You are on page 1of 11

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

O USO DO GNERO TEXTUAL NA LNGUA PORTUGUESA Cristiane Menezes de Arajo RESUMO: O presente artigo trata de gneros textuais a partir de pressupostos tericos baseado em autores como Bakhtin, Marcuschi, Ingedore Koch, Maria Inez Matoso, Moita Lopes, Celso Cunha, Mauro Ferreira, PCNs de Lngua Portu guesa baseado no 3 e 4 ciclos e demais, os quais entendem a leitura realizada atravs de gneros como uma prtica social e por est inserido no cotidiano sociocultural do indivduo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do gnero textual a partir de recortes em jornais tendo como foco a charge e a receita culinria, por ambos fazerem parte de um suporte de maior circulao e fcil acesso para o indivduo. Sendo que, a partir desses gneros ser desenvolvido um ensino de linguagem decodificado, proporcionando ao discente apreender as caractersticas gramticotextuais empregadas tanto na lngua oral quanto na lngua escrita, e dessa maneira, desenvolver no discente a habilidade em ser ouvinte, leitor e, por conseguinte escritor do seu prprio texto. Palvras Chave: Lngua Portuguesa. Gnero Textual. Linguagem. Discurso.

Sociocomunicao.

INTRODUO

A lngua um fenmeno social, por isso heterognea, indeterminada e contextualizada em processos histricos e culturais. Diante desta afirmao, a proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Lngua Portuguesa prioriza um ensino de lngua materna a partir de perspectiva terica dos gneros textuais, a qual vem contribuindo para os estudiosos da linguagem, referente a um processo de descrio lingustica que aborda o gnero baseada em vrias situaes sociocomunicativas. Estudaremos os gneros textuais, tanto na oralidade quanto na escrita fazendo uso de recortes em jornais, pois este faz parte do cotidiano sociocultural do indivduo enquanto membro da sociedade. A escolha desse recurso surgiu por ser uma ferramenta que ir incentivar a participao ativa dos discentes e tambm por contextualizar as situaes comunicativas dirias dos mesmos. Dessa maneira, selecionamos o gnero jornal como suporte didtico, por desenvolver uma contribuio no sentido de desempenhar no educando a capacidade de anlise e de exerccio da livre expresso na linguagem, por meio de uma comunicao clara, coesa e coerente. A nossa rea de estudo o ensino fundamental, numa

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

abordagem scio histrica, uma vez que os discentes j possuem uma vivncia e uma experincia de vida de acordo com seu contexto sociocultural. Daremos foco ao ensino de lngua portuguesa ao usar o gnero jornal em sala de aula como processo de ensino e aprendizagem para o educando. A base de pesquisa o jornal, o qual analisado por alguns autores como um gnero textual e proporciona ao ambiente escolar, um espao rico e significativo que possibilite aos alunos oportunidades de ouvir, falar e escrever de forma autnoma.

2 O SURGIMENTO DA LINGUSTICA APLICADA E SUA CONTRIBUIO PARA A EDUCAO

A Lingustica Aplicada surgiu pelo fato de que era preciso transpor, para a sala de aula os avanos da prpria lingustica pensamento corrente ainda no sculo XX nos Estados Unidos e no Brasil a partir da dcada de 60, com maior nfase nos idos de 70 e 80. A Lingustica Aplicada nesta poca veio tona numa condio de subalterna da Lingustica Terica. A Lingustica Aplicada, ora era vista como sinnimo (faces da mesma rea), ora como subrea (aquela que se ocuparia com o ensino de Lnguas Estrangeiras), e ora como ponte entre a Lingustica e a Prtica de ensino de lnguas, a qual tinha como foco o ensino de lnguas em si, ou seja, a preocupao era o que e como ensinar. Os primeiros linguistas aplicados se ocuparam, decerto, do enfoque aplicador das teorias lingusticas. Contudo, hoje eles redesenharam os contornos cientficos da Lingustica Aplicada e buscam defini-la como um campo prprio da pesquisa e da teorizao. Moita Lopes (1996. p.17-26) sintetiza, explicando que a Lingustica Aplicada passou a ser uma rea de investigao aplicada, mediadora, centrada na resoluo de problemas de uso da linguagem, que tinha como foco e colaborava com avano do conhecimento terico, pois as pesquisas em Lingustica Aplicada operarem com conhecimento advindo de vrias disciplinas, tambm formulavam seus prprios modelos tericos, colaborando no somente no seu campo de ao como tambm em outras reas de pesquisa. Segundo, a Revista Conhecimento Prtico perceba:

[...] coube Lingustica Aplicada a preocupao em encaminhar solues para questes reais de uso da linguagem no contexto social. Como cincia aplicada

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

autociente, ela se desprende da Lingustica ou mesmo de outras cincias de contato, o que no quer dizer que no recorra a elas quando necessria se faz a interface para solucionar um problema de linguagem, usando conceitos e modelos dessas cincias.

(2012, ed.35)

Assim, a Lingustica Aplicada tem como objetivo geral desenvolver e compreender, discutindo teoricamente o uso real da linguagem vista no meio social em diferentes contextos. Caracteriza-se na Lingustica Aplicada, o privilegio de questes em que a lngua assume o papel central na sociedade, na qual o homem est como interlocutor. Todos sabem que no s na escola que h interaes humanas e nem s nas aulas de lnguas que usamos a linguagem. Portanto, os estudiosos da linguagem acreditam que a aproximao da Lingustica Aplicada na educao possa contribuir de fato com as demais reas do conhecimento, agenciada desde os primeiros anos escolares at aos mais posteriores nveis de escolarizao. No entanto, a Lingustica Terica, se enclausurou em estudos para analisar como as pessoas conseguem comunicam-se usando a linguagem, j a Lingustica Aplicada tem como foco o firme propsito de avaliar por meio da linguagem todas as relaes realizadas pelos indivduos, podendo ser estas de ensino aprendizagem, de amizade, de namoro, de poder, de crena, de gnero, enfim, de todas estas mltiplas relaes que os indivduos estabelecem so de acordo com os propsitos sociodiscursivos.

3 DISTINO ENTRE TIPOLOGIA TEXTUAL E GNERO

O uso adequado da lngua, seja esta oral ou escrita, fundamental para a participao sociocultural afetiva, pois por meio dela que o individuo se comunica tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensin-la a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos diversos saberes lingusticos. De acordo com esta nova proposta de ensino, conheceremos a partir de conceitos e exemplificaes a diferena existente entre gnero e tipologia textual. A partir dos PCNs produzir linguagem significa produzir discursos. Significa dizer alguma coisa para algum, de uma determinada forma, num determinado contexto histrico.

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

O discurso quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos e todo texto se organiza dentro de um determinado gnero. Assim, Travaglia (1991) considera a tipologia textual a partir de diferentes tipos de textos, sendo que eles se instauram devido existncia de diferentes modos de interao e interlocuo. Para ele o trabalho com o texto e com os diferentes tipos fundamental para o desenvolvimento da competncia comunicativa do aluno. O autor faz uma proposta tipolgica que permite ver com mais clareza, a relao estreita que h entre o modo de enunciao, tipo de texto e os recursos lingusticos empregados. So exemplos de tipos de textos: o narrativo, o descritivo, o dissertativo, o argumentativo, o expositivo etc. Para Marcuschi (2002), os gneros textuais so formas culturais e cognitivas de ao social, ele essencialmente flexvel e varivel. Os gneros variam como a lngua, adaptandose, renovando-se e multiplicando-se. Hoje a tendncia observar os gneros pelo seu lado dinmico, social, processual e interativo. Podemos citar alguns exemplos de gneros textuais: telefonema, carta comercial e pessoal, romance, poema, bilhete, reportagem, aula expositiva, conversa, bula de remdio, receita culinria, charge, bate papo virtual, piada, horscopo e assim, por diante. Portanto, usamos a expresso tipo textual para designar uma espcie de construo terica definida pela natureza lingustica de sua composio sendo estes aspectos sintticos, lexicais, tempos verbais e ligaes lgicas; j quando usamos a expresso gnero textual a partir de uma noo propositalmente vaga para nos referir aos textos materializados que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas sociocomunicativas definidas por contedo, propriedades funcionais, estilo e composio caractersticas.

4 O GNERO TEXTUAL E A PRTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA

Aprender e ensinar a ler e a escrever so fatos relevantes e funcionais quando aquilo que lemos e escrevemos tem uma finalidade, um sentido, e responde s necessidades, aos interesses e s expectativas dos alunos, percebemos isto quando a conquista do seu objetivo resultado de uma atividade compartilhada e negociada entre aluno e professor em uma escola participativa, cooperativa, flexvel, integradora e democrtica, que possibilite ao discente contato dirio com diferentes textos e a interao destes entre colegas de classe. O

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

desenvolvimento da prtica de leitura em sala de aula deve ser algo que proporcione prazer ao aluno, assim ele mesmo deve escolher o tipo de leitura que deseja desenvolver, mas sob orientao do professor para que a partir desta proposta possa desenvolver habilidades como: interpretar, analisar, compreender, recriar, redigir de forma coerente e coesa a linguagem social no ambiente em que convive. A recomendao dos PCNs (1998) que se trabalhe com a maior variedade possvel de gneros textuais, em particular com aqueles que os educandos encontram expostos no seu dia-a-dia e, os quais necessitam dominar para ampliar sua competncia de atuao social. Nesse sentido, o professor enquanto facilitador do ensino deve propor atividades, para que os educandos possam ser mediadores do desenvolvimento do processo de leitura em sala de aula. Assim, cada maneira de ler proporciona uma aproximao ou um entendimento diferente do texto, e um texto que lido de diferentes maneiras seguramente melhor aproveitado, para o desenvolvimento do senso crtico do discente no ambiente escolar.

5 O GNERO TEXTUAL A PARTIR DE UMA VISO CRTICA

A temtica gnero textual, a partir do entendimento dos autores citados possuem a mesma linha de raciocnio, sendo que cada um possui o seu estilo prprio para desenvolver a competncia sociocomunicativa com os falantes/ouvintes, ou seja, os leitores. E essa competncia nos leva ainda a diferenciao de determinados gneros de textos, como saber se est perante uma piada, uma conversa telefnica, uma carta pessoal, a explicao de aula, um poema, sendo que os desenvolvimentos desses gneros acontecem na vida diria do individuo, sem um padro normativo lingustico a ser seguido. Dessa forma, Bakhtin (2006) dizia que os gneros eram tipos relativamente estveis de enunciados elaborados pelas diversas esferas da atividade humana. So muito mais famlias de textos com uma serie de semelhanas. Para ele, os gneros textuais so eventos lingusticos, mas no se definem por caractersticas lingusticas e sim por atividades scio discursivas. Quando o individuo domina um gnero textual, ele no domina uma forma lingustica e sim a forma de realizar linguisticamente a sua comunicao social e particular no ambiente em que est inserido. Assim, Bronckart (1985) afirmou a apropriao dos gneros um mecanismo fundamental de socializao, de insero prtica nas atividades comunicativas

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

humanas, o que nos permite dizer que os gneros textuais se desenvolvem, em certos contextos, como formas de benefcios discursivos, j que se situam numa relao individual scio histrica-ambiente para o falante da lngua. Segundo Matoso (2005. p.37) nesse sentido a seguinte passagem de Bakhtin esclarece bem essa ideias.
Aprendemos a moldar a nossa fala as formas do gnero e, ao ouvir a fala do outro, sabemos de imediato, bem nas primeiras palavras, pressentir-lhe o gnero, advinharlhe o volume (a aproximada do todo discursivo), a dada estrutura composicional, prever-lhe o fim, ou seja, desde o inicio, somos sensveis ao todo discursivos que em seguida, no processo da fala, evidenciara suas diferenciaes. Se no existissem os gneros do discurso e se no os dominssemos, se tivssemos de cri-los pela primeira vez no processo da fala, se tivssemos de construir cada um dos de nossos enunciados, a comunicao verbal seria quase impossvel. (BAKHTIN, 1992.p.302)

Assim, um exemplo simples para entendermos essa noo de gnero ocorre, quando na rotina diria de uma empresa as pessoas se dirigem para uma reunio administrativa, na qual j se pode identificar a dinmica de desenvolvimento deste gnero, em que uma pessoa presidir a reunio e logo aps passar a palavra outra, haver discusses, decises, etc., at que a reunio seja encerrada e o assunto totalmente ou previamente resolvido. A partir deste fato, percebemos que os gneros textuais esto presentes em diversas circunstncias da vida, em que as aes humanas so mediadas pela atividade discursiva. Para Marcuschi (2002), essencial a necessidade de se compreender os gneros textuais como algo como dinmico, fluido e principalmente incapaz de ser compreendido e assimilado apenas de maneira classificatria e tampouco de descries lingusticas, tendo em vista que esta seria uma viso reducionista e formalista dos gneros. O autor concebe gnero como uma atividade social, isto , eles se proliferam para dar conta da variedade de atividades que esto presentes no cotidiano do individuo. No entanto, partindo do ponto de vista do autor os gneros textuais iro desenvolver no individuo habilidades para que ele ao lerem um determinado texto possa analisar compreender e identificar, diferenciar e at mesmo recriar o discurso de acordo com seu entendimento a respeito da linguagem em questo. Koch (2006) cita Bakhtin, que distingue os gneros textuais como primrios e secundrios. Os primrios esto relacionados s situaes do cotidiano e os secundrios a textos mais complexos. Consideremos ainda que gneros secundrios tambm so

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

encontrados na fala, como o caso da palestra. Em um gnero encontramos:


[...] os elementos centrais caracterizadores de uma atividade humana: o sujeito, a ao, o instrumento. Segundo ele, o gnero pode ser considerado como ferramenta, na medida em que um sujeito o enunciado age discursivamente numa situao definida a ao - por uma srie de parmetro, com a ajuda de um instrumento semitico o gnero. (BAKHTIN, 1997.p.281).

Ao nos confrontarmos com alguns tipos de situaes em que devemos fazer uso de um ou outro gnero textual, devemos ter competncia de escolher qual usar. Na escola, os gneros deixam de ser ferramenta de comunicao e passam a ser de objeto de estudo. Nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a proposta criar, na escola, situaes que se assemelhem as existentes no ambiente social externo. Dessa forma, o professor ter o domnio do universo de variaes possveis e orientar o aprendiz dentro desse universo, a ler para estudar, encontrar uma informao especfica tomar notas, elaborar resumos, sublinhar as informaes mais relevantes, enfrentar o desafio de escrev-los. Desse modo, cabe ao professor incentivar os seus alunos a praticarem esses aspectos utilizando como ferramenta diversos gneros textuais.

6 ANLISES LINGUISTICAS E GRAMATICAIS NO GNEROS

O estudo da gramtica de uma lngua costuma ser feito, pedagogicamente, sob quatro aspectos, conforme as unidades lingusticas em estudo: fonemas, morfemas e palavras, sintagmas e frases, e unidades semnticas em geral. A cada um desses tipos de unidades lingusticas corresponde uma determinada rea de estudo, ou seja, fonologia, morfologia, sintaxe e semntica. Diante disto, as unidades lingusticas combinam-se entre si, formando unidades de nveis de construo cada vez mais complexas e de diferentes funcionalidades. Segundo, Cunha (2001) com o desenvolvimento da sociolingstica, as relaes entre lngua e a sociedade passaram a ser caracterizada com maior preciso. A sociolingstica, ramo da lingstica que estuda a lngua como fenmeno social e cultural, veio mostrar que estas inter-relaes so muito complexas e podem assumir diferentes formas. A partir deste entendimento sobre o desenvolvimento da linguagem, mostraremos uma breve anlise lingstica e gramatical a respeito dos gneros textuais como: a charge, a carta do leitor e a receita culinria encontrada em jornais.

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

6.1 Charge O gnero textual charge provoca a interao entre o leitor e o tema, utilizando o humor juntamente com o visual, possvel remet-lo temtica com fatos do cotidiano sociocultural. O termo charge proveniente do francs charger, significa carregado, exagerado, se fundamenta como uma espcie de crnica humorstica tem carter crtico, provoca o hilrio o qual conseguido por meio do exagero. Observe as charges abaixo:

Charge I

(Extrada do Jornal Cinform)

Charge II

(Extrada do Jornal da Cidade)

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

Com o uso destas charges, ser possibilitado ao aluno uma leitura detalhada e logo aps a formulao de sua opinio quanto ao gnero em questo, observando a partir disto a mensagem da caricatura apresentada, na qual o aluno-leitor analisar de fato os aspectos verbais e visuais da charge e poder posicionar-se criticamente perante o texto. Neste momento o professor como facilitador da aprendizagem ir solicitar que os discentes desenvolvam uma linguagem sociocultural, para que ele enquanto docente consiga identificar e avaliar o nvel de conhecimento deste discente, quanto o uso da sintaxe no desenvolvimento e articulao das oraes para formao do texto argumentativo, mas este ligado aos acontecimentos do cotidiano poltico e social. O desenvolvimento desta atividade educacional e social permitir que o aluno-leitor perceba os aspectos de elaborao e organizao da charge, o que auxiliar na leitura e consequentemente na produo escrita.

7 CONSIDERAES FINAIS

Os gneros textuais so criados e recriados pelos discentes por meio, das interaes comunicativas que fazem parte do cotidiano escolar, assim as atividades de linguagem funcionam como um apoio para que o aluno compreenda como ocorre a construo interna do conhecimento. Os gneros textuais so, portanto, os modelos gerais que orientam a organizao dos textos (orais e escritos) por meio dos quais, os discentes se comunicam com indivduos da sociedade da qual faz parte. Percebemos que os autores citados analisam, definem e exemplificam os gneros textuais da mesma forma, sendo que cada um possui seu estilo particular para desenvolver tal entendimento a respeito deste. A partir desta concluso, todo gnero textual, independentemente de ser pouco comum (um testamento, por exemplo) ou muito comum (uma piadinha), tem suas caractersticas: linguagem especfica contedo temtico, estilo, construo composicional e usos sociais prprios. Portanto, o professor enquanto facilitador do ensino deve propor aos seus alunos conhecerem e identificarem os diferentes gneros presentes no cotidiano sociocultural e permitir que estes diferenciem um do outro empregando dessa maneira, cada gnero adequadamente. Esse conhecimento contribuir positivamente, para que o aluno amplie o seu nvel de linguagem, isto , tornando-se mais eficiente quanto capacidade de ler, escrever, ouvir e falar. Sendo que, essas competncias so claro, fundamentais em todas as situaes de comunicao das quais enquanto indivduos participamos. Dessa maneira, todo ato de

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

comunicao sempre se realiza por meio de um texto, seja ele oral ou escrito, e todo texto se organiza como gnero textual. Como os atos de comunicao so variadssimos, fcil concluir que a quantidade de gneros intensamente grande, o que, evidentemente, torna impossvel fazer uma lista completa destes. Desse modo, com o uso de gneros textuais na disciplina de Lngua Portuguesa, percebemos que possvel analisar, identificar, ironizar, instruir e at mesmo reescrever a partir de analises gramaticais morfolgicas fonolgicas e sintticas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAKHTIN. Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. So Paulo: Huicitec,2006. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos no ensino fundamental: lngua portuguesa. Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. p.106. CUNHA, Celso. Nova gramtica do portugus contemporneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Disponvel em Revista Lngua Portuguesa: <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica- ortografia/35/artigo2553731.asp> Acesso em 13/05/12. Disponvel em: <http://www.ich.pucminas.br/cespuc/Revistas_Scripta/Scripta14/Conteudo/N14_Parte01_art1 4.pdf> Acesso em 13/05/12. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/generos-textuais-e-o-discurso-dascharges/2794/> Acesso em 04/05/2012. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:hsLI2i4hwOkJ:www.ufjf.br/revistagatilho/fil es/2009/12/RESENHA1.-Os-generos-do-discurso.pdf >Acesso em 12/05/12. Disponvel em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:sRmcpOItsCsJ:www.letraviva.net/arquivos/G eneros_textuias_definicoes_funcionalidade.pdf > Acesso em 10/05/12. Disponvel em: Revista Nova Escola <http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/pratica-pedagogica/generos-como-usar-488395.shtml?page=1-4> Acesso em 13/05/12. JORNAL CINFORM. Charge Caderno 01. Ano XXX - Edio 1518, pag. 02. Aracaju, Jornal Cinform, 2012. JORNAL DA CIDADE. Opinio Caderno A. Ano XLI N 11.957. Aracaju: Jornal da

FACULDADE SO LUS DE FRANA

Aracaju-SE, Brasil, 24 e 25 de novembro de 2012

Cidade, 2012. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaa. Desvendo os segredos do texto. 6. ed. So Paulo: Cortez, 2009. p. 54-55. LOPES, Luiz Paula da Moita. Afinal, o que a Lingustica Aplicada? In: LUIZ, Luiz Paulo da Moita. Oficina de Lingustica Aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 1996. MARSCHUSCKI, Luiz Antnio. Gneros Textuais: definio e funcionalidade. In: Gneros textuais e ensino. DIONIZIO, ngela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora Organizao. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. PATROCINIO, Mauro Ferreira do. Aprender e praticar Gramtica: Volume nico. So Paulo: FTD, 2011. p. 424 496 SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Anlise de Gnero textual: Concepes scio-retrica. Macei. Edufal, 2005. p.37-38

You might also like