You are on page 1of 8

Aprenda a regulagem ideal para a suspenso e amortecedor traseiro

Amortecer os impactos e tornar a pedalada mais confortvel sempre foi um objetivo perseguido pela indstria Publicado em 19 de dezembro de 2012 s 16:17 Texto de Marcos Adami Bikemagazine Fotos de divulgao Reportagem publicada com autorizao da Revista Bike Action

A popularizao do mountain bike deve muito evoluo das tecnologias empregadas no desenvolvimento em equipamentos que tornaram a pedalada mais suave e segura. Se desbravar trilhas e curtir longas descidas junto natureza um dos maiores prazeres que o biker off road pode ter, poder passar sobre obstculos com segurana e ao mesmo tempo poupar os braos dos impactos mais dolorosos um privilgio. Amortecer os impactos e tornar a pedalada mais confortvel para o ciclista sempre foi um objetivo perseguido pela indstria ciclstica e os exemplos mais antigos de bicicletas com amortecimento remontam ao final do sculo 19 com primitivos sistemas de feixes de molas. O salto tecnolgico veio com o crescimento do mountain bike nos Estados Unidos a partir do incio da dcada de 90, quando os primeiros garfos de suspenso com curso entre 38 e 50mm no mximo comearam a conquistar o mercado. No demorou muito at que as bikes ganhassem tambm amortecimento na parte traseira, conhecidas como full suspension. A evoluo das suspenses para bicicletas teve como referncia os amortecedores utilizados no mercado motociclstico. A RockShox por exemplo, uma das pioneiras e lderes desse mercado, fruto da experincia que fundador Steve Simons trouxe do motocross para o mountain bike.

Hoje temos bikes de downhill com cursos gigantescos de mais de 200mm na dianteira que permitem aos pilotos ousarem mais velocidade nas descidas, com saltos cada vez mais ousados. Para as modalidades cross country e marathon h bikes rgidas e full suspension com opes de amortecedores traseiros e garfos inteligentes que se adaptam automaticamente ao peso do ciclista, leem o terreno, travam sozinhos e facilitam a vida do atleta que se mantm focado na corrida. FUNCIONAMENTO Antes de entrarmos propriamente na questo do ajuste, importante conhecermos um pouco dos diferentes tipos de suspenses oferecidos no mercado. A principal diferena entre eles o sistema de amortecimento. Para simplificar, dividimos os tipos em:

Elastomero Mola ou Mola e Elastmero So as mais simples e as regulagens so mais bsicas e, em alguns casos, no oferecem nenhuma regulagem. Elastmero um cilindro feito de um tipo de borracha sinttica com propriedades elsticas que vai no interior da canela ou bengala. Algumas suspenses tm tambm uma longa mola espiral que fica geralmente na canela esquerda. H suspenses desse tipo que tm regulagem e algumas (raras) oferecem trava na canela direita. Nas de elastmero, uma forma de regular a maciez ou a dureza do funcionamento trocando-se o elastmero por outro de diferente densidade.

Mola Normalmente esse tipo de suspenso utilizado nas bikes mais simples voltadas ao lazer e nos modelos mountain bikes mais econmicos. Esse tipo cumpre o papel de amortecer impactos, mas tm o inconveniente de retornarem rapidamente posio inicial e isso nem sempre o ideal em situaes de terrenos muito esburacados, pedregosos etc. Um bom exemplo de suspenso a elastmero so os modelos da srie ER da marca brasileira Proshock.

Hidrulicas mola e leo Nesse tipo, a mola ou elastmero substitudo por leo, que vai fazer o papel de mola hidrulica, como nos amortecedores de automveis. O leo pode ir solto no interior da canela direita (sempre do lado direito para escapar do calor gerado pelo aquecimento do disco do freio) ou ento no interior de uma cpsula. So mais sensveis e fazem uma melhor leitura do terreno. O amortecimento de impactos restringindo a passagem do leo por um ou mais orifcios. Normalmente oferecem ajustes de pr-carga, compresso, retorno e trava.

Pneumticas Pneumticas ar e leo Usa ar comprimido como mola. Alm de mais leves (j que no usam leo), esse tipo mais sensvel e o que melhor l o terreno, permitindo um ajuste de pr-carga mais preciso, de acordo com o peso do ciclista e o terreno. A calibragem feita com uma bomba especial para suspenses. Do lado direito dessas suspenses fica o sistema hidrulico (a mola a leo) e as regulagens de compresso e retorno do leo. TRAVAR PARA SUBIR Travas Atualmente, a maioria das suspenses traseiras, e alguns amortecedores traseiros tambm, podem ser travados. Algumas travas ficam localizadas no corpo da suspenso e outras, mais sofisticadas, tm um controle remoto no guido acionados por cabo ou por sistema hidrulico. H tambm modelos que se travam automaticamente. A trava transforma a suspenso praticamente num garfo rgido, situao particularmente interessante em situaes onde o ciclista pedala em p e o afundamento desnecessrio da suspenso desperdia energia e prejudica o rendimento em subidas.

AJUSTES Mas no basta ter a melhor suspenso do mercado se ela no estiver bem regulada para o ciclista, afinal, uma mesma bike com um determinado conjunto de suspenses poder ser utilizada tanto por um ciclista de 60kg

quanto por um de 90kg. a que entra o set up individual, com ajustes especificados para cada ciclista. O ajuste de SAG o incio de tudo e talvez o mais importante no set up individual de uma suspenso dianteira ou amortecedor traseiro. Sag, em ingls, significa afundar, mergulhar, ou seja, ajustar o SAG nada mais que regular o quanto que a suspenso afunda com o peso do ciclista sobre a bike. As suspenses vm de fbrica com uma determinada regulagem de pr-carga (Preload) que se traduz em tantos centmetros de afundamento para um certo peso do ciclista parado. Via de regra, o SAG deve ser ajustado para que a suspenso (ou amortecedor traseiro) afunde entre 15 e 20% do seu curso.

Ajuste da SAG Nos modelos de mola/elastmero ou hidrulicos o boto de pr-carga fica geralmente na canela esquerda. Nas suspenses a ar o ajuste de SAG vai ser feito pela vlvula no alto da canela. Como o volume de ar pequeno, essa operao delicada e exige a bomba especial para essa finalidade. Jamais tente calibrar com uma bomba comum para pneus e muito menos num compressor ou no posto de gasolina. Consulte sempre o manual da sua suspenso para saber a presso indicada para seu peso. Caso no tenha o manual original, pesquise na internet de acordo com a marca e modelo do equipamento. COMO SE FAZ Para saber o quanto sua suspenso afunda com o seu peso, o jeito mais prtico prender uma fitinha zip-tie na parte mais baixa da haste da suspenso. Apoiado numa parede ou seguro por um amigo, suba na bike e sente-se na posio de pedalada. A suspenso vai afundar e a fita zip-tie vai apontar com preciso o quanto a suspenso afundou. Em garfos com ajuste de pr-carga, gire o boto no sentido horrio para aumentar a presso da mola e diminuir o afundamento, ou para a esquerda para aumentar o afundamento. Se a suspenso afundar menos de 15% do curso total e a pr-carga estiver em seu mnimo, a soluo ser trocar a mola (ou elastmero) por outra mais mole. Nas suspenses a ar, calibre com a presso desejada de acordo com a tabela de fbrica. J existem bikes com ajuste automtico do SAG. o caso de alguns modelos Specialized lanados em 2011 que so equipados com amortecedores traseiros Fox e que tm um sistema muito prtico e rpido de ajuste, onde o ciclista calibra o amortecedor, sobe na bike e basta apertar um boto para que ele se ajuste sozinho.

Por fim, lembre-se que os ajustes so bem pessoais e cada um tem seu prprio jeito de pilotar. Assim, quem curte cross country competitivo, pode optar por um sag de 10% do curso para garfos com curso de 80mm e entre 10 e 15% suspenses de 100mm. Para trilhas mais tcnicas e acidentadas, prefira um sag mais amplo, com at 20%. J os atletas profissionais preferem um set up mais duro, com o mnimo de sag possvel. O importante que cada um encontre o seu valor ideal por meio de testes e pela experimentao.

Compresso COMPRESSO Outra regulagem importante o da compresso da mola, que deixa o funcionamento mais duro ou mais mole e suave, dependendo do gosto do ciclista e do tipo de terreno. Esse ajuste normalmente por meio de um boto giratrio no alto da canela e pode ser feito durante a pedalada. REGULAGEM DO RETORNO O ajuste de retorno determina o tempo que a suspenso leva para voltar ao estado original depois de receber um impacto. Essa regulagem feita por meio de um boto que fica localizado, na maioria dos modelos, na parte inferior da canela direita. Quando o boto girado para a direita, o retorno da suspenso mais rpido e para a esquerda o retorno se torna mais lento. S para entender o conceito, um retorno rpido faz a bike pular muito numa descida acidentada, por exemplo. J um retorno muito lento faz com que a suspenso atinja o final do curso com facilidade.

Cmara de ar inferior Para comear, tente um ajuste mais conservador, com o boto no meio da escala por exemplo, e v testando at obter o melhor comportamento. Um ajuste perfeito vem aps um tempo de adaptao com o equipamento e depois de algumas tentativas e erros de ajustes. PALAVRA DO EXPERT Regulagens mais finas e tunagens especiais para competio devem ser feitas por profissionais experientes e com ferramental especfico. Alm de bem ajustada para o peso, para o terreno e para as necessidades e estilo do ciclista, uma suspenso pode ter seu funcionamento otimizado mexendo-se na viscosidade do leo, na escolha das lminas e tambm das vlvulas, esse ltimo processo o que se chama de revalvular e exige muito conhecimento e percia.

Ulisses Dupas Uma suspenso bem regulada tem que ser progressiva do incio ao final do curso para que o atleta tire o mximo de aproveitamento do equipamento. Uma suspenso tunada para determinado atleta gera um rendimento muito melhor e vai funcionar perfeitamente tanto em trechos com pequenas oscilaes quanto nos momentos de pancada. Alm disso, uma bike full suspension com um amortecedor traseiro bem regulado, ajuda muito na trao, garante Ulisses Dupas, especialista em suspenses e amortecedores e proprietrio da oficina conceito Conexo Brasil, com mais de 20 anos de experincia e conhecimento adquirido nas apostilas do famoso Instituto Barnett, referncia mundial em mecnica de bicicletas. Em sua oficina em Campinas (SP), que tem um ferramental completo de fazer inveja a muita concessionria de motos, Dupas d assistncia tcnica e customiza amortecedores e suspenses que chegam de todo o pas pelos Correios. Dicas de Ulisses Dupas para aumentar a vida til da suspenso: 1. Fazer regularmente as trocas de leo. O leo velho perde suas propriedades qumicas. Todo leo traz em sua composio aditivos com propriedades lubrificantes, detergentes, de antioxidao, antiatrito e de arrefecimento. O prprio calor faz com que o leo perca essas propriedades. No em vo que em todas as suspenses o leo fica na canela direita, do lado oposto do freio, ensina Dupas. 2. Manter limpas as canelas. Usar um pano seco para isso. 3. Afastar a parte de borracha do retentor com um palito de dente e aplicar uma gota de leo em cada canto. Pode ser leo de corrente a base de teflon. 4. Desmontar a bengala uma ou duas vezes ao ano para lubrificao e substituio dosretentores. 5. Amortecedores traseiros exigem menos manuteno. Em geral, o perodo de manuteno o dobro do dianteiro, ensina. Em casa, basicamente o que se pode fazer passar um spray de silicone na haste e leva-lo para a manuteno para ser feita uma limpezana cmara de ar. Colaborao de Ulisses Dupas (19) 9549-3080 conexao.brasil@hotmail.com O QUE VEM POR A A ltima palavra em amortecedor traseiro j est pronta vai chegar ao mercado em breve. O fabricante francs Lapierre trabalhou na surdina durante cinco anos em parceria com a americana RockShox e desenvolveu um sistema eletrnico que promete agitar o mercado.

Lapierre Chamado de E.I Shock, o sistema da RockShox alimentado por uma bateria recarregvel e conta com um computador que mede a fora dos impactos e a energia de pedalada com acelermetros e sensores de cadncia e regula automaticamente o funcionamento do amortecedor traseiro no intervalo de um dcimo de segundo.

Lapierre O sistema E.I Shock vai equipar, alm das La Pierre, as bikes das marcas Ghost e Haibike que pertencem ao grupo Accell.

You might also like