You are on page 1of 26

10/09/2012

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO CE TRO I TEGRADO DE FORMAO PROFISSIO AL EM PESCA E AQUICULTURA DO AMAP - CIFPA

PREVENO E COMBATE A INCNDIOS

Prof: Eng. Ctia Slvia P. de Arajo


Santana-AP 2012
1

Definies

Fogo uma reao qumica


que produz luz e calor.

Incndio
fora de controle.

o fogo

10/09/2012

Causas de incndio
Cerca de 75% dos Incndios so causados por:

Equipamentos eltricos defeituosos Descuido dos fumantes Brincadeiras de crianas com fogo

Causas de incndio
Os outros 25% dos Incndios so causados por:

Causa natural Causa proposital Causa acidental

10/09/2012

Preveno contra incndio

Caractersticas do fogo. Propriedades de risco dos materiais. Causas de incndios. Estudo dos combustveis.

Combate incndio

Conhecer os agentes extintores. Saber utilizar os equipamentos de combate incndio. Saber avaliar as caractersticas do incndio. Determinar as atitudes a ser tomadas.

10/09/2012

NORMAS
NORMAS RELATIVAS PREVENO DE INCNDIOS NBR 10897 Proteo contra Incndio por Chuveiro Automtico; NBR 10898 Sistemas de Iluminao de Emergncia; NBR 11742 Porta Corta - fogo para Sada de Emergncia; NBR 11861/12779/14349 Localizao, Aplicaes, Inspeo, Manuteno e Cuidados em Mangueiras de Incndio; NBR 12692/13485 Inspeo, Manuteno, Recarga e Ensaio Hidrosttico em Extintores de Incndio; NBR 12693 Sistemas de Proteo por Extintores de Incndio;

NORMAS
NBR 13434/13435 Sinalizao de Segurana contra Incndio e Pnico Formas, Dimenses e cores; NBR 13437 Smbolos Grficos para Sinalizao contra Incndio e Pnico; NBR 13523 Instalaes Prediais de Gs Liquefeito de Petrleo; NBR 13932 Instalaes Internas de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) Projeto e Execuo; NBR 13714 Instalao Hidrulica Contra Incndio, sob comando, por Hidrantes e Mangotinhos; NBR 13859 Proteo contra incndio em subestaes eltricas de distribuio;

10/09/2012

NORMAS
NBR 14039 Instalaes Eltricas de Alta Tenso; NBR 14276 Brigada de incndio requisitos; NBR 14608 Bombeiro Profissional Civil; NBR 14880 Sadas de emergncia em edifcios, Escadas de segurana, Controle de fumaa por pressurizao NBR 5410 Sistema Eltrico; NBR 5419 Proteo Contra Descargas Eltricas Atmosfricas e SPDA (Pra-raios); NBR 9077 Sadas de Emergncia em Edificaes; NBR 9441/13848 Sistemas de Deteco e Alarme de Incndio; NR 23, da Portaria 3214 do Ministrio do Trabalho Proteo Contra Incndio para Locais de Trabalho.

Fogo - A Unio de trs Elementos

Um Triangulo em que, cada lado, representa um elemento formador do conjunto. Ele, evidentemente, no existir se apenas um dos lados deixar de existir. Eis os elementos do fogo:

10/09/2012

Os elementos que representa o fogo


Combustvel: este elemento pode ser slido, lquido ou em forma de gs.

Os elementos que representa o fogo

Oxignio
Comburente Normalmente prprio ar: 21% O2 A partir de 16% de O2 : Entre 8 e 16% de O2 : Abaixo de 8% de O2 : praticamente no haver combusto

10/09/2012

Os elementos que representa o fogo


Calor: faz com que o material combustvel, seja ele qual for, libere vapores suficiente para a ignio acontecer.

Reao em cadeia
Os combustveis, aps iniciarem a combusto, geram mais calor (1). Esse calor provocar o desprendimento de mais gases ou vapores combustveis (2), desenvolvendo uma transformao em cadeia ou reao em cadeia, que, em resumo, o produto de uma transformao gerando outra transformao.

10/09/2012

Propagao do fogo
O fogo pode se propagar: Pelo contato da chama em outros combustveis; Atravs do deslocamento de partculas incandescentes; Pela ao do calor. O calor uma forma de energia produzida pela combusto ou originada do atrito dos corpos. Ele se propaga por trs processos de transmisso:

Conduo
a forma pela qual se transmite o calor atravs do prprio material, de molcula a molcula ou de corpo a corpo.

10/09/2012

Conveco
quando o calor se transmite atravs de uma massa de ar aquecida, que se desloca do local em chamas, levando para outros locais quantidade de calor suficiente para que os materiais combustveis a existentes atinjam seu ponto de combusto, originando outro foco de fogo.

Irradiao
quando o calor se transmite por ondas calorficas atravs do espao, sem utilizar qualquer meio material.

Sol

10/09/2012

Pontos e temperaturas importantes do fogo


Ponto de Fulgor a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis, os quais, combinados com o oxignio do ar em contato com uma chama, comeam a se queimar, mas a chama no se mantm porque os gases produzidos so ainda insuficientes. Ponto de Combusto a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis que, combinados com o oxignio do ar e ao entrar em contato com uma chama, se inflamam, e, mesmo que se retire a chama, o fogo no se apaga, pois essa temperatura faz gerar, do combustvel, vapores ou gases suficientes para manter o fogo ou a transformao em cadeia.

Pontos e temperaturas importantes do fogo


Temperatura de Ignio aquela em que os gases desprendidos dos combustveis entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer fonte de calor.
Principais pontos e temperaturas de alguns combustveis ou inflamveis Combustveis Inflamveis lcool etlico Gasolina Querosene Parafina Ponto de Fulgor 12,6C -42,0C 38,0C a 73,5C 199,0C Temperatura de Ignio 371,0C 257,0C 254,0C 245,0C

10

10/09/2012

Classes de fogo
O fogo e classificado conforme o tipo de material queimado. Vejamos

Classe A

Enquadram-se os materiais de combusto fcil e que queimam tanto em sua superfcie quanto em sua profundidade e obrigatoriamente deixam resduo, tais como papel, material, tecidos, etc;

21

Classes de fogo
Classes B

- So materiais que queimam apenas em sua superfcie e que no deixa resduos, tais como gasolina, verniz, leo, etc;

11

10/09/2012

Classes de fogo
Classes C

- o fogo que ocorre em equipamentos eltricos, quando energizados, como motores, estabilizadores, transformadores, etc;

23

Classes de fogo
Classes D - aquele que surge de elementos
pirofgraficos, tais como titnio, magnsio, zircnio, potssio, sdio, etc;

24

12

10/09/2012

Mtodos de extino do fogo


Partindo do princpio de que, para haver fogo, so necessrios o combustvel, comburente e o calor, formando o tringulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando j se admite a ocorrncia de uma reao em cadeia, para ns extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos. Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes mtodos de extino: extino por retirada do material, por abafamento, por resfriamento.

Mtodos de extino do fogo


Extino por retirada do material (Isolamento)
Esse mtodo consiste em duas tcnicas: Retirada do material que est queimando; Retirada do material que est prximo ao fogo.

combustvel

13

10/09/2012

Mtodos de extino do fogo


Extino por retirada do comburente (Abafamento) Este mtodo consiste na diminuio ou impedimento do contato de oxignio com o combustvel.

combustvel

Mtodos de extino do fogo


Extino por retirada do calor (Resfriamento) Este mtodo consiste na diminuio da temperatura e eliminao do calor, at que o combustvel no gere mais gases ou vapores e se apague.

combustvel

14

10/09/2012

Mtodos de extino do fogo


Extino Qumica Ocorre quando interrompemos a reao em cadeia. Este mtodo consiste no seguinte: o combustvel, sob ao do calor, gera gases ou vapores que, ao se combinarem com o comburente, formam uma mistura inflamvel. Quando lanamos determinados agentes extintores ao fogo, suas molculas se dissociam pela ao do calor e se combinam com a mistura inflamvel (gs ou vapor mais comburente), formando outra mistura no inflamvel.

Tipos de extintores de incndio

GUA

CO2

PQS

ESPUMA

15

10/09/2012

Classificao dos extintores


Os extintores de incndio so classificados pelo tipo de incndio que conseguem apagar.

Classificao dos extintores

Classe A - conseguem apagar incndios de "combustveis comuns" como madeira, plstico ou papel. Classe B - conseguem apagar lquidos inflamveis como gasolina ou graxa. Classe C - conseguem apagar incndios eltricos. Os extintores que forem marcados com A, B e C conseguem apagar todos os tipos. Classe D - projetados para apagar metais que estejam pegando fogo, so raros.

16

10/09/2012

Esquema de Classificao

Extintor de incndio

RESFRIAMENTO

GUA-10 L

CLASSE A : SIM
CLASSE B : CLASSE C : CLASSE D : NO NO NO

17

10/09/2012

Extintor de incndio

ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO

CO2 06 Kg

CLASSE A : CLASSE B : CLASSE C : CLASSE D :

NO SIM SIM NO

Extintor de incndio

ABAFAMENTO PQS
P QUMICO SECO

CLASSE A : CLASSE B : PQS


ABNT

NO SIM SIM - CR NO

CLASSE C : CLASSE D :

18

10/09/2012

Extintor de incndio
ABAFAMENTO E RESFRIAMENTO

CLASSE A : ESPUMA QUMICA CLASSE B : CLASSE C :


10 LITROS

SIM SIM NO NO

CLASSE D :

IMPORTANTE

AS VISTORIAS , RECARGAS E INSPEES, DEVEM SER REALIZADAS POR EMPRESAS CERTIFICADAS POR ORGANISMOS CREDENCIADOS PELO INMETRO E PELO CORPO DE BOMBEIROS

19

10/09/2012

Meios de Preveno
O fogo de classe A pode ser evitado em se tomando medidas simples, fruto de uma boa administrao interna. Nas empresas com quadro de pessoal que abrigue cinquenta ou mais trabalhadores, o armazenamento de gua deve ser substancial e sob presso. Assim, o inicio do fogo de classe A pode ser combatido com facilidade. Trapos, ou algo similar, impregnados de leo, devem ser descartados em utenslios metlicos e bem tampados e distantes de fontes de ignio. As lixeiras devem ser esvaziadas diariamente.

Preveno
Com o fogo de classe B devem-se tomar cuidados especiais. As preocupaes devem ser redobradas quando se est trabalhando prximo a recipientes com lquidos inflamveis ou diante de atmosferas que apresentam gases igualmente inflamveis. O uso ou manuseio de lquidos inflamveis s deve ser feito em reas suficiente ventiladas. Sobra de lquidos inflamveis s devem ser guardados em armrios bem fechados em vasilhames bem tampados e a prova de vazamento. O estoque de lquidos inflamveis deve ficar distante de qualquer meio que venha a provocar fasca.

20

10/09/2012

Preveno
Quando uma quantidade de lquidos inflamveis tiver de ser deslocada para execuo de determinada atividade, nunca conduzi-los em vasilhames com capacidade superior a cinco gales cada. Quantidade superior a vinte e cinco gales nunca deve ser armazenado num edifcio, a menos que esteja em recipiente aprovado para tal. Quanto o fogo da classe B nunca devemos usar gua, a menos que ela seja pulverizada sob a forma de neblina.

Preveno
O fogo de classe C o que ocorre em motores, transformadores, etc, quando energizados. Os equipamentos antigos devem ter sua fiao, nos materiais insolentes ou nos encaixes, tome as medidas cabveis. O super aquecimento de um motor j motivo para preocupao. Para evitar tais danos e futuros problemas, mantenha os equipamentos que estejam sob seu cuidado, na mais perfeita ordem e em funcionamento. Compatibilize o uso de fusveis. Nunca instalem um fusvel com capacidade superior a dimensionamento para cada caso. No sobrecarreguem os pontos de sua instalao eltrica. Cada um deles no deve ter mais de duas tomadas. Nuca liguem varios equipamentos na mesma tomada, ao mesmo tempo. Assim, voc evita o super aquecimento da sada. Desligue imediatamente qualquer equipamento quando voc sentir cheiro de queimado. Essa ocorrncia pode significar um sinal de incndio.

21

10/09/2012

Preveno
Quando na extenso eltrica, voc usar uma lmpada como iluminao auxiliar, deve-se procurar usar as que possuem proteo metlica em volta dela. Dessa forma, voc evita o calor direto da lmpada sobre um material combustvel, caso ela entre eventualmente em contato com ele. O fogo de Classe D, voltamos a lembrar, surge do magnsio, do zircnio etc, elementos chamados piroflicos. A melhor forma de evita-los adotando todas as medidas relativas aos cuidados com o manuseio de elementos dessa natureza. O combate a este fogo normalmente feito com a instalao de chuveiro automtico (Sprinkler).

Como se deve proceder ao usar um Extintor

1. Puxe a trava de segurana 2. Aponte o bocal da mangueira do extintor para a base das chamas 3. Mantenha o extintor na posio vertical a aperte o gatilho. 4. Movimente a mangueira de um lado para o outro e aplique o agente extintor sobre a rea do fogo.

22

10/09/2012

Se voc no estiver apto a fazer uso de um extintor no combate a um incndio, melhor no tentar. No entanto, se voc estiver resolvido a faz-lo, e notar, no decorrer de sua tentativa, que o fogo esta se espalhando ou Ameaando bloquear a sua alternativa de fuga, DEIXE A REA IMEDIATAMENTE. Caso haja fogo no seu percurso, use o extintor para combat-lo.

Emergncia a Importncia do plano de ao


Os procedimentos operacionais escritos que possam estar contidos no plano de ao especialmente elaborado para uma empresa, de fundamental importncia nas situaes de emergncia. As instrues relativa a uma eventual evacuao devem ser claras e bem detalhadas, definindo, inclusive, as pessoas destinadas ao controle da situao, para evitar que o pnico se instale. Todas as sadas devem ser claramente sinalizadas. No caso de um prdio de vrios andares, sendo as escadas normalmente utilizadas nas situaes de emergncia, nunca armazenar qualquer volume em seus degraus, mesmo temporalmente. Aps os trabalho de evacuao, cabe as pessoas encarregadas se certificarem se realmente no h mais ningum no prdio.

23

10/09/2012

Emergncia a Importncia do plano de ao

Pessoas invlidas ou que estejam recebendo cuidados mdicos especiais, devem ser orientadas e, se possvel, retiradas por pessoas treinadas especificamente para esses casos.

As simulaes de incndio devem ser levadas a efeito frequentemente. Deste modo, alem do plano de ao revelar possveis falhas, o pessoal se especializa cada vez mais, a cada treinamento.

Evacuao: Como Proceder

As determinaes do plano de ao, elaboradas para ser posto em pratica nas situaes de emergncia, devem ser estudas com frequncia. Assim, no haver dificuldade em segui-las quando isso se tornar necessrio. Nos casos de evacuao no perca a calma, mas haja com pressa. Na presena de fumaa ou gases txicos, procure rastejar. Se possvel cubra o nariz e a boca com um pano mido. Isso permite respirar melhor.

24

10/09/2012

Evacuao: Como Proceder

Ao atingir o trreo, feche a porta se voc for o ltimo a abandonar as instalaes em chamas, no entanto, no convm tranca-la, pois dificultaria os trabalhos da brigada de incndio. Ao deixar a rea de risco, procure se apresentar as pessoas que estiverem coordenando os trabalhas de salvamento. Dessa forma, elas sabero que voc no esta mais perigo.

Como Agir se voc for pego de surpresa

No entre em pnico. Sua lucidez vale a vida. Se houver um telefone disponvel, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou servio de emergncia, dando sua localizao e se possvel, as propores de incndio. Nunca abra uma porta se sentir que h fogo do outro lado. Caso sinta dificuldades para respirar, abaixe-se e procure permanecer junto ao piso. Se houver uma janela abra-a ou at mesmo quebre-a, para que o ambiente seja ventilado. Se o fogo atingir a sua roupa, no corra. Deite no cho e role para abafa-lo. Quando voc corre o fogo aumenta alimentado pelo oxignio. Caso a roupa de um colega esteja em chamas, procure abafa-las envolvendo-o com uma jaqueta, tapete, manta, etc.

25

10/09/2012

TEL. DO CORPO DE BOMBEIROS NO BRASIL

193
Boa Tarde!!!

26

You might also like