You are on page 1of 34

SUMRIO DA DISCIPLINA

Plano da Disciplina ...................................................................................................................................... 44

UNIDADE I TEXTO E COMUNICAO Texto 1: Elementos da comunicao ........................................................................................................... 46 Texto 2: Funes da Linguagem ................................................................................................................. 48 UNIDADE II O TEXTO Texto 3: O Conceito de Texto ...................................................................................................................... 54 Texto 4: Tipos Textuais ............................................................................................................................... 54 Texto 5: Estrutura do Pargrafo .................................................................................................................. 59 Texto 6: A Articulao do Texto .................................................................................................................. 60

UNIDADE III ESTRATGIAS DE LEITURA Texto 7: Recursos para Interpretao Textual ............................................................................................. 63 Texto 8: Gneros Textuais ........................................................................................................................... 63 Texto 9: Texto e Contexto ........................................................................................................................... 64 Texto 10: Intertextualidade ......................................................................................................................... 65 Texto 11: Nveis da Linguagem e Situao Comunicativa ......................................................................... 66 Glossrio ..................................................................................................................................................... 72 Referncias bibliogrcas ........................................................................................................................... 73

44

Plano da Disciplina
Carga Horria Total: 30h/atividades Crditos: 02

Relevncia da Disciplina
A disciplina Leitura e Estratgias de Interpretao de Texto torna-se importante em todos os cursos de graduao, uma vez que a comunicao se faz presente diariamente em nossas vidas. Para que seja possvel a interao na sociedade necessrio saber ler e interpretar textos, pois atravs dos textos que nos comunicamos . Percebe-se, ento, que a leitura e interpretao do texto atividade que ocorre no s no mundo acadmico, mas tambm fora dele.

Objetivos da Disciplina
Levar o aluno a aprimorar a competncia lingustica no que se refere compreenso da inteno, objetivos e caractersticas dos diversos textos que circulam na sociedade.

UNIDADE I: TEXTO E COMUNICAO


Tempo estimado de autoestudo nesta unidade: 8h/atividades Objetivos: Entender a importncia da comunicao; reconhecer os elementos do texto; identicar as funes da linguagem.

Quadro-resumo da unidade
Assuntos Onde encontrar Atividades Complementares Leituras Complementares Texto 1: Elementos da Comunicao Pgina 46 BORDENAVE, Juan E. Daz. O que Comunicao? So Paulo: Brasiliense, 1991.

Texto 2: Funes da Linguagem

Pgina 48

UNIDADE II: O TEXTO


Tempo estimado de autoestudo nesta unidade: 7h/atividades Objetivos: Conceituar texto; identicar as caractersticas dos tipos textuais; reconhecer os elementos constitutivos do pargrafo; identicar os elementos articuladores do texto.

45

Quadro-resumo da unidade
Assuntos Texto 3: Conceito de Texto Onde encontrar Pgina 54 Atividades Complementares Leituras Complementares GUIMARES, Elisa. A articulao do texto. So Paulo, tica, 1993.

Texto 4: Tipos Textuais

Pgina 54

Texto 5: Estrutura do Pargrafo

Pgina 59

Texto 6: A Articulao do Texto

Pgina 60

UNIDADE III: ESTRATGIAS DE LEITURA


Tempo estimado de autoestudo nesta unidade: 7h/atividades Objetivos: Identicar os gneros textuais; reconhecer a importncia do contexto para a interpretao do texto; reconhecer a presena da intertextualidade; adequar a linguagem situao comunicativa.

Quadro-resumo da unidade
Assuntos Texto 7: Recursos para Interpretao Textual Texto 8: Gneros Textuais Onde encontrar Pgina 63 Atividades Complementares Leituras Complementares KOCH, Ingedore G. Villaa; ELIAS, Vanda Maria. 2 ed. Ler e Compreender os sentidos do texto. SP: Contexto, 2006.

Pgina 63

Texto 9: Texto e Contexto

Pgina 64

Texto 10: Intertextualidade Texto 11: Nveis da Linguagem e Situao Comunicativa

Pgina 65

Pgina 66

46

UNIDADE I
TEXTO E COMUNICAO Texto 1: Elementos da Comunicao

O Velho Guerreiro resumiu de forma objetiva, fcil e bem-humorada a importncia da comunicao em nossas vidas. Se trumbica quem no consegue comunicar ao outro o que quer, o que pensa, o que sente.

Se trumbica quem no consegue entender o que o outro quer, pensa ou sente. Ou seja, se trumbica aquele que no sabe utilizar a comunicao para interagir com a sociedade.

Palavras-chave: comunicao, elementos da comunicao. A palavra comunicao origina-se do latim communicare : participar, tornar comum. A partir da etimologia da palavra, percebe-se a importncia da comunicao, pois ela que torna possvel a vida em sociedade. Voc pode perceber que no mundo globalizado em que vivemos a comunicao que rege todas as relaes humanas. So milhes de informaes que recebemos e enviamos a cada instante por diversos meios: TV, rdio, jornais, Internet... Ento, voc pode concluir que a todo momento estamos numa situao comunicativa em que interagimos com outras pessoas por meio da linguagem verbal ou no-verbal. Faa um teste. Consegue enumerar quantas situaes comunicativas voc esteve envolvido hoje?

Voc j deve ter percebido que, para a comunicao ocorrer, vrios elementos devem estar presentes. So eles:

Vamos entender a importncia de cada elemento da comunicao: 1. EMISSOR ou REMETENTE - o responsvel por enviar a mensagem. 2. RECEPTOR - aquele que recebe a mensagem. 3. MENSAGEM - o que enviado pelo emissor para o receptor. 4. CDIGO - conjunto de signos. 5. CANAL - o meio pelo qual a mensagem transmitida. 6. REFERENTE - o objeto ou a situao a que a mensagem se refere. Agora que voc j conhece os elementos da comunicao, escreva o e-mail abaixo e identique os elementos da comunicao:

47

Comunicar no s transmitir ou s receber. A COMUNICAO a troca de ENTENDIMENTO, e ningum entende ningum sem considerar, alm das palavras, as emoes e a situao em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instrues ou qualquer outra mensagem, seja ela oral, escrita ou corporal. Assim, para nos comunicarmos, podemos utilizar a linguagem verbal ou a linguagem no verbal. Por linguagem verbal, entendemos aquela em que usamos a palavra escrita ou oral. No e-mail que voc escreveu, foi utilizada a linguagem verbal, assim como nas conversas com seu amigos. Mas tambm podemos nos comunicar sem utilizar palavras. Pense na comunicao dos decientes auditivos, ou nas placas de trnsito, por exemplo. Quando usado qualquer cdigo diferente da Lngua, temos uma linguagem no verbal.

Texto Complementar
A Comunicao Lembre-se o leitor como se fez gente: sua casa, seu bairro, sua escola, sua patota. A comunicao foi o canal pelo qual os padres de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser membro de sua sociedade de sua famlia, de seu grupo de amigos, de sua vizinhana, de sua nao. Foi assim que adotou a sua cultura, isto , os modos de pensamento e de ao, suas crenas e valores, seus hbitos e tabus. Isso no ocorreu por instruo, pelo menos antes de ir a escola: ningum lhe ensinou propositadamente como est organizada a sociedade e o que pensa e sente a sua cultura. Isso aconteceu indiretamente, pela experincia acumulada de numerosos pequenos eventos, insignicantes em si mesmos, atravs dos quais travou relaes com diversas pessoas e aprendeu naturalmente a orientar seu comportamento para o que convinha. Tudo isso foi possvel graas comunicao. No foram os professores na escola que lhe ensinaram sua cultura: foi a comunicao diria com pais, irmos, amigos, na casa, na rua, nas lojas, no nibus, no jogo, no botequim, na igreja que se transmitiu, menino, as qualidades essenciais da sociedade e natureza do ser social.

Fique ligado
Quer saber mais sobre comunicao? Comunicao: uma paixo http://luores.wordpress.com/2007/04/15/hello-world

48

Contrariamente, ento, ao que alguns pensam, a comunicao muito mais do que os meios de comunicao social. Estes meios so to poderosos e importantes na nossa vida atual que vezes esquecemos que representam apenas uma mnima parte de nossa comunicao total. Algum fez, uma vez, uma lista dos atos de comunicao que um homem qualquer realiza desde que se levanta pela manh at a hora de deitar-se, no m do dia. A quantidade de atos de comunicao simplesmente inacreditvel, desde o bom-dia sua mulher, acompanhado ou no por um beijo, passando pela leitura do jornal, a decodicao de nmero e cores do nibus que o leva ao trabalho, o pagamento ao cobrador, a conversa com o companheiro de banco, os cumprimentos ao colegas no escritrio, o trabalho com documentos, recibos, relatrios, as reunies e entrevistas, a visita ao banco e as conversas com sue chefe, os inmeros telefonemas, o papo durante o almoo, a

escolha do prato no menu, a conversa com os lhos no jantar, o programinha de televiso, o dilogo amoroso com sua mulher antes de dormir , e ao to nal de comunicao num dia cheio dela: boa-noite. A comunicao confunde-se, assim, com a prpria vida. Temos tanta conscincia de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importncia quando, por um acidente ou uma doena, perdemos a capacidade de nos comunicar. Pessoas que foram impedidas de se comunicar durante longos perodos enlouqueceram ou caram perto da loucura. A comunicao uma sociedade bsica da pessoa humana, do homem social.
(DAZ BORDENAVE, Juan E. O que comunicao. In: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. SP: Scipione, 1998)

Texto 2: Funes da Linguagem


I.

II.

J sabemos que a comunicao faz parte do nosso cotidiano e us-la j uma ao to automtica que no percebemos que ao nos comunicar usamos a linguagem com uma determinada inteno. Cereja e Magalhes (1999: 18) armam que
toda vez que interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, sempre h em nossa fala uma inteno de modicar o pensamento ou o comportamento de nossos interlocutores.

Palavras-Chave: inteno, comunicao, funo da linguagem. Voc pode constatar isso ao observar as mensagens I e II. Ambas tem em comum o assunto: Coca-cola. No entanto, as funes so diferentes. Em I, temos um texto publicitrio que visa inuenciar o receptor a consumir o refrigerante. Em II, a inteno no inuenciar, mas produzir uma mensagem artstica que desperte a emoo do leitor ou ouvinte. Dependendo do objetivo do emissor, vai predominar na mensagem uma determinada funo da linguagem. As funes da linguagem so as seguintes: 1. Referencial ou denotativa 2. Emotiva ou expressiva 3. Ftica 4. Conativa ou apelativa 5. Metalingustica 6. Potica

1. Funo Referencial ou Denotativa


Certamente, voc j leu uma notcia de jornal, ou um texto didtico ou est se preparando para escrever seu trabalho de nal de curso. Esses textos tm como principal caracterstica transmitir uma informao de forma clara, objetiva, direta e precisa, valorizando-se o objeto ou a situao de que trata a mensagem. Neles vo predominar a funo referencial da linguagem.

ramos). Quando usamos um cdigo para explicar o prprio cdigo temos a funo metalingustica.

49

6. Funo Potica
De acordo com Manoel de Barros (1989), o sentido normal das palavras no faz bem ao poema. Logo, percebe-se que uma das caractersticas da funo potica o uso da linguagem gurada para a construo da mensagem. Alm disso, h as rimas, o ritmo, a sonoridade, o emprego da imagem e outros recursos que mostram que o objetivo do emissor relaciona-se construo da mensagem. A funo potica predomina na poesia, mas pode tambm ser encontrada em textos publicitrios, em determinadas formas populares como os provrbios. Agora que j conhecemos os elementos da comunicao e as funes da linguagem, podemos estabelecer a relao entre eles, conforme o esquema abaixo.

2. Funo Emotiva ou Expressiva


Lembra-se de sua adolescncia quando todos da turma escreviam dirios? Lembra-se de que por ser pessoal, seu dirio continha suas emoes, sentimentos e opinies? Pois este um bom exemplo da funo emotiva. Pois os dirios, assim como as cartas pessoais, as resenhas crticas e as canes sentimentais, so subjetivos e destacam as emoes do emissor. Por isso, comum nos textos em que predomina a funo emotiva o uso de pronomes na primeira pessoa, interjeies, reticncia e pontos de exclamao.

3. Ftica
Quando voc atende seu celular, qual a primeira palavra que voc diz? E o que voc responde ao ser saudado com um bom-dia, ou ainda se descona que o rudo ao telefone impediu que a outra pessoa ouvisse o que falou, imediatamente pergunta-se: entendeu? , t ouvindo?. Perceba que as mensagens citadas no tm como inteno passar nenhuma informao nova, ao contrrio o objetivo mais imediato testar o canal, iniciar, prolongar ou interromper uma comunicao. A funo denominada ftica a que predomina nessas mensagens.

Observe que cada funo da linguagem relaciona-se a um elemento da comunicao. Assim, por exemplo, a funo expressiva ou emotiva centraliza-se no emissor ou remetente. Depois de tantas novas informaes, o momento de reetir sobre o que voc aprendeu at agora. Leia o ponto de vista de Dino Pretti (2006). Voc concorda ou discorda com o autor? Como voc pode relacionar o que aprendeu sobre as funes da linguagem e a armativa abaixo?

4. Conativa ou Apelativa
Voc j se sentiu inuenciado em adquirir algum produto que foi anunciado na televiso? Ou j sentiu vontade de trocar a marca do seu sabo em p por aquela que arma que lava mais branco? Ou quem sabe na hora de comprar seu carro, optou pela marca que identica o homem de sucesso? Pois , quem j no se sentiu inuenciado pela publicidade? E so as mensagens publicitrias que melhor exemplicam a funo apelativa. As mensagens em que predomina essa funo tm o objetivo de seduzir, persuadir o receptor.

5. Funo Metalingustica
Quando estamos em dvida sobre o signicado de alguma palavra, recorremos ao dicionrio. Nele encontramos o cdigo (lngua portuguesa) para explicar um elemento do prprio cdigo (a palavra que procu-

Texto Complementar
O estudo das funes da linguagem muito importante para percebermos as diferenas e semelhanas que existem entre os vrios tipos de mensagem. Analisando o modo como essas funes se organizam nos textos

50

alheios, podemos detectar as nalidades que orientam sua elaborao. Aplicando-as nos nossos prprios textos, podemos planejar o que escrevemos, de modo a fortalecer a eccia e a expressividade das mensagens. Numa mensagem escrita, muito difcil encontrarmos uma nica dessas funes isolada. O que ocorre normalmente a superposio de vrias delas. H, no entanto, uma ou mais de uma que sobressai, permitindo-nos identicar o elemento comunicativo a que se d mais destaque o que signica dizer que tambm podemos identicar a nalidade principal da mensagem. Assim, por exemplo, num texto que fala sobre as caractersticas de um determinado produto a m de convencer-nos a compr-lo, temos a funo referencial (informaes objetivas sobre o produto) e

a funo ftica (elementos do texto disposio grca, ilustraes, palavras ou frases que atraem nossa ateno), mas o predomnio, a orientao principal, da funo conativa (presente no arranjo geral do texto e em frmulas como experimente; no deixe de provar elementos persuasivos). (INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto,Scipione,1991:141).

Fique ligado
www.algosobre.com.br/gramatica/funcoes-dalinguagem.htmal http://usalibido.com.br/funes_da_linguagem.html www.coladaweb.com/questoes/portugus/funling.htm

Exerccios
TEXTO I Combate contra a dengue Alerta no Rio de Janeiro: a Secretaria Municipal de Sade informou hoje que 15 bairros da cidade sofrem surto de dengue. J foram registrados 6.027 casos da doena na capital, sendo 14 do tipo hemorrgica. Por aqui, o mosquito Aedes aegypty no est com toda essa fora (ainda bem!). Segundo a Secretaria Municipal de Sade de So Paulo, apenas cinco casos de dengue foram registrados esse ano na cidade. Mesmo assim, toda e qualquer ao preventiva essencial. 1. Aps a leitura atenta do texto acima responda: Provavelmente, o texto foi publicado: a) em jornal b) em um outdoor c) em uma carta d) em uma lista telefnica 2. Lendo o texto, podemos inferir que o texto atual ou antigo? Por qu? 3. Marque a nica opo que apresenta o objetivo do texto: a) Expressar a opinio do autor sobre o contedo da mensagem. b) Vericar se o canal eciente. c) Inuenciar o receptor. d) Transmitir informaes objetiva sobre o assunto. 4. Que funo predomina no texto? 5. No livro O guardador de guas, de Manoel de Barros, o poeta diz que poeta um ente que lambe as palavras e depois se alucina. Alm da funo potica, podemos reconhecer a funo: a) referencial b) metalingustica c) expressiva d) ftica

TEXTO II

51

6. Qual a funo predominante no texto Kibo? Justique sua resposta. 7. Quando se utiliza a linguagem no-verbal, tambm possvel se reconhecer a funo. Veja a caricatura abaixo. Voc reconhece? Que funo predomina, por qu?

TEXTO III

8. Leia o texto acima. a) Quem o emissor? b) Quem o receptor? c) Qual o cdigo utilizado?

52

TEXTO IV Sinal Fechado (Paulinho da Viola) Ol, como vai ? Eu vou indo e voc, tudo bem? Tudo bem eu vou indo correndo Pegar meu lugar no futuro, e voc? Tudo bem, eu vou indo em busca De um sono tranquilo, quem sabe ... Quanto tempo... pois ... Quanto tempo... Me perdoe a pressa a alma dos nossos negcios Oh! No tem de qu Eu tambm s ando a cem Quando que voc telefona? Precisamos nos ver por a Pra semana, prometo talvez nos vejamos Quem sabe? Quanto tempo... pois ... (pois ... quanto tempo...) Tanta coisa que eu tinha a dizer Mas eu sumi na poeira das ruas Eu tambm tenho algo a dizer Mas me foge a lembrana Por favor, telefone, eu preciso Beber alguma coisa, rapidamente Pra semana O sinal ... Eu espero voc Vai abrir... Por favor, no esquea, Adeus... 9. Onde ocorre o encontro das pessoas que conversam no texto? 10. Aps a leitura do texto IV, pode-se inferir que o principal motivo para que os amigos armem que Quanto tempo... pois ... : a) O sinal que j vai abrir. b) A falta de assunto entre eles. c) A vida apressada dos amigos. d) O m da amizade entre os dois. 11. No texto IV, predomina a funo: a) Metalinguistica b) Ftica c) Emotiva d) Apelativa 12. Identique os cdigos utilizados: a. No meio de um ataque sangrento, um soldado levanta uma bandeira branca. b.

TEXTO V Sinal de Apito (Carlos Drummond de Andrade) Um silvo breve: Ateno, siga Dois silvos breves: Pare Um silvo breve noite: Acenda a lanterna Um silvo longo: Diminua a marcha Um silvo longo breve: Motoristas a postos (A este sinal, os motoristas tomam lugar nos seus veculos para moviment-los imediatamente) 13. De acordo com o texto V, quem o emissor? 14. Qual o cdigo utilizado pelo emissor? 15. Relendo o ltimo verso do poema, entende-se que: a) Para que a comunicao se estabelea necessrio que emissor e receptor dominem o mesmo cdigo. b) O cdigo utilizado pelo receptor deve ser sempre o mesmo. c) O emissor no precisa se preocupar com o cdigo utilizado. d) A lngua um cdigo mais ecaz para comunicao. 16. Alm da funo potica, h, no texto, tambm a presena da funo: a) Apelativa b) Ftica c) Emotiva d) Metalinguistica

53

54

UNIDADE II
O TEXTO Texto 3: O Conceito de Texto
Palavras-Chave: texto, linguagem, interao. Certamente, voc j ouviu, falou e leu muitas vezes a palavra texto: Ainda no li o texto recomendado; No entendi seu texto; um texto de fcil compreenso. No entanto, ao se perguntar o que texto, voc saberia a resposta? De acordo com Koch (1996:14), o texto muito mais que a simples soma de frases (e palavras que o compem). A denio de texto tambm no est relacionada extenso, pois segundo Charaudeau e Maingueneau (2004: 467), um texto no se dene absolutamente por seu tamanho e no h obrigatoriedade de se ter palavras para que se tenha um texto. Logo, podemos concluir que uma carta, um aviso, como Proibido fumar, as cores do sinal de trnsito (vermelho, verde, amarelo), ou uma fotograa constituem texto. Neste momento, voc deve estar se perguntando que tudo pode ser considerado texto. Nem tudo. Observe que os exemplos apresentados no pargrafo acima apresentam estruturas diferentes, mas o que faz com que sejam entendidos como texto a caracterstica presente em todos: a informao. Assim, percebe-se que para ser considerado texto necessrio que represente uma unidade de informao. Para Koch (1996), o texto considerado unidade bsica de manifestao da linguagem.
Nos estudos mais recentes, a linguagem entendida como interao. Com a opo pelo conceito de Interao, os estudiosos querem sublinhar o que a linguagem na essncia. Uma ao entre sujeitos O locutor e seu interlocutor(...). A produo de signicao depende desse trabalho coletivo de Linguagem. (Gesta II,p.99)

Entendemos, ento, que nossas interaes se processam por meio de textos, isto , o homem se comunica por meio de textos. Por isso, os textos precisam proporcionar interao e signicado. Souza e Carvalho (2007: 67) explicam que:
(...) os textos no so neutros, no reetem apenas uma dimenso cognitiva sobre o mundo, mas espelham a viso do mundo do autor, reetem o contexto histrico em que o texto foi produzido e procuram tambm atuar sobre seus leitores (...).

Texto 4: Tipos Textuais


Palavras-Chave: tipologia textual, gnero textual. Para entendermos o que so os tipos textuais, vamos compar-los aos ingredientes que usamos para fazer um bolo, que ser o prprio texto. Quando separamos os ingredientes, no temos ainda o bolo, este s ser chamado assim depois que unidos os ingredientes e levado ao forno. Certo? Pois, os tipos textuais so, segundo Marcuschi colocar na bibliograa (2005: 22), uma espcie de sequncia teoricamente denida pela natureza lingustica de sua composio {aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas}, isto , so os ingredientes que usamos para montar os diversos gneros textuais. Assim, por exemplo, encontramos sequncias narrativas em gneros como carta, notcia de jornal ou um conto; ou sequncias descritivas quando lemos um manual de instruo de videogame, bula de remdio ou descrevemos uma paisagem. Veja o quadro abaixo para conhecer as caractersticas dos principais tipos textuais:

TIPO agente contedo tempo objetivo classes de palavras tempos verbais

DESCRITIVO observador seres, objetos, cenas momento nico identicar, localizar qualicar substantivos e adjetivos

NARRATIVO narrador aes ou acontecimentos sucesso e relatar

DISSERTATIVO argumentador opinies, argumentos ausncia discutir, informar ou expor

55

verbos, advrbios e conconectores junes temporais presente ou imperfeito do presente ou perfeito do presente do indicativo indicativo indicativo

Exerccios
17. Utilizando o quadro acima, identique o tipo predominante nos gneros abaixo: a. Manual de instruo b. Conto Infantil c. Editorial de um jornal ou revista Vamos saber um pouco mais sobre os tipos textuais. Para isso, vamos ler os textos abaixo: TEXTO A O quarto estava localizado na parte velha de Paris. No era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa sobre a qual cava uma bacia e uma jarra dgua. Uma grande janela envidraada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tbua corrida, um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotograas que lembravam ao pintor a sua origem. TEXTO B Van Gogh viajou para Paris no nal de dezembro e, no incio de janeiro, alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para l transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotograas. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao p da janela, por onde entrava a luminosidade necessria e comeou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar. TEXTO C O fato de viver longe de casa pode ter contribudo para uma maior disposio artstica do pintor. De fato, a histria pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento maior capacidade de produo: assim foi com Cames, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrrio, parece estril, no leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solido para as telas que pintou em seu quarto de Paris. 18. Indique o texto que tem como caracterstica principal identicar, localizar, qualicar: a) Texto A b) Texto B c) Texto C 19. Retire do texto indicado na questo acima trechos que: a) Localizam b) Qualicam -

56

20. Indique o texto que apresenta como caracterstica principal relatar aes ou acontecimentos: a) Texto A b) Texto B c) Texto C 21. Retire do texto indicado na questo acima trechos que indicam a sequncia de aes: 22. Indique o texto que tem como caracterstica principal expor uma opinio? a) Texto A b) Texto B c) Texto C 23. Retire do texto indicado na questo acima trechos que apresentem uma opinio: 24. Identique o tipo textual predominante nos textos: a) Texto A b) Texto B c) Texto C

Se voc reconheceu os textos A, B e C como sendo dos tipos descritivo, narrativo e dissertativo, respectivamente, voc acertou. E agora j pode somar mais alguns novos conhecimentos sobre os tipos textuais. Voc j sabe que todo texto narrativo apresenta um narrador que o responsvel por contar a histria ao leitor/ouvinte. Primeiramente, voc no pode confundir o narrador do texto com o autor do texto. De acordo com Plato & Fiorin (1997), o narrador no se confunde com o autor do texto ou com o escritor (tirar o destaque), tanto verdade, que o narrador pode ser um personagem, aparecendo nos prprios enunciados. O autor uma pessoa (tirar o destaque) de carne e osso; o narrador faz parte do texto, quem relata a partir de seu ponto de vista. Dependendo do ponto de vista adotado, o narrador pode ser: a- Em primeira pessoa - participa da narrativa como personagem. Utiliza-se dos pronomes e verbos na 1 pessoa. b- Em terceira pessoa - tambm conhecido como narrador-observador. No participa da narrativa, mas sabe o que ocorre com os personagens. Utiliza-se de pronomes e verbos de 3 pessoa. Releia o TEXTO B e reconhea o tipo de narrador. Ainda sobre a narrativa, importante que se saiba que alm do narrador existem personagens que de acordo com sua importncia podem ser principal ou secundrio.

O narrador, para relatar as falas das personagens, pode servir-se de dois recursos: a- Discurso direto - o narrador reproduz textualmente as palavras da personagem. Ex.: O pai perguntou a Pedrinho: _ Quem quebrou a vidraa, meu lho? b- Discurso indireto - o narrador transmite com suas prprias palavras a fala da personagem. Ex.: O pai perguntou ao lho quem quebrara a vidraa Agora, vamos conhecer mais um pouco da dissertao. Dissertao um texto que se caracteriza pela defesa de uma ideia ou tese, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado assunto. Normalmente, para se obter maior clareza na exposio de um ponto de vista, costuma-se distribuir o assunto em trs partes. Introduo - em que se apresenta a ideia ou o ponto de vista que ser defendido. Desenvolvimento ou argumentao - em que se desenvolve o ponto de vista para tentar convencer o leitor, para isso, deve-se usar uma slida argumentao, citar exemplos, recorrer opinio de especialistas, fornecer dados etc. Concluso - em que se d um fecho ao texto, coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados.

Exerccios
Leia o texto abaixo: TEXTO A Segundo a grande mdia (a pequena tambm) o nmero de acidentes caiu 20% ou mais depois da entrada em vigor da Lei Seca, que estabeleceu novos limites de tolerncia para ingesto de bebida quando a pessoa est ao volante. Contudo, existe uma confuso entre causa e efeito: a queda nos acidentes de trnsito no decorre diretamente da existncia de uma Lei mais severa. Parece claro que a reduo signicativa dos acidentes de trnsito est relacionada com a scalizao mais enrgica das autoridades de trnsito que contam com o engajamento da mdia nesta tarefa. Como armou Rodrigo Constanttino em matria intitulada Queda dos acidentes: Efeitos da lei seca?, publicado no site www.diegocasagrande.com.br, Quando duas variveis caminham juntas, no necessariamente uma causadora do movimento da outra. Para se estabelecer o nexo causal, preciso o uso da lgica dedutiva. Caso contrrio, podemos acabar concluindo que o aumento de mdicos causa do aumento de doenas, j que onde h mais doentes costuma haver mais mdicos tambm Primeiro, importante lembrar que dirigir sob o efeito ou inuncia do lcool j era, no passado recente, antes do advento da Lei Seca, vedado por Lei, dirigir embriagado sempre foi uma grave infrao de trnsito. A diferena que atualmente a ingesto de lcool pelo motorista , na prtica, proibitiva. Contudo, no aquele cidado que bebe uma ou duas taas de vinho ou uma dose de usque que, sob o efeito do lcool, causa acidentes de trnsito, mas o sujeito que est bbado, trocando as pernas e, portanto, incapacitado para dirigir veculos, mesmo uma bicicleta! Ora, para estes indivduos absolutamente alcoolizados, a Lei j contemplava rigorosas punies. A diferena que atualmente, sob a vigilncia dos veculos miditicos, a scalizao mais rigorosa! Portanto, no a Lei mais rigorosa que diminuiu os acidentes, mas a scalizao mais efetiva e atuante da polcia de trnsito. O efeito previsvel desta Lei mais dura o aumento da propina cobrada pelos policiais corruptos, como j est ocorrendo. um risco grave investir de poderes to drstico, j que seu exerccio interfere com direitos e garantias individuais, a nossa polcia, visceralmente corrupta e venal. No plano econmico, de um lado comemoram os taxistas; do outro lado, pranteiam os donos de bares e restaurantes. Finalmente, no podemos esquecer que os ns perseguidos pelo Estado, mesmo na defesa de ideais sagrados como a vida humana, no justica todos os meios utilizados, sob pena de vivermos em uma sociedade totalitria ou, opostamente, uma sociedade em que a vontade da maioria prevalece sempre, mesmo contra os princpios democrticos e do Estado de Direito. 25. O texto lido apresenta a estrutura da dissertao. Reconhea : a) introduo b) desenvolvimento c) concluso 26. na introduo que o articulador do texto expe seu ponto de vista. Releia a introduo e identique o ponto de vista defendido. 27. Argumentar consiste em utilizar estratgias que convenam o leitor do ponto de vista apresentado. Retire do desenvolvimento alguns argumentos utilizados. 28. De acordo com o texto, a Lei Seca trouxe a comemorao dos motoristas de txi e a insatisfao para os donos de bares e restaurantes. Por qu?

57

58

Dando continuidade ao nosso assunto sobre os tipos textuais, falta esclarecer a diferena entre descrio objetiva e descrio subjetiva. Primeiro, leia os textos abaixo: TEXTO B Rita havia parado no meio do ptio. Cercavam homens, mulheres e crianas; todos queriam novas dela. No vinha em trajo de domingo; trazia casaquinho branco, uma saia que lhe deixava ver o p sem meia num chinelo de polimento com enfeites de marroquim de diversas cores. No seu farto cabelo crespo e reluzente, puxado sobre a nuca, havia um molho de manjerico e um pedao de baunilha, espetado por um gancho.
(AZEVEDO, Alusio. O Cortio.3ed.SoPaulo, tica,1975)

TEXTO C No era uma mulher, era um slde, uma viso de poeta, uma criatura divina. Era loura; tinha os olhos azuis, como os de Ceclia, extticos, uns olhos que buscavam o cu ou pareciam viver dele. Os cabelos, desleixadamente penteados, faziam-lhe em volta da cabea, um como resplendor de santa, santa somente, no mrtir, porque o sorriso que lhe desabrochava os lbios era um sorriso de bem-aventurana, como raras vezes h de ter tido a terra.
(ASSIS, Machado de. A chinela Turca. In: Obra Completa. RJ, Aguilar,1986)

Os textos B e C apresentam caractersticas do tipo textual denominado descritivo (observe a quantidade de adjetivos e os verbos no pretrito imperfeito). Relendo o texto A, voc pode reparar que o autor descreve a personagem o mais prximo possvel da realidade (cabelo crespo, casaquinho branco...), procurando transmitir uma imagem concreta e precisa de Rita. O texto A um exemplo de descrio objetiva. J no texto B, a descrio da personagem feita a partir de um ponto de vista pessoal, apresenta juzos de valor (criatura divina, olhos que buscavam o cu, como resplendor de santa...) e o autor procura passar a impresso que tem da personagem. O texto B um exemplo de descrio subjetiva. Ernani e Nicola(1996:156) explicam que:
(...) excetuando as descries tcnicas ou cientcas, dicilmente voc encontrar uma descrio absoluta-

mente objetiva, j que sempre haver alguma interferncia do autor com relao quilo que est sendo descrito. O que vai distinguir uma descrio objetiva de uma descrio subjetiva o grau dessa interferncia.

Sobre os tipos textuais, ainda importante lembrar que de acordo com Marcuschi (2005:25)
(...) um texto em geral tipologicamente variado (heterogneo). Veja-se o caso da carta pessoal, que pode conter uma sequncia narrativa (conta uma historinha), uma argumentao (argumenta em funo de algo), uma descrio (descreve uma situao) e assim por diante.

Fique ligado
www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais www.ciadaescola.com.br

Texto Complementar
Contar e ouvir histrias so atividades das mais antigas do homem. Pessoas de todas as condies socioculturais tm prazer de ouvir e contar histrias. Um romancista e ensasta ingls, E.M.Foster, chama essa atividade de atvica, isto , transmitida desde a idade mais remota da humanidade, ligada aos rituais pr-histricos do homem de Neanderthal, fora de vida e morte, conforme sua capacidade de manter acordados ou de adormecer os membros de um grupo, nas noites dos primeiros dias... O mesmo autor cita a protagonista de As mil e uma noites, Xerazade, que se salvou da morte contando histrias que, a cada noite, eram interrompidas em momentos calculado suspense, a m de motivar a curiosidade do sulto. A tal ponto chegou a habilidade da narradora, que, depois de mil e uma noites, o poderoso rei no s no a man-

dou matar, como tambm apaixonou-se e com ela se casou. Lembra o autor que todos ns somos como o sulto. Interessa-nos intensamente pelo desenrolar de uma histria bem contada (esto a as novelas de TV, impondo a milhares de pessoas em todo pas, e at no exterior, um tipo massicante de lazer, num horrio igualmente imposto). Todas as atividades que o inventar/narrar, ouvir/ler histrias envolvem podem ser associadas tambm natureza ldica do homem. O jogo uma atividade muito presente em todas as situaes do homem em sociedade. Sob as mais diversas formas, o fenmeno ldico mantm um signicado essencial. um recorte na vida cotidiana, tem funo compensatria, substitui os objetos de conito por objetos de prazer,

obedece a regras, tem sentido simblico, de representao. Como realizao, supe agenciamentos, manipulaes, mecanismos, movimentos, estratgias. Constituir um enredo comear um jogo. O narrador um jogador, e forma, com o leitor e o prprio texto, o que se pode chamar uma comunidade ldica. No ritual de se pegar um livro para ler ou de se sentar volta ou diante de um narrador, uma tela de cinema ou de TV, para ler/ver/ouvir contar-se uma histria, desenrolar-se um enredo, tal como no exerccio do jogo, h a busca do prazer, h tenso, competio, h a mscara, a simulao, pode haver at vertigem.
(MESQUITA, Samira Nahid. O enredo IN: INFANTE, Ulisses. Do Texto ao texto. SP: SCIPIONE,1998)

59

Texto 5: Estrutura do Pargrafo


Palavras-Chave: estrutura, pargrafo. No texto do tipo dissertativo, argumentamos e expomos nossas ideias e opinies a respeito de um determinado assunto. Para melhor organizao textual, devemos dividir o texto em pargrafos que so organizados a partir de uma ideia principal (tpico frasal), que desenvolvida por ideias secundrias. Agora, faa duas leituras do texto abaixo. Primeiro, leia o texto integralmente; depois leia somente os tpicos frasais que esto destacados. No dia 8 de maro de 1857, operrias de uma fbrica de tecidos, situada na cidade americana de Nova Iorque, zeram uma grande greve. Ocuparam a fbrica e comearam a reivindicar melhores condies de trabalho, tais como, reduo na carga diria de trabalho para dez horas (as fbricas exigiam 16 horas de trabalho dirio), equiparao de salrios com os homens (as mulheres chegavam a receber at um tero do salrio de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestao foi reprimida com total violncia. As mulheres foram trancadas dentro da fbrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecels morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porm, somente no ano de 1910, durante uma conferncia na Dinamarca, cou decidido que o 8 de maro passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem s mulheres que morreram na fbrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, atravs de um decreto, a data foi ocializada pela ONU (Organizao das Naes Unidas). Ao ser criada esta data, no se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos pases, realizam-se conferncias, debates e reunies cujo objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforo para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorizao da mulher. Mesmo com todos os avanos, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salrios baixos, violncia masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagem na carreira prossional. Muito foi conquistado, mas muito ainda h para ser modicado nesta histria. Voc deve ter percebido que lendo apenas os tpicos frasais, tem-se as informaes principais de cada um. No dia 8 de maro de 1857, operrias de uma fbrica de tecidos, situada na cidade americana de Nova Iorque, zeram uma grande greve. A manifestao foi reprimida com total violncia. No ano de 1910, durante uma conferncia na Dinamarca, cou decidido que o 8 de maro passaria a ser o Dia Internacional da Mulher. Na maioria dos pases, realizam-se conferncias, debates e reunies cujo objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. Mas no pargrafo dissertativo no basta o tpico frasal, preciso desenvolver e argumentar a ideia principal, para isso o articulador do texto pode desenvolver seu ponto de vista sobre determinado assunto

60

baseado em fatos, julgamentos, exemplos ou ainda recorrer aos argumentos de autoridade. Para melhor exemplicar, releia o texto A . Tese: a queda dos acidentes de trnsito no decorre diretamente de uma lei mais severa. Fato: o nmero de acidentes caiu Julgamento: a nossa polcia, visceralmente, corrupta e venal Argumento de autoridade: Como armou Rodrigo Constanttino... E como o articulador de um texto dissertativo pode organizar seu raciocnio?

As duas maneiras frequentemente adotadas de se expor um assunto so os mtodos dedutivo e indutivo. Leia os trechos abaixo para reconhecer cada mtodo. Mtodo Indutivo - parte do particular para o geral. Pesquisas recentes constataram que uma alta porcentagem dos alunos do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro se mostraram incapazes de ler e compreender textos. Anteriormente, o mesmo j havia sido constatado em diversas cidades do pas. O Brasil um pas que no l. Mtodo Dedutivo - parte do geral para o particular. Todo homem mortal. Scrates homem. Logo, Scrates mortal.

Texto 6: A Articulao do Texto


Palavras-Chave: coeso, coerncia.

J percebemos que no texto as ideias devem ser articuladas, isto , devem apresentar uma sequncia lgica para que a mensagem seja entendida. H quem compare a articulao das ideias do texto articulao de um esqueleto: a articulao de ossos resulta um brao; a articulao das oraes de um texto resulta a articulao de pensamentos. Entre os fatores que conferem a articulao do texto, destacamos a coeso e a coerncia. A coeso a responsvel por manter a ligao, relao entre as palavras de um texto. Observe nos exemplos abaixo, retirados de Koch (1996:32), como acontece a coeso textual: Paulo e Jos so excelentes advogados. Eles se formaram na Academia do Largo de So Francisco. O padre ajoelhou-se. Todos zeram o mesmo. Uma menininha correu ao meu encontro. A garota parecia assustada. A lha de Renata est hospitalizada. A menina tece uma pneumonia. Houve um violento tumulto, depois seguiu-se uma grande paz. Observe que os elementos em destaque relacionam-se com outros elementos do texto, mantendo assim a coeso e fazendo o texto progredir. Logo, a utilizao de

pronomes, advrbios, conjunes, sinnimos so alguns dos vrios recursos usados para tornar um texto coeso. Entre esses recursos, chamamos a ateno para o uso das conjunes e locues conjuntivas j que esta classe gramatical no s une oraes, mas tambm cria relaes de sentido entre as oraes do perodo. Vejamos alguns exemplos: Maria acordava cedo... porque tinha aula de natao. .......... (causa) e saa para o trabalho. .......... (adio) mas saa tarde. .......... (oposio) quando trabalhava longe de casa. .......... (tempo) a m de no se atrasar. .......... (nalidade) caso fosse necessrio. .......... (condio) Outro elemento importante no texto a coerncia. A coerncia diz respeito ordenao lgica das ideias e dos argumentos de um texto. Observe o exemplo abaixo: Subi no p de laranja, apanhei a melancia e quando desci meu pai apanhou o meu sorvete. Voc acha que esse texto tem lgica, coerente? Certamente sua resposta foi negativa. Qual a lgica em subir no p de laranja e apanhar uma melancia? Nenhuma. De acordo com que vimos sobre coeso e coerncia, percebemos que so elementos indispensveis do texto.

Exerccios
O gnero quadrinhos que circula nos jornais e revistas bem conhecido de todos ns. Leia com ateno e responda:

61

29. A que tipo textual pertence? 30. A expresso dois tipos de pessoas refere-se a que outra(s) palavra(s) do texto? 31. Leia com bastante ateno o texto abaixo e responda as perguntas: Joo Carlos vivia em uma pequena casa construda no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o p da colina se espalhava em todas as direes, at o horizonte, uma plancie coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, Joo, sentado nos degraus da escada colocada frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para a sua casa. As rvores e as folhagens no o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto vericou que o visitante era seu lho Guilherme, que h 20 anos tinha partido para alistar-se no exrcito, e, em todo este tempo, no havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu at ele, lanou-se nos seus braos e comeou a chorar.
(CEREJA & MAGALHES. Gramtica Reexiva. Atual, 1999, p. 38)

a) A cena narrada ocorre noite (Na noite em que...). Contudo, o que Joo olhava, sentado frente da casa? b) O cenrio diante da colina desrtico (uma plancie coberta de areia). O que se ope a esta ideia? c) A frente da casa dava para leste. O leste ou oriente onde o sol nasce. Que fato do texto incoerente com essa informao? d) Joo est completando 30 anos. Quais ideias contrariam a lgica com relao a este fato? Leia o texto abaixo e depois faa o que se pede. Mais de cento e trinta reclusos continuaram a rebelio no interior da priso de Strangeways, Inglaterra. Cerca de mil internos se revoltaram contra as condies de vida no estabelecimento. Pelo menos trezentos detidos continuam controlando alas da penitenciria. 32. Retire do texto os vocbulos que foram utilizados para fazer referncia aos destacados abaixo. a) reclusos b) priso -

62

33. Marque a opo que completa de forma coerente e coesa o texto abaixo: O modo como as pessoas se sentam diante do computador pode comprometer seriamente a sade. Um estudo divulgado em janeiro pela Academia Nacional de Cincias dos EUA sugere adaptaes na postura pra evitar possveis complicaes. Segundo os cientistas, a) no h maneira de prevenir problemas dessa natureza apesar de seus indesejveis efeitos sobre o organismo. b) esses estudos no so conclusivos e novas pesquisas devero ser feitas antes de se poder armar que a postura diante do computador de fato traz problemas sade de seus usurios. c) problemas de viso, dores musculares e doenas do corpo e da mente podem ser evitados com um pouco de disciplina. d) no h motivo de preocupao para os usurios de computadores, cujos problemas de sade eventualmente ocasionados por m postura diante do computador a qual deve ser corrigida. 34. As questes seguintes apresentam um perodo que voc deve modicar, iniciando-o conforme se sugere, mas sem alterar a ideia contida no primeiro. a) Todos foram para casa mais cedo, pois haveria muito trabalho no dia seguinte. Haveria muito trabalho no dia seguinte, _______________________________ b) Embora houvesse poucos funcionrios disponveis, o relatrio foi concludo dentro do prazo estabelecido. Havia poucos funcionrios,_______________________________________ c) No havia verba suciente, por isso o projeto foi cancelado. O projeto foi cancelado,_________________________________________ d) O tempo no estava bom, porm eles foram praia. Eles foram praia____________________________________________ 35. (FUVEST-SP) Podem acusar-me: estou com a conscincia tranquila, os dois-pontos (:) do perodo poderiam ser substitudos pela conjuno: a) portanto b) e c) como d) pois 36. (FUVEST-SP) No perodo: Ainda que fosse bom jogador, no ganharia a partida, a expresso destacada encerra ideia de: a) causa b) concesso c) nalidade d) condio

UNIDADE III
ESTRATGIAS DE LEITURA Texto 7: Recursos para Interpretao Textual
Palavras-Chave: interpretao. J foi dito que ler um texto um ato complexo, pois no basta apenas decodicar letras ou palavras. A leitura de um texto envolve vrios conhecimentos, Nicola (2005:173) identica os mais importantes: Gnero textual - a identicao do gnero textual (artigo de jornal, propaganda, romance, artigo cientco, receita de bolo, bula, piada etc.) permite a antecipao da construo textual e da possvel inteno do falante. Por exemplo, ao ler o editorial de um jornal, conhecendo as caractersticas bsicas do gnero, podemos esperar um texto marcado por sequncias argumentativas com o intuito de fazer a defesa de uma posio em relao a um assunto, na tentativa de ganhar a adeso do leitor; portanto, o reconhecimento desse gnero nos prepara para a leitura: no esperaremos um texto narrativo, nem descritivo, mas um texto argumentativo. O autor - a identicao do autor do texto (sua histria, sua prosso, sua ideologia, sua rea de estudo ou trabalho etc.) permite antecipar a temtica ou a tendncia do texto. Por exemplo, se o texto assinado por um pesquisador na rea de biologia, podemos esperar um desenvolvimento temtico voltado para essa rea do conhecimento; se for assinado por um lder comunitrio, podemos esperar um desenvolvimento temtico que ressalte, por exemplo, o lado social etc. A poca - a identicao da poca, do contexto histrico em que estava inserido o texto quando foi produzido. Por exemplo, um texto que fale sobre o futuro de um pas, produzido num momento em que esse pas atravessa uma grave crise poltico-econmica, ser construdo de forma diferente de um outro produzido em poca de prosperidade. O veculo ou suporte - a identicao do veculo que disponibiliza o texto (jornal, revista jovem, revista especializada, boletim de uma associao etc.), suas caractersticas ideolgicas, seu pblico-alvo, sua tiragem pode antecipar algumas informaes relacionadas ao texto a ser lido: um artigo sobre moda em uma revista feminina que tem pblico-alvo de alto poder aquisitivo e faixa etria acima de 30 anos pode apresentar conceitos muito diferentes se comparados a um artigo sobre o mesmo assunto publicado numa revista feminina voltada para adolescentes. Vamos analisar o texto abaixo:

63

Jornal A Gazeta, 29.04.09

1) gnero - charge 2) autor - Amarildo 3) poca - perodo em que a Gripe Suna causa preocupao mundial 4) veculo - jornal

Texto 8: Gneros Textuais


Palavras-Chave: estratgia, gnero textual. Voc percebeu que o primeiro passo foi reconhecer o gnero do texto. As expresses gnero textual e gnero do texto j apareceram em outras unidades, sem muitas explicaes. Agora chegou o momento de discutirmos com mais detalhes o conceito de gnero textual. Primeiro, importante relembrar que nos comunicamos atravs de textos e estes se realizam atravs de gneros textuais. Os gneros textuais so os textos em sua funcionalidade. Marcushi (2005) cita telefonema, carta comercial, bula de remdio, lista de compras, edital, piada, notcia, verbete como alguns exemplos de gneros textuais que circulam na sociedade.

64

Para entender melhor, leia os textos abaixo: TEXTO A Farinha de trigo Papel higinico Sabo em p Carne Frutas Feijo Arroz leo TEXTO B Aluga-se apt. sala, 2qt, ampla cozinha, banheiro, dep. Tijuca tel.: xxxx-xxxx

Observe que os textos A e B so do tipo descritivo. No entanto, os textos apresentam funcionalidade diferente. Por isso, so de gneros diferentes: o texto A do gnero lista de compras, enquanto o texto B do gnero classicado. Assim, quando falamos que ouvimos uma piada, escrevemos um e-mail, zemos uma entrevista ou seguimos o manual de instruo estamos nos referindo ao gnero do texto. Por isso, reconhecer o gnero textual deve ser a primeira estratgia a ser realizada.

Dependendo do gnero utilizado, teremos determinadas estruturas sintticas que iro predominar assim como a inteno e objetivo. Voc j reparou que o gnero propaganda, normalmente, utilizado o modo imperativo? Pense qual a relao entre o gnero e o modo verbal utilizado? Como voc j deve ter percebido, atribuir sentido ao texto no tarefa fcil, pois alm do conhecimento lingustico, necessrio que voc tambm ative seu conhecimento de mundo para que possa fazer inferncias adequadas.

Texto 9: Texto e Contexto


Ler apenas no basta, necessrio entender o que lido e isso signica ir alm do simples reconhecimento do signicado das palavras do texto. Palavras-Chave: texto, contexto, interao. Segundo Souza e Carvalho (2007: 60)
a histria individual dos interlocutores, seus papis sociais, o contexto social que os envolve, as intenes do momento da enunciao devem ser considerados para a real compreenso do que dito.

Para entendermos bem o que contexto e sua importncia para o entendimento do texto, vejamos o exemplo: A porta est aberta, dependendo do contexto de quem diga, para quem e as intenes podemos entender: A. Algum reclamando do frio. - Est frio aqui dentro. A porta est aberta. B. Algum informando que o outro sempre bem-vindo. - A porta est aberta. Volte sempre. C. Algum pedindo que o outro se retire. - Para os que no esto interessados, a porta est aberta. O contexto pode ser intratextual ou extratextual. Chamamos de contexto intratextual quando as informaes se encontram dentro do prprio texto e extratextual quando, para se entender a informao

Voc j deve ter entendido que o texto traz uma informao que compartilha com o leitor e este deve empregar seus conhecimentos lingusticos e extralingusticos para compreender o texto. Koch e Elias colocar na bibliograa (2006: 59) armam que
a produo de sentido realiza-se medida que o leitor considera aspectos contextuais que dizem respeito do conhecimento da lngua, do mundo, da situao comunicativa enm.

Resumindo, podemos armar que, para a interpretao textual, preciso levar em conta o contexto, que tudo aquilo que, de alguma forma, contribui para determinar a construo do sentido.

do texto, precisamos recorrer a conhecimentos e informaes que no esto presentes no texto. Releia o texto do exerccio 30. Quem so os dois tipos de pessoas a que se refere o personagem? Voc precisar obter uma informao que est dentro do texto: os navegantes e os no navegantes, assim como para saber se a porta est aberta algum dizendo que voc pode sempre voltar ou se retirar do recinto. J no texto IV, Sinal Fechado, voc sabe que a conversa entre os dois amigos rpida e fragmentada porque esto parados no sinal e este car vermelho por pouco tempo, mas esta ltima informao no est no texto, certo? Como voc pde observar, ler um texto muito mais do que decifrar palavras, pois a leitura um ato interativo e complexo de produo de sentidos. Koch e Elias (2006: 11) enfatizam a importncia a leitura:

leitura uma atividade na qual se leva em conta as experincias e os conhecimentos do leitor; A leitura de um texto exige do leitor bem mais que o conhecimento do cdigo lingustico, uma vez que o texto no simples produto da codicao de um emissor a ser decodicado por um receptor passivo. interessante tambm a observao feita por Ernani e Nicola colocar na bibliograa (1996:22):
Quando falamos em ler textos, no estamos nos referindo exclusivamente aos textos escritos; estamos, sim, nos referindo aos diversos textos que se apresentam em nosso cotidiano, escritos nas mais diferentes linguagens. Em outras palavras, o texto sem palavras: o texto escrito pelas pessoas andando na rua; o texto do telejornal, com seus cortes, sua edio e montagem de notcias; o texto das vrias telas, esculturas e fotograa; o texto do dilogo amoroso escrito por meio de gestos...

65

Texto 10: Intertextualidade


Palavras-chave: texto, intertextualidade. A intertextualidade signica a relao entre textos quando h uma referncia implcita ou explcita de um texto em outro texto. Est achando muito difcil a denio? Ento leia a letra da msica: Pra ir pro cu, tem que ter muita orao Pra ir pro cu tem quer ter santidade Porque o inimigo ele no d mole, no Porque s Jesus Cristo que salva de verdade Pra ir pro cu, tem que ter muita orao Pra ir pro cu tem quer ter santidade Porque o inimigo ele no d mole, no Porque s Jesus Cristo que salva de verdade A man, quero ver todo mundo que vai pro cu Que tem certeza de que vai pro cu Jogando a mo pra direita e diz assim Cuu Cuu Cuu Agora pra esquerda, vai l. Cuu Cuu Cuu Agora esquerda e direita, vai l Cuu Cuu Cuu () A man, s quero te dizer que se voc no for pro cu Satans cruu! E se voc no for pro cu Satans cruu! E se voc no for pro cu Satans cruu! E se voc no for pro cu Satans cruu!
(Por MC Cu)

Fez voc lembrar de alguma outra msica? Voc deve ter se lembrado da msica intitulada Creu, um funk que fez muito sucesso. Essa relao existente entre as msicas Cu e Cru que faz a intertextualidade. Vejamos outro exemplo de intertextualidade: Cano do Exlio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l.
Gonalves Dias

Imaginemos que voc no conhecesse a msica Cru , voc conseguiria reconhecer a intertextualidade? Com certeza, no. Por isso, a intertextualidade est ligada ao conhecimento de mundo que deve ser compartilhado entre o emissor e receptor.

Cano do Exlio Minha terra tem macieiras da Califrnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra so pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exrcito so monistas, cubistas, os lsofos so polacos vendendo a prestaes. gente no pode dormir com os oradores e os pernilongos. Os sururus em famlia tm por testemunha a Gioconda
Murilo Mendes

66

Texto 11: Nveis da Linguagem e Situao Comunicativa


Na Unidade I do nosso instrucional, j foram discutidas as inmeras situaes comunicativas em que nos vemos envolvidos diariamente. E de acordo com a situao comunicativa que devemos adequar sinttica e semanticamente os discursos proferidos. Para voc entender melhor, compare uma ida praia e a cerimnia de casamento do seu melhor amigo. Como voc ir vestido a cada um desses eventos? Certamente, usar bermuda, chinelos, camisetas biquni ou sunga na praia e para a cerimnia de casamento escolher um terno, sapatos, vestido longo... Ento, voc soube adequar sua vestimenta situao. O mesmo acontece quando nos comunicamos. Observe que, por exemplo, uma conversa com um amigo e a entrevista para concorrer a uma vaga de emprego so situaes comunicativas em que empregamos nveis de linguagem diferentes. Terra e Nicola (2003:31) nos explicam que:
(...)entende-se que o uso que cada indivduo faz da lngua depende de vrias circunstncias: do que vai ser falado e de que forma, do contexto, do nvel social e cultural de quem fala e de para quem est se falando. Isso signica que a linguagem deve estar adequada situao, ao interlocutor e intencionalidade do falante.

Conclumos, ento, que o cdigo (lngua portuguesa) utilizado em uma mesma comunidade nico, mas existem vrios nveis e formas de utilizar esse cdigo. Veja os exemplos: A __No to nem a pro que ele t pensando. B __No estou interessado no que ele pensa. Observe que no exemplo acima o cdigo foi o mesmo. A diferena consiste no padro coloquial (texto A) e no padro formal (texto B). Reconhecer o padro utilizado nos textos orais ou escritos tambm uma estratgia de leitura que o ajudar a identicar se a linguagem do texto est adequada ou no ao contexto, perceber a inteno do autor ao optar por um determinado padro ou ainda identicar o pblico alvo.

Palavras-chave: contexto, intertextualidade, gnero textual.

Texto Complementar
A, GALERA Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? _ A, campeo. Uma palavrinha pra galera. _ Minha saudao aos acionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. _ Como ? _ A, galera. _ Quais so as instrues do tcnico? _ Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do uxo da ao. _ Ahn? _ pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem cala. _ Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? _ Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes inclusive, genticas? _ Pode. _ Uma saudao para a minha progenitora. _ Como ? _ Al, mame! _ Estou vendo que voc um, um... _ Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com diculdade de expresso e assim sabota a estereotipao? _ Estereo qu? _ Um chato? _ Isso.
(Lus Fernando Verssimo)

Exerccios
37. (ENEM) O texto retrata duas situaes relacionadas que fogem expectativa do pblico. So elas: a) a saudao do jogador aos fs do clube, no incio da entrevista, e a saudao nal dirigida sua me. b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista, e um jogador que fala com desenvoltura, de modo rebuscado. c) o uso da expresso galera, por parte do entrevistador, e da expresso progenitora, por parte do jogador. d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem cala. e) o fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corresponder ao esteretipo. 38. (ENEM) A expresso pega eles sem cala poderia ser substituda, sem comprometimento de sentido, em lngua culta, formal, por: a) peg-los na mentira b) peg-los desprevenidos c) peg-los em agrante d) peg-los rapidamente e) peg-los momentaneamente 39. O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre a lngua oral e lngua escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequao da linguagem usada ao contexto: a) "O carro bateu e capot, mas num deu pra v direito" - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando. b) "E a, meu! Como vai essa fora?- um jovem que fala para um amigo. c) "S um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observao" - algum comenta em uma reunio de trabalho. d) "Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretria Executiva desta conceituada empresa" - algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego. e) "Porque se a gente no resolve as coisas como tm que ser, a gente corre risco de termos, num futuro prximo, muito pouca comida nos lares brasileiros" - um professor universitrio em um congresso internacional. 40. Indique o tipo e o gnero textual dos textos abaixo: a.

67

b.

68

c.

41. Certas marcas lingusticas permitem identicar o gnero do texto. Com base na armao reconhea os gneros textuais que correspondem s marcas lingusticas abaixo: a) Conhece aquela do papagaio... __________________________________________________________ b) Era uma vez... _______________________________________________________________________ c) Caro amigo... _______________________________________________________________________ d) Separe o acar e adicione trs colheres de manteiga... _______________________________________ 42.

Uma das caractersticas do texto acima : a) coeso b) coerncia c) intertextualidade d) argumentao

Texto Complementar
OS SEGREDOS DA LEITURA E DA REDAO Concepes de lngua e escrita mudam o modo como se entendero os contedos que no esto explcitos num texto. Por Ingedore G.Villaa Koch (...) A leitura de um texto exige mais que o simples conhecimento lingustico compartilhado pelos interlocutores: o leitor , necessariamente, levado a mobilizar estratgias tanto de ordem lingustica, como cognitivo-discursiva, com o m de levantar hipteses, validar ou no as hipteses formuladas, preencher as lacunas que o texto apresenta, enm, participar, de forma ativa da construo do sentido. Desta forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na interao pela linguagem. Nos Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa, de 1998, encontra-se reforado, na ativi-

dade de leitura, o papel do leitor enquanto um construtor de sentido, que se utiliza, para tanto, de uma srie de estratgias, entre as quais a seleo, antecipao, inferncia e vericao. A antecipao consiste em levantar hipteses sobre o contedo do texto, que na leitura, vo sendo submetidas vericao. Para tanto, o leitor seleciona pistas elementos lingusticos do texto que autorizem sua leitura e produz inferncias que lhe permitem preencher as lacunas do texto ou desfazer ambiguidades, com base em seu conhecimento de mundo. Espera-se que o leitor processe, critique, contradiga ou avalie a informao que tem diante de si, que a aceite ou a conteste, procure construir um sentido para o que l e seja capaz de justicar a leitura feita. Em outras palavras, ele age estrategicamente, o que lhe permite dirigir e autorregular seu processo de leitura. claro que no devemos nos esquecer de que a constante interao entre texto e o leitor regulada tambm pelo propsito com que o texto lido. De modo geral, podemos dizer que h textos que lemos

para nos manter informados (jornais, revistas); outros que lemos para realizar trabalhos acadmicos (dissertaes, teses, livros, peridicos cientcos); outros, ainda cuja leitura por puro deleite (poemas, contos, romances); os que lemos para consulta (dicionrios, catlogos), os que somos obrigados a ler de vez em quando (manuais, bula), os que nos caem em mos (panetos) ou que nos so constantemente apresentados (outdoors, cartazes, faixas). So, pois, os objetivos do leitor que nortearo o modo de leitura, em mais tempo ou em menos tempo, com mais ateno ou com menos ateno, com maior engajamento ou com menor engajamento, enm.
Revista Lngua Portuguesa. Ano II n 23 /setembro de 2007

69

Fique ligado:
www.brasilescola.com/redacao/o-texto-cintexto www.clickeducacao.com.br www.vestibular.com.br

Palavras-chave: intertextualidade, coeso, coerncia.

70

Gabarito Unidade I
1. A 2. Atual, porque o assunto tratado sobre a epidemia de dengue. 3. D 4. Funo referencial. 5. B 6. Apelativa - tem como objetivo inuenciar o leitor a adquiri o produto. 7. Funo emotiva - trata-se de uma charge em que os detalhes evidenciados na caricatura expressam o ponto de vista pessoal do caricaturista. 8. a. Mnica b. Cebolina c. Lngua portuguesa 9. No sinal de trnsito 10. B 11. B 12. a. visual - cor b. gestos 13. O guarda 14. O som do apito 15. A 16. D

Unidade II
17. a. injuntivo b. narrativo c. dissertativo 18. A 19. a. O quarto estava localizado na parte velha de Paris. b. No era grande nem luxuoso. 20. B 21. Van Gogh viajou para Paris no nal de dezembro e, no incio de janeiro, alugou um quarto. 22. C 23. O fato de viver longe de casa pode ter contribudo. 24. a. descritivo b. narrativo c. dissertativo 25. a. linhas 1 a 4 b. linhas 6 a 30 c. linhas 31 a 34

26. a queda nos acidentes de trnsito no decorre diretamente da existncia de uma lei mais severa. 27. O cidado que bebe uma ou duas doses de usque ou vinho no o causador de acidentes de trnsito. 28. Os motoristas de txi comemoram o aumento da clientela que prefere pagar ao motorista de txi a ser multado por dirigir alcoolizado. Os donos de bar esto insatisfeitos, porque devido lei seca a clientela diminuiu. 29. Narrativo 30. Navegantes e no navegantes 31. a. Joo olhava o sol. b. A grama que cobria o caminho. c. Joo olhava o ponte. d. Joo tinha um lho que h vinte anos tinha partido. 32. a. Internos b. Penitenciria 33. C 34. a. Por isso todos foram para casa mais cedo. b. Mas o relatrio foi concludo dentro do prazo estabelecido. c. Porque no havia verba suciente. d. Embora o tempo estivesse bom. 35. D 36. B

71

Unidade III
37. B 38. B 39. E 40. a. Palavra cruzada b. Classicados c. Charge 41. a. Piada b. Contos infantis c. Carta d. Receita culinria 42.C

72

Glossrio
Etimologia - parte da gramtica que trata da histria ou origem das palavras. Interlocutor - aquele que fala com o outro, ou em nome de outro. (Minidicionrio Aurlio). Linguagem - uso da palavra articulada ou escrita como meio de expresso de comunicao. (Minidicionrio Aurlio).

Referncias Bibliogrficas
BARROS, Manoel de. O guardador de guas. SP: Art Editora,1989. CARNEIRO, Agostinho Dias. Texto em Construo. 2ed. SP: Moderna,1996. CEREJA, William Roberto, MAGALHES, Thereza Cochar. Gramtica Reexiva Texto, semntica e interao. SP: Atual, 1999. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionrio de anlise do discurso. SP: Contexto, 2004. DIAZ, Juan Bordenare. O que comunicao. In: INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. SP: Scipione, 1998. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 13 ed. RJ: Fundao Getlio Vargas, 1986. INFANTE ,Ulisses. Do texto ao texto. SP: Scipione,1998. KOCH, Ingedore Villaa. A coeso textual. SP: Contexto, 1996. ______ . A coerncia textual. SP: Contexto, 1990. ______ . ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. 2 ed. SP: Contexto, 2006. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Gneros textuais: denio e funcionalidade. In: DIONSIO, ngela Paiva; MACHADO, Anna Rachel, BEZERRA, M Auxiliadora (org.). Gneros Textuais e Ensino. EJ: Lucerna, 2005. NICOLA, Jos de. Gramtica: palavra, frase e texto. RJ, Scipione, 2005. FIORIN, Jos Luiz; PLATO, Francisco Savioli. Lies de textos: leitura e redao. SP: tica, 1997. PRETTI, Dino. Estudos da Lngua oral e escrita. RJ: Lucerna, 2006. Revista Lngua Portuguesa. Ano II, n 23, ed. segmento, 2007. SOUZA, Luiz Marques, CARVALHO, Srgio Waldeck. Compreenso e produo de textos. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1995. ______. Produo de texto. 12 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. TERRA, Ernani; NICOLA, Jos de. Redao para o 2 grau: pensando, lendo e escrevendo. SP: Scipione, 1996. VAL, Maria da Graa Costa. Redao e textualidade. SP: Martins Fontes, 1991.

73

You might also like