You are on page 1of 4

EXERCCIOS 1 Dois pistes A e B apresentam dimetros de 3cm e 20cm, respectivamente.

. As faces dos pistes esto na mesma elevao, e os espaos entre eles so preenchidos com um leo hidrulico incompressvel. Uma fora P de 100N aplicada ao fim da manivela, conforme figura abaixo. qual o peso Wque o macaco hidrulico pode suportar?

2 Um manmetro de mercrio (d = 13,6) usado para medir a diferena de presso nos compartimentos Ae B, como mostra a figura. Determine a diferena de presso em pascais ( N/m2).

3 Uma comporta vertical trapezoidal com extremidade superior localizada 5m abaixo da superfcie livre da gua mostrada na figura. Determine a fora de presso total e o centro de presso da comporta?

4 Uma comporta semicircular invertida, como mostra a figura, est instalada a 450 com relao superfcie livre da gua. O topo da comporta esta 5 ps abaixo da superfcie da gua na direo vertical. Determine a fora hidrosttica e o centro de presso sobre a comporta.

5 Determine a presso hidrosttica total e o centro de presso no quadrante de comporta que mede 5m de comprimento e 2m de altura como mostra a figura.

6 Um tanque fechado contm um lquido sob presso (d=0,8). O medidor de presso mostrado na figura, registra uma presso de 4,5X104 N/m2 ( pascais). Determine a presso no fundo do tanque e a altura da coluna de lquido que surgir no tubo vertical.

7 Um manmetro est montado na tubulao de fornecimento de gua de uma cidade para monitorar a presso da gua, conforme mostra a figura. Entretanto, a indicao de 3 ps (Hg) que se l no manmetro pode est incorreta. Se a presso na tubulao for medida de forma independente e resultar em 16,8 lb/ps2 ( psi), qual ser o valor lido de h.

8 - Um manmetro aberto, apresentado na figura, foi instalado para medir a presso em um tubo que transporta um leo (d=0,8). Se o lquido do manmetro for tetracloreto de carbono ( d=1,6), qual ser a presso no tubo em metros de coluna de gua.

9 na figura abaixo, determine a presso em kPa no tubo se h1=20cm e h2 = 67cm. Determine tambm a alterao em altura do lquido h1 para uma alterao de 10cm em h2 se o dimetro do manmetro for 0,5cm e o dimetro do reservatrio for de 5cm.

10 na figura abaixo, gua esta escoando do tubo A, e leo (d=0,85) do tubo B. Considere que seja utilizado mercrio como lquido do manmetro e determine a diferena de presso entre Ae B em psi.

11 Uma barragem de concreto com corte transversal triangular, como mostra a figura, foi construda para conter 30ps de gua. Determine a fora hidrosttica em uma unidade de comprimento da barragem e sua localizao. Se a densidade do concreto for de 2,67, qual ser o momento gerado com relao a base da barragem, A? A barragem segura?

You might also like