You are on page 1of 8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 3 VARA DA SEO JUDICIRIA DE ALAGOAS

PROCESSO N 0801027-45.2012.4.05.8000 AO ORDINRIA AUTOR: ADRIANO NASCIMENTO SILVA E OUTROS RU: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL, autarquia federal em regime especial, com sede no Campus A C Simes, Av. Lourival Melo Mota, s/n, nesta cidade, vem, por seu procurador abaixo subscrito, nos autos da AO ORDINRIA acima, apresentar sua CONTESTAO, com fundamento nos motivos de fato e de direito a seguir expostos:

I DOS FATOS

Trata-se de Ao Ordinria movida por ADRIANO NASCIMENTO SILVA E OUTROS, com pedido de antecipao de efeitos de tutela, em face da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL, por meio da qual busca obter provimento jurisdicional que determine a suspenso de dispositivos do Regimento Interno
https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080 1/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

dessa Universidade, com consequente, suspenso dos votos dos Pr-Reitores, impedindo-os de votar nas sesses do CONSUNI, sob a suposta alegao de serem estes indicados indevidamente, ocupando as vagas que deveriam ser dos docentes.

O pedido de antecipao dos efeitos de tutela foi indeferido.

II DA DEFESA

Por oportuno, entendemos conveniente destacar os fatos e/ou questes de Direito, a seguir desenvolvidas:

a) A UFAL modificou seu Estatuto em 2003 e, como previsto em Lei (Lei n 4.024, art. 9, 2, f, com a redao da Lei n 9.131/95), referido documento foi enviado ao MEC para sua anlise e aprovao, como podemos verificar na Portaria n 4.067/2003 (anexo).

b) O Estatuto da UFAL (anexo) prev em seu artigo 8, e respectivo 1, que a composio do CONSUNI observar os ditames da LDB (70% de representantes do corpo docente), deixando ao regimento a disciplina acerca do nmero de representantes e modo de sua escolha.

c) Como previsto em seu Estatuto, o Regimento (anexo) da UFAL escolheu, em seu art. 3, quais os membros do Conselho Superior. So eles: Reitor, Vice-Reitor, Diretores das Unidades Acadmicas, Representantes do Corpo Docente, Representantes do Corpo Tcnico Administrativo, Representante do Corpo Discente, 6 (seis) Membros designados pelo Reitor (j no Regimento indicados que so os titulares das Pr-Reitorias art. 3, 6 do Regimento da UFAL).

d) Dentre os membros do Conselho Superior, so docentes: Reitor (1) , Vice-Reitor (1), Diretores das Unidades Acadmicas (21 docentes) - art. 23, 1 do Estatuto da UFAL -, Representantes do Corpo Docente (2/5 de 21 Diretores Acadmicos, ou seja, 8 representantes, conforme previso do art. 3, 2 do Regimento da UFAL).

e) Os Pr-Reitores, tradicionalmente, so escolhidos dentre os quadros de Docente desta IFES. So aqueles que equivalem aos Secretrios de Estado, responsveis, no caso da UFAL, pelas matrias relativas : Graduao, Ps-Graduao, Extenso, Estudantil, Pessoal, Gesto Institucional. So, portanto, docentes que colaboram na Gesto da IFES.

f) Os membros do Corpo Discente so 8 (oito) e os membros do Corpo Tcnico so igualmente 8 (oito) conforme especificado no art. 8 do Estatuto da UFAL.
https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080 2/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

Assim sendo, o total de membros do CONSUNI/UFAL de 53 (cinquenta e trs), dos quais apenas 16 so representantes das classes discente e de tcnico-administrativos desta IFES.

Quanto organizao administrativa, com base no art. 207 da Constituio Federal de 1988, a nova LDB tem como um dos pontos de realce a liberdade de organizao da diviso administrativa e do fracionamento do poder de gesto nas instituies de ensino superior. essencial, no entanto, que as IFES busquem um binmio deliberao-execuo.

A discusso das polticas acadmicas e de sua gesto devem caber a rgos colegiados, dotados de representatividade da vontade da comunidade universitria. Mais do que isso, contaro com a legitimidade assegurada pela imposio da gesto democrtica (prevista na LDB, em seu art. 56), cuja participao dever ser de 70% docentes, com representantes das diversas categorias escolhidos na forma de seus regimentos, sem prejuzo, claro, da participao dos integrantes do segmento executivo do binmio. Nada impede que a IFES disponha de um s rgo colegiado deliberativo, ou que prefira dispor de um colegiado mximo (conselho universitrio) e outros colegiados superiores, tambm deliberativos, mas especializados, e subordinados ao colegiado mximo (conselho de ensino e pesquisa, conselho administrativo). A proporo de 70% de docentes obrigatria em todos os colegiados de atribuies deliberativa.

Vejamos os termos da LDB:

Art. 53. No exerccio de sua autonomia, so asseguradas s universidades, sem prejuzo de outras, as seguintes atribuies: I - criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educao superior previstos nesta Lei, obedecendo s normas gerais da Unio e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino; (Regulamento) II - fixar os currculos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes; III - estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa cientfica, produo artstica e atividades de extenso; IV - fixar o nmero de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigncias do seu meio; V - elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonncia com as normas gerais atinentes; VI - conferir graus, diplomas e outros ttulos; VII - firmar contratos, acordos e convnios; VIII - aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, servios e aquisies em geral, bem como administrar rendimentos conforme dispositivos institucionais; IX - administrar os rendimentos e deles dispor na forma prevista no ato de constituio, nas leis e nos respectivos estatutos; X - receber subvenes, doaes, heranas, legados e cooperao financeira resultante de convnios com
https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080 3/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

entidades pblicas e privadas. Pargrafo nico. Para garantir a autonomia didtico-cientfica das universidades, caber aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir, dentro dos recursos oramentrios disponveis, sobre: I - criao, expanso, modificao e extino de cursos; II - ampliao e diminuio de vagas; III - elaborao da programao dos cursos; IV - programao das pesquisas e das atividades de extenso; V - contratao e dispensa de professores; VI - planos de carreira docente. Art. 54. As universidades mantidas pelo Poder Pblico gozaro, na forma da lei, de estatuto jurdico especial para atender s peculiaridades de sua estrutura, organizao e financiamento pelo Poder Pblico, assim como dos seus planos de carreira e do regime jurdico do seu pessoal. (Regulamento) 1 No exerccio da sua autonomia, alm das atribuies asseguradas pelo artigo anterior, as universidades pblicas podero: I - propor o seu quadro de pessoal docente, tcnico e administrativo, assim como um plano de cargos e salrios, atendidas as normas gerais pertinentes e os recursos disponveis; II - elaborar o regulamento de seu pessoal em conformidade com as normas gerais concernentes; III - aprovar e executar planos, programas e projetos de investimentos referentes a obras, servios e aquisies em geral, de acordo com os recursos alocados pelo respectivo Poder mantenedor; IV - elaborar seus oramentos anuais e plurianuais; V - adotar regime financeiro e contbil que atenda s suas peculiaridades de organizao e funcionamento; VI - realizar operaes de crdito ou de financiamento, com aprovao do Poder competente, para aquisio de bens imveis, instalaes e equipamentos; VII - efetuar transferncias, quitaes e tomar outras providncias de ordem oramentria, financeira e patrimonial necessrias ao seu bom desempenho. 2 Atribuies de autonomia universitria podero ser estendidas a instituies que comprovem alta qualificao para o ensino ou para a pesquisa, com base em avaliao realizada pelo Poder Pblico. Art. 55. Caber Unio assegurar, anualmente, em seu Oramento Geral, recursos suficientes para manuteno e desenvolvimento das instituies de educao superior por ela mantidas. Art. 56. As instituies pblicas de educao superior obedecero ao princpio da gesto democrtica, assegurada a existncia de rgos colegiados deliberativos, de que participaro os segmentos da comunidade institucional, local e regional. Pargrafo nico. Em qualquer caso, os docentes ocuparo setenta por cento dos assentos em cada rgo colegiado e comisso, inclusive nos que tratarem da elaborao e modificaes estatutrias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes.
https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080 4/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

A LDB, como se v, no impe a forma de escolha dos membros docentes. Determina, apenas, que a composio de qualquer dos Conselhos acontea com a proporo de 70% dos membros docentes. Assim, no h proibio da participao de Pr-Reitores no computo dos 70% docentes, nem obrigatoriedade de que os mesmos tenham sido necessariamente eleitos e/ou escolhidos a cada ano. A escolha de incluir os Pr-Reitores, contudo, foi Regimental desta IFES. E tais membros so, tradicionalmente, docentes.

O Regimento disse a forma de escolha dos membros docentes e discentes e quais seriam cada um dos integrantes do CONSUNI. O Conselho que o aprovou tinha a composio de 70% docente, e tambm estava composto pelos membros das demais categorias (discentes e tcnicos), respeitando a gesto democrtica. F-lo porque o Estatuto passou para o Regimento essa atribuio, no havendo incompatibilidade entre o Regimento da UFAL e seu respectivo Estatuto.

A UFAL, em seu(s) Conselho(s), observa os 70% de composio docente, vez que somente 16 membros so de outras classes. Nada h, portanto, de ilegal. A incluso de docentes/Pr-Reitores dentre os representantes docentes, questo de opo poltica, de escolha, que permanece no mbito da autonomia administrativa desta Universidade. A escolha foi feita atravs de seu Regimento Interno, aprovado por 2/3 de seus membros - com composio em que j se respeitava (como j dito) os 70% de docentes no CONSUNI da poca.

Como destacado pelos Autores na pea vestibular, dos Pr-Reitores atuais, somente 1 (um) deles a PrReitora de Gesto de Pessoas, integrante do corpo Tcnico-administrativo da UFAL, Sra. Silvia Regina Cardeal , mas que, por certo tempo, fez parte tambm da classe docente, na qualidade de professor substituto. Os demais 5 (cinco) - so docentes do quando efetivo. Mas, nem isso implicaria em ofensa proporcionalidade de 70% docente. Explicamos: que a proporo de 70% e ser, em nmeros, sempre fracionria se considerada a atual composio, vez que o nmero de integrantes do CONSUNI de 53 membros. Qualquer nmero (53 ou menos como querem, por absurdo, os autores) para se chegar aos 70% docente, levaria a percentuais, cabendo o arredondamento (por aproximao) para o nmero inteiro mais prximo. Somente haveria a composio em nmero exatos (sem frao) se a Composio do CONSUNI fosse maior, em mltiplos de 100 (com 100 membros no Conselho, e.g., 70 seriam, necessariamente, docentes).

No indevido computar os Pr-Reitores dentre os (70%) docentes, pois eles tradicionalmente a esta categoria pertencem. Nessa qualidade, suas participaes so relevantssimas, pois so docentes que participam e viabilizam a gesto da Universidade. O ataque dos Autores composio do CONSUNI por docentes/PrReitores embasa-se, apenas, em argumentos polticos (no jurdicos). Questiona a representatividade dos mesmos para a classe docente e o fato de que no so eleitos por seus pares, mas fazem parte da gesto ou, como afirmam os autores, exercem um cargo de gesto. Mas, no h impedimento a um docente em exercer cargo de gesto! Nem o fato de ocupar um cargo de Pr-Reitor lhe retira o enquadramento/classificao como docente. No!

Vale lembrar ainda que a composio do CONSUNI e a forma de sua escolha so variadas, at mesmo para atender ao critrio da gesto democrtica. H, por exemplo, previso no Regimento de membros natos: Reitor,
https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080 5/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

Vice-Reitor, Diretores de Unidades Acadmicas, todos esses so necessariamente docentes escolhidos em eleio dentro de suas comunidades (toda a UFAL ou a Unidade acadmica respectiva). No so eleitos exclusivamente para serem membros do Conselho, mas dele participam por terem sido escolhidos para a gesto de suas Unidades Acadmicas e/ou da UFAL. H membros que so pr-definidos no Regimento (indicados pelo Reitor), mas que no passam por processo eleitoral: ocorre com os Pr-Reitores, que so docentes (a exceo da Pr-Reitora de Pessoas) que participam da composio do CONSUNI porque foram escolhidos pelo Reitor para gerir, com ele, a Universidade. H outros membros que so eleitos pelos seus pares exclusivamente para fins de composio do CONSUNI: so 7 docentes, 7 tcnicos, 8 discentes. Mas h tambm membros indicados pelo Sindicato dos Docentes (1) e pelo Sindicato dos Tcnicos (1), que no foram escolhidos diretamente pela respectiva classe. Para esclarecer, valemo-nos das disposies do Regimento da UFAL:

Art. 3 - O Conselho Universitrio, CONSUNI, rgo de deliberao superior da UFAL, compe-se de: I. Reitor/a, como Presidente; II. Vice-Reitor/a, como Vice -Presidente; III. Diretores/as de Unidades Acadmicas; IV. Representantes do Corpo Docente; V. Representantes do Corpo Tcnico Administrativo; VI. Representantes do Corpo Discente; VII. Membros designados pelo/a Reitor/a, em nmero de 06 (seis). 1 So membros natos do CONSUNI o/a Reitor/a, o/a Vice-Reitor/a, e os/as Diretores/as de Unidades Acadmicas; 2 Os representantes do Corpo Docente sero em nmero de 2/5 (dois quintos) do nmero dos/as Diretores/as de Unidades Acadmicas, com seus respectivos suplentes, sendo 01 (um) membro indicado pela entidade representativa e os demais representantes eleitos por seus pares em votao direta e secreta, para cumprirem mandato de 02 (dois) anos, com apenas uma nica reconduo. 3 A representao do Corpo Tcnico-administrativo com seus respectivos suplentes ser constituda de 01 (um) membro indicado pela entidade representativa e os demais representantes eleitos por seus pares em votao direta e secreta, para cumprirem mandato de 02 (dois) anos, com apenas uma nica reconduo. 4 Os representantes do Corpo Discente e seus respectivos suplentes, estudantes regulares da Universidade, sero eleitos por seus pares, para cumprirem mandato de 01 (um) ano, com apenas uma nica reconduo. 5 A Coordenao das eleies de que tratam os pargrafos anteriores ser de responsabilidade da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores, salvo quando as respectivas entidades representativas usarem o direito de avocar a conduo do processo. 6 Os membros designados pelo/a Reitor/a sero os titulares das Pr -Reitorias mencionadas no Art.16 deste Regimento.

https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080

6/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

Quanto questo de terem sido ou no os membros escolhidos pelos seus pares, interessante que os Autores usam dois pesos e duas medidas: atacam a escolha dos membros Pr-Reitores pelo Reitor (como previsto no 6, do art. 3 do Regimento da UFAL), mas no questionam a representatividade dos membros da classe docente e/ou de tcnicos quando as respectivas classes representativas o indicam. Explicamos: dos 8 (oito) membros da classe de tcnicos, somente 7 (sete deles so eleitos pelos seus pares. Do mesmo modo, dos 8 membros puramente docentes, somente sete so escolhidos pelos seus pares para serem conselheiros. que, segundo o 2, do art. 3 do Regimento da UFAL, o Sindicato dos Docentes da UFAL, indica um dos membros docentes para compor o Conselho Superior. E, como previsto no 3, do art. 3 do Regimento da UFAL, a classe representativa de servidores tcnico-administrativos (Sindicato da classe) tambm indica 1 (um) membro pela sua categoria. Nesses casos, esses dois membros (representantes dos diferentes sindicatos) no teriam sido escolhidos diretamente por seus pares, teriam sido escolhidos, apenas, por indicao de seus sindicatos.

Ora, considerando que os dirigentes dos Sindicatos, como tambm os Reitores e Vice-Reitores, so escolhidos por eleio e representam o aval das categorias ou, no caso dos Reitores, de toda a comunidade universitria, por que somente os membros docentes que so indicados pela Gesto no seriam legtimos representantes de suas respectivas classes? Se h outros indicados na composio do CONSUNI/UFAL, por que somente aqueles que seriam escolhidos por serem Pr-Reitores (em outras palavras, por ocuparem cargo de gesto) teriam de ser excludos da classe docente e vistos com desconfiana, como se no fossem legtimos representantes? No seria esse um critrio de cunho apenas poltico (no-jurdico)?

No entanto, mesmo que sob um olhar poltico, sob o prisma da representatividade (poltica), teramos: 8 representantes dos docentes, 8 dos alunos, 8 representantes dos tcnicos, 8 representantes da gesto (6 prReitores docentes + Reitor e Vice-Reitor). A paridade teria sido, no mbito da gesto democrtica, na atual composio tambm observada!

Se por um absurdo, fossemos excluir os Pr-Reitores desse cmputo (-6 membros) geral, a composio dos membros do Conselho deveria ser alterada de modo a excluir, proporcionalmente, os membros discentes e tcnico-administrativos, sob pena de violar-se a proporo de 70% prevista na LDB. Seriam dois membros a menos: um membro a menos em cada classe!

A composio do CONSUNI, com nomes e sua respectiva participao, est indicada na relao dos membros (anexa), onde se verifica o respeito aos 70% de docentes determinados por Lei.

III DOS PEDIDOS

Diante do exposto, ao longo desta contestao, a UFAL requer que a ao, ora contestada, seja julgada completamente IMPROCEDENTE a pretenso autoral. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, requerendo, por fim, a condenao da parte autora nos nus da sucumbncia.
https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080 7/8

08/02/13

Processo Judicial Eletrnico:

Nestes termos, Pede deferimento.

Macei/AL, 07 de fevereiro de 2013.

NELSON TENRIO DE LIMA Procuradora Federal

CAMILA DE MAGALHES MACHADO Estagiria Procuradoria Federal/AL

Assinado eletronicamente. A Certificao Digital pertence a: Nelson Tenrio de Lima https://pje.jfal.jus.br/pje/Processo/ConsultaDocumento/listView.seam


imprimir

13020712055163900000000036136

https://pje.jfal.jus.br/pje/Painel/painel_usuario/documentoHTML.seam?idBin=36136&idProcessoDoc=36080

8/8

You might also like