You are on page 1of 17

1 Q59544

Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria | Assuntos: Oramento Pblico;

Considerando as funes primordiais atribuidas do oramento pblico, bem como a multiplicidade de aspectos que o caracteriza, assinale a opo correta. a) O oramento de desempenho est dirigido mais para os produtos gerados pela administrao pblica que pelos resultados propriamente ditos. b) O oramento tradicional tinha como foco o controle, para que o Poder Legislativo no extrapolasse a proposta do Poder Executivo. c) Uma das virtudes do oramento tradicional era a de se programar excedentes oramentrios para o financiamento dos investimentos pretendidos. d) O oramento-programa parte do pressuposto de que as receitas derivadas devem ser suficientes para o financiamento das necessidades pblicas, com vistas a evitar o endividamento. e) O oramento moderno prioriza os aspectos econmicos: nas pocas de crescimento, destaca-se a funo de planejamento; quando a economia sofre desacelerao ou est em recesso, cresce a importncia do controle. Desde do final do sculo XIX at 1964 vigorou no Brasil o

oramento

tradicional

caracterizado como neutro , ou "laissez faire" . Busca o objeto , no

os objetivos , no intervinha nas relaes privadas , no buscava a melhoria da qualidade de vida das pessoas , mas somente a busca pelos objetos .Baseado em nmeros contbeis , levava em conta somente os preos , no levava em conta outros fatores .Era dissociado do plano , ou seja , no havia planos estratgicos de motivo para ter construdo tais objetos. Aps 1964 comea a vigorar o ooramento

programa

, ou seja aquele que no se preocupa apenas com o

objeto , nmeros contbeis , mas tambm com o planejamento , planos , programas ,objetivos com vista a melhorar a qualidade de vida da populao e atribuindo uma finalidade para a construo do objeto .

2 Q59545
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria | Assuntos: Princpios oramentrios;

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que o projeto de lei de diretrizes oramentrias (LDO) dever conter reserva de contingncia, cujo montante

definido com base na receita corrente lquida. Tal disposio est em consonncia com o princpio do(a) a) oramento bruto. b) discriminao. c) equilbrio. d) universalidade. e) no afetao das receitas.

PRINCPIO DO EQUILBRIO - A FIXAO DE DESPESA NO PODER SER MAIOR DO QUE A PREVISTA NA RECEITA .EXCEAO -HOJE H A POSSIBILIDADE DE ORAMENTOS DESEQUILIBRADOS E QUE SERO SANADOS POR MEIO DE OPERAES DE CRDITO(EMPRSTIMOS)

A LRF estabelece que a LOA conter reserva de contigncia, cuja a forma de utilizao e montante, definido com base na RCL, sero estabelecidos na LDO (anexo de riscos fiscais). Ser que p esta questo no caberia recurso?

Princpio do Equilbrio: O oramento deve manter um equilbrio do ponto de vista financeiro o montante da despesa autorizada no deve ultrapassar a receita prevista para o perodo. Procura-se consolidar uma poltica econmico-financeira que produza a igualdade entre os valores de receita e despesa, evitando dessa forma eventuais dficits que obriguem a constituio de dvidas. Mas ele no implica em dizer que o Estado "no pode ter dficit". No esse o seu significado, mas sim o de que, na hiptese de dficit, deve haver uma previso de receitas capazes de financi-lo, no caso, a reserva de contingncia.
3 Q59546
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Com relao aos instrumentos de planejamento e oramento, assinale a opo correta.

a) O critrio adotado para a reduo das desigualdades interregionais, no oramento fiscal, levava em conta o fator populacional.

b) O plano plurianual deve compatibilizar-se com os planos nacionais, regionais e setoriais.

c) As disposies relativas s alteraes na legislao tributria para o exerccio subsequente devem constar detalhadamente da LDO, no anexo de metas fiscais.

d) A lei oramentria anual (LOA) contm, destacadamente, as despesas de custeio das empresas estatais no dependentes.

e) O oramento da seguridade social abrange a chamada rea social e, destacadamente, previdncia, sade e educao.

O Plano plurianual estabelecer diretrizes - caminhos a serem perseguidos objetivos-fins ou resultados e metas - parcelas quantitativas dos fins de forma regionalizada para atender as necessidade regionais para as despesas de capital , outras decorrentes de despesas de capital e para as de programa de durao continuada -aqueles que se perduram por mais de um ano. Resposta: a) CF/88 Art. 165. 7 - Os oramentos previstos no 5, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, tero entre suas funes a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. OBS: O 5 referido trata da LOA. A LOA formada por trs oramentos: - oramento fiscal; - oramento de investimentos; - oramento da seguridade social.

Os oramentos fiscal e de investimento tero como uma de suas funes a de reduzir as desigualdades inter-reginais, segundo o critrio populacional (art 165, pargrafo 7 , CF/88).

Quanto seguridade social, refere-se a sade, previdncia e assistncia social (art 194, CF/88). 4 Q59547
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria | Assuntos: Lei Oramentria Anual - LOA;

Os oramentos fiscal e da seguridade social integram a LOA, sendo apresentados conjuntamente no mesmo documento. Tais oramentos compreendem a) as organizaes no governamentais que recebam recursos pblicos conta de convnios com rgos e entidades da prpria administrao. b) as sociedades de economia mista que dependam do Tesouro Nacional para suas despesas de custeio. c) os conselhos profissionais, desde que constitudos como autarquias. d) as empresas pblicas prestadoras de servios a rgos da administrao. e) os servios sociais autnomos.

A LOA materializa programas contidos no PPA , priorizados pela LOA .Nela contero :Oramentos fiscais -serve para manter a mquina pblica , concurso , servidores , manter a administrao pblica direta e indireta , como manter as sociedades de economia mista que dependam do Tesouro Nacional para as despesas de custeio .Constaro tambm o oramento da Seguridade Social que se divide em previdncia , assistncia e sade e o Oramento de Investimentos5 Q59548
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

A Constituio Federal de 1988 estabelece vrios tipos de vedaes em matria oramentria, entre elas, a) a reabertura, em janeiro, de crdito especial autorizado em setembro do exerccio anterior, para ente cujo balano patrimonial apresentou deficit financeiro.

b) a transposio de recursos de uma modalidade de aplicao para outra, sem prvia autorizao legislativa.

c) a utilizao de recursos do oramento da seguridade social para cobrir deficit de empresa, com especfica autorizao legislativa.

d) a concesso de crdito para atendimento de despesas obrigatrias, independentemente de seu montante.

e) o investimento em novo projeto com trs anos de vigncia, mediante sua incluso no plano plurianual, no ltimo ano de mandato do chefe de poder ou rgo.

Art. 167. So vedados: VI - a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; VII - a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; VIII - a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, 5; 1 - Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Os crditos especiais e extraordinrios so adstritos ao exercco de suas aberturas , salvo se o ato de promulgao se der nos ltimos 4 meses de exerccio , hiptese na qual podero ser reabertos no limite dos seus saldos , incorporando-se ao exerccio financeiro seguinte. Art. 167. So vedados: VII - a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; AGORA: A ATERNATIVA "B" FOI UMA PEGADINHA MALDOSA. 6 Q59549
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

A legislao e a doutrina classificam as receitas sob diversos critrios. Do ponto de vista das categorias econmicas, classifica-se como receita corrente a) o resultado do Banco Central do Brasil. b) a amortizao de emprstimo concedido para financiamento de despesas correntes. c) o superavit do oramento corrente. d) a contribuio patronal para o plano de seguridade social do servidor pblico. e) a remunerao das disponibilidades do Tesouro Nacional.

LEI 4320/64 RECEITAS CORRENTES RECEITA TRIBUTRIA Impostos Taxas Contribuies de Melhoria RECEITA DE CONTRIBUIOES RECEITA PATRIMONIAL RECEITA AGROPECURIA RECEITA INDUSTRIAL RECEITA DE SERVIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES OUTRAS RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CAPITAL 7 Q59550
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Considerando que a despesa efetuada por meio de diferentes estgios, que compreendem procedimentos e operaes com finalidade especfica, assinale a opo correta. a) As despesas no liquidadas podero ser pagas no prprio exerccio se houver disponibilidade financeira suficiente.

b) Na insuficincia de crdito oramentrio, efetua-se o pr-empenho no caso de despesas obrigatrias.

c) O empenho a garantia incondicional de pagamento aos fornecedores e prestadores de servios administrao.

d) A despesa considerada contabilmente incorrida quando emitida a nota de empenho.

e) Na liquidao, faz-se a apropriao da despesa oramentria em contrapartida com a obrigao no sistema financeiro.

8 Q59551
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Perto do final do exerccio de um ente, havia a inteno de abertura de um crdito especial no valor de R$ 5 milhes. Na poca, esse ente dispunha dos dados a seguir.

Considerando que crditos adicionais podem ser abertos se houver necessidade de autorizao para despesas no computadas ou insuficientemente dotadas, correto afirmar que, na situao acima descrita, havia recursos para abertura de crditos suplementares e especiais no valor, em reais, de at a) 3,7 milhes. b) 4,5 milhes. c) 5,0 milhes. d) 6,2 milhes. e) 6,7 milhes.

I- Supervit financeiro do exerccio anterior (sobra de caixa) = 0

II-excesso de arrecadao do exerccio = 56 - 50 = 6 milhes, deduzindo dos crditos extraordinrios abertos no exerccio = -0,8 milho = 5,2 milhes III-anulao de despesas = 1 milho Portanto, 0 + 5,2 + 1 = 6,2 milhes 9 Q59552
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Com relao aos conceitos associados aos processos de descentralizao de crditos e de movimentao de recursos, na execuo oramentria e financeira, assinale a opo correta. a) As descentralizaes de crditos oramentrios a outros entes da Federao, a exemplo das transferncias voluntrias, devem ser classificadas como operaes especiais. b) A descentralizao de crditos oramentrios transfere a programao para outra unidade oramentria. c) A proviso tambm chamada de descentralizao interna, por efetuar-se entre unidades gestoras de um mesmo rgo. d) A cota corresponde movimentao de recursos entre as unidades do sistema de programao oramentria e se efetua mediante destaque. e) O repasse ocorre quando a liberao de recursos se efetua entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidade. 10 Q59553
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Com relao celebrao de convnios de natureza financeira que tenham por objeto a execuo de projetos ou realizao de eventos, e considerando a Instruo Normativa STN n. 1/1997, e suas alteraes, assinale a opo correta. a) O convnio deve conter clusula obrigando a restituir saldos no utilizados, exceto os rendimentos j auferidos de aplicao financeira. b) A contribuio concedida por lei, a subveno social independe de lei especfica e o auxlio deriva da lei oramentria.

c) A contribuio exige contraprestao, o auxlio uma transferncia corrente e a subveno social uma transferncia de capital.

d) A contrapartida sob responsabilidade dos demais entes da Federao se dar de modo inversamente proporcional sua capacidade financeira.

e) Contribuies, auxlios e subvenes podem ser destinados a instituies privadas com fins lucrativos, desde que de utilidade pblica.

Instruo Normativa STN n. 1/1997 Art. 1 ... VI - contribuio - transferncia corrente ou de capital concedida em virtude de lei, destinada apessoas de direito pblico ou privado sem finalidade lucrativa e sem exigncia decontraprestao direta em bens ou servios;
11 Q59554
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Considerando que a legislao obriga, em muitos casos, a reteno e o recolhimento de tributos, assinale a opo correta a respeito da incidncia do imposto de renda na fonte. a) Os rendimentos por trabalhos sem vnculo empregatcio, no tributados na fonte, podero ser tributados somente na declarao de ajuste anual. b) A responsabilidade pelo recolhimento do imposto no retido da fonte pagadora e se restringe ao ano do pagamento do rendimento. c) Se a fonte pagadora assumir o nus do imposto devido pelo beneficirio, este no poder compens-lo na declarao. d) Se o beneficirio estiver amparado por deciso judicial para no deduo do imposto, a fonte estar obrigada a recolh-lo caso haja reverso da deciso.

e) Por fora de convnio ou contrato, os pagamentos efetuados a empregados da pessoa jurdica por conta e ordem de terceiros esto sujeitos reteno na fonte.

12 Q59555
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Tendo como referncia a Lei n. 9.430/1996, que dispe sobre a legislao tributria federal, as contribuies para a seguridade social e o processo administrativo de consulta, assinale a opo correta. a) Os crditos recuperados, anteriormente deduzidos, devero ser computados na determinao do lucro real. b) Na determinao do lucro real, so dedutveis as perdas estimadas com o recebimento de crditos das atividades da pessoa jurdica. c) Os registros contbeis das perdas no recebimento de crditos sero efetuados a dbito de conta redutora do crdito. d) No caso de crditos vencidos, sem recebimento, os encargos financeiros j lanados como receita devero ser lanados como despesa. e) Os bens recebidos para quitao do dbito sero escriturados pelo valor contbil com que estavam registrados pelo devedor. 13 Q59556
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Tendo como referncia a Instruo Normativa SRF n. 480/2004, que dispe sobre a reteno de tributos nos pagamentos efetuados por rgos e entidades da administrao federal, assinale a opo correta. a) Nos casos de consrcios para a realizao de obras e servios, a reteno ser global, cabendo aos seus integrantes ratear os valores do tributo e de contribuio segundo os termos dos contratos que tiverem firmado. b) Os rgos e entidades da administrao federal que recebem recursos do Tesouro Nacional e integram o SIAFI devem reter na fonte o IRPJ, a CSLL, a COFINS e o PIS/PASEP sobre os pagamentos a pessoas jurdicas fornecedoras de bens e prestadoras de servios.

c) A reteno na fonte sobre a COFINS e o PIS/PASEP no devida quando o beneficirio dos pagamentos estiver sujeito ao regime da no cumulatividade.

d) A reteno do IRPJ no devida nos pagamentos efetuados a empresa pblica e a sociedade de economia mista das demais esferas da Federao, devido ao princpio da imunidade recproca.

e) Os valores retidos nos pagamentos efetuados pelos rgos e entidades da administrao federal so tributados exclusivamente na fonte, no podendo ser compensados mesmo em caso de prejuzo.

14 Q59557
Prova: CESPE - 2010 - DPU - Contador Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Acerca das subvenes, assinale a opo correta com base nas disposies da Lei n. 4.320/1964. a) A subveno social para a prestao de servios nas reas de sade e educao se justifica quando a suplementao de recursos de origem pblica aplicada a essas finalidades revelarse mais econmica. b) As subvenes econmicas constituem despesas de capital para o ente que as efetua e receita de capital para o que as recebe. c) A diferena entre o preo de mercado de um produto alimentcio que o governo estocou e o seu preo de revenda aos consumidores constitui subveno econmica. d) Bonificaes pagas como estmulo a produtores rurais constituem subveno social. e) A cobertura de deficit de empresa pblica considerada subveno social quando se trata de entidade com atuao em reas sociais tais como habitao e saneamento. 1 Q59113
Prova: FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

O perodo durante o qual se exercem todas as atividades administrativas e financeiras relativas execuo do oramento denominado a) exerccio oramentrio.

b) perodo financeiro. c) exerccio financeiro. d) exerccio da escriturao contbil. e) execuo contbil-oramentria.

Alternativa C: O Art. 34 da Lei 4.320/64 determina que o exerccio financeiro coincidir com o ano civil, e o art. 35 dispe que pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Assim, no Brasil, o exerccio financeiro o espao de tempo compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de cada ano, no qual a administrao promove a execuo oramentria e demais fatos relacionados com as variaes qualitativas e quantitativas que tocam os elementos patrimoniais da entidade ou rgo pblico. 2 Q59118
Prova: FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

O princpio oramentrio que define que nenhuma parcela da receita de impostos poder ser posta em reserva para cobrir certos e especficos dispndios, salvo as excees previstas em lei, denominado Princpio da a) Reserva Legal. b) Universalidade e Unidade Oramentria. c) No-afetao e da Quantificao dos Crditos Oramentrios. d) Legalidade. e) Vinculao dos Crditos Oramentrios.

NO-AFETAO-No vinculao-As receitas de impostos no podero estar vinculadas a nenhuma despesa , fundos , ou orgos , salvo preceitos constitucionais como FUNDO DE PARTICIPAO DOS MUNICPIOS , FUNDO DE PARTICIPAO DOS ESTADOS , FUNDEB , transferncia para a sade , transferncia para a manuteno do ensino .Importante observar que tal no afetao incide somente sobre impostos , visto que taxas e contribuies de melhoria so afetados. um princpio aplicado somente as receitas pblicas Mais conhecido como princpio da no afetao da receita

Princpio da no-afetao (no-vinculao) das receitas Esse princpio dispe que nenhuma receita de impostos poder ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos (CF/88, art. 167, IV). Pretende-se, com isso, evitar que as vinculaes reduzam o grau de liberdade do planejamento. As excees esto dispostas nos arts. 158, 159, 198 e 212 da CF/88. Quando as receitas de impostos so vinculadas a despesas especficas, diz-se, em geral, que essas despesas so obrigatrias. Fonte: Prof. GUSTAVO BICALHO FERREIRA 3 Q59119
Prova: FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

A LOA - Lei Oramentria Anual compreende os oramentos a) de metas e riscos fiscais, de investimentos das empresas e da seguridade social. b) fiscal, de metas fiscais e de riscos fiscais. c) de riscos fiscais, de investimento sociais e de investimentos das empresas. d) fiscal, de investimento das empresas e da seguridade social. e) fiscal, de investimentos sociais e da seguridade social.

A LOA materializa programas contidos no PPA priorizados pela LDO . Nela contero :Oramento FIscal-tem o objetivo manter a mquina pblica , como realizao de concursos pblicos , pagamentos de servidores , manter a Administrao Direta e Indireta.Oramento da Seguridade Social-subdivide-se em previdncia , sade , assistncia social .Oramento de Investimento das controladas-Das empresas a qual a Unio tenha a maioria do capital votante como Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas.Importante observar que os oramentos devero ser apresentados em conjunto e o oramento de investimento e fiscal tm por objetivo diminuir as desigualdades inter-regionais Corrigindo um detalhe do comentrio abaixo... O art. o 165, pargrafo 5, CF e no art.195, CF. Alternativa D: Conforme art. 195 da CF/88: 5 - A lei oramentria anual compreender:

I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. 4 Q59120
Prova: FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO)

I. estabelece os parmetros necessrios alocao dos recursos no oramento anual, de forma a garantir a realizao das metas e objetivos contemplados no PPA ? Plano Plurianual.

II. norteia apenas a elaborao do oramento fiscal e do oramento de investimento das empresas.

III. compreende as metas e prioridades da administrao pblica e dispe sobre as normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos do oramento.

IV. tem como parte integrante as metas fiscais que estabelecem as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativos a receitas e despesas para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.

V. contm o anexo de riscos fiscais, que avalia os ativos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas.

correto o que consta APENAS em a) II e V.

b) I, III e IV. c) I, II e III. d) IV e V. e) III, IV e V.

A LDO estabelecer as metas prioritrias para as despesas de capital.Nortear a elaborao , execuo e aprovao da LOA.A LOA tem trs oramentos-Fiscal , Seguridade social e Investimentos das controladas .Alm disso vai dispor sobre as alteraes nas legislaes tributrias e estabelecer as polticas das agncias oficiais de fomento. V - Integra a LDO:

Correta letra "B".


I - Certa II - Errada. A LDO tem a finalidade precpua de orientar a elaborao dosoramentos fiscal e da seguridade social e de investimento das empresas estatais. Busca sintonizar a Lei Oramentria Anual -LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica, estabelecidas no PPA. De acordo com o pargrafo 2 do art. 165 da CF, a LDO: III - Certa IV - Certa V - Contm o Anexo de Riscos Fiscais, onde consta a avaliao dos passivoscontingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Site:www.estudaqui.com.br
5 Q59121
Prova: FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

Tratando-se da Lei n 4.320/1964, os crditos adicionais destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica so denominados a) especiais. b) suplementares.

c) extraordinrios. d) contingenciais. e) restritos.

Os crditos adicionais podem ser : Crditos suplementares-refora uma dotao oramentria insuficiente na LOA.A despesa no nova , mas mal-orada.Crditos especiais-Autoriza a realizao de uma despesa no contemplada na LOA , ou seja uma despesa nova , na qual no h uma dotao oramentria especfica.A despesa nova , porm no indita.Crditos extraordinrios-autoriza a realizao de despesas novas , inditas e imprevista segundo a lei 4320/64.So despesas urgentes e imprevisveis decorrentes de calamidade pblica , comoo intestina ou guerra

Art. 41. da Lei 4.320/1964 Os crditos adicionais classificam-se em:

I - suplementares, os destinados a refro de dotao oramentria II - especiais, os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; III - extraordinrios, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica.
6 Q59122
Prova: FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Administrao Financeira e Oramentria

A Lei Complementar n 101/2000 estabelece que, para os Estados e Municpios, a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao, no poder exceder os percentuais da receita corrente lquida em a) 75%. b) 50%. c) 60%. d) 60% e 50%, respectivamente. e) 75% e 45%, respectivamente.

Alternativa C: de acordo com a LC101/2000:

Art. 19. Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituio, a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, no poder exceder os percentuais da receita corrente lquida, a seguir discriminados: I - Unio: 50% (cinqenta por cento); II - Estados: 60% (sessenta por cento); III - Municpios: 60% (sessenta por cento).

You might also like