You are on page 1of 20

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Consideraes gerais
A Contabilidade de Custos corresponde especialidade da Contabilidade que trata da gesto econmica de custos. Leone (2000, p. 19-20) define Contabilidade de Custos:
A Contabilidade de Custos o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informaes para os diversos nveis gerenciais de uma entidade, como o auxlio s funes de determinao de desempenho, de planejamento e controle das operaes e de tomada de decises.

O autor enfatiza, nessa definio, a importncia da Contabilidade de Custos para o processo de planejamento das aes na organizao e respectivo controle, bem como o suporte ao processo decisrio. Maher (2001, p. 38) apresenta uma definio mais pragmtica da Contabilidade de Custos: Ramo da Contabilidade que mede, registra e relata informaes sobre custos. De fato, com o objetivo maior de adicionar valor a usurios de informaes contbeis, a Contabilidade de Custos desenvolve as seguintes funes: coleta de dados, classificao, registro das operaes e gerao de informaes por meio da organizao e tratamento dos dados coletados. Os propsitos da Contabilidade de Custos so determinados com base nas necessidades sinalizadas pelos diferentes nveis gerenciais, como por exemplo:  obter o custo de cada produto, bem ou servio;  contribuir para a determinao da rentabilidade e lucratividade do negcio;  ensejar controles operacionais em nveis diversos;  auxiliar programas de minimizao de custos;
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

 facilitar a alocao eficiente de recursos;  fornecer, por meio de suas informaes, elementos que fundamentem o processo decisrio e auxiliem na prtica do planejamento. So vrios os objetos da Contabilidade de Custos, inexistindo uma quantidade determinada. Essa caracterstica torna amplo o universo ou campo de atuao dessa especialidade. Leone (2000, p. 21) destaca:
Os objetos mais conhecidos so os seguintes: a entidade, como um todo, seus componentes organizacionais (administrativos e operacionais), os produtos e bens que fabrica para si prpria e para a venda e os servios, faturveis ou no, que realiza.

O objeto de custo corresponde quilo para o qual se deseja mensurar os custos. Dessa forma, existem outros objetos: projetos, estudos, estoques, campanhas promocionais, canais e segmentos de distribuio, atividades etc. A Contabilidade de Custos empregada para concretizar os objetivos de custeio, alimentando com seus dados e informaes tanto a Contabilidade Geral ou Financeira como a Contabilidade Gerencial. A diferena que, ao fornecer dados para a Contabilidade Geral, estes devem obedecer rigorosamente aos princpios da Contabilidade. As informaes geradas para a Contabilidade Gerencial no obedecem necessariamente aos princpios. Existe liberdade na definio de critrios (figura 1). Contabilidade de Custos
Obedincia aos princpios da Contabilidade Liberdade no uso de critrios
Yumara Vasconcelos.

Contabilidade Geral

Dilogo entre os ramos

Contabilidade Gerencial

Figura 1 Destinao dos dados e informaes da Contabilidade de Custos.

A Contabilidade Gerencial engloba dados da Contabilidade de Custos exclusivamente para atender s demandas informativas da administrao da entidade, produzindo relatrios customizados (sob medida para o usurio). A Contabilidade Geral ou Financeira lida com o preparo e comunica14

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

o dos relatrios oficiais para o pblico externo, formado por investidores, rgos governamentais, bancos, enfim, toda a sociedade, cenrio que requer informaes baseadas em critrios uniformes, ou seja, em formatos padronizados (figura 2).
Como as necessidades de informaes desse grupo de usurios externos so muitas, e j que as informaes precisam ser altamente confiveis, o sistema de Contabilidade Financeira projetado de acordo com regras e formatos contbeis claramente definidos [...]. (HANSEN; MOWEN, 2001, p. 28)

A Contabilidade Gerencial traduz ou converte os dados contbeis em informaes teis ao processo decisrio, atendendo aos usurios internos. Essa caracterstica impe uma sistemtica de trabalho mais flexvel. A contabilidade gerencial se preocupa especificamente com a forma como informaes sobre custos e outras informaes financeiras e no financeiras devem ser usadas para o planejamento, controle e tomada de deciso (HANSEN; MOWEN, 2001, p. 28). O universo de dados com o qual a Contabilidade Gerencial lida variado, no se restringindo aos custos. O emprego das informaes geradas pela Contabilidade Gerencial fortalece tecnicamente a administrao, profissionalizando-a, visto que enseja um melhor aproveitamento das oportunidades de negcios.
Comisses constitudas internamente Usurios internos Credores Grupos de trabalho Proprietrios Informaes de alcance variado. Reporte em diferentes formatos. Yumara Vasconcelos.

Instituies governamentais Usurios externos Pblico em geral

Acionistas

Gestores das reas

Demonstraes contbeis padronizadas em relao ao formato.

Figura 2 Relao das especialidades com seus usurios.

As caractersticas da Contabilidade Gerencial podem variar entre as organizaes, pois estas so fortemente influenciadas pelas necessidades da administrao. importante destacar que a Contabilidade de Custos integra um todo que a Contabilidade, no possuindo autonomia como rea de conhecimento.
15

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Ratifica essa afirmao o fato de que, na medida em que a administrao emprega as demonstraes contbeis divulgadas em anlises gerenciais para coordenar operaes no presente e no futuro, as duas reas sobrepe-se (WARREN et al., 2001). Deve ser enfatizado que o sistema de informaes da gesto de custos e o sistema de informaes da Contabilidade Financeira fazem parte do sistema total de informaes contbeis (HANSEN; MOWEN, 2001, p. 28). Os produtos gerados pelos sistemas contbeis de custos so direcionados tanto para a Contabilidade Geral ou Financeira como para a Contabilidade Gerencial. O quadro 1 esquematiza as caractersticas e os respectivos elos entre a Contabilidade Geral, de Custos e Gerencial. Quadro 1 Contabilidade Geral, Gerencial, e Custos e seus elos
Contabilidade Geral
Ocupa-se da gerao das Demonstraes Contbeis para pblicos externos (acionistas, governo, credores e sociedade em geral). As divulgaes obedecem a critrios legais e aos princpios de Contabilidade. As comunicaes so restritas e pouco flexveis em razo das exigncias normativas. Toma por base dados passados (fatos j ocorridos).
Yumara Vasconcelos.

Contabilidade Gerencial
Ocupa-se do direcionamento dos dados contbeis tomada de deciso. As divulgaes alcanam apenas o mbito interno da organizao, muitas vezes, restritas administrao. Produz relatrios especficos s necessidades decisrias. Utiliza tanto dados histricos como projetados, conforme as necessidades flexibilidade. O foco a preocupao com o futuro. Fornece medidas objetivas relativas a operaes passadas e estimativas de operaes futuras (WARREN et al.; 2001).

Contabilidade de Custos
Alimenta com seus produtos (dados e informaes) a Contabilidade Geral e Gerencial. Identifica, coleta, mensura, organiza e classifica dados relativos a custos e os reporta, amparando o planejamento, controle organizacional e o processo de tomada de deciso.

A segregao da Contabilidade em reas tem carter didtico e, ao mesmo tempo, prtico, sendo essencial compreenso do todo.

16

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Contabilidade de Custos e Contabilidade industrial


A Contabilidade aplica-se tanto rea de servios como rea industrial.
comum, todavia, a adoo do gnero no lugar da espcie. Como a Contabilidade de servios pouco estudada e aplicada em nosso pas, habitual o uso da expresso Contabilidade de Custos no sentido de gastos relativos atividade industrial somente. (FERREIRA, 2007, p.1)

De fato, a abordagem usual da Contabilidade de Custos muito dirigida para a indstria. A Contabilidade de Custos aplicada rea de servios trata dos custos incorridos no processo de prestao de servios; na indstria, trata dos custos vinculados produo. A diferena reside basicamente nas caractersticas do processo. Na rea de servio o processo diz respeito prestao de servios (intangvel); na indstria o processo basicamente a produo de um bem (tangvel).

Origem da Contabilidade de Custos


Antes da Revoluo Industrial a Contabilidade era essencialmente financeira. Com o crescimento do nmero de empresas industriais, os procedimentos contbeis tiveram que ser adaptados nova demanda informativa. Nas operaes comerciais, os bens eram apenas revendidos, partindo-se de um custo de aquisio claramente definido. Nas operaes industriais, para suporte adequado tornava-se necessrio levantar o custo unitrio desse produto, gerado internamente por meio do processo produtivo. Da adaptao e definio de procedimentos surgiu a Contabilidade de Custos. Viceconti e Neves (p. 6, 1998) destacam:
A Contabilidade de Custos, nos seus primrdios, teve como principal funo a avaliao de estoques em empresas industriais, que um procedimento muito mais complexo do que nas comerciais, uma vez que envolve muito mais que a simples compra e revenda de mercadorias. So feitos pagamentos a fatores de produo tais como salrios, aquisies e utilizao de matrias-primas etc.

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

17

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

De fato, a Contabilidade de Custos, em um primeiro momento, limitava-se funo de avaliar os estoques dessas indstrias. Com a complexidade das operaes, algo prprio da evoluo natural dos sistemas organizacionais, a Contabilidade evoluiu, ganhando outras funes. Os negcios cresciam em tamanho e ganhavam novas necessidades gerenciais. At a Revoluo Industrial (sculo XVIII), quase s existia a Contabilidade Financeira (ou geral), que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais (MARTINS, 2001, p. 19). Antes da revoluo industrial, o procedimento de apurao do resultado (lucro ou prejuzo) de cada perodo era algo relativamente simples. Para faz-lo, bastava inventariar os estoques (operao de contagem fsica) e proceder ao clculo abaixo:
Estoque inicial (+) Compras (-) Estoques finais (obtido na contagem fsica) = Custo das Mercadorias vendidas (CMV)

O custo das mercadorias vendidas obtido, para atingir o resultado, era confrontado com a receita auferida no perodo.
Receita de Vendas (-) Custo das Mercadorias vendidas (-) Despesas diversas (comerciais, administrativas, financeiras) = Resultado (lucro ou prejuzo)

Como se v, o surgimento da Contabilidade de Custos foi importante porque ampliou a abordagem da Contabilidade. O desenvolvimento da especialidade ensejou um melhor aproveitamento das informaes produzidas em outros campos, alm do industrial (MARTINS, 2001).

Terminologia bsica em Contabilidade de Custos


Os termos gastos, custo, despesa e perda so muito utilizados no dia a dia das organizaes e, algumas vezes, muito confundidos. Conhecer a dife18 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

rena entre esses termos constitui condio essencial ao entendimento das informaes gerenciais obtidas por meio da Contabilidade de Custos. Comecemos pelo conceito mais abrangente: o de gasto. O gasto representa um sacrifcio financeiro com o qual arca a entidade para obter um produto, bem ou servio. Esse sacrifcio representado pela entrega de ativos ou promessa de entrega destes (geralmente dinheiro). Significa que a contrapartida de um gasto pode ser vista ou a prazo, conforme a transao (figura 3).
Yumara Vasconcelos.

Aquisio / consumo / utilizao de recursos

Gasto

A prazo Aumento do Contas a pagar. vista Diminuio do saldo de caixa.

Variaes patrimoniais qualitativas e quantitativas.

Figura 3 Gastos.

Leone (2000, p. 53) conceitua gasto enfatizando o compromisso financeiro que a entidade assume na transao (obteno de um bem ou servio) e a variao patrimonial resultante. Vamos entender por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisio de bens ou servios, o que sempre resultar em uma variao patrimonial [...]. O conceito amplo, aplicando-se a um universo de transaes:  compra de mercadorias para revenda;  aquisio de mquinas e equipamentos;  contratao de servios diversos;  compra de material de escritrio para uso imediato etc. Todas essas situaes representam gastos. De fato, os gastos dizem respeito utilizao ou consumo genrico de recursos (bens ou servios).

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

19

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Os gastos podem ser categorizados em:  investimento;  custo;  despesa;  perda.

Investimentos
Os investimentos so gastos ativados em decorrncia de seu potencial prolongado de benefcios ou mesmo sua vida til. Esses gastos correspondem aos ativos de uma entidade. Investimentos correspondem ao conjunto de meios disposio da administrao da entidade para consecuo dos objetivos institucionais. Assim, so aqueles elementos patrimoniais que se traduzem em benefcios futuros esperados, direitos adquiridos. Exemplos:  compra de matria-prima. A matria-prima adquirida inicialmente estocada para utilizao futura, portanto, enquanto permanecer em estoque ser um ativo denominado de estoque de matria-prima;  aquisio de mquinas e equipamentos, mveis e utenslios. Esta categoria de bens adquirida em carter permanente, para suporte s atividades empresariais. Tm vida til prolongada e um grande potencial de benefcios atribuveis a perodos futuros (ativo).

Custo
O custo representa o gasto relacionado ao uso de recursos empregados na produo de outros bens ou servios. Diz respeito ao consumo de bens ou utilizao de servios necessrios ao processo produtivo; dito de outra forma, recursos (bens ou servios) empregados no processo para gerar outro bem ou servio. Custo o somatrio
20 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

dos bens e servios consumidos ou utilizados na produo de novos bens ou servios, traduzidos em unidades monetrias (NASCIMENTO, 2001, p. 26). Exemplos de custos:  matria-prima consumida no processo;  consumo de materiais auxiliares;  utilizao de mo de obra no processo de produo;  uso de embalagens;  aluguis das instalaes de fbrica;  utilizao de servios de suporte administrao;  consumo de energia eltrica no processo;  contratao de seguro fabril;  manuteno de mquinas e equipamentos de fbrica, controle de qualidade etc. Para que o gasto se configure como custo, preciso ocorrer o consumo do bem ou utilizao de servio. A classificao como custo requer o uso dos fatores de produo. Por exemplo, quando adquirida, a matria-prima estocada. medida que a rea de produo a requisita para uso em processo, e se d o consumo, o valor correspondente deve ser tratado como custo.

Despesa
A despesa um gasto relacionado ao consumo de bens ou utilizao de servios com a finalidade de gerar receita. Trata-se de um gasto intencional que contribui direta ou indiretamente para a obteno de receita. Exemplos:  taxa cobrada pelas administradoras de cartes de crdito (despesa de vendas);
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 21

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

 gastos de distribuio;  gasto com salrios do pessoal da rea administrativa;  gasto com promoo do produto;  gasto com comisso de vendedores;  juros passivos etc. As despesas so sempre gastos necessrios manuteno dos negcios da entidade. Caracterizam-se por no estarem associadas ao processo produtivo (gasto de natureza no fabril). Esto sempre relacionadas a gastos administrativos, com vendas e incidncia de juros (operaes financeiras). Faamos uma analogia entre custos e despesas (quadro 2). Quadro 2 Analogia entre custos e despesas
Custos Despesas
Gastos necessrios obteno do pro- Gastos necessrios gesto geral financeira, duto, bem ou servio. comercial ou de vendas. Possuem natureza fabril. Dizem respeito ao consumo ou utilizao de bens e/ou servios.
Yumara Vasconocelos.

So reconhecidos quando os fatores de So necessrias disponibilidade do produto produo so utilizados. no mercado. So levados a resultado quando em- So levadas integralmente ao resultado no pepregados no processo. rodo em que forem registradas (temporais). So contabilizadas no perodo em que acontecem. Repercutem no resultado quando os Repercutem no resultado no perodo em que produtos so vendidos. ocorrem.

Enquanto as despesas esto relacionadas ao perodo em que ocorrem, os custos se associam exclusivamente ao emprego dos recursos em processo, independente do fator tempo. O termo processo foi aplicado anteriormente em sentido amplo (compreendendo tanto a produo de bens como de servios). comum escutarmos a frase: Os custos vo para as prateleiras. De fato, enquanto os produtos esto estocados, os gastos relacionados so ativados (saldo presente no balano patrimonial). medida que so disponibilizados aos clientes e vendidos (analogia da prateleira), comporo o resultado (saldo presente na demonstrao do resultado do exerccio).

22

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Estoque Balano patrimonial Custo dos produtos vendidos Demonstrao do resultado do exerccio

Perdas
Existem dois tipos de perdas: as normais e as extraordinrias. As perdas normais so sempre esperadas. Esto vinculadas ao processo. Na verdade, so inerentes a ele. Em razo dessa caracterstica, essa perda considerada custo (tratamento contbil destinado). As perdas extraordinrias ou anormais, como o prprio nome sugere, so eventuais, involuntrias, desnecessrias e contribuem para a ocorrncia de prejuzo. A perda um gasto que expira sem proporcionar qualquer benefcio (LINS; SILVA, 2005). Perez Jnior et al. (2001, p. 17) apresenta o seguinte conceito para as perdas extraordinrias: [...] gastos anormais ou involuntrios que no geram um novo bem ou servio e tampouco receita e so apropriadas diretamente no resultado do perodo em que ocorrem. As perdas dessa natureza no possuem relao alguma com o desenvolvimento normal do processo (algo esperado). No so regulares. Decorrem de eventos no previstos, ou seja, de eventualidades prejudiciais vivenciadas pela organizao como um todo. So exemplos de eventos que provocam perdas:  deteriorao de itens de estoque;  ocorrncia de defeitos irreversveis em mquinas e equipamentos;  materiais estragados em razo da ocorrncia de enchentes;  destruio de bens por incndio;

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

23

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

 obsoletismo em itens de estoque;  material com prazo de validade expirado;  greves;  paradas no previstas;  falta de material para reposio de peas das mquinas;  vazamento em tubulaes industriais etc. As perdas so tambm gastos. Ocorre que, nesse caso, o consumo de recursos indesejado em razo das consequncias financeiras. A perda extraordinria sempre atpica, no se confundindo com o conceito de custos ou despesas. No se pode afirmar tratar-se de um sacrifcio porque esta modalidade de perda involuntria. No acontecem com o propsito de gerar receita; pelo contrrio, contribuem para a gerao de prejuzo. Despesa Gerao de receita Perda extraordinria Gerao de prejuzo As perdas involuntrias de pequeno valor (imateriais) na prtica so incorporadas aos custos e despesas, conforme o caso. Esse procedimento permitido em razo da pouca representatividade do valor envolvido em relao ao custo total. Entretanto, tratando-se de valores materiais, ou seja, significativos, o procedimento correto tratar o gasto correspondente como perda, lanando-o diretamente contra o resultado do perodo. As perdas normais (aquelas inerentes ao processo) so tambm denominadas de perdas produtivas ou tcnicas. As perdas extraordinrias so conhecidas como perdas improdutivas (figura 4).

24

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos


Perdas Yumara Vasconcelos.

Produtiva Decorre da atividade normal da empresa.

Improdutiva Gasto no intencional. Decorre da influncia de fatores fortuitos.

Lanar no custo de produo.

Lanar contra resultado.

Figura 4 Tipos de perdas.

A figura 5 ilustra o alcance do conceito de gasto.


Diminuio do Caixa Gasto Aumento do passivo (Contas a Pagar) Yumara Vasconcelos. Perdas

Investimentos (aplicaes)

Consumo de bens ou utilizao de servios.

Custo Variao patrimonial

Despesa

Figura 5 Alcance do conceito de gasto.

a destinao dos recursos e a sua natureza que fazem o conceito de cada elemento do gasto. Se a inteno do gestor adquirir bens de vida til prolongada, esse gasto ser tratado como ativo (natureza e destinao de recursos); se o gasto vincular-se ao processo ser um custo (natureza e destinao de recursos) e se for de natureza no fabril (natureza e destinao de recursos), uma despesa. O ciclo da transao simples: inicialmente assume-se o compromisso financeiro gasto. Posteriormente se d a entrega e utilizao dos recursos. O desembolso pode ocorrer antes, durante ou aps o processo, dependendo das condies de negociao. Nem todo gasto repercute no caixa.
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 25

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Desembolso
O desembolso um evento financeiro. Corresponde ao pagamento de um bem ou servio, independente do momento do consumo. fundamental destacar que os eventos so contabilizados pelo regime de competncia. Como consequncia, as despesas so registradas, independente do pagamento.

Ampliando seus conhecimentos

Importncia gerencial da Contabilidade de Custos


(VASCONCELOS, 2009)

O alcance gerencial da informao referente a custos amplo. Grande nmero de decises para serem implementadas requerem conhecimento dos conceitos bsicos de custos. As aplicaes variam. Algumas se vinculam ao planejamento, outras ao controle e gesto financeira. Acrescente ainda aquelas vinculadas ao desempenho. Enumeremos algumas das funes da Contabilidade de Custos:  avaliao de estoque e do custo dos produtos vendidos: a avaliao dos estoques corresponde a um dos aspectos mais destacados na literatura tcnica como funo da Contabilidade de Custos. Variaes nos estoques impactam no resultado e, consequentemente, no desempenho de uma empresa. Esse efeito, por exemplo, repercute no valor a ser recolhido dos impostos sobre lucro;  avaliao de imobilizaes prprias: em algumas realidades, a prpria empresa produz seus bens, aqueles que sero integrados ao imobilizado (mveis, utenslios e at equipamentos);  elaborao do oramento, plano de vendas e produo: a informao custo integra o oramento de resultado, servindo de base para a definio de metas, no somente de custos, mas igualmente de vendas e produo em curto prazo, uma vez que influencia esses valores;

26

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

 preparo de estudos de viabilidade econmica: os estudos de viabilidade econmica representam o nascedouro de muitos empreendimentos. Neles a informao custo fundamental, base de muitas anlises. Qual o custo desse projeto?  formao do preo de venda: essa a aplicao mais conhecida da Contabilidade de Custos. Apesar do preo de venda no ser formado exclusivamente em funo do custo, o preo continua sendo uma importante referncia, embora devam ser considerados outros fatores de influncia. O custo, nesse universo de fatores, constitui um piso abaixo do qual o preo no poder ser praticado;  medio do desempenho: a informao custo pode ser empregada gerencialmente para avaliar o desempenho. Quanto menor o nvel ou carga de custos, tanto melhor ser para a empresa, desde que a qualidade dos produtos no seja comprometida. Apesar de ser um elemento importante na avaliao de desempenho, o custo representa somente uma face da performance, que um conceito plural. Desempenho em relao a qual base ou critrio? O custo no o nico alvo a ser monitorado pela administrao. Por exemplo, no atual contexto de mercado cada vez mais expressiva a participao das despesas de distribuio, at mesmo pela evoluo e alcance do marketing. Esses gastos so, algumas vezes, maiores do que os prprios custos de produo. Todavia, mesmo assim, o custo deve receber ateno especial por parte do gestor.

Atividades de aplicao
1. Marque a alternativa falsa. a) A perda corresponde a um gasto que expira sem gerar receita ou qualquer outro benefcio. b) Os investimentos so gastos cujo benefcio alcana, geralmente, mais de um perodo (benefcio prolongado). c) A perda anormal no representa um sacrifcio voluntrio. d) Perda e despesa so sinnimos.
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 27

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

2. Sobre perdas correto afirmar: a) a perda normal representa um gasto no intencional, sempre relacionado a fatores fortuitos, alheios atividade normal da empresa. b) a perda extraordinria deve ser contabilizada como custo, independente da materialidade do valor envolvido. c) a perda normal regular, calculada, previsvel, por essa razo deve ser contabilizada como custo. d) as perdas extraordinrias enquadram-se como despesas ou custos, conforme a situao. 3. Marque a alternativa verdadeira. a) Os gastos ocorrem sempre com desembolso. b) Os gastos podem se dar vista ou a prazo, conforme as bases de negociao (condies). c) Todo gasto um custo com desembolso. d) Todo gasto uma despesa, mas nem toda despesa um gasto (somente aquelas vista). 4. Classifique as operaes em investimento quanto a: custo, despesa, perda e desembolso. a) Transferncia de matria-prima requisitada pela fbrica. b) Pagamento do prmio de seguro do parque fabril (instalaes). c) Transferncia de materiais secundrios para a rea fabril (utilizao imediata). d) Deteriorao de itens de estoque em razo de condies inadequadas de armazenagem. e) Vazamento em uma das tubulaes da fbrica. f) Defeito irreparvel de mquinas e equipamentos, os quais esto fora de linha, sem qualquer chance de reposio. g) Gastos com divulgao do produto em seu mercado. Aquisio das instalaes da fbrica.
28 Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

5. Atribua V s assertivas verdadeiras e F s falsas. ( ( ( ( ) O custo somente influenciar o resultado quando o produto for vendido. ) A despesa influenciar diretamente o resultado. ) As despesas so sempre voluntrias e necessrias, apresentando regularidade. ) O custo influencia o resultado independentemente da venda.

6. Marque a alternativa verdadeira. a) As despesas compreendem gastos ps-produo, aqueles necessrios colocao dos produtos no mercado (gesto, distribuio e venda). b) A Contabilidade de Custos aplica-se exclusivamente s indstrias. c) As despesas so gastos registrados independentemente do perodo em que ocorrem. d) O custo incorporado ao produto pelo seu total independente da venda.

Gabarito
1. B 2. C 3. B 4. a) Custo b) Desembolso c) Custo d) Perda 5. V, V, V, F 6. A
Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br 29

e) Perda f) Perda g) Despesa h) Investimento

Contabilidade de custos e seus conceitos bsicos

Referncias
FERREIRA, Ricardo. Contabilidade de Custos. Rio de Janeiro: Ferreira, 2007. HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne. Gesto de Custos. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. LEONE, George Sebastio G. Curso de Contabilidade de Custos. So Paulo: Atlas. 2000. LINS, Luiz S.; SILVA, Raimundo Nonato Sousa. Gesto Empresarial com nfase em Custos. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos: criando valor para a administrao. So Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. So Paulo: Atlas, 2001. NASCIMENTO, Jonilton Mendes do. Custos: planejamento, controle e gesto na economia globalizada. So Paulo: Atlas, 2001. PEREZ JNIOR, Jos Hernandez et al. Gesto Estratgica de Custos. So Paulo: Atlas, 2001. VASCONCELOS, Yumara L. Importncia Gerencial da Contabilidade de Custos. Disponvel em: <http://yvasc.blogspot.com/>. Acesso em: 11 dez. 2009. VICECONTI, Paulo Eduardo V.; NEVES, Silvrio das. Contabilidade de Custos: um enfoque direto e objetivo. So Paulo: Frase, 1998. WARREN, Carl S. et al. Contabilidade Gerencial. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

30

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

Este material parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informaes www.iesde.com.br

You might also like