You are on page 1of 26

INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SO PAULO FACULDADE BIRIGUI LETRAS JAQUELINA ALVES DE SOUZA ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA

O ESTILO LRICO E SEUS FENOMENOS ESTILSTICOS

Birigui-SP AGOSTO-2012

INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SO PAULO FACULDADE BIRIGUI LETRAS JAQUELINA ALVES DE SOUZA ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA

O ESTILO LRICO E SEUS FENOMENOS ESTILSTICOS

Trabalho apresentado Faculdade Birigui como requisito parcial para a obteno de conceito na disciplina da Faculdade de Letras. Orientador: Marques Prof. Marcelo Moreira

Birigui-SP AGOSTO-2012

O poeta um fingidor. Finge to completamente Que chega a fingir que dor A dor que deveras sente Fernando Pessoa

SUMRIO

INTRODUO..............................................................................................................

1 A ESSNCIA LRICA................................................................................................

2 FENMENOS ESTILSTICOS LRICOS.................................................................. 2.1 A Musicalidade....................................................................................................

2.2 A Repetio.........................................................................................................

2.3 Desvio da norma gramatical................................................................................

2.4 Antidiscursividade................................................................................................

2.5 Alogicidade..........................................................................................................

2.6 Construo parattica......................................................................................... CONCLUSO...............................................................................................................

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS.............................................................................

INTRODUO
Este trabalho comenta em linhas gerais o estilo lrico de composio potica, so apresentadas a sua essncia e tambm seus fenmenos prprios de estilos na escrita das obras poticas de importantes autores. Vemos que os estilos literrios em sua riqueza e peculiaridades, nos levam a uma viagem atravs das estruturas gramaticais que os autores criam e recriam, para tornar possvel a expresso livre de seu sentimento, como afirma Fernando Pessoa:
Todo autor, na proporo em que grande e ao mesmo tempo original, tem tido sempre que criar o sentimento esttico pelo qual hde ser apreciado; assim foi e assim continuar a ser... (PESSOA, 2000, p.108)

O estilo lrico uma expresso do presente sob a tica de uma memria que independente de quando ocorreu os fatos ou se ainda ocorrem esto deprimindo o autor e mantem seu estado de espirito, como explica Jnior Arrigucci, no trecho transcrito abaixo:
O presente pode ento ser apreendido na forma de um momento potico, convertendo-se em smbolo: sntese de uma totalidade ausente que, no entanto, se presentifica por um resgate da memria numa sbita iluminao do esprito, numa imagem fulgurante e instantnea, que se vai perder em seguida. O que passa se faz smbolo. E na breve fulgurao dos smbolos, se recobra o que se esfumava na zona de penumbra da memria ou jazia de todo adormecido no esquecimento. Plenitude passageira do que foi ou est indo e agora vira imagem [...]. Contra o fundo de sombras da memria, que tambm da morte e do esquecimento, brilham por um instante as imagens simblicas. As imagens, passageiras como as sombras. (ARRIGUCCI JNIOR, 1997, p.32)

Alm da memria, em relao ao presente ou o estado emocional que o autor se encontra, os estilos literrios so dinmicos e esta engenhosidade na composio criam elementos que conduzem a uma fluidez no texto espontnea, despreocupada com a clareza de se entender tudo em uma primeira leitura.
Como, entretanto, nas frases podem prevalecer ora as relaes das partes, ora noes isoladas, ora os elementos sonoros, tambm numa obra potica ressalta ora o lrico, ora o pico, ora o dramtico, sem que por isso faltem os demais, nem possam jamais integrando uma obra de arte lingustica - estar totalmente ausentes. (STIGER, 1974, p.161)

Ento Stiger, confirma que os elementos que conduzem o autor na escrita, no comprometem o que exposto apenas, do suporte, para que seja expresso nas construes dos versos, o que realmente importa para o escrito lrico, a apresentao da sua realidade em vista do seu eu presente nas composies.

1 A ESSNCIA LRICA

Entende-se por lrica quando os fenmenos estilsticos prprios so manifestados em uma obra, desta forma o predomnio dos traos indicados como prprios, na sobreposio dos demais cria o que chamamos de ramo da Lrica, diante disse o autor Rosenfeld faz comentrios interessantes:
Pertencer Lrica todo poema de extenso menor, na medida em que nele no se cristalizarem personagens ntidos e em que, ao contrrio, uma voz central quase sempre um Eu nele exprimir seu prprio estado de alma. (ROSENFELD, 1965 p. 05)

O poema lrico por meio do subjetivismo intenciona um personagem prprio sendo o eu, que em meio a composio est atribudo e torna as vezes meio que confuso, mas a Lrica no uma autobiografia, justamente que este eu destacado est sendo expressado em um ambiente imaginrio e no real, quando falamos em autobiografia, os fatos so reais. Esta nova realidade que o poeta lrico cria est constantemente reflexo na realidade concreta e esta tenso cria o que chamamos de subjetivismo lrico, que independe do eu biogrfico. O poema lrico tem em sua essncia a ligao intima do sentimento, ou seja as emoes so parte indissociveis do lirismo, desta forma percebemos que o sujeito e o objeto, ou seja, o eu e o mundo, tem uma relao no muito ntida, e a emoo impede que a configurao mais exposta dos componentes do poema, mas todos os seres esto seguindo a fluidez do poema, em formas onde se fundem e confundem com as realidades expressas, podendo desaparecer e reaparecer em momentos especficos, tornando as distancias entre o real e o imaginrio cada vez menores em certos trechos das poesias. Quando aparecem descries, anlises, dilogos ou reflexes no poema, instaura-se um distanciamento entre o sujeito e o objeto e o clima lrico desvanece com a acentuao dos traos picos ou dramticos. Mas sabe-se que o fundamental do lirismo no est condicionado ao distanciamento, o sujeito e o objeto tendem ser o mesmo, so unidos por meio do estado anmico, mundo interior e exterior, passado, presente e futuro. O professor Staiger considera que a essncia lrica est na recordao, e assim compem a etimologia das palavras do latim cor- cordis. Esta construo quer

observar que ao dizer de novo ao corao, vemos que existe uma incrvel integrao em que o eu est nas coisas e as coisas esto no eu. memria pica recupera para a contemplao lrica o que passou, trazendo de volta conscincia e luz do presente um instante dissolvido na corrente do tempo [...] (ARRIGUCCI JNIOR, 1997, p.33) Ento somente temos este acontecimento em uma obra puramente lrica e este processo ao longo do estado afetivo do autor vai sendo maior ou menor, durante a apresentao de sua obra.

2 FENMENOS ESTILSTICOS LRICOS


Quando foi apresentada a essncia lrica, foi dito que este estilo existe por causa de seus modelos estilsticos prprios que em sua caracterizao peculiar constituem toda a notao dos autores que pertencem a esta escola literria. Alm da emotividade e afetividade encontramos elementos que deixam ricos os poemas em vrios aspectos.

2.1 A Musicalidade

O lrico representa uma forma potica que os gregos antigos utilizavam na recitao de poesias ao som da lira, nas praas e teatros ao ar livre. Este um dos fenmenos estilismos mais comuns na composio das obras lricas por que a linguagem cria uma certa musicalidade, atravs do ritmo e dos meios sonoros da lngua, como a rima, a rima, a assonncia ou a aliterao. O enredo cria uma camada fnica a qual tendncia que a identidade entre o sentido que a as palavras apresentam e sua sonoridade na pronuncia construam a musicalidade, podemos evidencia esse fenmeno no poema de Manuel Bandeira, Cano do vento e da minha vida:
O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as flores... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De frutos, de flores, de folhas.

Vemos neste poema a repetio dos fonemas /v/ e /f/, desta forma como posicionados na estrutura do pem nos d a inteno da musicalidade, alm do significado que o vento tem na desconstruo da vida do eu deste poema, todos eventos mostram a rtmica das rimas existentes em uma construo que vai demonstrando a destruio pretendida. Esta aproximao dos elementos sonoros e significativos provm da disposio afetiva lrica que envolve tudo na ausncia de distanciamento da recordao.

2.2 A Repetio
A repetio est relacionada a musicalidade, entre os processos mais comuns da repetio, citamos o refro que exemplificaremos numa cantiga de amor de D. Dinis:
Quanto me custa, senhora, tamanha dor suportar, quando me ponho a lembrar o que pensei desde a hora em que formosa vos vi; e todo este mal sofri s por vos amar, senhora. Desde o momento, senhora, em que vos ouvi falar, no tive seno pesar; cada dia e cada hora mais tristezas conheci; e todo este mal sofri s por vos amar, senhora. Deveis ter d, senhora, do meu profundo pesar, da minha mgoa sem par, porque j sabeis agora o muito que padeci; e todo este mal sofri s por vos amar, senhora. (BERARDlNELLI, 1958 p. 25)

No poema transcrito vemos a repetio das palavras, mas no de forma aleatria, mas sim uma construo visvel da fluidez que a autora quer demonstrar, ou seja as palavras no se repetem apenas, mas sim constroem como tijolos uma realidade no qual o amor est ligado a dor do sofrimento em que o amante mesmo que platonicamente expem um sentimento que o leva as profundezas da convalescncia. Para se obter o significado existente foi criada uma estrutura no qual os substantivos esto representado o amor e tambm o sofrimento causado por esse amor, tendo como pano de fundo os adjetivos, pronomes adjetivos, advrbios e locues adverbiais. Em geral, o poema explora os recursos da igualdade fontica entre as palavras utilizadas neste poema. A dinmica lingustica est disposta na questo que relaciona as identidades e diferenas a fim de realizar um mximo de

diferenciao. E de forma natural so utilizadas palavras de som igual ou semelhante, a linguagem corrente evita a indiferenciao, da qual a linguagem potica tira partido nos efeitos que pretende.

2.3 Desvio da norma gramatical

Este fenmeno estilstico dos poetas lricos existe para que as composies demonstrem uma propriedade maior sobre aquilo que est sendo escrito e assim a lngua com a ruptura de sua forma gramatical formal, torna mais pessoal o que est sendo exposto, as repeties de mais vcios encontrados nos poemas lricos, conduzem o leitor a entender um universo mais obscuro e as ambiguidades que estes poemas carregam em seus enredos. O rompimento da ordem direta dos termos da orao acontece em grande parte dos poemas deste estilo, esse vicio est ligado ao mtodo com o qual se torna mais fcil para o poeta encaixar com maior perfeio a sua sequencia, em prejuzo da clareza. Estes versos de O navio negreiro de Castro Alves ilustram o caso:
Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzernas avermelha o brilho, Em sangue a se banhar. Negras mulheres, suspendendo s tetas Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes E ri-se a orquestra irnica e estridente...

Vemos que a lngua tem uma movimentao nada peculiar que a torna mais inusitada que inconveniente na sua pronuncia, assim vemos que o poeta no se limita pela estrutura formal da gramtica, mas torna vivel as transies de contexto e significado, de cada classe de palavras em virtude de sua gramatica. Na perspectiva lgica, ou a repetio esclarece a mensagem ou redundante, sem acrescentar informao nem originalidade. No contexto potico, dse um aumento de informao porque o discurso no prossegue: recua e se obscurece, resultando imprevisvel, original e ambguo.

2.4 Antidiscursividade

A discursividade a tendncia sequencial logica que constri uma frase e esta frase constri um texto, no qual os assuntos so abordados e compreendidos pelo leitor, dando-lhe neste simbolismo as explicaes necessrias para que o entendimento seja o mais perfeito possvel, j o poema no consegue se encaixar nesta logica e com isso pertence ao simbolismo apresentativo, porquanto sua significao no linear e sim globalizante. A poesia usa os mtodos discursivos, mas sua gama de material verbal, reage contra a sintaxe lgico-gramatical e assim busca o rompimento das imposies existentes, no discurso e na sua mtrica, sabe que os poetas na poca do Simbolismo tinha uma grande averso ao mtodos sintticos que por vezes engessam a continuidade que o poeta necessita na organizao das rimas e na obteno da musicalidade que seus versos devem expressar. A potica atual se empenha cada vez mais em abolir o discursivo ao suprimir os elos conectivos sintticos, chegando mesmo, em muitos casos, a eliminar a frase, conforme se verifica na Poesia Concreta. Cassiano Ricardo empregou este procedimento em vrias composies, entre as quais Posies do corpo:
Sob o azul sobre o azul subazul subsol subsolo

Este poema com sua construo no habitual, compem uma semntica fontica no qual as palavras se entrelaam constituindo novas palavras compostas e entendendo-se o fluxo de cu e terra, a descendente at o abaixo da terra, o sobsolo. Ento vemos quais so as posies do corpo na realidade, a primeira andando sobre a terra e sob o cu e sol e depois enterrado debaixo da terra, no subsolo, entendemos que neste pequeno poemas temos a indicao da vida e morte, a destinao irremedivel de todos os seres humanos. Mesmo sem atingir tais extremos compositivos, as vivncias anmicas ejeitam a rigidez das construes sintticas, e repelem o discursivo, que instala o distanciamento reflexivo, incompatvel com a essncia lrica.

2.5 Alogicidade

Este fenmeno estilstico est ligado ao imaginrio que o poeta cria ao longo da sua poesia, interligando os demais aspectos j citados anteriormente tornando a obra uma estrutura mais complexa e nada corriqueira como possa parecer em alguns textos. A carga de significncia de cada verso de uma poesia lrica de grande maneira um rompimento com a realidade de forma mais corajosa, se comparamos com outros estilos literrios. O oximoro ou oxmoro a figura de pensamento em que se exprime um paradoxo. Consiste na associao de dois termos contraditrios, duas imagens, que na realidade se repelem, que aproximam dois sentidos totalmente incompatveis. No se deve confundir com a anttese, uma vez que o oximoro uma intensificao especial da anttese. Seguem-se alguns exemplos1:
"(...)e queima o fogo aquela neve Que queima coraes e pensamentos." (Cames, Lrica, "O fogo que na branda cera ardia") "ela ouviu as palavras condenadas Que puderam tornar o fogo frio" (Cames, Lrica, "Aquela triste e leda madrugada")

O paradoxo um dos traos que compem os versos de Cames, alm da questo do dualismo, a questo existencialista, esto presentes nesta trama, o enredo torna a luta entre a realidade e imaginrio uma torrente que conduz a fluidez do texto. Todas essas contradies corroboram a impossibilidade de se captar o poema lrico atravs do raciocnio, pois o transbordamento de sentimento ultrapassa a jurisdio da lgica, aprofundando outras camadas alheias ao regulamento codificado.

2.6 Construo parattica

A parataxe ou melhor exemplificado as oraes coordenadas as quais temos uma gama em nossa gramatica como explica: Termo que designa a ordenao sinttica das frases com o recurso predominantemente a oraes coordenadas
1 oximoro. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-06-26]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$oximoro>.

copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas ou explicativas2. Ento vemos que nas composies lricas e a relao da parataxe com a hipotaxe que tem significncia:
Termo que designa a ordenao sinttica das frases com o recurso predominantemente a oraes subordinadas relativas, integrantes, causais, finais, comparativas, condicionais, concessivas, temporais ou consecutivas. Ao contrrio da parataxe (uso predominante de conjunes coordenativas), pela qual as oraes so simplesmente justapostas, a hipotaxe revela uma prosa mais complexa e circunstanciada. (INFOPDIA, 2012)

Desta forma entende-se que a questo do uso da primeira forma sendo as oraes coordenadas, se d pelo fato que no requer muito esforo gramatical em sua combinao quanto requerido na utilizao de oraes subordinadas. Na hipotxe, a subordinao a uma orao principal estabelece um nexo lgico de dependncia, em oposio liberdade da expanso das emoes. A disposio afetiva encontrada nas poesias lricas no podem ser bloqueadas ou engessadas, desta forma o autor utiliza-se desta tcnica exclusivamente para dar vazo a sua emotividade na composio do eu apresentado nos versos, que referem-se a experincias estabelecidas no espao e tempo, independe quer seja o lapso temporal destas marcas que o autor quer demostrar por meio de suas palavras. Em Casimiro de Abreu nos versos de Meus oito Anos, a recordao da infncia une o passado e presente num reviver repleto de ternura. As breves oraes coordenadas da estrofe que transcrevemos refletem a justaposio dos fatos, arrastados pela torrente lrica: Naqueles tempos ditosos Ia colher as pitangas, Trepava a tirar as mangas, Brincava beira do mar; Rezava s Ave-Marias, Achava o cu sempre lindo, Adormecia sorrindo, E despertava a cantar!

2 parataxe. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-07-26]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$parataxe>.

CONCLUSO
Vemos que a poesia lrica muito rica e que torna o ato de expressar sentimentos uma forma nica para o autor que se mostra de forma velada em suas palavras, mas mesmo assim consegue exprimir de forma nica toda sua afetividade, em uma realidade paradoxal. O imaginrio unido principalmente com a musicalidade de a repetio, torna as poesias uma forma de construo que no se esfora em satisfazer as normas gramaticais formais, mas sim utiliza sua brechas para que este toque diferenciado seja privilegiado diante dos outros estilos literrios. Vemos que as poesias lricas em sua construo geral, querem fugir da normalidade e se entregar as divagaes existentes no inquietante pensar dos autores, realidade e imaginao por vezes se confundem, mas expresso sentimentos e acontecimentos que podem demonstrar um estado de espirito mais transparente.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ARRIGUCCI Jr., David. Braga de novo por aqui. In: BRAGA, Rubem. Os melhores contos. 7 ed. So Paulo: Global, 1997. BERARDlNELLI, Cleonice. Cantigas de trovadores medievais em portugus moderno. Rio, Simes,1953. p. 25. Hipotaxe. In Infopdia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 201207-26]. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$hipotaxe>. O navio negreiro, nas Obras Completas de Castro Alves , ed. de Afrnio Peixoto, I, pp. 308-311 PESSOA, Fernando, Orpheu revista Trimestral de literatura n 1 (1915), Fernando Cabral Martins (ed.), Crtica Ensaios, Artigos e Entrevistas, Lisboa, Assrio & Alvim, 2000 Posies do Corpo, no livro Poemas Completos, 1957 ROSENFELD. Anatol. O teatro pico, So Paulo: Buriti, 1965. p. 5. STIGER, Emil. Conceitos f undamentais da potica. Tra d. Celeste Ada Galeo. Rio de J a n eiro, Tempo Brasileiro, 1974, p. 161-162

You might also like