You are on page 1of 3

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ARQUITETNICO

GENERALIDADES: O presente memorial, destina-se fornecer informaes dos principais servios e materiais utilizados na construo de uma Agroindstria para Produo de Polpa de Frutas com capacidade para beneficiar 1000 Kg/dia, composto por bloco arquitetnico assim descrito:

AGROINDSTRIA DE POLPA DE FRUTAS


01 Nome da Agroindstria: ______________________________________CNPJ/ CPF______________________ 02 Localizao do estabelecimento: ___________________________________________________________ TEL:________________________e-mail______________________ 03 Natureza do estabelecimento: Fabrica de Doces de Frutas e Conservas Vegetais 04 Responsvel tcnico: ____________________________________________CREA n____________ 05 rea do terreno: A rea do terreno ser de aproximadamente _______________ m. 06 rea construda: Agroindstria........................................................................76,42 m Caldeira................................................................................17,76 m Vestirio/Sede adm........................................................... 21,45 m Totais................................................................................... 115,63 m 07 Recuo do alinhamento: O recuo do alinhamento do prdio industrial com relao cerca/alambrado, ou qualquer outra benfeitoria de aproximadamente 40,00 metros. 08 Tempo provvel para execuo da obra: O prazo de execuo das obras civis ser de aproximadamente _____ dias. 09- ESPECIFICAO DOS MATERIAIS E SERVIOS
A) Materiais: Todos os materiais a serem empregados na obra, devero ser de

primeira qualidade, satisfazendo todas as exigncias das Normas Tcnicas sobre o assunto. B) Servios: Todos os servios necessrios para a execuo da obra, obedecero fielmente s determinaes do responsvel tcnico.
B 1. Movimento de Terra: sero executados servios de corte e aterro deixando uma

declividade de 1,5% no sentido das guas e escavaes manuais no solo j

devidamente marcado. Sero abertas valas com seo de 30 X 60 cm e sero escavados os locais onde sero locadas as sapatas, nas dimenses especificadas em planta. As sapatas devero estar assentadas em solo firme de resistncia inferior = 1,0 Kg/ cm . Em situaes adversas, como solo de baixa capacidade de suporte, devero ser adotados outros tipos de elementos estruturais para as fundaes (estacas Strauss ou Broca). B 2. Vigas de Fundao (Baldrames): sobre o concreto ciclpico nivelado e blocos de coroamento, sero executas as vigas baldrames, que sero de concreto armado, fck = 15 Mpa, com armaduras longitudinal e transversal, conforme projeto estrutural especfico. B 3. Impermeabilizao: sobre as vigas da fundao (baldrames), sero executadas duas camadas com hidro-asfalto, sendo uma no sentido longitudinal e outra no sentido transversal.
B 4. Supra Estrutura: B 4.1 ) Cintamento: Ser executado o cintamento em toda a alvenaria, obedecendo

sempre, o projeto estrutural especfico,. O cintamento ser executado com armadura especificada no projeto estrutural, devendo seguir rigorosamente as especificaes da ABNT NBR 6120/ NBR 5627 / NBR 7480 / EB-565/78 . B 5- Alvenarias : Sero utilizados tijolos cermicos de 6 ou 8 furos que atendam as seguintes especificaes : 20 x 20 x 10 cm . O trao empregado no assentamento da alvenaria, ser 1:2:8 (cimento cal areia). As fiadas devero estar perfeitamente alinhadas e prumadas. As juntas devero apresentar espessura mxima de 15 mm , sendo reguladas ponta de colher. Todas as superfcies de concreto em contato com alvenaria devero ser previamente chapiscadas com argamassa de cimento e areia, trao 1:3 (cimento areia).
B 5.1-Peitoris Todos os peitoris das janelas da fbrica so cortados em ngulo de 45 para a parte interna, revestidos com azulejo. Na parte externa ser usado cermica com pingadeira, com 5% de inclinao. B 6 Forro : Laje de concreto pr-moldado p direito de 3,50 m ,

B 6.1- Laje Pr-moldada: ser usada tambm na sede administrativa banheiro e vestirio que ter o p direito de 2,60m.
B 7 Cobertura : A cobertura ser executada com estrutura em madeira aparelhada

( nas quatro faces, com madeira perfeitamente seca, e,cobertura em telhas cermica. B 8 Esquadrias : As janelas sero todas metlicas do tipo basculante .. As portas de acesso a sala de processamento devero possuir em sua poro externa portas de tela com sistema de fechamento automtico (mola) e todas as janelas das referidas salas tambm devero possuir quadro de telas de fcil remoo (facilitar a limpeza) B 9 Revestimento : Os revestimentos empregados na obra sero os seguintes: -Paredes Externas : Ser utilizado revestimento com chapisco emboo e reboco. O chapisco ser executado com argamassa de cimento e areia, no trao 1:3, com espessura de aproximadamente 5 mm. O emboo ser executado em argamassa de cimento, cal e areia no trao de 1:2:oito. Aps a cura do emboo, dever ser executada a limpeza das paredes (retirada de material pulverulento), e, molhar as paredes, para dar incio ao reboco, que dever ser executado com argamassa de cimento, cal e areia fina, no trao de 5:2:6, com espessura no superior 5 mm. Paredes Internas: Ser utilizado revestimento com chapisco, emboo perfeitamente aplainadas e em todos os compartimentos. a)Azulejos: liso de cor clara sero aplicados at uma altura de 2,0 m no banheiro e no vestirio.

B 10 Pavimentao: a) Contrapiso de concreto: O contrapiso ser executado em concreto magro, desempenado e regulado, com espessura de 10cm. b)- Piso Frio: Nos vestirios com cermica industrial ou cimento alisado. c) - Piso nas dependncia da indstria: O piso da fbrica ser revestido somente com cimento de alta resistncia ( Korodur) alisado. Opcionalmente poder ser em cermica industrial ou pedra basalto rejuntado com cimento anticido. d) Paraleleppedos regulares: A rea de circulao e/ou ptio da usina ser em paraleleppedos regulares, com caimento de 2% para conduo das guas pluviais. B 11. Pinturas: A pintura externa ser executada com uma demo de selador. E aps, duas demos de tinta acrlica branca. A pintura interna ser executada com uma demo de selador e duas demos de tinta acrlica branca. As esquadrias de ferro sero pintadas com esmalte sinttico, sobre fundo antioxidante (zarco). As esquadrias devero ser previamente lixadas, de modo a retirar todo e qualquer material que possa prejudicar ou criar foco de corroso futura. B 12. Vidros: Sero empregados vidros lisos espessura de 3,0 mm em todas as janelas, apenas no culo de sada.
B 13. CERCA: O terreno dever ser cercado nos limites da rea industrial. B 14 . Instalaes Hidro-Sanitrias: Sero executadas de acordo com o projeto

especfico. O tratamento dos dejetos ser feito conforme projeto em anexo (memorial econmico sanitrio) B 14.1 - Reservatrio de gua Um reservatrio de gua, a nvel elevado, executado em alvenaria, metlico ou fibrocimento, com capacidade para 5.000 litros.
B15 . Instalaes Eltricas: ser todo externo, com a utilizao de eletrodutos de PVC

fixados nas paredes por meio de abraadeiras com interruptores e tomadas de sobrepor de acordo com as normas da concessionria local.
CONCLUSO:

Estar em condies da obra ser entregue, quando fiscalizada pelo rgo competente.

______________________________________ PROPRIETRIO. ___________________________________________ RESPONSVEL TCNICO

___________________,de_________________de 2008

You might also like