You are on page 1of 6

ATOS DO COMRCIO Cdigo Comercial de 1808 O Cdigo Comercial significa que somente era considerado como comerciantes aquelas

pessoas que praticassem os atos definidos no Colgio Comercial Francs de 1808 como atos de comrcio. *Era considerado como teoria e francs. *Cdigo Comercial de 1850 (brasileiro) *Regulamento 737/1850 especificou e regulamentou os atos de comrcio. Comercial Direito francs Ato de comrcio Produz e circula Bens e servios x Empresarial Direito italiano Atos de empresa Fatores de produo, mo de obra, tecnologia, Insumo, capital

O cdigo comercial de 1916 no adotava a teoria de empresa. *O art. 966 do CC/2002, trata do empresrio (pessoa/elemento subjetivo). Empresa a atividade exercida pelo empresrio/elemento objetivo. O CC no define o que empresa. FONTES DO DIREITO EMPRESARIAL Usos e costumes empresariais: a) fontes materiais: fato econmico b) fontes formas: primrias - CF 88, CC, Lei 6.404/76 (lei das sociedades autnomas), Lei 11.101/05 (falncias); secundrias costumes, jurisprudncia, analogia, princpios gerais do direito, doutrina OBS.: O Direito Empresarial continua autnomo mesmo estando inserido no CC. A insero dele no CC foi motivada para haver equivalncia das obrigaes. OBS.: O direito empresarial autnomo porque possui regras, princpios, legislao infraconstitucional e diviso na CF prprios. RELAO COM ALGUNS REMOS DO DIREITO Direito Civil: equiparar as obrigaes patrimoniais. Direito Tributrio: incidncia de impostos. Direito do Trabalho: regula as relaes empregatcias. Direito Penal: regular a concorrncia desleal. Direito do Consumidor: regular as relaes e consumo. *relao de consumo....................................................... DO EMPRESRIO Art.966 do CC conceito de empresrio: 1 profissionalmente: -o exerccio da atividade ser habitual; -monoplio das informaes: ter conhecimento de todas as etapas de como fabricar ou comercializar determinado bem; -pessoalidade: ter capacidade para contratao de funcionrios que representam a empresa.

2 atividade econmica: -objeto: lucro (se no houver lucro torna-se associao) 3 organizao: -capital: serve para demonstrar o patrimnio inicial da empresa; -tecnologia: saber as etapas de produo ou as etapas de prestao ( ligado a monoplio das informaes); -insumos: produto para fabricar o bem manufaturado, ou objeto para prestar o servio; -mo de obra: precisar de algum para produzir ou prestar o servio (coloca em pratica toda tecnologia). OBS.: o conceito de empresrio aplica-se pessoa fsica e a pessoa jurdica. -Pessoa fsica o empresrio individual. -Pessoa jurdica a sociedade empresria. Os scios so proprietrios de uma frao ideal da pessoa jurdica. (frao ideal o patrimnio). *O empresrio o sujeito de Direito. *A empresa o objeto de Direito. O objeto uma atividade, esta atividade chama-se empresa. **Empresrio aquele que desenvolve a atividade tpica de empresa. por isso que a sociedade empresria que o empresrio e no os scios. CAPACIDADE PARA SER EMPRESRIO 1 requisito capacidade civil plena. Art. 974 incapacidade superveniente, quando ocorre a incapacidade depois de j ser empresrio. 2 requisito ser objeto lcito, que no contrarie o ordenamento jurdico. 3 requisito registrar na junta comercial. O registro serve para dar personalidade jurdica. **Art. 977 do CC fala: Casados podem constituir empresa, desde que sejam no regime de comunho universal ou separao obrigatria de bens. 17/08/2012 REGISTRO DE EMPRESRIO Art. 967 do CC Inscrio= registro A inscrio confere personalidade jurdica empresa regular. A inscrio no requisito obrigatrio para configurar a pessoa como empresrio. O registro s d regularidade jurdica ao empresrio. A inscrio deve se dar na junta comercial da regio. Lei 8934/94 Registro Pblico de Empresas Mercantis. DNRC (departamento nacional de registro e comercio) um rgo Federal, est subordinado ao Ministrio da Fazenda, Indstria e Comercio Exterior. Abaixo da DNRC temos as Juntas Comerciais que so rgos Estaduais, obrigatoriamente tem que existir uma junta comercial em cada estado. Todos os atos do empresrio so registrados na Junta Comercial, inclusive o registro e o aumento do capital. *Art. 968 CC fala o que deve conter no registro do empresrio, porm o rol no taxativo, o mnimo legal do que se deve conter em qualquer ato constitutivo. O estado civil exigido pela exceo do art. 977 CC. Algumas profisses impedem o registro empresrio. O nome da empresa/firma o nome empresarial. O autgrafo a assinatura. O objeto o ramo de atividade.

*Art. 969 CC Filial no mesmo Estado - registrar a filial na Junta Comercial da sede (Estado GO) Filial em Estado diverso registrar (informar) a filial na Junta Comercial da sede, depois registrar no Estado em que a filial funciona. EMPRESRIO RURAL Art. 971 CC Art. 970 CC fala do pequeno empresrio. Conceito o pequeno empresrio aquele que aufere renda bruta anual de at 60 mil reais. A lei complementar 123/06 Art. 68. OBRIGAES DECORRENTES DO REGISTRO 1- manter um sistema padro de escriturao. Pode ser feito por fichas ou por livros. 2- registrar os livros empresariais. * livros empresariais serve para registrar toda a vida da empresa (de onde compra, quanto paga...). Os livros obrigatrios de qualquer espcie de empresa o dirio (livro razo). Os livros facultativos (livro de entrega de mercadorias, de pagamentos com cheque...). Os livros fiscais (livro de entrada e sada de mercadorias). Os livros especiais existiram de acordo com a necessidade da espcie de empresa. (livro de emisso de debntures). 3- realizar anualmente o inventrio (balano anual). PRINCPIO DO SIGILO Art. 1.190 CC Os livros empresariais no podero ser manuseados por quem no tiver interesse direto nas informaes ali contidas. S o Estado no tem o impedimento do sigilo. 24/08/2012 Exibio de livros: Total - se precisar olhar todos os livros Parcial s no perodo que preciso

O principio do sigilo regra, s tem uma exceo voltada para o Estado. O principio do sigilo no se aplica administrao fiscal. Art. 1193 CC A eficcia probatria vale como prova. Art. 378 CPC Os livros empresariais sempre provam contra o empresrio. O empresrio tem que encontrar outros meios de provar que as informaes dos livros empresariais so verdicas. (uma forma de desconstituir um livro mostrando outro livro) Quando ocorre extravio dos livros empresariais, a empresa tem 48 para informar o extravio do livro. S se aceita o extravio no caso fortuito (que no for de decorrncia da fora humana, enchente, incndio). O extravio tem que ser publicado em jornal de grande circulao. **Nestes casos o Estado no poder aplicar a multa pela no apresentao dos livros empresariais. (fortuito ou fora maior) Se o empresrio no tiver livro empresarial, cabe multa e obrigao de faz-lo, e o fiscal arbitra um valor total do que o empresrio gastou. ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL Todo complexo de bens organizados para exerccio da empresa. Art. 1.142 CC BENS IMATERIAIS: so os bens frutos da produo do intelecto humano.

Bens imateriais marca ponto empresarial nome empresarial Todo empresrio tem que ter um estabelecimento empresarial, at os empresrios que trabalham com estabelecimento eletrnico. Cada unidade (matriz e filial) representa um estabelecimento autnomo. O estabelecimento empresarial no pode ser avaliado considerando somente os bens que o compe. Ex.: imveis, veculos, marca empresarial, etc. O valor do estabelecimento empresarial agregado pelo valor do aviamento Aviamento significa a capacidade do estabelecimento comercial de gerar lucro. A clientela no poder ser separada do aviamento. Art. 1.143 CC O estabelecimento compor o patrimnio da empresa. O estabelecimento comercial pode ser alienado (vendido). A venda do estabelecimento empresarial feita atravs do Contrato de Trespasse, ele deve ser registrado na Junta Comercial em at 30 dias. O contrato deve informar todos os credores a respeito do trespasse, para que eles concordem com a venda. A anuncia dos credores dispensada quando o alienante (quem est vendendo) tiver outros bens para resguardar as dividas. PONTO O ponto comercial o local onde o estabelecimento est. O ponto comercial tem proteo jurdica conferida pela Lei 8.245/91 (lei do inquilinato), ela fala da locao residencial e locao comercial. O empresrio tem proteo porque ele trabalha o ponto comercial, o ponto se torna o meio de ganhar lucro. O contrato tem que ser escrito, com prazo mnimo de cinco anos, e deve ter prazo determinado. O empresrio tem que estar no mesmo ramo de atividade por no mnimo trs anos. Se os requisitos no forem cumpridos o empresrio no tem direito a ao renovatria. 31/08/2012 CLUSULA DE CONCORRNCIA Art. 1.147 CC Visa evitar a concorrncia desleal. Para possibilitar a concorrncia no mesmo ramo empresarial deve haver clusula expressa autorizando. *Prazo de 5 anos. *****TEORIA DA UNIVERSALIDADE***** O estabelecimento empresarial no sujeito de direito, mas sim uma coisa representada por um complexo de bens. (o estabelecimento somente um patrimnio) O elemento subjetivo seria a capacidade do empresrio de gerir seu estabelecimento comercial. NOME EMPRESARIAL - Art. 1.155 a 1.168 CC o nome que consta no contrato social ou estatuto. o nome da pessoa jurdica.

ESPCIES a) Firma: o nome empresarial firma tem por base o nome civil dos scios ou do empresrio individual. O nome dos scios pode ser de forma abreviada ou por extenso. Firma individual ser usada para firmas individuais. Firma social usar o nome dos scios na razo social da sociedade. Pode ser usado o nome de todos os scios ou o de um e a palavra Companhia ou Cia. b) Denominao: qualquer palavra a no ser o nome civil do scio. Exceo: possvel que na denominao venha parte do nome civil dos scios nos seguintes casos: sociedade limitada e na sociedade annima. Natureza Jurdica Art. 1.164 CC Direito de personalidade o nome empresarial tem natureza jurdica por isso no pode ser vendido. Direito patrimonial o nome empresarial possvel ser vendido, desde que se o contrato permitir, usar o nome do alienante venha precedido ao do seu prprio, com a qualificao de sucessor. Art. 1.164, pargrafo nico. Ex.: nome da firma Sueli F. dos Reis Pedrosa, ficaria Moara F. Pedrosa sucessora de Sueli F. dos Reis Pedrosa. Ex. 2: Jos comprou uma empresa como nome Joo da Silva Comercio de Bebidas, por ter que dar um nome empresarial a firma deu nome Jos da Silva Comercio de Lquidos, acontece que Joo possua a empresa a 30 anos e tinha bom crdito no mercado. Jos, como no pode comprar o nome empresarial de Joo da Silva comercio de bebidas para continuar a usar a credibilidade que Joo gozava, usou o seguinte nome empresarial Jos Souza Comercio de Lquidos sucessor de Joo da Silva Comercio de Bebidas FUNES DO NOME EMPRESARIAL a) Subjetiva: o nome pelo qual a empresa se apresente e assina os negcios jurdicos. (mostrar quem o sujeito) b) Objetivo: individualizar o estabelecimento no mbito da concorrncia. o mesmo que nome fantasia. PRINCPIOS SOBRE O NOME EMPRESARIAL a) principio da novidade: o nome empresarial deve ser nico, no sentido de novidade (novo). Deve ser feita uma busca prvia na Junta Comercial. Art. 1.163 CC * A proteo do nome empresarial acontece na territorialidade do ente federativo (estado) onde a empresa foi registrada. * Para o nome empresarial ter proteo a nvel nacional, o empresrio tem que requerer o registro em todas as juntas comerciais das capitais federativas. b) principio da veracidade: deve se demonstrar o ramo de atividade, espcie de responsabilidade e a espcie de nome empresarial. Art. 1.165 CC * A proteo ao nome empresarial comea a partir do registro na junta comercial. ATENO: o STJ entende que a proteo nacional do nome empresarial feita, no pelo motivo do cadastro na junta comercial, mas sim em razo da Conveno da Frana. NOME FANTASIA o titulo do estabelecimento, ele no tem proteo legal especfica. Art. 195 Lei 9.279/96 (concorrncia desleal) RESPONSABILIDADE DO EMPRESARIO

Nome empresarial: qual o tipo de responsabilidade o empresario ou scio possui perante as dividas da empresa. a) Ilimitada b) Limitada c) Mista Ilimitada: o empresrio assumi o pagamento de todas as dividas sociais que sobrarem. Ex. firma individual. Limitada: o empresrio assumi o pagamento de um limite Maximo de valores que ele poder vir a pagar havendo dividas sociais. Ex. Sociedade limitada. Responsabilidade mista: Um empresrio vai assumir a responsabilidade ilimitada e os demais scios limitados. Usado somente em sociedade empresarial.

You might also like