You are on page 1of 24

EDUCAR NA BIOLOGIA DO AMOR E AS IMPLICAES DO PENSAMENTO NA PRTICA DA EDUCAO AMBIENTAL

Eleusa Gomes de Oliveira1

RESUMO

O idelogo da violncia, Aumann, aconselha o emprego da violncia para conseguir o equilbrio, ou seja, a paz. Jung mostra que a ideologia da violncia possui sua origem na cultura judaico-crist. Arendt comenta que a violncia sempre foi elogiada como pertencente natureza humana, no entanto, materializa a incapacidade de agir em conjunto. Maturana ressalta que a violncia compatvel com a emoo de morte e o amor o resultado da emoo de cooperao. Educar na biologia do amor gera o espao aprendente ecologizado colocando em evidncia a harmonia do ser humano com a natureza. Morin enfatiza que no nvel mais alto da complexidade humana, a religao somente pode ser amorosa, isto , comprometida com a comunho e conexo. Moraes acrescenta que a praticidade da escola ecologizada envolve abertura para mudanas de valores, atitudes e estilo de vida. Mostramos a possibilidade de construir o espao ecologizado comentando a existncia das Escolas Sathya Sai Baba no Brasil e o Instituto de Educao Integral Transdisciplinar (INDITO). Conclumos que a passagem do paradigma da violncia para o vis do amor um processo individual que implica na ampliao da conscincia de cada pessoa e a escola ecologizada oferece o espao adequado para que o ser humano possa superar a lgica desumanizadora do atual sistema que estamos vivenciando. Na escola ecologizada ns podemos vivenciar a diversidade de pessoas, de pensamentos e de idias e principalmente as diversidades de mundo possveis.

PALAVRAS- CHAVES: Violncia. Amor. Ecologizao. Escola.

Introduo

O trabalho sobre a educao na biologia do amor e suas implicaes no pensamento da educao ambiental um artigo de reviso onde procuramos resumir,
1

Coordenadora do Ncleo de Iniciao a Cincia e Professora da Faculdade Atenas Paracatu/MG.

analisar e discutir informaes transmitidas por Aumann, Arendt, Jung, Maturana, Morin e Moraes. O referido assunto possui sua relevncia devido s mudanas que esto ocorrendo nas mentalidades das pessoas onde o paradigma mecanicista est sendo substitudo por uma episteme autoreferencial que possui suas bases na estrutura autopoitica de cada indivduo. O arqutipo autoreferencial trabalha com o vis do entrelaamento do indivduo com o mundo social e natural fazendo surgir o conceito de ecologizao e consequentemente de escola ecologizada. Iniciamos o nosso trabalho com as colocaes de Aumann que um idelogo da violncia, no aceitando as reivindicaes do adversrio, aconselhando sempre o emprego da violncia para a manuteno do equilbrio. O equilbrio somente possvel atravs da imposio do mais forte sobre o mais fraco. Jung mostra que a ideologia da violncia possui suas bases na cultura judaico-crist que incute o terror atravs de inmeras passagens do antigo e novo testamento. De deus sempre sai luta, o terror e as imposies. As referidas literaturas criam uma teia de ressentimentos, pensamentos de vingana resultando um quadro verdadeiramente assustador. Arendt tambm teoriza que a violncia confirmada e reforada pela tradio judaico-crist na sua concepo imperativa da lei divina. Arendt comenta que a violncia sempre foi elogiada como sendo o pr-requisito para a vida coletiva, contudo no um aspecto natural ou pertencente a natureza humana. Diz Arendt que a violncia se explica pela severa frustrao da capacidade de agir em conjunto, na burocratizao da vida pblica, na vulnerabilidade dos grandes sistemas, na monopolizao do poder e na secagem da criatividade. A violncia nunca ser legtima. Maturana discutindo o assunto mostra que a reao estrutural do ser humano preponderante diante do ambiente, gerando emoo e consequentemente a racionalidade que conduz o corpo a uma ao especfica. So duas emoes bsicas prverbais denominadas de emoo da violncia e emoo do amor. A emoo da

violncia provoca a racionalidade sem parntese comprometida com o espao de conduta que nega o outro, culmina com a separao, provoca relaes de competio e contradies. A emoo de amor gera a aceitao do outro, cria um espao de interao e interligao entre o micro, meso e macro.

Maturana salienta que a violncia compatvel com a emoo de morte e com a racionalidade sem parntese e o amor o resultado da emoo de cooperao e racionalidade entre parntese. Na educao do amor surge o espao aprendente ecologizado colocando em evidncia a harmonia que no destri, no explora, no abusa, no pretende dominar, vivencia a integrao do ser humano com a natureza e finalmente aceita o mundo natural sem pretender domin-lo. Educao do amor envolve a criao de condies que permita a ampliao da capacidade de ao e reflexo contribuindo para a conservao da cooperao. A educao do amor trabalha com o conceito de transformao de maneira responsvel com o meio-ambiente natural e social. Ns somos seres pertencentes a histria amorosa, no pertencemos a histria da agresso ou da competio. O espao aprendente deve ser amoroso e no competitivo. A educao do amor na tica de Maturana no fraciona e no separa o ser humano da natureza, passando a existir o espao aprendente ecologizado sendo formado pelo movimento centrpeto de pessoas com emoo de amor. um sistema aberto onde tudo est conectado em perfeita comunho. Toda individualidade existe em profunda comunho com o seu entorno. O discurso de Morin, complementando as colocaes de Maturana, salienta que no nvel mais alto da complexidade humana, a religao somente pode ser amorosa. Conectar-se ao amor significa a religao ou conexo csmica infratemporal e infraespacial, sendo que o universo existe devido a uma religao invisvel e universal. A natureza comprometida com a comunho e conexo. O ser humano necessita de um modo de pensar mais complexo, mais profundo e abrangente, uma viso que no separe o indivduo do mundo em que vive. Onde existe amor existe tica e onde existe tica existe amor. A tica possui sua origem no princpio da incluso, expresso do imperativo da religao, assim sendo, conectar-se ao amor significa religao csmica. Mostramos a possibilidade de construir a escola ecologizada citando a vivncia das Escolas Sathya Sai no Brasil e do Instituto de Educao Integral Transdisciplinar (INDITO), que esto trabalhando valores humanos, atitudes e estilo de vida; educando o olhar para reconhecer a realidade que atualmente estamos inseridos; preservao da liberdade interior; reflexo sobre os meios para inserir o paradigma do amor no espao de convivncia.

Conclumos o nosso trabalho reconhecendo que a cultura de violncia na modernidade gerou a busca pelo lucro e o lucro passou a ser a manifestao exgena da violncia destruindo o ser humano e a natureza. A escola ecologizada passa a ser o instrumento imprescindvel da transformao individual atravs do oferecimento de um espao onde possa construir um pensamento radicalmente reflexivo dando-lhe condies para que a emoo de amor se manifeste em toda sua plenitude.

1 Reflexo sobre Violncia e Amor

Aumann2 (2009) comentando a relao existente em que dois ou mais indivduos ou entidades lutam para atingirem as suas prprias metas aconselha: a) difcil conseguir cooperao entre as partes, pois cada um faz o que melhor para si. b) existe uma tentativa de resolver o problema tomando medidas para agradar outra parte, mas atender as demandas do adversrio no resolve o problema. c) o importante no aceitar as reivindicaes do adversrio e se houver insistncia revidar com violncia, no ceder s demandas dos outros. d) o fracasso em uma relao devido ao excesso de flexibilidade nas negociaes. e) fazer concesses o pior caminho para conseguir a paz. Aumann (2009) parte da tese que em todas as relaes humanas, sejam elas individuais ou coletivas deve existir um vencedor e o vencedor aquele que consegue impor a sua prpria vontade ao outro. Salienta que a guerra fria nunca ocorreu porque nenhum dos lados cedeu s demandas do outro e existiam avies carregando armas nucleares no ar 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante mais de quarenta anos. Na crise dos msseis de Cuba em 1962, o presidente americano John Kennedy deixou claro aos russos que, se os msseis no fossem retirados da ilha os Estados Unidos agiriam, com isso, Kennedy conseguiu a paz.

2 Robert Aumann: matemtico israelense, vencedor do Prmio Nobel de Economia no ano 1994 por seus estudos na rea da Teoria dos Jogos. Membro da Academia Nacional Norte-Americana das Cincias, de dupla nacionalidade, israelense e norte-americano. considerado um dos mais importantes economistas de todos os tempos e trabalha no Centro para a Racionalidade, na Universidade Hebraica de Jerusalm em Israel.

Elaborando estudo sobre os conflitos entre israelense e palestino o matemtico Aumann (2009) salienta que o fracasso vem do fato de o governo israelense ser excessivamente flexvel nas negociaes com os palestinos. Diz que o governo israelense fala-se apenas em paz, paz, paz. Os israelenses no mostraram aos palestinos que vo ficar e no vo sair de seus territrios. Os israelenses so flexveis e deveriam usar a violncia para imporem suas vontades. Totalmente contrrio a qualquer tipo de flexibilidade nas negociaes, Aumann (2009) argumenta que a poltica de pacificao de Chamberlain visava unicamente garantir a paz passando a atender a todas as demandas de Hitler. Ao fim das negociaes de Munique, em 1938, ele perguntou a Hitler se todas as exigncias da Alemanha haviam sido atendidas. Hitler disse que sim. Dias depois as tropas alems ocuparam os Sudetos, meses depois tomaram a ento Checoslovquia, um ano depois Hitler invadiu a Polnia. Conclui Aumann (2009) que as concesses de Chamberlain levaram o mundo II Grande Guerra. O discurso de Aumann (2009) mostra que apenas existe equilbrio atravs da imposio, da violncia e da ausncia de cooperao entre as partes. A paz a imposio do mais forte sobre o mais fraco e sua lgica fundamentada na tradio judaico-crist. Comenta que em diversos conflitos atuais, h uma tentativa de agradar a outra parte. Erra quem pensa que atender s demandas do adversrio pode trazer a paz. A violncia em nosso mundo atual possui tambm suas bases na tradio judaico-crist e Jung3 (1986) discute o referido tema salientando que o Apocalipse4 incute terror. De deus sai luta e derramamento de sangue. Deus adverte comunidade de feso que faa penitncia, pois seno ser privada da luz. Quem no fizer penitncia, se no obedecer ser punido. Ao vencedor deus dar alimento da arvore da vida que se encontra no paraso. Jung (1986) referindo ao Apocalipse comenta:

Carl Gustav Jung: nasceu em 1875 e faleceu em 1961, foi um psiquiatra suo e fundador da psicologia analtica, tambm conhecida como psicologia junguiana. 4 Apocalipse: chamado tambm Apocalipse de So Joo, pelos catlicos e ordodoxos, e Apocalipse de Joo, pelos protestantes, ou ainda Revelao a Joo. um livro da Bblia, o livro sagrado do cristianismo e o ltimo da seleo do Cnon bblico.

Vo criando uma teia de ressentimentos e de pensamentos de vingana que acabam irrompendo na conscincia em forma de revelao. Resulta ento um quadro verdadeiramente assustador, como uma espcie de bofetada contra todas as representaes de humildade, tolerncia e de amor ao prximo e ao inimigo, e de um Pai amoroso que est no cu e de um Filho e Salvador que veio libertar os homens. Uma verdadeira orgia de dio, clera, vingana, furor cego e destruidor, insacivel de criaes fantsticas e aterradoras, irrompe na superfcie e inunda, com sangue e fogo. (...) A abertura do stimo selo acarreta naturalmente uma nova onde de desgraas que ameaam esgotar a fantasia nada santa de Joo (JUNG, 1986:81). Jung (1986) mostra que a vivencia judaico-crist uma constante luta entre as trevas e a luz, sendo que a luz somente resplandecer com o aniquilamento total e definitivo das trevas. A paixo que explode do Apocalipse o esprito do prprio deus que abre caminho atravs do invlucro fraco e mortal, alimentando, mais uma vez, o temor dos homens diante da divindade imprevisvel (JUNG, 1986:87). Na literatura religiosa na ndia antiga vamos encontrar tambm um deus violento que impe o terror aos seres humanos incentivando a guerra. No Bhagavad Gita5 (2: 32) o deus Krsna aconselha o seu discpulo Arjuna: felizes so os guerreiros para os quais tais oportunidades de lutar surgem sem que procure, abrindo para eles as portas dos planetas celestiais. Se voc no lutar nesta guerra (Guerra de Kuruksetra) ento voc incorrer em pecado por negligenciar seus deveres, e assim perder sua reputao de guerreiro. O Alcoro6 no deixa de mostrar um deus violento inimigo de todos os humanos que no cumprem suas ordens. Segunda Surata (2:24) deus disse aos seres humanos: se no o fizerdes e certamente no podereis faz-lo temei, ento, o fogo infernal cujo alimento ser os idlatras e os dolos; fogo que est preparado para os incrdulos.

Bhagavad Gita: um texto religioso da ndia. Faz parte do pico Maabrata, embora seja de composio mais recente que o todo deste livro. O Maabrata datado do sculo IV a.C. 6 Alcoro: o livro sagrado do islamismo. Os muulmanos acreditam que o Alcoro a palavra literal de Deus (Al)) revelada ao profeta Maom ao longo de um perodo de vinte e dois anos.

Arendt7 (2009) teoriza: Poder e violncia foram estranhamente confirmados e reforados pelo acrscimo da tradio judaico-crist e sua concepo imperativa da lei. Esse conceito no foi inventado pelos realistas polticos, sendo antes o resultado de uma generalizao muito anterior e quase automtica dos Mandamentos de Deus, de acordo com a qual a simples relao de comando e obedincia j era de fato suficiente para identificar a essncia da lei. Finalmente, convices cientficas e filosficas mais modernas acerca da natureza do homem fortaleceram ainda mais essas tradies legais e polticas (2009:55) Diante de tanta violncia na tradio judaico-crist, na cultura mulumana e na sociedade Vedanta as palavras de Aumann colocam a violncia como sendo um fato natural inclusive praticado pelo deus cristo, deus indiano e deus muulmano. Na concepo de Auman a violncia um fator natural relacionada com o poder, pois, o prprio deus que possui todo o poder violento ao extremo, destruidor de Sodoma, Gomorra e, eliminador da humanidade com o dilvio. Arendt (2009) comenta que a violncia sempre foi elogiada como uma manifestao da fora vital e, especificamente, como sendo produto da criatividade humana. Os glorificadores da violncia podem apelar ao fato inegvel de que no seio da natureza, destruio e criao so as duas faces do processo natural, de modo que a ao violenta coletiva, (...) pode parecer to natural como prrequisito para a vida coletiva da humanidade quanto a luta pela sobrevivncia e a morte violenta em nome da continuao da vida no reino animal (ARENDT, 2009:95). A violncia para Arendt (2009), contudo no um aspecto natural ou pertencente natureza humana. A violncia e a sua glorificao se explicam pela severa frustrao da faculdade de agir, que tem suas razes na burocratizao da vida pblica, na vulnerabilidade dos grandes sistemas, na monopolizao do poder e na secagem da criatividade. O decrscimo da capacidade de agir em conjunto um convite violncia. Arendt (2009) observa que aqueles que perdem a capacidade de agir em conjunto
7

Hannah Arendt: Hanna Harendt: (1906 1975) foi uma das mais brilhantes e originais pensadoras polticas do sculo XX. Ensasta e filsofa poltica. Professora de Filosofia Poltica na New School Research.

sejam governantes, sejam governados -, no resistem tentao de aplicarem a violncia. Arendt (2009) salientando o elevado grau de violncia que estamos vivendo destaca: O jogo de xadrez apocalptico entre as superpotncias, quer dizer, entre aqueles que manobram no mais alto plano de nossa civilizao, est sendo jogado de acordo com a regra de que se algum vencer o fim para ambos; tratase de um jogo que no apresenta semelhana alguma com nenhum jogo de guerra que o precedeu (2009:18).

A violncia pode ser justificvel, mas nunca ser legtima e toda violncia destri o poder. A violncia sempre pode destruir o poder; do cano de uma arma emerge o comando que resulta na mais perfeita e instantnea obedincia. O que nunca emergir da violncia o poder (ARENDT, 2009:70). O aspecto basilar do discurso de Arendt (2009) a diferena que ela elabora sobre poder e violncia, mostrando que onde existe violncia no existe poder. O poder que inerente a qualquer comunidade poltica resulta da capacidade humana para agir em conjunto, o que, por sua vez, requer o consenso de muitos quanto a um curso de ao. Por isso, poder e violncia so termos opostos: a afirmao absoluta de um significa a ausncia do outro. a desintegrao do poder que enseja a violncia, pois quando os comandos no so mais generalizadamente acatados, por falta do consenso e da opinio favorvel, surge a violncia. Para Arendt (2009), a violncia destri o poder, no o cria. O que surge do cano de uma arma no poder, mas a sua negao, e desse poder de negao no brota o seu oposto. O poder para Arendt (2009) significa:

O poder corresponde habilidade humana no apenas para agir, mas tambm para agir em concerto. O poder nunca propriedade de um indivduo; pertence a um grupo e permanece em existncia apenas enquanto o grupo se conserva unido. Quando dizemos que algum est no poder, na realidade nos referimos ao fato de que ele foi empossado por certo nmero de pessoas para agir em seu

nome. A partir do momento em que o grupo do qual se originara o poder desde o comeo desaparece, seu poder tambm se esvanece. Em seu uso corrente, quando falamos de um homem poderoso ou de uma personalidade poderosa, j usamos a palavra poder metaforicamente; aquilo a que nos referimos sem a metfora vigor. Sem um povo ou grupo no h poder. (61) Arendt (2009) sinaliza que o poder de fato a essncia de todo governo, e no a violncia. A violncia por natureza instrumental; como todos os meios, ela sempre depende da orientao e da justificao pelo fim que almeja. O poder um fim em si mesmo. A prpria estrutura de poder precede e supera todas as metas, de sorte que o poder, longe de ser o meio para um fim, de fato a prpria condio que capacita um grupo de pessoas a pensar e a agir em termos de categorias de meios e fins. Estamos vivenciando a predominncia da violncia e ausncia de poder. A respeito do mundo contemporneo Arendt (2009) enfatiza: Se fizermos duas perguntas a um membro dessa gerao: como voc quer que seja o mundo em cinqenta anos? e O que voc quer que seja a sua vida daqui a cinco anos?, as respostas sero quase sempre precedidas por: Desde que ainda haja um mundo e Desde que eu ainda esteja vivo. Aquilo com que nos defrontamos uma gerao que de forma alguma est segura de ter um futuro, pois o futuro como uma bomba-relgio enterrada, cujo tiquetaque soa no presente. Quem so as pessoas da atual gerao? So aqueles que ouvem o tique-taque da bomba. E outra questo: Quem so aqueles que negam o perigo que estamos vivenciando? A resposta pode ser: Aqueles que no sabem ou recusam-se a enfrentar as coisas como elas realmente so. Diante da exposio que elaboramos notamos que a violncia uma realidade e tudo indica que o referido comportamento pode ser uma determinante em todas as relaes sendo necessrio, portanto, acrescentarmos outras informaes para que possamos ter melhor compreenso da gnese do ato violento. Maturana8 (2001) mostra com muita clareza que um sistema vivo est em determinado meio do qual recebe um rudo. O rudo recebido pela estrutura humana somente ser uma perturbao se a estrutura reconhecer como sendo uma perturbao.
8

Humberto Maturana: bilogo chileno, crtico do realismo e criador da teoria autopoitica, faz parte dos propositores do pensamento sistmico e do construtivismo radical.

Somente a partir do momento em que a estrutura aceita o rudo como sendo verdadeiro ele (o rudo) passa a representar uma perturbao. Diante da perturbao a estrutura determina uma emoo especfica, portanto, o meio e os organismos ou organizaes esto em mudanas estruturais contnuas, cada um de acordo com sua prpria dinmica estrutural, e cada um modulado, pelas suas prprias mudanas estruturais. Nessas circunstncias, a estrutura de cada ser a determinante e todas as mudanas so possveis tomando como referncia a estrutura. Utilizando outras palavras, podemos dizer que o sistema vivo est em um meio especfico. O meio o outro, podendo ser a natureza ou simplesmente um sujeito. O meio emite um rudo que ao ser aceito pela estrutura do organismo passa a ser uma perturbao que a estrutura responde por um impulso que denominado por emoo. A estrutura responde o rudo por uma emoo a qual da origem a uma racionalidade que elabora uma ao, ou seja, um discurso terico ou prtico. Todo o espao da ao humana funda-se na emoo e, todo o sistema racional se funda tambm na emoo. A determinante deixa de ser o meio-ambiente para ser a estrutura de cada ser vivo, surgindo o conceito autopoitico que se refere a auto-elaborao pela estrutura (MATURANA, 2001): A partir do nosso viver cotidiano, sabemos que ao escutarmos algum, o que ouvimos um acontecer interno a ns, e no o que o outro diz, embora o que ouvimos seja desencadeado por ele ou ela. No h dvida de que gostaramos que o outro ouvisse o que dizemos, mas isso no acontece. (...) Sistemas vivos so mquinas: so mquinas moleculares que operam como redes fechadas de produes moleculares tais que as molculas produzidas atravs de suas interaes produzem a mesma rede molecular que as produziu, especificando a qualquer instante sua extenso. Esse tipo de sistema autopoitico. (2001, p.175) Existem duas emoes pr-verbais: emoo de amor e de violncia. A emoo de violncia constitui o espao de conduta que nega o outro como legtimo outro na convivncia; a emoo de amor constitui o espao de conduta que aceita o outro como um legtimo outro na convivncia. A emoo de violncia constitui um espao que culmina com a separao. A emoo de amor impulsiona aceitao do outro ou de algo como um legtimo outro na convivncia, abrindo espao de interao com o outro, no qual a sua presena legtima, sem exigncias (MATURANA, 2005).

Maturana (2005) distingue sociedade de agrupamento humano. A sociedade surge devido ao movimento centrpeto de pessoas com emoo de amor e o agrupamento humano resultante do movimento centrpeto de pessoas com emoo de violncia. Na sociedade temos relaes sociais com aceitao mtua, aceitando o outro como um legtimo outro na convivncia. No agrupamento humano no existe relaes sociais e somente relaes de competio, de trabalho e de negao mtua. A competio implica a contradio e a negao do outro. A vitria um fenmeno materializado pela derrota do outro. A competio se ganha com o fracasso do outro e se instala quando a emoo de violncia preponderante. Em sntese, na sociedade prevalece o amor e no agrupamento humano a violncia. A emoo de vida funda o social, elabora a sociedade. Somente existe sociedade como resultante das relaes que se fundam na aceitao do outro como legtimo outro na convivncia, na conduta de respeito. Se no h interao na aceitao mtua, produz-se a separao ou a destruio. Relaes humanas que no esto fundadas na emoo de vida no so relaes sociais. Nem todas as relaes humanas so sociais, (...) porque nem todas se fundam na operacionalidade da aceitao mtua (MATURANA, 2005:26) Declara Maturana (2005) que a emoo de amor define o sujeito para o social e a emoo violenta elabora o sujeito para competir no mercado. No existe coincidncia de propsitos, pois, preparar para o mercado exige competio que a negao do outro. A competio sadia no existe porque um fenmeno violento (rejeio do outro). Na competio no existe a convivncia sadia, porque a vitria de um surge da derrota do outro. Outro ponto importante defendido por Maturana (2005) que a emoo de amor produz racionalidade entre parntese. A racionalidade entre parntese significa a no aceitao de uma realidade independente do observador. O observador ou sujeito aceita certa explicao como vlida porque satisfaz o seu prprio critrio de validao determinado pela sua emoo e logicamente pela sua estrutura. A emoo de violncia, conforme Maturana (2005) produz uma racionalidade sem parntese. Na racionalidade sem parntese o observador baseia-se somente na racionalidade e as validades das afirmaes possuem referncias objetivas independentes do observador. Na objetividade sem parntese o que eu digo vlido porque objetivo, a realidade, so

os dados, so as medies e no sou eu que digo. Aceita uma realidade transcendente que valida o conhecer e o explicar. A universalidade do conhecimento se funda na objetividade (MATURANA, 2005: 47). Maturana (2005) faz notar que no viver cotidiano podemos viver na racionalidade entre parntese ou na racionalidade sem parntese. Na racionalidade sem parntese construo uma viso de mundo onde o outro deve fazer o que eu digo ou ento est contra mim. Se a emoo de amor predomina passo a viver na objetividade entre parntese, consciente que no tenho nem posso ter acesso a uma realidade transcendental independente do meu prprio observar; o outro to legtimo quanto eu, e sua realidade to legtima quanto a minha, ainda que no me agrade e me parea ameaadora para a minha existncia e para os meus filhos. Oponho-me a qualquer governo totalitrio no porque ele esteja equivocado, mas porque traz consigo um mundo que no aceito. Isto completamente diferente de dizer que me oponho a um governo totalitrio porque ele est intrinsicamente equivocado. Para dizer que algo ou algum est equivocado, teria que poder afirmar o verdadeiro, e para que minha afirmao do verdadeiro fosse objetiva e, portanto, fundada numa realidade independente de mim, teria que poder conhecer essa realidade (MATURANA. 2005:51). Depois que analisamos os posicionamentos de Maturana podemos dizer que a violncia de Aumann, o decrscimo da capacidade de agir em conjunto explicada por Arendt, a vivncia judaico-crist baseada no terror (Jung) e a existncia de um deus mulumano ou vedanta que praticam a violncia so compatveis com a racionalidade sem parntese. O poder conceituado por Arendt como sendo o agir em conjunto, em harmonia, na aceitao do outro significa a manifestao da emoo de amor e racionalidade entre parntese. A racionalidade entre parntese estrutura um ato de educar especfico caracterizado por um processo em que a criana ou o adulto convive com o outro, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espao de convivncia. Surge assim a educao do amor onde colocada em evidncia a harmonia fundamental que no destri, no explora, no abusa, que no pretende dominar o outro,

mas sim que deseja conhec-lo na aceitao e respeito para que o bem-estar humano se d no bem-estar da natureza em que se vive. Ensina-se a olhar e escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser. Diz Maturana: Quero um mundo em que respeitemos o mundo natural que nos sustenta, um mundo no qual se devolva o que se toma emprestado da natureza para viver (2005:35). A concepo de Maturana (2005) implica que a educao existe para fazer compreender que o progresso no est na contnua complicao ou mudana tecnolgica, mas na compreenso do mundo natural, que permite recuperar a harmonia e a beleza da existncia nele, com base no conhecimento e no respeito por ele. Para ver o mundo natural e aceit-lo sem pretender domin-lo ou neg-lo, devemos aprender a aceitar-nos e a respeitar-nos como indivduos (MATURANA, 2005:35). A educao existe para explicar e o ato de explicar dentro dos parmetros da emoo de amor propor uma reformulao da experincia de uma forma aceitvel para o observador. No momento em que uma reformulao da experincia aceita como reformulao da experincia ela se constitui numa explicao para aquele que a aceita. A tarefa do mbito escolar criar as condies que permitam que a criana amplie sua capacidade de ao e reflexo no mundo em que vive, de modo que possa contribuir para a sua conservao e transformao de maneira responsvel em coerncia com a comunidade e o meio ambiente natural a que pertence. O que est em jogo neste processo o enriquecimento da capacidade de fazer e refletir da criana, no a transformao ou mudana de seu ser (MATURANA, 2005:14). A racionalidade entre parntese no aceita uma educao baseada na violncia conforme o discurso elaborado por Aumann, pois a agresso o domnio dos comportamentos relacionais atravs dos quais o outro negado como um legtimo outro em convivncia com algum. A emoo de amor no aceita a imposio religiosa de um deus que deve ser temido e que devemos fazer o que ele quer para sermos salvos, pois a emoo do amor implica aceitao plena do outro como ele em si mesmo. Ns, os seres humanos, somos seres pertencentes ao presente de uma histria amorosa, no de agresso ou de competio, assim sendo, o mbito educacional deve ser amoroso e no competitivo, um mbito no qual se corrige o fazer e no o ser da pessoa (MATURANA, 2005:15).

A educao do amor no fraciona e no separa o ser humano da natureza, passando a existir o espao aprendente ecologizado. Ecologizao indica a interdependncia entre todos os fenmenos da natureza, as relaes existentes entre seres viventes, aprendizes e aprendentes, indivduos e contextos, sinalizando que tudo que existe, na realidade co-existe, e que nada existe fora de suas conexes ou de suas relaes (MORES9, 2004:133). Pensamento ecologizado , portanto, um sistema aberto que traz consigo a idia de movimento, de fluxo energtico contnuo, de propriedades globais, de processos auto-organizadores, indicando a existncia de um dinamismo intrnseco que traduz a natureza cclica desses processos. Tudo est conectado, em profunda comunho e toda individualidade de um sistema fsico ou biolgico sempre uma individualidade em comunho com o seu entorno, com o seu contexto e com as circunstncias. Resulta de comunhes e conexes que evoluem coletivamente (MORAES, 2004). O contexto ecologizado envolve interconexes, onde tudo est entrelaado. Diz Moraes (2004) que devemos aspirar desenvolver um pensamento que busque a totalidade, embora existam inmeras dificuldades para alcanar o pensamento onde o ser humano est diretamente entrelaado com a natureza, j que temos conscincia de apenas algumas variveis, com algumas conexes e no com todas as possibilidades existentes. Na verdade somos limitados pelo nosso prprio nvel de conscincia. Necessitamos de um modo de pensar mais complexo, mais profundo e abrangente que reconhea o mundo fenomenal constitudo de totalidade/partes e que no fracione o ser humano nem separe o indivduo do mundo em que vive. Um pensar complexo que compreenda que razo, emoo, sentimento e intuio so elementos inseparveis, que reconhea que para pensar bem preciso ter uma compreenso mais clara a respeito da dinmica da realidade e dos processos nos quais estamos envolvidos. Necessitamos de um olhar mais profundo sobre a realidade para que possamos retomar o dilogo esquecido com a natureza que j no pode continuar sendo aprisionada pelo golpe certeiro da cincia (MORAES, 2004:120)

Maria Cndida Moraes: doutora em Educao pela PUC/SP e mestre em Cincias pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, Inpe/CNPQ.

A ampliao da conscincia, ou seja, a percepo ecologizada implica a existncia da estrutura de amor e a percepo que a conscincia no encerra a totalidade do existente. Jung acrescenta que a conscincia constituda, de um lado, por seus contedos conscientes e, do outro, por seu inconsciente cuja extenso ignorada e cujos limites no sabemos at onde vo. A conscincia est contida nessa totalidade, tal como o crculo menor em outro mais extenso. (...) Os limites do inconsciente no podem ser fixados. Disso resulta que no podemos determinar os limites da conscincia que se desenvolve gradativamente (JUNG, 1985:58). A conscincia no pensar de Jung (1985) um processo de incluso do inconsciente, ou seja, desvelamento do inconsciente que vai deixando de ser inconsciente para ser conscincia. A escola ecologizada engloba a estrutura de amor, a racionalidade entre parntese, o espao aprendente socializado, ampliao da conscincia e a tica. A tica possui sua origem no princpio de incluso. Princpio de incluso fonte subjetiva individual da tica. A tica , para os indivduos autnomos e responsveis, a expresso do imperativo da religao. Todo ato tico um ato de religao, com o outro, com os seus, com a comunidade, com a humanidade e, em ltima instncia, insero na religao csmica. A tica religao e a religao tica. A tica , para os indivduos autnomos e responsveis, a expresso do imperativo da religao. Todo ato tico, vale repetir, na realidade, um ato de religao, com o outro, com os seus, com a comunidade, com a humanidade e, em ltima instncia, insero na religao csmica. Quanto mais somos autnomos, mais devemos assumir a incerteza e a inquietude e mais temos necessidade de religao. Quanto mais tomamos conscincia de que estamos perdidos no universo e mergulhados numa aventura desconhecida, mais temos necessidade de nos religarmos com os nossos irmos e irms da humanidade (MORIN10, 2005:36) A escola ecologizada a escola do amor, a expresso superior da tica que implica na experincia fundamental da cooperao e religao dos seres humanos. Em nvel da mais alta complexidade humana, a religao s pode ser amorosa. Conectar-se ao amor significa conectar-se religao csmica de maneira infratemporal e infra10

Edgar Morin: pesquisador emrito do CNRS e um dos pensadores mais importantes do sculo XX.

espacial, sendo que o universo existe devido a uma religao invisvel e universal (MORIN, 2005). Quando referimos escola ecologizada ou escola do amor sabemos que aprender no significa uma teorizao desligada da praticidade e sim que toda conceituao deve ser transformada em atitude para que a educao seja efetivada. A nossa preocupao atualmente, depois que conseguimos elaborar a teoria para a escola ecologizada justamente colocar em prtica os conceitos que elaboramos, isto , vivenciarmos a prtica da educao ambiental (escola ecologizada). A vivncia prtica de uma educao ambiental ajudar na formao de uma conscincia ecolgica e na promoo do aprendizado na busca do sentido das coisas, do sentido da vida, a partir do cotidiano (MORAES, 2004:321). A partir desta colocao podemos indicar, com base em Moraes (2004) aspectos relevantes do posicionamento pedaggico do docente: analisar o posicionamento autopoitico, o que implica no acolhimento do desconhecido, o inesperado e o imprevisvel. Estar aberto mudana de valores, de atitudes e estilos de vida. Escutar os sentimentos, educar a sensibilidade, educar o olhar para que possamos reconhecer a realidade que ns estamos inseridos. Valorizar a intuio como potencialidade na elaborao do conhecimento e nas indicaes das aes cotidianas. Desbloquear a expresso sensvel para que ela possa expressar as emoes de amor em sua totalidade. Reconhecer a nossa prpria essncia e preservar a nossa liberdade interior. Eliminar o que desnecessrio, e desfazer do suprfluo na vida cotidiana. Resgatar a alegria do ato de ler, pesquisar e trocar idias, revitalizando o ambiente em que estamos inseridos. Transcender o cotidiano a partir de novas conexes e relaes que emergem. Refletirmos sobre os meios que podemos utilizar para inserir o paradigma do amor no nosso espao de vivencia. Meditarmos com o objetivo de desenvolvermos nossas potencialidades e aumentar a escuta dos nossos prprios sentimentos.

2 EMOO DE AMOR ELABORANDO ESCOLAS 2.1 ESCOLAS SATHYA SAI

A proposta educacional de Sathya Sai Baba11 (SUNDARAM, 2008) centrada nos valores humanos (verdade; paz; no-violncia; amor; retido) manifestamse atravs de uma vivencia cooperativa entre os seres humanos e uma conscincia de pertencimento a natureza. A sua proposta educacional conduziu a construo de escolas e universidades (gratuitas e integrais), atendendo moas e rapazes desde o jardim da infncia at o nvel superior em vrias partes do nosso planeta.

Sundaram (2008) comenta que Sai Baba sempre explica que a transformao dos valores humanos em ao somente possvel com a remoo da ignorncia bsica de que somos indivduos separados e isolados. Devemos adquirir o conhecimento da verdade fundamental de que somos uma unidade, interligados e totalmente conectados. As Escolas, do programa Sai Baba, estabelecem como principais metas da educao a formao de pessoas integras, abertas ao servio solidrio e integradas a natureza. .

11 Santhya Sai Baba: mestre indiano que reside no sul da ndia desenvolvendo um programa de valores humanos em nvel internacional, abrindo escolas e universidades gratuitas em vrios pases, inclusive no Brasil.

Nas Escolas Sai, a educao sempre oferecida de forma gratuita. A manuteno destas escolas se d mediante doaes e, tambm, atravs do servio voluntrio de profissionais que desejam levar adiante este projeto. importante ressaltar que as equipes de colaboradores vivem os valores humanos que desejam propagar. As escolas no esto vinculadas a nenhuma religio ou credo em particular, ensinando que a espiritualidade de cada pessoa se expressa atravs de seus talentos, capacidades, intuio e inteligncia. A experincia espiritual se manifesta na forma de uma profunda conexo consigo mesmo, com os demais e com a natureza.

O projeto pedaggico do programa est baseado no princpio de que os valores humanos caracterizam a prpria natureza do ser e podem se manifestarem atravs do processo educacional oferecendo oportunidades para resplandecer o prprio interior do discente. O projeto pedaggico possui como objetivo o desabrochar da verdade, paz, no violncia, amor e retido que so manifestaes interiores das

pessoas, conseguindo assim ampliar sua conscincia e atuar de maneira harmnica com a natureza.

No Brasil temos as sseguintes Escolas Sathya Sai: Andarai (1993) no Estado do Rio de Janeiro; Jaboto (1999) em Pernambuco; Aparecida de Goinia (2001) em Gois; Ribeiro Preto (2002) no Estado de So Paulo; Brumadinho (2004) em Minas Gerais. 2.2 INSTITUTO DE EDUCAO INTEGRAL TRANSDISCIPLINAR

(INDITO) O Instituto de Educao Integral Transdisciplinar (INDITO) uma escola particular integrada por pesquisadores e localizada na Colnia Agrcola Samambaia, coordenada pela professora Josefina Reis de Moraes que participou dos projetos da professora Vera Catalo.

Fotografia: Fachada do INDITO. O INDITO destina ao atendimento de alunos da educao infantil e do ensino fundamental, comprometido em ser agente de formao integral e de transformao social. Objetiva a construo de uma proposta pedaggica

transdisciplinar por compreender e destacar a importncia da subjetividade do olhar e da percepo do meio ambiente como espao de aprendizagem e de integrao entre os discursos institucionais e as prticas locais.

Fotografia: Produo do painel da gua, aps a sada ao Parque Nacional de Braslia. O referido instituto acredita na educao como vetor de transformao social, pressupondo um novo senso de justia e solidariedade capaz de abranger indivduos, sociedade e natureza como uma totalidade em constante movimento pela preservao da vida. Educao como espao de mudana e conservao, momento que

envolve o dilogo entre diferentes culturas e geraes, concebendo-se o ato de aprender, criar, compartilhar, mudar e continuar aprendendo como parte do processo educativo, enquanto prtica social.

Fotografia: A Roda da Alegria: momento de integrao e avaliao. A proposta da escola inclui o trabalho com quatro grandes temas que comportam uma diversidade de temas, tendo a gua como matriz ecopedaggica durante todo o ano letivo. Alm da questo da gua, outros temas importantes surgiram a partir da realidade: problemas de lixo e excesso de ratos; ecologia interior como foco na sade, alimentao, sexualidade e auto-estima do aluno, desperdcio de gua e energia. O meio ambiente no currculo do INDITO no se constitui em um tema fragmentado a ser desenvolvido apenas no perodo letivo, mas inserido de forma permanente em todos os mbitos da vida, podendo ser subdividido em meio ambiente pessoal, social, cultural, natural e construdo.

Fotografia: Famlia INDITO 2006 Observamos que as escolas salientadas esto trabalhando com a emoo do amor, a favor da vida, da cooperao e ampliao da conscincia. So escolas que esto diminuindo a distncia entre o que dizemos e o que fazemos. Escolas que esto trabalhando na vida cotidiana com o respeito ao outro e integrando o ser humano na natureza. Escolas que esto transformando sonhos em realidade. CONCLUSO

Observamos no nosso cotidiano que estamos vivendo a cultura da violncia que manifestada na explorao do trabalhador pelo empregador; no imperativo que a pobreza econmica natural; nas imposies dos discursos religiosos sobre os fieis; no domnio absoluto dos pais sobre os filhos; no dogmatismo dos docentes na transmisso de verdades inquestionveis; na elaborao de sentidos pelo poder miditico que constri pessoas servis; no controle dos discursos pelo poder que cerceia a livre manifestao do pensamento; na elaborao de sistemas panticos que confirmam a autoridade de uns poucos sobre a maioria; na imposio constante da competio onde o melhor aquele que destri ou vence o outro; na ganncia pela acumulao de riqueza provocando guerras; nas atitudes impositivas que solapam a autonomia das pessoas e para no prolongar salientamos a violncia da burguesia na busca constante do aumento da mais-valia para satisfazer suas prprias necessidades de luxo. Mostramos a violncia do ser humano sobre o prprio ser humano e no podemos esquecer o consumo voraz de recursos e a emisso desenfreada de poluentes que pem em xeque a sobrevivncia da humanidade envenenando a gua, o ar e a terra. A camada protetora de oznio na atmosfera sendo corroda; os desertos avanando dia a dia existindo o prognstico da falta de gua potvel para abastecer o consumo mundial. A fauna e a flora sendo extinta; as florestas tropicais desaparecendo rapidamente e a ingesto excessiva de ingredientes txicos ameaando o sistema imunolgico dos seres humanos.

Destacamos a existncia das Escolas Sathya Sai no Brasil e do Instituto de Educao Integral Transdisciplinar (INDITO) como sendo pontos focais

materializados da formao integral e da transformao social. Conclumos o nosso trabalho reconhecendo que a cultura de violncia na modernidade gerou a busca pelo lucro e o lucro passou a ser a manifestao exgena da violncia destruindo o ser humano e a natureza. A violncia manifestada no lucro passou a ser a raiz destrutiva do planeta que vivemos. H somente uma soluo radical: a ampliao da conscincia de cada ser humano libertando-se da emoo de morte e da racionalidade sem parntese. A escola ecologizada passa a ser o instrumento imprescindvel da transformao individual atravs do oferecimento de um espao onde possa construir um pensamento radicalmente reflexivo que coloque o indivduo como pertencente estrutura csmica dando-lhe condies para que a emoo de amor se manifeste em toda sua plenitude.

REFERNCIAS

ALCORO SAGRADO. So Paulo: Centro de Divulgao do Islam para Amrica Latina, [1989]. 512 p. AUMANN, Robert. O Ir no nos atacaria. Revista Veja. So Paulo. Edio 2137, (17 21), Novembro 2009. BHAGAVAD-GITA. So Paulo: The Bhaktivedanta Book Trust, [1976]. 889 p. HARENDT, Hanna, Sobre a violncia. Rio de Janeiro; Civilizao Brasileira; 2009. JUNG, Carl Gustav. Resposta a J. Petrpolis: Vozes, 1986. JUNG, Carl Gustav. O simblico da transformao na missa. Petrpolis: Vozes, 1985. MATURANA, Humberto. Cognio, Cincia e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Editora Universidade de Minas Gerais. 2001 MATURANA, Humberto. Emoes e linguagem na educao e na poltica. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2005 MORIN, Edgar. O mtodo 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. O mtodo 6: tica. Porto Alegre: Sulina, 2005. MORAES, Maria Cndida. Pensamento eco-sistmico: educao, aprendizagem e cidadania no sculo XXI. Petrpolis: Vozes, 2004. MORAES, Josefina Reis. A construo de uma proposta pedaggica transdisciplinar como eixo de mudana em um processo participativo de gesto ambiental. 2006. 256 f. Dissertao de Mestrado em Planejamento e Gesto Ambiental Universidade Catlica de Braslia/DF 18 de maio de 2006. SUNDARAM, Sathya Sivam. A vida de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. Rio de Janeiro: Fundao Sai, 2008

You might also like