You are on page 1of 11

15

AUTORIA NO RISCO DAQUILO QUE ESCAPA ESTABILIDADE1


AUTHORSHIP AT THE RISK OF ESCAPING FROM STABILITY

Ana Silvia Couto de Abreu2

Resumo: O processo de autoria marcado por condies de produo, que se constituem enquanto injunes de diversas ordens, incluindo a aquilo que falha. Tomamos a regulao da autoria como uma dessas condies de produo, trazendo os embates discursivos e, portanto, polticos que se estabelecem no funcionamento do discurso jurdico, com a produo de apagamentos, preenchimentos do que tido como furo; embates que se instauram na busca pela estabilizao de certos sentidos, envolvendo diversas instncias da sociedade, sendo que justamente nesse jogo entre estabilidade e deriva que h deslocamentos possveis. Palavras-chave: autoria, discurso, interpretao Abstract: e authorship process is marked by conditions of production, in which the possibility of failing is included. We recognize the authorship regulation as one of these conditions of production and present discursive confrontations that take place in the functioning of juridical discourse. e confrontations happen in the quest for stabilization of certain senses, involving diverses sectors of society; and displacements are possible precisely between the forces of stability and dri . Keywords: authorship, discourse, interpretation.

No movimento entre estabilidade e deriva Entre estabilidade e deriva o sujeito se constitui, em um movimento na\pela linguagem. Tomar para si sentidos como sendo estveis, precisos, transparentes a tentativa de se sentir seguro de si e do
1 Este texto compe a pesquisa Polticas pblicas de autoria no Brasil uma anlise discursiva (FAPESP 2010\52454-7). 2 Professora da Universidade Federal de So Carlos. Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

16

Ana Silvia Couto de Abreu

mundo, na busca por um controle da situao. Mas o inusitado dos sentidos nos vem a cada formulao, mesmo naquelas que aparentam repetio. E isso porque os sentidos transitam, no absolutamente livres, mas marcados pelas posies discursivas dos sujeitos. Situamos a autoria nesse campo de embate pela estabilizao de determinados sentidos, em um movimento que toma o sujeito, na ousadia de um percurso de produo, cujo resultado lhe desconhecido de antemo, mas que signi ca. E, nesse sentido, a autoria constitui-se em um processo de arriscar-se, de se colocar na posio daquele que est deriva. E a reside um aspecto contraditrio inerente ao processo de produo: luta-se pela estabilidade, mas para isso preciso perd-la, question-la. Deixar que sentidos se dem a saber, quase que tomados por eles, que somos, na sequncia de signi cantes que vo formando nosso discurso, indiciando nossa memria discursiva. Assim, entendemos com Pcheux (1990, p.56) que um discurso no uma produo independente das redes de memria e dos trajetos sociais nos quais ele irrompe, sendo que:
s por sua existncia, todo discurso marca a possibilidade de uma desestruturao reestruturao dessas redes e trajetos: todo discurso o ndice potencial de uma agitao nas liaes scio-histricas de identi cao, na medida em que ele constitui ao mesmo tempo um efeito dessas liaes e um trabalho (mais ou menos consciente, deliberado, construdo ou no, mas de todo modo atravessado pelas determinaes inconscientes) de deslocamento no seu espao. (PCHEUX, 1990, p.56)

Disso deriva para ns uma compreenso da autoria como um processo de interpretao em constante movimento, situando-a, na esteira de Pcheux (1990, p.57), como uma produo discursiva que marca uma tomada de posio, como efeito de identi cao assumida, potencializando deslocamentos.
Se o real da lngua no fosse sujeito falha e o real da histria no fosse passvel de ruptura no haveria transformao, no haveria movimento possvel, nem dos sujeitos, nem dos sentidos. porque a lngua sujeita ao equvoco e a ideologia um ritual com falhas que o sujeito, ao signi car, se signi ca. Por isso, dizemos que a incompletude a condio da linguagem: nem os sujeitos, nem os sentidos, logo, nem o discurso, j esto prontos e acabados. Eles esto sempre se fazendo, havendo um trabalho contnuo, um movimento constante do simblico e da histria. (ORLANDI, 2000, p. 37)
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

Autoria - No risco daquilo que escapa estabilidade

17

E lidar com isso que falha, falta, suportando a incompletude, na iluso constante da completude, faz-nos produzir novos e novos textos, compondo uma rede discursiva que traz o outro para nosso campo de sentidos, sempre marcados pelo inconsciente, que no nos deixa nos enganarmos a ns mesmos de todo. A partir desta posio discursiva, esse processo de autoria marcado por condies de produo, que se constituem enquanto injunes de diversas ordens, incluindo a aquilo que falha.
...o sujeito, no momento em que fala e assume o (seu) dizer, produz tanto o seu caminhar quanto os seus tropeos na lngua que derivam de contradies e tenses scio-ideolgicas. As nvoas de pouca (ou nenhuma) clareza nos movimentos de dizer so, ento, constitutivas do sujeito e da lngua; se a opacidade estruturante desse processo de dizer, faz-se necessrio levar em conta a existncia de que algo falta e padece de sentido, isto , de uma palavra sempre-escapante, de um no-todo na formulao, de bordas impedidas de serem tocadas e ditas, en m, de uma esfera de impossvel, que est na prpria ordem da lngua. (ROMO, 2011, p.66)

Vivemos, ento, imersos em gestos de interpretao, que, embora, aparentem ser frutos de decises individuais, so marcados pelo coletivo, aqui tomado como smbolo do histrico e poltico. Orlandi assim situa a injuno interpretao:
GESTO DE INTERPRETAO

MOVIMENTOS DE ENTREGA

MOVIMENTOS DE RECUSA

MATERIALIDADE DO TEXTO

FACE

S CONDIES DE PRODUO

MEMRIA DISCURSIVA

g. 1. Interpretao (ORLANDI, 1996) Organon, Porto Alegre, n 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25
o

18

Ana Silvia Couto de Abreu

Tomamos a regulao da autoria como uma dessas condies de produo. A regulao se d em muitos nveis, sendo que destacamos aqui a do campo jurdico, trazendo os embates discursivos e, portanto, polticos que se estabelecem no funcionamento do discurso jurdico, com a produo de apagamentos, preenchimentos do que tido como furo; embates que se instauram na busca pela estabilizao de certos sentidos, envolvendo diversas instncias da sociedade, sendo que justamente nesse jogo entre estabilidade e deriva que h deslocamentos possveis. Entre restrio e acesso A estabilidade de um modelo de produo e circulao de bens culturais e a estabilidade do campo jurdico no que se refere questo dos direitos autorais so postas em questo, em um momento em que:
Vivemos mudanas nos modos de construo e de circulao de bens culturais, trazendo efeitos quanto a novas possibilidades de acesso a esses bens. De um modelo centrado na relao editor e autor, temos agora maneiras de produzir e fazer circular uma obra que implicam diferentes relaes de mediao, surgindo outros envolvidos no processo o webmaster e o provedor, para car em alguns exemplos. Entendemos, assim, que os sentidos de Direitos Autorais institudos por leis, acordos e tratados nacionais e internacionais esto em movimento, em um confronto entre regulao e transgresso. Esse confronto coloca s vistas um jogo de foras entre discursividades, como a do copyright e a do copyle , passando por outras no to visveis, mas fortemente presentes na sociedade; esse entrecruzamento de discursividades em con ito atinge o atual modelo brasileiro de garantias ao autor, no que se refere, especialmente, aos seus direitos quanto reproduo de sua obra. (ABREU, 2009, p.1)

Apresentamos, a seguir, trs recortes desse embate no campo das questes do direito autoral. Recorte 1. Carta de So Paulo pelo acesso a bens culturais
Ns acadmicos, artistas, escritores, professores, editores e membros da sociedade civil abaixo assinados, movidos pela convico quanto necessidade de promover a universalizao do acesso a obras literrias,
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

Autoria - No risco daquilo que escapa estabilidade

19

artsticas e cient cas e conscientes da necessidade de proteo dos direitos autorais contra usos comerciais indevidos, tornamos pblico alguns consensos quanto necessidade de reforma da lei de direito autoral. As novas tecnologias de informao e comunicao potencializaram o compartilhamento de contedos culturais. Tais prticas, sem envolver transaes monetrias, trazem novas possibilidades de efetivao dos direitos educao, cultura, informao e comunicao. Por outro lado, tem-se defendido que o controle da troca de arquivos na Internet seja feito por meio do monitoramento do cidado no seu acesso rede. Isso somente poderia ocorrer atravs da violao do direito privacidade e com severas ameaas liberdade de expresso e de comunicao. Entendemos que esse no o melhor caminho, e que a reforma da lei deve ser realista face s novas tecnologias e prticas sociais. Destacamos que somos contra quaisquer usos comerciais da obra sem autorizao de seu titular de direitos. Ressaltamos ainda a necessidade de reequilibrar a posio do autor frente aos intermedirios culturais, de forma a potencializar as alternativas dos autores de produzir, distribuir e comercializar suas obras diretamente por meio das novas tecnologias da informao. Este equilbrio conferiria maior autonomia e independncia econmica aos autores, permitindo alargar as fronteiras ainda muito limitadas do mercado cultural. Por m, entendemos que necessrio harmonizar os interesses pblico e privado no acesso cultura. Para isso, necessrio reequilibrar a tutela do direito individual de explorao da obra intelectual (cujo detentor freqentemente no o prprio autor da obra) com a tutela do direito coletivo de acesso cultura, direito este to fundamental quanto o direito autoral e cuja previso encontra-se igualmente no corpo de nossa Constituio Federal. A criao um fruto que tem origem no patrimnio cultural coletivo da sociedade e nesse sentido, sua fruio no pode ser restringida de forma desarrazoada.(Disponvel em: <http://stoa.usp.br/acesso>)

Recorte 2. Carta para Presidente e Ministra


:: Manifesto Lei de Direitos Autorais :: Excelentssima Presidenta e Ministra, Venho atravs deste documento representar mais de mil pro ssionais da rea de ilustrao, que desenvolvem trabalhos de criao artstica e intelectual e investem tempo e dinheiro se especializando para criarem imagens que compem livros didticos e literrios, cartilhas, e as mais diversas peas gr cas. A ilustrao vem se tornando cada vez mais o
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

20

Ana Silvia Couto de Abreu

ofcio de muitos. Uma pro sso que existe h sculos e at hoje no recebe o devido reconhecimento. Para preservar os poucos direitos j adquiridos os pro ssionais desta rea vm se unindo e lutando por melhorias na pro sso. Nosso maior direito at ento conquistado o Direito de Uso de Imagem que se enquadra como Direitos Autorais. Um direito que garante que ns, ilustradores, obtenhamos uma parcela ainda que mnima nas edies e reedies de projetos em que estivemos envolvidos e em que empenhamos todo o nosso poder de criao, desenvolvendo um trabalho artstico, intelectual e nico. Direito esse que complementa nossa renda e assegura que recebamos por nosso trabalho enquanto este estiver sendo veiculado e gerando lucro para empresas, sejam elas editoras, revistas, jornais e etc. A ilustrao uma linguagem que possui o poder de se comunicar com todos, despertando inmeras interpretaes e sentidos e estimulando a imaginao e a criatividade. Forma opinio e estimula o leitor, complementando e agregando valor aos textos. Por isso, os pro ssionais da rea de ilustrao precisam ser mais bem reconhecidos. A regulamentao da pro sso ainda o nosso principal objetivo e a nossa maior luta. E a manuteno do direito autoral uma forma de fortalecer a nossa pro sso, conservando os direitos j adquiridos que alcanaremos e conquistaremos nossos maiores objetivos. Simplesmente retirar de nossas mos esse direito pisar em quem fomenta o mundo cultural e artstico do pas, no se importar com milhes de trabalhadores que dependem dessa pro sso para sobreviver. Lutar pelos nossos direitos autorais uma maneira de defendermos o que nosso e de nossos herdeiros, uma forma de garantir que o que foi criado atravs da nossa capacidade artstica e intelectual seja valorizado enquanto estiver sendo usado. nosso dever lutar para que no seja jogado fora tudo que foi produzido durante anos. Se vocs desejam acabar com este direito para uni car e democratizar toda a criao, o que ser dos pensadores e criadores uma vez que essa a sua pro sso e precisam receber para isso? Se toda a criao for reutilizada de maneira arbitrria a qualidade despencar e os pro ssionais sumiro, tornando o Brasil um pas pobre de sabedoria e intelectualidade. Precisamos conservar as criaes e pensadores de todas as artes. Neste caso defendo a rea da ilustrao e os pro ssionais ilustradores. Veja os livros que vocs compram para si mesmos, para seus lhos, sobrinhos, netos... Pense que em cada trao que ali est, h uma alma criativa por trs, que possibilita que vocs, leitores, entrem no mundo da imaginao e da fantasia. Quantas crianas e analfabetos podem ler
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

Autoria - No risco daquilo que escapa estabilidade

21

os livros atravs apenas de suas imagens. Com certeza esse pro ssional precisa ser bem recompensado e motivado para continuar realizando seu trabalho com todo empenho possvel e, para isso, seus direitos tm que ser preservados e no destrudos e descartados. Atenciosamente, Bruno Grossi (Beg Ilustrador) & Diane Mazzoni Editores do Portal do Ilustrador (Disponvel em http://www.portaldoilustrador.com/carta.pdf)

Recorte 3. Contra os desequilbrios na Lei de Direitos Autorais


E o con ito entre os direitos dos autores e os direitos do cidado ao acesso s obras culturais? Nossa lei uma das mais rgidas do mundo. Ela est extremamente desequilibrada do ponto de vista de quem consome obras protegidas. Direito autoral no absoluto, est sujeito a limites, como o prazo de proteo. Mas toda legislao autoral tem uma parte que trata das limitaes e excees ao direito autoral, aquelas utilizaes de obra que qualquer um pode fazer sem precisar de autorizao prvia e sem ter que remunerar os detentores dos direitos. O nosso captulo de excees e limitaes muito restrito, ou seja, as nossas excees esto em desacordo com nossa realidade social, econmica e cultural, tornando a lei rgida para o cidado comum. Isso outro problema que queremos discutir com a sociedade no Frum. (Disponvel em http://www.direitoacomunicacao.org.br)

Nesse jogo de formulaes, formaes discursivas se colocam em confronto, confronto este que se situa nos padres de possibilidade de acesso a bens culturais. O elemento novo que aparece o compartilhamento, sendo que, na formao discursiva representada pelo recorte 2 abaixo, no h caminhos construdos, sequer em construo, nessa direo, que no os padres j estabelecidos antes do advento do espao digital como mais uma possibilidade de circulao cultural.
Recorte 1 n e c e s s i d a d e de promover a universalizao do acesso Recorte 2 Se vocs desejam acabar com este direito [autoral] para uni car e democratizar toda a criao, o que ser dos pensadores e criadores Recorte 3 Mas toda legislao autoral tem uma parte que trata das limitaes e excees ao direito autoral. nosso captulo de excees e limitaes muito restrito

Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

22

Ana Silvia Couto de Abreu

compartilhamento de contedos culturais. efetivao dos direitos educao, cultura, informao e comunicao. conscientes da necessidade de proteo dos direitos autorais contra usos comerciais indevidos. somos contra quaisquer usos comerciais da obra sem autorizao de seu titular de direitos. Reequilibrar a posio do autor frente aos intermedirios culturais. Necessrio reequilibrar a tutela do direito individual de explorao da obra intelectual (cujo detentor freqentemente no o prprio autor da obra) com a tutela do direito coletivo de acesso cultura

Se toda a criao for reutilizada de maneira arbitrria a qualidade despencar e os pro ssionais sumiro a manuteno do direito autoral uma forma de fortalecer a nossa pro sso, conservando os direitos j adquiridos que alcanaremos e conquistaremos nossos maiores objetivos

nossas excees esto em desacordo com nossa realidade social, econmica e cultural Direito autoral no absoluto, est sujeito a limites, como o prazo de proteo.

Precisamos conservar as criaes e pensadores de todas as artes

Ela est extremamente desequilibrada do ponto de vista de quem consome obras protegidas

Fig. 2. Embates entre direitos

Os recortes 1 e 3 situam-se em uma formao discursiva tomada pela busca do equilbrio (FD Equilbrio). Assim, os sentidos que circulam nos dizem da universalizao do acesso, do compartilhar, da necessidade de equilbrio entre direitos, da reviso de partes da legislao autoral, da reviso das excees e dos limites, sem negar a necessidade de proteger os direitos do autor em relao aos usos comerciais indevidos de sua obra. No recorte 2, tem-se a formao discursiva centrada na propriedade e sua conservao, entendendo o que foge disso como arbitrrio (FD Conservao). Formulaes que aparecem nos recortes 1 e 3 so apagadas na interpretao produzida no recorte 2, indiciando que h sentidos outros
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

Autoria - No risco daquilo que escapa estabilidade

23

j constitudos no processo histrico das relaes sociais que fazem a interpretao, daqueles que se liam formao discursiva sintetizada no recorte 2, caminhar em uma determinada direo. Assim, o que aparece no recorte 3 como parte ( ...toda legislao autoral tem uma parte que trata das limitaes e excees... nossas excees esto em desacordo com nossa realidade social...), no recorte 2 aparece como todo (Se vocs desejam acabar com este direito [autoral]... Se toda a criao for reutilizada de maneira arbitrria a qualidade despencar e os pro ssionais sumiro). Isso nos remete a Pcheux, para quem:
o sentido de uma palavra, de uma expresso, de uma proposio, etc, no existe em si mesmo (isto , em sua relao transparente com a literalidade do signi cante), mas, ao contrrio, determinado pelas posies ideolgicas que esto em jogo no processo scio-histrico no qual as palavras, expresses e proposies so produzidas (isto , reproduzidas). (PCHEUX, 1988, p.160)

Se na formao discursirva aqui denominada Equilbrio, o sentido de universalizao desliza para compartilhamento e efetivao de direitos; na formao discursiva denominada Conservao, o sentido de universalizao desliza para uni car e democratizar, sendo que o que parece estar em jogo, neste caso, so os sentidos de democracia e a relao com a propriedade, em que esta relao tomada como ausncia de regras e presena do arbitrrio por aqueles que se liam formao discursiva Conservao. Gesto coletiva e efeitos do virtual Diversos tm sido os mecanismos de mobilizao das categorias da sociedade que se posicionam nesse embate entre proteo e restrio, muitos na busca por um equilbrio de direitos. Alguns desses mecanismos se viabilizam no espao digital e isso traz efeitos importantes nos processos de formulao e circulao de sentidos. o caso, por exemplo, das associaes de proteo aos autores. A prpria quantidade de associaes, no Brasil, criadas com o objetivo de proteger os autores apresenta sentidos importantes; compreender seus modos de formulao torna-se relevante nesse contexto, a m de se
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

24

Ana Silvia Couto de Abreu

considerar como vem se con gurando a gesto coletiva de direitos, no Brasil; em especial, quanto relao que se estabelece entre Estado e associaes. Destacamos aqui a anlise realizada no site da ABDR Associao Brasileira de Direitos Reprogr cos sociedade civil de natureza privada. Enquanto resultados parciais, temos que os modos de formulao dos sites dessas associaes marcam uma gesto administrativa de relaes sociais, no mbito da produo cultural brasileira, pautada, fortemente, pela ordem do estritamente burocrtico e sem nenhuma participao do Estado. Os sentidos de proteo ao autor deslizam para classi cao de usurios e determinao de quantia a ser paga pelo uso da obra; represso a instncias sociais tidas como infratoras da legislao vigente de direitos autorais; incentivos a modelos de arrecadao que, por meio de campanhas, como a da Pasta do Professor, situam o conhecimento no na ordem dos processos de construo de saberes, mas na ordem de aquisio fcil e rpida, por meio de captulos isolados de algumas obras. o sujeito enquanto usurio. Para um efeito de fechamento O processo de escrita do autor Pedro Nava, enquanto autor de um relevante trabalho memorialista, em comentrio de Eneida Souza, remete-nos questo da perda das origens dos sentidos que nos tomam no processo de textualizao. E para ns este um campo da memria no meramente da ordem da cognio, da ordem do simblico.
A prtica quase obsessiva do desenho para reconstituio do passado no deve ser vista, porm, apenas como busca de verossimilhana. A escrita que nasce a partir do desenho, diz Souza, seqestrada pela marca expressionista e particular de quem se vale do esquecimento como forma de inventar e de distorcer modelos. No instante em que ele escreve, as impresses do passado j esto ltradas pelo esquecimento e se reconstroem na sua condio de rasura e de falha, comprovando o inevitvel jogo entre memria e co. (SobreCultura 9, junho, 2012)

BIBLIOGRAFIA ABREU, Ana Silvia Couto de. Polticas de autoria entre regulao e falha. Rua [online], Campinas, n.15, v.1, p.1-8, 2009. Disponvel
Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

Autoria - No risco daquilo que escapa estabilidade

25

em: <http://www.labeurb.unicamp.br/rua> . Arquivo acessado em 27 agosto de 2009. Carta de So Paulo pelo acesso a bens culturais. [online] Disponvel em: <http://stoa.usp.br/acesso> . Arquivo acessado em 19 de fevereiro de 2012. Carta para Presidente e Ministra Manifesto Lei de Direitos Autorais. [online] Disponvel em: <http://www.portaldoilustrador. com/carta.pdf> . Arquivo acessado em 19 de novembro de 2011. ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretao Autoria, leitura e efeitos do trabalho simblico. Campinas: Vozes, 1996. ORLANDI, Eni Puccinelli. Anlise de Discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000. PCHEUX, Michel. Semntica e discurso: uma crtica a rmao do bvio. Trad. Eni P. Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1988. PCHEUX, Michel. Estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 1990. ROMO, Luclia Maria Sousa. Exposies do Museu da Lngua Portuguesa: arquivo e acontecimento e(m) discurso. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2011. SOUZA, Eneida Maria de. Seo Remate. Produo Sheila Kaplan. SobreCultura 9. Suplemento da Revista Cincia Hoje, junho, 2012. SOUZA, Marcos Alves. Contra os desequilbrios na Lei de Direitos Autorais. [online] Disponvel em: <http://www.direitoacomunicacao. org.br> . Arquivo acessado em 12 de setembro de 2011. Recebido em: 04/11/2012 Aprovado em: 12/11/2012

Organon, Porto Alegre, no 53, julho-dezembro, 2012, p. 15-25

You might also like