You are on page 1of 2

Viviane Bertoloni Garcia, 8601

Trabalho 2 bimestre Vidas Secas (Graciliano Ramos) Questo nmero 1.


a) Podemos, de fato, ver na estrutura adotada por Graciliano Ramos um defeito tcnico? Justifique; No. A questo da estrutura usada por Graciliano Ramos, em sua obra Vidas Secas, motivo de muita discusso na Teoria Literria, pelos crticos que queriam uma obra encadeada, fato aps fato. No conveniente dizer que a estrutura possui um defeito tcnico, pelo fato de o autor, elaborar com cuidado a sua obra. So treze captulos, com nomes simples, mas que carregam em si, toda a profundidade do tema. Cada captulo se inicia e se fecha, so praticamente independentes, mas que no foram elaborados sem nenhum propsito ou mesmo podendo ser considerados como defeitos, pois essa fragmentao da obra de Graciliano Ramos representa o isolamento em que os personagens vivem. b) Quanto introspeco das personagens, voc concorda ou discorda do posicionamento do crtico literrio? Justifique. Discordo. O fato de os personagens serem rsticos, no quer dizer que eles no sejam capazes de pensar, de refletir sobre suas vidas e as dificuldades que eles tm que enfrentar. Tomando o personagem Fabiano como exemplo, j que ele o personagem principal, ele no se conforma por ter que viver naquelas condies precrias de vida, de passar por humilhaes s por no saber o que fazer com as palavras (o que passou com o Soldado Amarelo), ele quer que seus filhos sejam cabras sim, e que saibam lidar com a seca, mas quer que seus filhos no sigam os caminhos dele, quer que eles estudem para no precisar passar por situaes como as que o pai passou. A questo dessa excluso, de inferioridades, de viver margem da sociedade, viver em ambientes que no aceitos, incomodam a Fabiano, ele pode sim pensar sobre tudo o que ele sente, expressar suas revoltas, no ele (Fabiano) quem escreve o livro, o livro uma narrativa, que contm personagens, no qual Fabiano um deles e ele est em descompasso com o mundo e sabe que est. H predominncia de um narrador, de um contador de histrias, e este narrador sabe mais dos personagens do que eles prprios, um narrador de oniscincia seletiva mltipla onde as falas vm diretamente da mente dos personagens. A questo da personagem no Romance muito importante, pois, est intimamente ligada ao enredo (que junto com as personagens, representam a sua matria) e tambm com as idias (que representam seu significado) no conjunto elaborados pelas tcnicas, nos romances bem realizados, so inseparveis. A personagem representa a: ...possibilidade de adeso afetiva e intelectual do leitor, pelos mecanismos de identificaes, projeo, transferncia, etc. A personagem vive o enredo e as idias, e os torna vivos (...)

O fato de Fabiano ser to introspectivo condiz com a questo de que no Romance, a personagem parea o que h de mais vivo e que o leitor aceite a verdade desse personagem, pois de acordo com Candido: ... a personagem o elemento mais atuante, mais comunicativo da arte. Esta, exprime ligada ao enredo, o intuito do Romance, os valores e significados que o animam, a viso da vida que decorre dele.

Questo nmero 2.
O tempo na obra de Graciliano Ramos, forte e conduz toda a narrativa, um tempo cclico, pois eles (os personagens) vivem em perodos, a estiagem, s guas. Esse tempo marcado por duas secas. No primeiro captulo Mudana, os personagens esto procura de um bom lugar para ficar, querendo se ver livres e longe da seca. Essa fuga se d at que eles encontram um abrigo em uma fazenda e passam a viver ali, mas sempre preocupados com a volta de seu pesadelo. Eles vivem dia aps dia aguardando esse acontecimento at que no ltimo captulo, Fuga, volta-se ao ponto de partida, reinicia-se a histria, mais uma vez tero que fugir da seca, pois: A vida na fazenda se torna difcil. Sinh Vitria benzia-se tremendo, manejava o rosrio, mexia os beios rezando rezas desesperadas. Encolhido Fabiano espiona a caatinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos e os garranchos se torciam, negros, torrados. No cu azul, as ltimas arribaes tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelos carrapatos. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre. (RAMOS, Graciliano. Fuga In: Vidas Secas). Para que esperar um milagre, sendo que a seca j estava ali, se apresentando? O jeito era mais uma vez fugir, sair procura de outro lugar para se esconder at que ela volte novamente, ou no.

Bibliografia:
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas 32 ed. So Paulo, Martins, 1974. CANDIDO, Antonio et all. A personagem do romance In: A personagem de fico. So Paulo: Perspectiva, 1987.

You might also like