You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N.

07195/07 Objeto: Aposentadoria Relator: Auditor Renato Srgio Santiago Melo Responsvel: Hlio Carneiro Fernandes Interessada: Beatriz Feitoza Fragoso EMENTA: PODER EXECUTIVO ESTADUAL ADMINISTRAO INDIRETA INSTITUTO DE PREVIDNCIA ATO DE GESTO DE PESSOAL APOSENTADORIA POR INVALIDEZ OUTORGA DE REGISTRO AO FEITO INICIAL ADVENTO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 70/2012 REVISO DO ATO EX-OFFICIO PELA ENTIDADE SECURITRIA COM BASE NO ART. 2 DA ALUDIDA EMENDA EXAME DA LEGALIDADE Modificao da fundamentao do feito e dos clculos do benefcio. Baixa da medida cartorria anterior. Concesso de registro ao novo ato. Arquivamento do lbum processual. ACRDO AC1 TC 00350/13 Vistos, relatados e discutidos os autos do processo acima caracterizado, referentes reviso da aposentadoria por invalidez com proventos integrais da Sra. Beatriz Feitoza Fragoso, matrcula n. 74.478-6, que ocupava o cargo de Auxiliar de Servio, com lotao na Secretaria de Estado da Educao, acordam os Conselheiros integrantes da 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, por unanimidade, com as ausncias justificadas do Conselheiro Presidente Arthur Paredes Cunha Lima e do Conselheiro Fernando Rodrigues Cato, bem como as convocaes do Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes e do Conselheiro Substituto Antnio Gomes Vieira Filho, em sesso realizada nesta data, na conformidade da proposta de deciso do relator a seguir, em: 1) DAR baixa no registro do ato inicial de inativao, fl. 49, e CONCEDER a citada medida cartorria ao novel feito de aposentadoria, fl. 65. 2) DETERMINAR o arquivamento dos autos. Presente ao julgamento o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas Publique-se, registre-se e intime-se. TCE Sala das Sesses da 1 Cmara, Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 07 de maro de 2013

Conselheiro Umberto Silveira Porto


PRESIDENTE EM EXERCCIO

Auditor Renato Srgio Santiago Melo


RELATOR

Presente:
Representante do Ministrio Pblico Especial

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 07195/07 RELATRIO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): Cuidam os presentes autos da reviso da aposentadoria por invalidez com proventos integrais da Sra. Beatriz Feitoza Fragoso, matrcula n. 74.478-6, que ocupava o cargo de Auxiliar de Servio, com lotao na Secretaria de Estado da Educao.

In limine, importante realar que esta eg. Cmara decidiu atravs do ACRDO AC1 TC 522/09, datado de 12 de fevereiro de 2009, fls. 53/54, conceder registro ao ato inicial de inativao da aludida beneficiria, emitido pelo antigo Presidente da Paraba Previdncia PBPREV, Dr. Severino Ramalho Leite, fl. 49.
Em seguida, diante do advento na Emenda Constitucional n. 70, de 29 de maro de 2012, o atual gestor da mencionada entidade securitria estadual, Dr. Hlio Carneiro Fernandes, providenciou a reviso ex-officio do supracitado feito, concorde documentao encartada aos autos, fls. 57/66. Ato contnuo, os peritos da Diviso de Auditoria de Atos de Pessoal e Gesto Previdenciria DIAPG emitiram relatrio, fls. 67/68, onde destacaram, sumariamente, que: a) a fundamentao do novo ato foi o art. 40, inciso I, 1, da Constituio Federal c/c o art. 6-A da Emenda Constitucional n. 41/2003, acrescido pela Emenda Constitucional n. 70/2012; b) o feito de inativao foi publicado no Dirio Oficial do Estado DOE, datado de 29 de agosto de 2012; e c) os clculos dos proventos foram elaborados com base na ltima remunerao do cargo efetivo. Ao final, os tcnicos da DIAPG opinaram pela legalidade do novel ato de aposentadoria e pela concesso do competente registro. Neste feito, o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Paraba MPjTCE/PB emitir parecer oral na presente assentada. o relatrio. PROPOSTA DE DECISO AUDITOR RENATO SRGIO SANTIAGO MELO (Relator): In limine, cabe destacar que a referida anlise tem como fundamento o disciplinado no art. 71, inciso III, da Constituio do Estado da Paraba, e o estabelecido no art. 1, inciso VI, da Lei Complementar Estadual n. 18/1993, que atriburam ao Sindrio de Contas a responsabilidade pela apreciao, para fins de registro, da legalidade dos atos de aposentadorias. Do exame efetuado pelos analistas desta Corte, conclui-se pela necessidade de baixa da medida cartorria anterior, fl. 49, e pelo registro do novo ato concessivo, fl. 65, haja vista ter sido expedido por autoridade competente (Presidente da Paraba Previdncia PBPREV, Dr. Hlio Carneiro Fernandes) e em favor de servidora legalmente habilitada ao benefcio (Sra. Beatriz Feitoza Fragoso). Contas do Estado da

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC N. 07195/07

Ademais, fica evidente a correta fundamentao do feito (art. 40, 1, da Constituio Federal c/c o art. 6-A da Emenda Constitucional n. 41/2003, acrescido pela Emenda Constitucional n. 70/2012), bem como os clculos dos proventos realizados pela entidade previdenciria estadual (ltima remunerao do cargo efetivo). Ante o exposto, proponho que a 1 CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA: 1) D baixa no registro do ato inicial de inativao, fl. 49, e CONCEDA a citada medida cartorria ao novel feito de aposentadoria, fl. 65. 2) DETERMINE o arquivamento dos autos. a proposta.

You might also like