You are on page 1of 5

e Flio A

Fiscalidade 61013
Nome: Isabel Maria Esteves Pereira B.I. : 11727153 N de Estudante: 801092

Curso: Licenciatura em Gesto de Empresas Turma: 01

1. Em que diferem as receitas patrimoniais das receitas tributrias do Estado? Resposta: Receitas Patrimoniais (de capital) so correspondentes ao valor da venda pelo estado aos particulares de uma parcela do seu patrimnio (mobilirio ou imobilirio), sendo os valores fixados contratualmente. Exemplo venda patrimnio do estado; juros de depsitos que o estado tenha efetuado. Receitas tributrias so as receitas que provm dos impostos. Exemplos iva, imposto sobre o tabaco.

2.O Direito Comunitrio tem interferncia muito limitada no Direito Fiscal. Comente. Resposta:

3. Em que medida os Regulamentos so fonte de Direito Fiscal? Exemplifique com trs Regulamentos em vigor. Resposta: Os Regulamento, so diplomas emanados do poder executivo no desempenho da sua atividade administrativa, para conveniente execuo das leis. Assim sendo no podem contrariar o disposto na lei ordinria nem podem disciplinar matrias que a estas sejam reservadas. No podem pois regulamentar os elementos fundamentais do imposto mas podem ocupar-se de outras matrias como o lanamento, a liquidao, a cobrana e a organizao do contencioso, salvo nas partes referentes s reclamaes e recursos admitidos em favor do contribuinte. Exemplos: Regulamento das Custas Processuais Aprovado pelo Decreto-Lei no 34/2008, de 26 de Fevereiro, Regulamento do registo comercial-Portaria n657-A/2006 de 29 de Junho, Regulamento do registo informtico dos atos praticados pelas cmaras de comrcio e industria, advogados e solicitadores- Portaria n 657-B/2006 de 29 Junho.

4. Relacione a competncia legislativa com a Constituio na perspetiva de que esta constitui fonte do Direito Fiscal. Resposta: A lei constitucional ocupa, compreensivelmente, lugar de particular relevo na hierarquia das fontes de Direito em geral. E no campo do Direito Tributrio, para alm da sua funo comum de supremacia relativamente lei ordinria, tem ainda a definir a zona

e Flio A
Fiscalidade 61013
Nome: Isabel Maria Esteves Pereira B.I. : 11727153 N de Estudante: 801092

Curso: Licenciatura em Gesto de Empresas Turma: 01 reservada lei em sentido formal, em obedincia ao princpio da legalidade do imposto. Assim, na Constituio, o princpio da legalidade do imposto, conjugado com o da anualidade, refletese nos preceitos contidos nos arts. 103/2 ( Os impostos so criados por lei, que determina a incidncia, a taxa, os benefcios fiscais e as garantias dos contribuintes ), 104 ( 1. O imposto sobre o rendimento pessoal visa a diminuio das desigualdades e ser nico e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar, 2. A tributao das empresas incide fundamentalmente sobre o seu rendimento real, 3. A tributao do patrimnio deve contribuir para a igualdade entre os cidados, 4. A tributao do consumo visa adaptar a estrutura do consumo evoluo das necessidades do desenvolvimento econmico e da justia social, devendo onerar os consumos de luxo. ) , 165/1-i ( 1. da exclusiva competncia da Assembleia da Repblica legislar sobre as seguintes matrias, salvo autorizao ao Governo: i) Criao de impostos e sistema fiscal e regime geral das taxas e demais contribuies financeiras a favor das entidades pblicas .) Tambm poder entender-se que o princpio da igualdade fiscal tem acolhimento na Constituio, atravs do art. 13 ( 1. Todos os cidados tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. ) e do art. 104/1 ( 1. O imposto sobre o rendimento pessoal visa a diminuio das desigualdades e ser nico e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar. )

5. O que estabelece a LGT no que concerne interpretao da Lei Fiscal? Resposta:

6. O que entende por elementos de conexo da territorialidade? Resposta : As leis tributrias de um Estado so as nicas que se aplicam no territrio desse mesmo estado e s se aplicam nesse territrio. A territorialidade comporta diferentes acees: territorialidade em sentido negativo (as leis fiscais estrangeiras no se aplicam em territrio do estado em causa), em sentido positivo (as leis tributrias internas aplicam-se em todo o territrio nacional quer a nacionais quer a estrangeiros. No primeiro, para determinar a ligao de uma dada situao com um certo territrio atende-se aos elementos objetivos do imposto enquanto que na Tributao pessoal essa ligao funda-se nos elementos subjetivos. Noutro sentido ainda possvel distinguir a territorialidade material e formal. A primeira refere-se ao mbito espacial da aplicao da lei fiscal atravs da definio dos elementos de conexo com

e Flio A
Fiscalidade 61013
Nome: Isabel Maria Esteves Pereira B.I. : 11727153 N de Estudante: 801092

Curso: Licenciatura em Gesto de Empresas Turma: 01 o territrio que permitiro que uma dada situao da vida real seja abrangida pelas leis fiscais internas. A territorialidade formal de acordo com a qual as leis fiscais s so susceptveis de execuo coerciva no territrio da ordem jurdica em que se integram. No tocante aos impostos sobre os rendimentos elementos de conexo que costumam ser apresentados so os seguintes: a) carcter pessoal: nacionalidade; residncia; b) carcter geral: origem ou fonte dos rendimentos. A nacionalidade no atualmente um elemento de conexo relevante. A residncia por seu turno apresenta-se como o elemento de conexo mais importante, sendo com referncia a ele que se define a prpria extenso do imposto. Assim em Portugal, os residentes so sujeitos a imposto por obrigao pessoal ou ilimitada isto - independente da origem ou fonte de rendimentos enquanto, os no residentes esto sujeitos a imposto por obrigao real ou limitada, ou seja apenas pelos rendimentos obtidos em territrio portugus. A origem ou fonte de rendimentos , quando no opera o elemento da residncia o outro elemento de conexo relevante, significando que a tributao deve fazer-se no Estado de que os rendimentos so provenientes.

7. A tributao das mais-valias mobilirias em sede de IRS violou o princpio da no retroatividade da Lei Fiscal. Comente. Resposta: Se a Proposta de Lei apresentada tiver os referidos efeitos de retroatividade viola a boa-f dos contribuintes, o princpio da legalidade e a proteo da confiana individual dos investidores e da proteo dos mercados, que por sua vez, se funda na proteo da confiana coletiva. Significa isto que a retroatividade da Proposta de Lei apresentada viola o interesse pblico que vive da aplicao das poupanas dos investidores, a qual pressupe a existncia de condies de segurana econmico-jurdicas na tomada das suas decises de investimento. Interesse pblico esse que se traduz de modo a garantir a formao, a captao e a segurana das poupanas, bem como a aplicao dos meios financeiros necessrios ao desenvolvimento econmico e social como estipula desde logo o art. 101 da CRP. Os bens adquiridos antes da entrada em vigor do regime das mais-valias imobilirias ainda hoje se encontram isentos desde que adquiridos antes da entrada em vigor da lei que pressupe a sua tributao .

e Flio A
Fiscalidade 61013
Nome: Isabel Maria Esteves Pereira B.I. : 11727153 N de Estudante: 801092

Curso: Licenciatura em Gesto de Empresas Turma: 01 8. Que mtodos conhecem para evitar a dupla tributao? Caracterize sucintamente Resposta: Os mtodos que conheo para evitar a dupla tributao so: o mtodo de iseno, mtodo da imputao ou do crdito de imposto, o mtodo da imputao tem mais duas modalidades Mtodo da iseno: Iseno integral ou total: o estado da residncia concede uma iseno a um rendimento auferido no estrangeiro (de fonte externa), sem consequncias; esse rendimento no considerado a quando da tributao dos rendimentos de fonte interna. Iseno com progressividade: o estado isenta de tributao esses rendimentos, mas exige que sejam adicionados aos no isentos para efeitos de apuramento da taxa que se aplicar aos rendimentos sujeitos a tributao Mtodo da imputao ou do crdito de imposto : Crdito de imposto com imputao integral: o estado da residncia concede uma deduo Coleta de imposto, permitindo a que o montante total do imposto estrangeiro (imposto pago) seja deduzido no imposto a pagar no estado da residncia. Crdito de imposto com imputao ordinria: o estado da residncia deduz o montante do imposto estrangeiro mas limita essa deduo a uma frao do seu prprio imposto, correspondente aos rendimentos provenientes do pas da fonte O mtodo da imputao tem mais duas modalidades: Crdito de imposto fictcio: o Estado da residncia deduz o montante de imposto que seria devido se no houvesse a benefcio fiscal ou iseno (e no o montante efetivamente pago ou no pago). H total neutralidade. Crdito de imposto presumido: o Estado de residncia deduz, por fora de conveno internacional ou disposio interna, um montante superior ao do imposto correspondente taxa normal de reteno na fonte em vigor no pas da origem dos rendimentos. Aqui h a atribuio de um benefcio fiscal pelo pas da residncia.

e Flio A
Fiscalidade 61013
Nome: Isabel Maria Esteves Pereira B.I. : 11727153 N de Estudante: 801092

Curso: Licenciatura em Gesto de Empresas Turma: 01

Fontes usadas: Cdigo da Constituio da Republica Portuguesa

You might also like