You are on page 1of 3

___________________________________________________________________________________ CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e Educao Brasileira. So Paulo, SP: Cortez Editora. Cap. IV, p. 129-169.

Resenha feita por: JOSU ADAM LAZIER (setembro de 2007) ___________________________________________________________________________________ O autor Cury graduado em Filosofia, mestrado e doutorado em educao pela PUC So Paulo. O texto discorre sobre o debate entre Catlicos e Liberais. Ele destaca os contornos do confronto entre os dois grupos e assinala a compreenso de educao que os mesmos preconizavam. Apontamentos iniciais O texto todo redigido em torno da discusso filosfica e teolgica que caracterizou os Pioneiros e os Catlicos, bem como o impacto das mesmas na questo da educao. Para os Catlicos a tica religiosa deve ser aplicada sobre o Estado e as instituies que compreendem a sociedade civil. Para os Pioneiros, o Estado mediador entre as necessidades do povo e o novo esprito que estava presente na poca. Conforme Cury, para os Catlicos o povo catlico a nao e para os Pioneiros o Estado a Nao. A cosmoviso diferenciada dos grupos provoca um grande debate que vai girar em torno do ensino religioso que, na perspectiva dos catlicos, deveria ser reintroduzido nas escolas, alm de outros pontos da Constituio. Para Cury, trata-se de uma luta entre o bem e o mal, cujo pertencer a um ou outro ditado pela atitude que se tem em face dos grandes princpios explicativos da realidade, No se trata, pois, de uma luta pela reintroduo do ensino religioso facultativo nas escolas pblicas oficiais ou uma luta contra tal. Os Pioneiros travam esta luta para superar as resistncias contra o modo mais tcnico-cientfico e mais social de se entender o fenmeno educativo da poca. Os pioneiros tinham a cincia como pressuposto bsico de suas propostas, enquanto que para os catlicos a aceitao de Deus e sua revelao aos homens eram os primeiros passos para a reconstruo social ou individual. Para os catlicos os pioneiros postulavam um atesmo implcito, pois queriam ver-se livres da tutela religiosa de um Deus que para os catlicos era supremo em tudo. O autor discute a questo do atesmo nas propostas dos pioneiros. Ele coloca o atesmo como negao da existncia de Deus e atesmo como uma impossibilidade de descrever a Deus por no se ter experincia com ele. Para ele, a proposta dos pioneiros era mais agnstica do que atia. A partir da o autor passa a discutir os diversos aspectos filosficos que compreendem a posio dos catlicos e a dos pioneiros. Para a noo catlica a educao prepara o homem para viver a vida na terra e na eternidade. Para esta concepo, a educao integral a que alcana estes dois aspectos. A educao para a vida e concilia esta vida com o plano de Deus. Desta forma, a educao crist proposta pela Igreja Catlica, apresentada como o modelo mais perfeito. Da decorre a luta dos catlicos pelo ensino religioso em qualquer escola.

Apontamentos complementares: aspectos do confronto O texto em questo requer um tempo maior de reflexo e de debates. Desta forma, o texto pesado no sentido de apresentar todo um arrazoado teolgico. Assim, fao alguns apontamentos acerca do confronto entre os dois grupos. 1. A cosmoviso catlica parte do pressuposto de que Deus o criador de todas as coisas e que sua revelao ao homem por meio de Cristo e da Igreja (Catlica) compreendem o primeiro passo para o estabelecimento de uma ordem social e individual. Sem esta concepo qualquer considerao educacional, moral ou poltica no segura. Para estabelecer suas doutrinas a Igreja se utiliza de argumentos racionais e at cientficos. A razo humana prova a existncia de Deus como um Ser Superior e Criador dos outros seres, da mesma forma que a Igreja (Catlica) seria a realidade fundamental de todas as coisas. 2. Para a concepo catlica o homem um ser racional, formado por corpo (matria) e alma (esprito) e que a parte espiritual do homem deve ter predominncia sobre o outro porque ela estabelece ligao com os aspectos espirituais que do significado vida. Negar estas duas realidades reduzir o homem a um animal governado apenas pela matria. Para os catlicas esta era a proposta dos pioneiros. Os reformadores evidenciam uma preocupao maior com os aspectos terrenos e sociais da existncia humana e com as questes cientficas e sociais que fundamentam a sociedade e o papel que a educao tem na mesma. Neste sentido, enquanto os catlicos se valem mais do espiritualismo os pioneiros se valem do pragmatismo que acentual o papel do indivduo na sociedade. 3. Para os catlicos a religio, e no caso a catlica, que confere valor vida humana e vida em sociedade. Para os pioneiros quem pode interpretar melhor a vida e desenvolver o papel de socializar os indivduos o Estado, que o faz atravs da escola que integra e ajusta a pessoa ao ambiente social. Desta forma, os pioneiros colocam para discusso antropolgica uma nova chave. 4. Esta chave o Universo como um vasto conjunto de energias que esto em constante ao e reao. Estes processos produzem seres inanimados. O ser humano possui uma inteligncia implcita de acordo com a natureza humana. Nestas e outras concepes dos pioneiros no h um alinhamento com a concepo religiosa acerca da vida. Portanto, o homem um ser racional e capaz de modificar os resultados das leis naturais. O instrumento para isto a cincia baseada nos experimentos. 5. Enquanto na concepo catlica h uma preocupao com a vida futura (eternidade), na concepo liberal a preocupao com o bem estar do homem na terra, a partir de melhores condies de vida, de trabalho, etc. Considerando o estado de competio que se estabelece na
2

sociedade, seja por sobrevivncia, seja por realizao pessoal, etc., no h muita finalidade para a religio. 6. Para os Catlicos a filosofia por si s no tem condies de garantir toda a sua cosmoviso sem se ater teologia revelada, pois na concepo catlica Deus revela verdades que a razo no consegue alcanar. Estas verdades do a garantia segura para que o homem alcance os fins terrestres e celestiais. Como os pioneiros negam questes como graa, f, revelao, pecado original, milagres, o autor os classifica como naturalistas. Negar estes aspectos transformar os homens em seres efmeros e aptos para desordens por no reconhecerem o aspecto espiritual como base do progresso humano. 7. Para os pioneiros a educao uma instituio social fornecedora dos meios a fim de que o indivduo compreenda o ethos desta civilizao e no se torne um especialista unidirecional. Em funo disto, que se pleiteia diretrizes gerais para que a escola assuma seu novo papel e o exera. 8. Para os catlicos, a famlia, a igreja e a escola so agentes de educao e para os pioneiros o Estado agente educao e que influencia ou define as leis que regem os outros agentes. No fundo o que alimenta o debate a concepo acerca do homem e da vida que orienta os dois grupos. Concluo com as palavras de Cury: a viso catlica, nitidamente intelectualista e espiritualista (talvez um espiritualismo intelectualista) se choca com um pragmatismo funcionalista assumido pelos reformadores.

You might also like