You are on page 1of 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.

1 Objetivo Apresentar as novidades do novo mdulo de Controle Oramentrio no RM Nucleus verso 10.0 As principais novidades abordadas nessa apresentao sero: - Data que afeta o oramento funcionando em regime de competncia; - Bloqueio de movimento que excederem o saldo do oramento; - Realocao oramentria para liberar os movimentos bloqueados; - Controle de alada por usurio e centro de custo; - Formula para definir o valor do oramento por tipo de movimento; - Controle de valores realizado, reservado, empenhado, excedente, recebido e cedido do oramento; 2 A estrutura do oramento foi divida em trs nveis: * 1: Centro de Custo, que ser a tabela base do Oramento

(imagem 1 - Centro de Custo).

Pagina 1 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

* 2: Natureza do Oramento: Nova tabela que foi criada para ser utilizada exclusivamente no oramento, em substituio as tabelas opcionais e de produto que eram utilizadas na chave do oramento.

(imagem 2 - Natureza do Oramento)

Pagina 2 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

* 3: Perodo do Oramento: Nova tabela que foi criada para que o oramento no precise ter periodicidade fixa, ficando a critrio de o usurio definir qual ser o perodo Oramentrio,

(imagem 3 - Viso do perodo)

e tambm como ser a sua distribuio;

(imagem 4 - Viso dos itens do perodo).

Pagina 3 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

3 Para a segurana e controle da utilizao do oramento, foi implementado o controle por alada, que funcionar da seguinte forma: * Vinculao entre o usurio e o centro de custo Cadastro que define para quais os centros de custo o usurio esta autorizado a realizar movimentaes oramentrias. A manuteno do cadastro pode ser feito na tela de anexo, onde o usurio pode fazer a vinculao ou desvinculao dos centros de custo de um usurio

(imagem 5 Vinculao de Usurio com Anexo)

ou pode utilizar o assistente que foi criado para facilitar a manuteno do cadastro. Para utilizar o assistente, preciso marcar os usurios que deseja vincular ou desvincular os centros de custos e clicar no processo "Manuteno de vinculo de Usurio e Centro de Custo

(imagem 6 - Processo)

Pagina 4 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

Na tela de filtro do assistente o usurio informa a faixa de centros de custo que deseja filtrar.

(imagem 7 - Filtro do assistente)

Na prxima tela ser apresentado em uma janela, os usurios selecionados, e em outra janela, os centros de custo do filtro informado, para o usurio fazer a vinculao ou desvinculao. Os centros de custo que o usurio esta vinculado j aparecem marcados.

(imagem 8 - Seleo assistente)

Pagina 5 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

* Vinculao entre centro de custo e tabela de natureza do oramento Cadastro que define para quais as naturezas do oramento um centro de custo pode utilizar nas movimentaes do oramento. A manuteno do cadastro pode ser feito na tela de anexo, onde o usurio pode fazer a vinculao ou desvinculao das naturezas do oramento de um centro de custo

(imagem 9 - Centro de custo com Anexo)

ou pode utilizar o assistente que foi criado para facilitar a manuteno do cadastro. Para utilizar o assistente, preciso marcar os centros de custo que deseja vincular ou desvincular as naturezas do oramento e clicar no processo Manuteno do Vnculo da Natureza do Oramento e Centro de Custo"

(imagem 10 - Processo)

Pagina 6 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

Na tela de filtro do assistente o usurio informa a faixa das naturezas do oramento que deseja filtrar.

(imagem 11 - Filtro do assistente)

Na prxima tela sero apresentados em uma janela, os centros de custo selecionados, e em outra janela, as naturezas do oramento do filtro informado, para o usurio fazer a vinculao ou desvinculao. As naturezas do oramento que o centro de custo esta vinculado j aparecem marcadas.

(imagem 12 - Seleo do assistente).

Pagina 7 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

* Centro de custo agrupador Cadastro que define um centro de custo como agrupador de outros centros de custo. O Agrupador ir concentrar a utilizao do oramento para outros centros de custo vinculados a ele. Ao incluir um movimento para o centro de custo agrupado (filho) o oramento afetado o definido para o centro de custo agrupador (pai). A manuteno do cadastro pode ser feito na tela de anexo, onde o usurio pode fazer a vinculao ou desvinculao do centro de custo agrupador (Pai) com os centos de custo agrupados (Filhos)

(imagem 13 - Centro de custo com Anexo)

ou pode utilizar o assistente que foi criado para facilitar a manuteno do cadastro. Para utilizar o assistente, preciso marcar os centros de custo que deseja vincular ou desvincular os centros de custo agrupados, e clicar no processo "Manuteno do Vnculo de Agrupamento do Centro de Custo"

(imagem 14 - Processo)

Pagina 8 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

Na tela de filtro do assistente o usurio informa a faixa de centros de custo e o perodo que deseja filtrar

(imagem 15 - Filtro do assistente).

Obs.: Para permitir maior flexibilidade no agrupamento dos centros de custo, as suas vinculaes sero definidas por perodo oramentrio. Na prxima tela ser apresentado em uma janela, os centros de custo selecionados, e em outra janela, as naturezas do oramento do filtro informado, para o usurio fazer a vinculao ou desvinculao. As naturezas do oramento que o centro de custo esta vinculado j aparecem marcadas.

(imagem 16 Seleo do assistente)

Pagina 9 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

Restries na vinculao e desvinculaes do centro de custo agrupador: Vinculao: - no pode ser vinculado um centro de custo como agrupado, em um perodo onde possuir movimentaes de oramento para ele. - um centro de custo s pode ter uma vinculao com um agrupador por perodo. Desvinculao: - no pode excluir um vinculo de um centro de custo agrupado, em um perodo que possuir movimentaes de oramento para ele. 4 - Cadastro dos valores orados Foi criada uma tela para o registro e acompanhamento dos oramentos. Com isso estaremos desvinculando esse registro dos movimentos no RM Nucleus e passando para uma tabela de movimentao do oramento. Essa interface ter as seguintes caractersticas: Histrico de alteraes realizadas diretamente no valor orado; Consistir a alterao do valor orado para que no ultrapasse o valor real j empenhado; Apenas os oramentos dentro do perodo de movimentao global podero ser alterados; A permisso de acesso seguir o padro dos demais cadastros visto que a manuteno dos oramentos feita de forma centralizada;

(imagem 17 - Cadastro do Oramento)

Pagina 10 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

5 Valores do Oramento Qualquer movimentao que for realizada no oramento sempre ira afetar a tabela de saldo do oramento e tambm ira incluir um registro na nova tabela que foi criada para guardar as movimentaes do oramento. A tabela de Saldo do oramento ter os seguintes campos de valores: Valor Valor Valor Valor Valor Valor Valor Orado; Opcional 1; Opcional 2; Excedente; Realizado; Recebido; Cedido.

* O Valor Orado e alterado somente pela nova tela de manuteno do cadastro de oramento. * Os valores Opcional 1 e Opcional 2, so valores intermedirios que podem ser configurados no efeito do oramento por tipo de movimentos. Exemplo: o Valor Opcional 1 pode ser parametrizado para ser afetado na solicitao de compra, o Valor Opcional 2 pode ser parametrizado para afetado no pedido de compra, e o Valor Realizado, ser afetado somente na Nota Fiscal. Com essa configurao o oramento ser afetado na solicitao de compra, e ser acompanhado at a realizao na incluso da Nota fiscal. * O Valor Excedente atualizado automaticamente, quando algum item do movimento excede o saldo do oramento disponvel no perodo, e o movimento fica com o status de bloqueado. * O valor Realizado, a ultima etapa que deve ser configurada para o efeito dos valores do oramento. * Os valores Recebido e Cedido, so utilizados automaticamente na utilizao do assistente que faz a transferncia de valores do oramento, para desbloquear um movimento.

(imagem 18 - Viso do Cubo do Oramento)

Pagina 11 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

6 - Saldo Disponvel do Oramento A formula para chegar ao saldo disponvel do oramento por perodo a seguinte: Saldo do Perodo = Valor Orado (Valor Opcional 1 + Valor Opcional 2 + Valor Realizado) - Valor Cedido + Valor Recebido + Valor Excedente 7 Movimentao do Oramento. Quando um movimento estiver configurado utilizar o oramento, sempre que for includo, alterado, cancelado ou recebido, ele ir afetar o oramento conforme sua configurao. Os dados que sero considerados para o oramento so por item de movimento. Com isso um movimento poder ter itens que afetem oramentos diferentes centro de custo e natureza do oramento, ou tambm de perodos diferentes. Campos do Oramento: - Data: Data do efeito do oramento, essa data gravada na incluso do movimento, e no modifica mesmo no recebimento de movimento e gerao de ordem de compra na cotao. - Valor Unitrio do Oramento: Valor que foi calculado com base na formula definida por tipo de movimento - Natureza: Natureza do Oramento que pode ser copiada como default do cadastro do produto.

(imagem 19 - Viso do item de movimento)

Obs.: Como o oramento baseado no item do movimento, nos movimentos que afetam o oramento, no podem estar configurados para agrupar itens repetidos, pois esses itens podem ser de oramentos distintos.

Pagina 12 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

8 - Oramento excedente Quando um movimento for afetar o oramento e no possuir verba suficiente para o valor solicitado, podem ser configuradas trs aes sobre esse movimento: - Avisa: Uma mensagem emitida sobre o valor excedente do oramento, e o movimento criado com status Pendente. - Barra: Uma mensagem emitida sobre o valor excedente do oramento, e no permite salvar o movimento. - Bloqueia: Uma mensagem emitida sobre o valor excedente do oramento, e o movimento criado com o status Bloqueado. Com esse status o movimento fica aguardando que seja liberado pelo assistente de realocao oramentrio, e no pode ser recebido para um outro tipo de movimento enquanto estiver bloqueado. .

(imagem 20 - Viso do movimento com mensagem)

Pagina 13 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

9 - Realocao oramentria Para visualizar os movimentos que esto bloqueados por falta de verba do oramento, o usurio dever acessar o menu Opes/Realocao Oramentria,

(imagem 21 - Menu).

ser apresentada uma grid com todos os movimentos bloqueados.

(imagem 22 - Grid com movimentos)

Pagina 14 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

Para desbloquear um movimento, o usurio deve selecionar o movimento na lista, e clicar no boto Assistente de Realocao. O assistente e aberto com todos os itens que excederam o oramento do movimento selecionado.

(imagem 23 Seleo do assistente)

Aps selecionar os itens que deseja desbloquear, e clicar no boto avanar, apresentada uma tela com as opes de realocao respeitando as regras definidas no perfil do usurio. Nveis de realocao para usurios 1. Realoca entre Naturezas do Centro de Custo 2. Realoca entre Naturezas e Centros de Custo que est Associado. 3. Realoca entre Naturezas e Centros de Custo que est Associado, com Valores dos Perodos Anteriores. Se o usurio possuir o nvel 3, ele poder: - escolher dos centros de custo que est associado qual ira retirar o valor. - escolher os perodos anteriores ao perodo que esta realocando. - escolher qual natureza do oramento deseja retirar. Note que nessa tela ele apresenta o valor disponvel para realocao. - digitar o valor que deseja realocar

Pagina 15 de 16

Controle Oramentrio RM Nucleus Verso 10.0

(imagem 24 Transferncia do assistente)

Para liberar o oramento excedente, o usurio pode retirar valores de valores oramentos at atingir o valor necessrio. Aps fazer a transferncia dos valores necessrios para desbloquear o movimento, e clicar no boto avanar, o sistema atualiza os valores recebidos e cedidos dos oramentos selecionados, e libera o movimento para que esse possa ser recebido.

(imagem 25 Concluso do Assistente)

Pagina 16 de 16

You might also like