You are on page 1of 3

Tempo da Quaresma

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vo da Quarta-feira de Cinzas at ao Sbado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal comea com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sbado antes do Domingo da Paixo. A Quaresma pode se considerar, no ano litrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moiss, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituda como preparao para o Mistrio Pascal, que compreende a Paixo e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sbado Santo) e a Ressurreio de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Pscoa). Data dos tempos apostlicos a Quaresma como sinnimo de jejum observado por devoo individual na Sexta-feira e Sbado Santos, e logo estendido a toda a Semana Santa. Na segunda metade do sculo II, a exemplo de outras igrejas, Roma introduziu a observncia quaresmal em preparao para a Pscoa, limitando porm o jejum a trs semanas somente: a primeira e quarta da atual Quaresma e a Semana Santa. A verdadeira Quaresma com os quarenta dias de jejum e abstinncia de carne, data do incio do sculo IV, e acredita-se que, para essa instituio, tenham infludo o catecumenato e a disciplina da penitncia pblica. O jejum consistia originariamente numa nica refeio tomada tardinha; por volta do sculo XV tornou-se uso comum o almoo ao meio-dia. Com o correr dos tempos, verificou-se que era demasiado penosa a espera de vinte e quatro horas; foi-se por isso introduzindo o uso de se tomar alguma coisa tarde, e logo mais tambm pela manh, costume que vigora ainda hoje. O jejum atual, portanto, consiste em tomar uma s refeio diria completa, na hora de costume: pela manh, ao meio-dia ou tarde, com duas refeies leves no restante do dia. A Igreja prescreve, alm do jejum, tambm a abstinncia de carne, que consiste em no comer carne ou derivados, em alguns dias do ano, que variam conforme determinao dos bispos locais. No Brasil so dias de jejum e abstinncia a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. Por determinao do episcopado brasileiro, nas sextas-feiras do ano (inclusive as da Quaresma, exceto a Sexta-feira Santa) fica a abstinncia comutada em outras formas de penitncia. Praticar a abstinncia privar-se de algo, no s de carne. Por exemplo, se temos o hbito dirio de assistir televiso, fumar, etc, vale o sacrifcio de abster-se destes itens nesses dias. A obrigao de se abster de carne comea aos 15 anos. A obrigao de jejuar, limitando-se a uma refeio principal e a duas mais ligeiras no decurso do dia, vai dos 21 aos 59 anos. Quem est doente (e tambm as mulheres grvidas) no est obrigado a jejuar.

Todos pecamos, e todos precisamos fazer penitncia, afirma So Paulo. A penitncia uma virtude sobrenatural intimamente ligada virtude da justia, que d a cada um o que lhe

pertence: de fato, a penitncia tende a reparar os pecados, que so ultrajes a Deus, e por isso dvidas contradas com a justia divina, que requer a devida reparao e resgate. Portanto, a penitncia inclina o pecador a detestar o pecado, a repar-lo dignamente e a evit-lo no futuro. A obrigatoriedade da penitncia nasce de quatro motivos principais, a saber: 1. - Do dever de justia para com Deus, a quem devemos honra e glria, o que lhe negamos com o nosso pecado; 2.- da nossa incorporao com Cristo, o qual, inocente, expiou os nossos pecados; ns, culpados, devemos associar-nos a ele, no Sacrifcio da Cruz, com generosidade e verdadeiro esprito de reparao. 3.- Do dever de caridade para com ns mesmos, que precisamos descontar as penas merecidas com os nossos pecados e que devemos, com o sacrifcio, esforar-nos por dirigir para o bem as nossas inclinaes, que tentam arrastar-nos para o mal; 4.- do dever de caridade para com o nosso prximo, que sofreu o mau exemplo de nossos pecados, os quais, alm disso, lhe impediram de receber, em maior escala, os benefcios espirituais da Comunho dos Santos. V-se da quo til para o pecador aproveitar o tempo da Quaresma para multiplicar suas boas obras, e assim dispor-se para a converso.

Segundo os Santos Padres, a Quaresma um perodo de renovao espiritual, de vida crist mais intensa e de destruio do pecado, para uma ressurreio espiritual, que marque na Pscoa o reincio de uma vida nova em Cristo ressuscitado. A Quaresma tem por escopo primordial incitar-nos orao, instruo religiosa, ao sacrifcio e caridade fraterna. Recomenda-se por isso a freqncia s pregaes quaresmais, a leitura espiritual diria, particularmente da Paixo de Cristo, no Evangelho ou em outro livro de meditao. O jejum e abstinncia de carne se fazem para que nos lembremos de mortificar os nossos sentidos, orientando-os particularmente ao sincero arrependimento e emenda de nossos pecados. A caridade fraterna base do Cristianismo inclui a esmola e todas as obras de misericrdia espirituais e corporais. Fonte: Missal Romano

Quais so as Obras de Misericrdia?

Corporais 1. Dar de comer a quem tem fome. 2. Dar de beber a quem tem sede. 3. Vestir os nus 4. Dar pousada aos peregrinos 5. Assistir aos enfermos. 6. Visitar os presos. 7. Enterrar os mortos. .:: Rezai o tero todos os dias! ::.

Espirituais 1. Dar bom conselho. 2. Ensinar os ignorantes. 3. Corrigir os que erram. 4. Consolar os tristes. 5. Perdoar as injrias. 6. Sofrer com pacincia as fraquezas do nosso prximo. 7. Rogar a Deus por vivos e defuntos.

You might also like