veculos do tipo caminhonete).
02.24

Total Validado RAC (%)

0.00

B3. AUTOMVEIS COM CAPACIDADE AT 12 PASSAGEIROS PARA REAS DE PROSPECO MINERAL

0.00

B4. REQUISITOS PARA VECULOS QUE ACESSAM AS REAS DE MINERAO

0.00

B5. USO DE COOPERATIVAS DE TXI

Os veculos das cooperativas de txi contratadas atendem aos seguintes requisitos? - cinto de segurana de trs pontos e encosto de cabea para todos os ocupantes; C - Requisitos para os Procedimentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00
Total Validado Procedimentos

Subclasse

ITEM 02.25

DESCRIO DOS REQUISITOS Os condutores de veculos automotores possuem carteira de habilitao na validade, expedida por rgo competente h no mnimo 2 anos a partir da data da primeira habilitao? Existe lista de todos os condutores autorizados, empregados e contratados fixos, a dirigir veculos automotores dentro das instalaes da Vale? A manuteno do condutor na referida lista est vinculada validade da documentao de autorizao para conduo de veculos (carto de identificao e carteira de habilitao)? estabelecido um controle que garanta a manuteno atualizada da lista dos condutores autorizados? Existe procedimento especfico para execuo da atividade de conduo de veculos automotores que estabelea

0.00

02.26

C1. DOCUMENTAO

02.27 medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de

0.00

sade e segurana? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos 02.28 e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com veculos automotores?
02.29 02.30 02.31 02.32
C2. PR-OPERAO

implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da Vale para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros? O motorista preenche uma lista de verificao das condies de segurana do veculo antes de iniciar sua jornada de trabalho? Todos os ocupantes do veculo permanecem sentados e fazem uso do cinto de segurana, individualmente? No so realizadas alteraes ou modificaes que descaracterizem as condies originais dos veculos automotores, exceto mediante laudo tcnico do fabricante ou de profissional habilitado? Em deslocamentos fora de centros urbanos utilizando txis de cooperativas que no possuam airbag duplo, todos os passageiros se sentam nos bancos traseiros? Em casos de deslocamentos com bagagens, estas so devidamente acondicionadas ou afixadas de modo a garantir a segurana dos ocupantes em caso de acidentes? So disponibilizados coletes refletivos sendo, no mnimo, duas unidades em cada veculo para uso em situaes emergenciais nas quais o condutor permanea fora do veculo? Durante a movimentao dos veculos os faris so mantidos acesos? So respeitadas as velocidades de segurana para as vias considerando horrio e condies climticas? A capacidade de carga e nmero de passageiros so respeitados? Durante a conduo dos veculos, os condutores atendem aos seguintes requisitos? - no fumam; - no falam ao celular; - no utilizam aparelhos de imagem (DVD e TV) e som com fones de ouvido; - no portam a carteira de habilitao vencida; - no esto com os treinamentos vencidos; So disponibilizados rotogramas, para trajetos considerados de risco alto ou muito alto? Consideram: - condies das pistas; - condies climatolgicas; - reas com ndices elevados de violncia; - sinalizao; - intensidade de trfego; - distncias percorridas, rotas alternativas e interferncias eventuais (obras, desvios)? Nota especial: para as reas de prospeco mineral que no tenham acesso por estradas permanentes, no requerido rotograma. Os rotogramas so revisados no mnimo anualmente ou sempre que houver uma modificao significativa nas condies consideradas? Existe procedimento estabelecido que regule os deslocamentos noturnos? Est implantado um plano de gerenciamento de fadiga para as pessoas que conduzem veculos automotores em 70% ou mais do tempo da sua jornada de trabalho, incluindo pausas? Existe plano de trnsito? As vias de circulao nas unidades que possuam veculos de uso exclusivo interno s dependncias da Vale que no

02.33 02.34 02.35 02.36 02.37 02.38

0.00

C3.CONDUO

0.00

02.39

02.40
C4. CIRCULAO EXTERNA

0.00

02.41 02.42 02.43 02.44


C5. CIRCULAO INTERNA

02.45 tenham airbag para ocupantes dos bancos dianteiros e sistema de freio com dispositivo antibloqueio (Anti-lock

0.00

Breaking System - ABS) esto devidamente sinalizadas e com velocidade mxima permitida de 40 km/h?

Page 2

RAC 02 - VECULOS AUTOMOTORES


02.46 As vias de circulao quando no pavimentadas so umidificadas? 02.47 mantida a luz giroscpica sempre ligada? 02.48 Os veculos so impedidos de passar diretamente sobre cabos de alimentao de energia eltrica?

Total Validado RAC (%)

0.00

C6. CIRCULAO NAS REAS DE MINERAO

Em caso de neblina, cerrao, chuva, fumaa proveniente de incndios florestais ou poeira intensa, o veculo s entra na rea de minerao com autorizao do responsvel pela operao? Os veculos sem condies de locomoo em uma pista de rolamento ou vias de acesso ligam o pisca-alerta e 02.50 permanecem com a luz giroscpica ligada?
02.49

0.00 Veculos automotores que no atendam aos requisitos para veculos em reas de minerao acessam essas reas somente em troca de turno ou em emergncia e respeitando o plano de trnsito em uma das seguintes condies: - acompanhados por batedores; ou 02.51 - utilizando vias exclusivas para veculos automotores pelas quais no haja trfego de equipamentos mveis; ou - com a interrupo da operao dos equipamentos mveis e veculos de movimentao de carga durante os perodos de acesso?

Page 3

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
02.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

02.02

02.03

02.04

02.05

02.06

02.07

02.08

02.09

02.10

02.11

02.12

02.13

02.13

02.14

02.15

02.16

02.17

02.18

02.19

02.20

02.21

02.22

02.23

02.24

02.25

02.26

02.27

02.28

02.28

02.29

02.30

02.31

02.32

02.33

02.34

02.35

02.36

02.37

02.38

02.39

02.40

02.41

02.42

02.43

02.44

02.45

02.46

02.47

02.48

02.49

02.50

02.51

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC 03 - EQUIPAMENTOS MVEIS A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse

Total Validado RAC (%) NAT NAI ACR AT NA

0.00
Total Validado para Pessoas

ITEM

DESCRIO DOS REQUISITOS

0.00

So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na 03.01 operao de equipamentos mveis, conduo de veculos automotores de movimentao de carga, de transporte de explosivos e de transporte de produtos qumicos perigosos? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para a operao de equipamentos mveis que considerem os aspectos crticos listados abaixo?
A1. SADE

0.00 03.02 audio acuidade, equilbrio e coordenao motora);

Caso de operadores de equipamentos mveis em minas subterrnes, estes tambm realizam esses exames? 03.03 Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os operadores de equipamentos mveis foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em 03.04 equipamentos mveis? Os operadores de equipamentos mveis, que se deslocam sobre rodas, foram aprovados no curso sobre 03.05 direo preventiva? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de 03.06 riscos em equipamentos mveis seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre direo preventiva 03.07 seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os operadores de equipamentos mveis portam carto de identificao que explicite a validade da 03.08 habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e 03.09 treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos DESCRIO DOS REQUISITOS Para o acesso a cabines dos equipamentos mveis, incluindo os equipamentos ferrovirios, atravs de escadas verticais e escadas marinheiro, os mesmos atendem aos seguintes requisitos: corrimo/rodap, 03.10 acesso com mnimo de 3 pontos de apoio (ps e mos) e passadios equipados com guarda corpo, rodap para acesso seguro cabine e s demais partes do equipamento nas atividades de operao e manuteno? As reas de circulao so dotadas de piso antiderrapante? Os equipamentos mveis: escavadeiras, ps-carregadeiras, tratores de esteira/pneus, motoniveladoras, motoescreiper, retroescavadeiras e caminhes fora de estrada, atendem aos seguintes requisitos? - proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador em caso de capotamento do equipamento (ROPS - exceto escavadeira) e contra queda de materiais (FOPS); - cinto de segurana; - rdio de comunicao (bidirecional) para equipamentos mveis nas reas de minerao; - buzina; - placa de identificao com a capacidade mxima permitida (quando aplicvel); - sinalizao de identificao; - alarme para manobras em marcha a r (quando aplicvel); - luz auxiliar para operao noturna; 03.11 - extintores de incndio; - sistema automtico de deteco e supresso de incndio para equipamentos mveis em que a cabine de operao esteja localizada a mais de 1,8 m em relao ao nvel do solo; - alternativa de fuga/desembarque do equipamento para os casos de emergncia; - cabine climatizada com ar condicionado (com aquecimento, quando aplicvel), exceto silvicultura e supresso vegetal; - assento regulvel com sistemas de amortecimento e atenuao de vibrao (para o operador); - proteo para as partes mveis; - pra-brisa (exceto para silvicultura e supresso vegetal). Nota especial: no se aplica a outros caminhes e a trator de esteira para as reas de prospeco mineral. Os caminhes fora de estrada atendem, alm dos requisitos estabelecidos em B1, aos seguintes requisitos? - cmeras de vdeo para eliminao de pontos cegos/melhoria da visibilidade; - sistemas de alerta de proximidade; - cintos de segurana de trs pontos para todos os ocupantes; 03.12 - iluminao auxiliar que permita manter a efetividade das cmeras de vdeo em condies adversas; - dispositivo(s) com informaes sobre posio, carga, temperatura e presso dos pneus e velocidade do veculo; - dispositivo inibidor de acionamento indevido de bscula; - dispositivo indicador de posio de bscula e dispositivo fsico de bscula baixa. ITEM
NAT NAI ACR AT NA

A2.CAPACITAO

0.00

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

0.00

ESCOPO

0.00

B1. EQUIPAMENTOS MVEIS

0.00

B2. CAMINHES FORA DE ESTRADA

0.00

Page 8

RAC 03 - EQUIPAMENTOS MVEIS Outros caminhes em geral, com dois ou mais eixos, tais como: traado, articulado, caamba, basculante, tanque, comboio, toco e guindaste veicular articulado, atendem aos seguintes requisitos? - cinto de segurana do tipo trs pontos para todos os ocupantes do veculo, no sendo permitida a utilizao de presilhas; - extintor de incndio com carga de p ABC; - encosto de cabea para os todos ocupantes do veculo; - sistema retardador de velocidade; - sistema de registro de velocidade; - vidro dianteiro laminado; 03.13 - alerta sonoro de r acoplado ao sistema de acionamento de marcha a r; - luz auxiliar para operao noturna; - retrovisores externos e limpadores de pra-brisa; - buzina; - dispositivo inibidor de acionamento indevido de bscula (quando aplicvel); - dispositivo indicador de posio de bscula (quando aplicvel); - dispositivo para aterramento, quando transportando substncias inflamveis e explosivos; - adesivos refletivos (2 cores) de sinalizao em todos os lados do veculo; - cabine climatizada com ar condicionado (com aquecimento, quando aplicvel); - indicao da capacidade de carga. caminhes, aos seguintes requisitos? 03.14 - trao em no mnimo 4 rodas para caminhes que possuam trs ou mais eixos; - rdio de comunicao (bidirecional); - dispositivo com informaes sobre posio, carga e velocidade do veculo. O trator de esteira para as reas de prospeco mineral atende os seguintes requisitos? - proteo (aprovada ou certificada) para o habitculo do operador em caso de capotamento do veculo (ROPS Rollover Protective Structure) e contra queda de materiais (FOPS Falling Objects Protective Structure); 03.15

Total Validado RAC (%)

0.00

B3. CAMINHO (Traado, Articulado, Caamba, Basculante, Tanque, Comboio e Caminho com dois ou mais eixos)

0.00

B4. TRATOR DE ESTEIRA PARA AS REAS DE PROSPECO MINERAL

0.00

As Vias de Circulao Interna atendem aos seguintes requisitos? - sinalizao conforme definido na plano de trnsito; - barreiras fsicas segregando as reas para movimentao de pedestres e estacionamento de equipamentos mveis. 03.17 As linhas areas so sinalizadas para facilitar a identificao pelos operadores? 03.18 Os tneis de via nica possuem sinalizao para controle de acesso nas duas entradas? 03.16
B5. VIAS DE CIRCULAO INTERNA

03.19 Os cruzamentos com vias onde trafegam veculos automotores possuem sinalizao refletiva adequada? As reas de minerao e os locais com operaes noturnas ou com visibilidade comprometida possuem 03.20 iluminao adequada que permita tambm a visualizao de pessoas e outros equipamentos? As leiras de segurana atendem aos seguintes requisitos? 03.21 - colocadas ao longo de estradas, escavaes e pontos de disposio de estril em pilha; - altura da leira igual ou superior a metade do maior dimetro da roda dentre os equipamentos utilizados. C - Requisitos para os Procedimentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

Subclasse

ITEM 03.22 03.23

C1. DOCUMENTAO

03.24

03.25

DESCRIO DOS REQUISITOS Existe e mantido atualizado um inventrio dos equipamentos mveis contendo, no mnimo, a identificao individualizada, o setor responsvel, o fabricante, o ano de fabricao, a capacidade de carga, a finalidade de uso e os itens de segurana disponveis? Existe um plano de trnsito? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com operao de equipamentos mveis? Existe procedimento especfico para operao de equipamentos mveis que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana?

Total Validado Procediment os

0.00

0.00

C2. PR-OPERAO

O operador do equipamento mvel atende os seguintes requisitos? - preenche a lista de verificao das condies de segurana do equipamento mvel antes de iniciar sua jornada de trabalho; - emite sinal sonoro de advertncia sempre que iniciada operao (incluindo troca de turno, aps 03.26 abastecimento ou manuteno) e para avisos de presena em situao de risco; - somente utiliza o equipamento mvel nas atividades para as quais o mesmo foi projetado; - quando se ausenta de sua rea rotineira de trabalho por um perodo superior a 15 dias, independente do motivo, recebe orientao sobre as condies de trfego antes de retornar sua rotina de trabalho. 03.27 Os equipamentos mveis so testados antes de retornarem ao uso, incluindo a verificao da atuao dos dispositivos de segurana, sendo mantidos os registros?

0.00

atendida a proibio de operao de equipamentos mveis nos locais onde existe a permanncia de quaisquer pessoas? Nos casos onde indispensvel a presena de pessoas nas imediaes das reas de operao de 03.28 equipamentos mveis realizada anlise de risco de tarefa (ART) e emitida permisso de trabalho aps consulta a procedimento local que estabelea requisitos operacionais, tais como: distncia mnima de segurana, comunicao com o operador e/ou condutor, condies especiais para operaes noturnas, iluminao e identificao visvel a distncia do pessoal em solo, regras de sinalizao e movimentao? 03.29 03.30 retos durante operaes de descarregamento? As partes mveis (lanas, lminas, conchas) dos equipamentos mveis so posicionadas no solo quando estes no esto em uso e descarregados? Nas reas de manuteno de equipamentos mveis esto estabelecidas vias de circulao de 03.31 equipamentos e de pessoas?

Page 9

RAC 03 - EQUIPAMENTOS MVEIS As vias de circulao no pavimentadas das reas de minerao so umidificadas de forma a minimizar a gerao de poeiras? O estacionamento de equipamentos mveis somente realizado em locais permitidos devidamente 03.33 sinalizados com cones/pontaletes? atendida a proibio de parar ou estacionar? 03.32

Total Validado RAC (%)

0.00

C3. OPERAO

0.00

03.34

03.35 03.36 03.37 03.38 03.39 03.40

03.41

- em reas de risco de inundao e deslizamento. Todas as pessoas utilizam coletes refletivos ou uniformes com faixa refletiva nas vias de circulao da rea da minerao? Os faris so mantidos acesos durante a movimentao de equipamentos mveis? Est implantado um plano de gerenciamento de fadiga, incluindo jornada de trabalho e pausas, para as pessoas que operam equipamentos mveis durante mais de 70% da jornada? Existem procedimentos para o reabastecimento de equipamentos mveis? So criadas condies de segurana adequadas para a utilizao de equipamentos mveis nas proximidades de obstculos areos do tipo: linhas de transmisso, viadutos, pontes, coberturas de oficinas? atendida a proibio da realizao de patinagem dos pneus, arrancadas bruscas, freadas violentas e trnsito por faces (lminas de terras deixadas por motoniveladoras)? atendida a proibio de executar manuteno em equipamento mvel enquanto o mesmo no estiver devidamente desligado e com todas as fontes de energia bloqueadas? Em eventuais situaes onde se torne necessria a realizao de atividades de manuteno com equipamentos mveis parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia) so elaboradas anlises de risco contemplando medidas de controle?

C4. PLANO DE MANUTENO

Os equipamentos mveis ao retornarem de manuteno, formalmente liberados, so testados antes de 03.42 serem disponibilizados para uso? Os testes incluem a verificao da atuao dos dispositivos de segurana com os respectivos registros? 03.43 03.44 Os reparos por comprometimento estrutural ou alteraes das protees dos equipamentos mveis so aprovados atravs de laudo tcnico do fabricante ou de profissional habilitado? atendida a proibio de alteraes ou modificaes que descaracterizem as condies originais dos equipamentos mveis, exceto mediante laudo tcnico do fabricante ou de profissional habilitado?

0.00

implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea 03.45 de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros?

Page 10

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
03.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

03.02

03.03

03.04

03.05

03.06

03.07

03.08

03.09

03.10

03.11

03.12

03.13

03.13

03.14

03.15

03.16

03.17

03.18

03.19

03.20

03.21

03.22

03.23

03.24

03.25

03.26

03.27

03.28

03.28

03.29

03.30

03.31

03.32

03.33

03.34

03.35

03.36

03.37

03.38

03.39

03.40

03.41

03.42

03.43

03.44

03.45

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

RAC 04 - BLOQUEIO E SINALIZAO A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse
ITEM 04.01

Total Validado RAC (%)

0.00
Total Validado para Pessoas

NAT

NAI

ACR

AT

NA

A1. SADE

04.02

DESCRIO DOS REQUISITOS So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na realizao de bloqueio e sinalizao? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para a atividade de bloqueio e sinalizao que considerem os aspectos crticos listados abaixo?

0.00

0.00

04.03 04.04

A2.CAPACITAO

04.05 04.07 04.08

Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os profissionais que executam atividades de bloqueio e sinalizao foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em bloqueio e sinalizao e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em bloqueio e sinalizao seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam atividades de bloqueio e sinalizao portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

ITEM

B1. DISPOSITIVO DE BLOQUEIO

04.09

04.10

DESCRIO DOS REQUISITOS O dispositivo de bloqueio atende aos seguintes requisitos? - durvel no ambiente onde ser utilizado; - padronizado em relao cor, forma, tamanho e tipo de material; - fcil identificao; - resistncia mecnica suficiente para no permitir a sua violao; - individualizado e rastrevel. So previstos locais para aplicao de dispositivos de bloqueio nas mquinas e equipamentos existentes e nos projetos de novos equipamentos? - indica nome do executante, matrcula, rea, telefone/ramal e empresa; - indica data, hora e razo do bloqueio; - durvel no ambiente onde utilizada; - padronizada em relao cor, forma, tamanho, tipo de material e de fcil identificao. A sinalizao do equipamento, sistema operacional ou processo operacional bloqueado atende aos seguintes requisitos?

0.00

0.00

B2.SINALIZAO DE BLOQUEIO E SINALIZAO DO EQUIPAMENTO, SISTEMA OPERACIONAL OU PROCESSO OPERACIONAL BLOQUEADO

04.11

0.00

04.12

C - Requisitos para os Procedimentos


Subclasse ITEM

NAT

NAI

ACR

AT

NA

Total Validado Procedimentos

DESCRIO DOS REQUISITOS Existe procedimento operacional especfico de bloqueio e sinalizao que contempla as seguintes etapas: preparao, comunicao inicial, desligamento, isolamento, bloqueio, sinalizao, liberao de energia residual, teste de verificao do bloqueio, retirada da sinalizao, comunicao final e retorno operao? Este procedimento est baseado em anlise de riscos validada pela rea de sade e segurana? O procedimento operacional especfico define bloqueio para cada equipamento, sistema operacional ou processo operacional identificando claramente? - todas as fontes de energia; - todos os pontos de bloqueio, bem como o circuito ou sistema operacional sobre os quais eles tm controle direto; - os passos especficos para alcanar o estado de energia zero; - os mtodos para executar teste de verificao do bloqueio. Este procedimento est baseado em anlise de riscos validada pela rea de sade e segurana? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com bloqueio e sinalizao? Havendo a necessidade de interveno em um equipamento, sistema operacional ou processo operacional que tenha alguma fonte de energia no identificada, a atividade somente realizada aps a realizao da anlise de risco de tarefa? E o procedimento operacional especfico revisados, incluindo os respectivos bloqueios? Havendo a necessidade de interveno em um equipamento, sistema operacional ou processo operacional que tenha alguma fonte de energia no-cadastrada, a atividade somente realizada aps elaborao da anlise de risco da tarefa (ART)? Antes do incio do servio so realizados testes de verificao de liberao de energia residual? O executante da atividade instala seus dispositivos de bloqueio, assim como responsvel pela remoo dos seus respectivos dispositivos de bloqueio? Em caso de travamento em grupo, todos os bloqueios individuais dos envolvidos so instalados em dispositivo inviolvel que contem a(s) chave(s) do(s) bloqueio(s) de energia? emitida a permisso de trabalho (PT), antes da execuo do servio, com verificao de bloqueios de energia, para atividades de: manuteno, abertura de linha de processo ou equipamento, trabalho em superfcies energizadas, inspees em mquinas, equipamentos e linhas de processo? Quando necessria a realizao de atividades de operao e/ou manuteno com equipamentos parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia), realizada anlise de risco da tarefa e permisso de trabalho?

0.00

04.13

04.14

C1. DOCUMENTAO

0.00

04.15

04.16

04.17 04.18 04.19 04.20 C2.PREPARAO PARA BLOQUEIO

0.00

04.21

04.22

Page 1

RAC 04 - BLOQUEIO E SINALIZAO Durante mudana de turno/equipe de trabalho, os equipamentos que precisam permanecer sem energia so mantidos bloqueados e os executantes que esto encerrando suas participaes: - aguardam os companheiros aplicarem seus dispositivos de bloqueio, sinalizao e identificao para ento retirarem os seus; ou - h procedimento objetivando garantir a efetividade dos bloqueios nos casos em que no possvel aguardar as substituies dos dispositivos? Nas mudanas de turno/equipe de trabalho so atendidos os seguintes requisitos? - baixa nas permisses de trabalho (PT) relativas s atividades de todas as equipes/executantes que esto encerrando sua participao; - emisso de novas PTs para a continuidade dos servios ou ento a revalidao das PT iniciais. Existe procedimento local que estabelece os critrios para a autorizao formal, requerida previamente para a destruio dos dispositivos de bloqueio nos casos de: - perda de chave de algum dispositivo de bloqueio, formalizada pelo executante; ou - ausncia de algum dos executantes no momento da substituio do bloqueio? implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros? Os EPIs necessrios operao de bloqueio e sinalizao so definidos levando em conta o tipo de energia e as condies especficas do local onde o bloqueio ser efetuado? Os equipamentos de proteo individual so adquiridos de fabricantes de acordo com padres e normas de projetos aceitos, aprovados pela VALE e aprovados/cerificados pelos rgos competentes? Os equipamentos de proteo individual so mantidos e utilizados dentro de padres preestabelecidos pelos fabricantes?

Total Validado RAC (%)

0.00

04.23

C3. EXECUO DE BLOQUEIO

04.24

0.00

04.25

04.26

04.27 C4. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)

04.28

0.00

04.29

Page 2

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
04.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

04.02

04.03

04.04

04.05

04.06

04.07

04.08

04.09

04.10

04.11

04.12

04.13

04.13

04.14

04.15

04.16

04.17

04.18

04.19

04.20

04.21

04.22

04.23

04.24

04.25

04.26

04.27

04.27

04.28

04.29

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE:

ENTREVISTADOS:

DATA:

AVALIADOR(ES):

RAC 05 - MOVIMENTAO DE CARGA

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse

NAT NAI ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

ITEM 05.01

DESCRIO DOS REQUISITOS So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na realizao da atividade de movimentao de cargas? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para a atividade de movimentao de cargas que considerem os aspectos crticos listados abaixo? - sistema nervoso (viso acuidade e campo visual, diferenciao de cores e viso estereoscpica; audio acuidade; equilbrio e coordenao motora);

0.00

A1. SADE

05.02

0.00

05.03 05.04

05.05

Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os profissionais que executam atividades de movimentao de carga foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em movimentao de carga e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os operadores de equipamentos automotores de movimentao de carga que se deslocam sobre rodas foram aprovados no curso sobre direo preventiva e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em movimentao e carga seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre direo preventiva seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam atividades de movimentao de carga portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA Total Validado para Instalaes e Equipamentos

A2.CAPACITAO

05.06 05.07 05.08 05.09

0.00

Subclasse

ITEM

DESCRIO DOS REQUISITOS Os guindastes atendem aos seguintes requisitos? - espelhos retrovisores externos, faris, luz de marcha a r, alarme de marcha a r, freio de estacionamento, buzina, extintores de incndio (adequados ao equipamento), cinto de segurana de trs pontos para todos os ocupantes do veculo; - tabela de carga na cabine de comando em lngua ptria e unidades de medida no Sistema de Unidades adotado no pas onde o equipamento ser utilizado; - partes rotativas motoras totalmente protegidas; de altura, atenuao da vibrao, encosto e apoio de cabea, arranjo de instrumentos e dispositivos de segurana contra acionamento acidental; - monitoramento de presso das patolas com alarme sonoro; - gancho provido de trava de segurana; - inclinmetro (indicador de inclinao); - fitas refletivas nos lados externos e sinalizao atravs de luz giroscpica; - chave de fim-de-curso, alarme que indique seu limite de curso em condies operacionais; - sensor de sobrecarga. Os equipamentos de guindar em poos atendem aos seguintes requisitos? - bloqueios que evitem o acesso indevido ao poo de minerao subterrnea e portes para acesso cabine ou gaiola em cada nvel; - dispositivos que interrompam a movimentao do guincho quando a cabine ou gaiola ultrapassa os limites de velocidade ou posicionamento permitidos; - sinal mecanizado ou automtico em cada nvel do poo de minerao subterrnea; - sistema de comunicao integrado ao longo de todo o poo de minerao subterrnea (incluindo os demais nveis) com o guincho e a superfcie; - freio de emergncia de acionamento automtico; - indicador de profundidade com funcionamento independente do motor. Os meios de transporte e extrao em subsolo acionados por guincho atendem os seguintes requisitos? - sistema de frenagem que possibilite a sua sustentao, parado e em qualquer posio, carregado com, no mnimo, 150% da carga mxima recomendada; - indicador de profundidade com funcionamento independente do motor. Os guindastes veiculares articulados (Caminhes Munck) atendem aos seguintes requisitos? - tabela de carga no ponto de operao em lngua ptria e as unidades de medida no Sistema de Unidades adotado no pas onde o equipamento ser utilizado; - gancho provido de trava de segurana; As operaes dos controles hidrulicos do brao mecnico so realizadas do lado do veculo que permite a visualizao direta pelo prprio operador de todo o trajeto de movimentao da carga?

0.00

B1. GUINDASTE

05.10

0.00

B2. EQUIPAMENTOS DE GUINDAR EM POOS

05.11

0.00

B3. MEIOS DE TRANSPORTE E EXTRAO EM SUBSOLO ACIONADO POR GUINCHO

05.12

0.00

B4. GUINDASTE VEICULAR ARTICULADO (CAMINHO MUNCK)

05.13

0.00

05.14

Page 1

RAC 05 - MOVIMENTAO DE CARGA Os elevadores de carga atendem aos seguintes requisitos? - dimensionados por profissional habilitado; - estruturas devidamente aterradas; - faces revestidas com tela de arame galvanizado (ou material equivalente); - sinalizao de forma a proibir o transporte de trabalhadores nos mesmos; - sistema de segurana: freio mecnico, sistema eletromecnico, trava de segurana, interruptor de corrente; - indicao de carga visvel a distncia. As gruas atendem aos seguintes requisitos? - dimensionadas por profissional habilitado; - sinalizador de topo, alarme sonoro e anemmetro; - estruturas devidamente aterradas; - partes rotativas motoras protegidas; - tabela de carga na cabine de comando em lngua ptria e as unidades de medida no sistema de unidades adotado no pas onde o equipamento ser utilizado; - gancho provido de trava de segurana; - chaves de fim-de-curso e de alarme que indique seu limite de curso; temperatura e rudo internos, arranjo de instrumentos, dispositivos de segurana contra acionamento acidental, assentos com sistemas de amortecimento, regulagem de altura e atenuao da vibrao; - acessos seguros cabine do operador. As pontes rolantes atendem aos seguintes requisitos? - alerta sonoro de ponte em movimento; - indicao de carga mxima visvel a distncia; - proteo por guarda-corpo ou linha de vida para circulao de trabalhadores atravs das mesmas; - sistema de freio eletromecnico, eletromagntico ou eletro-hidrulico do sistema de movimentao do gancho; - dispositivos a corrente de fuga; - botoeiras de desligamento geral de emergncia; - chave limite de cabo frouxo; - chaves limites de fim-de-curso para todos os movimentos; - chaves limites de reduo de velocidade para os movimentos de translao; - sensor de sobrecarga e sensor de sobre velocidade; - sensor eletrnico de sobrevelocidade individual dos tambores e de diferencial de velocidade entre os mesmos, para pontes com dois tambores de cabos acionados por redutor diferencial; - sensores anticoliso para vos com mais de uma ponte; - partes rotativas motoras e mveis totalmente protegidas; - estruturas devidamente aterradas; - sistema de movimento de elevao provido de dispositivo de frenagem de segurana, no caso de interrupo no fornecimento de energia eltrica de alimentao das pontes rolantes;

Total Validado RAC (%)

0.00

B5. ELEVADORES DE CARGA

05.15

0.00

B6. GRUAS

05.16

0.00

05.17

B7. PONTE ROLANTE

0.00

fio; indevido; - sinalizao padronizada do sentido de atuao dos controles de acionamento; - dispositivo para travar as rodas nos trilhos para impedir descarrilamento. As pontes com cabine de operao atendem aos seguintes requisitos? - dispositivo de segurana que permite interromper o funcionamento da ponte antes do acesso do operador cabine; - acessos seguros s pontes, aos carros e cabine do operador; - portes que permaneam normalmente fechados nas pontes com cabine de operao cujo acesso seja no mesmo nvel do caminho de rolamento da ponte; - cabines que atendam aos requisitos ergonmicos para espao de trabalho, viso, temperatura e rudos internos, arranjo de instrumentos bem como dispositivos de segurana contra acionamento acidental e assentos com sistemas de amortecimento, regulagem de altura e atenuao da vibrao. As talhas atendem os seguintes requisitos? - indicao da capacidade de carga mxima visvel a distncia; - botoeiras de desligamento geral de emergncia; - chaves limites de fim-de-curso para todos os movimentos; - partes rotativas motoras e mveis totalmente protegidas; - estruturas devidamente aterradas; - sistema de movimento de elevao provido de dispositivo de frenagem de segurana caso haja interrupo no fornecimento de energia eltrica; - ganchos providos de trava de segurana; - chave de bloqueio removvel para os controles remotos; - sinalizao padronizada do sentido de atuao dos controles de acionamento. As empilhadeiras e recuperadoras de minrio atendem aos seguintes requisitos? - alerta sonoro de equipamento em movimento; - proteo por guarda-corpo ou linha de vida para circulao de trabalhadores atravs das mesmas; temperatura e rudo internos, arranjo de instrumentos, bem como dispositivos de segurana contra acionamento acidental; - dispositivos a corrente de fuga; - estruturas devidamente aterradas; - partes rotativas motoras e mveis totalmente protegidas; - chave de fim-de-curso e de sobre curso de segurana; - sistema de deteco e combate a incndio; - sistemas automatizados de verificao e controle das seguintes variveis: corrente do motor; dispositivo de parada de sobrecarga; rotao do motor; incio, fim e paradas nos seus movimentos; carga na balana.

05.18

B8. TALHAS

05.19

0.00

B9. EMPILHADEIRA E RECUPERADORA DE MINRIO

05.20

0.00

Page 2

RAC 05 - MOVIMENTAO DE CARGA As monovias atendem aos seguintes requisitos?

Total Validado RAC (%)

0.00

gancho;

B10. MONOVIA

05.21

0.00

interrupo no fornecimento de energia eltrica de alimentao da monovia;

indevido; Os prticos atendem os seguintes requisitos? - alerta sonoro de equipamento em movimento; - indicao da capacidade de carga mxima visvel a distncia; - sistema de freio eletromecnico, eletromagntico ou eletro-hidrulico do sistema de movimentao do gancho; - dispositivos a corrente de fuga; - botoeiras de desligamento geral de emergncia; - chave limite de cabo frouxo; - chaves limites fim-de-curso para todos movimentos; - sensor de sobrecarga; - sensor de sobre velocidade; - partes rotativas motoras e mveis totalmente protegidas; - estruturas devidamente aterradas; - sistema de movimento de elevao provido de dispositivo de frenagem de segurana caso haja interrupo no fornecimento de energia eltrica de alimentao dos prticos; - gancho provido de trava de segurana; - chave de bloqueio removvel para controles por rdio (controle remoto) e controles a distncia por fio; - controles por rdio com suporte para os ombros; - sinalizao padronizada do sentido de atuao dos controles de acionamento; - sinalizao no solo indicativa da rea de segurana de circulao do prtico. As empilhadeiras e manipuladores de pneus fora de estrada atendem aos seguintes requisitos? - espelhos retrovisores externos, faris, luz de marcha a r, alarme de marcha a r, freio de estacionamento, buzina, extintores de incndio (adequados ao equipamento), cinto de segurana; - tabela de carga na cabine de comando em lngua ptria e as unidades de medida no sistema de unidades adotado no pas onde o equipamento ser utilizado; - partes rotativas motoras totalmente protegidas; - cabine de operao que atenda aos requisitos ergonmicos para espao de trabalho, viso, temperatura e rudo internos, arranjo de instrumentos, bem como dispositivos de segurana contra acionamento acidental e assentos com sistemas de amortecimento, regulagem de altura e atenuao da vibrao; - fitas refletivas em seus lados externos e sinalizao atravs de luz giroscpica; - sensor de ausncia do operador do banco da mquina; - limitador de inclinao; - limitador de velocidade ajustvel. Os acessrios (estropos, manilhas, anis, ganchos, correntes, cintas, gabaritos e garras) atendem aos seguintes requisitos? - identificao de carga mxima admissvel permitida para trabalho; - identificao nica legvel. C - Requisitos para os Procedimentos
Subclasse NAT NAI ACR AT NA

B11. PRTICOS

05.22

0.00

B12.EMPILHADEIRA E MANIPULADOR DE PNEUS FORA DE ESTRADA (TIREHANDLER)

05.23

0.00

B13. ESTROPOS, MANILHAS, ANIS, GANCHOS, CORRENTES, CINTAS, GABARITOS E GARRAS

05.24

0.00
Total Validado Procedimento s

ITEM 05.25

DESCRIO DOS REQUISITOS Existe inventrio atualizado dos equipamentos de movimentao de carga com, no mnimo, identificao individualizada, setor responsvel, fabricante, ano de fabricao, capacidade de carga e finalidade de uso? Existe inventrio atualizado dos acessrios de movimentao de carga com, no mnimo, identificao individualizada, tipo, setor responsvel, fabricante, data do incio do uso e capacidade de carga? emitido Plano de Rigging por profissional capacitado e certificado, quando aplicvel ao equipamento de movimentao de carga, sempre que ocorrem as seguintes situaes? - iamento de carga superior a 10 ton; - operao em que o total da carga exceda 75% da capacidade do equipamento; - operao em que dois ou mais equipamentos iam a carga ao mesmo tempo iamento simultneo; - operao prxima a redes eltricas de baixa, mdia ou alta tenso; - iamento de carga de geometria complexa; - operaes porturias; - operaes de iamento em balsa. Os equipamentos de guindar, transportar e movimentar cargas possuem lista de verificao especfica com os tens de segurana dos mesmos? Para cada tipo de acessrio existe uma lista de verificao especfica, com os itens de segurana? Os acessrios de movimentao de carga so adquiridos junto a fabricantes especializados e possuem certificados de capacidade de carga mxima?

0.00

05.26

05.27

C1. DOCUMENTAO

0.00

05.28 05.29 05.30

Page 3

RAC 05 - MOVIMENTAO DE CARGA 05.31 Existe procedimento especfico para movimentao de carga que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com movimentao de carga? No incio da jornada de trabalho, o operador preenche a lista de verificao (inspeo pr-uso) para o equipamento de movimentao de cargas e para cada acessrio a ser utilizado? elaborada pelo executante uma Anlise de risco de Tarefa (ART) sempre que a operao de movimentao de carga exigir Plano de Rigging? para sua finalidade original? Os equipamentos para movimentao de cargas emitem sinal sonoro de advertncia sempre que iniciam a movimentao? A movimentao somente iniciada quando no h pessoas prximas carga? Os equipamentos de movimentao de cargas somente iniciam o iamento com os cabos na vertical? O trajeto por onde passar a carga durante a movimentao est sempre desobstrudo? A carga suspensa nunca movimentada sobre pessoas? Todos os equipamentos automotores de movimentao de carga (estacionrios) dispem de sinalizao e isolamento da rea de movimentao de carga? atendida a proibio de fabricao/improvisao de acessrios de movimentao de carga? Em caso de necessidade, a fabricao de acessrios especiais para iamento de cargas/peas somente permitida mediante projeto elaborado por profissional habilitado, incluindo plano de inspeo de fabricao e montagem? So adotadas medidas de segurana para evitar a queda acidental do material transportado? Est implantado um plano de gerenciamento de fadiga, incluindo jornada de trabalho e pausas, para as pessoas que operam equipamentos mveis durante 70% da jornada? So realizadas inspees anuais dos equipamentos de movimentao de carga por empresas especializadas com emisso de laudo tcnico? implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros? A indicao da realizao das inspees dos acessrios de fcil visualizao? da rea de engenharia da VALE ou do fabricante para a verificao da integridade? equipamentos de movimentao de carga que apresentarem no-conformidade so inutilizados definitivamente? atendida a proibio de executar manuteno em equipamento de movimentao de carga enquanto o mesmo no estiver devidamente desligado e bloqueado? Em eventuais situaes onde se torne necessria a realizao de manuteno em equipamento de movimentao de carga parcial ou totalmente energizado (qualquer fonte de energia), alm do procedimento especfico a ser cumprido, elaborada anlise de risco da tarefa ( ART) para estabelecer medidas adicionais de controle e mitigao? Todos os equipamentos de movimentao de carga so testados ao retornarem da manuteno e formalmente liberados antes de serem disponibilizados para uso? Estes testes incluem a verificao da atuao dos dispositivos de segurana com os respectivos registros? Os reparos por comprometimento estrutural ou alterao de uma proteo de equipamento de guindar so aprovados atravs de laudo tcnico do fabricante do equipamento ou de profissional habilitado? atendida a proibio de execuo de alteraes ou modificaes que descaracterizem as condies originais dos equipamentos de guindar ou acessrios, exceto mediante laudo tcnico do fabricante do equipamento ou de profissional habilitado?

Total Validado RAC (%)

0.00

05.32 05.33 05.34


C2. PR-OPERAO

05.35 05.36 05.37 05.38 05.39 05.40 05.41

0.00

C3. OPERAO

05.42 05.43 05.44 05.45 05.46 05.47 05.48 05.49

0.00

C4. PLANO DE MANUTENO

05.50

0.00

05.51

05.52

05.53

Page 4

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
05.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

05.02

05.03

05.04

05.05

05.06

05.07

05.08

05.09

05.10

05.11

05.12

05.13

05.13

05.14

05.15

05.16

05.17

05.18

05.19

05.20

05.21

05.22

05.23

05.24

05.25

05.26

05.27

05.27

05.28

05.29

05.30

05.31

05.32

05.33

05.34

05.35

05.36

05.37

05.38

05.39

05.40

05.41

05.42

05.43

05.44

05.45

05.46

05.47

05.48

05.49

05.50

05.51

05.52

05.53

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

RAC 06 - ESPAO CONFINADO

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse

NAT

NAI

ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

ITEM 06.01

DESCRIO DOS REQUISITOS So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na realizao de atividades em espao confinado? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para execuo de trabalhos em espao confinado que considerem os aspectos crticos listados abaixo? coordenao motora);

0.00

A1. SADE

06.02

0.00

06.03 06.04

Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os profissionais que executam atividades em espao confinado foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em espao confinado e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC Os profissionais que executam atividades em espao confinado foram aprovados no curso sobre primeiros socorros e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em espao confinado seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre primeiros socorros seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam atividades em espao confinado portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA 0.00

06.05
A2.CAPACITAO

06.06 06.07 06.08 06.09

Subclasse

ITEM 06.10

B1. ILUMINAO, EQUIPAMENTOS E ALIMENTAO ELTRICA

06.11

06.12

DESCRIO DOS REQUISITOS A iluminao atende aos seguintes requisitos? - luminrias com grade de proteo; - luminrias adequadas para atmosfera explosiva onde a rea for classificada; - alimentao das luminrias com tenso eltrica no superior a 24 Volts. Os equipamentos eltricos atendem aos seguintes requisitos? - alimentao com tenso eltrica no superior a 24 Volts; - alimentao eltrica provida de sistema com disjuntor diferencial de fuga para terra com corrente de resposta de no mximo 30 mA (miliAmperes); - alimentao por cabos de energia eltrica sem emendas. As ferramentas a serem utilizadas no espao confinado so previamente avaliadas e adequadas quanto classificao de rea? Os equipamentos portteis e fixos de monitoramento contnuo de gases atendem aos seguintes requisitos? - leitura direta e com alarme; - capazes de medir nveis de gases txicos; - adequados para reas classificadas; - registro de dados; - autocalibrao do sensor de oxignio, sistema de alarme triplo (visual, sonoro e vibratrio) e resistente as condies do ambiente onde ser utilizado. As bombas de amostragem atendem aos seguintes requisitos? - sistema eletrnico para garantir uma maior eficincia na captao; - fluxo contnuo; - sistema de bloqueio automtico; - indicador de falha de suco; - filtro para partculas. Os equipamentos de comunicao atendem aos seguintes requisitos? - rdios de comunicao adequados classificao eltrica da rea e com certificao por rgo competente, sendo implementadas solues tcnicas que viabilizem a utilizao de rdios de comunicao sempre que necessrio (por exemplo: sistemas de repetio, rdio de maior alcance); - existncia de rdios pelo menos para o vigia, equipe de trabalho e equipe de resgate. atendida a proibio da utilizao de celulares como meio de comunicao para realizao de atividades em espao confinado? A sinalizao atende aos seguintes requisitos? - durabilidade no ambiente em que ser utilizada; - padronizada em relao cor, forma, tamanho, tipo de material e de fcil identificao. O sistema de arco e filtro atende aos seguintes requisitos? - filtros para partculas, leo, vapores orgnicos, odores, umidade (gua); - regulagem de presso, vlvula de alvio, indicador de saturao dos filtros; - sistema de engate rpido universal. No caso de outras linhas de gases (oxignio, nitrognio etc.), so previstos engates diferenciados em cor e formato para evitar uso inadequado. O guincho atende aos seguintes requisitos? - certificado por rgos competentes e periodicamente inspecionado e testado, mantendo-se os devidos registros; - reduo de carga de 5:1 para facilitar em caso de resgate, resistncia mnima do conjunto de 1500 kg, mosqueto de conexo com giro de 360, indicador de estresse e sistema three-way (sobe, desce e trava). O trip de duralumnio e possui regulagem de altura? O monop totalmente articulado, possui base fixa, regulagem de altura, giro de 360 e um nico suporte para guincho? O exaustor/insuflador atende aos seguintes requisitos? - adequado classificao eltrica das reas; - carcaa metlica aterrada ou dispositivo de escoamento de energia eletrosttica; - hlice de material no-metlico para evitar centelhamento; - plug adequado classificao eltrica da rea; - duto com sistema de aterramento ou de material no-metlico resistente. O venturi atende aos seguintes requisitos? - alimentao por ar comprimido ou vapor; - dispositivo de aterramento; - vlvula de alvio para sobrecarga da linha. C - Requisitos para os Procedimentos

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

0.00

0.00

06.13
B2. EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS DE MEDIO DE AGENTES FSICOS

0.00

06.14

B3. EQUIPAMENTOS DE COMUNICAO

06.15

0.00

06.16
B4. SINALIZAO

06.17

0.00

B5. SISTEMA DE ARCO E FILTRO

06.18

0.00

B6. GUINCHO

06.19

0.00

B7. TRIP B8. MONOP

06.20 06.21

0.00 0.00

B9. EXAUSTOR / INSUFLADOR

06.22

0.00

B10. VENTURI

06.23

0.00
NAT NAI ACR AT NA Total Validado Procedimentos

Page 1

RAC 06 - ESPAO CONFINADO


Subclasse

Total Validado RAC (%)

0.00 0.00

ITEM

06.24

06.25

DESCRIO DOS REQUISITOS realizado e mantido atualizado um inventrio dos espaos confinados, com as seguintes informaes? - identificao individualizada; - localizao e descrio da rea ou ambiente a ser caracterizada; - fotografia dos pontos de acesso; - sumrio descritivo dos principais riscos. Os equipamentos e acessrios de medio de agentes qumicos e fsicos em espao confinado atendem aos seguintes requisitos? - certificado de aprovao para uso em reas classificadas; Existem procedimentos operacionais que contemplam a anlise dos parmetros a seguir, definindo o nvel de proteo adequado e necessrio? - presso dentro do espao ser igual presso atmosfrica;

C1.DOCUMENTAO

0.00

06.26 - concentrao de agentes qumicos txicos; - percentual do limite inferior de explosividade igual a zero; - condies estruturais do acesso (escadas, paredes etc.) e de possveis interferncias (instalaes eltricas, presena de animais peonhentos etc.). Existe procedimento especfico para execuo da atividade de trabalho em espao confinado que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com espao confinado? O supervisor de entrada emite permisso de trabalho no local de servio somente aps atendimento aos itens listados abaixo? - realizao de anlise de risco de tarefa (ART) em conjunto pelos emitentes credenciados; - definio dos equipamentos, observadores de segurana (vigias), sistemas de proteo, equipe de resgate; - inspeo prvia atravs de lista de verificao dos equipamentos de proteo individual. So monitoradas as condies de liberao e emitida uma nova permisso de trabalho a cada troca de turnos ou equipes? realizada avaliao do isolamento e sinalizao de toda a rea prxima ao local de realizao dos trabalhos? Antes da execuo das atividades em espao confinado so avaliados os bloqueios de energia e respectiva sinalizao? Todos os equipamentos e sistemas de proteo so inspecionados antes do incio das atividades, sendo substitudos em caso de deteco de anormalidades e so mantidos registros? Os equipamentos de medio e o sistema de ar mandado e autnomo so testados antes de cada utilizao, sendo mantidos os registros? Existem procedimentos, incluindo bloqueio e sinalizao, que visam impedir o desligamento ou permutao intencional ou no intencional do exaustor/insuflador? efetuada avaliao pr-tarefa para execuo das atividades em espao confinado? Avaliao pr-tarefa faz parte da Permisso de Trabalho e foi realizada pelo responsvel pela liberao? O conjunto de cilindros, nos servios de solda e oxi-corte, fica fora do espao confinado sempre que possvel? realizado monitoramento contnuo da atmosfera dos espaos confinados para verificar se as condies de acesso e permanncia so seguras? Em espaos confinados com atmosfera IPVS, os servios somente so realizados com a utilizao de mscara autnoma de demanda com presso positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para fuga? Os espaos confinados esto identificados, sinalizados, e quando possvel, trancado para evitar a entrada de pessoas no autorizadas? Para execuo de servios em espao confinado com atmosfera IPVS, o acesso limitado ao mximo de dois profissionais por vez e a equipe de resgate tem no mnimo dois profissionais? atendida a proibio formal de execuo de servios em ambientes confinados sem acompanhamento por profissional habilitado designado (vigia)? So realizadas vistorias dos espaos confinados, de forma a garantir que todos os equipamentos e materiais utilizados nos servios executados sejam removidos antes do retorno operao, sendo mantido o registro? implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros? Est implantado um plano de gerenciamento de fadiga para os executantes de atividades em espao confinado incluindo jornada de trabalho e pausas? Nos casos em que for necessria a utilizao de equipamento de proteo respiratria, o executante do servio deve executar teste de vedao? O equipamento de resgate instalado nas proximidades do espao confinado e utilizado por equipe de resgate qualificada? Os equipamentos de proteo individual so adquiridos de fabricantes de acordo com padres e normas de projetos aceitos, aprovados pela VALE e aprovados/cerificados pelos rgos competentes? 0.00

06.27

06.28

06.29

06.30 06.31
C2. PR-OPERAO

06.32 06.33 06.34 06.35 06.36 06.37 06.38 06.39 06.40


C3.EXECUO

06.41 06.42 06.43

0.00

06.44 06.45 06.46


C4. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI)

06.47 06.48

0.00

Page 2

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
06.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

06.02

06.03

06.04

06.05

06.06

06.07

06.08

06.09

06.10

06.11

06.12

06.13

06.13

06.14

06.15

06.16

06.17

06.18

06.19

06.20

06.21

06.22

06.23

06.24

06.25

06.26

06.27

06.27

06.28

06.29

06.30

06.31

06.32

06.33

06.34

06.35

06.36

06.37

06.38

06.39

06.40

06.41

06.42

06.43

06.44

06.45

06.46

06.47

06.48

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

RAC 07 - PROTEO DE MQUINAS

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse A1. SADE

NAT NAI ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

ITEM 07.01 07.02

DESCRIO DOS REQUISITOS No se aplica avaliao de sade especfica. Os profissionais que executam atividades de operao e manuteno de equipamentos e sistemas operacionais que possuam partes mveis foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em proteo de mquinas e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em proteo de mquinas seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam atividades de operao e manuteno de equipamentos e sistemas operacionais que possuam partes mveis portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

A2.CAPACITAO

07.03 07.04 07.05

0.00

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse B1. MECANISMOS DE PARTIDA E PARADA

B2. DISPOSITIVOS DE PROTEO

DESCRIO DOS REQUISITOS Os mecanismos de partida e parada das mquinas e equipamentos atendem aos seguintes requisitos? - permitem a parada de emergncia e impedem seu acionamento acidental; - sistema eltrico composto, no mnimo, por equipamentos seccionadores individuais. Os dispositivos de proteo interferem o mnimo possvel na operao, manuteno, lubrificao e limpeza dos equipamentos, mquinas e sistemas operacionais? 07.07 Nota especial: Em casos de comprovada inexistncia de exposio de pessoas e a rea optar por no instalar dispositivo de proteo esta questo torna-se no aplicvel, devendo esta comprovao estar registrada. Os dispositivos de proteo que no so fixos, ou seja, possam ser movidos sem o uso de ferramentas, acionam mecanismos que impedem, por intertravamento, a movimentao da parte mvel? 07.08 Nota especial: Em casos de comprovada inexistncia de exposio de pessoas e a rea optar por no instalar dispositivo de proteo esta questo torna-se no aplicvel, devendo esta comprovao estar registrada. Os dispositivos de proteo so projetados por profissional habilitado e oferecem proteo contra os itens abaixo? - lanamento ou queda de partculas de material; - projeo de peas, partes destas ou de fragmentos de materiais; - contato de qualquer parte do corpo com os elementos mveis tais como: volantes, engrenagens, cones ou cilindros de 07.09 frico, excntricos, polias, correias, transportadores de correias, correntes, roletes, pinhes, roscas sem fim, bielas, corredias, eixos, junes, engates, manivelas, contrapesos; - acesso (intencional ou no intencional) de pessoas s suas zonas de perigo. Nota especial: Em casos de comprovada inexistncia de exposio de pessoas e a rea optar por no instalar dispositivo de proteo esta questo torna-se no aplicvel, devendo esta comprovao estar registrada. C - Requisitos para os Procedimentos
ITEM 07.06 ITEM 07.10 07.11

0.00 0.00

0.00

NAT NAI ACR

AT

NA

Subclasse

DESCRIO DOS REQUISITOS A unidade possui e mantm atualizado um inventrio de todas as mquinas, equipamentos e sistemas operacionais que necessitam de dispositivos de proteo? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com proteo de mquinas? Existe procedimento especfico para execuo da atividade de proteo de mquinas que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana? implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros? Existem procedimentos especficos para servios de reparo, limpeza, ajustes ou inspeo de mquinas ou equipamentos que exijam a remoo total ou parcial dos dispositivos de proteo? Antes de iniciar a operao de mquinas, equipamentos ou sistemas operacionais, a integridade e a instalao adequada dos dispositivos de proteo so verificadas? Em situaes onde necessria a remoo ou inibio total ou parcial de dispositivo de proteo durante o incio da operao ou manuteno de equipamentos, mquinas e sistemas operacionais, a anlise de risco da tarefa estabelece medidas adicionais de controle e mitigao? Todas as mquinas, equipamentos ou sistemas operacionais possuem uma Lista de Verificao que inclua todos os dispositivos de proteo de partes mveis a ser utilizada na inspeo pr-operao? As mquinas e equipamentos somente so operados com os dispositivos de proteo devidamente instalados e ativos? As condies originais dos equipamentos e dispositivos de proteo somente so alterados ou modificados mediante aprovao de projeto elaborado por profissional habilitado, sendo proibido confeccionar ou improvisar protees? As mquinas e equipamentos, incluindo os dispositivos de proteo, somente so utilizados com a finalidade para a qual foram originalmente projetados e so mantidas suas protees?

Total Validado Procedimentos

0.00

C1. DOCUMENTAO

07.12

0.00

07.13 07.14 07.15


C2. PR-OPERAO

07.16 07.17 07.18

0.00

C3. EXECUO

07.19 07.20

0.00

Page 1

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
07.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

07.02

07.03

07.04

07.05

07.06

07.07

07.08

07.09

07.10

07.11

07.12

07.13

07.13

07.14

07.15

07.16

07.17

07.18

07.19

07.20

Observaes

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE:

ENTREVISTADOS:

DATA:

AVALIADOR(ES):

RAC 08 - ESTABILIZAO DE TALUDES

Total Validad e RAC (%)


NAT NAI ACR AT NA

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse A1. SADE

Total Validado para Pessoas

ITEM 08.01 08.02 08.03 08.04 08.05

A2.CAPACITAO

DESCRIO DOS REQUISITOS No se aplica avaliao de sade especfica. Os profissionais que executam atividades de estabilizao de taludes foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em estabilizao de taludes e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em estabilizao de taludes seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam atividades de estabilizao de taludes portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos No se aplicam requisitos especficos para instalaes e equipamentos. C - Requisitos para os Procedimentos
NAT NAI ACR NAT NAI ACR

0.00 1

0.00

AT

NA

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

ITEM

1
AT

1
NA Total Validado Procedimentos

Subclasse

ITEM

DESCRIO DOS REQUISITOS Os taludes possuem laudo tcnico ou projeto elaborado por profissional habilitado incluindo os seguintes itens? - caractersticas fsicas do macio;

0.00

08.06

C1. DOCUMENTAO

0.00 a taludes ou outras obras de terra, em relao aos efeitos que as aes dinmicas produzidas pelo seu funcionamento possam exercer sobre os macios;
08.07 08.08 08.09 08.10

Existe procedimento especfico para execuo da atividade de estabilizao de taludes que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana? A construo de depsitos de estril, rejeitos e produtos precedida por estudos geotcnicos, hidrolgicos e hidrogeolgicos? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com estabilizao de taludes? Os materiais utilizados na construo das obras de terra so selecionados e rotineiramente testados para garantia de atendimento ao projeto? Uma lista de verificao das condies de segurana do talude, pilha de material ou obra de conteno preenchida diariamente antes do incio da execuo da atividade? So construdas leiras ou outros tipos de barreiras com altura mnima correspondente metade do dimetro do maior pneu de veculo que trafegue nas laterais das bancadas, vias de acesso ou estradas onde houver riscos de quedas de veculos? Nota tcnica: Nos cruzamentos de vias as leiras podem ser rebaixadas para garantir a visibilidade. Para pilhas de esteris e minrios de longo prazo (dump ore) so atendidos os seguintes requisitos? - construo dos depsitos de rejeitos com dispositivos de drenagem interna de forma que no permitam a saturao do macio; - depsitos de estril, rejeitos e produtos, assim como as bacias de decantao so projetados e implementados por profissional habilitado; - restrio e controle do acesso e circulao de pessoas, veculos e equipamentos nas reas de depsitos de pilhas de quaisquer materiais;

C2. PR-OPERAO

0.00

08.11

08.12

08.13

granulares;

C3. EXECUO

0.00

Page 1

RAC 08 - ESTABILIZAO DE TALUDES Para pilhas de outros materiais so atendidos os seguintes requisitos? - ptios de estocagem, estruturas de conteno e o empilhamento de quaisquer materiais planejados e implementados por profissional habilitado; aos equipamentos necessrios para execuo dos trabalhos; - no realizao de modificaes dos locais e nas metodologias de estocagem sem prvia autorizao; - respeito ao ngulo de inclinao mximo em relao a horizontal para o plano de deposio em caso de materiais granulares; - considerao das seguintes regras bsicas para conformao das pilhas:

Total Validad e RAC (%)

0.00

C3. EXECUO

0.00

08.14

08.15

08.16

- verificao do funcionamento adequado dos sistemas de drenagem; - proibio da subida em pilhas ou emisso de permisso de trabalho somente aps a consulta ao procedimento especfico e elaborao de anlise de risco de tarefa (ART) em conjunto com todos os envolvidos nas situaes eventuais onde imprescindvel a subida; Para pilhas em armazns so atendidos os seguintes requisitos? - pilhas de estocagem no interior de armazns, estruturas de conteno e o empilhamento de quaisquer materiais so planejados e implementados por profissional habilitado; - sinalizao dos acessos aos armazns de quaisquer materiais e restringir o acesso somente ao pessoal e aos equipamentos necessrios para execuo dos trabalhos; - restrio do acesso aos armazns; - no realizao de modificaes dos locais e nas metodologias de estocagem sem prvia autorizao; - proibio da subida em pilhas ou emisso de permisso de trabalho somente aps a consulta ao procedimento especfico e elaborao de anlise de risco de tarefa (ART) em conjunto com todos os envolvidos nas situaes eventuais onde imprescindvel a subida; - interdio do acesso s pilhas que apresentem risco de desmoronamento. - implementao de procedimentos especficos estabelecendo medidas de segurana para as atividades em armazns com materiais que possam gerar atmosfera explosiva ou perigosa. Para evitar deslizamentos em obras de conteno so verificados os seguintes itens? - integridade da obra observando a inexistncia de trincas e tombamentos; - juntas de dilatao preservadas; - sistemas de drenagem superficial e profunda funcionando adequadamente; Caso a estrutura de conteno seja atirantada, as cargas atuantes nos tirantes so dimensionadas conforme projeto? Existe um plano de inspeo e monitoramento da estabilidade de taludes elaborado por engenheiros geotcnicos ou gelogos? 0.00

08.17
C4. PLANO DE MANUTENO

08.18

Page 2

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
08.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

08.02

08.03

08.04

08.05

08.06

08.07

08.08

08.09

08.10

08.11

08.12

08.13

08.13

08.14

08.15

08.16

08.17

08.18

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

RAC 09 - EXPLOSIVOS E DETONAES

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse A1. SADE

NAT

NAI

ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

ITEM 09.01 No se aplica avaliao de sade especfica.

DESCRIO DOS REQUISITOS 1 Os profissionais que executam atividades de manuseio, fabricao, transporte, armazenagem, carregamento dos furos e

0.00

09.02 detonao de explosivos foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em explosivos e detonao e a habilitao est

A2.CAPACITAO

dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os condutores de veculos de transporte de explosivos foram aprovados no curso sobre direo preventiva e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em explosivos e 09.04 detonao seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre direo preventiva seguem a 09.05 Estratgia Educacional da Valer - RAC?
09.03 09.06 09.07

0.00

Os profissionais que executam atividades de manuseio, fabricao, transporte, armazenagem, carregamento dos furos e detonao de explosivos portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA
Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

ITEM

B1. DEPSITOS E REAS DE PREPARAO E FABRICAO

DESCRIO DOS REQUISITOS Os depsitos e reas de preparao e fabricao de explosivos atendem aos seguintes requisitos? - construo com capacidade de armazenagem compatvel com as distncias a reas povoadas, rodovias, ferrovias, habitaes, oleodutos, linhas de distribuio, e em conformidade com as especificaes de projeto; - proteo por pra-raios;

0.00

09.08

0.00

B2. EQUIPAMENTOS E ACESSRIOS

09.09 As ferramentas e acessrios so confeccionados com materiais antifaiscantes? 09.10 A sinalizao de segurana na rea de fogo e dentro do depsito fabricada em material termo-plstico?

0.00

B3. VECULOS

B4. SINALIZAO

Os veculos para transporte de explosivos atendem aos seguintes requisitos? - sinalizao de segurana, atravs de bandeirolas vermelhas fixadas nas laterais e atrs; - sinalizao de segurana indicando a presena de material explosivo e identificao visvel a distncia com os dizeres 09.11 "CUIDADO! CARGA PERIGOSA"; - sistema de proteo que impea o contato de explosivos e acessrios com partes metlicas do veculo; - luz giroscpica. 09.12 Os locais de detonao de explosivos possuem sirene audvel em toda a rea da exploso? C - Requisitos para os Procedimentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

0.00
Total Validado Procedimentos

Subclasse

ITEM 09.13 09.14 09.15 09.16

C1. DOCUMENTAO

09.17 09.18 09.19

DESCRIO DOS REQUISITOS Os depsitos e as reas de preparao e fabricao de explosivos atendem aos seguintes requisitos? - projeto elaborado por profissional habilitado; - controle de inventrio de entrada e sada de acessrios de detonao e de explosivos. estabelecida a rea de segurana para exploso e existe procedimento de evacuao de toda a rea da exploso? Existe lista de verificao com itens de segurana para o veculo de transporte de materiais explosivos? Os motoristas que transportam explosivos possuem carteira de habilitao na validade, expedida por rgo competente, h no mnimo 2 (dois) anos? Existe plano de trnsito? Existe procedimento contendo as medidas de segurana necessrias para a execuo de servios de manuteno nas instalaes utilizadas para manuseio e armazenagem de explosivos? Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com explosivos e detonao? Existe procedimento especfico para execuo de atividades com explosivos e detonao que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana? Para acesso s reas de depsitos e armazenagem de explosivos so atendidos os seguintes requisitos?

0.00

0.00

09.20

09.21 - no portar fsforo, isqueiro, cigarro, celular ou qualquer outro dispositivo que possa produzir centelhamento;

- utilizar calado produzido em material antiesttico e que no provoque centelhas com a remoo de lama ou areia.
09.22 09.23 09.24 09.25 09.26 09.27 09.28 09.29 09.30 09.31 09.32 09.33 09.34
C3.EXECUO

C2. PR-OPERAO

09.35

O entorno da rea de detonao vistoriado pelo encarregado da detonao antes de ser liberado para detonao? preenchida lista de verificao com itens de segurana para o veculo de transporte de materiais explosivos? realizada a delimitao da rea de exploso atravs de sinalizao de advertncia? As detonaes so antecedidas por toque de sirene exclusiva? So adotadas medidas que dissipem a eletricidade esttica gerada nos veculos de transporte de explosivos? As operaes de carregamento e descarregamento de explosivos e acessrios so realizadas com o motor do veculo desligado(exceto para caminhes graneleiros e de bombeado)? A carga explosiva transportada fixada firmemente no veculo e coberta com lona impermevel, no podendo ultrapassar a altura da carroaria? As condies climticas so avaliadas antes das atividades de carregamento e detonao e proibida a realizao de detonaes a cu aberto em condies de baixo nvel de iluminamento, ou quando ocorrerem descargas eltricas atmosfricas? O transporte de explosivos na mina, do depsito ao local de utilizao, feito por veculos devidamente identificados e sinalizados e so observadas as recomendaes dos fabricantes? atendida a proibio do transporte de explosivos juntamente com acessrios ou outros materiais e pessoas estranhas atividade? atendido o limite de velocidade de 40Km/hora pelos veculos de transporte? So utilizados recipientes apropriados para o transporte manual de explosivos e acessrios? O excesso de material explosivo no utilizado na detonao retorna ao depsito e so respeitadas as demais restries deste requisito? no interrompida e retomada no dia seguinte? Em situaes especiais onde se torne imprescindvel a interrupo da operao de carregamento so adotadas medidas adicionais de controle e solicitada autorizao formal do gerente operacional da unidade?

0.00

0.00

Page 1

C3.EXECUO

0.00 RAC 09 - EXPLOSIVOS E DETONAES Para retorno ao local da detonao para prosseguimento dos trabalhos so atendidos os seguintes requisitos? - dissipao dos gases e poeiras oriundos do fogo; - verificao de fogo falhado; - autorizao do encarregado da detonao por meio de sirene exclusiva. Os explosivos, os equipamentos e os acessrios a serem utilizados no manuseio, transporte, fabricao, carregamento de furos e detonaes, bem como os depsitos, so inspecionados periodicamente, sendo mantidos os devidos registros? 0.00
09.38
Total Validado RAC (%) 0.00

09.36

09.37
C4. PLANO DE MANUTENO

implementado plano de inspeo e manuteno de acordo com especificaes do fabricante ou da rea de manuteno da VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os respectivos registros?

Page 2

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
09.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

09.02

09.03

09.04

09.05

09.06

09.07

09.08

09.09

09.10

09.11

09.12

09.13

09.13

09.14

09.15

09.16

09.17

09.18

09.19

09.20

09.21

09.22

09.23

09.24

09.25

09.26

09.27

09.27

09.28

09.29

09.30

09.31

09.32

09.33

09.34

09.35

09.36

09.37

09.38

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

RAC 10 - PRODUTOS QUMICOS

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse ITEM 10.01

NAT NAI

ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

DESCRIO DOS REQUISITOS So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida na realizao de atividades com exposio a produtos qumicos perigosos? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para executar atividades com exposio a produtos qumicos perigosos que considerem, conforme as avaliaes ambientais e Programa de Sade Ocupacional, os aspectos crticos listados abaixo? - indicador biolgico para o produto qumico especfico (quando existente); no possuem indicador biolgico especfico;

0.00

A1. SADE

10.02

0.00

10.03 10.04 10.06 A2. CAPACITAO 10.09 10.10 10.11 10.12

Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os profissionais que executam atividades que envolvam de manuseio, transporte interno e armazenamento de produtos qumicos perigosos foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em produtos qumicos e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os condutores de veculos de transporte de produtos qumicos perigosos foram aprovados no curso sobre direo preventiva e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em produtos qumicos seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre direo preventiva seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam atividades de manuseio, transporte interno e armazenamento de produtos qumicos perigosos portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

B1. SINALIZAO

DESCRIO DOS REQUISITOS Os tanques, vasos, reatores so sinalizados com o nome do produto qumico perigoso? As tubulaes e seus pontos de conexo so sinalizados com o nome e sentido de transporte do produto qumico perigoso? As sinalizaes atendem aos seguintes requisitos? 10.15 - durveis no ambiente onde so utilizadas; - padronizadas em relao a cor, forma, tamanho, tipo de material e de fcil identificao.
ITEM 10.13 10.14

0.00

0.00

B2. SISTEMA DE DETECO E COMBATE A INCNDIOS

postos de abastecimentos e reas de processamento possuem projeto elaborado por profissional habilitado adequado s necessidades da instalao? Este projeto contempla, quando aplicvel, os seguintes dispositivos? - rede de hidrantes e acessrios; 10.16 - extintores; - chuveiros automticos; - sistema de deteco; - alarme de emergncia; - inertizao. C - Requisitos para os Procedimentos
NAT NAI ACR AT NA

0.00

Total Validado Procedimentos

Subclasse

ITEM 10.17 10.18 10.19 10.20

DESCRIO DOS REQUISITOS Os produtos qumicos perigosos (puros, misturas, naturais ou sintticos) possuem FISPQ-Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos na lngua ptria, como condio de aquisio, ingresso e uso, mesmo que temporrio? Caso a FISPQ no seja fornecida na lngua ptria, a mesma traduzida antes do ingresso nas instalaes da Vale? Para os resduos classificados como produtos qumicos perigosos existe e mantida atualizada a ficha de emergncia na lngua ptria?

0.00

C1. DOCUMENTAO

Existe procedimento para rotulagem de produtos qumicos perigosos (reagentes, misturas, resduos, produtos e subprodutos)? Os rtulos explicitam, na lngua ptria, as caractersticas perigosas dos produtos e apresentam o diamante de Hommel? elaborado e mantido atualizado inventrio de todos os produtos qumicos perigosos com as seguintes informaes? - locais de armazenamento; 10.21 - quantidades mximas armazenadas; - fabricante; - reas usurias. elaborada e mantida atualizada listagem de substncias proibidas na VALE considerando suas caractersticas perigosas e riscos sade e 10.22 segurana?
10.23

0.00

Existe procedimento especfico para execuo de atividades que envolvam produtos qumicos perigosos que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana?

C2. PROPERAO

Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com atividades que envolvam produtos qumicos perigosos? Os produtos qumicos perigosos so adquiridos somente de fornecedores qualificados ou homologados aptos a fornecerem o produto 10.25 especificado e que no constam na listagem de substncias qumicas proibidas? So seguidos critrios de aprovao para aquisio de produtos qumicos perigosos que privilegiam aqueles que apresentam menor risco 10.26 sade e segurana? As fichas de informao de segurana dos produtos qumicos perigosos so mantidas atualizadas e esto disponveis nos locais de uso 10.27 (operao, armazenagem e manuteno), no setor de segurana e no servio de sade?
10.24 10.28

0.00

C3. EXECUO

orientaes das respectivas fichas de informao de segurana? Os tanques e as embalagens permanentes ou temporrias so rotuladas com o nome do produto, as caractersticas perigosas dos mesmos na lngua ptria e o Diamante de Hommel? Produtos qumicos perigosos fracionados so armazenados em embalagens apropriadas conforme orientaes do fabricante ou de 10.30 profissional habilitado? Os produtos qumicos perigosos com validade vencida, contaminados ou fora de uso so destinados adequadamente conforme 10.31 procedimento especfico?
10.29

0.00

C4. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL / COLETIVA

processamento possuem, os seguintes dispositivos? - lava-olhos; - chuveiros de emergncia; - capelas de exausto em laboratrios. Existem medidas implementadas que impeam o bloqueio indevido (intencional ou no intencional) do sistema de abastecimento de gua 10.33 para lava-olhos e chuveiros de emergncia? Os equipamentos de proteo individual so adquiridos de fabricantes de acordo com padres e normas de projetos aceitos, aprovados pela 10.34 VALE e aprovados/cerificados pelos rgos competentes? 10.35 Os equipamentos de proteo individual so mantidos e utilizados dentro de padres preestabelecidos pelos fabricantes?
10.32

0.00

Page 1

RAC 10 - PRODUTOS QUMICOS


C5. PLANO DE MANUTENO

Total Validado RAC (%)

0.00

10.36

assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os devidos registros?

0.00

Page 2

REGISTRO DE EVIDNCIAS
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES): DATA:

RAC:
Item
10.01

DESCRIO DAS NO-CONFORMIDADES

10.02

10.03

10.04

10.05

10.06

10.07

10.08

10.09

10.10

10.11

10.12

10.13

10.14

10.15

10.16

10.17

10.18

10.19

10.20

10.21

10.22

10.23

10.24

10.25

10.26

10.27

10.28

10.29

10.30

10.31

10.32

10.33

10.34

10.35

10.36

PROTOCOLO DE AVALIAO
UNIDADE: ENTREVISTADOS: AVALIADOR(ES):

DATA:

RAC 11 - TRABALHO COM ELETRICIDADE

Total Validado RAC (%)

0.00

A - Requisitos para as Pessoas


Subclasse ITEM 11.01 A1. SADE

NAT NAI ACR

AT

NA

Total Validado para Pessoas

11.02 11.03 11.04

DESCRIO DOS REQUISITOS So realizados exames mdicos para comprovao da capacidade laboral de cada pessoa envolvida em trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade? So realizados exames ocupacionais para comprovao da aptido para trabalhos em eletricidade que considerem os aspectos crticos listados abaixo?

0.00

0.00

11.05

11.06 11.07 11.08 11.09 11.10 11.11 11.12

A2. CAPACITAO

Os exames fazem parte do Programa de Sade Ocupacional? Os profissionais que executam trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade foram aprovados no curso sobre preveno de riscos em instalaes eltricas e servios com eletricidade e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade foram aprovados no curso sobre primeiros socorros e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer RAC? Os profissionais que executam atividades em sistema eltrico de potncia (SEP) ou em suas proximidades, foram aprovados no curso sobre Segurana em sistema eltrico de potncia (SEP) e a habilitao est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre Segurana em sistema eltrico de potncia (SEP) seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre primeiros socorros seguem a Estratgia Educacional da Valer - RAC? Os profissionais que executam trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade portam carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica? A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao? Os profissionais que executam trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade possuem comprovao de condio como: qualificados, capacitados ou habilitados conforme definido na Estratgia Educacional da Valer - RAC?

0.00

B - Requisitos para Instalaes e Equipamentos

NAT NAI ACR

AT

NA

Total Validado para Instalaes e Equipamentos

Subclasse

ITEM

DESCRIO DOS REQUISITOS Os dispositivos, equipamentos e sistemas eltricos atendem aos seguintes requisitos?

0.00

B1. DISPOSITIVOS, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS ELTRICOSA

11.13

- dotados de malha de aterramento que limite a corrente que circula no corpo de uma pessoa a 35 mA, durante um curto circuito, fuga de corrente ou uma descarga atmosfrica; - dotados de proteo contra descargas atmosfricas conectada malha de aterramento; esttica; falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. A sinalizao de segurana em instalaes eltricas e servios em eletricidade atende aos seguintes requisitos?

0.00

B2. SINALIZAO DE SEGURANA

11.14

0.00

C - Requisitos para os Procedimentos


Subclasse

NAT NAI ACR

AT

NA

Total Validado Procedimentos

DESCRIO DOS REQUISITOS As instalaes eltricas possuem diagramas unifilares e pronturio elaborados por profissional habilitado, incluindo as especificaes do sistema de aterramento e dispositivos de proteo? 11.16 Existe levantamento das reas classificadas da unidade operacional?
ITEM 11.15 11.17

0.00

C1. DOCUMENTAO

Existe procedimento especfico para trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade que estabelea medidas de sade e segurana e est baseado em anlise de riscos da respectiva atividade validada pela rea de sade e segurana?

0.00

Est implementado um Plano de Atendimento a Emergncias que contemple recursos materiais e profissionais internos e externos capacitados para prestar atendimento no caso de ocorrncia de acidentes relacionados com trabalhos em instalaes eltricas e servios com eletricidade? Existe procedimento operacional especfico para as atividades em instalaes eltricas e servios em eletricidade em reas 11.19 classificadas de acordo com risco envolvido? So adotadas, nas atividades em instalaes eltricas e servios em eletricidade, prioritariamente, medidas de proteo coletiva que considerem a desenergizao eltrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tenso de segurana ou distncia de 11.20 segurana de acordo com o nvel de tenso, isolao das partes vivas, obstculos, barreiras, sinalizao, sistema de seccionamento automtico de alimentao ou bloqueio do religamento automtico? Em eventuais situaes onde se torne necessria a realizao de atividades com equipamentos ou sistemas parcial ou totalmente 11.21 energizados, a anlise de risco de tarefa (ART) estabelece medidas adicionais de controle e mitigao? As instalaes eltricas somente so consideradas desenergizadas, aps emisso de permisso de trabalho e verificao da sequncia abaixo?
11.18 11.22

- eliminao de energia residual;

C2. PROPERAO 11.23

instalada sinalizao de segurana em instalaes e servios em eletricidade atendendo aos seguintes requisitos?

0.00

Page 1

11.24 11.25 11.26 11.27

Para as atividades de manuteno e trabalho em superfcies energizadas emitida permisso de trabalho (PT) com verificao de bloqueios de energia? As atividades em instalaes eltricas e servios em eletricidade somente so realizadas por trabalhadores autorizados pela Vale? Essa autorizao est devidamente documentada no sistema de registro de empregado da empresa ou da contratada?

O executante de atividades em instalaes eltricas e servios em eletricidade instala os dispositivos de bloqueio e as respectivas sinalizaes? proibido o uso de adornos pessoais nas atividades em instalaes eltricas ou em suas proximidades? As atividades em instalaes eltricas (construo, montagem, operao, reforma, ampliao e reparo) so executadas sob 11.28 superviso de profissional habilitado? 11.29 Os projetos de instalaes eltricas so elaborados e executados por profissional habilitado?
11.30 11.31 11.32 11.33

As partes metlicas das instalaes, equipamentos e suportes metlicos em geral esto conectados a malha de aterramento? Nas atividades em instalaes eltricas e servios em eletricidade somente so utilizados equipamentos, dispositivos e ferramentas eltricas compatveis com a instalao eltrica existente, preservando-se as caractersticas de proteo e respeitadas as recomendaes do fabricante? Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuem isolamento eltrico esto adequados s tenses envolvidas?

C3. EXECUO

0.00

Os servios em instalaes eltricas energizadas em alta tenso, bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, so realizados por no mnimo duas pessoas? Todo trabalhador em instalaes eltricas energizadas em alta tenso, bem como aqueles envolvidos em atividades no SEP 11.34 dispoem de equipamento que permita a comunicao permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operao durante a realizao do servio?
11.35 C4. PLANO DE MANUTENO 11.36

Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados s atividades em instalaes eltricas e servios em eletricidade, so submetidos a testes eltricos ou ensaios de laboratrio peridicos? 0.00

C5. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL

VALE para assegurar a integridade dos equipamentos e acessrios e mantidos os devidos registros? As instalaes eltricas so mantidas em condies seguras de funcionamento? Seus sistemas de proteo so inspecionados 11.37 periodicamente? Os equipamentos de proteo individual so adquiridos de fabricantes de acordo com padres e normas de projetos aceitos, 11.38 aprovados pela VALE e aprovados/cerificados pelos rgos competentes?
11.39 11.40

Os equipamentos de proteo individual so mantidos e utilizados dentro de padres preestabelecidos pelos fabricantes? Os EPI esto de acordo com o nvel da classe de tenso das instalaes eltricas onde esto sendo executadas as atividades?

0.00

Page 2

You might also like