You are on page 1of 13

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.197.723 - SP (2010/0105571-6) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : : : : MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA RICARDO CALOI MARIA SONIA DA SILVA SAHD HUGO YOSHIOKA E OUTROS JUNZO KATAYAMA VIVALDO MARINHO DE GOUVEA E OUTRO MILTON SAAD E OUTRO(S) GRILL PALACE RESTAURANTE LTDA - MASSA FALIDA JLIO NOBUTAKA SHIMABUKURO E OUTRO(S) EMENTA

COMERCIAL E PROCESSUAL CIVIL. DENUNCIAO DA LIDE. JULGAMENTO DA CAUSA PRINCIPAL. AUSNCIA DE PREJUZO. DIREITO DE REGRESSO ASSEGURADO. AO REVOCATRIA. FALNCIA. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO FALIDO. VENDA DE IMVEL ANTES DA DECRETAO DA QUEBRA, DENTRO DO TERMO LEGAL. FRAUDE NO DEMONSTRADA. EFICCIA DO NEGCIO JURDICO. ARTS. 52 E 53 DA ANTIGA LEI DE FALNCIAS. 1. Ainda que em princpio admissvel a denunciao da lide, se j julgada a causa no se anula o processo, por ausncia de prejuzo ao denunciante, a quem facultado, atravs de ao autnoma, exercer o seu direito de regresso contra o denunciado. 2. Com a decretao da quebra, h a perda da legitimao ativa e passiva do falido para atuar na ao revocatria falimentar, como consequncia lgica da impossibilidade de dispor de seus bens e de administr-los, na medida em que os interesses patrimoniais passam a ser geridos e representados pelo sndico da massa falida. 3. A ineficcia da venda de imvel pela empresa antes da decretao da sua falncia, dentro do perodo suspeito, depende da prova concreta da fraude, consoante orientao firmada no STJ. 4. Recursos especiais conhecidos e providos. Ao revocatria improcedente.

ACRDO
Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010 Pgina 1 de 13

Superior Tribunal de Justia


Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, conhecer do recurso especial e dar-lhe provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Luis Felipe Salomo, Raul Arajo e Maria Isabel Gallotti votaram com o Sr. Ministro Relator. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Aldir Passarinho Junior. Dr(a). MARIA SONIA DA SILVA SAHD, pela parte RECORRENTE: RICARDO CALOI.

Braslia (DF), 19 de outubro de 2010(Data do Julgamento)

MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA Presidente e Relator

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 2 de 13

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.197.723 - SP (2010/0105571-6) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : : : : MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA RICARDO CALOI MARIA SONIA DA SILVA SAHD HUGO YOSHIOKA E OUTROS JUNZO KATAYAMA VIVALDO MARINHO DE GOUVEA E OUTRO MILTON SAAD E OUTRO(S) GRILL PALACE RESTAURANTE LTDA - MASSA FALIDA JLIO NOBUTAKA SHIMABUKURO E OUTRO(S) RELATRIO

O EXMO. SR. MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA: Cuida-se, na origem, de ao revocatria proposta por GRILL PALACE RESTAURANTE LTDA. - MASSA FALIDA, por seu sndico dativo, inicialmente contra VIVALDO MARINHO DE GOUVEA, NEUZA SOARES GOUVEA, REIMEI YOSHIOKA e HATUYO YOSHIOKA, com fulcro no artigo 52 do Decreto-Lei n. 7.661/45, visando alcanar imvel alienado pela falida dentro do termo legal da falncia, porm antes de decretada a quebra da empresa. Durante a tramitao do feito, foram includos no polo passivo da ao RICARDO CALOI; PLNIO TADEU TORINO GOMES, MRCIA APARECIDA DOS SANTOS MARTINS GOMES (todos denunciados lide), HUGO YOSHIOKA, SANDRA ERI FUKUSHIMA YOSHIOKA e RGIS YOSHIOKA, e excludos REIMEI YOSHIOKA e HATUYO YOSHIOKA. O pedido fora julgado procedente, sem necessidade de dilao probatria, tendo sido declarada ineficaz, em relao massa falida, a transferncia do bem descrito na inicial, nos exatos termos requeridos pela autora. Aos trs recursos de apelao manejados pelos rus foi negado provimento em acrdo prolatado pela Oitava Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, de cuja ementa se extrai:

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 3 de 13

Superior Tribunal de Justia


"Ao revocatria - Procedncia - Inconformismo - Descabimento Denunciao da lide - Deciso que no acarreta a perda do direito material, pois poder haver o ajuizamento de ao autnoma para reaver o preo pago, com a respectiva indenizao por perdas e danos - Fato que no ocasiona prejuzo parte Excluso do plo passivo dos litisdenunciados - Cerceamento de defesa afastada, visto a desnecessidade de dilao probatria - Venda do bem, pela massa falida que restou comprovada e foi efetuada dentro do termo legal da falncia, tratando-se de ato ineficaz em relao massa - O fato da falncia j demonstrativo do prejuzo e, por isso, determina a ineficcia do ato - Recursos desprovidos".

Todos os apelantes opuseram embargos de declarao, que foram parcialmente acolhidos. O acrdo restou assim ementado:
"Apelao - Embargos de declarao - Ao revocatria - Recebidos os embargos de declarao no efeito infringente - Os co-rus no podem ser excludos da lide, pois so litisconsortes necessrios, uma vez que todos participaram do negcio jurdico que se tornou ineficaz - A sentena afetou o patrimnio de todos os rus Fica sem efeito a parte do v. acrdo que exclui da lide os co-rus - Descabida, nesta fase processual, a alegao de nulidade de sentena por no haver apreciao da denunciao da lide - O pedido de denunciao da lide formulado em primeira instncia no foi apreciado no despacho saneador, o qual somente incluiu os co-rus no plo passivo como litisconsrcio necessrio - No houve alegao da parte quanto ao deferimento da denunciao da lide que no foi apreciada no despacho saneador Houve precluso consumativa - As demais questes demonstram o inconformismo com o v. acrdo prolatado - Embargos de declarao recebidos e dado provimento somente para declarar que no h excluso da lide dos co-rus Ricardo Caloi, Plnio Tadeu Torino Gomes, Mrcia Aparecida dos Santos Martins Gomes, Hugo Yoshika, Sandra Eri Fukushima Yoshika e Regis Yoshika."

Todos os vencidos manejaram recurso especial e todos os recursos foram admitidos na origem. Alega-se, no recurso especial interposto por HUGO YOSHIOKA, SANDRA ERI FUKUSHIMA YOSHIOKA e REGIS YOSHIOKA, violao do artigo 47 do Cdigo de Processo Civil; dos artigos 55, pargrafo nico, item I, e 52, VIII, do Decreto-lei n. 7.661/45; e do artigo 215 da Lei dos Registros Pblicos, alm de divergncia jurisprudencial. VIVALDO MARINHO DE GOUVEA e NEUZA SOARES GOUVEA alegam ofensa ao artigo 53 do Decreto-lei n. 7.661/45 e aos artigos 70, inciso I, 76, 128 e 460 do Cdigo de Processo Civil, bem como divergncia jurisprudencial.

RICARDO CALOI, por sua vez, sustenta ter ocorrido negativa de vigncia ao artigo
Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010 Pgina 4 de 13

Superior Tribunal de Justia


535, I e II, do Cdigo de Processo Civil, bem como contrariedade aos artigos 52, incisos VII e VIII, e 53 do Decreto-Lei n. 7.661/45, e ao artigo 215 da Lei n. 6.015/73 (Lei de Registros Pblicos). Tambm aponta a existncia de divergncia jurisprudencial. o relatrio.

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 5 de 13

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.197.723 - SP (2010/0105571-6) EMENTA COMERCIAL E PROCESSUAL CIVIL. DENUNCIAO DA LIDE. JULGAMENTO DA CAUSA PRINCIPAL. AUSNCIA DE PREJUZO. DIREITO DE REGRESSO ASSEGURADO. AO REVOCATRIA. FALNCIA. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO FALIDO. VENDA DE IMVEL ANTES DA DECRETAO DA QUEBRA, DENTRO DO TERMO LEGAL. FRAUDE NO DEMONSTRADA. EFICCIA DO NEGCIO JURDICO. ARTS. 52 E 53 DA ANTIGA LEI DE FALNCIAS. 1. Ainda que em princpio admissvel a denunciao da lide, se j julgada a causa no se anula o processo, por ausncia de prejuzo ao denunciante, a quem facultado, atravs de ao autnoma, exercer o seu direito de regresso contra o denunciado. 2. Com a decretao da quebra, h a perda da legitimao ativa e passiva do falido para atuar na ao revocatria falimentar, como consequncia lgica da impossibilidade de dispor de seus bens e de administr-los, na medida em que os interesses patrimoniais passam a ser geridos e representados pelo sndico da massa falida. 3. A ineficcia da venda de imvel pela empresa antes da decretao da sua falncia, dentro do perodo suspeito, depende da prova concreta da fraude, consoante orientao firmada no STJ. 4. Recursos especiais conhecidos e providos. Ao revocatria improcedente.

VOTO

O EXMO. SR. MINISTRO JOO OTVIO DE NORONHA: Conheo dos recursos especiais interpostos, uma vez presentes os requisitos exigidos para tal. Diferentemente do que entende a recorrida em suas contrarrazes, no caso de incidncia da Smula n. 7 deste Tribunal, uma vez que as questes submetidas a julgamento so eminentemente de direito, no havendo necessidade de perquirir a respeito dos aspectos ftico-probatrios constantes dos autos. Esclareo que a matria de fundo discutida neste processo, que diz sobre a eficcia ou ineficcia, em relao massa falida, da alienao de bens dentro do termo legal da falncia,
Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010 Pgina 6 de 13

Superior Tribunal de Justia


foi analisada e resolvida no aresto recorrido - devidamente prequestionada, portanto - e foi objeto de todos os recursos especiais aviados, razo pela qual, quanto a esse ponto, decidirei em tpico que a todos aproveitar. Quanto a outras questes alegadas pelos recorrentes, passo a examin-las individualmente. RICARDO CALOI alega violao do artigo 535, incisos I e II, do Cdigo de Processo Civil, ao argumento, genericamente referido, de que o acrdo recorrido se omitira na apreciao das matrias por ele argudas nos seus embargos de declarao. Razo no lhe assiste, porm, uma vez que o rgo julgador a quo decidiu, por inteiro, as questes que lhe foram apresentadas, embora em sentido contrrio quele pretendido pelo ora recorrente. Alm disso, no est o tribunal obrigado a rebater, um a um, os argumentos das partes, podendo sustentar sua deciso em outros elementos de fato e de direito que entender pertinentes. HUGO YOSHIOKA, SANDRA ERI FUKUSHIMA YOSHIOKA e RGIS YOSHIOKA argem violao do artigo 47 do Cdigo de Processo Civil e do artigo 55, pargrafo nico, do Decreto-lei n. 7.661/45 (antiga Lei de Falncias), sob a alegao de que se fazia necessria a presena, no polo passivo da ao revocatria, da empresa falida, GRIL PALACE RESTAURANTE LTDA., que figurara como alienante do bem objeto deste processo. Trata-se, segundo a tica dos recorrentes, de caso tpico de litisconsrcio necessrio, e a ausncia de citao daquela empresa traz como consequncia a nulidade do feito. Arrolam julgados que do sustentao sua tese. Registre-se, quanto a esse aspecto, que a matria no fora prequestionada na instncia estadual, circunstncia que atrai a incidncia das Smulas n. 282 e 356 do Supremo Tribunal Federal. Com efeito, no basta que a parte invoque a aplicao ao caso de dispositivos legais que entende pertinentes soluo do conflito. necessrio que sobre eles se manifeste expressamente o rgo julgador (prequestionamento explcito), ou, ao menos, que a matria neles tratada seja ampla e claramente discutida (prequestionamento implcito) para que o recurso
Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010 Pgina 7 de 13

Superior Tribunal de Justia


especial possa ser conhecido. Agrava-se a situao quando se verifica que a provocao ao rgo julgador se dera nos embargos de declarao opostos ao acrdo recorrido, nada havendo a respeito na petio de apelao intentada. Ainda que assim no fosse, contudo, ficou consignado no REsp n. 764.815/RJ, do qual fui relator:
"RECURSO ESPECIAL. FALIMENTAR. AO REVOCATRIA. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO FALIDO. 1. Com a decretao da quebra, h a perda da legitimao ativa e passiva do falido, para atuar na ao revocatria falimentar, como consequncia lgica da impossibilidade de dispor de seus bens e de administr-los, na medida em que os interesses patrimoniais passam a ser geridos e representados pelo sndico da massa falida. 2. Recurso especial provido."

VIVALDO MARINHO DE GOUVEA e NEUZA SOARES GOUVEA, por sua vez, entendem violados os artigos 70, inciso I, 76, 128 e 460 do Cdigo de Processo Civil, uma vez que a sentena de primeiro grau, confirmada pelo tribunal estadual, teria deixado de julgar a lide secundria. Verifica-se, no entanto, que o acrdo impugnado ratificou a deciso primeva, evitando a declarao de nulidade daquela deciso, ao fundamento de que:
"A alegao de ausncia de deciso da denunciao da lide no procede, uma vez que a sentena foi clara, no acarretando a perda do direito material, pois poder haver o ajuizamento de ao autnoma para reaver o preo pago, com a respectiva indenizao por perdas e danos. Assim, tal fato no ocasiona prejuzo parte, visto a possibilidade do ressarcimento por via prpria" (fl. 557).

Esse entendimento est aderente jurisprudncia deste Superior Tribunal de Justia que, em homenagem aos princpios da economia e celeridade processuais, est assim assentada:
"DENUNCIAO DA LIDE. JULGAMENTO DA CAUSA PRINCIPAL. AUSNCIA DE PREJUZO. DIREITO DE REGRESSO. PRECEDENTES. Ainda que em princpio admissvel a denunciao da lide, se j julgada a causa, no se anula o processo por ausncia de prejuzo ao denunciante, a quem facultado atravs de ao autnoma exercer o seu direito de regresso contra o denunciado. Precedentes. Recurso especial no conhecido." (REsp n. 126.484/SP, rel. Min. Barros Monteiro, DJ de 30.8.1999.)

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 8 de 13

Superior Tribunal de Justia


"PROCESSUAL CIVIL. INDENIZAO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO. DENUNCIAO DA LIDE. ART. 70, III, DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL. DESNECESSIDADE. RECURSO ESPECIAL IMPROVIDO. 1. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia pacificou o entendimento de que 'embora cabvel e at mesmo recomendvel a denunciao da lide de servidor pblico causador de dano decorrente de acidente de veculo, uma vez indeferido tal pedido, injustificvel se torna, em sede de recurso especial, a anulao do processo para converso do rito sumrio em ordinrio e admisso da denunciao, em ateno aos princpios da economia e celeridade processuais' (REsp. 197.374-MG, relator Ministro Garcia Vieira, DJ de 1.7.1999). 2. No perde o Municpio o direito de regresso se no denuncia lide seu preposto. 3. Recurso especial improvido." (REsp n. 147.739/SP, de minha relatoria, DJ de 9.2.2005.)

Nada a prover quanto ao ponto. No que concerne violao dos artigos 52 e 53 da antiga Lei de Falncias, matria atinente ao mrito do recurso propriamente dito, procede a irresignao dos recorrentes. Conforme se extrai dos autos, GRIL PALACE RESTAURANTE LTDA. alienou imvel de sua propriedade a RICARDO CALOI por meio de escritura pblica datada de 4.12.1998, cujo registro deu-se em 31.3.1999. A falncia da empresa foi decretada em 21.3.2003, fixado o seu termo legal nos sessenta dias anteriores ao primeiro protesto, ocorrido em 22.10.1998. Esse imvel, um terreno vazio, fora depois fracionado em dois e vendido a outros rus na ao revocatria, tambm recorrentes. fato incontroverso, por isso, que a venda do imvel deu-se dentro do termo legal da falncia, mas bem antes da decretao da quebra. O acrdo recorrido, corroborando o que fora definido na sentena e invocando lies de Rubens Requio e Waldo Fazzio Jnior, alm dos argumentos expendidos pela Procuradoria Geral de Justia (fls. 558/560), concluiu pela incidncia na espcie da norma contida no artigo 52 da antiga lei falencial e assim fixou:
"A venda do bem, pela massa falida restou comprovada. Foi efetuada dentro do termo legal da falncia tratando-se portanto de ato ineficaz em relao massa tendo em vista o perodo em que praticado, no havendo necessidade de prova de fraude. (...) Diante do exposto, verificando-se que a venda realmente foi realizada no termo legal da quebra, h no caso a ineficcia objetiva, pois seu reconhecimento
Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010 Pgina 9 de 13

Superior Tribunal de Justia


independe da boa ou m-f do adquirente, ou, ainda, de seu conhecimento sobre o estado econmico da empresa falida e de sua inteno de fraudar credores."

O caso, no entanto, comporta interpretao diferente. Com efeito, a jurisprudncia desta Corte tem caminhado em sentido diametralmente oposto. Confira-se:
"FALNCIA. AO REVOCATRIA. ALIENAO DE BEM REALIZADA NO TERMO LEGAL DA FALNCIA. INEFICCIA DEPENDE DE PROVA DA OCORRNCIA DE FRAUDE A CREDORES. 1. A alienao de bem pertencente falida, realizada dentro do termo legal, mas antes da decretao da quebra, no se subsume ao art. 52, inciso VII, da antiga Lei de Falncias, mas, eventualmente, ao art. 53, dependendo a ineficcia do negcio, em relao massa, de prova de ocorrncia de fraude a credores. 2. A interpretao sistemtica do caput do art. 52 e do seu inciso VII, da antiga Lei de Falncias, conduz concluso de que somente as transcries de transferncia de propriedade realizadas aps a quebra sero tidas por objetivamente ineficazes em relao massa, 'tenha ou no o contratante conhecimento do estado econmico do devedor, seja ou no inteno deste fraudar credores'. 3. Recurso especial parcialmente conhecido, e, na extenso, provido." (REsp n. 806.044/RS, rel. Min. Luis Felipe Salomo, DJe de 19.4.2010.) "Ao revocatria. Art. 52, VII, da Lei de Falncias. Precedentes da Corte. 1. Como assentado na jurisprudncia da Corte, 'inocorrendo demonstrao de fraude, eficaz em relao massa falida a alienao de imvel de sua propriedade ocorrida dentro do termo legal da falncia, tambm denominado perodo suspeito, mas anteriormente declarao da quebra'. (REsp n 246.667/SP, Relator o Ministro Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 14.4.03; na mesma linha: REsp n 168.401/RS, Relator o Ministro Barros Monteiro, DJ de 17.2.03; REsp n 228.197/SP, de minha relatoria, DJ de 18.12.2000). 2. Recurso especial conhecido e provido." (REsp n. 681.798/PR, rel. Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, DJ de 22.8.2005.) "AO REVOCATRIA. PROMESSA DE CESSO DE DIREITO. PERODO SUSPEITO (ART. 14, II, DA LEI FALIMENTAR). REGISTRO. DECRETAO POSTERIOR DA FALNCIA. INEFICCIA. NO CONFIGURADA. DECRETO-LEI N. 7.661/45, ART. 52, VII; LEI N. 6.015/73, ART. 215, I. Eficaz em relao massa o contrato de direito real efetuado entre a falida e terceiros, registrado no cartrio imobilirio dentro do perodo suspeito (art. 14, III, da LF), mas antes da sentena declaratria. De outro lado, o art. 215 da Lei n. 6.015/73 no revogou o art. 52, VII, da Lei de Falncias. Precedentes. II. Recurso conhecido e provido". (REsp n. 241.319-RJ, rel. Ministro Aldir Passarinho Jnior, DJ de 26.8.2002.)

Cumpre salientar, ademais, que o imvel objeto deste processo, embora encaixado
Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010 Pgina 1 0 de 13

Superior Tribunal de Justia


no patrimnio da empresa, no integrava seu estabelecimento comercial, entendido este como aquela universalidade de bens a que aludem os doutrinadores, formado pelos bens corpreos e incorpreos que constituem o fundo de comrcio, necessrios realizao do objeto social da sociedade. A alienao do estabelecimento comercial, assim entendido, importaria, na prtica, no encerramento das atividades da sociedade, inviabilizando, como consequncia, o pagamento aos credores caso o devedor no tivesse outros bens que garantissem a dvida. Era essa a razo pela qual a antiga lei falencial, no seu artigo 52, VIII, determinava a ineficcia do negcio em tal circunstncia, ao menos em relao massa. Ora, o imvel de que tratam os autos era um lote vazio, situado em local diverso daquele onde instalado o restaurante, no havendo nenhuma prova de que estivesse relacionado s atividades da empresa. Tal circunstncia, aliada ao fato de que a alienao ocorrera h mais de quatro anos antes da decretao da quebra, leva-me a concluir que somente se provado o consilium fraudis , o intuito de prejudicar credores, que se poderia acatar o pedido revocatrio. No h essa prova. No que se refere ao alegado dissdio pretoriano, verifico que os acrdos paradigmas trazidos pelos recorrentes bem se adaptam s circunstncias dos autos, servindo para demonstrar a divergncia jurisprudencial invocada. Pelo exposto, conheo dos recursos especiais pelas alneas "a" e "c" do inciso III do artigo 105, da CF e dou-lhes provimento . Como consequncia, julgo improcedente o pedido formulado na ao revocatria intentada, com inverso dos nus sucumbenciais. Registre-se que, conforme a jurisprudncia da Casa, a iseno prevista no artigo 208, 2, do DL n. 7.661/45 s se aplica ao processo principal da falncia, no a outras causas de que participe a massa falida. como voto.

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 1 1 de 13

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUARTA TURMA

Nmero Registro: 2010/0105571-6

PROCESSO ELETRNICO

REsp 1197723 / SP

Nmeros Origem: 11462004 2165581 2381643 2830020040730852 40730852 5290874001 5290874800 5830020040730852 99407019676450001 PAUTA: 19/10/2010 JULGADO: 19/10/2010

Relator Exmo. Sr. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. ANTNIO CARLOS FONSECA DA SILVA Secretria Bela. TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE ADVOGADO RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : : : RICARDO CALOI MARIA SONIA DA SILVA SAHD HUGO YOSHIOKA E OUTROS JUNZO KATAYAMA VIVALDO MARINHO DE GOUVEA E OUTRO MILTON SAAD E OUTRO(S) GRILL PALACE RESTAURANTE LTDA - MASSA FALIDA JLIO NOBUTAKA SHIMABUKURO E OUTRO(S)

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Empresas - Recuperao judicial e Falncia

SUSTENTAO ORAL Dr(a). MARIA SONIA DA SILVA SAHD, pela parte RECORRENTE: RICARDO CALOI CERTIDO Certifico que a egrgia QUARTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, conheceu do recurso especial e deu-lhe provimento, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Luis Felipe Salomo, Raul Arajo e Maria Isabel Gallotti votaram com o Sr. Ministro Relator.

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 1 2 de 13

Superior Tribunal de Justia


Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Aldir Passarinho Junior. Braslia, 19 de outubro de 2010

TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI Secretria

Documento: 1012004 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 27/10/2010

Pgina 1 3 de 13

You might also like