You are on page 1of 1

26

ATRIBUNA VITRIA, ES, SBADO, 12 DE JANEIRO DE 2013

>PATER

CIDADE ABERTA
PEDRO MAIA

Barra do Jucu luta para salvar Carnaval


o novidade para ningum que o carnaval da Barra do Jucu, no municpio de Vila Velha, tem sido um dos mais disputados nestes ltimos anos em toda a Grande Vitria. So milhares de folies que visitam o balnerio durante o chamado trduo momesco (trduo momesco timo!) e sua principal atrao sempre foram os blocos promovidos por moradores locais que graas irreverncia dos motivos adotados forjou o surpreendente sucesso do evento criticando polticos, ironizando situaes e at satirizando os prprios organizadores das agremiaes.

EM ALTA
COTISTAS NA UFES
O nmero de cotistas classificados para a segunda etapa do vestibular da Universidade Federal do Esprito Santo (Ufes) bateu recorde este ano. sinal de que a poltica de incluso em nvel superior est funcionando, o que abre boas perspectivas para que jovens de classes sociais mais baixas, ou pessoas que tenham excluso por causa da cor, possam construir um futuro melhor e de mais esperana.

EM BAIXA
MORTE NA SERRA
A morte, por bala perdida, da comerciante Elcione Nascimento Souza, de 50 anos, no bairro Andr Carloni, na Serra. Aps um dia de trabalho, ela fechou sua loja e parou para comer um churrasquinho na rua. Nesse momento, bandidos, pertencentes a gangues de traficantes, iniciaram um tiroteio, com um dos tiros acertando Elcione. Mais uma vtima inocente perde a vida por causa do trfico de drogas no Estado.

Tribuna nas Ruas


Voc reagiria a um assalto?
CELESTE FRANCESCHI

NO
Jamais reagiria a um assalto. O mais importante preservar a vida. Os bens materiais recuperamos com o trabalho, mas a nossa vida valiosa demais e no podemos ignorar isso.
DANIELE MERILE, 28 anos, auxiliar de cozinha, Central Carapina, Serra

NO
Nunca, muito perigoso reagir a um assalto. No d para prever o que aconteceria diante de uma situao como essa. Portanto, melhor no arriscar e no reagir diante dessa situao.
ROSANI COSTA, 41 anos, caixa, Jabour, Vitria

NO
Sou uma pessoa muito medrosa. Nasci assim e isso no tem como mudar. Eu j fui assaltada uma vez e no reagi. No vale a pena, porque o mais importante preservar a nossa vida.
MNICA MARIA OLIVEIRA SILVA, 53 anos, aposentada, Vila Garrido, Vila Velha

NO
No, de forma alguma. Deixaria o bandido levar tudo, porque no d para saber qual a verdadeira inteno dele. No se deve reagir nunca, diante de um assalto, pois o prejuzo pode ser maior.
JOALDO OLIVEIRA DOS SANTOS, 49 anos, pedreiro, Soteco, Vila Velha

NO
No reagiria, porque sou uma pessoa fraca e no aguentaria enfrentar um bandido armado ou no. Ele pode me matar e, portanto, preservar a vida a melhor atitude diante dessa situao.
OSWALDO SILVA, 68 anos, aposentado, Fonte Grande, Vitria

NO
muito perigoso, porque muitas pessoas perdem a vida por conta disso. Os bandidos quando atacam no medem as consequncias dos seus atos. E quem est drogado faz qualquer coisa.
LUIZ ANTNIO PEREIRA, 50 anos, mecnico, So Cristvo, Vitria

O primeiro destes blocos car- evento com o objetivo de encernavalescos foi o Surpresa, cria- rar de maneira diferente o carnado em meados dos anos 80, que val da Barra, que j era famoso alcanou invejvel sucesso quan- devido ao sucesso do Bloco Surdo criou a figura de uma tartaru- presa. No princpio uma porca viva ga para criticar o ento governador do Esprito Santo. O resulta- era coberta de graxa e solta pelas do superou as expectativas e o ruas e quem a pegasse poderia leprprio governador, vtima da v-la para casa. Porm nos anos brincadeira, assumiu a tartaruga seguintes resolveram organizar a como smbolo de suas futuras brincadeira e foi criada o bloco Porca da Quarta campanhas eleitocom direito a desfile rais. em um carro aberto Infelizmente, por j contando com o questes nunca bem a co mp a nh a me nt o esclarecidas, aconda banda local Siri teceu uma dissidnde Tamanco qu e cia entre os diretoat hoje acompanha res do bloco que paa festa. ra tristeza geral e E de l para c, enfraquecimento da d u ra n t e 2 3 a n o s folia na Barra, disconsecutivos, o blosolveu-se nestes lco cresceu, virou timos carnavais. notcia no Brasil inPorm para feliciteiro e se transfordade geral dos barmou em uma das renses, e dos capixaprincipais atraes bas em geral, restou do calendrio turso bloco Porca da Quarta que passou Neste Carnaval, tico do Esprito Santo passando a intea ser a grande atraquando o grar a cultura e os o carnavalesca do costumes do munibalnerio atraindo evento de Vila Velha. milhares de folies completa 24 cpio Pois bem! Neste para participar da ano da graa de curiosa histria da anos, est 2013, quando o porca Madalena, arriscado o evento completa 24 de seu marido o anos de indiscutvel Porco Barro e Porca da est arrisdos filhotes que nasQuarta no sucesso, cado o Porca da ceram desta incrvel Quarta no desfilar unio. desfilar por falta de apoio fiPois este bloco mpar, que s vai s ruas nas nanceiro da municipalidade que quartas feiras de cinzas ganhou a sempre auferiu lucros advindos mdia nacional conseguindo le- da presena de milhares de turisvar at a Barra do Jucu de 10 a 20 tas, alm de divulgao nacional mil pessoas durante os desfiles na mdia em geral... Afinal o turismo um dos pilaque so preparados com carinho e dedicao pelo Evandro Carva- res econmicos dos municpios lho e sua mulher dona Lindal- litorneos e Vila Velha um deva, pais da pentacampe de bo- les. Esperamos que o prefeito dyboard Neymara de Carvalho, e Rodney Miranda, que sabemos proprietrios do restaurante ser um homem de viso e hbil Bregas, onde nasceu e se de- administrador, atente para este fato e no deixe o bloco morrer senvolveu o bloco em questo. Tudo comeou quando um pu- na praia. A Barra do Jucu, penhoradanhado de frequentadores do bar do Evandro resolveu promover o mente, agradece !

You might also like