You are on page 1of 11

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

7 passos para se obter xito na vida espiritual

( Mt. 14.22-33) E logo ordenou Jesus que os seus discpulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multido. E, despedida a multido, subiu ao monte para orar, parte.

E, chegada j a tarde, estava ali s. E o barco estava j no meio do mar,

aoitado pelas ondas; porque o vento era contrrio; Mas, quarta viglia da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.

E os discpulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porm, lhes falou logo, dizendo: Tende bom nimo, sou eu, no temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se s tu, manda-me ir ter contigo por cima das guas. E ele disse: Vem.

E Pedro, descendo do barco, andou sobre as guas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, comeando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mo, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca f, por que duvidaste? - E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Ento aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: s verdadeiramente o Filho de Deus.

As pessoas antes de fazerem um pacto com Jesus j chegam alcanadas pelas trevas, trazendo consigo vrios tipos de marcas herdadas dos seus antepassados; principalmente na cultura dos povos pagos. Para essas pessoas sarem dessas amarras, teremos que entrar numa guerra sem propores, dependendo do nvel de comprometimento de cada indivduo.

Toda estratgia dever ser, a priori, estudada e analisada sua possibilidade de execuo. O nosso problema que as pessoas que esto na linha de frente muitas vezes tm argumentos na sua vida espiritual e querem enfrentar demnios se esquecendo que existem portas do inferno que esto aprisionando essas vidas, as quais no tm foras em si mesmas para romper essas cadeias. Mas, Jesus disse: "... edificarei a minha Igreja,

e as portas do inferno no prevalecero contra ela" (Mt. 16:18).

A maior arma para vencer o inimigo a nossa santidade diante de Deus. O inimigo no suporta o trono do Pai, e quando estamos bem com Deus no mundo espiritual estamos diante dEle, ento esse selo uma ameaa suficiente para que o inimigo no permanea diante de ns e bata em retirada.

Sem santidade ningum ver a Deus, logo, com santidade todos vero a Deus. O que observamos que algumas pessoas no tm velado por essa comunho e facilmente negociam com o inimigo. O preo da nossa santidade j foi pago na cruz. Agora, abdicar dos desejos da carne para vivermos na presena dEle uma guerra constante.

Ns estaremos mostrando os 7 passos para se obter xito na vida espiritual:

1) - ter obedincia Mt. 14:22 (E logo ordenou Jesus que os seus discpulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multido.)

A primeira dificuldade encontrada esta: S vence quem obedece O obediente no questiona uma ordem recebida. O desobediente j apresenta logo uma argumentao. Ah, eu no obedeo por isso. -

Ah, eu no obedeo por aquilo.

Muitas vezes ocorre o mesmo conosco em relao s ordens de Deus, e nos tornamos desobedientes.

Fazer o que o Senhor manda resulta em bnos e em vitria. Podemos ver o exemplo da obedincia de Abrao.( Gn 12.1 , 4) Ora, o Senhor disse a Abro: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Assim partiu Abro como o Senhor lhe tinha dito, e foi L com ele; e era Abro da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Har. Podemos ver o exemplo da viva se Sarepta.

(I Rs 17.13-16) E Elias lhe disse: No temas; vai, faze conforme tua palavra; porm faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e trazesmo aqui; depois fars para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela no se acabar, e o azeite da botija no faltar at ao dia em que o Senhor d chuva sobre a terra.

E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha no se acabou, e da botija o azeite no faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministrio de Elias.)

isso que Deus quer obedincia. ( I Sm 15.22) Porm Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifcios, como em que se obedea palavra do Senhor? Eis que o obedecer melhor do que o

sacrificar; e o atender melhor do que a gordura de carneiros.

2) - exige-se esforo (Mt. 14.24) E o barco estava j no meio do mar, aoitado pelas ondas;

Muitas pessoas pensam que a vida crist como mgica, enganam-se: preciso entrar no barco e remar bastante.
Nossa vida como um barco de pedalinho se quiser vencer tem que pedalar.

Se voc quer alcanar sucesso ter de se esforar.


com esforo que se consegue vencer. com orao que se consegue vencer. com muita leitura bblica que se consegue vencer.

perseverando, esforando diante das provaes que se consegue vencer.

procurando pelo esforo que o crente alcanando um bom testemunho cristo ter prosperidade na f.

Um homem de Deus no se faz da noite para o dia. ( Pv 4.18) Mas a vereda dos justos como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito. Voc no pode querer queimar as etapas no seu desenvolvimento cristo.

Primeiro tem que entrar no barco, remar bastante, enfrentar o mar, se chegar do outro lado a pode dar a ele a condio de vitorioso.

3) - enfrentar os ventos contrrios( Mt. 14:24b) (porque o vento era contrrio)

s vezes, algum diz que fazemos tudo certo, mas no conquistamos vitria. H uma fora que nos impede de avanar. ( Mt. 14:24 b) (Porque o vento era contrrio) O profeta Daniel passou por esta experincia. (Dn. 10.12-13) Ento me disse: No temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu corao a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, so ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o prncipe do reino da Prsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros prncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Prsia.

A vitria sempre do servo do Senhor, mas h ventos contrrios. Por causa disto Paulo nos advertiu em Ef. 6:10-13 No demais, irmos meus, fortalecei-vos no Senhor e na fora do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque no temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Alm dos ventos contrrios visveis ainda existe os invisveis.

Se quisermos chegar do outro lado no podemos ignorar os ventos contrrios. Lembre-se quando no puder vencer as ondas e nem resistir os ventos clame por Jesus, Ele est contigo no barco.

4) - Enfrentar os prprios temores (Mt 14:26) E os discpulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: um fantasma. E gritaram com medo

Muitas vezes lutamos contra ns mesmos. Passar para outro lado, ter sucesso espiritualmente implica em nossos prprios temores, traumas.

s vezes o medo, a desconfiana tanta que nem reconhecemos Jesus. (Mt. 14:25 , 26) Mas, quarta viglia da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discpulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: um fantasma. E gritaram com medo.)

Muitos cristos criam seus prprios fantasmas; vivem com medo, e a temem muitas coisas como: ser rejeitado, perder o emprego, adoecer e at morrer. Tem pessoas que por qualquer coisa criam fantasmas. Exemplos: H crentes que fazem do Pastor da igreja um fantasma em sua vida. H crentes que fazem da prpria igreja um fantasma em sua vida. H crentes que fazem do seu prprio cnjuge um fantasma em sua vida.

E h crentes que fazem do seu emprego, do seu patro, da sua cidade os fantasmas de sua vida. So temores variados provenientes de suas vises.

Temores diante das provaes e tribulaes s vencemos quando temos confiana em Deus e esperana nEle. Mesmo que voc esteja vendo fantasma, Jesus veio te libertar.

5) - Administrar a presso da opinio dos outros (Mt. 14.27) Jesus, porm, lhes falou logo, dizendo: Tende bom nimo, sou eu, no temais.

s vezes nos preocupamos muito com a opinio dos outros, suas crticas. Deus atravs da experincia de Paulo nos d uma palavra. (I Co 4:3) (Todavia, a mim mui pouco se me d de ser julgado por vs, ou por algum juzo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo.)

Paulo enfrentou a desconfiana dos irmos quanto a sua converso. ( At 9.13 , 14) E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalm; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.)

Se dependesse do homem, dos crentes a vida crist de Paulo no iria a frente. Paulo foi rejeitado quando quis unir a igreja. ( At 9.26) E, quando Saulo chegou a Jerusalm, procurava ajuntar-se aos discpulos, mas todos o temiam, no crendo que fosse discpulo.)

Mas Paulo encontrou algum que lhe entendeu a mo, Barnab. Voc tambm encontrar.

Algumas pessoas exigem demais de si mesmas. Vamos aprender a lidar com a presso que vem sobre ns. Aprendamos! Com Jesus tudo d certo. Se pra voc no deu certo da primeira vez, tente de novo.

6) - vencer as tempestades( Mt. 14.30) (Mas, sentindo o vento forte, teve medo;)

S conseguiremos chegar do outro lado se vencermos a tempestade. Os discpulos estavam a ss no mar e Jesus no monte.

O que para ns tempestade, para Ele no nada. Ele diz: Sou Eu no temas! Pedro andou sobre as guas.

Para termos sucesso na vida crist temos que olhar s para Jesus. Nunca para as ondas, para a tempestade.

Mesmo que sua vida esteja atribulada, no precisa temer, confie em Deus e Ele te dar a vitria.

7)- Temos que efetuar as mudanas em ns (Mt. 14.31) (E logo Jesus, estendendo a mo, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca f, por que duvidaste?)

preciso mudar de rumo. Temos que mudar, no podemos continuar teimando, sendo negligente, insistindo no mesmo erro. Deus sempre d um sinal da necessidade da mudana.

preciso efetuar as mudanas necessrias. Pequenas mudanas trazem grandes resultados. Palavras Gestos Hbitos Atitudes e

Voc no precisa estar em um "grande momento" para ser bem sucedido. Ao ler o livro de Atos, voc vai ver como um pobre pescador, como Pedro se tornou til a Deus e se tornou um sucesso espiritual. E assim voc pode ser bem sucedido se apenas voc seguir os segredos de Deus para o sucesso espiritual! O sucesso espiritual comea com um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo. Mesmo se voc chegou a um ponto onde voc tem alcanado as suas ambies terrenas, sem Cristo, em vo e nada em absoluto. Sem Cristo como Senhor e Salvador, voc est destinado ao fracasso eterno!

Que Deus nos abenoe e nos guarde no seu grandioso amor, em nome de Jesus. Amm!

You might also like