You are on page 1of 2

O TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO

O Texto Expositivo-Explicativo um tipo de texto que tem por objectivo principal a transmisso de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto , fazersaber ou fazer-conhecer (fazer-perceber). Da, podemos concluir priori que o texto visa a transformao do estado cognitivo dos sujeitos aos quais se destina, informando-os de forma clara, objectiva, coesa e coerente sobre um assunto ou problema de que se supe eles serem dententores de um saber insatisfatrio. Como se pode notar, o Texto Expositivo-Explicativo apenas apresenta uma informao, que se considera nova, partindo de um saber que se pressupe que o leitor o detenha. Da que a linguagem usada neste tipo de texto tem muito a ver com o tpo de pblico alvo ao qual ele se destina. Neste tipo de texto, h o predomnio de duas funes de linguagem, nomeadamente a funo referencial (aquela que se usa para transmitir informaes novas) e a funo metalingustica (usada em segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noo ou expresso anterior). Neste tipo de textos, podemos identificar trs momentos ou fases (correspondentes s partes do texto), a saber: a fase do questionrio (que contm de forma explcita ou implicita uma questo que se vai responder ao longo do texto, ou simplesmente pela anunciao do tema/assunto/problema da exposio) correspondente introduo; a fase da resoluo, correspondente ao corpo explicativo ou desenvolvimento e a fase da concluso. No tangente organizao discursiva deste tipo de texto, podemos identificar trs tipos de enunciados: Enunciados Expositivos: contendo as informaes com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes; Enunciados Explicativos: com os segmentos explicativos visando fazer compreender o que se transmite; Enunciados Baliza: com a finalidade de marcar as articulaes do discurso, isto , anunciar o que vai ser dito; resumir o que se disse, ou seja, estabelecer os nexos de ligao entre as diversas partes do texto.

Relativamente s caracteristicas lingusticas, o Texto Expositivo Explicativo apresenta: O uso do presente do indicativo com o valor gnmico (atemporal), uma vez que se refere a factos que so tidos como verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente do tempo em que ela dita.

Emprego da construo passiva como uma estratgia de impessoalizar o discurso cientfico. Sendo o texto cientfico objectivo o sujeito deve estar afastado do seu discurso e isso consegue-se com o recurso passiva. O texto cientfico monolgico. As nominalizaes so usadas para condensar o que foi dito e assegurar a progresso do texto; No se usam os adjectivos valorativos, a no ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso. As expresses explicativas permitem ao emissor tornar mais clara a sua comunicao e orientam a compreenso do leitor; Os conectores discursivos so os elementos que vo assegurar os relaes entre as diversas partes do texto. No Texto Expositivo Explicativo, os conectores so usados com frequncia e so de natureza lgica. Eles marcam laos de adio, oposies, laos de consecuo ou de causalidade; No que diz respeito ao vocabulrio, recorre-se a um vocabulrio especializado. Isto quer dizer que se um texto do ramo de biologia, por exemplo, ir recorrer a expresses da lingugem tcnica que um bilogo deve dominar.Um gestor ou administrador de uma determinada empresa ou instituio, tambm deve possuir e dominar um vocabulrio prprio da rea que ele administra. O mesmo poder-se-ia dizer relativamente s outras reas do saber.

Observe-se que quando se fala de linguagem tcnica especializada no se pretende de forma nehuma dizer que se deva usar uma linguagem rebuscada e incompreensivel, pois quanto mais compreensivel for o texto, mais facilmente ele alcana os objectivos para os quais foi produzido. Ceclia Mavale (adaptado)

http://tondinho.blogspot.com.br/2010/04/o-texto-expositivo-explicativo.html

You might also like