You are on page 1of 15

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

225

EMLIA FREITAS E A ESCRITA DE AUTORIA FEMININA NO SCULO XIX* Ms. Rgia Agostinho da Silva. (UFMA) ruaformosa@hotmail.com

Resumo: Este artigo visa compreender a atuao de Emlia Freitas, (1855-1908), no sculo XIX, como escritora abolicionista e esprita. Nesse intuito tomamos o livro A Rainha do Ignoto publicado pela autora em 1899 para compreendermos a partir dessa narrativa singular a atuao de Emlia Freitas no mundo das Letras oitocentista, perodo em que sabemos eram raros os escritos e livros feitos por mulheres, na medida em que a escrita de autoria feminina, embora escassa pode tambm nos ajudar a entender o mundo feminino do sculo XIX e a sociedade que o cercava.

Palavras-chave: Histria, Literatura, Escrita, Mulheres Abstract: This paper focuses on the role of Emilia Freitas, (1855-1908), in the nineteenth century as a writer and abolitionist spirit. To that end we take the book "The Queen of Ignoto" published by the author in 1899 to understand the narrative from that singular action of Emilia Freitas lyrics in the world of nineteenth-century, a period when we were rare and books written by women, as in which writing authored by women, although little can also help us understand the female world of the nineteenth century and the society around him. Keywords: History, Literature, Writing, Women

Artigo recebido em 28/3/2010 e aprovado em 2/6/2010. * Este artigo uma verso um pouco modificada do terceiro captulo de minha dissertao de mestrado intitulada Entre mulheres, Histria e Literatura: um estudo do imaginrio em Emlia Freitas e Francisca Clotilde Apresentada no departamento de Histria da Universidade Federal do Cear em novembro de 2002.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

226

Introduo
Criadoras elas escapam ao controle, se transformam em ameaa. Faz-se preciso retirar a fora antes permitida. E qual melhor maneira de faz-lo seno duvidando da autenticidade de sua criao? A mulher narradora, antes aceita sem reservas, posta em questo. Turva-se a limpidez da sua voz com acusaes de falsidade, aquela mesma falsidade que j se havia atribudo com sucesso voz das sereias, das feiticeiras, e de tantas mulheres tentadoras que ao longo da histria levaram os homens a perdio. (Marina Colasanti)

Pensar o romance brasileiro no sculo XIX significa antes de tudo pensar na sociedade na qual ele foi produzido, as suas formas de circulao e sua leitura. Significa, portanto pensar as relaes entre a confeco de um romance e suas ntimas conexes com a sociedade. Pensar o romance como uma possibilidade de se chegar a uma determinada realidade social consiste numa leitura que estabelea uma relao visceral entre Histria e Literatura. (SEVCENKO, 2000) Sendo assim, ao tomarmos o romance da cearense Emlia Freitas A Rainha do Ignoto de 1899, como fonte de estudo, pensamos imediatamente na possibilidade de ler e saber um pouco sobre a vida, relaes sociais e comportamentos femininos no final do sculo XIX e incio do XX. J que a comunicao um desejo latente em qualquer romance, pois quem escreve, escreve para algum e escreve para ser lido, como afirma uma personagem do escritor infanto-juvenil Pedro Bandeira: Quem escreve quer conquistar o corao de quem vai ler (BANDEIRA, 1983) Na certeza de que atravs da literatura possvel ocupar espaos que compreendemos Emlia Freitas. No apenas no sentido de sua atuao enquanto escritora como tambm na prpria dimenso de sua obra A Rainha do Ignoto a necessidade constante de falar da situao das mulheres no perodo, que pouco a pouco galgavam espaos, falando delas e para elas, inserindo assuntos e olhares femininos na literatura. A certeza mesmo de que eram poucas mulheres que entravam no mbito seleto da literatura e tomadas apenas como excees, convergia para a idia de no poderem constar entre os grandes nomes da literatura cearense do perodo. Segundo Antnio Sales:
No tem sido grande-felizmente diria um antifeminista contumaz- o nmero de senhoras cearenses que cultivam as letras, pelo menos publicamente. A cearense por excelncia a mulher do lar, a companheira dedicada do homem, a me de famlia

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

227

que tudo sacrifica por amor de sua gente e pela boa manuteno da casa. No que lhes falte inteligncia. Ao contrrio; sempre que posta prova a mentalidade feminina em nossa terra, se revela vigorosa e apta para ilustrar-se nas cincias e nas artes. Mas em nosso meio e em nosso clima, a mulher muito feminina para ser feminista, e a famlia tem uma consistncia to forte que ser a dona de um lar ainda a suprema e quase exclusiva aspirao de uma moa cearense (...) E h ainda algumas inteligncias femininas brilhantes, mas to ocultas sobre o vu da modstia, que seria indiscrio arranc-las ao segredo e sombra em se comprazem viver(SALES, 1945, p.185)

Acreditamos que diferentemente do que pensa Antnio Sales, viver nas sombras no mesmo o objetivo de algumas dessas mulheres, tendo talvez sido alijadas nas sombras e no escolhido este lugar para viver. No por acaso a formao secundria, no religiosa para mulheres no Cear s ocorrer a partir da criao da Escola Normal em 1884. nesse espao que se formam as primeiras mulheres de Letras do Cear: Emlia Freitas, Francisca Clotilde1, Alba Valdez2 e Ana Fac 3. Nesse estabelecimento de ensino so ministradas s meninas aulas de Lngua Portuguesa, Lngua Francesa, Matemtica Elementar, Geografia, Histria, noes elementares de cincias naturais, pedagogia e metodologia. Disciplinas voltadas, como notamos, para a formao de professoras do ensino primrio, visto a carncia que o setor sofria.(MENEZES, Djacir,1945) A maioria das mulheres formadas na Escola Normal atuava na cidade como professoras primrias, profisso ento considerada mais adequada s mulheres, naturalizandose a aptido feminina para educar crianas em escolas primrias como extenso possvel das suas atividades domsticas. A profisso do magistrio primrio constituiu-se assim em uma das primeiras atividades fora do lar para as mulheres de classe mdia (SAFFIOTI, 1969). Isso no quer dizer, como nos aponta Zilda Maria Menezes Lima, que a Escola Normal e as normalistas no sofressem preconceitos:
No muito difcil compreender as resistncias a uma escola que visava formar mo de obra feminina para o mundo do trabalho em educao. Numa poca em que as mulheres deveriam pensar em casamentos e filhos, no era interessante estimular espaos para as mulheres no mercado de trabalho, onde teriam que fatalmente abandonar o lar para dedicar-se a profisso. Da a ambigidade do papel da Escola
1

Francisca Clotilde nasce em 1862 na cidade de So Joo dos Inhamus, hoje Tau. Foi a primeira mulher a lecionar na Escola Normal de Fortaleza e publicou em 1903 o romance A Divorciada. 2 Alba Valdez nasceu em 1874 em Uruburetama, participa de diversas agremiaes literrias cearenses como Centro Literrio, Bomia Literria e Iracema Literria. Forma a primeira agremiao literria feminina do pas, a Liga Feminista Cearense em 1904. 3 Ana Fac nasceu em 1855, em Beberibe. Atuou como educadora, romancista, poetisa e contista. Em 1907 publicou Rapto Jocoso, seu principal romance.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

228

Normal numa sociedade que rogava a chegada do progresso e da civilidade, mas no admitia mudanas comportamentais, principalmente se as mudanas se originassem dos segmentos femininos. (LIMA, 1999, p.37)

A mentalidade da poca apontava a mulher como suscetvel a muitas influncias externas consideradas perniciosas. Era ela que se encantava com os brilhos e transparncias exagerados da moda; deixava-se levar por uma degradao moral que a modernidade trazia, diziam outros. Tambm a mulher ingnua, diziam alguns, deixava-se amassar pelos bilontras nos bailes modernos; e o pior de tudo, era ela que se deixava envolver pelas falsas doutrinas, pelo feminismo doentio. Era preciso vigi-la e proteg-la. Retirar de seu alcance essas influncias pecaminosas, que s serviriam para transtornar o esprito das incautas. (CAMINHA, 1997) enfrentando todos esses obstculos leitura e escrita feminina que as primeiras mulheres aventuraram-se no mundo das letras no Cear, a partir da dcada de 1880. Se as elites intelectuais interessavam imprimir na cidade uma marca civilizatria a partir de pressupostos evolucionistas e progressistas tencionando dessa maneira levar Fortaleza e o Cear aos caminhos das naes civilizadas, norteado pelo modelo das naes europias- em particular a Frana- s mulheres que adentraram no mundo das Letras importava demarcar territrios femininos atravs da imprensa, dos versos, e das crnicas. Emlia Freitas Emlia Freitas era uma senhora de quarenta e quatro anos quando seu livro A Rainha do Ignoto: romance psicolgico foi publicado em Fortaleza em 1899. A Rainha do Ignoto aparentemente uma histria simples, parecida com causos e lendas do interior cearense, pertencentes a um imaginrio coletivo medieval importado da Europa.4 A histria de uma moa encantada que seduz com sua beleza e mistrio o jovem bacharel em Direito Dr. Edmundo. Este levado por intensa curiosidade procura por todos os meios se aproximar e desvendar os segredos dessa mulher apario que navega pelo Rio Jaguaribe, vestida de branco, cantando e tocando harpa, acompanhada de um oragotango chamado King e de um co chamado Fiel. A moa que vive na gruta do Arer, prxima ao pequeno povoado Passagem das
4

Esta idia de que existe uma relao entre a obra A Rainha do Ignoto e um imaginrio medieval nos apontada por: COLARES, Otaclio. Do Romntico Regional ao Fantstico Apresentao In: FREITAS, Emilia. A Rainha do Ignoto: romance psicolgico. 2 Ed. Fortaleza: Imprensa oficial do Cear, 1980. p.07-17.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

229

Pedras, na cidade de Aracati, Cear, chamada de A Funesta, pois por onde passa leva o mal e a destruio, segundo a populao do povoado, tornando-se uma verdadeira esfinge para o doutor Edmundo e para os leitores: decifra-me ou te devoro. De crucial importncia no romance tambm a maonaria de mulheres que a Rainha do Ignoto governa. As paladinas do Nevoeiro como so chamadas suas seguidoras, navegam em trs navios-fantasmas: Tufo, Neblina e Grandolim aportam nas cidades de Belm, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza, fazendo caridades e lutando contra as injustias sociais. Dentro desse emaranhando de acontecimentos percebemos pouco a pouco a construo de uma mulher republicana, esprita e abolicionista, denominada por trs nomes: A Rainha do Ignoto, A Funesta ou Diana. A construo da Rainha e da maonaria de mulheres nos leva a pensar que mulher extraordinria foi Emlia Freitas. Numa poca na qual o acesso leitura, educao e andar livremente pelas ruas era negado s mulheres, Emilia Freitas constri um romance em que algumas mulheres estudam, viajam pelo pas praticando caridades e tecendo comentrios sobre os comportamentos que elas consideravam reprovveis nos homens, usando as mais diversas artimanhas para sobreviver numa sociedade marcada pela misoginia que era aquela do sculo XIX.5 Emlia Freitas, nascida em Aracati no Cear, em 11 de janeiro de 1855, filha do Tenente Coronel Antnio Jos de Freitas e de Maria de Jesus Freitas, foi morar em Fortaleza depois da morte de seu pai em 1869. Ento com quatorze anos pde estudar francs, ingls, geografia e aritmtica numa escola particular, passando depois a freqentar a Escola Normal daquela cidade. Formando-se no magistrio, tornou-se professora no Instituto Benjamin Constant em Manaus, em uma escola secundria para meninos em 1892, j com trinta e sete anos. Em Manaus, as margens do Rio Negro, como a autora mesmo aponta, escreve A Rainha do Ignoto. Casa-se em 1900, com Artnio Vieira, redator do Jornal de Fortaleza. (CAVALCANTE, 2008) Antes de partir para Manaus com um dos irmos, Emlia Freitas participou ativamente da Sociedade, abolicionista, das Cearenses Libertadoras. No dia 06 de janeiro de 1883, aos vinte e oito anos, profere discurso de instalao solene da sociedade nos sales do Clube

A discusso sobre a misoginia ao longo do sculo XIX e incio do XX pode ser estudada em diversos autores, a ttulo de exemplo citamos CAVALCANTE, Alcilene. Uma escritora na periferia do imprio: vida e obra de Emlia Freitas. (1855-1908). Ilha de Santa Catarina: Ed. Mulheres, 2008.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

230

Cearense. O discurso transcrito no jornal O Libertador de 10 de janeiro de 1883:


Antes de manifestar as minhas idias, peo desculpas ilustre SOCIEDADE CEARENSE LIBERTADORA para aquela que sem ttulos ou conhecimentos que a recomendem, vem felicit-la pela primeira vitria alcanada na ditosa vila do Aracape. Depois imploro ainda permisso para sombra de sua bandeira, aliar os meus esforos aos destas distintas e humanitrias senhoras, oferecendo-lhes com sinceridade os nicos meios de que disponho: meus servios e minha pena que, sem ser hbil, em compensao guiada pelo poder da vontade. (...) Neste momento com verdadeiro prazer que pronuncio o nome de Exma. Sra. Maria Tomsia Figueira Lima e de suas dignas consocias. Como na Frana a admirvel Roland ia s grades dum crcere animar os desventurados republicanos, elas hoje nos animam a trabalhar na grande obra que edifica a humanidade. Com razo a ningum mais que a mulher assiste o direito de enxugar lgrimas. Socorrer a misria, mitigar dores a sublime misso que nos contou a Providncia (FREITAS, 1983, pp. 296-297.)

Emlia Freitas acredita que as mulheres tm o dever de cuidar das dores alheias, numa viso obviamente sacralizada sobre a mulher. A percepo da mulher como mrtir, capaz de todos os sacrifcios pelo bem da humanidade tambm muito presente em seu romance A Rainha do Ignoto. Afinal a misso da Rainha e de suas paladinas praticar a caridade pelo pas, libertando inclusive os escravos que viviam sob o controle de um senhor verdugo. Essa viso da mulher redentora compartilhada por quase toda a sociedade do oitocentos, por um lado imobilizando as mulheres, pois as colocavam em uma espcie de redoma em que poderiam e deveriam sofrer tudo resiguinadamente, por outro, atravs da mesma viso, a mulher poderia se defender quando agredida, exercer a atividade da caridade e participar mais ativamente na sociedade. Mesmo que possamos fazer ressalvas do que se constitua e como era feita esta caridade, inegvel que o espao para esse exerccio foi rduo e duramente conquistado. Professoras, intelectuais, escritoras e damas da sociedade se no enfrentaram os mesmos problemas que as mulheres das classes consideradas subalternas, defrontaram-se com angstias e dilemas singulares. Por isso muitas vezes utilizavam os estigmas da mulher santa, da virgem e da redentora e sofredora para poderem exercer determinadas atividades como, por exemplo, proferir discurso em pblico. (SARLO, 1997) A autora de A Rainha do Ignoto publicou tambm uma coletnea de poesias intitulada Canes do Lar em 1891, que trazia uma introduo dirigida Aos Censores. H notcias no dicionrio cearense bibliogrfico de Guilherme Studart, da publicao do livro O Renegado, mas ainda no temos nenhuma referncia de que algum exemplar deste livro tenha sido encontrado. Provavelmente repousa adormecido em alguma biblioteca particular

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

231

do pas. Colabora ainda em vrios jornais de Fortaleza como O Libertador, Cearense, O Lyrio e A Brisa escrevendo textos e poesias. Escritos estes que comunicavam suas idias sobre abolio, progresso e educao. Emlia Freitas nos permite ler em seus textos que acreditava no poder revolucionrio e iluminador da educao. No por acaso lecionou numa escola em Fortaleza. Tambm como professora acreditava e combatia aquilo que ela e todos os intelectuais de sua gerao consideravam as trevas da ignorncia, como assinala nessa poesia publicada no jornal Pedro II em 1881:
dever nesta hora excelsa Mostrar um sincero pasmo Saudar com entusiasmo O sublime pavilho Onde trabalha ufanosa Como esta cruzada Que se arroja denodada Em busca da perfeio!!! (...) Oh! Quando as priscas eras Atuava a tirania Todo o povo ento jazia Do saber inda na infncia: Hoje no sculo das luzes Em toda parte se ensina A rasgar negra cortina Da noite da ignorncia. E a oferenda preciosa Dessa seiva imorredoura Que ora a nao entesoura Nos crnios diletos seus: Com justia, por direito Igual ao filho do nobre Recebe o aluno pobre Francamente nos liceus Educar na mocidade A esperana coorte assegurar a sorte Da futura gerao! acender uma lmpada Nas trevas que envolvem a lama! tecer vvidas palmas Com as flores da instruo... (FREITAS, 1881, pp. 293-294.)

Acreditando no poder iluminador da educao atravs das palavras que Emlia Freitas apresenta o seu livro, segundo ela, procurando estudar a alma da mulher, sempre sensvel e muitas vezes fantasiosa. A Rainha do Ignoto

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

232

O romance A Rainha do Ignoto funciona como uma verdadeira esfinge: Decifra-me ou te devoro. Esta imagem da esfinge charadista persegue-nos no decorrer do livro. Afinal o que quer Emlia Freitas ao escrever essa narrativa to singular, apontada por alguns crticos, como completamente fora de sua temporalidade literria, pois em 1899, a literatura brasileira era dominada pelo realismo-naturalismo. justamente nesse fim de sculo, por exemplo, que surge O mulato de Alusio Azevedo, em 1881, primeiro romance naturalista de nossa literatura e que constitu at hoje uma das crticas mais mordazes populao brasileira, especificamente a de So Lus do Maranho, no final do sculo XIX. Definitivamente a narrativa de Emlia no tem repercusso nem poca de sua publicao, nem depois na crtica literria cearense. A primeira anlise crtica do romance feita em 1953, ou seja, cinqenta e quatro anos aps a sua publicao. Aberlardo Montenegro execra o romance:
A Rainha do Ignoto um dramalho que no convence. Falta-lhe, alm da veracidade dos fatos, a naturalidade dos dilogos. O romantismo atinge as raias do delirante. Emlia tenta o romance psicolgico, em que a anlise no deduzida da observao, nem do raciocnio; mas da intuio. Assemelha-se assim, mais a uma obra ditada do alm, servindo a romancista de mdium psicografa. A romancista procura, numa coleo de fatos triviais, estudar a alma da mulher, sempre sensvel e por vezes fantasiosa (MONTENEGRO,1953, p.77)

O que nos chama a ateno que ao ser considerada uma obra deslocada de seu tempo, pois retoma ao romantismo, este retorno romntico caracterizado de maneira preconceituosa e quando nos deparamos com a narrativa de Emlia Freitas percebemos que o que Abelardo Montenegro no consegue entender em 1953 justamente que Emlia no pretendia contar uma histria realista-naturalista, to a voga no momento, mas inaugura outra forma de narrar, pois cria uma narrativa do maravilhoso-fantstico. (COLARES, 1980) Ao mesmo tempo a incompreenso do romance tambm perpassada por noes de gnero6. Pensando como a escrita feita por uma mulher, estava invariavelmente fadada a natural sensibilidade feminina. At mesmo o crtico Otaclio Colares que o primeiro a rever o romance de Emlia Freitas, percebendo a sua narrativa como pioneira do realismo fantstico no Brasil, no foge dessa perspectiva:

A noo de gnero aqui utilizada como pensa Joan Scott, como uma relao histrica e socialmente construda sobre o masculino e o feminino e no como uma relao biolgica e naturalizada. SCOTT, Joan. Gnero uma categoria til para a anlise histrica, trad. Christine Rufino Dabat, Recife, 1997.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

233

No lhe cabia, por temperamento, mesmo por natural feminilidade, investir para os avanos da linha naturalista de contemporneos seus da fico cearense, como Ppi Jnior e Adolfo Caminha. Tambm no lhe achou conveniente natural sensibilidade e escapelo de um Rodolfo Tefilo, mas digno de ser estudado como regionalista que como naturalista de grei literria, ou de Domingos Olmpio, devendo a sua maneira de ser, como a de Francisca Clotilde, comporta-se na preponderncia costumista de Aves de Arribao, de Antnio Sales (COLARES, 1980, p.14)

Mais uma vez a leitura da escrita feminina assim como sua critica demarcada por um olhar perpassado por noes de gnero. Se Emlia escreveu um romance deslocado de sua temporalidade, porque romntico e no naturalista, isso s poderia dever-se ao fato de sua natural feminilidade, pelo menos do ponto de vista de nossos crticos literrios. Essa feminilidade justamente o que procuramos na leitura da Rainha do Ignoto, considerando que esta em nenhum momento um dado natural e j estabelecido, e sim, construdo cultural e historicamente. Nossa inteno ao ler e estudar a narrativa da Rainha compreender como Emlia Freitas, escritora, abolicionista e professora consegue trabalhar com os jogos do feminino e construir um estudo da alma feminina a partir de sua mltipla personagem Rainha, Diana e Funesta, como nos diz na apresentao de seu livro. Por isso entendemos que no existe por parte de Emlia Freitas um desconhecimento do que estava em voga no mundo literrio de sua poca, mas que, antes de tudo, a autora fez uma escolha, ou seja, ao invs de procurar padrinhos, moldes ou pedantismos charlates, a autora preferiu, atravs da observao e da concentrao (caractersticas ironicamente naturalistas!), estudar a alma feminina. Acreditamos que essa opo no a afasta de uma viso crtica da sociedade. Emlia foi uma mulher combativa e sua obra A Rainha do Ignoto merecedora de uma leitura atenciosa e crtica por parte dos historiadores. A voz que se cala em 18 de outubro de 1908 em Manaus, merece ser ouvida mais uma vez. A Moa Encantada

Ela estava em p sobre o monte, tinha um livro aberto na mo; mas no lia, olhava para o cu, como aquela Nossa Senhora da Penha, que est pintada num quadro da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (FREITAS, 1980, p.20)

Esta a primeira imagem descrita sobre a Rainha do Ignoto. A imagem de uma mulher que segura um livro na mo, mas no l assemelha-se a Nossa Senhora da Penha,

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

234

pelo menos no olhar de Valentim, um rapazinho do pequeno povoado de Passagem das Pedras. A relao entre a construo de uma mulher ideal e a imagem de Nossa Senhora no estabelecida por Emlia Freitas, mas j sedimentada no perodo por uma simbologia catlica, em que a imagem da mulher abnegada, virtuosa, honesta e caridosa encontra sua expresso final na imagem de Nossa Senhora. Enfim, um ideal que todas as mulheres deveriam almejar, chegar o mais prximo possvel, sabendo, contudo, que jamais se igualariam me de Jesus, a virgem abenoada. No entanto a imagem da Rainha no a nica que nos apresentada, o que facilitaria nosso trabalho, porque a partir da teramos a construo fcil de uma herona: abnegada, virtuosa e caridosa, assemelhada a Nossa Senhora. Mas Emlia Freitas construiu uma personagem muito mais complexa que isso. digno de nota que o capitulo em que a personagem apresentada intitule-se A Funesta, no qual a mesma personagem Valentim insinua que a Rainha tenha estabelecido um pacto com Satans. Santa ou demnio? Estranha dualidade. O jogo de dualidades- Bem ou Mal, Anjo ou demnio- estava bastante presente na literatura do perodo, principalmente em relao s mulheres. Sempre passveis de tornarem-se anjos decados, mulheres serpentes que expulsaram mais de um milho do paraso. As mulheres estavam divididas nessa dualidade intricada, anjos rebeldes, passionais, passveis de serem enfeitiadas pelas serpentes demonacas. As mulheres representavam um perigo imanente, era preciso cont-las, nem mesmo A Rainha do Ignoto escapou dessa dualidade. Emlia Freitas joga o tempo inteiro com imagens e smbolos. Por vezes nos deparamos com uma Rainha encantada, por outras estamos diante de uma espcie de mulher endemoniada e por fim para confundir mais ainda nossa viso, vemos aparecer uma sereiafada, uma mulher encantada que atrai pelo canto, pela voz e agua a curiosidade dos viajantes, convidando-os a decifrar seus mistrios, para verem-se por fim imersos nas guas turvas do mar-rio Jaguaribe. Todos os bigrafos de Emlia Freitas insistem na relao do romance, A Rainha do Ignoto e sua criao fantstica com a religio esprita adotada pela autora. Fato que a abra passou a ser considerada um dos clssicos da literatura esprita no Brasil. Para ns essa discusso s interessa no que diz respeito de como, e quando, Emlia utiliza alguns conceitos e temas espritas para a composio das temticas que nos propomos a estudar a partir do seu romance, qual seja a escrita de autoria feminina, a criao da personagem Rainha do Ignoto, e

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

235

a composio das demais personagens femininas nos romances. Da relao com o espiritismo podemos perceber o caminho trilhado por Emlia Freitas na construo de seu romance. Enquanto a poca estava impregnada de discursos positivistas e evolucionistas, Emlia procura outro caminho para seguir, o espiritismo, mas que evidentemente no negava o carter transformador da cincia. Neste profundo dilogo entre o espiritismo e a cincia, Emlia insere seu romance e sua herona na perspectiva de dar-lhes credibilidade e tocar assuntos to caros s mulheres de sua poca, como a autonomia expressada pela Rainha. Segundo Robrio Amrico do Carmo Souza:
Em Fortaleza era comum a esse perodo encontrar-se nos principais jornais da cidade, artigos sobre os progressos da cincia na Europa e nos Estados Unidos, alm de uma forte militncia em defesa do positivismo (...). Nesse contexto, demonstrar conhecimento acadmico, ainda que bvio, era eficiente instrumento para obteno de prestgio e respeito junto a sociedade, ou pelo menos junto de seus segmentos, uma vez que, para a velha aristocracia, a divulgao dessas novas idias aparecia como uma ameaa perpetuao de seu poder (SOUZA,2001, pp. 31-32.)

Emlia ao fazer o caminho do espiritismo segue uma trilha que no foge cincia, mas que coloca questes de cunho religioso que passam a ser vistas com um pouco de m vontade. Talvez tambm por isso seu romance no tenha conseguido uma acolhida satisfatria no perodo. No entanto o caminho percorrido pela Rainha de Emlia Freitas, e que lhe dar credibilidade, a sua misso caridosa com as paladinas governadas pela Rainha na misteriosa Ilha do Nevoeiro que nenhum viajante conseguia enxergar. Se o amor romntico no a base de sustentao da herona, a prtica da caridade vem a s-lo. Mais uma vez percebemos o retorno da imagem da santa, constituindo a imagem da Rainha. Ela no consegue amar ningum, porque quer amar a todos, no se entrega as delcias do amor carnal, porque acredita que este tirano e traioeiro, uma mercadoria como outra qualquer, no acredita nos homens, mas acredita na humanidade. Porm insistimos que a Rainha mais complexa do que esse ideal de perfeio: abolicionista, republicana, esprita e contrria a pena de morte (discusso adiantada para a poca). Isso tudo nos leva a conjecturar quanto a personagem tem de Emilia Freitas, quanto fala por ela, estabelecendo uma inter-relao contextual entre autora e personagem, criadora e criatura. Partindo dessa premissa podemos acreditar que as lutas republicanas, espritas e abolicionistas foram tomadas por muitas mulheres da poca, como uma forma de insero social. Construir uma herona articulada com essas discusses nos permite perceber como as

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

236

mulheres escritoras procuravam colocar suas questes e seus problemas, incluindo os assuntos femininos nas discusses civilizatrias, evolucionistas e emancipatrias. A representao da mulher, como me, guardi da ptria e educadora dos homens que administrariam a nao, emerge no final do sculo XIX como uma imagem fortssima e fundamental. No por acaso a imagem-smbolo da Repblica feminina. Acreditamos que muitas mulheres foram buscar nesses discursos formas de insero, respaldo e espao atravs da luta por direitos pblicos e civis. Se a mulher teria que educar os cidados, como poderia fazer isso se no fosse educada, se no tivesse acesso leitura? Como ser boa me se no poderia ter uma preparao e educao dignas? Que imagens femininas republicanas representam se no possuem direitos mnimos? Colocar a mulher como elemento fundamental nas imagens republicanas tambm abrir precedentes para a luta pela igualdade social. A excluso das mulheres no espao pblico no condiz com a luta pela liberdade e igualdade que esto tambm inseridos no iderio republicano, como nos aponta Michelle Perrot:
Essa excluso das mulheres pouco condiz com a Declarao dos direitos do homem, que proclama a igualdade entre todos os indivduos. As mulheres no seriam indivduos? A questo embaraosa: muitos pensadores como Condocert, por exemplo, pressentiram-na. nica justificativa: argumentar sobre a diferena dos sexos. por isso que esse velho discurso retoma no sculo XIX um novo vigor, apoiando-se nas descobertas da medicina e da biologia. um discurso naturalista que insiste na existncia de duas espcies com qualidades a aptides particulares. Aos homens, o crebro (muito mais importante que o falo), a inteligncia, a razo lcida, a capacidade de deciso. s mulheres, o corao, a sensibilidade, os sentimentos. (PERROT,1992, p. 177 )

Mesmo partindo das noes de sensibilidade, corao e sentimentos, as mulheres buscaram atravs desses argumentos campos de insero. No a toa que a prtica da caridade e a execuo da justia faam parte da narrativa de Emlia Freitas. Abelardo Montenegro refere-se a essa caracterstica como uma forma de Emlia Freitas colocar-se de maneira sutil na sociedade de seu tempo: enquanto mulher teria que procurar formas mais amenas de expresso, atravs de uma personagem, por exemplo:
Vivendo numa sociedade em que a mulher se dedica aos afazeres domsticos, sendo-lhes vedada a ilustrao ao esprito, Emlia Freitas uma pioneira, uma precursora do movimento cearense. As suas idias, entretanto, so dissimuladas. Ela usa de smbolos e imagens para no escandalizar o meio (MONTENEGRO, 1953, p. 78)

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

237

O que Abelardo Montenegro chama de dissimulao, ns denominamos de ttica7. Emlia Freitas utilizou uma srie de smbolos e imagens na construo de suas personagens femininas no romance, tentando com isso burlar a ordem estabelecida, qual seja aquela do sculo XIX, do sujeito universal masculino, catlico. Por fim a Rainha construda por Emlia Freitas procurava uma explicao para sua vida, buscando a identidade para algum que vive sozinha: sem pai, sem me, sem irmos, sem esposo, sem filhos e at sem sobrinhos. Essa busca da identidade apontada como uma constante da escrita feminina do XIX, um falar de si mesma, um falar para si. Uma linguagem por vezes narcisista, mas necessria, para aquelas que passaram tanto tempo em silncio, sendo lidas e escritas na pena do outro, o masculino. Nesse sentido a moa encantada procura uma resposta para o vcuo e a angstia que a consumiam. Talvez a mesma angstia que consumia Emlia Freitas em sua necessidade de falar sobre este gnio impossibilitado, a alma feminina. A Rainha do Ignoto antes de tudo uma mulher impossibilitada, por suas escolhas polticas, por sua maonaria de mulheres, por sua Ilha do Nevoeiro, por sua voz altiva em uma poca para o qual o silncio era aconselhvel s mulheres. (DUARTE, 2003) A Rainha s poderia existir no campo do sonho e da fico fantstica criada por Emlia Freitas, podemos ousar dizer que a narrativa fantstica foi criada por Emlia justamente porque s no campo do sonho e do fantasioso, a personagem da Rainha poderia surgir, na poca na qual a autora publicou seu romance, em 1899.

Conceito pensado por Michel de Certeau em A inveno do cotidiano, onde o autor pensa a ttica como arma dos seres ordinrios, indivduos comuns, ao lutarem contra as estratgias dos grandes grupos de poder. Em nosso estudo utilizamos o conceito para entender os porqus de Emlia Freitas e de sua narrativa, eivadas de um carter de luta contra aquilo que oprimia as mulheres escritoras do sculo XIX, ou seja, a pouca ateno dada aos seus textos, crtica que emudecia aos escritos femininos, tomados com devaneio e por fim acreditamos que Freitas tambm se utiliza do romance para falar contra a sociedade que negava muitos direitos as mulheres, no perodo, o direito a escrita pblica, seria um deles.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

238

Referncias: BANDEIRA, Pedro. A marca de uma lgrima. So Paulo: Moderna, 1983. BARROSO, Olga Monte. Quem so elas. Fortaleza: Imprensa Oficial do Cear-IOCE, 1992, CAVALCANTE, Alcilene. Uma escritora na periferia do imprio: vida e obra de Emlia Freitas. (1855-1908). Ilha de Santa Catarina: Ed. Mulheres, 2008. CAMINHA, Adolfo. A Normalista. So Paulo: tica, 1997. CERTEAU, Michel. A Inveno do cotidiano. Artes de fazer. Petrpolis, Vozes, 1994 COLARES, Otaclio . Lembrados e Esquecidos, 6 volumes. Fortaleza: Imprensa Universitria, 1975, FREITAS, Emilia. Canes do lar. Poesias. Fortaleza: Tipografia Rio Branco, 1891 _______________ A rainha do ignoto. Romance psicolgico. Fortaleza: Tipografia Universal, 1899. ______________A rainha do ignoto. Romance psicolgico. 2 ed. Pesquisa, organizao, atualizao ortogrfica, apresentao crtica e notas por Otaclio Colares. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, Imprensa Oficial do Cear, 1980 ______________A rainha do ignoto. Romance psicolgico. 3 ed. Atualizao do texto, introduo e notas de Constncia Lima Duarte. Florianpolis: Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003 ______________. Discurso de instalao solene da Sociedade das Cearenses Libertadoras. In: CUNHA, Maryse Weyne. Emlia Freitas. In: Mulheres do Brasil: pensamento e ao. 3 v. Fortaleza: Secretria de Cultura e Desporto, 1986, pp. 296-297 GALENO, Henriqueta (org.) Mulheres do Brasil. 5 volumes. Fortaleza: Editora Henriqueta Galeno,1971 LIMA, Zilda Maria de Menezes. Mulheres de romance: perfis femininos da cidade de Fortaleza (1880-1900) Dissertao de mestrado: UFPE, 1999.

Outros Tempos

Volume 7, nmero 9, julho de 2010 - Dossi Estudos de Gnero

239

MENEZES, Djacir. A educao no Cear: repasse histrico-social (das origens coloniais a 1930) In: GIRO, Raimundo e FILHO, Antnio Martins. (org.) O Cear. 2 Ed. Fortaleza: Ed. Fortaleza, 1945. MONTENEGRO, Abelardo. O romance cearense. Fortaleza: Ed. A. Batista Fontenele (tip. Royal), 1953 PERROT, Michelle. Os excludos da Histria: operrios, mulheres e prisioneiros. 2 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992. RAGO Margareth Epistemologia feminista, gnero e histria In: PEDRO, Joana Maria e GROSSI, Mirian Pillar (org.) Masculino, feminino, plural: gnero na interdisciplinaridade, Florianpolis: Ed. Mulheres, 1998. SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. So Paulo: Livraria Quatro Artes Editora, 1969. SALES, Antnio. Histria da Literatura Cearense. In: GIRO, Raimundo e FILHO, Antnio Martins (org.) O Cear. 2 Ed. Fortaleza: Ed. Fortaleza, 1945 SARLO, Beatriz. Paisagens imaginrias. So Paulo: EDUSP, 1997, SOUZA, Robrio Amrico de. Fortaleza e a nova f: A insero do protestantismo na capital cearense (1882-1915). So Paulo: Dissertao de mestrado, PUC, 2001.

You might also like