You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO CAMPUS MEMORIAL

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO JULES HENRI FAYOL

Autores Gabriela Laia Klinsmann Diniz Raquel Nelissa Victoria Katherine

RA 912204375 912204136 912204506 912204913

SO PAULO, 2012

NDICE
INTRODUO ................................................................................................................................ 4 1 - Henri Fayol ............................................................................................................................... 5 1.1 Histria .................................................................................................................................... 5 1.2 Antecedentes Histricos .......................................................................................................... 5 2 - Funes Bsicas da Empresa .................................................................................................... 6 2.1 As 6 funes bsicas ................................................................................................................ 6 3 - Conceito de Administrao ...................................................................................................... 7 3.1 Funo universal da administrao......................................................................................... 7 4 - Proporcionalidade das Funes Administrativas ..................................................................... 8 5 - Diferena entre Administrao e Organizao ........................................................................ 8 6 - Princpios Gerais de Administrao para Fayol ........................................................................ 8 7 - Teoria da Administrao ........................................................................................................ 10 7.1 Administrao como Cincia ................................................................................................. 10 7.2 Teoria da Organizao .......................................................................................................... 11 7.3 Diviso do Trabalho e Especializao .................................................................................... 11 7.5 Conceito de Linha e Staff ....................................................................................................... 12 7.6 Organizao Linear ............................................................................................................... 12 8 - Apreciao Crtica da Teoria Clssica..................................................................................... 13 9 - Comentrio e Concluso do Grupo......................................................................................... 15 10 - Bibliografia ........................................................................................................................... 16 10.1 Fonte.................................................................................................................................... 16 ANEXO A Apresentao Power Point Jules Henri Fayol

NDICE FIGURA
Figura 1 Jules Henri Fayol .............................................................................................................. 5

INTRODUO
A teoria clssica teve seu inicio inspirada na imensa variedade de empresas, com tamanho diferenciado, problema de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdcio, insatisfao entre os operrios, concorrncia, perdas por falha no planejamento, o que resultou na diviso do trabalho em nvel hierrquico dando incio na Frana em 1916, pelo francs Henry Fayol e nos estados unidos por Taylor que desenvolvia a administrao cientifica e ambas buscavam eficincia das organizaes. Enquanto a Administrao Cientfica julgava que essa eficincia era alcanada por meio da racionalizao do trabalho do operrio e no somatrio da eficincia individual, a Teoria Clssica vinha na contra mo: enfatizava o todo organizacional e a estrutura, sendo elas rgos ou pessoas. Foi justamente essa preocupao com a estrutura da organizao que proporcionou uma ampliao no objetivo de estudo da Teoria Geral da Administrao.

1 - Henri Fayol

Figura 1 Jules Henri Fayol


http://liderestrategico.wordpress.com/

1.1 Histria No ano de 1841 em Constantinopla nasceu Jules Henri Fayol, o fundador da Teoria Clssica, vivendo as conseqncias da Revoluo Industrial e da Primeira Guerra Mundial, Fayol faleceu em Paris no ano de 1925. Aos 19 anos formou-se em engenharia de minas e entrou para empresa metalrgica e carbonfera, foi promovido gerente aos 25 anos e para diretor geral com 47 anos. Fayol chegou a se aposentar em 1918, durante esse perodo salvou sua indstria da falncia.

1.2 Antecedentes Histricos A Teoria Clssica teve como fundador o engenheiro francs Henri Fayol, que considerado juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna Administrao. Durante o ano de 1916 enquanto Taylor e outros engenheiros trabalhavam em prol do desenvolvimento da Administrao Cientfica nos Estados Unidos, a Teoria Clssica surgiu na Frana sendo rapidamente difundida por toda a Europa.

Ambas as teorias visavam o mesmo foco: a busca da eficincia das organizaes. Enquanto a Administrao Cientfica julgava que essa eficincia era alcanada por meio da racionalizao do trabalho do operrio e no somatrio da eficincia individual, a Teoria Clssica vinha na contra mo: enfatizava o todo organizacional e a estrutura, sendo elas rgos ou pessoas. Foi justamente essa preocupao com a estrutura da organizao que proporcionou uma ampliao no objetivo de estudo da Teoria Geral da Administrao.

2 - Funes Bsicas da Empresa


2.1 As 6 funes bsicas Fayol enfatiza que toda empresa apresenta 6 funes: 1- Funes tcnicas - relacionadas com a produo e servios. 2- Funes comerciais - relacionadas com compras vendas e permutao. 3- Funes financeiras - relacionadas com a procura e gerncia de capitais. 4- Funes de segurana - relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas. 5- Funes contbeis - relacionadas com registros, balanos, inventrios e estatsticas. 6- Funes administrativas - relacionadas com a integrao de cpula das outras cinco funes. As funes administrativas coordenam, organizam, comandam e controlam as demais funes da empresa. Fayol alega que nenhuma das seis funes essenciais procedentes tem o encargo de formular o programa de ao geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforos e de harmonizar os atos. Essas atribuies constituem outra funo, designada pelo nome de Administrao.

Essa viso de Fayol das funes das empresas est ultrapassada. Nos dias atuais, essas funes recebem o nome de reas da administrao. As funes administrativas recebem o nome de rea de Administrao Geral. As funes tcnicas recebem o nome de rea de Produo, Manufatura ou Operaes. As funes comerciais recebem o nome de rea de Vendas/Marketing. As funes de segurana passaram para um nvel mais baixo, e hoje so consideradas atividades de apoio, normalmente chamadas de Servios Gerais. Surgiu ainda a rea de Recursos Humanos ou Gesto de Pessoas.

3 - Conceito de Administrao
3.1 Funo universal da administrao Para Fayol administrar era saber aplicar as funes universais da administrao, que so: 1- Previso: relacionado avaliao do futuro e o aprovisionamento em funo dele. 2- Organizao: proporciona tudo de til ao funcionamento da empresa. dividida em organizao material e organizao social. 3- Comando: impulsiona a organizao a funcionar, j que seu objetivo alcanar o mximo retorno de todos os empregados, no interesse do aspecto global. 4- Coordenao: ela a responsvel pela harmonia de todas as atividades do negcio, j que facilita o trabalho e sucesso, pois sincroniza coisas e aes em propores certas adaptando os meios aos fins. 5- Controle: baseia-se na verificao para certificao de que todas as coisas decorrem em conformidade com o plano adotado, as instrues transmitidas e os princpios estabelecidos. O objetivo identificar fraquezas e erros no sentido de retific-las e prevenir a recorrncia.

4 - Proporcionalidade das Funes Administrativas


Para Fayol existe uma proporcionalidade da funo administrativa levando-se em conta que ela se reparte por todos os nveis da hierarquia da empresa e no privativa da alta cpula, sendo distribuda proporcionalmente entre todos os nveis hierrquicos. Na medida em que se desce a escala hierrquica, aumenta a proporo de outras funes da empresa e, medida que se sobe na escala hierrquica, mais aumenta a extenso e o volume das funes administrativas.

5 - Diferena entre Administrao e Organizao


Fayol fez distino entre organizar e administrar. Administrao, segundo ele, um conjunto de processos entrosados e unificados do qual a organizao uma das partes. A organizao abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo, portanto limitada. A organizao no compreende aspectos como previso, comando e controle. Foi devido a essa anlise de Fayol, que a palavra organizao passou a ser usada com dois significados distintos: 1- Organizao como uma entidade social. Nesse sentido a palavra organizao denota qualquer empreendimento humano moldado

intencionalmente para atingir determinados objetivos. Exemplo: as empresas. 2- Organizao como funo administrativa. parte do processo administrativo. Aqui ela vem com a significncia de organizar, estruturar e alocar os recursos e rgos incumbidos de sua administrao e estabelecer as atribuies de cada um deles.

6 - Princpios Gerais de Administrao para Fayol


De acordo com Chiavenato:

Fayol tentou definir os Princpios Gerais de Administrao, sistematizando -os muito bem, embora sem muita originalidade, porquanto os coletou de diversos autores de sua poca. Para Fayol tudo em Administrao questo de medida, de ponderao e de bom senso. Segundo Fayol, existem 14 princpios gerais da Administrao que se adaptam a qualquer circunstncia, tempo ou lugar. So eles: 1 - Diviso do trabalho: consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2 - Autoridade e responsabilidade: autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. A responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade e significa ter o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3 - Disciplina: depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito s normas estabelecidas. 4 - Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. o princpio da autoridade nica. 5 - Unidade de direo: uma cabea e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6 - Subordinao dos interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares. 7 - Remunerao do pessoal: deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8 - Centralizao: refere-se concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9 - Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo. 10 - Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. a ordem material e humana. 11 - Equidade (reconhecer o direito de cada um): amabilidade e justia para alcanar lealdade do pessoal.

12 - Estabilidade do pessoal: a rotatividade das pessoas tem um impacto negativo sobre a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor. 13 - Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14 - Esprito de equipe: harmonia e unio entre as pessoas so as foras da organizao.

7 - Teoria da Administrao
Para os autores clssicos, a TA considerava os seguintes aspectos:

7.1 Administrao como Cincia A inteno era elaborar uma Cincia da Administrao, o que levaria substituio do empirismo e da improvisao por tcnicas cientficas. Fayol defendia tese da necessidade de um ensino organizado e metdico da Administrao, de carter geral, para que se formassem administradores, a partir de suas aptides e qualidades pessoais. Vale lembrar que essa idia era uma novidade em sua poca. 1. Estudo de tempo e padres de produo; 2. Superviso funcional; 3. Padronizao de ferramentas e instrumentos; 4. Planejamento das tarefas; 5. O princpio da exceo; 6. A utilizao da rgua de clculo e instrumentos para economizar tempo; 7. Fichas de instrues de servio; 8. A idia de tarefa, associada a prmios de produo pela sua execuo eficiente;

10

9. Sistemas para classificao dos produtos e do material utilizado na manufatura; 10. Sistema de delineamento da rotina de trabalho.

7.2 Teoria da Organizao De acordo com a Teoria Clssica, a organizao uma estrutura. Essa viso influenciada por concepes antigas de organizao (como a militar e eclesistica), tradicionais, rgidas e hierarquizadas. De acordo com Chiavenato: Nesse sentido a Teoria Clssica no se desligou do passado, embora tenha contribudo para tirar a organizao industrial do caos primitivo que enfrentava, em decorrncia da revoluo industrial. A estrutura organizacional possui uma linha ou comando e autoridade que interliga as posies da organizao e define quem subordina quem. Essa cadeia de comando (tambm denominada cadeia escalar) atende um princpio de comando. Cada empregado deve se reportar a um s superior.

7.3 Diviso do Trabalho e Especializao A organizao caracterizada por possuir uma diviso do trabalho claramente definida. Essa diviso a razo da organizao e ela que conduz especializao e a diferenciao das tarefas. A idia era de que organizaes com maior diviso do trabalho seriam mais eficientes do que os que possuam pouca diviso do trabalho. Na Teoria Clssica a diviso do trabalho segue em duas direes: a) Verticalmente, de acordo com o nvel de autoridade. b) Horizontalmente, de acordo com os diversificados tipos de atividades na organizao. A diviso do trabalho no sentido horizontal chamada departamentalizao.

11

7.4 Coordenao Para Fayol a coordenao um dos elementos da Administrao, que unifica e harmoniza a atividade, guiando todos ao alcance de alvos e metas. A concepo era de que quanto maior a organizao e a diviso do trabalho, maior ser a necessidade de coordenao, para que haja eficincia na organizao como um todo.

7.5 Conceito de Linha e Staff Fayol dava a preferncia pela organizao linear, que constitui um dos tipos mais simples de organizao. A organizao linear se baseia nos princpios de: 1. Unidade de comando e superviso tcnica; 2. Unidade de direo; 3. Centralizao da autoridade; 4. Cadeia escalar.

7.6 Organizao Linear a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear uma decorrncia do princpio da unidade de comando: Significa que cada superior tem autoridade nica e absoluta sobre seus subordinados e que no a reparte com ningum. A organizao linear ou estrutura linear tem suas origens na organizao dos antigos exrcitos e na organizao eclesistica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e nicas de autoridade (que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execuo de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbncia de seguir ordens ou executar tarefas). Devido as essas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.

12

8 - Apreciao Crtica da Teoria Clssica


So muitas as crticas sofridas pela Teoria Clssica, mesmo ela tendo representado o modelo para organizaes durante dcadas. Algumas crticas ficam evidenciadas: 1- A abordagem simplificada da organizao formal, j que os clssicos concebiam a organizao em termos lgicos, formais, rgidos e abstratos. Jamais consideravam os fatores psicolgicos e sociais. Essa abordagem simplificada abriu o campo do objeto de estudo da Teoria Geral da administrao. 2- A ausncia de trabalhos experimentais, j que os clssicos estabeleciam seus conceitos mediante a observao e o senso comum. Se postos em experincias, tais conceitos perdem sua base inicial. 3- O extremo racionalismo na concepo da Administrao, j que essa concepo superficial e super simplificada, visando eficincia do ponto de vista tcnico e econmico. 4- A Teoria da mquina, pois assim foi classificada a Teoria Clssica pelo fato de considerar a organizao sob um prisma do comportamento mecnico de uma mquina. Foi por essa abordagem mecnica que Conduziu erradamente os clssicos busca de uma Cincia da Administrao. 5- A abordagem incompleta da organizao, j que a Teoria Clssica cometeu o mesmo erro da Administrao Cientfica preocupando-se com a organizao formal e subestimando a informal. A preocupao exacerbada com a forma e a nfase na estrutura desencadeou em muitos exageros. O fator do comportamento humano foi esquecido por alguns escritores clssicos, que tiveram acesso s informaes da experincia de Hawthorne (que veremos na aula seguinte), e preferiram ignor-las a exemplo de Gulick. 6- Abordagem de sistema fechado, j que assim como ocorreu na Administrao Cientfica a Teoria Clssica trata a organizao como um
13

sistema fechado, composto de variveis conhecidas e previstas. Chiavenato afirma que apesar dessas crticas, a Teoria Clssica a abordagem mais usada para treinamentos de nefitos em Administrao, pois permite uma abordagem sistemtica e ordenada.

14

9 - Comentrio e Concluso do Grupo


Fayol sofreu diversas criticas como a manipulao dos trabalhadores atravs de incentivos materiais e salariais, obsesso pelo comando, que suas ideias no saram da teoria e que estariam ultrapassadas. Nos dias atuais, essas funes recebem o nome de reas da administrao. As funes

administrativas recebem o nome de rea de Administrao Geral. As funes tcnicas recebem o nome de rea de Produo, Manufatura ou Operaes. As funes comerciais recebem o nome de rea de Vendas/Marketing. As funes de segurana passaram para um nvel mais baixo, e hoje so consideradas atividades de apoio, normalmente chamadas de Servios Gerais. Surgiu ainda a rea de Recursos Humanos ou Gesto de Pessoas. No mundo capitalista que vivemos hoje, o incentivo financeiro e material e melhor visto do que o descanso fsico e um meio de incentivar a produo e reduzir a rotatividade de pessoas, ficando mais visvel a distribuio hierrquica nas empresas atuais, aplicando boa parte das teorias clssicas. Na verdade entendemos que a viso de Fayol no est ultrapassada, apenas ganharam novas denominaes. Fayol acreditava que a organizao era essencial em todos os cargos da empresa desde o diretor at o operrio, que se no houvesse organizao no planejamento no teriam resultados satisfatrios, assim trazendo prejuzo, desperdcios e insatisfao. Para execuo de uma atividade, tambm era necessrio uma superviso eficiente, profissionais capacitados e treinados para exercer determinadas funes (dentro de cada cargo), alm de premiaes e incentivos financeiros.

15

10 - Bibliografia
Referncias bibliogrficas acrescentadas na reviso de contedo: CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao (Edio Compacta). 2 edio. So Paulo: Campus, 1999. MAXIMINIANO, Antnio Csar Amaru. Teoria Geral da Administrao (da Escola Cientfica Competitividade na Economia Globalizada). 2 edio. So Paulo: Atlas, 2000. MAXIMINIANO, Antnio Csar Amaru. Teoria Geral da Administrao (da Revoluo Urbana Revoluo Digital). 3 edio. So Paulo: Atlas, 2002. LACOMBE, Francisco e HEILBORN, Gilberto. Administrao, Princpios e Tendncias. 1 edio. So Paulo: Saraiva, 2003. MEGGINSON, Leon; MOSLEY, Donald; e PIETRI JR, Paul. Administrao, Conceitos e Aplicaes. 4 edio. So Paulo: Harbra, 1998.

10.1 Fonte http://www.senado.gov.br/ead/Conteudo/DGERENCIAL/pdf/aula11.pdf Acessado em SETEMBRO2012.

16

You might also like