You are on page 1of 17

3

SUMRIO Pg. 1. JUSTIFICATIVA ..........................................................................................................4 2. PROBLEMA .....................................................................................................................5 3. OBJETIVO ......................................................................................................................6 3.1. GERAL ......................................................................................................................6 3.2. ESPECFICO ............................................................................................................6 4. REFERENCIAL TERICO .............................................................................................7 5. METODOLOGIA ..............................................................................................................16 6. CRONOGRAMA ..............................................................................................................17 BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................................18

1. JUSTIFICATIVA O aumento da complexidade do mercado e competitividade das empresas tem feito com que seja necessria uma maior profissionalizao para que uma empresa se mantenha saudvel. Preceito, este, corroborado por Porter (1999), que diz que a competio se intensificou de forma drstica ao longo das duas ltimas dcadas, e poucos so os setores remanescentes em que a competio ainda no interferiu na estabilidade e dominao dos mercados. Devido a esse fato, as novas organizaes adotam estratgias e ferramentas para o inicio de suas atividades em um mercado altamente competitivo. Entre essas estratgias e ferramentas encontra-se a utilizao de sistemas de anlise de viabilidade econmica e financeira, a fim de verificar confiabilidade e a rentabilidade do projeto a ser implementado. A fim de justificar estes preceitos as empresas vm buscando cada vez mais a criao de projetos de viabilidade econmica e financeira antes de implementar mudanas ou de iniciar seus negcios. Este estudo pretende analisar a funo, necessidade e importncia que as ferramentas tradicionais financeiras tm para estes projetos. Diante disso, o presente estudo considerado de relevncia, uma vez que avalia se as ferramentas financeiras no projeto de viabilidade do projeto de implementao do Crematrio Lrios do Vale em Montes Claros MG foram capazes de expressar as informaes necessrias para responder as necessidades do projeto.

2. PROBLEMA

As empresas, no cenrio brasileiro e mundial atual, esto inseridas em um mercado bastante complexo e competitivo, e isso requer que qualquer novo empreendimento seja estudado a fundo para que seja bem sucedido e se mantenha no mercado. Nesse contexto o atual estudo tem como problema: Quais ferramentas so importantes para o sucesso de um projeto de viabilidade financeira e por qu?

3. OBJETIVOS

3.1 Geral Analisar o uso das ferramentas financeiras em um projeto de viabilidade financeira e sua importncia para este.

3.2 Especfico Levantar os dados das ferramentas financeiras utilizadas no projeto; analisar as ferramentas financeiras utilizadas no projeto; estudar a necessidade das ferramentas para capacidade do projeto de mostrar a realidade; avaliar se as ferramentas estudadas foram importantes para a definio a que se propunham dentro do projeto do Crematrio Lrios do Vale.

4 REFERENCIAL TERICO No presente estudo so abordados temas de relevncia na administrao financeira e as ferramentas financeiras mais tradicionais em projetos de viabilidade financeira. Sendo assim, aqui sero estudados o Fluxo de Caixa, Custo mdio ponderado de capital (CMPC), Taxa Mnima de Atratividade (TMA), Valor atual Lquido (VAL) ou Valor Presente Lquido (VPL), Valor atual lquido ajustado (VALA), Benefcio Custo (B/C), PayBack, Taxa Interna de Retorno (TIR), Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM), Valor Econmico Agregado (VEA), Ponto de Equilbrio Financeiro (PEF) e Ponto de Equilbrio Econnico (PEE). Ser tambm realizada a Anlise de Sensibilidade e Anlise de Cenrio do projeto a fim de que a teoria ratifique a importncia da utilizao das ferramentas na prtica.

4.1 Viabilidade Econmica e Financeira do Projeto A anlise de viabilidade econmica e financeira busca identificar quais sero os retornos esperados em dado investimento. Posteriormente deve-se comparar estes retornos com os investimentos e custos do projeto, a fim de verificar a sua viabilidade de implementao. Corroborando esta afirmativa, De Francisco (1994) diz que um estudo de anlise de investimentos compreende: um investimento a ser realizado; enumerao de alternativas viveis; anlise de cada alternativa; comparao das alternativas e; escolha da melhor alternativa. Calcular viabilidade econmica de um projeto requer ateno a diversas reas bsicas do projeto. necessrio verificar a existncia de diferentes fontes de financiamento disponveis e acessveis no mercado bem como a disponibilidade de recursos financeiros suficientes para realizar o projeto e manter o projeto operando. preciso tambm analisar se o retorno esperado do projeto adequado ao investimento realizado.

4.2 Fluxo de Caixa O Fluxo de Caixa uma das ferramentas mais importantes de um novo empreendimento. Com ele possvel prever entradas e sadas de caixa que sero importantes para as tomadas de deciso. A partir da especificao dos investimentos, custos operacionais, depreciaes, juros, impostos e receitas, elaborado o fluxo de caixa do projeto. Assaf Neto (2005) afirma que:
consagrado que o aspecto mais importante de uma deciso de investimento centra-se no dimensionamento dos fluxos previstos de caixa e serem produzidos pelas propostas em anlise. Em verdade, a confiabilidade sobre os resultados de um determinado investimento , em grande parte, dependente do acerto com que seus

fluxos de entradas e sadas de caixa foram projetados. (ASSAF NETO, 2005, p. 290).

O fluxo de caixa o instrumento capaz de traduzir em valores e datas os diversos dados gerados pelos demais sistemas de informao da empresa. Segundo Zdanowicz:

O fluxo de caixa tem como objetivo bsico, a projeo das entradas e das sadas de recursos financeiros para determinado perodo, visando detectar a necessidade de captar emprstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operaes mais rentveis para a empresa (ZDANOWICZ, 1991, p. 24).

Os passos para montar um fluxo de caixa, conforme Chiavenato (1990), fazer uma projeo dos recebimentos baseado nas receitas operacionais previstas do projeto devido s suas vendas e em seguida faz-se uma projeo dos pagamentos do perodo futuro (compras, fornecedores, aluguel, salrios, impostos, emprstimos). Ao final do perodo entendido somase receitas e despesas para chegar ao caixa previsto.

4.3 Custo Mdio Ponderado de Capital (CPMC) Segundo Gitman (2010) o custo de capital a taxa de retorno que uma empresa precisa obter nos projetos em que investe, para manter valor de mercado. (GITMAN, 2010, p432) O custo de capital de um projeto de viabilidade de implantao de uma nova empresa deve avaliar a taxa de retorno que ela necessita para pagar os seus custos de implantao. O CMPC por sua vez analisa todas as modalidades de financiamento do projeto e calcula, a partir de quo representativa cada uma delas , atravs de ponderao, o custo mdio do capital para o empreendimento. O CMPC

...reflete o custo futuro mdio esperado dos fundos no longo prazo. Esse custo obtido por meio da ponderao do custo de cada tipo especfico de capital por sua participao na estrutura de capital da empresa. (GITMAN, 2010, p444).

Para se calcular o CMPC multiplica-se o custo especfico de cada modalidade de financiamento por sua participao na estrutura de capital da empresa e somam-se os valores ponderados. A equao que expressa o calculo, segundo Gitman (2010) se d por:

ra = (wi x ri) + (wp x rp) + (ws x rr ou n ) Onde wi = participao do capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital ri = participao das aes preferenciais na estrutura de capital ws = participao do capital prprio na estrutura de capital wi + ri + ws = 1

Os rs so os custos de cada modalidade de capital. Gitman (2010) ressalta que a ponderao do capital prprio, ws, multiplicada pelo custo dos lucros retidos, rr, ou pelo custo das novas aes ordinrias, rn. (GITMAN, 2010, p444).

4.4 Taxa Mnima de Atratividade (TMA) Para a tomada de deciso de aplicao do capital em determinado projeto preciso a empresa predeterminar uma Taxa Mnima de Atratividade. Casarotto e Koppitke (2000) dizem que:

ao analisar uma proposta de investimento deve ser considerado o fato de se estar perdendo a oportunidade de auferir retornos pela aplicao do mesmo capital em outros projetos. A nova proposta para ser atrativa deve render, no mnimo, a taxa de juros equivalente rentabilidade das aplicaes correntes e de pouco risco. (CASAROTTO E KOPPITKE, 2000, p. 108).

Completam ainda afirmando que comumente pessoas fsicas adotam como TMA a taxa paga pela caderneta de poupana e empresas, por serem ambientes mais complexos devem analisar as diferentes oportunidades de investimentos alm do prazo de retorno e da importncia estratgica das alternativas.

4.5 Valor Atual Lquido (VAL) e Valor Atual Lquido Anualizado (VALA)

O VAL de um projeto de investimento a soma total dos valores descontados do fluxo de caixa a ele associado. De Francisco (1994) define:

Pelo mtodo do Valor Atual ou do Valor Presente calcula-se o valor atual das receitas e das despesas do fluxo de caixa de cada alternativa de investimento, empregando a taxa mnima de atratividade. O valor caracterstico de cada alternativa a diferena entre os valores atuais das receitas e despesas. Se essa diferena for positiva, a taxa de retorno do capital investido maior que a taxa mnima de atratividade. Se, entretanto, a diferena for negativa, o investimento no ser atrativo, pois a taxa de retorno do capital ser menor que a taxa mnima de atratividade. A melhor alternativa de investimento ser, ento, aquela que fornecer a maior diferena positiva entra os valores atuais das receitas e das despesas. (De Francisco, 1994, p. 200)

Assaf Neto (2005) reala que o VAL no apura diretamente a mensurao da rentabilidade do projeto. Na verdade o VAL, ao descontar todos os fluxos de entradas e sadas de caixa de

10

um investimento por uma taxa de desconto mnima aceitvel, expressa, em ltima anlise, o resultado econmico atualizado da empresa. Com o VAL de diferentes projetos calculados possvel compar-los entre si apenas se as vidas destes projetos forem iguais. No caso de se querer comprar dois projetos com tempos de vida diferentes necessrio que seja calculada o Valor Atual Lquido Anualizado (VALA). O mtodo do VALA transforma o valor atual liquido de projetos de vidas desiguais num montante anual equivalente que pode ser usado para escolher o melhor projeto. O VALA como um VAL mdio (equivalente) para cada um dos perodos (anos) do projeto. O VALA calculado da seguinte maneira:

4.6 Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM)

Assaf Neto (2005) diz que a TIR representa a taxa de desconto que iguala as entradas com as sadas previstas. Diz ainda que para calcul-la necessrio o conhecimento dos montantes de dispndios de capital e dos fluxos de caixa lquidos. Reala, porm, que como esses valores ocorrem em diferentes momentos necessrio se levar em conta o valor do dinheiro no tempo. Para calcular o valor do dinheiro no tempo usa-se o VAL. Por isso podemos dizer que a TIR a taxa de juros que torna o VAL = 0. Gitman (2010) sugere que a TIR consiste na taxa de desconto que faz com que o VAL de uma oportunidade de investimento seja igual zero. Coloca ainda que a taxa de retorno anual composta que a empresa obter se investir no projeto e receber as entradas de caixa previstas. A TIR possui clculos consideravelmente mais difceis de serem realizados a mo, por tanto aconselhado o uso de calculadora financeira ou planilha de clculo. Casarotto e Kopittke (2000) corroboram a teoria ao afirmar que a Taxa Interna de Retorno requer o clculo da taxa que zera o Valor Presente Lquido dos fluxos de caixa das alternativas. Dizem ainda que os investimentos com a TIR maior que a TMA so considerados rentveis e so passveis de anlise. (CASAROTTO E KOPITTKE, 2000, p. 130). A TIR de um projeto somente ser verdadeira se todos os fluxos intermedirios de caixa forem reinvestidos prpria TIR calculada para o investimento. Dessa maneira no seria possvel o reinvestimento das entradas a uma taxa diferente. Outro problema da TIR que ela s consegue trabalhar se todas as entradas de caixa forem positivas. Havendo uma entrada negativa a TIR no pode mais ser utilizada. Para solucionar esses problemas surgiu a A Taxa

11

Interna de Retorno Modificada (TIRM), que a sada para igualar os problemas de taxas variadas de aplicao e captao diferentes da TIR e fluxos de caixa com mais de uma inverso de sinal. Para Cavalcante (1998), a TIRM uma verso da taxa interna de retorno convencional que foi criada para corrigir seus problemas estruturais relacionados s questes das razes mltiplas ou inexistentes e das taxas reais (e variveis) de financiamento dos investimentos e de aplicao de caixas excedentes. Na TIRM os fluxos passam a ser reinvestidos por taxas representativas das oportunidades do mercado (taxas de aplicao) ou do custo de capital da empresa (taxas de captao), taxas essas, mais reais do que unicamente a TIR. Kelleher e MacCormack (2005) afirmam que a TIRM vantajosa em relao a TIR convencional por permitir aos tomadores de decises fixar taxas de aplicao e captao de capital mais realistas e, portanto, os retornos so calculados de forma mais correta. Na opiniao de Kassai et al. . (1999), a TIRM uma verso melhorada da TIR, pois elimina os problemas decorrentes das mltiplas razes, assim como das taxas divergentes de financiamento e refinanciamento, e indica a verdadeira taxa interna de retorno de um projeto. No calculo da TIRM, os fluxos de caixa negativos so trazidos a valor presente atravs de taxas de financiamento compatveis com as do mercado, enquanto que os fluxos positivos so levados a valor futuro no ltimo perodo do fluxo de caixa, a partir de uma taxa de reinvestimento variada adequada com as praticadas no mercado. A partir de ento, como todos os valores do fluxo de caixa esto concentrados no instante zero e no perodo final, o clculo da taxa interna de retorno se da a partir da aplicao da frmula de juros compostos. 4.7 Benefcio Custo (B/C) Segundo Chabalin (1996), o indicador B/C (ou RBC) indicado atravs da seguinte equao:

onde: Bi = benefcios incorridos no perodo i Ci = custos incorridos no perodo i R = taxa interna de retorno (TMA)

12

A RBC o resultado da razo entre o valor presente dos benefcios (receitas) e o valor presente dos custos (desembolsos) observados ao longo da vida til do projeto. Indica quantas vezes o benefcio maior em detrimento do custo do projeto. 4.8 Payback O Payback, como o prprio nome j dia diz, momento exato em que o projeto pagar o seu investimento inicial. Gitman (2010) diz ser o tempo necessrio para que a empresa recupere o investimento inicial em um projeto, calculado a partir das entradas de caixa. (GITMAN, 2010, p. 366). O perodo de Payback encontrado atravs de acumulao das entradas de caixa do projeto at que se encontre o momento em que o caixa chegue zero. Uma regra de trs simples no fluxo de caixa encontra o dia exato do Payback. importante ressaltar que necessrio estabelecer um limite mximo de tempo necessrio para que o projeto se pague. Normalmente os gestores do negcio entram em acordo e delimitam previamente o perodo de tempo mximo aceito. Depois de calcular o Payback ento se decide se o projeto ser implantado. Caso o perodo de Payback seja menor ao tempo limite o projeto implantado, caso contrrio no. Essa prerrogativa corroborada por Assaf Neto (2005) onde ele diz que a deciso de aceitar o rejeitar determinado investimento necessrio confrontar o padro-limite com o perodo de Payback. Casarotto e Koppitke (2000), no entanto, colocam o mtodo do Payback como mtodo no exato. (p. 122). Eles afirmam que o mtodo no se encaixa ao conceito de Equivalncia da Matemtica Financeira. Explicam:
Este mtodo no leva em considerao a vida do investimento, e pode ser dificultada a sua aplicao quando o investimento inicial se der por mais de um ano ou quando os projetos comparados tiverem investimentos iniciais diferentes. O defeito mais srio, no entanto, ocorre por no ser considerado o conceito de equivalncia. (CASAROTTO E KOPPITKE, 2000, p. 122)

Esses defeitos podem acarretar uma m interpretao numa possvel comparao entre projetos. 4.9 Valor Econmico Agregado (VEA ou EVA) Para Assaf Neto (2005):
O Valor econmico Agregado (VEA) considerado como o principal direcionador de riqueza da empresa no mercado globalizado. Revela se a companhia est sendo

13

competente em gerar retorno que mensure as expectativas de ganhos dos seus proprietrios. Quanto mais elevado se apresentar o VEA, maior a riqueza gerada pela empresa no perodo... (ASSAF NETO, 2005, p. 194)

O VEA um indicador que possibilita a executivos, acionistas e investidores terem uma ntida viso acerca da rentabilidade do capital empregado no projeto. Ele capaz de mostrar se este foi bem ou mal investido em termos de gerao de riquezas para o empreendimento, possibilita analisar o resultado, os recursos aplicados e a estrutura de capital. Assaf Neto (2005) defende que a mensurao do VEA pode ser dada a partir de trs formulas distintas: VEA = Resultado Operacional Lquido (CMPC x Investimento Total) Ou VEA = (ROI CMPC) x Investimento Inicial Ou VEA = Lucro Lquido (Custo de Capital Prprio x Patrimnio Lquido)
(ASSAF NETO, 2005, p195,196)

4.10 Ponto de Equilbrio Financeiro (PEF), Ponto de Equilbrio Econmico (PEE) e Ponto de Equilbrio Contbil (PEC) Conceitualmente o Ponto de Equilbrio ou ponto de ruptura nasce da conjugao dos Custos Totais com as Receitas Totais. a denominao dada onde o total das receitas igual ao total das despesas no projeto. No ponto de equilbrio o resultado final sempre igual zero. Segundo Gitman (2010), a anlise do ponto de equilbrio, tambm chamada de anlise da relao custo-volume-lucro importante para a empresa, uma vez que possibilita medir o nvel de vendas necessrio para cobrir todos os custos operacionais e possibilita avaliar a lucratividade associada a vrios nveis de vendas. De acordo com Assaf e Martins (1986), pode-se calcular trs tipos de ponto de equilbrio: o contbil, o econmico e o financeiro.

14

No clculo do ponto de equilbrio contbil, as receitas totais se igualam aos gastos totais. Neste caso, o resultado se anula, pois se obtm um lucro contbil igual zero. Acima deste ponto, existe lucro; abaixo, prejuzo. No clculo do ponto de equilbrio econmico introduzida, alm dos gastos, uma outra varivel: o lucro. Na verdade, qualquer empresa persegue um lucro mnimo representado pelo custo de oportunidade do investimento feito pelos scios, ou seja, um lucro mnimo que compense o investimento realizado. Ao ponto que produz lucro desse valor mnimo se d o nome de ponto de equilbrio econmico. No clculo do ponto de equilbrio financeiro so includos os gastos no desembolsveis, como as depreciaes. Na verdade, as depreciaes so gastos includos na contabilidade de uma empresa, mas que no representam desembolsos efetivos de caixa. (CARNEIRO, 2004, p. 07).

4.11 Anlise de Sensibilidade e Anlise de Cenrio A Anlise de Sensibilidade consiste em alterar cada varivel em pontos percentuais acima e abaixo do valor bsico esperado, mantendo-se os demais fatores constantes. Em seguida, verificar onde os indicadores econmico-financeiros so mais sensveis.
A anlise de sensibilidade uma metodologia de avaliao do risco que revela em quanto o resultado econmico de um investimento se modificar diante de alteraes em variveis estimadas dos fluxos de caixa. (ASSAF NETO, 2000, p. 340)

Em anlises de sensibilidade, ao se realizar vrias rodadas de simulao e avaliar os cenrios gerados, possvel constatar tendncias e anomalias. Casarotto e Kopittke (2000) definem:
Na anlise de sensibilidade estudado o efeito que a variao de um dado de entrada pode ocasionar nos resultados. Quando uma pequena variao num parmetro altera drasticamente a rentabilidade de um projeto, diz-se que o projeto muito sensvel a este parmetro e poder ser interessante concentrar esforos para obter dados menos incertos. (CASAROTTO E KOPPTIKE, 2000, p.341)

A anlise de sensibilidade capaz de mostrar a quais variveis o projeto mais vulnervel falhas, caso as previses estejam incorretas. O mais comum ser realizada uma anlise de sensibilidade no VAL, uma vez que este tido como um dos mais importantes ndices de um projeto de viabilidade, mas em cada projeto deve ser avaliada a necessidade de se realizar anlises em diferentes variveis. A importncia da anlise de sensibilidade, de modo geral, se da por ser utilizada para: tomar melhores decises, decidir quais dados estimados devem ser refinados antes de tomar uma deciso e, concentrar-se nos elementos crticos durante a implementao.

J a Anlise do Cenrio tem como objetivo vislumbrar diferentes possibilidades futuras e avali-las perante os objetivos quanto ao retorno esperado do projeto. Gitman (2000) diz que a Anlise de Cenrios uma abordagem comportamental que emprega diversos resultados

15

possveis, como as entradas de caixa, para dar uma noo de viabilidade de retornos de um projeto. Completa dizendo que essa tcnica til para fornecer uma noo de variabilidade do retorno em reao a variaes de algum resultado fundamental. Ressalta ainda que uma das abordagens por cenrios mais comuns estimar os VALs associados a estimativas pessimista (pior), mais provvel (esperada) e otimista (melhor) de entradas de caixa. A amplitude dos cenrios pode ser encontrada subtraindo-se o VAL pessimista do otimista.

Os gerentes do projeto devem avaliar as variveis que desejam analisar os possveis cenrios e depois visualizar esses possveis cenrios futuros. importante que usem conhecimento sobre o mercado em geral para imaginar os possveis cenrios futuros. So comumente utilizados os ndices de vendas, VAL e custos. interessante que as variveis que se mostrem mais sensveis no projeto sejam analisadas tambm na Anlise de Cenrios.

16

5. METODOLOGIA Segundo Lakatos e Marconi (2003) a pesquisa um procedimento formal, com mtodo de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientfico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Ander-Egg (1978) apud Lakatos e Marconi (2003) define pesquisa como "procedimento reflexivo sistemtico, controlado e crtico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relaes ou leis, em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa deve ser desenvolvida de modo a representar de fato relevncia e contribuio ao conhecimento da rea em que o estudo est sendo desenvolvido para ser considerada de cunho cientfico. Com a finalidade de levantar informaes sobre o assunto ser realizado pesquisas bibliogrficas atravs de: sites, livros, revistas, jornais, dissertaes, monografias sobre o tema e artigos cientficos, autores e profissionais do assunto a fim de atingir uma resposta satisfatria pesquisa. Lakatos e Marconi (2005) definem pesquisa bibliogrfica um apanhado geral sobre os principais trabalhos j realizados, revestidos de importncia, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema. A fim de alcanar o objetivo deste trabalho, ser realizada uma pesquisa bibliogrfica, num primeiro instante, e, depois, uma pesquisa no projeto estudado: Projeto de Implantao do Crematrio Lrios do Vale. O projeto aqui analisado estudou a viabilidade financeira da implantao de um crematrio na cidade de Montes Claros MG. Depois da anlise de todas as ferramentas financeiras empregadas no projeto, foi possvel concluir que a implantao do crematrio era aconselhada. No primeiro momento, da reviso bibliogrfica, considerada uma pesquisa descritiva, onde sero levantados dados de diferentes fontes, a fim de compreender as diferentes ferramentas financeiras e criar embasamento para a pesquisa. No segundo momento, da anlise que ser realizada no projeto, tambm considerada uma pesquisa descritiva pelo documento com o projeto final elaborado pela equipe, alm de analisar quaisquer outros documentos criados pela equipe durante a elaborao deste. Depois de levantadas todas as informaes acima descritas, sero avaliadas, conforme prope os objetivos deste projeto, a importncia das ferramentas financeiras para um projeto de viabilidade econmica financeira, atravs da comparao das teorias estudadas com os resultados encontrados pelo estudo.

17

6. CRONOGRAMA ATIVIDADES / MESES 1 ms xxxx 2 ms 3 ms 4 ms 5 ms 6 ms 7 8 ms ms

Elaborao do projeto Leitura do referencial terico e coleta dos dados em fontes primrias 1 Relatrio Bimestral x.x.x.xx.x.x.x.x.x.x.x. 2 Relatrio Bimestral x.x.x.xx.x.x.x.x.x.x.x. Desenvolvimento da Monografia Relatrio Final da Monografia Defesa em Banca

2 3 4 5 6 7 8 9

xxxx X xxxx xxxx X xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xxxx xx xx xxx xxx

18

BIBLIOGRAFIA

DE FRANCISCO, W. Matemtica financeira. 7. ed. So Paulo: Atlas, 1994.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva das naes. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

GITMAN, L. J. Princpios de Administrao Financeira . 12. ed. So Paulo: Pearson, 2010.

ASSAF NETO, A. Finanas corporativas e valor. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2005.

CASAROTTO FILHO, N., KOPPITKE, B., H. Anlise de Investimentos 9. ed. So Paulo: Atlas, 2000. CAVALCANTE, Francisco. Avaliao de Projetos de Investimento I. Up-to-Date, So Paulo, n.8, p.5-20, 1998a.

KELLEHER, John; MACCORMACK, Justin. Cuidado com a TIR. Revista HSM Management, So Paulo, Ano 8, n.48, p.106-109, jan./fev. 2005.

KASSAI, J.R.; KASSAI, S.; SANTOS, A.; ASSAF NETO, A. Retorno de investimento: abordagem matemtica e contabil do lucro empresarial. Sao Paulo : Atlas, 1999.

ZDANOWICZ, Jos E. Fluxo de caixa: Uma deciso de planejamento e controle financeiro. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1991.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciao Administrao Financeira. So Paulo: McGrawHill, 1990.

ASSAF NETO, Alexandre, MARTINS, Eliseu. Administrao financeira: as finanas das empresas sob condies inflacionrias. So Paulo: Atlas, 1986.

CARNEIRO, Murilo. O Clculo do Ponto de Equilbrio Econmico como Ferramenta de Planejamento e Controle Financeiro em Organizaes de Microcrdito: um Estudo de Caso na Crescer-Crdito Solidrio. Curitiba: Anais do XXVIII, 2004.

19

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

You might also like