You are on page 1of 104

EDITORA CEDASPY LTDA.

REDES SOCIAIS

CURITIBA - PR 2011

Impresso Acabamento Grfica Comunicare Rua Francisco Scremin, 139 Ah 80540-320 Curitiba Paran Fone: (41) 3029-8088 Fax: (41) 3026-8044 www.comunicare.com.br comunicare@comunicare.com.br

CEDASPY Redes Sociais Curitiba: Cedaspy, 2011. 78p. il. 1. Redes Sociais. 2 Orkut. 3. Facebook. Ttulo. Srie.

Impresso no Brasil Printed in Brazil 2011

Av. Marechal Floriano Peixoto, 501 - Centro - Curitiba/PR Telefone: (41) 3112-1250

APRESENTAO

1. INTRODUO INTERNET 2. LINGUAGEM DA INTERNET 3. VRUS 4. ESTRUTURA FSICA 5. RECURSOS DE ACESSO A WEB 6. SERVIOS DISPONVEIS NA WEB 7. UTILIZANDO A INTERNET 8. GERENCIAMENTO E COMUNICAO ONLINE 9. CONHECENDO MELHOR O GOOGLE I 10. CONHECENDO MELHOR O GOOGLE II 11. CONHECENDO MELHOR O GOOGLE III 12. CONHECENDO MELHOR O GOOGLE IV 13/14. TURBINANDO SEU NAVEGADOR 15. NORMAS, NEGCIOS E COMPORTAMENTO

07 12 17 20 27 39 44 52 56 62 69 75 82 89

REDES SOCIAIS

AULA 01

REDES SOCIAIS
As Redes Sociais na histria. As Redes Sociais nos dias atuais. As Empresas e as Redes Sociais. Mobilidades e Redes Sociais.

AS REDES SOCIAIS NA HISTRIA


Neste Mdulo vamos trabalhar com algumas das principais Redes Sociais. Vamos aprender a obter o melhor resultado delas, seja para uso pessoal ou profissional. Algumas conhecidas, outras nem tanto a maioria dos sites so de uso livre e gratuito, outras so pagas para poder usar todos os recursos disponveis. Alm de muito divertido, tambm ser muito til no seu dia a dia para uso de contato com amigos, para desenvolver trabalhos escolares e tambm na vida profissional j que muitos empregos esto relacionados s Redes Sociais, seja para pesquisa do perfil do candidato ou para a empresa manter as suas redes atualizadas para os clientes.Vamos l. Enquanto o Facebook est imerso em glria, devemos por um instante dar um passo atrs e considerar a histria dos computadores e da comunicao social, a fim de avaliar o valor real das Redes Sociais e entender como elas so capazes de evoluir no futuro. As Redes Sociais so uma estrutura social composta de ns (eles podem ser tanto as pessoas e grupos de pessoas, comunidades e organizaes) que esto ligados uns aos outros uma forma ou de outra por meio da interao social. Redes Sociais na Internet, ou Rede Social virtual, um site ou um espao de interao social entre pessoas, grupos e organizaes, onde a conexo entre esses ns fornece o componente de software do site. A Primeira Rede Social na Internet foi a Classmates.com, que surgiu em 1995. Nesta poca um homem chamado RandyConrads decidiu criar um site que pudesse ajudar os utilizadores registrados a encontrar e manter contato com amigos e conhecidos, com aqueles com quem eles tiveram contato ao longo de sua vida, no jardim de infncia, na escola, na faculdade, no trabalho ou servio militar. Atualmente, a rede Classmates.com tem mais de 40 milhes de usurios a maioria dos EUA e Canad. Em 2002, a primeira e hoje foi lanada uma das Redes Sociais mais populares: Friendster, que lanou uma verso beta em forma de uma rede privada. No entanto, o rpido desenvolvimento das Redes Sociais virtuais comeou em 2003, quando foram popularizados sites, como: Linkedin, Myspace, entre outros. Em 2004, havia Orkut, Facebook e Friendster. Em 2005 surgiram outras, Bebo e Yahoo 360.

REDES SOCIAIS

AS REDES SOCIAIS NOS DIAS ATUAIS


Quando a primeira Rede Social surgiu com o nome de classmates.com a web ainda era um monte de pginas estticas e sem vida na Internet. Desde ento, muitas coisas mudaram na Internet e conseqentemente a maneira das pessoas se relacionarem, tanto na vida real, quanto na vida online. hoje chamamos de web 2.0. Onde o prprio usurio produz, analisa, julga e consome a maior parte do contedo digital disponibilizado na grande rede. E devido exatamente este avano tecnolgico, que alm da possibilidade de compartilhar mensagens e fotos, atualmente possibilita a seus usurios contam tambm com uma infinita quantidade de servios extras como o compartilhamento de arquivos, documentos, vdeos, jogos, musica e muitos outros servios, alm da possibilidade de criao de comunidades em torno de um assunto especfico. Podemos observar tambm, que as Redes Sociais tornaram as pessoas mais ligadas independentes de onde estejam, no celular, no computador nos Tablets e em qualquer lugar como: em So Paulo, Porto Alegre, Manaus, Recife, em Nova York ou em qualquer lugar do mundo. E com os ltimos avanos, principalmente no setor de tecnologias mveis a tendncia cada vez mais estarmos sempre conectados, independente de onde estejamos. Portanto, podemos perceber que talvez a palavra chave para o futuro da tecnologia seja: mobilidade e compartilhamento. Pelo menos para esta realidade que aponta os ltimos avanos da indstria. Os Tablets hoje so populares e com preos muito mais acessveis chegando at mesmo a ameaar outros mercados como os de notebooks e netbooks.

Antes das grandes Redes Sociais que temos atualmente, existiam os blogs que eram tidos como uma espcie de dirio virtual onde se postavam coisas do cotidiano. At que comearam a surgir s Redes Sociais mais famosas e que esto presentes at hoje como Facebook, Orkut e Myspace e muitas outras conectando pessoas independente de onde estiverem. Hoje em dia j contamos com uma grande variedade de Redes Sociais voltadas para os mais diferentes tipos de pblicos e interesses. Algo que no podemos deixar de lado tambm o grande avano tecnolgico da Internet, algo que

REDES SOCIAIS

Alm disso, temos tambm os prprios celulares que hoje so paraticamente computadores portteis, com grande capacidade de armazenamento, possibilitam rodar todo tipo de software, acessam a Internet e fazendo todo tipo coisa que era difcil de imaginar a alguns anos atrs. Junto os Tablets os celulares hoje podem ser considerados as estaes de trabalho do futuro ou quem sabe da nossa atual realidade! Pensando nisso tudo, se voc acha que as Redes Sociais so uma moda passageira, ou apenas coisa de quem no tem o que fazer, comece a repensar suas opinies, o fato que: as Redes Sociais vieram para ficar.Elas complementam a interao entre as pessoas na Internet, possibilitando um contato mais direto e multimdia entre quem faz parte delas.

AS EMPRESAS E AS REDES SOCIAIS


Com a massificao das Redes Sociais podemos citar a mais importante nos dias atuais o Facebook, a maiorRede Social do mundo, com uma base de mais de 500 milhes de usurios espalhados por diversos pases e claro que as empresas no poderiam fechar os olhos para esse mercado em potencial, principalmente as empresas de publicidade, pois se analisarmos bem, percebermos que as Redes Sociais so um parato cheio para qualquer publicitrio, pois nelas os usurios postam todo tipo de contedo sobre suas vidas: Filmes que assistiram, times que torcem, estilos musicais, lugares que freqentam e todo tipo de informao que qualquer publicitrio faria o possvel e talvez o impossvel para conseguir. por exemplo, questionar sobre uso de mercadorias, lanamentos, dicas de uso e muito mais. As empresas esto lucrando muito com isso, um timo exemplo a empresa Dell uma das maiores fabricantes de computadores do mundo que s no ano de 2009, faturou mais de 10 milhes de dlares com vendas indicadas pelo Twitter , outra Rede Social muito popular.

Outro ponto a se levar em considerao que cada vez mais as empresas usam a In-ternet para contratar seus funcionrios, tanto recebendo currculos por e-mail ou em sites especializados como tambm pesquisam perfis dos mesmos em grandes Redes Sociais. Portanto de extrema importncia Seguindo esta tendncia, natural que grandes que usurios de Internet tomem cuidado com o que empresas criem seus perfis nas Redes Sociais postam na Internet, comunidades ou grupos como mais famosas. Isso torna estas mesmas empresas odeio acordar cedo, odeio meu chefe, no mais humanas, pois seus clientes podem ter um quero trabalhar, no deve fazer parte da sua lista de contato mais direto com estes produtos/servios, comunidades.

REDES SOCIAIS

MOBILIDADE E REDES SOCIAIS


Como vimos no tpico anterior com o avano da tecnologia a nova tendncia o acesso Internet atravs de dispositivos mveis como celulares e Tablets. Atualmente no Brasil contamos com mais dispositivos mveis que habitantes. So 190 milhes de habitantes para 203 milhes de celulares ativos. E isto no uma exclusividade nossa, o mundo inteiro segue esta tendncia, j so 5,3 bilhes de celulares ativos para uma populao de 6,8 bilhes de pessoas. As pessoas passam mais tempo acessando a Internet do que assistindo TV. Na maior parte do tempo estas pessoas esto atualizando seu perfil em praas e vrios outros lugares acessando a Internet Redes Sociais ou postando contedos diversos nelas. em seus dispositivos mveis. Isto mostra que estamos vivendo uma nova revoluo: Dois timos exemplos so o Facebook e A mobilidade, nunca as empresas investiram tanto em principalmente o micro-blog Twitter, Redes Sociais tecnologias mveis quanto agora. muito famosas e que possibilitam a seus usurios Outro ponto a favor da popularizao desta postarem mensagens, fotos, alm de jogarem games, mobilidade o barateamento das conexes mveis, compartilharem vdeos do Youtube, e contedos em onde as empresas de telefonia devido a grande geral. Portanto, no se espante se hoje voc ainda demanda conseguem entregar mais velocidade de no usa nenhum destes recursos, mais cedo ou acesso a Internet mvel por preos cada vez mais mais tarde voc tambm estar dentro desta nova baixos. Junte isto ao barateamento dos gadgets, como: revoluo celulares, Tablets, notebooks e netbooks. No difcil ver pessoas em vrios lugares como nibus, shoppings,

10

REDES SOCIAIS

1 O que voc sabe sobre Rede Social?

ATI V

ID A DE

2 Qual foi a Primeira Rede Social criada no Mundo? Ela ainda existe? Qual a sua finalidade? (Faa uma visita e descubra)

3 Qual a principal caracterstica de uma Rede Social? Redes Sociais e Mdias Sociais so a mesma coisa? Navegue e descubra.

4 Qual a influencia que as Redes Sociais possuem na sua vida? Com que freqncia voc acessa, atualiza e num modo geral como voc as utilizam para se manter conectado com seus colegas?

FIO

DES A

Quais so os Sistemas Operacionais de Celulares que permitem a instalao de aplicativos de Redes Sociais?

REDES SOCIAIS

11

AULA 02

PERIGOS
ais. Perigos reais e virtu Real e virtual. Como se prevenir.

PERIGOS REAIS E VIRTUAIS (MATRIA DO JORNAL NACIONAL 28/07/2011)


Uma pesquisa divulgada este ano por uma ONG que promove direitos humanos mostrou que 33% dos quase 2,2 mil estudantes entrevistados tm um amigo que j sofreu algum tipo de humilhao na In-ternet. Boa parte dos problemas ocorre porque muita gente no tem ideia do alcance da Internet e no sabe se comportar no mundo virtual. Os especialistas alertam que a Internet como uma grande praa pblica, mas com uma diferena: as informaes e imagens divulgadas podem ser vistas por milhes de pessoas, copiadas e manipuladas, o que exige um cuidado extra. O Jornal Nacional comea nesta quarta (27/07/2011)com um assunto que afeta milhes de brasi-leiros e que vai afetar mais gente amanh e depois, porque o uso da Internet se espalha no pas e coloca todo mundo diante de servios novos e de perigos novos. Exatamente para alertar as pessoas para esses perigos e para faz-las aproveitar melhor os servios da Internet foi criada uma espcie de cartilha. um guia que pode ajudar crianas e adolescentes inclusive a no se tornarem criminosos sem saber. Para saber mais acesse: Internetresponsavel.com.br/criancas/ http://www. Nesta quarta, o Comit para Democratizao da Informtica lanou uma nova cartilha com dicas para uma navegao segura. Da mesma forma que ela presta ateno ao atravessar a rua e olha bem por onde anda, na Internet tambm os perigos so reais. Ela precisa tomar muito cuidado consigo mesma para evitar cair em armadilhas online, orienta Rodrigo Nejm, psiclogo da ONG Safernet. A verso que circula na Internet para crianas, jovens,pais e professores. As dicas aparecem em forma de jogos, brincadeiras e histrias em quadrinhos. A principal : no informe dados pessoais, como endereo ou telefone. O internauta vai saber como identificar uma situao de cyberbulling, que o uso da Internet para humilhar ou ofender uma pessoa. Outra recomendao no responder a ameaas e provocaes. Se souber de algum que esteja sendo intimidado, avise um adulto pai, me ou outro responsvel em quem confie. Esta reportagem foi publicada no jornal nacional em 28/07/2011 e com certeza acompanhar muitos usurios de Internet e Redes Sociais mundo afora por muito tempo ainda.

Pense bem antes de publicar qualquer coisa na Internet. Sabrina no seguiu essa regra bsica. Ela e um grupo de amigas trocaram xingamentos com alunas de outra turma pela Internet. A escola e a me tiveram de intervir. Comea com uma pequena rivalidade, mas isso pode gerar violncia. No bom para ela, no bom para os outros, alerta Mariana de Sousa Arajo, me de Sabrina. A gente resolveu que agora a gente tem respeito, cada uma no seu canto, contou a estudante Sa-brina Mariana de Sousa.

12

REDES SOCIAIS

MUNDO REAL E VIRTUAL.


s ligar o aparelho de TV em um programa jornalstico para ver que a violncia est muito grande, assusta famlias inteiras, s vezes cidades ou at o Pas. So relatos de grande crueldade e violncia, sem contar as pequenas violncias que nem so reportadas. Esta violncia mais visvel, e real, as pessoas tomam os cuidados para no se envolverem ou pelo menos para evitar o pior.Poderamos ficar aqui escrevendo por vrias pginas e ainda sobrariam assuntos sobre violncia no mundo real e fsico. Mas e no mundo virtual no existe violncia? No tem crime? No tem pornografia, ou isto no uma forma de violncia? No tem invaso de privacidade? Roubo de dados? No tem crimes? H sim e eles no so virtuais, so muito reais e causam muito sofrimento para muita gente. A violncia est nos computadores sim e s voc e suas atitudes poderoresolver este problema. Alm de roubos de dados ou contedos pornogrficos que so muitos na Internet, encontramos ainda o Cyberbullying veja o que diz o escritor Fernando Rebouas no site Info Escola: Cyberbullying uma prtica que remete a hostilizao do prximo por meio de tecnologias da informao.Envolve o fortalecimento de comportamentos nocivos, maldosos e repetidos contra uma pessoa. Sabemos que o termo Bullying designa uma ao de violncia fsica, psicolgica e de perseguio hostil contra uma pessoa, uma prtica muito comum nas escolas. O termo cyber, popularmente, refere-se ao uso virtual de meios digitais como a Internet. Associando os significados, o Cyberbullying paraticar Bullying pela Internet, celular e demais dispositivos tecnolgicos. ridicularizar alunos, professores, amigos e desconhecidos perante a sociedade virtual. Pelo celular paraticado por meio de torpedos; na Internet os paraticantes de Cyberbullying atuam via e-mail, blog, fotologs e Redes Sociais. A prtica rene aes de discriminao no identificadas, porm a legislao do crime da Internet possibilita a quebra de sigilo de trafego da Internet e o paraticante de Cyberbullyingpode ser descoberto. Entre as mdias sociais, as mais populares so o principal local para o Cyberbullying. J comum encontrar ultrajes no Orkut, no Facebook, no Twitter e em mensagens pelo MSN. H vrios relatos no Brasil e no exterior, de adolescentes que entraram em estado depressivo a ponto de se suicidarem aps sofrerem, por meio de mensagens eletrnicas, discriminao e diversas ofensas. Esse problema tem sido discutido em nvel mundial no somente pelas autoridades, mas tambm pelas famlias dos jovens e professores. Trata-se do uso da tecnologia da informao para, de forma covarde, ameaar, humilhar e intimidar uma pessoa. Nas mdias sociais h comunidades que possuem o objetivo de ofender e xingar pessoas por meio de palavras de baixo escalo e de fotos manipuladas. No Rio de Janeiro, a Delegacia de Crimes Virtuais considera a prtica como um conjunto de crimes contra a honra, considerado uma forma de injria (ofensa) e calnia (acusao injusta). Se o praticante de Cyberbullying for menor de idade poder responder de acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, podendo sofrer desde uma advertncia at internao em centro de recuperao. A escola s responsabilizada se a prtica partir do ambiente escolar. Sob deciso judicial h casos em que a vtima pode receber das empresas detentoras dos sites de relacionamento uma quantia em dinheiro referente ao pagamento de danos morais sofridos.

REDES SOCIAIS

13

COMO SE PREVENIR.
Veja o que diz Milena Evelyn no site http://www.empregolandia.com/ A entrevista de emprego para a maioria das pessoas um momento de tenso e nervosismo. Mas para que tudo corra bem, uma srie de medidas e cuidados devem ser tomados. Alm dos cuidados bsicos com a aparncia no dia da apresentao para a entrevista, todos devem ficar atentos a sua vida na Rede Social. Provavelmente a maioria dos jovens participa de Redes Sociais, nelas alm de amigos podemos fazer bons contatos profissionais, e ento, nesse quesito todo cuidado pouco. Evite fazer parte de comunidades que expressem gosto por bebidas alcolicas, cigarros e determinados hbitos extremamente pessoais. A exposio nas Redes Sociais muito grande, por isso devemos atentar a muitos detalhes, comentrios maldosos, certas brincadeira com amigos, criticas preconceituosas ou qualquer outro indicio que revele uma personalidade descuidada ou de difcil convivncia podem alterar a sua imagem. Se necessrio faa um perfil apenas para seus amigos e outro para realizar contatos profissionais. Cuidado nunca demais.

Veja mais um recorte de um jornal do Paran sobre Redes Sociais.

14

REDES SOCIAIS

Quando se fala em segurana na Internet no podemos dizer que tem uma dica apenas. So conceitos de vida e de comportamentos. Quando nossos avs diziam no fale com estranhos ou No aceite presentes, ou ainda evite locais desconhecidos, eles no sabiam nada de Internet nem de Redes Sociais s sabiam de pessoas, de comportamentos. O mundo mudou, evoluiu, quer dizer, criou novas tecnologias e deixou tudo mais rpido. Melhor e ampliou a comunicao. Tudo isso tem um preo. Para diminuir os aborrecimentos e por que no dizer, os sofrimentos siga algumas dicas: 1. Procure no se expor demais. 2. Faa parte de comunidades que respeite limites. 3. No divulgue dados pessoais sem necessidade. 4. Fale o necessrio e com quem conhece. 5. No revele dados familiares (endereos, hbitos ou costumes). 6. No compartilhe todos os dados pessoais. 7. Use senhas fortes. 8. Use antivrus atualizados. 9. No aceite qualquer link mesmo de pessoas confiveis. 10. 11. No coloque na Rede o que no mostraria ou falaria para o seu pai, sua me e seu chefe. No acredite em tudo que aparece na Internet.

12. Mesmo no seu quarto com as portas fechadas o mundo vai te ver por inteiro. CUIDADO. Encontre outras dicas de segurana para Redes Sociais e Internet. 13. .................................................................................................................................................. 14. .................................................................................................................................................. 15. .................................................................................................................................................. 16. .................................................................................................................................................. 17. .................................................................................................................................................. 18. .................................................................................................................................................. 19. .................................................................................................................................................. 20. .................................................................................................................................................. 21. .................................................................................................................................................. 22. .................................................................................................................................................. 23. .................................................................................................................................................. 24. .................................................................................................................................................. 25. ..................................................................................................................................................

REDES SOCIAIS

15

ATI V

ID A DES

1 - Encontre na Internet outras 10 dicas de cuidados e segurana na Internet e nas Redes Sociais.

2 Pesquise na Internet e depois faa um texto explicando (no copiando) o que Cyberbullying.

DES A

Monte um vdeo com aproximadamente 2 minutos para orientar as pessoas a se prevenirem de invases em seus computadores e os cuidados com os dados na Rede Mundial. Envie o Link para o E-mail do seu Instrutor. Escreva um roteiro aqui.

FIO

RT IMPO

ANT

E
Ainda falaremos muito sobre segurana e perigos nas Redes Sociais. Aguardem.

16

REDES SOCIAIS

AULA 03

TWITTER I

O que o Twitter Quando surgiu? personalizar sua conta Como criar sua conta e Configurando uma conta rfil profile Personalizar dados do pe cial Personalizar sua pgina ini Procurar por amigos uido e seguidores Entendendo, seguir, ser seg

O QUE O TWITTER ?
Apesar de ser tecnicamente considerado o que nos chamamos de servidor de micro blog, podemos considerar o Twitter tambm como uma Rede Social, devido aos relacionamentos estabelecidos entre as pessoas que utilizam o servio. Um pequeno entrave ainda existente no uso do Twitter devido a muitos usurios estarem acostumados a Redes Sociais mais tradicionais como Orkut e Facebook e tenderem a estranhar o Twitter achando que vo encontrar os mesmos elementos. Como j foi dito, tecnicamente o Twitter no uma Rede Social, mas um micro blog, onde em vez de voc postar matrias completas, se posta apenas textos mais simples no qual s podem ter no mximo 140 caracteres e que so popularmente chamados de tweets. Isso faz com que a mensagem seja mais curta e objetiva tornando o Twitter uma tima plataforma para a divulgao de mensagens diversas como dicas de diversos assuntos, sites de notcias, comentrios sobre matrias relevantes do dia a dia ou ainda qualquer coisa que voc queira compartilhar com seus seguidores e que caiba em 140 caracteres. Outro ponto forte do Twitter a sua simplicidade, como no possvel postar imagens e contedos multimdia diretamente no post, isso torna o Twitter acessvel de qualquer tipo de equipamento mvel, atravs de acesso direto a Internet ou at mesmo atravs de mensagens SMS em celulares mais antigos, possibilitando que voc esteja sempre conectado ao micro blog acompanhando seus amigos onde quer que voc esteja.

QUANDO SURGIU?
O Twitter surgiu em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone sendo inicialmente um projeto interno da empresa formada pelos trs a Odeo. A ideia era que o usurio pudesse postar mensagens curtas atravs do celular como um SMS. Apesar de no ter sido o precursor dos microblogs o Twitter hoje sem dvida o mais popular dentre todos, sendo literalmente um fenmeno neste setor. A grande popularizao do Twitter aconteceu no South by Southewest (SXSW), um festival de msica e filmes para novos talentos, e que tinha como diferencial o uso de tecnologias novas para conferncias interativas. Onde foram colocadas duas telas de 60 polegadas onde era mostrado o que estava rolando no evento atravs do Twitter . A partir de ento o Twitter continuou sua jornada at se tornar o que hoje.

REDES SOCIAIS

17

COMO CRIAR E PERSONALIZAR A SUA CONTA


Agora vamos ento iniciar o uso do Twitter . A primeira coisa a se fazer se cadastrar no site, algo que voc pode fazer de uma maneira extremamente fcil e o melhor, sem pagar nada. O Twitter atualmente possui traduo para a lngua portuguesa, o que s aconteceu em maio de 2011. Para isso siga o passo passo que vamos descrever logo abaixo:

Se voc j possui uma conta no Twitter basta preencher os campos 1 e 2, se no tem uma conta ser necessrio criar uma, para isto preencha os campos 3, 4 e 5 e clique no boto inscrever-se. Se precisar localizar algum assunto, clique no campo nmero 6 e pressione enter ou clique na lupa que aparece mais a direita. Muitas vezes as empresas em geral atualizam suas pginas e modificam o layout, caso no momento que for acessar estiver diferente observe com ateno que todas as informaes aparecero mesmo que em locais diferentes. Confira os dados digitados, se estiverem corretos s confirmar, se no ter que refazer. Veja, dados incorretos, precisa refazer para depois criar a conta. .

18

REDES SOCIAIS

PERSONALIZAR SUA CONTA NO TWITTER Antes de qualquer coisa que tal personalizar a sua conta no Twitter , isso deixar o servio mais parecido com voc, tornando sua experincia com o servio ainda mais interessante. Para fazer estes ajustes mais avanados em sua conta basta acessar a pgina de configuraes clicando no cone abaixo da sua imagem de exibio e seu nome no canto superior direito da tela e selecionar a opo settings (configurar) como mostrado a seguir.

Nesta prxima tela que se abrir voc poder fazer vrias configuraes na sua conta do Twitter como, dados de cadastro, design, e muitas outras opes sero mostradas ainda nesta aula. As guias de configurao do Twitter

CONFIGURANDO UMA CONTA


J na primeira guia de configurao chamada de Account (conta) voc poder configurar opes relacionadas ao seu nome de usurio, e-mail, linguagem, Localizao geogrfica atravs de time zone e Tweet location, esta ltima opo permite que seja adicionado aos seus tweets a sua localizao, com isso os seus seguidores sabero de onde voc esta twittando. Caso queira, tambm, poder tornar sua conta protegida clicando em protect my account (proteja minha conta), com isso apenas usurios que voc autorizar poder ver o que voc twitta.

REDES SOCIAIS

19

MODIFICAR SUA SENHA Hoje em dia com a quantidade de sites em que nos cadastramos muitas vezes temos que criar senhas para diferentes sites, tendo em vista que usar uma nica senha para todos os nossos servios e sites na Internet algo que foge totalmente dos princpios de segurana na web. O problema que devido exatamente a essa grande quantidade de cadastros uma vez ou outra acabamos nos esquecendo de alguma destas senhas. Caso tenha acontecido isso com sua conta no Twitter, calma no se desespere basta seguir o passo a passo abaixo para consegui-la de volta: 1. Clique em:Forgot your password?(Esqueceu sua senha?) localizado abaixo do boto Sign in (continuar) na pgina de entrada. 2. Voc ser direcionado a pgina de recuperao de senha. 3. Digite o seu nome de usurio no Twitter ou seu endereo de e-mail. 4. Se o seu celular estiver associado sua conta, voc ser solicitado a digitar o seu nmero de celular tambm: Por favor, digite seu nmero no formato sugerido. 5. O Twitter enviar uma mensagem imediatamente ao seu e-mail. Verifique a caixa de entrada do endereo de e-mail associado sua conta. 6. Clique no link enviado e crie uma nova senha.Voc ser direcionado pgina inicial do seu perfil. 7. Escolha uma senha forte, de preferncia com nmeros, letras e smbolos. Mantenha sua conta segura escolhendo uma senha difcil de adivinhar.

Caso voc no tenha esquecido sua senha ou apenas queira alter-la, alis, procedi-mento este que deve ser feito periodicamente, faa o seguinte: Abra a pgina do Twitter , cli-que no link da conta, escolha Setings(configuraes) e abra a guia de senha Password (senha), no esquea de clicar em Change (mudar) para trocar.

20

REDES SOCIAIS

Veja a imagem: Ingls

Portugus

PERSONALIZAR DADOS DO PERFIL PROFILE


Agora vamos comear a aprender a alterar opes relacionadas com a aparncia do seu perfil no Twitter , comeando pela sua imagem e dados do profile.Ainda nesta pgina possvel alterar informaes como: Nome, Localizao, Site pessoal, alm de poder escrever uma pequena biografia sobre voc.Veja a tela de configurao do profile.

Nota: A miniatura da sua foto no aparecer at voc clicar em Salvar.

REDES SOCIAIS

21

PERSONALIZANDO SUA PGINA DE PERFIL


Continuando nossa personalizao do perfil dentro do Twitter veremos que outra opo legal a personalizao da aparncia da pgina, background (plano de fundo) e cores de links e fontes em geral. Isto vai permitir que voc crie uma pgina pessoal nica personalizada de acordo com suas caractersticas e gostos pessoais. Esta personalizao relacionada aparncia geral da sua pgina de perfil e est localizada na guia design da pgina de configuraes: Com esta opo voc visualizar as configuraes do design. Uma observao a ser feita no caso da sua imagem ser pequena para que a mesma se repita no plano de fundo antes de clicar em save changes (salve as modificaes) marque a opo tile background (fundo de tela).

Mais opes.

Faa da pgina do Twitter a pgina mais agradvel para voc, use os diversos recursos para deix-la do seu jeito.

22

REDES SOCIAIS

PROCURAR POR AMIGOS


Muitos, inicialmente, vo achar o Twitter chato, mas a partir do momento que voc co-mear a seguir e ser seguido por outras pessoas coisa vai mudar de figura. E agora que j criamos nossa conta e personalizamos a aparncia do nosso perfil, podemos comear a seguir pessoas. Para isso clique na opo Who to Follow (quem seguir) no menu superior. O Twitter ir sugerir o perfil de vrias pessoas famosas, empresas ou rgos, para seguir no tem segredo apenas clique em Follow (seguir) nas pessoas que deseja seguir.

Para procurar e seguir outras pessoas que no estejam na lista, basta clicar em find users by name(encontrar pelo nome) e digitar o nome da pessoa que deseja encontrar, depois s seguir o procedimento anterior, clicando em Follow nas pessoas desejadas.

REDES SOCIAIS

23

ENTENDENDO SEGUIR, SER SEGUIDO E SEGUIDORES.


Quando algum te seguir significa que esta pessoa ir receber todos os tweets que voc postar, assim como,de todas as outras pessoas que ela segue tambm. Este histrico de mensagem pode ser chamado tambm de timeline e fica localizado exatamente na pgina principal.J quando voc seguir algum as regras acima explicadas se aplicam a voc, ou seja, voc receber em sua timeline o que os usurios que voc segue postarem. Para seguir algum acesse a pgina de perfil do usurio onde voc ver um boto com sinal de + escrito Follow um simples clique e pronto a partir daquele momento tudo o que o usurio postar no Twitter aparecer na sua timeline. Agora no perfil dos usurios que voc est seguindo ver um boto verde Following se voc passar o mouse sobre este boto, ele mudar para vermelho Unfollow, neste caso ao clicar agora nesta opo voc deixara de seguir este usurio.Veja um exemplo de timeline de um usurio no Twitter

Como vimos relativamente fcil encontrar pessoas no Twitter . E para comear a se-guir uma pessoa basta clicar no boto follow na pgina do mesmo. A questo que queremos discutir aqui sobre os motivos que levam de algum seguir ou ser seguido no Twitter. O Twitter como j foi dito no exatamente uma Rede Social, mas um micro-blog onde podemos simplesmente postar textos de at 140 caracteres, ou seja, nada de jogos, fotos e afins. Claro! No diretamente no micro blog, mas nada os impede de passar links atravs das mensagens. O legal do Twitter que por ser uma plataforma simples e acessvel pelos mais variados tipos de perifricos voc pode estar conectado em qualquer lugar com ele. E como as mensagens possuem um tamanho mximo definido obriga as pessoas a serem mais objetivas ao postar alguma mensagem. Ou seja, no Twitter no adianta voc ter milhares de seguidores, aqui o que importa contedo. Portanto, poste coisas legais, use para conversar com seus amigos, ou passar dicas para outras pessoas, mas lembre-se aqui o mais importante o CONTEDO! Isso o que faz uma pessoa seguir ou ser seguida no Twitter .

24

REDES SOCIAIS

TWITTER CEDASPY OFICIAL

@cedaspy_oficial

REDES SOCIAIS

25

ATI V

ID A DES

1 Crie sua conta no Twitter , aps isso converse com seus colegas e veja entre eles quem deseja seguir e ser seguido.

2 Personalize seu perfil e design da sua pgina no Twitter .

3 use a opo Who to Follow e pesquise por outros usurios que sejam interessantes e passe a segui-los.

4 - Encontre as palavras.

REDE SOCIAL LINKEDIN FACEBOOK GOOGLE CLASSMATES MICROBLOG TWITTER FOLLOWING PESSOAS SEGURANA

26

REDES SOCIAIS

AULA 04

TWITTER tarII

Como Twittar e Retwit Falando com algum Saber quem est falando comigo? vada? Falar com uma pessoa de maneira pri Como inserir links e fotos Quais os cuidados

COMO TWITTAR E RETWITTAR?


Ok, agora que estamos com nosso Twitter totalmente configurado j podemos comear a twittar. Basta clicar dentro da caixa de texto Whats happening?; (O que est acontecendo?), depois s digitar a mensagem e clicar em tweet. Pronto!

Observe que exibida a quantidade mxima de caracteres (140) e que conforme voc vai digitando a mensagem este nmero vai diminuindo mostrando o total de caracteres restantes que ainda podem ser usados.

-Simples, no? Agora vamos a algumas dicas de como postar contedo no Twitter .

FALANDO COM ALGUM?


Para indicar que voc esta falando especificamente com uma pessoa sempre coloque um @ antes do nome de usurio dela, por exemplo: @cedaspy_oficial (este o Twitter oficial do cedaspy.) depois s digitar a mensagem e enviar clicando em tweet. Lembre-se que mesmo que voc esteja identificando para quem vai mensagem outras pessoas que seguem voc vero esta mesma mensagem.

REDES SOCIAIS

27

SABER QUEM EST FALANDO COMIGO?


Quando algum falar com voc ir fazer exatamente da maneira mostrada anteriormente, ento para ver as mensagens enviadas ou onde seu nickname foi citado basta clicar em mentions na parte inferior da caixa de mensagens.

FALAR COM UMA PESSOA DE MANEIRA PRIVADA?


Para enviar ou ler uma mensagem especificamente para uma pessoa ou que tenha sido enviada para voc, sem que as outras pessoas vejam, basta clicar no link Messages localizado no menu do topo. Abaixo ter a lista de todos os que mandaram mensagens privadas para voc, organizado por ordem de envio de mensagens, clique no usurio que desejar para ler as mensagens enviadas ou mandar uma resposta sobre as mensagens. Como na lista s estaro os usurios que enviaro mensagem para voc, caso queira enviar uma mensagem para outra pessoa, clique em new messages (nova mensagem) na primeira caixa digite o nome da pessoa, logo abaixo digite a mensagem e para finalizar clique em send (enviar). Esta mensagem apenas a pessoa selecionada poder ler.

28

REDES SOCIAIS

COMO INSERIR LINKS E FOTOS


Como o Twitter tem um limite de mensagens de at 140 caracteres, algo que se popularizou muito nos ltimos anos, foi o que chamamos de encurtadores onde os mesmos transformam URLs gigantes em endereos bem menores. Infelizmente o Twitter ainda no possui o recurso de encurtar URLs incorporado, sendo necessrio utilizar um servio parte como, por exemplo, o http://bit.ly/

Para utilizar o bit.ly muito fcil basta copiar a URL original e colar na caixa no site e clicar em shorten (resumir) depois no link que ir abrir abaixo copy (copiar), pronto cole o novo link no Twitter digite o resto da mensagem e tweet.

REDES SOCIAIS

29

QUAIS OS CUIDADOS
Como o Twitter uma plataforma muito simples onde o contedo como links, imagens e afins nunca esto no mesmo lugar, o nico cuidado que se deve ter no sair clicando em todo link que se v, principalmente com a utilizao dos encurtadores que esconde o caminho verdadeiro dos links postados podendo levar a sites maliciosos ou ao download de algum vrus.

SIGA O CEDASPY
Seguindo o site do Cedaspy Oficial, voc concorrer a Ipads. Para saber maiores informaes, entre na nossa pgina e saiba mais no regulamento.

30

REDES SOCIAIS

ATI V

ID A DE

1 O que o Twitter ?

2 Qual a diferena entre Followings e Followers?

3 Qual a principal caracterstica da Rede Social Twitter ?

DES AFI

Com quais outras Redes Sociais o Twitter se relaciona?

REDES SOCIAIS

31

AULA 05

FACEBOOK I
O que o Facebook Como criar sua conta Como funciona o Facebook? Personalizando seu profile

Procurar amigos Postar contedos Bate-papo Curtir

O QUE O FACEBOOK
O Facebook uma Rede Social criada por um jovem estudante da Universidade de Harvard, chamado Mark Zuckerberg, hoje uma das maiores do mundo com 500 milhes de usurios cadastrados. A mesma vem ganhando muito destaque nos ltimos anos, ameaando at mesmo a soberania de outras Redes Sociais em pases onde at pouco tempo no tinha destaque, como o caso do Orkut aqui no Brasil. Atualmente o Facebook est avaliado em 50 bilhes de dlares, tendo sua fonte de receita vinda principalmente da venda de publicidade dentro do prprio site. A histria inicial de como o site foi criado, at se tornar o fenmeno que hoje, pode ser conferido no filme: The Social Network (mais conhecida no Brasil como A Rede Social) do diretor David Fincher.

COMO CRIAR SUA CONTA


Para se criar uma conta no Facebook, no muito diferente das demais, basta preen-cher um formulrio localizado j na pgina inicial do site com seus dados como nome de usurio, senha, e-mail data de nascimento entre outras informaes bsicas. Logo depois voc ser guiado por um assistente para encontrar amigos em outros sites como contatos do Gmail, Hotmail, e muito mais, tambm no h segredo nesta tela basta seguir a configurao e ir clicando em prxima etapa at finalizar, Pronto! Agora voc faz parte da maior Rede Social do mundo.

32

REDES SOCIAIS

COMO FUNCIONA O FACEBOOK?


A palavra chave no Facebook, como nas Redes Sociais mais tradicionais compartilhamento.Dentro do Facebook paraticamente possvel compartilhar todo tipo de contedo. importante salientar que o Facebook est em constante evoluo e sua equipe de desenvolvimento no cansa de nos oferecer sempre mais recursos atravs da rede. Portanto comum verificar diferena nas pginas do Facebook de tempos em tempos. A organizao do Facebook um pouco diferente de outras Redes Sociais como, por exemplo, o Orkut baseia seus relacionamentos principalmente por comunidades, j o Facebook mais voltado para o relacionamento direto entre seus usurios. notrio, tambm, que j a algum tempo o Facebook incorporou a ideia de timeline assim como vimos no Twitter , onde visualizado tudo o que seus amigos postam.A grande diferena deste para o Twitter que alm do contedo compartilhado tambm o que seus usurios fazem dentro da rede como incio de novas amizades, jogos dentre outras coisas.Outro ponto forte do Facebook tambm so seus aplicativos, pois o mesmo possui incorporado dentro da prpria Rede Social aplicativos como jogos, negcios, educao, entretenimento e muito mais como veremos nos prximos captulos. Com isso no necessrio sair do site para usar tais aplicativos, pois os mesmos j esto incorporados dentro da prpria rede, como j foi dito antes. O mais legal que no existem apenas aplicativos desenvolvidos pela prpria empresa do Facebook, mas tambm temos outros, desenvolvidos por outras empresas, como por exemplo, o Twitter onde possvel ter uma integrao entre Twitter e Facebook. Logo abaixo vemos a tela principal do usurio depois de logado.

REDES SOCIAIS

33

PERSONALIZANDO SEU PROFILE


Agora que criamos nossa conta, podemos comear a configurar o nosso profile dando a ele uma cara mais nossa!. Para isso, vamos iniciar, clicando no link editar meu perfil localizado no canto superior esquerdo da tela. Na prxima tela voc poder personalizar suas informaes como cidade onde mora, data de nascimento, alm de seus gostos pessoais relacionados a esporte, cinema, livros e vrios outros itens.

Nesta mesma tela voc encontrara um link Visite suas configuraes de privacidade clique para configurar o que os outros usurios podem ver e at onde eles podem interagir com voc. O legal do Facebook que j existem algumas configuraes j pr-definidas, dentre elas temos: todos, amigos de amigos, somente amigos, recomendados, e personalizado. Caso queira personalizar de uma maneira mais avanada.

PROCURAR AMIGOS
Na tela inicial do Facebook existe uma caixa de texto Procurar, onde se deve colocar o nome, sobrenome ou apelido da pessoa que deseja localizar, aparecer uma lista contendo todos os nomes selecionados de acordo com o que foi digitado na caixa de texto, logo, s localizar o nome ou foto da pessoa que procura e clicar na opo Adicionar aos amigos e depois em Enviar Solicitao. Caso alguma pessoa tenha localizado voc e queira te adicionar em sua lista de amigos, na tela inicial do Facebook, na parte superior esquerda tem um cone chamado Solicitaes de amizade, onde posicionando o cursor sobre este cone aparecer s solicitaes de amigos que desejam te adicionar,voc ter a opo de adicionar em sua lista de amigos ou ignorar, caso no conhea ou no queira adicionar. Para cancelar uma solicitao de amizade feita erroneamente, voc dever ir at a p-gina inicial do amigo adicionado e na tela inferior esquerda selecionar a opo Cancelar solicitao de amizade.

34

REDES SOCIAIS

POSTAR CONTEDOS
Para compartilhar mensagens, vdeos, fotos ou links voc dever utilizar o menu Compartilhar na pgina inicial do Facebook, est publicao aparecer no seu perfil e tambm no Feed de Notcias (Pgina Inicial do Facebook): STATUS Utilize o menu Compartilhar e selecione a opo Status , escreva o texto que deseja e clique em Compartilhar.

FOTOS Utilize o menu Compartilhar e selecione a opo Fotos, para postar foto existente no seu computador selecione a opo Enviar foto clique em Browser e selecione a foto desejada, escreva um comentrio (opcional) e clique em Compartilhar, caso voc deseja postar uma foto da sua webcam, selecione a opo Tirar uma foto selecione a imagem, escreva um comentrio (opcional) e clique em Compartilhar.

LINKS Utilize o menu Compartilhar e selecione a opo Link , escreva o link desejado e clique em Anexar, o Facebook mostrar uma ou vrias opes de imagens para postar juntamente com o seu link, chamado de Miniatura, que voc poder ignorar essa opo selecionando Nenhuma Miniatura, escreva um comentrio (opcional) e clique em Compartilhar.

VDEO Utilize o menu Compartilhar e selecione a opo Vdeos, para postar um vdeo existente no seu computador selecione a opo Enviar Vdeo clique em Browser e selecione o vdeo desejado, escreva um comentrio (opcional) e clique em Compartilhar, caso voc deseja postar um vdeo da sua webcam, selecione a opo Gravar um vdeo grave o filme, escreva um comentrio (opcional) e clique em Compartilhar .

Obs.: Para postar vdeos de sites como youtube, o mesmo deve ser feito na opo Links.

REDES SOCIAIS

35

PERGUNTAR Esta ltima opo foi acrescentada a pouco tempo no Facebook e permite que seja criadas enquetes para serem respondidas por seus colegas, com isso voc pode pedir a opinio de seus colegas para os mais variados assuntos como por exemplo sobre um produto que deseja comparar e que saber o que seus colegas pensam sobre este produto, ou qualquer outra dvida que voc deseje compartilhar com seus colegas.

BATE-PAPO
Uma forma das pessoas conversarem entre amigos utilizar o bate-papo que j vem assim que voc criar uma conta no Facebook. s vezes temos a necessidade de uma resposta mais rpida e no temos tempo de esperar a pessoa mandar a resposta por e-mail, utilizamos ento o bate-papo, que nada mais do que um chat on-line como o co-nhecido Windows Live Messenger (MSN), ele fica localizado logo abaixo do menu a esquerda, fica mostrando quem so as pessoas que esto on-line e as pessoas que no podem responder no momento.Assim os usurios podem ficar mais tempo dentro da Rede Social e no tenham a necessidade de criar uma conta em outra rede para simplesmente conversarem.

CURTIR
Curtir no facebook virou mania, muitas empresas apostam no curtir para presentear seus seguidores, sendo assim a nossa escola no ficou de fora, indo at a pgina: Cedaspy Oficial e curtindo nosso perfil, voc concorre a vrios Ipads, voc no no pode ficar fora desas, acesse o site, curta e concorra.

36

REDES SOCIAIS

ATI V

ID A DE

1 crie uma conta no Facebook e junto com seus colegas adicionem uns aos outros

2 personalize suas informaes de perfil com seus dados.

3 usando a pesquisa procure por outras pessoas que voc deseja fazer amizade.

REDES SOCIAIS

37

AULA 06
38

Aplicativos do Facebook Adicionar e Remover aplicativos Alguns aplicativos Segurana no Facebook

FACEBOOK II

APLICATIVOS DO FACEBOOK
O grande diferencial do Facebook em relao s outras Redes Sociais sempre foi sua organizao, oferecendo um melhor controle ao usurio sobre o que est sendo compartilhado com outras pessoas. Alm disso, temos uma grande quantidade de aplicativos j incorporados dentro do prprio site que vo desde um simples jogo, editor de imagens e at mesmo aplicativos para o envio de SMS gratuitas. Isso faz com que o usurio passe mais tempo dentro da Rede Social, e no tenha que sair para utilizar algum aplicativo.

ADICIONAR E REMOVER APLICATIVOS


Como j foi dito um dos grandes diferenciais do Facebook so seus aplicativos incorporados dentro da Rede Social. Uma forma de manter as distrao dentro de sua Rede Social e tambm compartilhar jogos e outros aplicativos com as pessoas de sua lista. Para adicionar ou remover aplicativos do seu perfil clique na opo: Aplicativos no menu principal localizado no lado esquerdo. Na pgina que se segue voc encontrara a lista de todos os aplicativos instalados em seu perfil e tambm os aplicativos utilizados por alguns de seus amigos.Para ver mais aplicativos utilizados por outros amigos clique no link Mais, localizado logo abaixo a lista de seus amigos. Para ver outros aplicativos acesse o link: Diretrio de aplicativos.

REDES SOCIAIS

No diretrio de aplicativos voc ter a listagem completa de aplicativos separados por tema e categoria. Ao clicar em algum aplicativo especfico voc inicialmente ser redirecionado para pgina do aplicativo, onde voc ver as pessoas que tambm usam o mesmo, alm de outras informaes. Clique no boto ir para aplicativo, localizado na parte superior da pgina logo depois s seguir o passo a passo para adicionar o aplicativo no seu profile. Para fazer uso do aplicativo basta voltar para a pgina inicial e clicar sobre o link do mesmo no menu principal.

ALGUNS APLICATIVOS
Abaixo voc entra alguns aplicativos legais dos mais variados tipos para Facebook, fato destacar, que esses so apenas uma gota no oceano de aplicativos que voc pode encontrar dentro da rede. No diretrio de aplicativos voc encontrar aplicativos dos mais variados gostos, jogos, carreira, notcias, artistas e muito mais.

REDES SOCIAIS

39

SEGURANA NO FACEBOOK
Como j foi dito anteriormente o Facebook mais popular em outros pases, apesar de j vir a algum tempo ganhando novos usurios aqui no Brasil de maneira exponencial. O que garante de certa maneira a popularidade do Facebook por ser a Rede Social mais popular e conseqentemente a mais famosa do mundo sua organizao e principalmente seu controle de segurana. Podemos usar, por exemplo, a questo de usurios fakes (perfis falsos), algo que no Orkut algo muito utilizado por diversas pessoas, inclusive hackers que se utilizam destes perfis falsos para promover todo tipo de golpe, roubos, estelionato inclusive em muitos casos envolvendo questes de pedofilia. Fazendo com que a Google tivesse vrios problemas com a justia brasileira em relao a este assunto. Outro ponto positivo na questo de segurana do Facebook seu controle de privaci-dade, nele voc consegue de maneira mais robusta ter um controle sobre o contedo que esta sendo compartilhado com as outras pessoas. Para acessar o controle de privacidade da sua conta no Facebook acesse no canto superior direito acesso o menu conta e depois clique em configuraes de privacidade.

J na prxima tela, podemos notar que voc pode separar por categorias como todos, amigos de amigos, somente amigos, outros, neste ltimo voc pode escolher pessoas es-pecficas que podero visualizar o contedo. Ainda nesta tela possvel selecionar uma dentre as configuraes personalizadas existentes: recomendado, Somente amigos, Amigos de amigos e todos.

40

REDES SOCIAIS

A melhor opo para quem esta comeando no Facebook sem duvida a opo recomendada, mas caso o usurio queira, tambm poder criar uma configurao mais personalizada definindo como cada item ser compartilhado no Facebook. Para isso clique em personalizar configuraes. Ser mostrada a tela conforme figura abaixo:

Nela veja que podemos especificar qual o grupo de pessoas poder visualizar cada item compartilhado dentro do Facebook, ou ainda, selecionar a opo personalizar que neste voc poder escolher as pessoas de maneira bem mais especifica que podero acessar o contedo compartilhado. Ento para um ajuste mais fino das suas configuraes especifique como e com quem ser compartilhada suas informaes. Voltando para a tela anterior podemos ver tambm que existe a possibilidade de controlar suas conexes dentro do Facebook nesta tela exibida pessoas que ainda no so seus contatos dentro da rede podero te adicionar como amigo, pesquisar por voc dentro da rede, mensagens dentre outras opes.Assim como foi visto anteriormente simplesmente defina com quais grupos de usurios voc deseja compartilhar tais contedos.

Depois disso podemos ver que o Facebook dispe de recursos avanados de configuraes de privacidade e que cabe ao usurio controla-las.

REDES SOCIAIS

41

ATI V

ID A DE

1 Use o localizador de amigos oferecido pelo Facebook para buscar contatos presentes no seu email.

2 Adicione colegas de classe e compartilhe contedo com eles. (fotos, vdeos e links).

3 Pesquise no diretrio de aplicativos, 05 aplicativos relacionados a temas de seu gosto pessoal e adicione ao seu profile.

DES AFI

1.1 Pesquise por algum aplicativo que faa a integrao entre sua conta no Twitter e o Facebook e adicione o aplicativo ao seu perfil.

1.2 Crie um grupo para a turma compartilhar informaes

42

REDES SOCIAIS

AULA 07

TI ORKUkut ?
O que o Or Histria Criando sua conta Procurando Amigos

A timeline fil Personalizando a aparncia do seu per Enviando recados (Scraps) lbuns de fotografias

O QUE O ORKUT?
O Orkut dispensa apresentaes principalmente aqui no Brasil onde sem dvida sinnimo de Rede Social e principalmente incluso digital. E hoje mesmo com todo o avano de outras Redes Sociais como o Facebook principalmente. O mesmo ainda se mantm firme e forte como a rede com maior nmero de usurios aqui no nosso pas.

Com toda essa massa de usurios ativos no uso da rede aqui em nosso pas nada mais natural que a sede da empresa tambm ser aqui no Brasil. E foi o que aconteceu em agosto de 2008 quando a sede deixou a Califrnia e veio ter suas operaes administradas aqui no Brasil. Alm da quantidade de usurios outro ponto que tornou necessrio a migrao da central da empresa para o nosso pas foi o aspecto legal, devido quantidade de casos ligados a pedofilia, pirataria, racismo, brigas, gangues e at mesmo confrontos de torcidas organizadas. Neste contexto no de hoje que aparecem notcias sobre o fechamento do Orkut. Apesar de tudo isso se bem explorada a Rede Social da Google pode ser utilizada de maneira a conhecer novas pessoas e muitas outras coisas, alm de vrias comunidades onde so discutidos assuntos realmente relevantes, timo para aprender mais sobre vrios segmentos. A rede deu incio as suas atividades em 24 de janeiro de 2004, sendo desenvolvida pelo engenheiro turco Orkut Bykkkten. Inicialmente a empresa esperava conquistar a maior quantidade possvel de usurios dos Estados Unidos. O mesmo no aconteceu e apesar disso a rede teve maior aceitao em outros pases como ndia e principalmente Brasil. O Orkut passou a operar tambm na lngua portuguesa a partir de 05 de abril de 2005. Onde

HISTRIA

REDES SOCIAIS

43

teve uma rpida exploso na quantidade de usurios. Talvez principalmente pelo fato de servir como uma plataforma de incluso digital. E como j foi dito no incio devido a grande quantidade de usurios brasileiros cadastrados (48%) e problemas relacionados e fatores legais a sede do servio foi migrada da Califrnia para o Brasil em agosto de 2008, tendo a Google Brasil como principal responsvel pela administrao da Rede Social e a partir de ento a palavra final nas melhorias e alteraes gerais que a Rede Social venha a ter. Nos ltimos tempos, tentando conter a migrao em massa de usurios para outras redes, principalmente Facebook e Twitter o Orkut passou por algumas reformulaes em suas pginas, tendo como slogan desta mudana o termo Novo Orkut. Alm de melhorias visuais o Orkut passou tambm por reformulaes de funcionalidades perdendo ou adquirindo novas funcionalidades e at mesmo recursos j existentes em outras Redes Sociais. Apesar disso o Orkut ainda a Rede Social mais popular do Brasil. Com uma base de usurios ainda considervel. A pergunta : At quando? Por que com os problemas enfrentados pela empresa a migrao para outras Redes Sociais tem sido inevitvel. Tendo isto em vista empresa vem nos ltimos tempos tentando se reinventar para conter esta sada de usurios. Ser que vai funcionar? Isso s o tempo dir.

CRIANDO SUA CONTA


A criao de uma conta no servio diretamente ligado criao de uma conta Google. Portanto, se voc j possuir algum servio da Google como: Gmail, reader ou qualquer outro, no ser necessrio se cadastrar, basta digitar seu nome de usurio e senha e logo depois preencher suas informaes de gostos pessoais e interesses que ser feita logo aps o login. Se voc no possui ainda nenhum servio Google, comece clicando em Criar sua conta e preenchendo o formulrio de cadastrado e depois seguindo para o outro formulrio de gostos pessoais.

44

REDES SOCIAIS

PROCURANDO AMIGOS
fato que diferentemente do Facebook o Orkut mais organizado com base nas comunidades do que diretamente na relao direta entre as pessoas. Claro que isso no impede de que voc se relacione com seus colegas sem a necessidade das comunidades. Caso voc tenha comeado agora, a primeira coisa a se fazer procurar amigos, para isso existem algumas maneiras: A primeira pela caixa de pesquisa ao lado do menu principal no topo da pgina.

Na caixa de pesquisa, digite todo ou parte do nome da pessoa que voc est procurando, ser mostrado o resultado da pesquisa para voc, e caso no tenha achado ainda seu amigo(a) tente refinar a pesquisa adicionando alguma caracterstica desta pessoa como: o nome da cidade ou bairro onde ela mora ou qualquer outra informao de relevncia que leve a diferenciar esta pessoas das demais. Outra maneira adicionar amigos de seus amigos. Caso voc j tenha amizades firmadas dentro da rede, voc pode acessar a pgina de perfil do seu amigo e dentro dela procurar amigos em comum com este seu colega. Baseado nestas ligaes entre os usurios um recurso interessante que existe a partir das verses mais atuais do Orkut a sugesto de amigos que aparece j no topo da pgina inicial do Orkut, nela so indicadas pessoas pelo prprio Orkut com base nos seus relacionamentos atuais e vnculos que vocs possuem em comunidades e amigos em comum com seus amigos atuais.

Para adicionar uma pessoa como amigo(a) basta acessar o profile da pessoa e clicar em adicionar como amigo, ser enviado um convite a pessoa e cabe a ela definir se vai te aceitar como amizago ou no. J para saber se voc possui solicitaes de amizade acesse a opo lembrete no menu lateral. L estaro listadas todas as pessoas que solicitaram uma amizade com voc, analise e caso queira confirmar a amizade clique em confirmar solicitao de amizade.

REDES SOCIAIS

45

A TIMELINE
A organizao do Orkut, como j foi dito antes, baseado principalmente nos relacio-namentos atravs das comunidades, apesar disto ter mudado um pouco. Quem j usa o Orkut bastante tempo percebe as mudanas que o mesmo sofreu ao longo destes anos. A Rede Social ganhou e perdeu vrios recursos muitos dos existentes, outros foram copiados de outras Redes Sociais.

Um recurso que tanto o Orkut quanto o Facebook ganharam foi a timeline, que mostra as ltimas atualizaes de seus amigos, mostrando tudo o que eles fizeram nos ltimos minutos ou dias. Este recurso j diretamente visualizado assim que voc entra na sua conta, ficando localizado na coluna do meio.

PERSONALIZANDO A APARNCIA DO SEU PERFIL


As verses anteriores do Orkut praticamente no tinham personalizaes. Apenas em casos bem isolados e dias especiais, como natal, copa do mundo entre outros, mas num contexto geral no tinha muitas opes de personalizao.A partir das novas verses o site passou a incorporar tambm o recurso de temas, onde pode ser aplicada uma cor especfica como tambm podem ser personalizado atravs de temas.

46

REDES SOCIAIS

Esta personalizao como vemos extremamente simples. No menu do topo voc encontra um menu chamado Temas ao selecionar esta opo voc inicialmente poder selecionar uma cor especfica para o plano de fundo do seu perfil. Caso deseje uma personalizao ainda mais profunda neste mesmo menu selecione a opo mostrar mais nesta prxima pgina voc poder escolher dentre vrios temas prontos e em vrias categorias, basta selecionar na opo experimentar e pronto o tema ser aplicado depois s clicar em sim e seu tema ser aplicado definitivamente

Outro recurso legal caso voc esteja no perfil de outro usurio e gostar do tema utili-zado por ele, para comear a usar o mesmo simplesmente clique no menu do topo na opo usar este tema. E se ainda, preferir voc pode escolher para navegar pelo Orkut sem ver nenhum tema nas pginas de outras pessoas. Para isso, basta selecionar a opo Navegar no Orkut sem temas, dentro da mesma pgina da galeria de temas.

ENVIANDO RECADOS (SCRAPS)


Os recados dentro do Orkut so conhecidos como scraps e permitem uma comunicao simples e direta com outros. Para enviar um scrap na pgina de recados de algum, visite o perfil dessa pessoa e clique na caixa de texto para escrever a mensagem. Voc pode personalizar seus scraps alterando a cor do texto, adicionando emoticons, imagens, vdeos do Youtube e mapas.

REDES SOCIAIS

47

Depois se mudar de ideia e se arrepender de ter enviado aquela mensagem para a pessoa, ainda dentro da caixa de recados da pessoa ao na sua timeline, clique sobre o cone de uma lixeira localizado ao lado direito do scrap desejado. interessante salientar que os scraps enviados por padro no so pblicos e os mesmos so visualizados apenas por seus amigos. Para alterar a visibilidade do scrap, observe que logo abaixo da caixa de texto da men-sagem existe a opo de alterar a visibilidade do scrap onde dentre as opes temos: privado, amigos e pblico. Altere de acordo com o que desejar escreve sua mensagem e depois clique em postar. Em privado significa que quem postou o contedo (um scrap, foto, vdeo, etc.) escolheu apenas algumas pessoas para verem esse contedo. Outras pessoas no vo ver absolutamente nada. Amigos significa que todos os amigos podem ver esse contedo (uma foto, v-deo, etc.). Se for um scrap, tanto os amigos de quem enviou como os amigos de quem recebeu esse scrap podero v-lo. Outras pessoas simplesmente no vo ver nada. Pblico significa que qualquer usurio do Orkut pode ver esse contedo.

Para enviar recados para varias pessoas ao mesmo tempo na sua pgina inicial observe que tem uma caixa onde voc poder enviar recados para varias pessoas, bastando que para isso voc digite sua mensagem com imagens mapas e o que mais voc desejar, selecione o nvel de visibilidade do scrap (note que aqui obviamente s temos a opes amigos e publico). E aps selecionar estas opes bsicas clique no boto alterar, selecione as pessoas que iro receber o scrap e para finalizar clique em postar.

48

REDES SOCIAIS

LBUNS DE FOTOGRAFIAS
Um dos recursos mais antigos do Orkut a possibilidade criar e compartilhar lbuns de fotografias, permitindo que voc compartilhe com seus amigos aqueles momentos inesquecveis da sua vida. Apesar de ser um recurso j existente desde as primeiras verses, os lbuns de fotografias ganharam recursos que melhoram o envio e controle de fotos dentro da rede.

Um deles que voc pode importar fotos do Picasa, que para quem no sabe um servio de compartilhamento de fotos tambm do Google. Isso interessante quando voc utiliza o Picasa para armazenamento de fotos online e queira tambm compartilhar dentro do Orkut, agora este tipo de trabalho ficou bem mais fcil. J na seo minhas fotos so exibidas todas as fotos em que voc aparece e que voc e seus amigos marcaram. Mas caso o que voc queira fazer colocar as fotos diretamente no Orkut faa o seguinte: 1. Acesse suas fotos clicando em Fotos no menu lateral. 2. Clique em Criar um lbum e selecione as fotos no seu computador a serem enviadas para o Orkut. 3. Enquanto as suas fotos so enviadas, possvel criar um nome para o lbum e uma descrio. 4. Durante esse processo, tambm possvel reordenar a posio das fotos, arrastando e soltando-as, e tambm adicionar legendas. 5. Selecione um nvel de privacidade para esse lbum escolhendo quem poder ver as suas fotos: s alguns amigos, os seus amigos do Orkut ou todos do Orkut. 6. Clique no boto Salvar alteraes na parte inferior da pgina. 7. Seu novo lbum automaticamente aparecer na seo meus lbuns. J para fazer o contrario e excluir um lbum de fotografias faa o seguinte: 1. Clique em fotos na parte superior da sua pgina inicial. 2. Clique em excluir lbum ao lado do lbum a ser excludo. 3. Confirme sua ao para concluir. Tome cuidado ao excluir os seus lbuns, pois no ser possvel recuperar as fotos de um lbum excludo.
1 - As opes de privacidade funcionam da mesma maneira como vimos no captulo sobre scraps

REDES SOCIAIS

49

ID A DES

1- Crie sua conta no Orkut

ATI V

2 Compartilhe seu perfil no Orkut com seus colegas de classe

50

DES

AFI

Crie um lbum de fotografias e envie uma mensagem para 10 de seus amigos visit-lo.

REDES SOCIAIS

AULA 08

ORKUT II
Postando vdeos Depoimentos Comunidade Criando comunidades Bate papo Aplicativos Segurana do Orkut

POSTANDO VDEOS
A postagem de vdeos no Orkut diretamente ligada ao youtube, portanto s possvel inserir vdeos no Orkut que j estejam no youtube, caso o mesmo ainda no esteja primeiro necessrio fazer o upload para o youtube, logo depois copie o link do vdeo e cole na caixa de texto na seo:Vdeos e clique em postar. Vale ressaltar que apenas podem ser adicionados vdeos do youtube, no sendo aceitos vdeos de outros servios.

REDES SOCIAIS

51

DEPOIMENTOS
Depoimentos como prprio nome diz so textos escritos por seus amigos sobre a sua pessoa e para visualizar depoimentos escritos sobre voc, v para sua pgina inicial, clique em depoimentosno menu lateral. Depoimentos escritos sobre voc aparecero na parte inferior da pgina, na seo minhas atualizaes. Para escrever um depoimento sobre algum, voc precisar fazer parte da rede de amigos dessa pessoa. Depois de se tornar amigo dessa pessoa, siga estes procedimentos: 1. Visite o perfil da pessoa, clique no menu lateral e depois em depoimentos. 2. A seo depoimentos de seu amigo aparecer na parte inferior da pgina. Cli-que em criar depoimento. 3. Escreva seu depoimento (voc pode adicionar vdeos e imagens) e clique em postar. 4. Assim que seu amigo aceitar o depoimento, este aparecer em seu perfil.

COMUNIDADES
Como vimos nos captulos anteriores diferentemente do Facebook que mais focado nos relacionamentos direto entre as pessoas, O Orkut apesar de tambm possuir esta possibilidade sempre foi mais focado no relacionamento dos seus usurios atravs das comunidades.A finalidade bsica de comunidades reunir o maior nmero possvel de pessoas em torno de um nico assunto ou assuntos especficos. Hoje o Orkut conta com comunidades dos mais variados assuntos, desde temas importantes at coisas sem qualquer sentido ou relevncia. Para ingressar em uma comunidade qualquer basta acessar a pgina de comunidades, se voc no sabe como chegar a pgina da mesma faa o seguinte clique sobre o opo Comunidades no menu superior, ser exibido a lista completa de comunidades que voc participa, logo mais abaixo todas as categorias de comunidades. Para pesquisar uma comunidade especfica use a caixa de pesquisa no topo como vimos na pesquisa de amigos.

Na caixa superior direita de pesquisa digite o assunto da comunidade que voc deseja seguir, selecione a esquerda a opo comunidades depois procure em qual das comunidades voc deseja ingressar. Aps acessar a pgina da comunidade clique em participar. importante sabe que algumas comunidades so controladas, ou seja precisam da autorizao do dono da comunidade para que sua entrada na mesma seja confirmada, neste caso no resta nada apenas esperar.

52

REDES SOCIAIS

CRIANDO SUA COMUNIDADE


As comunidades servem para unir as pessoas em torno de um assunto especfico. Qualquer pessoa pode criar uma comunidade, mesmo que j existam comunidades com o mesmo nome ou que fale sobre o mesmo assunto.Para criar uma comunidadefaa o seguinte:

1. 2. 3. 4.

Clique em comunidades no menu da parte superior de qualquer pgina do Orkut. Clique no boto criar. Insira o texto conforme mostrado na caixa de verificao de palavras e clique em confirmar. Preencha os detalhes relativos sua comunidade e clique em criar comunidade para concluir.

Caso voc no queira mais fazer uso desta comunidade e claro, se voc for o dono da comunidade e quiser exclu-la, siga estes passos: 1. 2. 3. 4. V para a pgina inicial da comunidade. Clique em editar perfil, abaixo da foto da comunidade. Selecione excluir comunidade. Clique em excluir na tela de confirmao.

Se caso voc no quiser exclui-la mas transferi-la para outro usurio faa o seguinte: 1. Acesse a pgina inicial da comunidade. 2. Clique em ver membros abaixo da caixa de membros no lado direito da pgina. 3. Encontre a pessoa para quem gostaria de transferir a titularidade e clique no cone de lpis (gerenciar) ao lado do nome. 4. Selecione transferir a titularidade da comunidade para usurio e clique em sim.

REDES SOCIAIS

53

BATE PAPO
Outro recurso imprescindvel nos dias atuais a possibilidade bate papo instantneo, no caso do Orkut o mesmo integrado ao Gtalk tambm da Google que est presente em vrios outros servios da empresa, principalmente Gmail. Para ativar o recurso de Bate papo altere seu status para disponvel no topo do menu lateral logo abaixo do seu nome de usurio.

Ao ativar o bate papo observe que ir aparecer uma caixa no canto inferior direitoda tela amigos online, clique para que a lista de amigos que tambm estejam conectados neste exato momento aparea, depois s clicar na pessoa com que deseja falar e sair digitando.

Nas ultimas atualizaes a Google incorporou recurso de bate-papo por vdeo e por voz no Gtalk e conseqentemente, o bate papo do Orkut, Alm de tambm disponibilizar o recurso de bate-papo em grupo. Para ativar qualquer um destes recursos clique no boto respectivo ao que deseja ativar.

54

REDES SOCIAIS

APLICATIVOS
Como vimos nas outras aulas as Redes Sociais deixaram de ser sites de apenas compartilhamento de fotos, vdeos e mensagens em geral para tambm incorporar servios que antes estavam fora da rede, principalmente no sentido de jogos casuais. Neste setor temos os aplicativos desenvolvidos pelo prprio Google, como tambm outros desenvolvidos por empresas terceirizadas.

A finalidade bsica destes aplicativos aprimorar e integrar voc e seus amigos, permitindo a troca de contedo rico e divertido dentro do Orkut. Adicionar aplicativos ao seu perfil do Orkut fcil. Todos os aplicativos esto listados no Diretrio de aplicativos. Para acess-lo rapidamente, clique na opo aplicativos no menu do topo depois na opo adicionar aplicativos.

Aqui, voc pode buscar aplicativos disponveis, navegar pelos aplicativos mais populares, verificar os aplicativos adicionados por seus amigos e os aplicativos mais recentes do Orkut. Voc tambm pode obter mais informaes sobre cada aplicativo e ver como os outros usurios o classificam. Se voc quiser adicionar um aplicativo ao seu perfil do Orkut, clique no aplicativo para obter mais informaes. Basta clicar em Adicionar aplicativo na lateral direita da pgina.

Observe que ao adicionar um aplicativo, ele ser incorporado ao seu perfil e os seus amigos comearo a receber atualizaes em suas sees Atualizaes dos meus amigos sobre a sua atividade nesse aplicativo. Se voc quiser desativar essas atualizaes, desmarque a opo Postar atualizaes para os meus amigos acima do boto Adicionar aplicativo, na pgina do aplicativo. Voc pode remover facilmente qualquer aplicativo clicando no cone de lixeira (remover este app) no canto superior direito da pgina do aplicativo.

REDES SOCIAIS

55

SEGURANA NO ORKUT
Apesar da ideia bsica de uma Rede Social ser o compartilhamento de informaes e o Orkut ter sido alvo de acusaes de violao de privacidade, hoje o mesmo conta com recursos avanados de gerenciamento do que voc deseja compartilhar com seus amigos.Voc pode usar as configuraes de privacidade do Orkut para restringir quem tem permisso de escrever mensagens para voc, comentar sobre as suas fotos e ver o seu lbum dentre vrias outras opes. Para isso, basta fazer o seguinte: 1. Clique em configuraes na parte superior de qualquer pgina do Orkut. 2. Selecione a guia privacidade. 3. Use o menu suspenso ao lado de cada recurso para alterar as permisses de acesso. Altere de acordo com o que voc desejar. Vale lembrar que determinadas partes do seu perfil no podem ficar ocultas para outros usurios, como a foto do seu perfil e o nome. Da mesma forma, no possvel ocultar o seu endereo de e-mail principal das pessoas que voc adicionou sua lista de amigos.

E caso queira um bloqueio, ainda mais forte a determinadas pessoas use o recurso de ignorar usurios. Isso vai impedir que usurios especficos enviem a voc solicitaes de amigo ou mensagens indesejadas, basta adicionar esses usurios sua lista de ignorados. Para fazer isso, visite seus perfis, clique na opo ignorar usurio na no menu lateral.

56

REDES SOCIAIS

ID A DES

1 - Procure por comunidades relacionadas ao Cedaspy e ingresse nelas.

ATI V

2 Junte-se a seus colegas de turma e escolham algum na sala para criar a comunidade da turma e ingressem nela.

3 Pesquise por 03 aplicativos de seu interesse

4 Faa depoimentos sobre seus colegas

REDES SOCIAIS

57

AULA 09

LINKEDIN I
O que Linkedin Como surgiu o Linkedin O Linkedin e as empresas Criando sua conta Publicando seu contedo

Usando o Linkedin Procurando emprego Criado seu network Ligando o Linkedin nas redes sociais

O QUE O LINKEDIN
O Linkedin considerado uma rede profissional no mesmo layout de uma Rede Soci-al,onde os seus usurios chamados de conexes, possuem uma pgina com seus dadosprofissionais (seu currculo) e uma lista de contatos e empresas para uma eventual oportunidade profissional. Atualmente, esta rede possui mais de 100 milhes de usurios cadastrados mundialmente. Esta rede uma excelente opo para quem procura uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho ou para quem necessita contratar um profissional, devido exposio do perfil dos usurios e as diversas empresas cadastradas.

COMO SURGIU O LINKEDIN


Surgiu nos Estados Unidos pelo co-fundadorReid Hoffman em 2002, mas houve seu lanamento oficial em Maio de 2003.

O LINKEDIN E AS EMPRESAS
Hoje devido a grande demanda e carncia de profissionais qualificados no atual mercado de trabalho, as empresa esto tendo que conseguir maneiras diferentes e mais objetivas na busca por estes profissionais. Portanto, qualquer profissional que se prese hoje deve ter seu perfil criado na rede para ter mais chances de aproveitar as oportunidades de mercado.

Alm disso, a mesma serve tambm para a troca de informaes e experincias entre empresas, possibilitando um melhor conhecimento do mercado para profissionais que queiram tambm ser donos de suas empresas.

58

REDES SOCIAIS

CRIANDO SUA CONTA


Para se inscrever no site voc pode se cadastrar entrando no linkedin ou recebendo uma indicao por e-mail atravs de um contato. Ser necessrio informar seus dados pessoais como e-mail, nome, se est empregado ou no, se estiver trabalhando informar o nome da empresa, o setor que voc trabalha e o cargo que voc atualmente est exercendo.

PUBLICANDO SEU CURRCULO NO LINKEDIN


O seu perfil no Linkedin nada mais do que suas informaes profissionais, e como qualquer currculo deve ser feito com uma boa grafia, informaes verdadeiras e resumidas, coloque informao sobre essas experincias profissionais, sobre sua formao e cursos complementares. muito importante, sempre renovar deixar o seu perfil atualizado e evitar informaes particulares como dados familiares, piadas ou frases de humor, etc.

Este ponto deve ser muito bem montado dentro do linkedin, pois seu perfil o passaporte para uma possvel vaga de emprego, pelas empresas cadastradas no servio. Para configurar seu perfil dentro do linkedin faa o seguinte: No menu do topo clique em: perfil depois em editar Perfil, nesta tela cadastre suas informaes de acordo com as dicas que citamos logo acima. No h segredo, pois os campos so totalmente auto-explicativos.

REDES SOCIAIS

59

USANDO O LINKEDIN
Aps ter configurado seu perfil hora de comear a usar o linkedin, adicionando novas conexes, procurando empregos ou at mesmo criando uma empresa dentro da rede. Observe que na sua pgina inicial temos assim como j vimos nas Redes Sociais anteriores a timeline. Com as ultimas atualizaes feitas por suas conexes.Observe que tambm temos uma caixa para compartilhamento do status, que diretamente ligada a sua conta no Twitter que foi informada no seu cadastro de perfil, como vimos anteriormente.

PROCURANDO EMPREGO
O Linkedin disponibiliza um menu chamado Emprego na parte superior, fazendo umfiltro com palavras chaves voc encontrar as vagas disponveis conforme a suapesquisa.Outra alternativa participando dos Grupos.Existem diversos grupos relacionados avagas de trabalho e tambm grupos de empresas que disponibilizam as suas vagas disponveis. Faa interao com os grupos, participe respondam os fruns e crie pesquisas.

60

REDES SOCIAIS

CRIANDO SEU NETWORKING


Atravs do seu e-mail voc pode localizar os contatos j cadastrados no site,informando seu e-mail e senha, o site atualizar e voc poder adicionar como sua conexo.O Linkedin tambm disponibiliza uma lista de pessoas que talvez voc conhea, essas so conexes de seus contatos na qual voc tambm pode se relacionar, para isso voc dever selecionar se este contato um colega, ou um colega de classe, ou fizemos negcio juntos, amigo, grupo, no conheo e mandar junto uma mensagem que informa que voc quer convidar para a sua rede profissional. Para recomendar um usurio do Linkedin necessrio ser uma conexo da sua rede, para isso voc dever selecionar o perfil do usurio que voc quer recomendar e escolher a categoria que se enquadra: Prestador de servio,Parceiro de negcios,Colega ou Estudante. Essa recomendao ficar disponvel no seu perfil informando que voc recomendou esta pessoa.`

LIGANDO O LINKEDIN NAS REDES SOCIAS


No seu perfil, voc tem a opo de compartilhar informaes da sua conta do Twitter com as suas conexes, para isso deve informar seu usurio em seu perfil na opo Twitter e configurar de acordo com as seguintes opes: - Exibir sua conta de Twitter para suas conexes - Compartilhar somente tweets com #in ou #li no seu status do Linkedin - Exibir em formato compreensivo (fotos, ttulo de pgina ou breve descrio).

REDES SOCIAIS

61

ATI V

ID A DES

1 O que o Linkedin?

2 Qual funo do Linkedin com as Empresas?

3 Qual a principal caracterstica da Rede Social Linkedin?

4 Estabelea conexes com seus colegas de sala de aula

5 Que tal procurar possveis vagas de estgios para jovens?

62

REDES SOCIAIS

AULA 10

MYSPACE
O que o Myspace Criar sua conta Aplicativos no Myspace Adicionando fotos e vdeos

O QUE O MYSPACE
O Myspace uma das Redes Sociais mais antigas entre as mostradas at agora. Foi lanada em 2003 e hoje oferece os mais variados tipos de servios: blogs, lbuns de fotos, musica, vdeos jogos e muito mais. Dentro deste contexto e devido facilidade com que se pode compartilhar musicas em formato mp3, o Myspace freqentemente utilizado por vrios artistas iniciantes ou no para a divulgao de seus trabalhos, muitas chegando a utilizar a prpria pgina dentro da rede como pgina oficial. Segunda o site Wikipdia, o Myspace hoje conta com uma base de usurios de 110 milhes de registos ativos, sendo a segunda maior Rede Social dentro dos Estados Unidos.

CRIAR SUA CONTA


O cadastro no se difere praticamente em nada das outras redes apresentadas at aqui, basta clicar em inscrever-se no topo da pgina logo ao lado do logotipo do site, preencha o formulrio com suas informaes como e-mail endereo, data de nascimento e afins. O custo do cadastro assim como nas outras tambm GRATUITO.

Aps efetuar seu cadastro no site voc j ser redirecionando para a pgina de edio do perfil. Preencha seu cadastro informando seus dados complementares e faa o upload de suas fotos de perfil e para finalizar procure seus amigos em outras Redes Sociais.

REDES SOCIAIS

63

APLICATIVOS NO MYSPACE
Bom, no geral o Myspace no muda muito de Redes Sociais como Facebook ou Orkut, pois, assim como essas duas o Myspace tambm possui servios como postagem de fotos, vdeos, e-mail interno, jogos e muitos mais. Todos estes recursos ficam localizados no topo da tela do Myspace onde voc encontra um menu com as opes home: onde voc pode postar seu contedo, visualizar o que seus amigos andam fazendo e compartilhando, no geral essa tela funciona como a timeline tanto do Twitter quando a do Facebook

Na caixa de compartilhamento voc poder postar mensagens, fotos podendo montar um lbum de fotografias ou simplesmente uma foto diretamente de sua webcam, caso seu computador disponha de uma instalada, poder tambm compartilhar links de sites interessantes, vdeos que podem ser carregados de seu computador ou gravados na hora tambm com o auxilio de uma webcam claro e por ltimo compartilhe musicas que podem ser pesquisadas na caixa abaixo da de mensagens. O Myspace dispe ainda de vrios outros recursos que podem ser encontrados no menu superior na opo minhas coisas.

64

REDES SOCIAIS

Algo que devemos dar destaque dentro do Myspace a possibilidade de criar listas de reproduo de musicas dos artistas cadastrados no servio. Onde pode se ouvir as musicas diretamente no site sem a necessidade de ter que baixar as mesmas.

REDES SOCIAIS

65

ADICIONANDO FOTOS E VDEOS


Como vimos anteriormente o Myspace, assim como o facebook e Orkut possuem vrios servios incorporados Rede Social, permitindo que seus usurios compartilhem os mais variados tipos de informaes, incluindo tambm fotos e vdeos.

Para compartilhar fotos no h muito segredo, v ao menu do topo minhas coisas e selecione a opo fotos, depois clique em carregar fotos e selecione as fotos que deseja adicionar e siga as etapas seguintes. interessante notar que junto destas opes tambm existe a opo de se capturar a imagem de uma webcam. Para compartilhar vdeos selecione a opo vdeos no menu minhas coisas depois clique no boto carregar vdeo para fazer o upload de um vdeo previamente gravado ou se preferir selecione a opo gravar vdeo para gravar um vdeo na hora com uma webcam. E alm destas opes nesta mesma tela no menu lateral, voc poder organizar seus vdeos que j esto on-line atravs das opes meus uploads, meus favoritos, Meus canais seguidos e meu canal.

66

REDES SOCIAIS

ID A DES

1 O que o Myspace?

ATI V

2 Qual a funo do Myspace?

3 Qual a principal caracterstica da Rede Social Myspace?

AFI O

Descreva passo a passo como colocar a Rede Social Myspace junto com o MSN.

DES

REDES SOCIAIS

67

OUTRAS REDES SOCIAS


AULA 11
O que o FormSpring . Como criar uma conta. Configuraes e personalizao Primeiros passos Como fazer perguntas Responder perguntas Haboo Youppie

O QUE O FORMSPRING
O FormSpring uma Rede Social baseada nos fatos dos seus usurios poderem fazer perguntas entresi, podendo ser aceitos perguntas tanto de pessoa cadastradas, quando de pessoas no cadastradas no servio. Claro, que existe um controle sobre o que ser exibido ao pblico podendo ser descartadas perguntas ofensivas, ou quando o usurio achar necessrio.

COMO CRIAR UMA CONTA


Novamente para que possamos usar o servio devemos nos cadastrar clicando em signupand find Friends. Logo depois s preencher o formulrio com seus dados bsicos e e-mail.

CONFIGURAES E PERSONALIZAO
Antes de perguntarmos qualquer coisa, vamos configurar o servio ao nosso gosto, tornando nosso pgina mais atrativa para as pessoas perguntarem com mais freqncia, para isso clique em Settings no canto superior da tela. As possibilidades de configurao so simples em Your Profile voc poder personalizar suas informaes pessoais e aparncia do profile, como plano de fundo e cores de fontes.

68

REDES SOCIAIS

J em privacyOptions voc pode escolher quem poder fazer perguntas para voc no servio: Qualquer usurio (at no cadastrados), qualquer membro cadastrado no servio ou apenas usurios cadastrados e identificados no servio.

Em e-mail voc poder configurar as opes de recebimento de e-mail. Quando deseja receber e-mails.

REDES SOCIAIS

69

Em SMS configure o recebimento de SMS avisando quando seus amigos fizerem per-guntas.

Em Services configure a integrao do FormSpring com outras Redes Sociais como por exemplo Twitter e Facebook entre outras.

Em Goodies integre um boto de perguntas em seu blog ou site.

70

REDES SOCIAIS

PRIMEIROS PASSOS
Ok. Agora que temos nosso FormSpring configurado vamos comear a us-lo. A ideia e o conceito so muito parecidos com as do Twitter. Clicando em Home voc pode ver as perguntas feitas a seus colegas e pode fazer perguntas a todos eles, ou escolher quem ser direcionada as perguntas.

Em questions voc visualizar e responder as perguntas feitas a voc. Em Sent-Questions voc ver as perguntas pendentes de respostas feitas por voc a seus amigos.

COMO FAZER PERGUNTAS


Para fazer perguntas no FormSpring clique no menu do topo na opo home, na caixa de texto logo abaixo digite sua pergunta e clique em Next step: select friends selecione para quem deseja enviar a pergunta e clique em ask friends.

Outra maneira de se fazer perguntas indo diretamente ao profile de usurio que voc deseja fazer a pergunta e na caixa superior digitar sua pergunta e logo depois clica em sendyour question. Simples no?

REDES SOCIAIS

71

RESPONDER PERGUNTAS
Como j dito antes para visualizar as perguntas que fizeram a voc basta ir s opes questions no menu do topo e visualizar as mesmas na guia questions. Alm de responder as questes voc poder escolher em quais Redes Sociais voc ir compartilhar as repostas.

Nesta mesma tela ao lado em get more questions voc pode indagar seus colegas de outras Redes Sociais a fazerem perguntas a voc. Para isso apenas digite uma mensagem encorajadora, marque em quais redes deseja compartilhar e clique em announce. Pronto nunca mais faltar perguntas para se responder.

HABOO

O Haboo uma das poucas Redes Sociais recomendadas para maiores de 13 anos. Tendo ainda como diferencial a interao dos membros para construo de um hotel. Contudo no considerada uma rede nova, ela surgiu em 2000, e passou por profundas mudanas e comea a tomar forma agora, aps ser incorporada pelo R7, site da Record.

72

REDES SOCIAIS

Para usar o site basta seguir o passo a passo abaixo:

O cadastro bem prtico e est dividido em trs etapas. A primeira constituda na criao do perfil, idade e sexo.

O segundo passo preencher os campos de email e senha.

Em seguida aparecer a estrutura do seu hotel, em que voc iniciar a construo personalizada do seu novo empreendimento.

Ao interagir com o site, voc conquista um presente de 200 pontos para comear a utilizar.

possvel personalizar seu avatar e interagir com outros usurios, contudo, algumas funes so Premium e o usurio precisa pagar por algumas configuraes. Faa seu cadastro, descubra novas maneiras de se com os usurios.

REDES SOCIAIS

73

YOUPPIE
A Rede Social Youppie uma criao brasileira, que possui recursos muito prximos as ferramentas do Facebook e Orkut, incorporando ferramentas de udio e vdeo, o que alm de permitir maior interatividade, possibilita o compartilhamento de imagens feitas por voc.

AGORA A SUA VEZ, ACESSE O SITE YOUPPIE E HABOO E FAA A SUA INSCRIO E NOS CONTE O QUE VOC ACHOU SOBRE ESSA REDE SOCIAL, APONTE OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.

74

REDES SOCIAIS

ID A DES

1 O que o FormSpring ?

ATI V

2 Qual funo do FormSpring ?

3 Como adicionar o FormSpring ao Facebook?

FIO

DES A

Descreva as diferenas entre FormSpring e o Twitter .

REDES SOCIAIS

75

AULA 12
76

APLICATIVOS
TweetDeck. WebwareTwitter feed. Seesmic.

TWEETDECK
O TweetDeck um gerenciador de Redes Sociais mais utilizado nos celulares e desktops pois com ele voc pode acessar mais de uma rede ao mesmo tempo, podendo estar sempre por dentro de todas as informaes em um nico aplicativo. Esse aplicativo tambm foi desenvolvido para ser utilizados na maioria dos celulares que hoje tem acesso a Internet por meio de conexo 3g e WiFi. Nele voc pode se conectar com vrios amigos e receber notcias das suas Redes Sociais mais favoritas e mandar fotos e compartilhar vdeos, ficar por dentro de tudo o que seus amigos esto falando. O TweetDeck utilizado para acessar as Redes Sociais como: Twitter , Facebook, Linkedin e Myspace.

Vamos aprender a configurar o TweetDeck para podermos comear a utilizar.

REDES SOCIAIS

Para configurar o TweetDeck, clique em settings

A janela com as principais configuraes do TweetDeck

Vamos descrever as mais importantes. Faa seus prprios testes e v configurando conforme suas necessidades. Twitter - Vamos configurar o tempo de recebimento dos tweets, replies. Recomendamos que deixem como est, para no correr o risco de exagerar na quantidade mxima. Para configurar os Retweet clique em retweet Button should:

Notifications Serve para configurar as notificaes quando recebermos tweets e replies. Colors/Fonts Oferece vrias possibilidades de alterao de seu fundo preto. Services Use para escolher quais servios voc deseja usar para encurtamento de urls. Accounts Adicionar ou excluir contas como Twitter, Facebook, Myspace e Linkdin.

REDES SOCIAIS

77

Um das principais diferenas do TweetDeck que ele divide em grupos colocando em colunas. Para excluir uma coluna, clique sobre o ttulo dela e depois no cone X.

Na barra localizada na parte superior, fica onde escrevemos a mensagem para ser postada direta no Twitter .

Agora que apreendemos a utilizar o TweetDeck vamos comear a fazer nossas postagens.

78

REDES SOCIAIS

WEBWARETWITTER FEED
Se voc gosta de alimentar sua Rede Social Twitter com feeds e rss de outros blog esse um timo aplicativo.

SEESMIC
O Seesmic Desktop um programa exclusivo para os usurios do Twitter e Facebook que preferem atualizar a sua Rede Social atravs do Desktop. Alm disso, o usurio pode conferir as novidades, sem ter que abrir um navegador agilizando o mais rpido possvel as suas informaes nas Redes Sociais.

REDES SOCIAIS

79

ATI V

ID A DE

1-Defina o TweetDeck

2- O que WebwareTwitter feed?

3-Explique com suas palavras qual a utilidade do Seesmic

4- Acesse as ferramentas aprendidas nesta aula e verifique seus benefcios, anote suas concluses no espao abaixo:

80

REDES SOCIAIS

AULA 13

CHA LIVEMO s com as Redes Sociais.


Aprendendo idioma . A importncia de um segundo idioma Tradutores Online. Conhecendo o Livemocha. Conhecendo o Busuu.com App para celulares, Ipods e tabletes.

APRENDENDO IDIOMAS COM AS REDES SOCIAIS.


Ao longo das aulas ministradas neste mdulo aprendemos a tirar maior proveito das Redes Sociais, que alm de nos aproximar das outras pessoas, possibilita um intercmbio de conhecimentos. Essa possibilidade de inteirao, tambm pode ser usada como uma oportunidade de ensino a distncia de outros idiomas. Para tanto, contamos com a ajuda de alguns sites, que alm de oferecerem contedo didtico, gramtica e vocabulrio, possibilitam a troca de experincia, atravs da prtica. Os sites oferecem chats internos, onde os usurios podem teclar no idioma de interesse de ambos. Desta maneira, fica mais fcil avanar em um dilogo que poderia transcorrer em situaes do cotidiano. O nvel de conversao melhora com a freqncia do uso desta ferramenta, assim o usurio alcana um maior nvel de fluncia. Como existem pessoas nativas possvel que elas colaborem com o vocabulrio e tambm com as particularidades do idioma, palavras que podem ser usadas coloquialmente e que facilitam a compreenso. Geralmente os usurios so pessoas com interesses bem claros de troca de conhecimento, no entanto importante ressaltar que assim como em outras Redes Sociais, existem perigos que devem ser levados em considerao, portanto evite disponibilizar informaes pessoais que possam comprometer a sua segurana. No mais aproveitem bastante, em nenhuma escola seria possvel pagar to pouco para aprender na comodidade do seu dia a dia, respeitando seus horrios e ainda conhecendo pessoas de todas as partes do mundo.

REDES SOCIAIS

81

A IMPORTNCIA DE UM SEGUNDO IDIOMA


fato que dominar mais de um idioma um grande diferencial no mercado de trabalho, essa realidade ocorre porque vivemos em um mundo globalizado e competitivo. As empresas buscam cada vez mais por profissionais capacitados e completos, e que saibam se comunicar em outras lnguas. O idioma to importante que para algumas empresas ele no se constitui somente como diferencial, mas como pr-requisito. As multinacionais, responsveis por alguns dos melhores salrios do mundo, alm de solicitarem o certificado de proficincia em uma segunda lngua, conduz as entrevistas dos candidatos no idioma escolhido, atestando assim a eficincia do novo funcionrio. Contudo, no somente no trabalho somos cobrados pelo domnio de outro idioma, muitas vezes no dia a dia nos deparamos com situaes bem constrangedoras por no conhecermos, por exemplo, um simples problema no computador poderia ser resolvido se o usurio entendesse algo em ingls. As musicas voc as entende? Voc come, ouve e vive em uma sociedade imersa pela influncia de outras culturas, j se deu conta disso?Quantas vezes voc usou alguma roupa ou algum outro objeto estampado com alguma frase que nem mesmo conhecia a traduo? Aprender outra lngua nem sempre a tarefa mais fcil, mas pode ser divertida quando usamos alguns recursos, tais como cursos online, ou mesmo presencial. Voc sabia que existem escolas de idiomas que oferecem bolsas de estudos para alunos da rede pblica? Outra forma de aprender um idioma traduzir as musicas que geralmente ouvimos, assim possvel fazer associaes de palavras com a sua pronncia correta, bem como a sua sonoridade, que um conceito bem importante, algumas associaes de palavras adquirem outra sonoridade, assemelhando se com outra palavra e, no entanto esta situao pode tornar-se problemtica para os menos inteirados no assunto. Os filmes legendados tambm so uma tima alternativa para o aprendizado. comprovado que o crebro tem reas mais ativadas quando foramos a fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Ao assistirmos um filme legendado desenvolvemos uma tcnica de decodificar o texto, ouvir a pronuncia no idioma de origem e ainda fazer associ-aes com os objetos mostrados em cenas. Atitudes simples como as citadas acima podem ajudar bastante a melhorar o vocabulrio e assim nos preparar para o mercado competitivo e facilitar o nosso cotidiano.

TRADUTORES ONLINE

Com a introduo das mdias eletrnicas, as formas de aprendizado se transformaram. Ainda usamos o material didtico para realizarmos atividades tericas, no entanto o uso do dicionrio est se restringindo as verses online. Mais interativos, dinmicos e geis, eles facilitam o nosso dia a dia.

82

REDES SOCIAIS

Temos como exemplo de tradutores online o Google tradutor, tambm conhecido como Google Translate. O aplicativo oferece traduo para 64 idiomas, alm das opes de udio e de sinnimos, assim o usurio pode aprender no somente o significado, mas tambm a sua pronncia correta. O que faz do Google tradutor uma das ferramentas mais confiveis e inteligentes na Internet o fato das tradues serem baseadas em artigos acadmicos. Toda vez que um texto inserido na rede, o motor de busca do Google aprende palavras novas, desta maneira, assim que inserimos uma palavra ele j consegue detectar em que idioma estamos nos expressando. Alm disso, possvel traduzirmos sites inteiros com o auxilio desta ferramenta. Outros tradutores tambm ganham espao na web, tais como Bing e babel fish, no entanto, o Google o responsvel pelo maior nmero de idiomas incorporados, alm de tudo uma ferramenta gratuita. Na aula de hoje precisaremos contar com a ajuda de tradutores para desenvolvermos nossas atividades.

CONHECENDO O LIVEMOCHA
A fim de facilitar a comunicao entre pessoas de vrios pases e culturas foi criada em 2007 a Rede Social de idiomas denominada Livemocha, que logo se popularizou pela sua facilidade e eficincia. Atualmente oferece 35 idiomas e possui mais de nove milhes de membros cadastrados. Entre os recursos oferecidos esto: vocabulrio, gramtica, compreenso oral e leitura. Alm do diferencial de um chat interno, onde os usurios podem convidar os inscritos para um bate papo em tempo real. Contudo, o acesso gratuito expira em sete dias. Para ativar a sua conta basta efetuar o pagamento que geralmente calculado em dlares. Os valores podem variar isto porque, quanto mais colaborar com o site, mais vantagens podem obter inclusive se candidatando como professor, e corrigindo atividades de outros usurios, voc passa a acumular Tokens, que uma espcie de moeda virtual. Ela serve para obter mais privilgios, tais como jogos, vdeos e reviso.

CADASTRO

Para se cadastrar muito fcil, basta acessar o site www.livemocha.com e preencher um pequeno formulrio informando o idioma falado, o idioma que pretende aprender, colocar um email, que se tornar o seu login, alm de inserir uma senha e concordar com o termo de servio.

REDES SOCIAIS

83

PRIMEIROS PASSOS

Antes de comear a usufruir das vantagens do site o usurio precisa responder uma pesquisa.

A segunda pgina mostra os benefcios que o usurio poder utilizar, explicando cada um dos itens.

Escolhendo qualquer um dos tpicos explicados voc automaticamente inicia o aprendizado. H uma breve introduo explicando como desenvolver a atividade.

O bate papo um excelente recurso para conversar com pessoas de diversas partes do mundo. Para contat-las, basta fazer um convite para um bate papo online. Na lateral aparece um pequeno quadro com as expresses mais usadas e que em muito podem auxiliar.

84

REDES SOCIAIS

CONHECENDO O BUSUU.COM
O busuu.com outro excelente site para aprender um idioma. O nome do site faz refe-rncia a um idioma, quase extinto falado na Republica dos camares. O designer e o vocabulrio so mais modernos que no Livemocha. Contudo as seqncias de atividades propostas seguem as mesmas. O Busuu.com possui um amplo vocabulrio e atividades interativas. Conta inclusive com um aplicativo para Ipod e celulares, onde o usurio pode fazer as suas atividades de qualquer lugar e a qualquer momento. O usurio cadastrado passa a ter um perfil onde pode compartilhar fotos e suas particularidades, atualmente o site possui trs milhes de usurios e oferece nove idiomas. O curso divido em quatro modalidades A1,A2 e B1e B2. O site tambm oferece os sete dias gratuitos, no entanto existe uma taxa a ser paga, o que o site chama de Premium. Ela pode variar, pois o site tem algumas promoes relmpagos. A taxa anual, sem descontos de R$ 159, 62 por ano, existem planos mais flexveis como os de um ms, trs meses, seis meses e um ano. A assinatura renovada automaticamente, e o usurio pode cancelar o contrato quando quiser e sem o pagamento de taxas. Outro grande benefcio para os usurios Premium o certificado, aps a concluso

APP PARA CELULARES, IPODS E TABLETES


Outro diferencial importante sobre o Busuu o fato de o programa possuir uma verso indita de aplicativo para celulares, Ipods, tabletes, entre outros dispositivos mveis. O programa tambm oferece sete dias gratuitos para desfrutar de todos os benefcios de um usurio Premium, o interessante deste dispositivo que o usurio pode acessar a sua conta de qualquer lugar, e no necessita de conexo com a Internet. A verso gratuita oferece vinte lies, alm da possibilidade de sincronizar as atividades desenvolvidas no computador.Para fazer o download do aplicativo basta clicar sobre a opo de apps iTunes Store ou Android Market e digitar Busuu, logo ser necessrio fazer um rpido cadastro.

CADASTRO O registro simples e fcil, necessrio inserir um nome de usurio, email e senha, escolher idioma que fala e o que gostaria de aprender e qual o nvel. Logo aps um link enviado para a caixa de email do usurio, que precisar acess-lo para liberar o acesso.

REDES SOCIAIS

85

PRIMEIROS PASSOS

Antes de iniciar o uso das novas ferramentas o usurio editar o seu perfil. Podendo adicionar uma foto e fazer uma pequena descrio.

A conta bsica como o site informa gratuita, contudo as funes Premium duram apenas sete dias.

Logo ser aberta uma tela oferecendo os primeiros passos, ou a opo iniciar as atividades. Escolhendo iniciar as atividades ser oferecido um rpido esquema de aprendizado. Nessa tela dada a previso de quantos dias o usurio terminar o modulo, calculado a partir de uma unidade por dia. A primeira unidade A1, se feita todos os dias, levar dois meses para ser concluda.

Cada unidade possui oito procedimentos sendo eles: vocabulrio, leitura, texto dialogo, avaliao, texto em pdf, udio e pronncia, para os ltimos dois itens necessrio fone e microfone.Toda vez que o usurio completa uma atividade, recebe Busuu-Berries, moeda corrente do site, responsvel por incentivar o aprendizado. Quanto mais frutas voc tiver, mas ativo voc na nossa comunidade. A moeda pode ser dada aos novos amigos para incentiv-los.

O bate papo tambm uma tima opo para quem quer aprender um novo idioma. O ambiente bem parecido com o do Livemocha,mudando pouca coisa no designer.

86

REDES SOCIAIS

CULTIVE SEU JARDIM A fim de verificar os nveis de dedicao do usurio realizada uma pequena brincadeira por parte do Busuu. Na pgina inicial so exibidos os idiomas, representados por rvores, toda vez que o usurio realiza suas atividades, automaticamente o jardim ganha formas, quanto mais participar e ajudar as pessoas, mais recursos vo aparecendo em seu perfil. Clicando em cada rvore o usurio tm acesso as atividades referentes unidade de-senvolvida. Assim que termina as atividades, se elas tiverem nveis de excelncia o usurio recebe Busuu-Berries. Essa simptica fruta funciona como gratificao por realizar as suas tarefas, ou ajudar outros usurios. Ao iniciar uma conta no site, o usurio recebe 10 Busuu-Berries como forma de incentivo. Contudo, os participantes no precisam acumular essa moeda, mas podem compartilhar com seus amigos, como uma forma de incentivo. Para receber as Busuu-Berries os usurios devem: *Terminar um captulo, composto por cinco atividades, entre as quais esto: vocabulrio, dilogo, exerccio de escrita, busuu-talk, reviso. *Quando for avaliado positivamente por mais de trs usurios *Por finalizar um mdulo *Por fazer correes teis * Por criar grupos *Por ser lder de alguma equipe METODOLOGIA O Busuu trabalha com uma srie de atividades, que esto divididas em sete partes, sendo elas: vocabulrio, dilogo, escrita, Busuu-Talk e reviso, alm de oferecer recursos materiais em PDF e de udio, para o ltimo necessrio possuir recursos multimdia no computador. O usurio pode ainda estipular uma mdia de aprendizagem, que aparece na rea interna do aplicativo, atravs de uma rgua especial, o aluno pode saber se sua dedicao est satisfatria ou no, desta forma acompanhar seu empenho nas atividades. Em outros momentos os exerccios podem ser enviados para o email de algum amigo para correo. Outro item interessante o Busuu-Badges, prmios oferecidos pelo site toda vez que o usurio realiza atividades no site, na tabela ao lado possvel sabermos quais prmios so oferecidos e por qual desempenho. Agora que aprendemos mais sobre esse universo de aprendizado em idiomas online, vamos criar nossa conta no Busuu e iniciar nossa experincia com a lngua estrangeira. I see you!!

REDES SOCIAIS

87

ID A DES

1 Quais as vantagens de aprender um idioma atravs de sites?

ATI V

2 Pesquise e liste outros sites que tambm focam o ensino de idiomas

3 Faa um cadastro no Busuu e no Livemocha, anote abaixo o seu usurio para se lembrar

4 Faa as primeiras atividades indicadas pelo site e anote quais as facilidades e dificuldades voc encontrou ao executar os exerccios.

DES A

FIO

Abaixo temos um caa palavras com vrias palavras em ingls, localize-as e sublinhe, use o Google tradutor para auxili-lo.

Conectado Baixar Placa Desligado da Placa Ligado a Placa Cpia de Segurana Placa Me Carregar Instalao Energia Reiniciar Aprimorar Rato Cmera

88

REDES SOCIAIS

AULA 15

Google + PARTE I
O que o Google+. Google+ Como participar do oogle+? Como funciona o G gle+ O seu perfil do Goo ade do seu perfil. Definies de privacid Crculos. Stream.

O QUE O GOOGLE+
Depois de algumas tentativas frustradas de se criar uma Rede Social que fizesse frente ao avano meterico do Facebook em todo mundo, a Google finalmente lana em junho de 2011 a sua Rede Social, denominada inicialmente de Projeto Google+. A empresa veio com um projeto ambicioso, dinmico, ao qual ela mesma fez questo de apresentar. Fazer uma Rede Social simples e que o processo de relacionamentos entre pessoas na Web fosse mais semelhante ao da vida real era a meta da empresa. Pretendia ser o carro chefe para ajudar a Google a voltar a sua hegemonia. Construda para agregar os servios sociais do Google, a Rede Social conseguiu em apenas 3 semanas, a partir da data do lanamento oficial, recrutar 10 milhes de seguidores pelo mundo. E continua crescendo.

COMO PARTICIPAR DO GOOGLE+


Inicialmente, a Google trabalha com a mesma ideia que o Orkut introduziu quando co-meou: os convites. Para participar necessrio que voc receba um convite de algum amigo j participante. Mas isso questo de tempo at a Google liberar seus acessos a todo pblico. Recebido um convite e aps ser aceito pelo usurio que o recebeu, automaticamente, sugir bem no incio da Barra do Google a sua ligao com o Google+. Com a sua sesso iniciada (Google Accounts), voc poder identificar facilmente a conta em que se encontra no momento e integrar todos os servios oferecidos pela empresa.

COMO FUNCIONA O GOOGLE+?


Da mesma forma que outras Redes Sociais trabalham, o Google+ permite ocomparti-lhamento de todo tipo de contedo, seja ele vdeo, links, imagens e textos. importante salientar que o Google+ um projeto em constante evoluo. Semanalmente, ou at mesmo diariamente, a equipe de desenvolvimento introduz novos recursos que venham a justificar a real integrao em rede. Portanto, comum verificar diferenas nas pginas do Google+ de tempos em tempos. Mesmo que a base principal da rede seja de compartilhamento, a organizao do Google+ adiciona termos e conceitos diferentes de outras Redes Sociais.Veja o exemplo: o Orkut baseia seus relacionamentos principalmente por comunidades; o Facebook mais voltado para o relacionamento direto ou atravs de pginas; j o Google+ introduz o conceito de crculos e sparks, onde os relacionamentos pode ser realizados dentro de crculos fechados de amigos e com contedo integrado sobre interesses em comum.

REDES SOCIAIS

89

O SEU PERFIL DO GOOGLE+


Assim como todas as outras Redes Sociais estudadas, o perfil a maneira como voc se apresenta ao pblico. Nele, voc pode gerenciar as suas informaes, liberando apenas os itens que voc deseja que as pessoas possam ver, garantindo ento a sua segurana. Como seu perfil pblico, as nicas informaes obrigatrias so o seu nome completo e sexo. Depois de criado o perfil no Google, podemos alter-lo conforme nossa necessidade, inclusive aceitando novos servios. O processo para editar seu perfil no Google+ bem simples: ao clicar no link com o seu nome de usurio ao lado da sua foto, o seu perfil ficar exposto na sua tela. Para editar, basta clicar no boto Editar perfil.

DEFINIES DE PRIVACIDADE DO SEU PERFIL


Como dito, o Google+ permite controlar as informaes que aparecem no seu perfil e a forma como elas so compartilhadas. Vamos ao exemplo: Imagine que voc queira reservar a sua ocupao apenas aos integrantes de seus crculos. Basta clicar no item Ocupao (qualificao profissional) e em seguida selecionar qual crculo voc deseja compartilhar a informao.Vamos falar dos crculos na prxima pgina. As pessoas que o adicionaram aos respectivos crculos podem ver o seu perfil clicando na sua fotografia. No entanto, estaro limitadas pelas restries de visibilidade que voc definiu no seu perfil.

CRCULOS
A inteno principal de uma Rede Social formar grupo de pessoas conhecidas ou de mesmos interesses. Para que isso seja possvel, necessrio encontrar essas pessoas na rede. Para isso use a caixa de texto Encontrar pessoas disponveis na sua tela principal.

90

REDES SOCIAIS

CRCULOS
Crculos so as formas de como o Projeto Google+ organiza as suas relaes sociais virtuais baseadas nas suas relaes sociais reais. Exemplos: Famlia, Amigos, Faculdade, Curso, entre outros. O crculo estabelece uma restrio com outras pessoas no intuito de compartilhar todo contedo relevante ou que julgue interessante. Vamos ao exemplo: Voc poder usar o crculo Amigos do curso para publicar um convite de aniversrio aos participantes, na certeza de que apenas eles tero acesso, de forma preliminar, quela informao. Dentre outras, o usurio pode optar tambm por personalizar os dados pessoais que deseja tornar pblico dentro de um determinado crculo. Veja o exemplo: O crculo de Colegas de trabalho poder ter acesso aos seus dados de contato, tais como e-mail e telefones, assim como a localizao. O processo de criao de crculos bastante simples e amigvel.

Clicando dentro do crculo mestre, a janela aberta permitir voc criar toda a estrutura do seu crculo, assim como adicionar as pessoas com quem voc deseja relacionar atravs do boto +Adicionar pessoas. Caso deseje, voc pode criar o crculo vazio e posteriormente adicionar as pessoas.

Depois de criado o crculo, voc pode adicionar descries e incluir detalhes a ele. Para adicionar uma descrio basta clicar no crculo e quando abrir a janela de dialogo crculo clique em Adicionar uma descrio bem abaixo do nome do crculo.

REDES SOCIAIS

91

INCLUINDO PESSOAS NO CRCULO.


Somente voc tem o controle sobre seus crculos. L podem estar presentes aqueles que voc deseja. So vrias as formas de incluir uma pessoa em um crculo. A seguir, apresentamos as mais comuns. Arraste e solte o imagem (avatar) da pessoa desejada dentro do crculo. Clique na imagem (avatar) da pessoa desejada para abrir o perfil dela. Uma vez aberto, clique em adicionar aos crculos.

Detalhe: Voc pode colocar a mesma pessoa em quantos crculos quiser. Por exemplo: um primo pode pertencer tanto ao crculo Famlia quanto ao crculo Curso, uma vez que ambos fazem curso na mesma unidade. Finalizando nosso estudo sobre crculos, qualquer pessoa pode ser bloqueada ou excluda de um crculo. Para bloquear, clique no nome do crculo e selecione a pessoa que pretende bloquear. No menuMais aes, situada no canto superior direito, basta selecionar a opo de Bloquear. Quando bloqueadas surgir um crculo chamado Bloqueadas em vermelho na parte inferior da pgina de crculos. ali que voc montar o seu espao de pessoas bloqueadas. Caso necessite, voc poder arrastar e soltar outras pessoas que pretenda bloquear futuramente. Caso voc queira remover uma pessoa de um crculo, abra o editor do crculo e selecione pessoa que pretende excluir. Um menu na parte superior permite a excluso do selecionado.

92

REDES SOCIAIS

STREAMS
O projeto Google+ define o stream como o local para ter conversas importantes com as pessoas que lhe interessam. neste espao que o projeto centraliza os contedos de interesse pblico, bem parecido com o Mural do Facebook e o MeusScraps do Orkut. Ali, podem ser postadas mensagens de texto, vdeos, imagens, links, entre outros. Quando voc compartilha informaes com pessoas, estejam elas ligadas ou no diretamente aos seus crculos, o seu contedo surgir nos respectivos streams. A seguir, vamos entender um stream: No lado esquerdo da pgina voc poder visualizar todos os crculos que voc j criou. Clicando em um crculo, todo o contedo do stream referente quele crculo estar disponvel no meio da pgina.Veja o exemplo:

Simples, no ? Ainda no lado esquerdo, voc poder visualizar o stream denominado Fora dos crculos que permite visualizar o contedo de pessoas que compartilham com voc, mas que ainda no esto nos seus crculos. Temos ainda o stream Notificaes, onde so apresentadas as notas do Google+. Ali voc pode receber as notificaes sempre que ocorrer um evento importante, como, por exemplo, quando adicionado a um crculo ou mencionado em uma mensagem. No lado direito da tela de principal de streams podemos visualizar alguns pontos teis para facilitar o seu deslocamento dentro da rede. Entenda cada um deles: Em seus crculos: Apresenta as pessoas que esto nos seus crculos, indicadas pelas suas respectivas fotografias. Hangouts: um ponto de encontro online que permite uma conversa de udio e vdeo com os integrantes de um determinado crculo. Falaremos dele posteriormente. Sugestes: Mostram pessoas que o Google+ julga que voc possa conhecer. Esta forma fcil de encontrar pessoas permite uma maior agilidade na hora de aumentar a sua rede de amigos.

REDES SOCIAIS

93

COMO COMPARTILHAR UM STREAM


Voc pode compartilhar mensagens de texto, vdeos, links, fotos com todos os seus crculos ou com alguns deles apenas. O processo simples: Na parte superior do stream, existe uma caixa de texto como a da figura abaixo. Nela voc introduz a sua mensagem. Por padro, todos os seus crculos estaro prontos para receber a esta mensagem. Caso queira adicionar mais pessoas para receb-la, o link mostrado na figura abaixo mais do que sugestivo. Agora, se pretender remover um crculo, clique no X.

Para compartilhar mensagens com mdias adicionais, clique nos cones de Cmera, Play, Link ou de Localizao para adicionar uma fotografia, vdeo, link ou localizao, respectivamente, sua mensagem. Em seguida s clicar em Compartilhar. Observao importante:Voc pode mencionar pessoas em suas mensagens, utilizando para isso os sinais de + ou @. Ao faz-lo, a pessoa que voc mencionou receber uma notificao. Mencionar til quando voc pretende dirigir-se a uma determinada pessoa ou quando pretende adicionar algum a uma mensagem.

FOTOS
Existem vrias formas de carregar e compartilhar fotos dentro do Google+. Uma delas a que nos j comentamos: partir do stream ou da Barra do Google+ atravs do uso do lbum da Web do Picasa. Vamos conhecer outras formas: Partilhar diretamente a partir do seu dispositivo mvel. A partir do cone Fotos da pgina principal. Aqui, voc pode optar por: Criar um lbum Clicando no boto Fazer Upload voc tem a possibilidade de criar um lbum ou gravar as fotos dentro de lbuns existentes.

Editar uma foto Clicando sobre o lbum abre-se a galeria de fotos do mesmo. Clicando sobre a foto desejada, voc tem a opo de editar essa foto, atravs do menuAes logo abaixo da foto.

94

REDES SOCIAIS

ATI V

ID A DE

1) Chegou a hora de trabalhar com o seu perfil no Google.Vamos integrar o servio do Google+ a sua conta e editar o seu perfil. Caso voc ainda no tenha uma conta, vamos cri-la. 2) Com o perfil criado, vamos trabalhar com seus crculos. Alm dos crculos j definidos pelo prprio Google+ voc pode criar outros de seu interesse, alm do que vamos sugerir nesta atividade. So eles: Curso, Igreja, Famlia, Notcias, Sites Importantes. 3) Vamos trabalhar com as definies de privacidade. Altere as definies dos seus crculos de acordo com os seus interesses. 4) Encontrando pessoas: Vamos encontrar o perfil dos colegas do curso e adicion-los ao crculo Curso. Em seguida compartilhar nostreamdo crculo, informando que voc agora faz parte do Projeto Google+.

ADE

1) Qual a principal inteno da Google ao criar o Projeto Google+?

ATI VID

2) Qual a definio de stream?

3) Explique como bloquear uma pessoa que voc no deseja mais manter contato.

REDES SOCIAIS

95

AULA 16
96

Google + PARTE II
Hangouts Chats Sparks O boto +1s Segurana eis. Notificaes para dispositivos mv O projeto Google+

HANGOUTS
Hangouts so os famosos pontos de encontro on-line do Google+. Nele voc pode conversar diretamente com seus crculos, atravs de chat, vdeo e som, como se estivesse dentro de um ambiente real com estas mesmas pessoas presentes. So vrias as utilidades de uso do Hangout. Uma empresa pode, por exemplo, debater planejamentos, trabalhar em um projeto, fazer reunies, entre outros, por dentro de seus vrios departamentos. Para iniciar um Hangout clique no cone Iniciar um hangout na sua tela principal.Voc ser levado sala de encontro, com os recursos de chat ou videoconferncia. Inicialmente, voc se encontrar em bastidores. Quando clicar no cone Entrar no Hangout o seu feed de vdeo ser transmitido automaticamente e voc ento sair do bastidor. No entanto, tambm fcil juntar-se a um Hangoutem andamento. O seu stream pode indicar que um hangout estocorrendo naquele momento, atravs de um boto que diz Participar destehangout.

Mesmo que no tenha sido convidado, voc poder participar se algum compartilhar o URL do hangoutcom voc. Assim que seu hangout for iniciado, voc ver os participantes atuais, divididos em dois grupos: os que esto nos seus crculos e os que no esto. Assim, voc no precisa estar num hangout com algum quem no gosta ou que no conhea. E mais: mesmo que voc crie um hangout com um grupo de pessoas conhecidas, ele pode evoluir para uma audincia bem maior. Vamos ao exemplo: Imagine que um amigo participante deseje publicar o URL do hangout em andamento dentro do seu blog. Assim, qualquer pessoa poder seguir esse link e juntar-se ao encontro.

REDES SOCIAIS

Atravs do cone Convidar voc pode adicionar crculos ou pessoas com as quais voc queira compartilhar o ponto de encontro. E os recursos no param por a: Atravs do cone YouTube voc pode assistir vdeos dentro do prprio hangout. Qualquer um dos participantes pode promover a exibio do vdeo para os outros integrantes.

CHATS
Assim como a maioria das experincias com chat nas outras Redes Sociais, o Google+ permite conversas com pessoas com quem voc j se relacionou virtualmente dentro Gmail, iGoogle, Google Talk e no Orkut. Para adicionar pessoas no seu bate papo, basta escrever o endereo de e-mail da pessoa na caixa de pesquisa do chat e clicar em Convidar para. Essa pessoa ir receber uma nota no seu chat informando de que est sendo convidada. Ateno: Por definio, o chat no stream aparecer desativado.

SPARKS
O Sparks possibilita participar de grupos de interesse que lhe agradem, com diversos temas disponveis. uma maneira rpida de iniciar conversas interessantes com amigos que se interessam pelas mesmas coisas que voc. Vamos ao exemplo: imagine que voc apaixonado por cinema. Para se manter sempre atualizado no mundo da stima arte s escolher o tema e participar.

Quando encontra algo que lhe interessa no Sparks, voc poder compartilhar isso com outras pessoas dentro dos seus crculos, clicando em Compartilhar. Mas muita ateno: no se esquea de passar o mouse sobre o cone do crculo para que voc possa marcar a caixa de verificao denominada Notificar crculo. S assim, uma notificao aparecer no stream das pessoas do crculo selecionado. Para remover um spark, basta clicar no X ao lado do nome do interesse que voc deseja excluir.

REDES SOCIAIS

97

O BOTO +1
O boto +1 vem para mostrar publicamente o que voc gosta ou o que recomendam para voc. Ele pode aparecer em vrios locais, tanto no Google como em websites. Na pesquisa do Google o boto +1 sugere que voc pode se juntar a um grupo que se interessa pelo mesmo assunto.Veja a figura:

Quando voc clica no boto +1 ele ficar na cor azul indicando que voc adicionou, por exemplo, o Olhar Digital como interesse seu na guia +1s do seu perfil. E atravs do boto Editar Perfil voc pode configurar para apresentar ou no publicamente esta guia.

SEGURANA
Voc j se arrepiou alguma vez s de pensar que algum pode usar informaes importantes do seu perfil em uma Rede Social de forma errada? Acreditamos que sim. Para resolver essa dificuldade, o Google+ estabelece as configuraes de privacidade com base no contexto quando voc compartilha ou edita suas informaes. Para configurar use a opo Perfil e privacidade que est disponvel na barra Google+, atravs do link do seu nome e a opo Configuraes da conta. Todos nos precisamos estar atentos para as melhores formas de proteo das nossas informaes. hora de conhecer algumas delas: 1. Perfis do Google a. Resultados da pesquisa - Seu nome e quaisquer outros campos que vo-c torne pblicos podero ser exibidos nos resultado de pesquisa do Google. 2. Compartilhando a. Crculos - Configure se a lista de pessoas em todos os seus crculos ficar visvel em seu perfil pblico. b. Visibilidade da rede - Controle quais pessoas so exibidas em seu perfil. c. Quem pode compartilhar postagens com voc - Qualquer pessoa pode compartilhar uma postagem com voc, mas em Fora dos crculos voc pode ver o que as pessoas que no esto em seus crculos desejam compartilhar com voc. d. Pessoas com quem as postagens so compartilhadas- Cada postagem tem um indicador que resume com quem a postagem est sendo compartilhada (Pblica, Limitada e assim por diante). Assim voc pode acompanhar como e por quem suas publicaes esto sendo usadas ou vistas. 3. Fotos Voc pode especificar quem pode marc-lo automaticamente atravs de uma tag vinculada ao seu Perfil do Google ou se deseja adicionar o local onde voc tirou uma foto ao fazer upload.

98

REDES SOCIAIS

NOTIFICAES

A forma mais rpida com que o Google+ usa para informar seus usurio sobre as alteraes e comentrios feitos por outros usurios sobre ele ou sobre voc atravs das notificaes. O Google+ cria essas notificaes quando ocorrem eventos, como, por exemplo, quando algum compartilha uma mensagem com voc ou quando adicionado a um crculo. Essas notificaes podem ser atravs de e-mail, SMS ou na barra do Google+. O link para Notificaes est na parte lateral da pgina no lado esquerdo. Voc pode escolher que tipo de notificaes deseja receber. Para chegar l basta clicar no seu nome na barra do Google+ e escolher a opo Configuraes da conta. Um menu semelhante a figura ser disponibilizado para voc. Selecionando o link do Google+ voc ter acesso a um conjunto de informaes que vo permite voc configurar o que deseja receber.

REDES SOCIAIS

99

PROJETO GOOGLE+ PARA DISPOSITIVOS MVEIS


Assim como outras Redes Sociais, a associao do Google+ com o servio Mobile uma realidade palpvel. Se o seu dispositivo mvel permite a utilizao dos aplicativos de Redes Sociais, o Google+ oferece diversos recursos para a sua utilizao. Como com-plemento, conhea alguns recursos interessantes do Projeto Google+ Mobile.

HUDDLE O Huddle permite que voc transforme vrias conversas em um simples chat em grupo. INSTANT UPLOAD Voc pode enviar uma foto ou vdeo produzidos no seu celular diretamente para a sua conta do Google+ e compartilhar com quem voc quiser. Utilizando os crculos, voc pode escolher compartilhar com algumas coisas com seus amigos do curso, outras com seus familiares, assim como na vida real. STREAM Todas as atualizaes de seus crculos podem ser acompanhadas diretamente no seu celular.Voc pode descobrir instantaneamente o que est acontecendo nos locais de seu interesse. SMS Por fim, se voc tiver um celular em que o plano permite o envio e recebimento de SMS, voc poder inscrever-se para receber as notificaes de SMS ou us-lo para postar no Huddle.

100

REDES SOCIAIS

ATI V

ID A DE ATI VID ADE 2

1) Voc possui os seus interesses no mundo real. Transportando esses interesses para o mundo virtual, podemos compartilha-los com os nossos amigos. Esses grupos de interesse so os Sparks.Vamos integrar alguns Sparks a sua conta Google+ e compartilhar com os colegas da turma.

2) Altere as configuraes de segurana do seu perfil para que ele se torne o mais seguro possvel. Aps a configurao ser realizada, mostre ao seu professor e pea outras sugestes a ele.

3) Encontre assuntos de seu interesse nas pesquisas do Google e utilize o boto +1s para gravlos em seu perfil.

1) Pesquise quais dispositivos mveis disponveis no mercado que esto habilitados para trabalhar com o Projeto Google+ Mobile

2) Explique resumidamente o que um HANGOUT e quais as vantagens do seu uso.

3) Faa um pequeno resumo indicando quais as vantagens e desvantagens do Projeto Goo-gle+ em relao as outras Redes Sociais aqui estudadas.

REDES SOCIAIS

101

ANOTAES ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

ANOTAES ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

You might also like