You are on page 1of 7

CONFORMAO MECNICA Introduo Os processos de fabricao de peas metlicas por conformao mecnica so responsveis pela produo de um grande nmero

de produtos. Diversos materiais podem ser conformados, destacando-se os aos, as ligas de alumnio, as ligas de cobre e as ligas de titnio, entre os materiais empregados industrialmente. Os produtos conformados apresentam uma grande gama de geometrias, desde as mais simples at as mais complexas, representadas pelos produtos de grandes comprimentos como perfis, chapas, folhas, tubos, barras e peas diversas como eixos, engrenagens, bielas, recipientes e outros. A conformao mecnica, tambm denominada conformao plstica, representa um conjunto de processos em que a modificao da forma e das dimenses da pea metlica ocorre pela ao de tenses mecnicas que causam a deformao plstica dessa pea, sem que haja remoo de material, como ocorre na usinagem. Assim, nos processos de conformao no h variao do volume das peas conformadas. Desta forma, um dos aspectos interessantes da conformao a economia de matria-prima e a reduo do tempo total de fabricao, como mostrado na figura a seguir. Processos de Compresso Direta: O escoamento forma um ngulo reto com a direo da fora aplicada. Processo de Compresso Indireta: O escoamento ocorre pela ao de um estado combinado de tenses, o qual inclui altas foras compressivas em pelo menos uma das direes principais.

Conformao dos metais: Modificao de um corpo metlico para outra forma definida.

Processos Mecnicos (tenses externas) Processos de conformao Processos Metalrgicos (altas temperaturas)

Proc. Conform. p/ solidificao (T > Tfuso) Processos Metalrgicos Proc. Conform. p/ metal, do p (T < Tfuso)

Proc. Conform. Plstica ( < r) Processos Mecnicos Processos de Conformao Mecnica Proc. Conform. p/ usinagem ( > r)

PRIMRIOS Transformam o fundido (lingote) em um produto trabalhado de formas simples: barras, folhas, placas. tambm conhecido por Processamento.

Processos Mecnicos
SECUNDRIOS Transformam os produtos intermedirios em produtos acabados ou semiacabados. tambm conhecido por Fabricao.

Importncia do estudo dos Processos de Conformao Plstica: Mais de 80% dos produtos metlicos produzidos so submetidos a tais processos em um ou mais estgios. Os processos de conformao plstica dos metais permitem a obteno de peas no estado slido, com caractersticas controladas, atravs de esforos mecnicos em corpos metlicos iniciais que mantm o seu volume constante. Dimenso e forma Propriedades mecnicas Condies superficiais

Conciliando qualidade com elevadas velocidades de produo e baixos custos de fabricao. Os processos de conformao plstica podem ser classificados de acordo com vrios critrios: tipo de esforo predominante; temperatura de trabalho; forma do material trabalhado ou do produto final; tamanho da regio de deformao (localizada ou geral); tipo de fluxo de material (estacionrio ou intermitente); tipo de produto obtido (semi-acabado ou acabado).

Classificao Quanto ao tipo de esforo predominante por compresso direta; por compresso indireta; por trao; por cisalhamento; por flexo.

Compresso direta: predomina a solicitao externa por compresso sobre a pea de trabalho. Nesse grupo podem ser classificados os processos de forjamento (livre e em matriz) e laminao (plana e de perfis). Compresso indireta: as foras externas aplicadas sobre a pea podem ser tanto de trao quanto de compresso, mas as que efetivamente provocam a conformao plstica do metal so de compresso indireta, desenvolvidas pela reao da matriz sobre a pea. Exemplos: treflao e extruso de tubos e fios, e a estampagem profunda (embutimento) de chapas (parcial). No processo de treflao, a solicitao externa de trao, enquanto nos processos de extruso e embutimento de chapas, de compresso. Nesse ltimo processo, porm, somente parte da pea (a aba) submetida a esse tipo de esforo. Conformao por trao: o estiramento de chapas, no qual a pea toma a forma da matriz atravs da aplicao de foras de trao em suas extremidades, o principal exemplo. Conformao por cisalhamento: envolvem foras cisalhantes suficientes ou no para romper o metal no seu plano de cisalhamento. Os melhores exemplos deste tipo de processo so a toro de barras e o corte de chapas. Conformao por flexo: as modificaes de forma so conseguidas mediante a aplicao de um momento fletor. Esse princpio utilizado para dobrar chapas, barras e outros produtos. Como exemplo, pode-se citar os processos de dobramento livre, dobramento de borda, dobramento de matriz e calandragem. Classificao quanto temperatura de trabalho Quando a temperatura de trabalho maior que a temperatura que provoca a recristalizao do metal, o processo denominado trabalho a quente e, abaixo desta temperatura, trabalho a frio.

No trabalho mecnico a frio, provoca-se o aparecimento do efeito de encruamento do metal, ou seja, o aumento da resistncia mecnica com a deformao plstica. O trabalho mecnico a frio permite aumentar a resistncia mecnica de certos materiais no-ferrosos que no so endurecveis por tratamentos trmicos. No trabalho mecnico a quente, a deformao plstica realizada numa faixa de temperatura, e durante um determinado tempo, em que o encruamento eliminado pela recristalizao do metal. Um metal na sua condio encruada possui energia interna elevada em relao ao metal no-deformado plasticamente. Aumentando-se a temperatura, h uma tendncia do metal de retornar condio mais estvel de menor energia interna. O tratamento trmico para obter este efeito denominado Recozimento e, alm da recuperao da estrutura cristalina do metal, este tratamento provoca a diminuio da resistncia mecnica e a elevao da ductilidade.

Esquema Simplificado da Classificao dos Processos de Conformao

You might also like