You are on page 1of 4

O SURGIMENTO DO ENSINO DA HISTRIA Diomara Rocha1

Dificilmente encontraremos quem desconhea o papel da Histria para ajud-lo na compreenso de si, dos outros e do lugar que ocupamos na sociedade e no dever histrico. Elza Nadai, 1993

De modo geral, o ensino de Histria pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve incio na primeira metade do sculo XIX, com a introduo da rea no currculo escolar. Aps a Independncia, com a preocupao de criar uma genealogia da nao, elaborou-se uma histria nacional, baseada em uma matriz europia e a partir de pressupostos eurocntricos. O segundo momento ocorreu a partir das dcadas de 30 e 40 deste sculo, orientado por uma poltica nacionalista e desenvolvimentista. O Estado tambm passou a realizar uma interveno mais normativa na educao e foram criadas as faculdades de filosofia no Brasil, formando pesquisadores e professores, consolidando-se uma produo de conhecimento cientfico e cultural mais autnoma no pas. Nesta perspectiva, o Estado brasileiro sempre se mostrou preocupado com a forma com que o conhecimento construdo com o estudo das Cincias Humanas, em especial com o conhecimento histrico era passado sociedade. Por tal motivo, foram realizadas as reformas no ensino de Histria, uma vez que esta significava ameaa aos interesses do Estado representado pelos militares. Esvaziar o teor crtico da disciplina era a garantia da segurana nacional, diante das transformaes sociais ao longo do perodo ditatorial. Tal preocupao dos governos em relao ao conhecimento histrico uma herana histrica desenvolvida na sociedade brasileira desde 1837, como afirma Elza Nadai: No Brasil, sob influncia do pensamento liberal francs e o bojo do movimento regencial, aps a Independncia de 1822, estruturou-se no Municpio do Rio de Janeiro, o Colgio Pedro I (que durante o Imprio funcionaria como estabelecimento-padro de
1

Graduanda em Histria Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranho - UEMA

ensino secundrio, o mesmo ocorrendo na Repblica, sob denominao de Ginsio Nacional) e seu primeiro Regulamento, de 1838, determinou a insero dos estudos histricos no currculo, a partir da sexta-srie. (NADAI, 1993, p.145-146) De acordo com a autora, a matria de Histria surgiu a partir do modelo Frances. A Histria como disciplina escolar autnoma surgiu no sculo XIX, na Frana, imbricada nos movimentos de laicizao da sociedade e de constituio das naes modernas (NADAI, 1993, P.144) no dizer de Franois Furet a finalidade do ensino da histria to clara que a escola de tornou laica, obrigatria e gratuita: forma um cidado compenetrado dos seus deveres e um soldado que ama a sua arma. (FURET, p. 130) nessa mesma perspectiva para existir como disciplina escolar, a histria teve de sofrer vrias mutaes, de modo a constituir um campo do saber ao mesmo tempo intelectualmente autnomo, socialmente necessrio e tecnicamente insanvel. (FURET, p. 134) Porem a Histria ser ministrada somente a partir da sexta srie por falta de material. Assim, na falta de tradues, apelava-se diretamente para os prprios manuais franceses (NADAI, 1993, p.146) No final do sculo XIX a educao brasileira, foi marcada por lutas envolvendo reformulaes curriculares. Projetos continuavam a defender o currculo humanstico. Outros desejavam introduzir um currculo mais cientfico, adequado modernizao do pas. Nesse contexto, as propostas para o currculo humanstico e para o cientfico, entendiam a Histria como disciplina escolar, importante para a formao do esprito nacionalista. com esse pano de fundo que se estabelecem as reformas educacionais nas dcadas de 1960 a 1980 durante o regime autoritrio e repressor imposto com a ditadura militar. Na viso de Selva Guimares:
No ideal do Conselho de Segurana Nacional, que agia no sentido de controlar e reprimir as opinies e os pensamentos dos cidados, de forma a eliminar toda e qualquer possibilidade de resistncia ao regime autoritrio. Entretanto, aps 1982, quando legalmente acaba a predominncia da formao especifica sobre a geral, a revalorizao das disciplinas que tinham sido praticamente banidas dos currculos (Histria e Geografia, por exemplo) ocorre com dificuldades no interior dos estabelecimentos. Em minas Gerais, por exemplo, as cargas horrias das disciplinas das Cincias Humanas, continuaram diminudas em relao s exatas e Biolgicas. Os vestibulares massificados

exercem presso sobre os currculos e os processos de ensino nas escolas de 2 grau, dificultando o regaste da reflexo do livre debate, enfim, da formao integral dos jovens. (FONSECA, 1993, p. 25)

Nesse mesmo contexto, constatamos o poder das foras sociais emergentes no processo de democratizao, intervindo diretamente nas mudanas afetas ao ensino e produo da histria. (FONSECA, 1993, p. 25) A desqualificao dos profissionais da educao da rea de Histria, resultantes da interveno do Estado e a proibio dos mesmos de lecionarem no 1 grau, aumentou a resistncia da categoria. Surgiram vrias manifestaes a partir de 1973 no Frum de Debate sobre Estudos Sociais, na USP, na Associao dos Gegrafos do Brasil (AGB) e na Associao Nacional dos Professores Universitrios de Histria (ANPUH). (FONSECA p.31) Para Nadai com o fim da ditadura militar e com a emergncia do Estado Constitucional a partir do final dos anos setenta e inicio dos oitenta, ocorreu emergncia de novas propostas curriculares em todos os Estados da Federao, que vm procurando concretizar a readequao dos currculos, programas e mtodos e o redirecionamento da escola fundamental de oito anos. (NADAI, 1993, p.158) Nesta perspectiva as propostas so variadas, complexas e diferenciadas quanto ao contedo, mtodo ou estratgias de ensino. Algumas se caracterizam por sua natureza inovadora e progressista, outras pelo tom repetitivo e conservador. Todas, enfim, anseiam por superar a fico da escolaridade obrigatria de oito anos. (NADAI, 1993, p.158) Em suma, partindo do pressuposto de que a aprendizagem um processo subjetivo e com influncias coletivas, requer do educador a utilizao de metodologias inovadoras, com uso de objetos mediadores variados, que promovam a motivao, o prazer de aprender, desconstruindo nos alunos a idia de que a Histria uma disciplina chata que estuda apenas o passado. E a Histria, a mais poltica das cincias sociais, tem ressurgindo das cinzas (onde a ditadura pensou em sepult-la), ta qual a Fnix, mais fortalecida do que nuca (NADAI, 1993, P.160).

Assim, o educando passa a perceber que a Histria uma disciplina dinmica, importante para a compreenso do presente, portanto indispensvel para sua formao enquanto cidado.

REFERNCIAS NADAI, Elza. O ensino de Histria no Brasil: trajetria e perspectiva. Revista de Histria, no 25/26. So Paulo: ANPHU, 1993, p.143-160. FONSECA. Selva Guimares. Caminho da Histria Ensinada. Campinas, Papirus, 1993. FURET, Franois. A Oficina da Histria. 1 v. (Trad. Adriano Duarte Rodrigues) Lisboa, Gradiva, 1986.

You might also like