You are on page 1of 11

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes

Sumrio executivo do Livro Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes No importa quantas pessoas voc gerncia, tm s uma pessoa qual voc poder modificar : voc mesmo. O melhor investimento que pode fazer, ento, melhorar a si mesmo, desenvolvendo os hbitos que faro de voc uma melhor pessoa e melhor lder. Se voc quer modificar qualquer situao, tm que se comportar de forma diferente. Mas para mudar seu comportamento, deve antes modificar seus paradigmas (sua forma de interpretar o mundo). Os 7 hbitos apresentam uma nova forma para mudar esses paradigmas, ao instaurar novos hbitos que lhe permitiro escapar da inrcia e atingir os seus objetivos. Os trs primeiros hbitos falam do auto-domnio. Isto , esto orientados a conseguir o crescimento da personalidade para obter a independncia. Os seguintes trs hbitos tratam das relaes com os outros trabalho em equipe, cooperao e comunicao; esto orientados a conseguir a interdependncia. Finalmente, o hbito sete, fala a sobre a renovao contnua que o levar a entender melhor os hbitos restantes.
eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes

Contedo do Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes ndice contedo


Os hbitos Hbito 1 Ser pr-ativo Hbito 2 Comece com um fim em mente Hbito 3 Colocar primeiro o primeiro Hbito 4 Pense Ganhar/Ganhar Hbito 5 Procure primeiro entender, e depois ser entendido Hbito 6 Sinergize Hbito 7 Afiar a serra

Os hbitos Um hbito est na interseco de trs componentes: o Conhecimento, as Habilidades e o Desejo (ou atitude). O Conhecimento lhe indica o que fazer e por qu. As Habilidades lhe ensinam como fazer as coisas. O Desejo a motivao, sua vontade de faz-las. Para converter-se em um comportamento e em um hbito, precisa dos trs componentes. A efetividade e o equilibrio P/CP Os 7 hbitos esto em harmonia com a lei natural chamada pelo autor, equilbrio P/CP. Este princpio pode entender-se melhor com a conhecida fbula de Esopo: Um dia, um fazendeiro pobre descobre um ovo de ouro no ninho da sua galinha. Ele no podia acreditar na sorte que teve. Porm, cada dia que passa, aparece um ovo novo, tornando-o milionrio. Mas ao mesmo tempo, vira cobioso e impaciente decide matar a galinha para obter todos os ovos de uma vez, sem ter que esperar um dia aps o outro. Mas, ao abrir a galinha, ele v que no tem nenhum ovo de ouro dentro do corpo. Este um caso claro da lei da eficincia. Muitos pensam que ser eficiente tirar todos os ovos to rpido como seja possvel. Mas para ser realmente eficiente, precisa dos ovos e da galinha que os produz. Da a necessidade de equilbrio entre P (a produo, quer dizer os ovos) e a CP (a capacidade de produzir, em Ingls Production Capability, ou seja, a galinha).

eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes


Em torno deste equilbrio est o verdadeiro significado da eficincia em todas as reas da sua vida. Este princpio se pode aplicar a qualquer tipo de ativo: s pessoas que supervisam, s equipes que controlam, sua sade, suas finanas pessoais e suas relaes com outras pessoas no seu lar ou no trabalho. Hbito 1 Ser pr-ativo Ser pr-ativo significa tomar a responsabilidade por sua prpria vida exercitar a habilidade de selecionar sua resposta frente a qualquer estmulo. Isto implica comportar-se segundo sua deciso consciente, baseado nos seus valores, e no nas condies nas quais se encontra, nem na forma como foi criado, nem na sua carga gentica. A liberdade na escolha da sua resposta se baseia em: - Auto-conscincia (self awareness): que lhe permite diferenciar-se do seu estado de nimo, sentimentos e pensamentos. - Imaginao: para criar idias alm da sua realidade presente - Conscincia: para distinguir o bem do mal - Vontade independente: para atuar baseado na sua auto-conscincia

Uma pessoa pr-ativa guiada pelos seus prprios valores, a diferena da pessoa reativa, quem entrega o controle sobre suas decises, deixando que o comportamento e as opinies dos outros lhe digam como deve se sentir. Uma vez que entenda esta diferena, ficar claro porque ningum pode faz-lo sentir-se mal, a menos que voc o permita. Esta verdade, porm, no fcil de aceitar, ainda mais se voc est acostumado a colocar a culpa nos outros pelo seu azar e por seus problemas. Uma vez que admita estou aqui pelas decises que tomei ontem , pode ento declarar escolho ser alguma outra coisa amanh. Uma chave para determinar se voc pr-ativo ou reativo est na linguagem que utiliza. Se voc diz coisas como o gerente de marketing me deixa raivoso, est sendo reativo est permitindo que outro tome controle das suas emoes. O enfoque pr-ativo seria estou permitindo que o gerente de marketing me deixe raivoso. Posso escolher responder de outra forma. Para desenvolver sua pr-atividade, tente o seguinte:

eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes


- Ponha ateno s palavras que escolham voc e os que o rodeiam . Com que frequncia escuta expresses reativas como tenho que em lugar de quero ? - Identifique as debilidades dos outros, mas no como um pretexto para os seus prprios erros, e sim como oportunidades para escolher suas respostas. - Trabalhe durante 30 dias praticando os princpios. Coloque especial cuidado naquelas coisas que possa controlar. Hbito 2 Comece com um fim em mente Este o hbito da liderana pessoal, que indica a necessidade de comear cada dia com um claro entendimento dos seus objetivos e destinos desejados. necessrio entender que todas as coisas so criadas duas vezes. Pense na construo de uma casa antes de comear a construo, se desenha um plano (a primeira criao). Aps isso, constri a casa (a segunda criao). Nos negcios funciona igual: a primeira vez, voc define o que deseja conseguir, depois disso desenha todas as partes do negcio para conseguir o objetivo. Isto explica a diferena entre liderana e gerncia. A liderana deve vir primeiro. A liderana implica concentrar-se na pergunta o que quero conseguir?, a diferena da gerncia que se baseia em qual a melhor forma de conseguir o que quero ?. O hbito 2 cobre o o que quero conseguir (liderana), e o 3 o qual a melhor forma (gerncia). Liderana Vs gerncia exemplo: Imagine um grupo de pessoas abrindo uma estrada pelo mato. O lder a pessoa que sobe na rvore mais alta, olha ao redor, e declara estamos no mato errado. Os gerentes so as pessoas que seguem os trabalhadores que cortam o mato, e vo escrevendo os manuais de procedimento. A esses ltimos no lhes importa se o mato correto ou no, sempre e quando estejam progredindo no seu trabalho. Para ser eficiente, no importa quanto se trabalhe no mato equivocado. Dai que a liderana deve ser primeiro, e a gerncia vir depois.

eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes

Comear o dia com um fim em mente implica ter seus valores firmemente estabelecidos na sua mente, de forma a afrontar o desafio, de tomar decises que se derivem deles. Voc pode fazer isto, escrevendo um enunciado de misso pessoal (personal mission statement) no para sua empresa, para voc. Faa uma lista dos princpios pelos quais voc vive e trabalha. Por exemplo: escutar as duas partes antes de tomar uma deciso; defender aos que no vieram; pedir a opinio dos outros e assim sucessivamente. Utilize este enunciado como base para todas as decises que tome. Seu centro Para escrever este enunciado, deve primeiro explorar seu centro (ou ncleo), o qual est conformado pelos seus paradigmas bsicos a lente que usa para ver o mundo. Qualquer que seja seu centro, ser sua fonte de segurana (sentido do valor e auto-estima), guia (princpios que utiliza para controlar suas decises), sabedoria (seu juzo e perspectiva da vida) e poder (habilidade para atuar e conseguir o que deseja). Seu tipo de centro indicar o tipo de comportamento e de decises que tome. Estes so alguns dos centros comuns, e as razes que podem impedi-lo de ser eficiente. - Centrado no seu cnjuge ou sua famlia: obtm seu sentido de segurana e valor pessoal do seu matrimnio e filhos. Mas ter problemas com a sua famlia, pode afetar sua auto-estima. Alm disso, pode preocupar-se demais por ser popular com seus filhos, em lugar de ensinar-lhes auto-disciplina. - Centrado no dinheiro ou no seu trabalho: sua segurana vem da quantidade de dinheiro que tem ou da quantidade de trabalho que faz. Uma pequena ameaa a seu ingresso, ou um problema de trabalho, podem derrubar sua vida. - Centrado en posses: sua segurana provm de ter casas, veculos, barcos etc. Como voc equipara o seu valor pessoal com o valor do que voc possui, seu valor varia constantemente. Se est em presena de algum com mais posses ou maior status, voc se sente inferior.

Cada um destes centros voltil e pouco consistente. Se voc possui um deles, voc d a outro o poder sobre suas decises e comportamento. O hbito 2 fala sobre conseguir o centro adequado um centro baseado em princpios, que no mudam, nem tem horizonte de tempo. Sua segurana provir de saber que no mudam. diferena do seu cnjuge ou familiares, os princpios no morrem ou solicitam divrcio. diferena do dinheiro ou dos bens, os princpios no podem ser roubados ou perdidos.

eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes

Seu comportamento e os centros exemplo Imagine que o fim do dia de trabalho, e prometeu a sua esposa lev-la a um concerto . A ltima hora, seu chefe lhe pede, por favor, que fique trabalhando at tarde, para ajud-lo a preparar uma apresentao. - Se voc esta centrado no seu cnjuge ou famlia, sua esposa vem primeiro. Dir ao seu chefe que no pode. - Se voc esta centrado no dinheiro, pensar no dinheiro que conseguir por trabalhar horas extras, e deixar sua esposa em casa. - Se est centrado no trabalho, ter a oportunidade ganhar pontos com seu chefe. Voc esperar que sua esposa se sinta orgulhosa por voc ter trabalhado duramente. - Se est centrado em posses, traduzir as horas de sobre tempo em algo que se possa comprar. Se o que pode comprar vale mais do que as entradas para o concerto, voc fica.

Uma pessoa centrada em princpios avalia as opes sem os preconceitos ou emoes dos outros centros. Levar todos os fatores em considerao e procurar a soluo que melhor se adapte a suas necessidades.

H cinco diferenas importantes na hora de tomar uma deciso baseada em princpios: 1.- Voc toma a deciso pr-ativamente, baseado no seu sentido da razo, e no porque algum o empurre numa direo ou outra 2.- Voc sabe que sua deciso a adequada, porque est baseada em princpios com resultados previsveis a longo prazo 3.- Sua deciso contribui a reforar os seus valores 4.- Pode comunicar-se honestamente com as partes envolvidas, porque tem desenvolvido relaes interdependentes com eles 5.- Se sente confortvel com sua deciso, seja ela qual for Hbito 3 Colocar primeiro o primeiro No hbito 1, aprendeu que pode criar seu prprio paradigma. No hbito 2, descobriu os princpios bsicos pelos quais deveria viver e trabalhar. Uma vez aprendido isto, estar pronto para colocar primeiro o primeiro cada dia,
eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes


a cada momento. Em outras palavras, praticar os princpios da administrao pessoal. O hbito 3 nos leva ao campo do controle do tempo. Para ser realmente efetivo, necessrio organizar seu tempo ao redor das suas prioridades. Considere o seguinte quadro, que toma em conta dois fatores: 1) Importncia que to crtica uma atividade para sua misso e seus valores, 2) Urgncia que to insistentemente precisa da sua ateno. Urgente Importante I Crises, projetos com data limite III Interrupes, ligaes, atividades populares No Urgente II Preveno, Relaes, Planificao, Recreao IV Algumas ligaes, alguns e-mail, atividades de lazer

No importante

Toda atividade no quadrante I importante e urgente, tal como uma crise, uma reunio chave para um projeto, etc. Uma atividade no quadrante II importante, mas no urgente. Inclui atividades de manuteno, aprendizagem contnua, planificao estratgica, construo de relaes etc. No quadrante III, as atividades so urgentes, mas no importantes. O telefone tocando, ou um mail, exigem sua ateno, mas no esto conectadas com suas prioridades. Finalmente no quadrante IV esto as atividades que no so nem urgentes nem importantes tarefas que o mantm ocupado, sem conseguir nada. As pessoas que passam a maior parte do seu tempo no quadrante I vivem uma crise trs outra. quando sobrevivem a uma crise, tem outra esperando por eles. Para escapar da presso, acodem ao quadrante IV a perder o tempo, o qual aumenta o nvel de estresse antes de voltar para o quadrante I. Outras pessoas frequentam o quadrante III, controlando atividades urgentes, mas no importantes. Lembre-se que estas atividades so urgentes s porque so importantes para outro. A pessoa eficiente evita os quadrantes III e IV, trata de minimizar as atividades do quadrante I, para passar a maior parte do seu tempo no quadrante II (este ltimo muito fcil de evadir, por que no urgente). Para mostrar isto, pergunte-se que atividade poderia realizar em forma
eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes


regular que melhoraria significativamente a sua vida no trabalho ? Com certeza a resposta ser alguma coisa como melhorar as relaes com os meus colegas ou outra similar no quadrante II. Como organizar seu tempo para o quadrante II 1.- Faa uma lista de todos os seu papis. Exemplo: Marido, Pai, Gerente de novos produtos, Presidente de uma associao benfica etc. 2.- Selecione seus objetivos para a prxima semana. Pense em 2 o 3 resultados importantes que queira alcanar para cada um dos seus papis. Certifique-se de que estejam no quadrante II, e que estejam ligados aos seus objetivos a longo prazo. Exemplo: no papel de Gerente de Novos Produtos, seus objetivos poderiam ser : fazer a anlise do estudo de consumidores e entrevistar candidatos para assistente. 3.- Separe o tempo para trabalhar com cada objetivo. Identifique com preciso seus espaos de tempo, e faa encontros concretos com outras pessoas.

Hbito 4 Pense Ganhar/Ganhar Os hbitos do 1 ao 3 tratam de vitrias privadas, como trabalhar com voc para desenvolver o seu carter. Os hbitos 4 ao 6 o levaram a vitorias pblicas, como desenvolver a personalidade para ter sucesso trabalhando com outras pessoas. O hbito 4 implica que ambas partes em qualquer acordo devem sair beneficiadas. Est baseado no paradigma segundo o qual a vitria de uma pessoa no necessariamente acontece as custas da derrota de outra. A alternativa a ganhar/ganhar perder/perder. Si um ganha e o outro perde, nenhum dos dois obtm a confiana e lealdade do outro a longo prazo. Quer dizer, voc pode ganhar fazendo a outra parte perder, mas isso afetar a prxima negociao. Se no pode alcanar um trato ganhar/ganhar, prefervel no fazer o trato. Pelo menos manter a relao, abrindo o campo para um acordo ganhar/ganhar no futuro. Ganhar/ganhar implica cinco elementos ou dimenses: 1 - Carter: a base do paradigma ganhar/ganhar, desenvolvendo os
eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes


hbitos de 1 ao 3. S quando conhece bem os seus valores, saber o que significa ganhar para Voc. Alm do mais ter a integridade para manter suas promessas aos outros. 2 - Relaes: se constroem sobre a base do carter. Trabalha desenvolvendo sua credibilidade ao longo do tempo, estar investindo em relaes abertas ao sucesso de ambas partes. 3 - Acordos: os acordos surgem a partir das relaes. Devem ter cinco elementos muito explcitos para deixar claras as expectativas: resultados desejados, regras ou parmetros dentro das quais se obtero esses resultados, recursos disponveis para conseguir os resultados, medidas para avaliao dos objetivos alcanados e as consequncias que perseguem os objetivos. 4 - Sistema: para que os acordos funcionem, o sistema deve estar em capacidade de control-lo. Inclui sistemas para capacitao, planificao, comunicao, informao etc. 5 - Processo: um processo de quatro passos deve ser utilizado para conseguir um acordo ganhar/ganhar: - Tente ver a situao desde a perspectiva do outro - Identifique os aspectos e preocupaes-chave - Faa uma lista de resultados que consideraria uma soluo aceitvel - Busque novas opes para obter esses resultados Para que este processo funcione, precisa dos hbitos 5 e 6. Hbito 5 Procure primeiro entender, e depois ser entendido Este o hbito da comunicao efetiva. tambm o hbito mais emocionante, e que podem colocar em funcionamento de forma imediata. A maioria das pessoas passa sua vida aprendendo a se comunicarem em forma escrita ou falada, mas tem pouco treinamento em escutar em entender verdadeiramente a outra pessoa desde seu prprio marco de referncia. pouco comum a pessoa que escuta com a inteno de entender. Geralmente se escuta com a inteno de responder. Escutar com empatia uma ferramenta muito poderosa lhe proporciona informao exata com a qual trabalhar. Em lugar de filtrar o que a pessoa fala pelo filtro com o qual voc olha o mundo (ou mais bem escuta), tem que entender como a outra pessoa o v.
eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes

Depois da necessidade fsica de sobreviver, a necessidade mais importante de uma pessoa a de sobreviver psicologicamente ser entendido e apreciado. Ao escutar com empatia, voc estar satisfazendo essa necessidade (segundo Covey,est lhe dando ar psicolgico). Uma vez que a pessoa tenha suas necessidades bsicas cobertas, baixa as suas defesas, e pode ento influenci-lo e trabalharem juntos numa soluo ganhar/ganhar. Hbito 6 Sinergize Sinergia significa que o todo mais do que a soma das suas partes. O hbito de sinergizar implica ento a cooperao criativa e o trabalho em equipe: as pessoas com mentalidade ganhar/ganhar, e que escutam com empatia, podem aproveitar suas diferenas para gerar opes que no existiam antes. Reunir vrias perspectivas diferentes, no esprito do respeito mtuo, traz como resultado a sinergia. Os participantes sentem a liberdade de procurar a melhor alternativa possvel, e com frequncia conseguem propostas diferentes e melhores que as originais. A sinergia um mtodo para resolver problemas baseado em recursos humanos, em contraposio com o mtodo baseado em relaes humanas. Este ltimo utilizado por pessoas inseguras que tendem a ter em volta gente que pense igual e que constantemente tendem a concordar ou aprovar tudo o que se diga. Confundem uniformidade com unidade. Hbito 7 Afiar a serra o hbito da auto-renovao, a manuteno bsica necessria para manter os hbitos restantes funcionando adequadamente. A efetividade, como falvamos anteriormente, se consegue quando se pode manter o equilbrio entre a produo (P) e a capacidade de produo (CP). Porm, frequente que as pessoas estejam demasiado ocupadas produzindo (serrando) para prestar ateno manuteno do seu meio de produo (afiar a serra). A razo pela qual isto ocorre que a manuteno poucas vezes produz dividendos importantes de forma imediata. Afiar a serra implica a inveno de um programa balanceado, sistmico, para a auto-renovao em quatro reas fundamentais. Deve dedicar pelo menos uma hora cada dia trabalhando nelas: - Dimenso fsica: inclui exerccio fsico, nutrio e controle do Stress. Ao comer adequadamente, e exercitar-se 30 minutos por dia, conseguir melhorar sua fora e resistncia em forma pr-ativa. Se no o fizer, seu
eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

Resumo do Livro: Os 7 hbitos das pessoas altamente eficazes


corpo se debilitar. - Dimenso espiritual: renovar seu compromisso com seus valores (do hbito 2) pelo meio da reviso da sua misso pessoal, ou por meio do rezo, meditao, ou imerso em msica, literatura, ou natureza. Se no o fizer, seu esprito ser insensvel. - Dimenso mental: sua mente se afia por meio de atividades como leitura, escritura e planejamento. Tambm se consegue seguindo os hbitos 2 e 3, comear com um fim em mente e colocando primeiro o primeiro. Se no o fizer, sua mente funcionar como uma mquina. - Dimenso social/emocional: enfocar-se nos hbitos 4, 5 y 6, utilizando-os nas interaes dirias com os outros. Como as quatro dimenses esto interrelacionadas, o que faa para afiar a serra numa, impactar positivamente nas outras. Se trabalha equilibradamente nas quatro, passando pelo menos uma hora ao dia, todos os dias, far dos hbitos uma parte fundamental da sua vida. Faz-lo toma tempo e dedicao. Depois de tudo, so os hbitos da gente eficiente, os que conseguem o sucesso ao fazer aquelas coisas que muitos tentam evitar. Comece a trabalhar nos hbitos, de uma vez. comece com o primeiro, seja pr-ativo. Depois continue com suas vitrias privadas concentre-se em princpios e enfoque-se em atividades do quadrante II. Depois continue com as vitrias pblicas Procure situaes ganhar-ganhar, escute empaticamente, e sinergize. Mas lembre-se, este processo criativo nunca acaba. Deve continuar afiando os hbitos pelo resto da sua vida.

eTecnologia.com.br |Consultoria e Treinamento

You might also like