You are on page 1of 2

Tax

Residncia Fiscal vs Residncia Civil


Ana Duarte, Senior Manager
Jornal de Negcios, Janeiro de 2008
As regras de tributao dos rendimentos auferidos pelas pessoas singulares variam consoante a pessoa seja considerada como residente ou no residente fiscal em Portugal. Tambm as obrigaes fiscais e de reporte Administrao Tributria esto dependentes dessa mesma qualificao. Da anlise ao artigo do Cdigo do Imposto sobre os Rendimentos das Pessoas Singulares (IRS), que define o conceito de residentes fiscais em Portugal, podemos concluir que so consideradas como no residentes fiscais em Portugal, genericamente, as pessoas que cumpram as seguintes condies: Permaneam em territrio nacional por um perodo inferior a 183 dias seguidos ou interpolados; e No disponham a 31 de Dezembro do ano em causa de uma habitao em Portugal que faa supor a sua inteno de a manter e ocupar como residncia habitual; e O cnjuge seja considerado como no residente fiscal em Portugal. Estabelece o Decreto-Lei que regula a atribuio do nmero de contribuinte que quem aufira rendimentos sujeitos a tributao em Portugal deve obter um nmero de contribuinte para poder ser tributado sobre os rendimentos auferidos de fonte Portuguesa. Estabelece, ainda, o Cdigo do IRS e a Lei Geral Tributria que os no residentes fiscais em Portugal que obtenham rendimentos de fonte Portuguesa esto obrigados nomeao de um representante fiscal, o qual pode ser uma pessoa singular ou colectiva, desde que seja residente fiscal em Portugal. Como o no residente fiscal no reside no territrio Portugus e s esporadicamente aqui se encontra, o representante fiscal responsvel por efectuar a interligao entre a Administrao Tributria e o no residente. Porm, a Administrao Tributria vai mais longe e pode accionar, solidariamente, o representante fiscal por qualquer dvida fiscal do seu representado, se este no tiver nomeado um gestor de negcios. Como a Administrao Tributria no tem forma de anular os nmeros de contribuintes da sua base de dados, quem aceitar tal representao fiscal, f-lo para o resto da vida ou perodo total em que a pessoa for no residente fiscal, pois a Administrao Tributria no aceita que o representante fiscal proceda anulao sem que encontre outra pessoa/ entidade que o substitua.

Residncia Fiscal vs Residncia Civil

Aqui comeam as dificuldades!!!! Como encontrar um distrado que esteja disposto a ficar o resto da vida responsvel por eventuais dvidas fiscais contradas por outra pessoa!!!? Como seria de esperar, essa uma dificuldade que ter que ser ultrapassada pelo no residente, da qual a Administrao Tributria se desmarca. Como se fosse algo simples conseguir encontrar um representante fiscal, a Administrao Tributria, atravs de comunicado interno, informou os Servios de Finanas que os cidados estrangeiros que no sejam nacionais da Unio Europeia e que no possuam autorizao de residncia emitida pelo Servio de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) so considerados como no residentes fiscais e, como tal, devem nomear representante fiscal. Estar o leitor, provavelmente, a questionar-se qual a base legal para que os cidados da Unio Europeia e cidados de fora da Unio Europeia tenham tratamento fiscal diferenciado nesta matria. Assim como se deve estar a questionar, porque motivo no conceito legal de residente fiscal versus no residente fiscal no se encontra qualquer referncia a vistos ou autorizaes de residncia emitidas pelo SEF. Questiona-se, e com toda a razo, porque no existe base legal para que esta informao seja emanada. A residncia fiscal das pessoas singulares aferida com base nas regras estabelecidas no Cdigo do IRS, que tem por base o nmero de dias de presena em Portugal e as condies de habitao, sem que seja feita qualquer ligao ao tipo de visto ou ttulo de residncia emitido pelo SEF. verdade que alguns pases estabelecem o conceito de residente e no residente fiscal tendo tambm em considerao o tipo de visto que a pessoa obteve, como o caso do Brasil e dos Estados Unidos, mas no , de todo, o caso de Portugal. Note-se que existem vistos de estada temporria que no do acesso obteno de uma autorizao de residncia, mas que permitem aos cidados de fora da Unio Europeia viver e trabalhar legalmente em Portugal, em alguns casos, at um perodo de dois anos. Assim, essas pessoas, apesar de serem residentes fiscais em Portugal e at pretenderem contribuir para a diminuio do dfice, se no conseguirem encontrar algum disposto a ser seu representante fiscal - o que no tarefa fcil - no iro conseguir que os Servios de Finanas lhe emitam o nmero de contribuinte e, como tal, no podero ser pagos por empresas em Portugal, nem pagar impostos em Portugal. Fiquemos ento a aguardar por uma alterao aos procedimentos prticos adoptados no sentido de permitir o cumprimento das obrigaes fiscais por parte dos cidados estrangeiros, nacionais de pases terceiros, com rendimentos em Portugal.

PricewaterhouseCoopers 2010. Todos os direitos reservados. PricewaterhouseCoopers refere-se rede de entidades que so membros da PricewaterhouseCoopers International Limited, cada uma das quais uma entidade legal autnoma e independente.

You might also like