You are on page 1of 48

DISLEXIA

Formadora: Carla Moita

ETIOLOGIA

DIS - LEXIA
distrbio

linguagem(grego)
leitura(latim)

DISTRBIO DE LEITURA

Atinge somente 2% dos casos de Dislexia

DISLEXIA

DISTRBIO DE LEITURA
E ESCRITA

CONCEITO
Dificuldade que ocorre no processo de leitura, escrita, soletrao e ortografia. No uma doena, mas um distrbio com uma srie de caractersticas. Evidente na poca de alfabetizao, embora j estejam presentes em fases anteriores.

CONCEITO
Sem distrbios cognitivos fundamentais Falha no processo de aquisio da linguagem.

Independe de causas intelectuais, emocionais graves e culturais


Hereditria e sua incidncia maior em meninos, numa proporo de 3 por 1.

SER QUE SEU FILHO DISLXICO ?

ENTRE 3 E 6 ANOS

1. Ele persiste em falar como um beb? 2. Frequentemente pronuncia palavras de forma errada? 3. No consegue reconhecer as letras que soletram seu nome? 4. Tem dificuldade em lembrar o nome de letras, nmeros e dias da semana? 5. Leva muito tempo para aprender novas palavras? 6. Tem dificuldade em aprender rimas infantis?

ENTRE 6 E 7 ANOS
1. Tem dificuldade em dividir palavras em slabas? 2. No consegue ler palavras simples e monossilbicas, tais como rei ou bom? 3. Comete erros de leitura que demonstram uma dificuldade em relacionar letras a seus respectivos sons? 4. Tem dificuldade em reconhecer fonemas? 5. Reclama que ler muito difcil? 6. Freqentemente comete erros quando escreve e soletra palavras? 7. Memoriza textos sem compreend-los?

ENTRE 7 E 12 ANOS
1. Comete erros ao pronunciar palavras longas ou complicadas? 2. Confunde palavras de sonoridade semelhante, como tomate e tapete, loo e cano? 3. Utiliza excessivamente palavras vagas como coisa? 4. Tem dificuldade para memorizar datas, nomes ou nmeros de telefone? 5. Avana partes de palavras quando estas tm muitas slabas?

ENTRE 7 E 12 ANOS
6. Costuma substituir palavras difceis por outras mais simples quando l em voz alta; por exemplo, l carro invs de automvel? 7. Comete muitos erros de ortografia? 8. Escreve de forma confusa? 9. No consegue terminar as provas de salade-aula? 10. Sente muito medo de ler em voz alta?

A PARTIR DOS 12 ANOS


1. Comete erros na pronncia de palavras longas ou complicadas? 2. Seu nvel de leitura est abaixo de seus colegas de salade-aula? 3. Inverte a ordem das letras bolo por lobo, lago por logo? 4. Tem dificuldades em soletrar palavras? Soletra a mesma palavra de formas diferentes numa mesma pgina? 5. L muito devagar? 6. Evita ler e escrever ? 7. Tem dificuldade em resolver problemas de matemtica que requeiram leitura? 8. Tem muita dificuldade em aprender uma lngua estrangeira?

Falar tardiamente Dificuldade para pronunciar alguns fonemas Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulrio Dificuldade para rimas Dificuldade para aprender cores, formas, nmeros e escrita do nome Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas Dificuldade na habilidade motora fina Dificuldade de contar ou recontar uma histria na seqncia certa Dificuldade para lembrar nomes e smbolos.

MAIORES DIFICULDADES ENCONTRADAS NO DISLXICOS


Organizao Temporal ritmo lento;

Atraso na fala;
Lateralidade mista ou indefinida;

Disgrafia;
Seqncia lgica ( e produo);

Rima e aliterao;
Leitura de fonemas e logatomas;

Leitura de Textos;
Cpia;

Escrita espontnea;
Ditado;

Dificuldade com outro idioma.

LEITURA E ESCRITA
1. Confuso entre letras, slabas ou palavras com diferenas sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u etc.; 2. Confuso entre letras que possuem um ponto de articulao comum e cujos sons so acusticamente prximos: f-v; t-d; p-b; 3. Confuso entre letras, slabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientao no espao: b-d; p-b; b-q; d-b; d-p; n-u; w-m; a-e; 4. Inverses parciais ou totais de slabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla; 5. Substituio de palavras por outras de estrutura mais ou menos similar ou criao de palavras, porm com diferentes significados: soltou-salvou; era-ficava; 6. Adies ou omisses de sons, slabas ou palavras: famoso por fama, casa por casaco;

7. Repeties de slabas, palavras ou frases; 8. Pular uma linha, retroceder para linha anterior e perder a linha ao ler; 9. Excessiva fixao do olho na linha;

10. Soletrao defeituosa; reconhece letras isoladamente; porm, sem poder organizar a palavra como um todo, ou ento l a palavra slaba por slaba, ou ainda l o texto palavra por palavra;
11. Problemas de compreenso;

12. Leitura e escrita em espelho em casos excepcionais;


13. Ilegibilidade; 14. Em geral, as dificuldades do dislxico no reconhecimento das palavras obrigam-no a realizar uma leitura decifratria. Como dedica seu esforo tarefa de decifrar o material, diminuem significativamente a velocidade e a compreenso necessrias para a leitura normal.

Dificuldade em aprender o alfabeto Dificuldade no planejamento motor de letras e nmeros Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p a t o ) Dificuldade com rimas (habilidades auditivas) Dificuldade em discriminar fonemas homorgnicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z) Dificuldade em seqncia e memria de palavras

Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar Dificuldade em orientao temporal (ontem hoje amanh, dias da semana, meses do ano) Dificuldade em orientao espacial (direita esquerda, embaixo, em cima...) Dificuldade na execuo da letra cursiva Dificuldade na preenso do lpis Dificuldade de copiar do quadro

Nvel de leitura abaixo do esperado para sua srie Dificuldade na sequenciao de letras em palavras Dificuldade em soletrao de palavras No gostar de ler em voz alta diante da turma Dificuldade com enunciados de problemas matemticos Dificuldade na expresso atravs da escrita Dificuldade na elaborao de textos escritos Dificuldade na organizao da escrita Podem ter dificuldade na compreenso de textos

Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas Dificuldade na compreenso de piadas, provrbios e grias Presena de omisses, trocas e aglutinaes de grafemas Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo Dificuldade na compreenso da linguagem no verbal Dificuldade em memorizar a tabuada Dificuldade com figuras geomtricas Dificuldade com mapas

Leitura vagarosa e com muitos erros Permanncia da dificuldade em soletrar palavras mais complexas Dificuldade em planejar e fazer redaes Dificuldade para reproduzir histrias Dificuldade nas habilidades de memria Dificuldade de entender conceitos abstratos Dificuldade de prestar ateno em detalhes ou, ao contrrio, ateno demasiada a pequenos detalhes Vocabulrio empobrecido Criao de subterfgios para esconder sua dificuldade

Permanncia da dificuldade em escrever em letra cursiva Dificuldade em planejamento e organizao Dificuldade com horrios (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem) Falta do hbito de leitura Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)

capacidades de linguagem capacidades oral e escrita (em termos de processamento - o mecanismo da leitura e da escrita; e de uso em contexto - interpretao ou elaborao de textos). funes cognitivas superiores como a ateno, memria e percepo (sobretudo auditiva e visual). aspectos psicomotores e grafomotores (relacionados, por exemplo, aos sintomas como dificuldade de orientao ou lateralidade e s alteraes grficas da escrita). histrico familiar (h estudos que relatam alteraes lingusticas diversas, alcoolismo, problemas de tireide, e outras, em ascendentes de dislxicos).

SEJA POSITIVO Descubra tudo que voc puder sobre o desempenho de seu filho e os melhores caminhos para ele. Procure o profissional adequado para ajuda-lo. Pai e me devem participar juntos desta tarefa.

SEJA PACIENTE E PERSEVERANTE

Tente desenvolver um bom relacionamento com seus professores e discuta se possvel o problema com eles. Sempre se pergunte: O que eu estou fazendo: estou ajudando meu filho ou somente estou dando vazo minha frustrao? Tente ficar calmo ao receber alguma notificao escolar. Ensine seu filho a fazer coisas por si prprio, dando-lhe autonomia. Ensine a ele como se organizar, usando seu tempo da melhor maneira. Seja paciente com os progressos que ele fizer, quando estiver tendo atendimento apropriado. No vo acontecer milagres. Tudo isto leva tempo. necessrio muita determinao e esforo.

SEJA ATENTO

Ele poder ter muitos desapontamentos como: ser chamado de bobo ou preguioso, chegar atrasado em compromissos, ter frustraes nos trabalhos escolares. Mas vocs como pais podem ajud-lo a vencer a maioria deles, desde que percebam a tempo. Preste ateno nos sinais de stress, como enurese ou introverso. No pense que necessariamente todos esses sinais so por causa da dislexia. Seu filho est a crescer e pode ter problemas como qualquer adolescente. Tem que haver uma interveno gentil, mas com firmeza. Vrios professores, psiclogos, clnicos e outros profissionais, de alguma maneira compreendem e so solidrios aos dislxicos.

SEJA ATENTO

No o deixe desistir. Ele poder ficar to cansado com o esforo que faz na escola, que precisar, eventualmente, ter um dia mais folgado. Sua criana dislxica e depende muito de sua ateno. Mas no d mais ateno a ela do que aos outros membros da famlia. Nunca compare crianas. Voc pode se tornar neurtico(a) ou super protetor(a), o que um perigo.

SEJA PRTICO
Qualquer que seja a idade de seu filho, leia para ele. Muitos dislxicos no compreendem o que esto lendo e quando voc deve agir. Digite suas anotaes escolares. Algumas matrias podem ser gravadas em fita cassete. Desenvolva o interesse dele por arte de um modo geral ( teatro, msica, arte e msica ). Assista TV, vdeos com ele e depois converse sobre o que viram. Incentive as atividades livres. Elogie, motive, informe e estimule sua auto confiana e sua auto-estima.

BOTES E LAOS
No simples ensin-los a amarrar cordes em sapatos e a abotoar. Sapatos sem cadaros com elstico, ou velcro, podem diminuir o problema, apesar no o resolver. Uma pessoa canhota, exercita tarefas de maneira diferente da pessoa destra. Por isso se voc e seu filho no usam o mesmo lado das mos (a mesma lateralidade), voc deve ensinar essas tarefas em frente a ele. Caso vocs usem o mesmo lado, isto , ambos so destros ou ambos so canhotos, voc deve ficar atrs dele para ensin-lo. Para ensinar a abotoar, sempre comece da parte inferior do boto e no em cima, pois fica embaixo de seu queixo e ele no poder ver bem. Explique criana o que voc est fazendo, enquanto est executando a tarefa.

A escola tem papel fundamental no trabalho com os alunos que apresentam dificuldades de linguagem.

Incentive o aluno a restaurar o confiana em si prprio, valorizando o que ele gosta e faz bem feito; Ressalte os acertos, ainda que pequenos, e no enfatize os erros; Valorize o esforo e interesse do aluno; Atribua-lhe tarefas que possam faz-lo sentir-se til; Evite usar a expresso "tente esforar-se" ou outras semelhantes, pois o que ele faz o que ele capaz de fazer no momento;

Fale francamente sobre suas dificuldades sem, porm, faz-lo sentir-se incapaz, mas auxiliando-o a super-las; Respeite o seu ritmo, pois a criana com dificuldade de linguagem tem problemas de processamento da informao. Ela precisa de mais tempo para pensar, para dar sentido ao que ela viu e ouviu; Um professor pode elevar a auto-estima de um aluno estando interessado nele como pessoa;

Ns no aprendemos pelo fracasso, mas sim pelos sucessos.

Certifique-se de que as tarefas de casa foram compreendidas e anotadas corretamente; Certifique-se de que seu aluno pode ler e compreender o enunciado ou a questo. Caso contrrio, leia as instrues para ele; Leve em conta as dificuldades especficas do aluno e as dificuldades da nossa lngua quando corrigir os deveres; Estimule a expresso verbal do aluno; D instrues e orientaes curtas e simples que evitem confuses; D "dicas" especficas de como o aluno pode aprender ou estudar a sua disciplina;

Oriente o aluno sobre como organizar-se no tempo e no espao; No insista em exerccios de fixao repetitivos e numerosos, pois isso no diminui a sua dificuldade; D explicaes de "como fazer" sempre que possvel, posicionando-se ao seu lado; Utilize o computador, mas certifique-se de que o programa adequado ao seu nvel. Crianas com dificuldade de linguagem so mais sensveis s crticas, e o computador, quando usado com programas que emitem sons estranhos cada vez que a criana erra, s reforar as idias negativas que elas tem de si mesmas e aumentar sua ansiedade

Permita o uso de gravador; Esquematize o contedo das aulas quando o assunto for muito difcil para o aluno. Assim, a professora ter a garantia de que ele est adquirindo os principais conceitos da matria atravs de esquemas claros e didticos; "Uma imagem vale mais que mil palavras": demonstraes e filmes podem ser utilizados para enfatizar as aulas, variar as estratgias e motiv-los. Auxiliam na integrao da modalidade auditiva e visual , e a discusso em sala que se segue auxilia o aluno organizar a informao. Por exemplo: para explicar a mudana do estado fsico da gua lquida para gasosa, faa-o visualizar uma chaleira com a gua fervendo; No insista para que o aluno leia em voz alta perante a turma, pois ele tem conscincia de seus erros. A maioria dos textos de seu nvel difcil para ele;

Alunos dislxicos podem ser bem sucedidos em uma classe regular. O sucesso depender do cuidado em relao sua leitura e das estratgias usadas.

As crianas com dificuldade de linguagem tm problemas com testes e provas: Em geral, no conseguem ler todas as palavras das questes do teste e no esto certas sobre o que est sendo solicitado. - Elas tm dificuldade de escrever as respostas; - A sua escrita lenta, e no conseguem terminar dentro do tempo estipulado

Recomendamos que, ao elaborar, aplicar e corrigir as avaliaes do aluno dislxico, especialmente as realizadas em sala de aula, adote os seguintes procedimentos: - Leia as questes/problemas junto com o aluno, de maneira que ele entenda o que est sendo perguntado; - Explicite sua disponibilidade para esclarecer-lhe eventuais dvidas sobre o que est sendo perguntado; - D-lhe tempo necessrio para fazer a prova com calma; - Ao recolh-la, verifique as respostas e, caso seja necessrio, confirme com o aluno o que ele quis dizer com o que escreveu, anotando sua(s) resposta(s) - Ao corrigi-la, valorize ao mximo a produo do aluno, pois frases aparentemente sem sentido e palavras incompletas ou gramaticalmente erradas no representam conceitos ou informaes erradas; - Voc pode e deve realizar avaliaes orais tambm.

Se o dislxico no pode aprender da forma que ensinamos, temos que ensinar da forma que ele aprende.

[ ] [ ? ] Tem oito anos ou mais. [ ] [ ? ] Tem atraso na leitura de dois ou mais anos com relao s crianas da mesma idade [ ] [ ? ] Sua velocidade na leitura inferior a 50/60 palavras por minuto. [ ] [ ? ] Comete erros freqentes na leitura (omisses, substituies, inverses de fonemas - vogais e consoantes sonoras) [ ] [ ? ] Sua compreenso de texto muito pobre. [ ] [ ? ] Seu quociente de inteligncia (Q.I) normal ou superior. [ ] [ ? ] No apresenta perturbao sensorial

[ ] [ ? ] Apresenta um baixo rendimento na rea de ortografia. [ ] [ ? ] Tem um rendimento baixo no clculo matemtico, especialmente a multiplicao. [ ] [ ? ] Apresenta movimentos involuntrios associados, especialmente quando l e escreve) [ ] [ ? ] No gosta de ir escola (Fracassa nas avaliaes parciais, no gosta do meio escolar, falta de motivao para aprendizagem) [ ] [ ? ] Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta. [ ] [ ? ] Apresenta erros freqentes na escrita (omisses, substituies, adies e inverses de letras)

[ ] [ ? ] Apresenta problemas de lateralidade: esquerdodireita, acima - abaixo [ ] [ ? ] A Escola em que estuda no tem mtodos eficientes e professores habilidades. Diversas formas de dispedagogias ( Mtodo ruim, professor desqualificado) [ ] [ ? ] Os professores tm detectado mais ou menos rpidos as dificuldades de leitura do (a) aluno(a) [ ] [ ? ] No h uma orientao pedaggica ou Psicopedaggico adequada, na escola, para a reeducao lingstica do(a) aluno(a) [ ] [ ? ] Sua aprendizagem de leitura e escrita foi precoce, isto , a verificou-se no perodo da educao infantil.

[ ] [ ? ] O(a) aluno(a) tem apresentado alteraes na fala (articulao de fonemas e palavras), baixo nvel de vocabulrio, pobreza de expresso oral e se comunica mais com gestos. [ ] [ ? ] O meio familiar desfavorvel aprendizagem da leitura. [ ] [ ? ] Verificam-se dificuldades semelhantes em familiares. [ ] [ ? ] Seu esquema corporal no adequado sua idade. [ ] [ ? ] Apresenta dificuldades de concentrao ou ateno durante as atividades escolares, na escola e em casa. [ ] [ ? ] Apresenta problemas de conduta escolar (indisciplinado, troca de escolas, escolaridade insuficiente, distoro srie/idade e internaes)

[ ] [ ? ] No existe diagnstico nem evidncia mdica de retardo mental [ ] [ ? ] No existe diagnstico nem evidncia mdica de transtorno neurolgico [ ] [ ? ] No existe diagnstico nem evidncia fonoaudiolgica de problemas de audio. [ ] [ ? ] No existe diagnstico nem evidncia mdica de defeitos de viso

APRESENTAR OUTRAS INFORMAES QUE SO CONSIDERADAS RELEVANTES

A quantidade de resposta "SIM" determina o grau de dislexia encontrado.

You might also like