You are on page 1of 3

CIRCO DA ESCOLA: CIRCOTIDIANO

Participantes: Eumar Andr Khler; Paula Fernanda Longo; Wagner Hauer Argenton Unidade educativa: Centro de Educao Integral rico Verssimo NRE BQ

Orientadora: Prof.a Dr.a Ivana Almeida de Lima Universidade Positivo - UP

INTRODUO

No perodo compreendido entre o final da dcada de 1980 e incio da dcada de 1990 comeam a surgir, em nosso pas, correntes tericas que problematizaram os contedos da educao fsica escolar atravs dos eixos do jogo, da ginstica, da luta, da dana e do esporte (Coletivo de Autores, 1992). Com esta nova viso, a educao fsica passou a aceitar, alm de seus contedos esportivos, todos os elementos da cultura corporal historicamente construda como seu objeto de estudo. Dentre estas novas experincias, um contedo que vem ganhando a cena nos ltimos anos est intimamente ligado s artes circenses. Segundo Khler e Tucunduva (2008) as atividades circenses so compostas por uma cultura corporal riqussima em contedos motores, vivncias sinestsicas, nuances psicolgicas favorveis coletividade e autenticidade, sendo uma prtica significativa para quebra e o desenvolvimento de novos paradigmas corporais e barreiras expressivas. Ainda neste sentido, segundo Claro e Prosdcimo (2008), para acontecer o processo de ensino aprendizagem utilizando das artes circenses como contedo no necessrio ter uma lona ou um picadeiro nos moldes do circo tradicional, possvel que este ocorra em outros ambientes como, por exemplo, nas instalaes da prpria escola. E partindo desta proposta que se problematiza a insero das artes circenses no cotidiano das aulas de educao fsica Centro de Educao Integral (CEI) rico Verssimo.

Encaminhamentos Durante reunio com a equipe pedaggica da escola, foi decidido que o projeto seria realizado com as trs turmas do quinto ano da escola.1 Cada turma foi atendida durante os quatro meses do segundo semestre do ano de 2012, sendo quatro encontros por turma, com durao de quatro horas cada. Dividiram-se os contedos do projeto em quatro eixos: 1- problematizao do projeto por meio da discusso sobre o papel do circo nas aulas de educao fsica e das suas possibilidades para alm das aulas; 2- vivncia e experincia com os materiais do circo atravs de um enfoque ginstico (tatames para a realizao de movimentos de solo e ginstica acrobtica e manipulao de malabares swing de fita, basto chins e diabol); 3confeco e manipulao de malabares (bolinhas); 4- ensaio para apresentao final. Alm desta apresentao, foram utilizados como instrumentos avaliativos, registros por imagens e vdeos, bem como dirio de observao para avaliao processual com anlise descritiva em relao ao cumprimento dos objetivos elencados para cada aula.

Resultados e discusso

Refletindo sobre o processo de ensino aprendizagem, Prez Gallardo (2003) prope uma postura didtica do profissional, que deve ser adotada pelo professor para viabilizar as trocas entre a cultura corporal entendida por ele e a cultura corporal prpria do aluno, sendo fundamental considerar as experincias e vivncias anteriores. Cabe ressaltar que em todos os mbitos de atuao o profissional de educao fsica deve estar preocupado com a formao humana, ampliando a sua esfera de conhecimentos e permitindo a todos aumentar suas possibilidades de interao com seus companheiros, assim como fazendo deles pessoas importantes para seu grupo social (BORTOLETO, 2007). O resultado do projeto se deu mediante um espetculo de circo onde cada

Isso se deu em funo de trs objetivos: o fato de estes alunos estarem deixando a escola ao final do ano. Assim, seriam os pioneiros de um projeto cuja iniciativa poderia irradiar para outras unidades educativas a partir dos seus conhecimentos adquiridos; em segundo lugar, a demanda de tempo para a vivncia de todos os materiais do projeto no seria possvel caso a demanda de alunos fosse maior do que as trs turmas sugeridas; Por fim, os alunos das sries anteriores poderiam assistir aos resultados do projeto com as turmas do quinto ano, criando assim um vnculo de incentivo para a continuidade do projeto nos anos subsequentes.

turma se organizou em dois grupos para apresentar uma sntese dos contedos aprendidos no projeto para as turmas da escola. A apresentao foi feita aos alunos dos 3os, 4os, 5os anos e Classe Especial. Para tanto, respeitou-se a construo da apresentao final, levando em conta, sobretudo os saberes adquiridos pelos alunos no decorrer do projeto, sendo que o papel dos professores foi o de mediadores nesta sntese. Por fim, o projeto atendeu as expectativas dos professores e equipe pedaggica, sendo que culminou com o convite para a sua continuidade no ano de 2013. Assim, os alunos tero a oportunidade de dar participar desta importante iniciativa, reelaborando o seu cotidiano atravs da prtica circense, e reelaborando a pratica circense a partir do seu cotidiano.

Referncias: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. CLARO, Thiago Sales; PRODCIMO, Elaine. A Arte circense como contedo da educao fsica escolar. Acesso em: 22 Jan. 2011. Disponvel em:

<http://www.prp.rei.unicamp.br/pibic/congressos/xiiicongresso/paineis/025289.pdf> DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; Educao Fsica Escolar: pedagogia e didtica das atividades circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. KOHLER, Eumar Andr; TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto. Curso de Capacitao em Artes Circenses. Trabalho desenvolvido pelo ncleo CINETIC - Centro de Investigao e Estudos Integrados ao Circo. PUC 2008. PREZ GALLARDO, J. S. (Org.). Educao fsica escolar: do berrio ao ensino mdio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

You might also like