You are on page 1of 20

Elementos culturais do espao urbano de Gois: fonte de conhecimentos para o ensino de geografia Cultural elements of urban space of Gois:

source of knowledge for teaching geography Elementos culturales del espacio urbano de Gois: fuente de conocimiento para la enseanza de geografa
Dominga Correia Pedroso Moraes

Universidade Estadual de Gois UnU de Gois mingamoraes@hotmail.com

Resumo Entende-se que a produo do espao uma construo humana, histrica e geogrfica, com caractersticas prprias das sociedades que viveram e vivem imprimindo suas marcas nas construes, nas ruas, nos monumentos, nas festas, nos modos de vida cotidiano de uma cidade que Patrimnio Histrico Cultural da Humanidade. O Patrimnio Histrico, os elementos culturais presentes nas paisagens e nos lugares do centro histrico de Gois so fonte de conhecimento, a partir do qual a Geografia pode desenvolver projetos educativos visando a formao para a cidadania de crianas e jovens da cidade. Palavras-chave: Cultura, Ensino, Geografia, Escola.

Resumen Significa que la produccin de espacio es una construccin humana, histrica y geogrfica, con caractersticas de las sociedades que han vivido y viven la impresin de sus marcas en edificios, calles, monumentos, en las fiestas, en la vida cotidiana, una ciudad que es Patrimonio Cultural de la humanidad. El patrimonio histrico, los elementos culturales presentes en paisajes y en los lugares del centro histrico de Gois son una fuente de conocimiento, de que la geografa puede desarrollar proyectos educativos dirigidos a la formacin para la ciudadana de los nios y jvenes de la ciudad. Palabras clave: Cultura, Enseanza, Geografa, Escuela.

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

Abstract This work treats of the young citizens' social representations on the urban space that constitutes the historical center of Gois. He/she/you understands each other that the production of that space is a construction human, historical and geographical, with own characteristics of the societies that lived and they are always printing your marks in the constructions, in the streets, in the monuments, in the parties, in the daily life manners, of a city that is Cultural Historical Patrimony of the Humanity. The Historical Patrimony, the present cultural elements in the landscapes and in the places of the historical center of Gois healthy knowledge source starting from which the Geography can develop educational projects seeking the formation for the children's citizenship and young of the city. Keywords: Culture, Teaching, Geography, School.

148

Introduo No espao do centro histrico da cidade de Gois so encontrados elementos sociais, culturais e arquitetnicos que expressam a forma de organizao, os modos de vida, de trabalho e as concepes de mundo das pessoas que construram e constroem, atravs das relaes cotidianas nesse espao. Tem-se na paisagem histrica de Gois, casas, prdios, ruas, pontes, museus e acervos, artes, festas, culinria, enfim, fazeres e saberes que so referncias para a compreenso da espacialidade da cidade. O conhecimento inerente a cada um desses elementos revela informaes de como a sociedade tem encontrado solues para sobreviver, para progredir e transformar a realidade. Esse conhecimento da trajetria de vida dos antepassados de Gois permite compreender que as geraes do passado e do presente so agentes de produo do espao e, por isso, so capazes de projetar um futuro melhor. a partir desse entendimento, que o presente artigo, que parte da Dissertao de Mestrado de Dominga Corra Pedroso de Moraes, defendida em Goinia, no Instituto de Estudos Scio Ambientais (IESA), da Universidade Federal de Gois (UFG), apresenta a leitura de alguns dos elementos do Patrimnio Histrico

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

Cultural da cidade de Gois e sugere aes de como o ensino de Geografia pode trabalhar esses elementos com alunos do ensino fundamental e mdio.

Elementos culturais do espao urbano da cidade de Gois As contribuies da Geografia Cultural dos autores: Corra (1999), Claval (1999), Maia (1999), Haesbaert (1994), Rosendahl (1999b) e Cosgrove (1999), fundamentam a leitura de elementos do centro histrico da cidade de Gois que podem ser alvos de aes para se trabalhar a formao cultural do cidado nas aulas de Geografia. Para Claval (1999), a diversidade cultural est cada vez mais ligada heterogeneidade dos sistemas de representao e de valores que permitem s pessoas identificarem-se individual e coletivamente e cada vez menos ligada a contedos materiais. Cada pessoa evolui culturalmente de forma particular em interao com a famlia, com os amigos, com a escola. Dessas interaes brotam coletivos culturais com identidades prprias de cada lugar. Nesse sentido, a cultura um universo diversificado, infinito e em evoluo constante. As experincias das pessoas so limitadas no tempo e no espao e realizamse, em sua maioria, na escala do cotidiano. Mas esses limites so vencidos pelas sucessivas geraes, pelas profisses diversas e pelas tcnicas que as pessoas usam para se comunicarem. por isso que a cultura est em constante evoluo. A cultura est diretamente relacionado com os componentes do universo de representaes, de conhecimentos, de atitudes, de princpios que construmos. Para Claval (1999, p. 67), o universo cultural pode ser ordenado de trs maneiras. A primeira refere-se s condies ambientais. Nas suas palavras:
[...] Os conhecimentos e tcnicas ambientais abrangem tudo o que permite a cada um se localizar no mundo, de reconhecer nele ambientes ricos e ambientes pobres, ambientes estveis e inseguros, e de colocar em ao os meios indispensveis para se deslocar, se proteger, se nutrir e construir um arsenal de utenslios e de mquinas que explicitam as realidades que nos envolvem.

149

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

Os cdigos de comunicao disponveis no ambiente, que a pessoa coloca em ao, permite-lhe compreender as formas de organizao social e a interao individual e coletiva no processo dinmico e constante das relaes scio-culturais. Dessa forma, os cdigos de comunicao constituem, a segunda forma de ordenao da cultura. Os valores que as pessoas atribuem aos elementos constituintes do espao 150 a terceira forma de ordenao da cultura. Esses valores integram os dois primeiros componentes e definem as opes ambientais ou sociais apreciadas por uma pessoa ou grupo de pessoas. Neste sentido, para os homens se dotam de perspectivas para comparar o mundo, tal como ele , com aquilo que poderia ser, para orientar sua ao e para dar um sentido sua existncia (CLAVAL, 1999, 68). Cada uma dessas maneiras de manifestao da cultura construda a partir de informaes histrico espaciais que permitem a comunicao, a aproximao, a diferena entre pessoas, assim como a constituio e unio de grupos. A partir desse contexto, apresenta-se, a seguir, a leitura de elementos do centro histrico da cidade de Gois. Selecionou-se para essa apresentao quatro lugares que revelam aspectos da produo espacial vilaboense, sem ter a pretenso de esgotar a riqueza e a heterogeneidade cultural dos lugares analisados. Praa Castelo Branco (Praa do Coreto) tambm conhecida como Largo 1, a praa situa-se no core do centro histrico da cidade2. um lugar da cidade onde acontecem eventos festivos e onde a sociedade vilaboense rene-se cotidianamente. Na Praa do Coreto destacam-se aspectos da cultura da cidade. Ruas com calamento de pedras irregulares, casas construdas com parede-meia. Nas construes do entorno da praa: Palcio Conde dos Arcos, casares, sobrados, Igreja da Boa Morte, elementos culturais como o uso de tcnicas de construo usando a taipa-de-pilo, o tijolo cozido, o piso de tbua, de mezanela3 ou de lajes de pedras podem ser percebidos. Esses elementos revelam o conhecimento de tcnicas de construo dos antepassados e

Espao pblico correspondente praa, que aparece na malha urbana como alargamento da via. (Coelho,1999). 2 A praa fica no centro do centro histrico da cidade. 3 Taipa-de-pilo um sistema de construo em que as paredes so construdas de barro socado. Mezanela um tijolo de barro cozido, utilizado como revestimento para piso. (Coelho,1999).

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

a maneira de viver da sociedade vilaboense em tempos diversos. A Praa expressa e participa da cultura da cidade, da vida das pessoas que vivem em Gois. Por isso, constitui elemento cultural da paisagem histrica da cidade. A diversidade de elementos culturais que existe no ambiente da Praa permite identificar o antigo e o novo, o uso de tcnicas rudimentares e sofisticadas de construo. O fato de existirem construes modernas ao lado de casas e prdios coloniais mostra caractersticas da paisagem histrica com elementos culturais de tempos diversos. Outro componente da cultura vilaboense, presente na Praa do Coreto, so os cdigos de comunicao, eles constituem elementos culturais e manifestam-se na forma de linguagem falada ou escrita, na forma de imagens visuais ou de sinais. Isso pode ser observado em diferentes situaes: nas placas das paredes externas das casas, indicando que nelas viveram personalidades que tm referncia na histria da cidade; nas imagens artesanais de elementos vilaboenses expostos nas janelas da casa de artesanato; na fala de pessoas que chegam no Coreto e dizem: quero um picol de cajuzinho, quero um sorvete de fruta da terra; na fala de vendedores que passam com tabuleiro gritando: olha a flor de coco. Ainda pode-se destacar na praa outro componente da cultura apontado por Claval (1999), que a esfera de valores. Cada elemento da praa: prdios, casas, ruas, objetos artesanais, monumentos, cultural porque est impregnado de valores individuais e/ou coletivos para os moradores e para os visitantes. Esses valores so atribudos pelas pessoas e so inerentes histria de vida de cada um e referncia histrico espacial de cada elemento. Ou seja, a relao pessoal ou coletiva da(s) pessoa(s) com um objeto ou conjunto de objetos e o ponto de vista que ele observado que determina a escala e a heterogeneidade dos valores que lhes so atribudos. O valor cultural que a praa tem est relacionado ao contexto histrico da cidade e vida das pessoas que a constroem e a vivem cotidianamente. Estas pessoas, ao mesmo tempo, participam da vida cotidiana no espao da praa, e so envolvidos pelos elementos constituintes desse espao, que lhes proporcionam conhecimentos, cultura, prazer. 151

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

A Casa de Cora Coralina, segundo elemento de anlise, um lugar que constitui forte representao da cidade. Ela uma das imagens selecionadas para divulgar o Patrimnio Histrico Cultural vilaboense. Nesse lugar os elementos culturais podem ser identificados em todos os cmodos: nos objetos, nos registros, nos utenslios, nas tcnicas de construo, enfim, em toda a casa. A Casa de Cora uma autntica representao do casario residencial 152 colonial da cidade. Uma arquitetura simples que revela o conhecimento de tcnicas de construo de geraes passadas. De acordo com Coelho (1999, p. 67), a casa foi construda:
Com estrutura de madeira e paredes elaboradas em adobe e pau-a-pique4, toda ela sob alicerces de pedra, criando com isso uma muralha de conteno para as guas do Rio Vermelho. O piso apresenta uma variedade de solues que vai desde o tabuado corrido at a mezanela, o tijolo queimado e lajes de pedra de grandes dimenses.

Essas tcnicas usadas na edificao da casa constituem elementos culturais e, quase todos, podem ser percebidos atravs da observao direta. Alm das tcnicas de construo, constituem elementos culturais, na Casa de Cora, os cdigos de comunicao. Esses fazem-se presentes em todos os ambientes da casa: os livros de Cora, os seus manuscritos, os seus objetos pessoais, os mveis, os utenslios que usava para fazer doces, os ttulos e honrarias que recebeu, as fotos, a biografia da poetisa, enfim, a maneira de viver de Cora Coralina lida nos elementos que contam sua vida pessoal, de escritora, de uma vilaboense que tornou-se conhecida e reconhecida atravs da poesia que escreveu. Outros cdigos de comunicao que constituem elementos da cultura na Casa de Cora Coralina o acervo com as imagens de fotos e as linguagens escritas que remontam a histria da casa, as reformas que ali foram realizadas. As tcnicas de construo originais so visveis nas fotografias. Os cdigos de comunicao, na Casa de Cora, constituem cultura porque traduzem a histria, a vida e a obra de uma personalidade da literatura vilaboense, goiana e brasileira.

Denominao para paredes elaboradas a partir de trelias de madeira com os vazios preenchidos com argila. (Coelho, 1999).

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

A esfera de valores manifesta-se, na Casa da poetisa, atravs dos significados que as pessoas atribuem aos conhecimentos, s tcnicas e aos cdigos de comunicao ali existentes. So esses que possibilitam a apreciao, pelos moradores e pelos turistas, dos aspectos do cotidiano vividos na casa, das histrias e coisas da terra vilaboense, da vida cotidiana simples e autntica que Cora transformava, com criatividade, em versos e histrias registradas em suas obras. A escala de relaes, de interaes e de informaes acontece de maneira diferente para cada pessoa ou grupo de pessoas. Dessa forma, os valores culturais atribudos Casa de Cora Coralina, a partir da sua apreciao, so heterogneos. O Chafariz de Cauda, terceiro elemento analisado, um monumento de rara beleza na paisagem do centro da cidade de Gois. Sua exposio a cu aberto facilita as possibilidades de leitura dos aspectos culturais inerentes sua materialidade, historicidade, espacialidade e funo social que desempenhou para a populao da cidade. A construo desse monumento revela o conhecimento de tcnicas de construo do sculo XVIII. Estruturado em alvenaria de pedras, usou-se a pedra-sabo para detalhes de acabamento e para a construo dos dutos originais que canalizavam a gua para servir populao. Esse monumento revela, tambm, a expresso artista, estilo rococ5, usada nos pinculos que decoram o topo das pilastras de sustentao e o fronto superior. Com relao aos cdigos de comunicao, o que chama a ateno um escudo trabalhado em pedra-sabo, nele est registrado o nome do governador e do ouvidor geral da Provncia de Gois responsveis pelo mandato de construo da obra. Os valores culturais atribudos ao Chafariz de Cauda podem variar de acordo com os elementos que revelam o conhecimento, a tcnica e a criatividade usada em sua edificao no sculo XVIII, assim como ao seu papel histrico social de abastecedor de guas populao e aos animais da regio sul da cidade por quase dois sculos6. 153

5 6

Estilo artstico surgido no sculo XVIII, adotado principalmente na decorao de interiores de igrejas. O servio de abastecimento de gua encanada para as residncias s comeou em 1949.

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

O Palcio Conde dos Arcos, ltimo elemento aqui analisado, um dos lugares de destaque da Praa do Coreto, prdio de arquitetura simples, construdo para abrigar os governadores da Capitania de Gois, o Palcio Conde dos Arcos a

expresso concreta de um ambiente onde viveu uma parcela da elite vilaboense. Hoje funciona como espao cultural e exposto visitao pblica. De acordo com Coelho (1999, p. 50), em relao construo original, o 154 prdio do Palcio j foi bastante descaracterizado. Em funo das vrias reformas ocorridas, constata-se, no edifcio, o uso de tcnicas e materiais construtivos que vo desde a taipa-de-pilo at o tijolo cozido, com propores que denunciam uma fabricao muito antiga. Mesmo descaracterizado, o prdio revela elementos culturais relacionados ao uso de tcnicas de construo do perodo colonial comuns aos demais prdios construdos, na cidade, nessa poca. O jardim do palcio tambm permite leitura de aspectos culturais, como conhecimentos, tcnicas e artes usadas na sua construo. um espao amplo, composto por trs nveis de solo, piso de mezanela, onde realizavam-se festas e saraus para a elite vilaboense. O acervo do palcio impregnado de cultura: o mobilirio varia do estilo rstico ao Luiz XV, do sculo XVIII ao XX (a maioria da poca da mudana da capital), de um simples gabinete com uma mesa e uma poltrona a um luxuoso jogo de copa para refeies; objetos de uso ntimo como escarradeira, urinol, bacia para lavar o rosto so relquias em porcelana; baixela de jantar de porcelana alem tambm uma das relquias do acervo. Esse acervo revela modos de vida, tcnica, arte e criatividade de outros tempos, por isso, constituem cultura. O Palcio um espao rico em elementos que comunicam ideias, manifestaes artsticas, a vida cotidiana ntima, social e administrativa dos governantes que nele moraram. Estes podem ser lidos nos objetos, nas pinturas, nas fotos que registraram momentos importantes da poltica e da organizao espacial do estado7, nas fotos dos governadores que residiram no palcio, nos painis que informam dados
7

Como a foto que registrou o momento da assinatura, por Pedro Ludovico Teixeira, do Decreto da Mudana da capital para Goinia em 1933.

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

histricos, enfim, em todos os ambientes das alas residencial e administrativa existem elementos que comunicam realidades vividas no palcio. No Palcio, inerente aos elementos materiais, est o valor poltico social que ele representa na histria vilaboense e goiana. Decises que envolveram a poltica, a economia, a organizao do espao, a vida das pessoas, foram pensadas e tomadas nos seus ambientes internos. Nesse sentido, ele representa, tambm, o espao do poder poltico-administrativo da histria de Gois, do perodo colonial mudana da capital. Assim, o Palcio Conde dos Arcos um lugar do centro histrico de Gois, onde pode-se ler uma diversidade de elementos culturais que revelam aspectos da histria e dos modos de vida da cidade de Gois. Apresentou-se a Praa do Coreto, a Casa de Cora Coralina, o Chafariz de Cauda e o Palcio Conde dos Arcos como exemplos de leitura de elementos culturais, mas em outros lugares do centro histrico de Gois pode-se ler e apreender aspectos da produo do espao que revelam a diversidade cultural de diferentes perodos da histria de Gois: objetos, instrumentos, utenslios domsticos, equipamentos de trabalho, vestimentas, objetos de culto, enfim, obras do passado. Pode-se ler, tambm, o processo dinmico da cultura, da cultura viva que se manifesta na paisagem. Para Corra (1999), interpretao de textos sobre paisagens e lugares atravs da msica, da literatura, da pintura, permite apreender manifestaes da cultura no espao e so temas sugestivos para pesquisas geogrficas. Em Gois, atravs da produo de artistas da terra, pode-se ler elementos da diversidade cultural da cidade. Tambm os doces e os pratos da culinria local so ricos para apreender cultura. As festas religiosas vilaboenses, que acontecem em locais sagrados, fixos ou mveis, tambm so fontes para apreenso de aspectos culturais, pois elas constituem manifestaes vivas da cultura na paisagem. Dentre outras cita-se as festas catlicas de Nossa Senhora de Santana e Nossa Senhora da Abadia, cujos santurios sagrados so a Matriz de Santana e a Igreja de Nossa Senhora da Abadia. Esses santurios tm em sua essncia histrico-cultural heranas do movimento missionrio do sculo XVIII nas regies das minas. Segundo Rosendahl (1999a, p. 35), os santurios surgidos nesse perodo representam uma tentativa popular de valorizao da f, em oposio aos 155

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

males trazidos pelo ouro [...] que produziu luxo e poder para uns, e misria e opresso para outros. As celebraes na Semana Santa em Gois constituem uma manifestao religiosa tradicional, com atribuio de valores simblicos expressivos.
As atividades religiosas imprimem no espao transformaes que esto fortemente relacionadas com os aspectos culturais da comunidade, de tal modo que o espao pode ser percebido de acordo com valores simblicos ali representados. (ROSENDAHL, 1999 b, p. 236).

156

As festas religiosas, de acordo com Maia (1999) e Corra (1999), constituem, para a Geografia, uma fonte de pesquisa para se desvendar as suas diversidades, formas, funes, territorialidades, interaes, redes e espacialidades, permitindo estudos comparativos entre festas rurais e urbanas, locais, regionais, nacionais, ou entre espaos sagrados e profanos. Na cidade de Gois essa fonte rica, manifesta-se, por exemplo, com a Folia do Divino Esprito Santo, que tem mais de 170 anos na cidade e atrai devotos de todas as idades. Tambm, com a Procisso do Fogaru, cerimnia de destaque da Semana Santa na cidade de Gois. Acredita-se que essa diversidade cultural do Patrimnio Histrico de Gois, alm de constituir fonte de pesquisa para a Geografia e outras reas cientficas, , principalmente, uma fonte de conhecimentos para se trabalhar a formao cultural do cidado. Por isso, ser apresentado no prximo item possibilidades de a Geografia contribuir para que, crianas e jovens conheam, formem valores, usufruam e preservem os elementos culturais da cidade.

Ensino de Geografia e aes educativas com elementos culturais da cidade O Patrimnio Histrico de Gois uma fonte concreta de conhecimentos, os quais podem ser objeto de estudo para trabalhar a formao cultural do cidado, especialmente dos estudantes moradores da cidade que tem com ela relaes cotidianas diversas. Como o ensino de Geografia pode contribuir para a formao da cidadania dos estudantes do ensino fundamental e ensino mdio?

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

A Geografia uma disciplina que tem perspectiva espacial e pode contribuir para a formao cultural do cidado. Como parte do currculo escolar, ela tem a tarefa de desenvolver nos alunos a viso crtica do espao, para que esses aprendam a pensar a realidade e a estabelecer relaes entre fatos e fenmenos da escala local global. O professor de Geografia, para desenvolver a formao cultural dos alunos, deve, em primeiro lugar, ter conhecimento profundo da sua disciplina, das categorias de anlise geogrficas, da relao interdisciplinar da Geografia com outras cincias (Castro, 2001). Sobre os conhecimentos bsicos que o professor de Geografia deve ter, Kaercher (2001, p. 73) bem claro. Para ele, so tarefas do professor de Geografia:
Dominar o conhecimento geogrfico a ser ensinado, dominar o mtodo de construo da geografia, ter o conhecimento de documentos e linguagens aplicados apreenso do conhecimento geogrfico, trabalhar com a questo das escalas, fazer leitura analtica do espao geogrfico, trabalhar na busca da interdisciplinaridade.

157

O domnio dessas tarefas, aliado a conhecimentos psicopedaggicos do processo ensino-aprendizagem, possibilita ao professor condies de levar o aluno a pensar os espaos da cidade de Gois e questionar por que eles so como so. Quem os produziu e produz? Como vivem os seres humanos nesses espaos? Como a apropriao dos frutos do trabalho pelos vilaboenses?Quem tem direito e quem usufrui a terra, o trabalho, a educao a cultura? Enfim, problematizar o espao da cidade para que os alunos busquem respostas, reflitam sobre elas e percebam que o espao a sociedade. Ou seja, a sociedade vilaboense constri o espao a partir do movimento social nas relaes que os homens estabelecem entre si e com a natureza nos diferentes tempos histricos. De acordo com Sacristan (2000), numa viso da escola como agncia socializadora e educadora, o desenvolvimento do aluno e sua relao com a sociedade so princpios bsicos para se desenvolver projetos educativos. Mais importante que os contedos, a experincia do aluno que deve apoiar a concepo de currculo. Mas o autor aponta que desenvolver projetos a partir da experincia dos estudantes esbarra na dificuldade que a escola tem de conectar experincias vividas e integral-las aos conhecimentos e cultura elaborada. Isso exigiria:

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

[...] aproximar matrias de estudos s aplicaes sociais possveis do conhecimento. Valorizao da cultura, relacion-la a aplicaes sociais continuam sendo ainda hoje desafios para aperfeioar esquemas e ofertar frmulas de currculo de acordo com elas. (aplicaes sociais). (SACRISTAN, 2000, p. 42-43).

Desafios que podem ser enfrentados com atividades planejadas, dirigidas, tendo o cotidiano como objeto de conhecimento. Essas atividades, de acordo com Libneo (1996), so um caminho para investigar a realidade e desenvolver as 158 habilidades de pensar e aprender nos alunos. Para esse autor, o trabalho com o cotidiano possibilita ainda, atravs das experincias vividas, interligar a aprendizagem do saber comum aprendizagem do saber cientfico. A busca do cotidiano importante para, a partir do experiencial, se ascender ao cientfico, ou seja, trata-se de interligar o processo experiencial ao processo de aquisio do saber cientfico. (LIBNEO, 1996, p. 218). Neste sentido, no existem receitas, mas a Geografia deve enfrentar o desafio de integrar nos seus projetos educacionais o estudo do cotidiano. Pode-se comear pelo estudo da paisagem vivida, com a qual os alunos tem experincias concretas de vida. A paisagem uma manifestao visvel do espao, revela a estrutura da sociedade em pocas diversas. Mas ela, tambm, guarda elementos invisveis que podem ser revelados atravs da leitura de sua essncia. necessrio levar o estudante a perceber e buscar explicaes no apenas no que os sentidos captam, mas, tambm, no que no est visvel, no est aparente na paisagem. Nas palavras de Castro (2001, p. 44), no estudo da paisagem, [...] o conhecimento deve atingir outros nveis, por exemplo pocas histricas, ao do estado, das empresas. Deve-se ter conscincia de que as formas de espao so os resultados da articulao entre o local e o mundo. A essncia da paisagem do centro histrico de Gois permite leituras para apreender a diversidade cultural, os conhecimentos, as tcnicas, os modos de vida, as relaes cotidianas das sociedades em diferentes escalas de tempo. Permite, tambm, que as pessoas atribuam valores a esses elementos. A paisagem do centro histrico, mais que testemunho da produo do espao urbano, uma expresso do presente, um registro das possibilidades que os diversos seguimentos sociais tm para conhecer, apropriar, valorizar e divulgar a cultura

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

e os bens que materializam e documentam a histria da sociedade vilaboense. O Patrimnio revela a identidade individual e coletiva, a histria e a cultura especficas de Gois e est intimamente relacionada com experincias da vida de cada pessoa ou grupo de pessoas. Assim, fundamental levar o aluno a dialogar com o espao vivido, com o centro histrico de Gois, com paisagens e lugares desse espao para descobrir aspectos que identifiquem com a sua histria, com a histria da sua famlia, dos seus amigos. A identidade do aluno com o espao vivido revelada pela sua afetividade e pelo seu imaginrio. O que poder, na perspectiva da conquista do lugar como conquista da cidadania, de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais de Geografia (PCNs), ajudar o aluno a pensar a construo do espao geogrfico no somente como resultado de foras econmicas e materiais, mas tambm, pela fora desse imaginrio (BRASIL, 1998, p. 59). Os PCNs de Geografia foram analisados por gegrafos como Cacete (1999), Oliveira (1999), Pontuschka (1999), Spsito (1999) e Magnoni Jnior (2001). Eles apontam crticas filosofia, ideologia, s correntes de pensamento, pedagogia e teoria expressas nesse documento do Ministrio de Educao e Cultura (MEC). Essas crticas so relevantes no sentido de que denunciam que os professores no participaram da elaborao dos PCNs. Mas acredita-se que as sugestes dos PCNs para se trabalhar a conquista da cidadania atravs da conquista do lugar vivido so pontos positivos. Na proposta os professores podem desenvolver projetos com o objetivo de promover a cidadania.
A cidadania como possibilidade de permanncia e de integrao no lugar de origem ou de destino; o lugar como experincia vivida dos homens com o territrio e as paisagens; o imaginrio e as representaes da vida cotidiana: o significado das coisas e dos lugares unindo e separando pessoas; a cidadania como conscincia de pertencer e interagir e sentir-se integrado com as pessoas e os lugares. (BRASIL, 1998, p. 59 -60).

159

Essas sugestes so indicadas tambm por autores como Almeida (1998), Araldi (2000), Libneo (1998), Reffatti (2000), Suertegaray (2000), Arroyo (1996) e Cadau (1996), que enfatizam o estudo da realidade cotidiana como possibilidade de promover a formao do cidado a partir da descoberta de valores do lugar, da paisagem, do ambiente de vida dos alunos. Os valores que o lugar vivido representa

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

para o estudante, o sentimento dele de pertencer, de integrar o lugar vivido, ponto de partida para se trabalhar a identificao da cultura local, o seu consumo, a sua defesa e a sua preservao. O desenvolvimento de atividades para o aluno reviver a memria da famlia na cidade, identificar suas marcas na paisagem, reconhecer os smbolos do patrimnio histrico que se identificam com a histria da sua famlia e da famlia dos seus colegas, 160 mapear a distribuio e organizao espacial das famlias, leva o estudante a descobrir identidades, adquirir conscincia cultural e, consequentemente, aprender cidadania. O acesso memria da famlia, aos smbolos familiares, memria da sociedade vilaboense, aos usos e costumes das pessoas, levam ao reconhecimento e definio de valores e significados pessoais e coletivos. um direito do cidado esse acesso, para que ele possa descobrir, refletir, criticar e participar da vida da coletividade. Esse direito, de acordo com Rodrigues (2001, p. 23), parte integrante dos Direitos Humanos.
Todo homem tem direito ao respeito aos testemunhos autnticos que expressam sua identidade cultural no conjunto da grande famlia humana; tem direito a conhecer seu patrimnio e dos outros; tem direito a uma boa utilizao do patrimnio; tem direito de participar das decises que afetam o patrimnio e os valores culturais nele representados; e tem direito de se associar para a defesa e pela valorizao do patrimnio.

Conhecer o seu patrimnio e o patrimnio de outros lugares conhecer um aspecto de si mesmo e do outro no conjunto da cultura. A conscincia de pertencimento, de identidade com um grupo, uma comunidade, uma cidade, reflete-se na forma de conceber o patrimnio cultural, no modo de apropriar-se dele, de mant-lo e de integr-lo vida social. Assim, o patrimnio cultural de Gois demanda para a Geografia o desafio de desenvolver projetos educacionais para a formao do cidado. Projetos que envolvam a memria, o conhecimento, a apropriao, o uso e o equilbrio entre patrimnio cultural e desenvolvimento social. Projetos educativos que integrem a caracterizao da dinmica da produo espacial da cidade; a anlise e distribuio dos atrativos patrimoniais; os locais de visitao pblica. E principalmente, projetos que integrem o patrimnio histrico da

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

cidade como fonte de conhecimento para entender a produo e organizao do espao, com o objetivo de promover a formao para a cidadania. A dinmica urbana, para Cavalcanti (1999), condiciona e produz a vida cotidiana dos cidados na cidade e pode orientar a organizao de temas de estudo da cidade na escola. Para essa autora, temas como: Cidado e o habitar da/na cidade; Cidado e o consumo na/da cidade; Cidado e os ambientes urbanos so referncias para a Geografia relacionar cidade, cidadania e ensino, no sentido de promover a formao do cidado para viver na cidade. Outro tema proposto pela autora Cidado e os lugares da cidade. A escola, ao desenvolver o estudo desse tema, deve ter claro que ele direciona para o direito do cidado de viver, de circular, de consumir, de usufruir, dos lugares da cidade. A relao dos alunos, moradores de Gois, com o espao do Patrimnio Histrico pode ser entendida como uma relao cotidiana com os lugares desse espao, uma relao de familiaridade, de identidade, uma relao ativa, participativa do cidado com o lugar e vice-versa. A Geografia pode desenvolver a formao dessa conscincia atravs de estudos que levem percepo, pelos alunos, da realidade espacial do centro histrico de Gois. Uma das maneiras de se fazer esse estudo pode ser atravs de projetos permanentes na escola, como por exemplo, Uma leitura do Patrimnio Histrico de Gois. Esse projeto deve envolver vrias disciplinas como: geografia, Lngua Portuguesa, Histria, Artes. Numa primeira etapa, a partir do estudo dos conceitos de espao e de paisagem pela Geografia, pode-se levar os alunos a observarem o espao do centro histrico. Uma observao planejada, problematizada, que leve os alunos a perceberem: como as casas e prdios foram construdos? Quais os detalhes coloniais mais evidentes nas fachadas desses prdios? Quais os prdios de maior destaque? Como a organizao da vida cotidiana nos lugares do centro histrico? Como as pessoas, visitantes e moradores relacionam-se com a paisagem histrica? Como so as ruas, o traado delas, para onde convergem? A partir dessa etapa, os alunos podem mapear, elaborar maquetes do centro histrico, destacando em cada rua, em cada praa, os elementos mais evidentes da paisagem. Podem descrever o que observaram da relao das pessoas com o centro 161

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

histrico. Aqui a Geografia deve desenvolver com os alunos o estudo do conceito de territrio, de territrios pblicos e privados, observando apropriaes constantes e temporrias no espao do centro histrico. A segunda etapa prope um estudo dos conceitos de natureza e de lugar e da relao desses com o espao e a paisagem. Em seguida, prope-se um estudo detalhado de lugares do centro histrico: as ruas, os museus, os monumentos. Uma busca histrica 162 do papel social, da importncia histrico cultural que cada lugar desempenhou e desempenha na dinmica urbana. Nessa etapa faz-se um estudo dos aspectos culturais de cada lugar do centro histrico, seguindo a teoria de Claval (1999), de ordenao da cultura no espao: ambiente, cdigos de comunicao e valores. Aqui, busca-se atravs de entrevistas com pessoas idosas, de anlise de fotografias e de documentos, a memria das famlias dos alunos, a maneira de viver dos antepassados que ainda faz-se presente no dia-a-dia dos jovens e a relao de cada famlia com a produo do espao vilaboense. Numa terceira etapa, pesquisa-se os eventos e as festas populares e religiosas mais tradicionais da cidade, a origem, a organizao, a dinamicidade, as formas e as espacialidades desses acontecimentos. Busca-se a relao da juventude com essas festas, o que cada uma representa na vida individual e das famlias dos alunos. Nessa etapa, uma pesquisa das lendas, estrias, causos, poesias, canes da cidade importante para revelar a relao de cada um com as festas e acontecimentos da cidade. O desenvolvimento desse projeto pode levar os alunos a conhecer, valorizar, usufruir e preservar o centro histrico de Gois. Outra sugesto de projeto permanente para alunos da cidade de Gois, que a Geografia pode desenvolver junto com outras disciplinas, a formao para a juventude participar dos eventos, como o FICA e a Semana de Artes, a Semana de Gastronomia, de forma organizada e dirigida pela escola. Esses eventos so acontecimentos na cidade de Gois caracterizados por extensas programaes culturais para o pblico em geral, como: exibio de filmes, espetculos de teatro e dana, apresentao de orquestras sinfnicas, exposies artsticas, lanamentos de livros, shows musicais. So programaes que visam

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

apresentar e divulgar a cultura e arte, mostrar a experincia e o fazer artstico. Porm, h a necessidade de preparar os alunos para prestigiar e recepcionar essas programaes. Faz-se um estudo dos conceitos geogrficos de espao, territrio, paisagem, assim como do conceito de cultura dentro das disciplinas envolvidas no projeto. De acordo com Melo Neto (2001), a partir desse estudo, de posse do calendrio de atividades do evento, a escola pode desenvolver atividades (palestras, leitura e anlise de textos, de filmes e de vdeos) de como o jovem usufruir das programaes de maneira a unir diverso, lazer, entretenimento, com apreciao cultural. Ou seja, a escola pode assim ensinar a juventude a pensar sobre a arte, sobre o fazer artstico, sobre a liberdade de expresso. A escola pode ensinar os alunos a conhecer e valorizar a arte, associando cultura e ensino com o objetivo de promover o acesso do cidado aos bens culturais que acontecem na cidade. Trata-se de aes educativas direcionadas para os alunos: * interagir com a programao cultural do evento; * sensibilizar para a participao e apreciao dos acontecimentos; * familiarizar com os artistas: atores, cantores, msicos, danarinos; * criar afeto e cumplicidade com a cultura; * perceber-se cidado. Acredita-se que projetos permanentes da escola, direcionados formao da juventude para usufruir das programaes culturais dos eventos na cidade, so importantes porque ampliam o conhecimento cultural do jovem e ele poder reverter essa aprendizagem para situaes de uso e de preservao do Patrimnio Histrico Cultural de Gois. 163

Consideraes finais Considera-se que a perspectiva de formao da cidadania o caminho para atividades polticas que envolvam a sociedade em projetos de educao cultural. Nesta direo, dentre as instituies que podem desenvolver a formao para a cidadania, a escola tem o papel de promover a educao voltada para a formao cultural do

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

cidado. E a Geografia, por ser diretamente relacionada com a espacialidade da sociedade, tem a possibilidade de direcionar projetos educacionais, voltados para a formao da cidadania de estudantes. Os tombamentos, as restauraes, as legislaes de proteo aos bens culturais de Gois so indispensveis proteo e conservao desses bens. Mas no garantem a difuso do conhecimento inerente a cada um deles. J o desenvolvimento de 164 projetos educativos especficos podem socializar os conhecimentos e promover a compreenso, a apreenso de significados, a valorizao e a preservao dos elementos que revelam a histria, os modos de vida e a organizao do espao pelas sociedades. Elementos particulares que caracterizam a cidade de Gois so os testemunhos da dinmica de sua produo espacial: o conjunto arquitetnico, os museus e acervos, as ruas, os monumentos, as igrejas, as festas populares e religiosas, os eventos oficiais, os pratos tpicos, os encontros nas praas e ruas, as relaes pessoais prximas, a valorizao de elementos culturais, enfim, os fazeres e saberes que conferem cidade e aos seus moradores identidade. Todos esses elementos manifestamse no dia a dia das pessoas, configurando a heterogeneidade histrico-cultural que o espao do centro histrico abarca. O que singulariza cada lugar, cada paisagem desse espao, so os modos de vida do passado e do presente nele desenvolvidos. Explorar as articulaes entre cidadania e cultura, focalizando experincias vividas pelos estudantes com o espao so formas de descobrir identidades e valores.

Referncias ALMEIDA, Rosngela Doinde. Perspectivas da Geografia Escolar no Brasil. In: Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino (ENDIPE). Anais... guas de Lindia, 1998. ARALDI, Adriana Rosinha. Construo do conhecimento atravs da interdisciplinaridade. In: REGO, Nelson e SUERTEGARAY, Dirce (Orgs) Geografia e Educao: gerao de ambincias. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. ARROYO, Miguel. Prtica Pedaggica e Currculo. Anais ENDIP. In: Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino. (ENDIPE). Anais... Florianpolis, 1996. p. 165-172.

Revista Territorial - Gois, v.1, n.1, p.147-166, jul./dez. 2012

BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Braslia: MEC/SEF, 1998. CACETE, Nria Hanglei. A AGB, os PCNs e os professores. In: CARLOS, Ana Fani A e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs) Reformas no Mundo da Educao: parmetros curriculares e geografia. So Paulo: Contexto, 1999. CANDAU, Vera M. Pluralismo Cultural, cotidiano escolar e formao de professores. In: Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino (ENDIPE). Anais... Florianpolis, 1996. p. 295-302. CASTRO, Joo Alves de. Sociedade, Cidadania e Geografia. In: VII Encontro Regional de Geografia (EREGEO). Anais... Quirinpolis: UEG, 2001. CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidadania, o direito cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espao urbano. Texto preliminar para a pesquisa: O tema da cidade no ensino de Geografia em escolas de ensino fundamental de Goinia. Goinia, 1999. CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural: O Estudo da Arte. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRA, Roberto Lobato. (Orgs). Manifestao da cultura no espao. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. COELHO, Gustavo Neiva. Guia dos bens imveis tombados em Gois. Goinia: Instituto de Arquitetos do Brasil, 1999. CORRA, Roberto Lobato. Geografia Cultural: passado e futuro uma introduo. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRA, Roberto Lobato. (Orgs) Manifestao da cultura no espao. Rio de Janeiro : Eduerj, 1999. COSGROVE, Denis. Mundos de significados: Geografia Cultural e imaginao. In: CORRA, Roberto L. E ROSENDAHL, Zeny. (Orgs.) Geografia Cultural: um sculo (2). Rio de Janeiro : Eduerj, 1999. HAESBAERT, Rogrio. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRA, Roberto L. (Orgs) Manifestaes da cultura no espao. Rio de Janeiro: Eduerj, 1994. KAERCHER, Nestor Andr. Iconoclastia constante na (de)formao de professores de Geografia. In: ZEN, M. Isabel H. Dalla e SOUZA, Ndia S. S. (Orgs). Prticas de Ensino na UFRGS: narrando pedagogias. Porto Alegre, RG : UFRGS, 2001. LIBNEO, Jos Carlos. Algumas abordagens contemporneas de temas da educao e repercusso na didtica. Anais ENDIP. Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino. Florianpolis, SC, 1996. ______. As mudanas na sociedade, a reconfigurao da profisso de professor e a emergncia de novos temas na Didtica. Anais ENDIP. guas de Lindia, Sp. V1/1, 1998. p 52-66 165

Elementos culturais do espao urbano de Gois...

MORAES, D. C. P.

MAGNONI JNIOR, Loureno. A contribuio do ensino da Geografia cidad de Milton Santos para compreenso das transformaes em curso no mundo contemporneo. Revista Cincia Geogrfica. Ano VII, n 19, maio/ag/2001, p. 22-31 MAIA, Carlos E. S. Ensaio Interpretativo da Dimenso Espacial das festas populares. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRA, Roberto Lobato. (Orgs). Manifestao da cultura no espao. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. MELO NETO, Francisco Paulo. Evento: de ao, de entreterimento a agente de promoo do Patrimnio Histrico Cultural. In: FUNARI, Pedro Paulo e PINSK, Jaime (Orgs). Turismo e Patrimnio Cultural. So Paulo: Contexto, 2001. OLIVEIRA, Ariovaldo U. Geografia e ensino: os Parmetros Curriculares Nacionais em discusso. In: CARLOs, Ana Fani A e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs) Reformas no Mundo da Educao: parmetros curriculares e geografia. So Paulo : Contexto, 1999. PONTUSCHKA, Ndia Nacib. Parmetros Curriculares Nacionais: Tenso entre Estado e escola. In: CARLOS, Ana Fani A e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs) Reformas no Mundo da Educao: parmetros curriculares e geografia. So Paulo : Contexto, 1999. REFFATTI, Luciana Vizzotto. Representaes de mundo: iniciando um trabalho psicopedaggico em interface com uma geografia fenomenolgica. In: REGO, Nelson e SUERTEGARAY, Dirce (Orgs). Geografia e Educao: gerao de ambincias. Porto Alegre: Ed. da UFRS, 2000. RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimnio histrico e o turismo. In: FUNARI, Pedro Paulo e PINSK, Jaime (Orgs). Turismo e Patrimnio Cultural. So Paulo: Contexto, 2001. ROSENDAHL, Zeny. Herpolis: o sagrado e o urbano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999a. ______ O espao, o sagrado e o profano. In: ROSENDAHL, Zeny e CORRA, Roberto L. Manifestaes da cultura no espao. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 1999b. SACRISTN, J. Gimeno. O Currculo: uma reflexo sobre a prtica. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. (Captulo I). SPSITO, Maria Encarnao B. Parmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia: pontos e contrapontos para uma anlise. In: CARLOS, Ana Fani A e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs) Reformas no Mundo da Educao: parmetros curriculares e geografia. So Paulo : Contexto, 1999. SUERTEGARAY, Dirce M Antunes. O que ensinar em Geografia (Fsica)? In: REGO, Nelson et ali. Geografia e Educao: gerao de ambincias. Porto Alegra: UFRGS, 2000.

166

Recebido para publicao em setembro de 2012 Aprovado para publicao em novembro de 2012

You might also like