You are on page 1of 23

Curso: Gesto escolar: novos rumos Conteudistas: Martha Cristina Correa/Lcia Blondet Baruque Aula 2: EDUCAO PBLICA E GESTO

EDUCACIONAL I: UMA PARCERIA DE AMIGOS DE F... IRMOS CAMARADAS METAS - Estabelecer a relao entre a qualidade da escola pblica e a atuao dos gestores educacionais; - Apresentar as caractersticas de liderana, autoridade e comunicao que esto presentes no comportamento de um gestor. OBJETIVOS Ao final da aula, voc deve ser capaz de: 1. Identificar a relao entre uma escola pblica de qualidade e a contribuio do gestor para essa realidade. 2. Reconhecer as caractersticas de liderana, autoridade e comunicao envolvidas na atuao do gestor educacional.

Gesto: Gerenciando a vida na escola Em qualquer escola, temos no cotidiano a difcil tarefa de lidar com pelo menos trs grupos distintos de pessoas: os alunos, a equipe de trabalho e um nmero cada vez maior de familiares que vo se agregando chamada nova familia. Cada vez mais aparecem novas tecnologias a serem dominadas. Problemas sociais e ambientais batem porta da escola. A qualidade no processo ensinoaprendizagem depende de sua boa interpretao e conduo no dia a dia. As mos que faro todo esse trabalho devero carregar um preparo no s baseado no saber adquirido na sua formao, mas um saber para enfrentar os desafios que a vida na escola impe. Essas mos devero ter equilibrio emocional e acariciar a noo de que educar requer trocas, diviso de poder, ensinar e aprender. Mos que, em muitos momentos, torcero os dedos numa manifestao para que todo o trabalho d certo.

De quem seriam essas mos? Como diria o cantor Jorge Benjor quando presenciava uma falta de organizao no palco, Chame o sndico!. BOX MULTIMDIA De acordo com declaraes do cantor Jorge Benjor, o sndico no era ningum menos que nosso saudoso Tim Maia, que tinha fama de ser um lder no palco, aquele que orientava o grupo para se apresentar da melhor forma possvel. Dava broncas famosas em seus msicos, mas tambem os elogiava. Ficou para toda a vida a figura do sndico como lder, como condutor das aes no meio musical. FIM DO BOX A pergunta que no quer calar a seguinte: o gestor educacional seria esse sndico? Qual a sua opinio? O gestor est comprometido em conduzir a escola por um projeto educativo que valorize a justia, a liberdade de expresso, a dignidade das diferenas. Um espao de conhecimento construdo dentro e fora de seus domnios. Como seria possvel dissociar a atuao de um gestor do sucesso ou fracasso da qualidade do ensino-aprendizagem de uma escola? Fazendo uma aluso s corridas de frmula 1, como analisar uma vitria apenas pelo lado do bom funcionamento do carro? A unio da tcnica do piloto com a mquina bem ajustada pode vir a lan-los a linha de chegada. (Ilustrador: vamos colocar um piloto com o nome gestor no macaco ao lado do carro escrito escola segurando um trofu) A unio entre a qualidade da escola e o trabalho dos gestores requer um arsenal de comportamentos, envolvendo emoes e procedimentos tcnicos para que trabalhem de forma ajustada, como na frmula 1, ultrapassando obstculos e tentando cruzar as linhas de chegada. Gesto, do que se trata?

Vamos definir o que gesto? Faa voc mentalmente um exerccio para determinar os conceitos e habilidades que lhe vm cabea quando se fala em gerir. Veja se o que pensou poderia ser definido desta maneira: Gerir um conjunto de meios e procedimentos que visam a alcanar objetivos propostos por uma determinada instituio ou grupo social. Quais seriam esses meios e procedimentos? BOX DE ATENO A gesto implica atos de liderar, organizar, administrar, coordenar, controlar, avaliar e interagir com os mais variados grupos sociais, focando a obteno dos objetivos traados. FIM DE BOX DE ATENO Ao analisar o ensino-aprendizagem da Educao Bsica ou de Ensino Mdio, de Universidades, da Educao de Jovens e Adultos, ou seja, do processo educativo como um todo, encontramos a figura do gestor costurando as atividades do cotidiano, compreendendo seu carter multicultural, distribuindo o conhecimento de forma igualitria, cuidando da estrutura administrativoburocrtica, avaliando seus procedimentos e adaptando realidades cada vez mais complexas vida escolar. Voc discorda dessa descrio? Todos os gestores possuem esse perfil? s vezes, devido s presses do senso comum para manter tudo como est, por descrdito na fora de representao das escolas junto ao governo, h enfraquecimento nas tentativas de mudana na escola. Fragilizam-se as experimentaes do novo. A conscincia crtica desse aspecto de estagnao da educao seria o pontap inicial para a transformao. Como vimos na aula anterior, a escola pblica est se transformando, graas reflexo de gestores antenados no desejo de melhorias em suas prticas. Eles buscam o paradigma de uma administrao mais humana e menos autocrtica. O poder de criar, criticar, construir passa por diversas mos e assume a forma articulada, planejada e tica.

A gesto autocrtica, em que o poder est nas mos de uma nica pessoa, ficou para trs. Atualmente, a orientao das escolas de desenvolver uma gesto com a participao de um time de primeira. Ilustrador: Desenhar um corredor com a camisa da gesto autoritria passando o basto para outro corredor na pista com a camisa da gesto democrtica Quais seriam esses profissionais envolvidos na gesto democrtica? So supervisores, coordenadores, orientadores educacionais, diretores e, sim, professores, gestores de suas salas de aula. Cada um exercendo o domnio de suas funes, obedecendo s hierarquias mas interligados uns aos outros, num plano solidrio para a melhoria na qualidade da educao. No caso da gesto educacional, temos um universo na escola que no permite distanciamento entre seus gestores e muito menos entre seu meio. A escola requer uma gesto democrtica baseada no dilogo e na flexibilidade de comportamentos. Precisamos ter a conscincia de que para conhecer uma instituio no podemos ter um nico olhar sobre ela. Apenas o seu olhar? Talvez apenas o meu? No, a escola muito mais do que nossos olhares. A gesto democrtica nasce da prpria necessidade do meio sociocultural em reaver, na figura dos profissionais da educao, a cidadania do povo brasileiro aps os anos de represso. Na gesto democrtica se treina o exerccio de saber ouvir, saber falar, trocar conhecimento e repartir poderes sem perder a postura tica, de responsabilidades, direitos e deveres. BOX DE ATENO A adequao das estratgias escolhidas e o bom andamento dos processos voltados aos objetivos fazem parte de uma gesto participativa, em que se vivencia, junto com a equipe, o processo pedaggico. BOX DE ATENO

Voc agora j deve estar bastante interessado em como essa relao gestor x escola de qualidade se desenvolve no espao escolar. Quais critrios foram utilizados para que se realize tal parceria? Investiguemos... Ilustrador: desenhar um detetive de capa e chapu com uma lupa a procurar pistas Gesto escolar & Escola de qualidade Uma pista dessa relao de dependncia est na recente preocupao do Governo Federal com a formao desses profissionais. No PNE (Plano Nacional de Educao), no captulo sobre gesto, observam-se a importncia e a preocupao de tornar oficial a manuteno de parceria com as instituies de ensino superior para que haja o oferecimento de programas diversificados de formao continuada e atualizao visando melhoria do desempenho no exerccio da funo ou cargo de diretores de escola. Partindo para uma segunda pista... Ilustrador: Desenhar marcas de sapato...) Avalie se seu desempenho no cotidiano altera a conduo do planejamento elaborado por voc. Se o seu rendimento cai, por algum motivo, naquela semana, se h consequentemente alterao no comportamento da equipe ou no alcance dos objetivos propostos. Voc pode lembrar vrias situaes em que se alterou o funcionamento do ambiente escolar por mudanas na qualidade da conduta dos membros da equipe. Outra pista refere-se ao domnio de conhecimentos necessrios funo de gestor numa escola... A falta de um determinado conhecimento altera qualitativamente sua prtica? Como saber o que lhe falta? De que forma voc poderia ter acesso aos contedos necessrios?

No se avalie erroneamente; como j dissemos, a vida escolar um espao vivo, e, como tal, estamos sempre ensinando e aprendendo, e a compreenso dessa dualidade que nos far parte da gesto de uma escola democrtica. Se estamos discutindo essas questes porque voc foi buscar novas reflexes sobre sua prtica e esse o caminho. Voc igualmente avalia que sua participao na implantao dos projetos educacionais fundamental. Voltando ao nosso subttulo: amigos de f... irmos camaradas BOX MULTIMDIA: Esse verso da msica de Roberto e Erasmo Carlos marcou muitas geraes por ser uma declarao pblica da parceria afetiva e da complementaridade dos autores nas msicas que compuseram. A inteno de usar seu verso exemplificar a parceria da escola com o gestor num nvel muito prximo desses artistas. FIM DO BOX O gestor anda lado a lado na luta da escola por qualidade? Sim, a participao dos gestores crucial para uma escola justa, liberta, que estimule o conhecimento criado nela e por ela. Da a importncia no s dos cursos de aperfeioamento dos gestores como a criao de foruns sobre a escola. Afinal, ningum est sozinho. As experincias profissionais devem ser compartilhadas, trazendo identificaes, conforto e solidariedade, alm dos ensinamentos naturais das prticas. Ilustrador: Desenhar um indivduo abraando o outro tendo como fundo a escola com um sorriso Na aula anterior, comentamos que os gestores, para o bem do ambiente escolar, precisavam transitar por outros domnios alm da educao. Quais seriam as cincias envolvidas na Gesto Educacional?

Avalie se, em seu comportamento no dia a dia, entre outros conceitos, voc no utiliza contribuies da Administrao, da Sociologia e da Psicologia, entre outras, para resolver diversas situaes. Voc j havia pensado nisso? Da Administrao pegamos emprestada a organizao atravs de processos como: planejamento,estratgias, ferramentas e avaliaes. Veremos em aulas seguintes que essa apropriao de termos tcnicos e comportamentos controladores precisam ser usados com moderao. O bom senso, a crtica e a adequao dessas tcnicas Educao tero que ser analisadas antes de se tornarem mais importantes que o prprio processo educativo. Da Sociologia precisamos conhecer a origem dos fenmenos sociais e como interferem na viso de mundo e na movimentao dos grupos. Da mesma forma, o estudo da cultura e do espao multicultural da escola fundamental para as prticas que se deseja implantar. A Psicologia oferece uma gama de tericos acerca do comportamento humano, da situao de ensino- aprendizagem, do desenvolvimento cognitivo e emocional. Ela ensina que aprender no um processo esttico ou previsvel. Faz lembrar a importncia das relaes interpessoais e do afeto no ambiente escolar. Caro gestor, mesmo com essas contribuies multidisciplinares, voc bem sabe que no fcil lidar com pblicos to diferentes: alunos, famlia, equipe, colaboradores, secretarias de Educao. Nem sempre estamos maravilhosamente preparados para isso, e a notcia essa: BOX DE ATENO Na nossa escola viva no controlamos todas as variantes que nela se movimentam, e esse aspecto da imprevisibilidade da escola que nos atrai e apaixona. FIM DE BOX DE ATENO Ilustrador: Desenhar uma equilibrista com sombrinhas de frevo num arame e dentro dessas sombrinhas palavras como: alunos, equipe, famlias, leis, meio social. Contando um causo sobre relaes interpessoais...

A partir de agora voc ler, no decorrer de nossas aulas, alguns casos que foram registrados em funo de nossa observao e de vivncias na escola. Caso 1 Certa vez, um professor de uma classe de adolescentes expulsou de sala um aluno por ter encontrado no quadro uma caricatura perfeita de suas feies quando zangado. No conseguiu continuar a expor sua matria, com a indignao ainda fervendo em sua cabea. Resolveu dispensar a turma e seguiu para a Direo, na expectativa de que esta impusesse ao aluno o castigo adequado. Considerava o tal aluno uma personalidade desagregadora. Costumava fazer perguntas que no acrescentavam nada aos contedos ensinados nem trazia contribuies para o restante da turma. Imagine ter o direito de brincar com um professor! O aluno, por sua vez, queixou-se do autoritarismo, da falta de interao com a turma e da reduo do interesse dos colegas pela matria do professor em questo. Num primeiro momento, a diretora pensou na necessidade de aplacar a tenso entre as partes incentivando o uso da palavra pelas partes envolvidas. Estava claro para ela que os problemas levantados no teriam soluo a curto prazo, mas seria oportuna a exposio do desrespeito ao professor e do distanciamento e intransigncia levantadas pelo aluno. O objetivo principal da diretora foi estabelecer regras de convivncia mesmo em situaes de conflito. O dilogo foi a ferramenta escolhida para apresentar aos dois os problemas envolvidos, como primeiro passo para sanar as divergncias. Foi dada ao aluno uma advertncia pelo ato de zombaria, avaliado junto ao aluno como improdutivo na melhoria da relao com o professor. Foi marcado tambem um futuro encontro com professor e aluno para que, num ambiente mais calmo e com a interveno da diretora, houvesse exposio de atitudes para solucionar os problemas. (Ilustrador: colocar essa cena, uma caricatura no quadro e um professor olhando zangado) Atividade 1 (atende ao objetivo 1) Atendendo ao objetivo inicial sobre a relao da escola de qualidade e a atuao do gestor, comente:

O que voc faria, como gestor, diante desse conflito? Como desataria os ns criados na situao? Expresse seus sentimentos e suas provveis atitudes diante do caso relatado. Utilize como perguntas desencadeadoras alguns exemplos a seguir: Voc agiria com uma punio mais severa ao aluno ou, como a diretora, estimularia sua cooperao para interagir com o professor? Quanto ao professor, como voc poderia estimular sua flexibilidade no trato com os alunos? Procure se expressar com uma margem de 30 50 palavras. Inserir 10 linhas. INCIO DA RESPOSTA COMENTADA Estamos diante de vrios ns a serem desfeitos, mas interessante observar que cada ator v a cena do seu ngulo, de sua interpretao dos fatos. To prximos e to distantes ao mesmo tempo. A distncia social cria barreiras de entendimento e cooperao. Professor e aluno esto representando a falta de conhecimento mtuo e a intolerncia diferena. possvel enumerar diversas atitudes que poderiam ser tomadas pela diretora ou simplesmente aprovar suas escolhas, mas a questo principal de nossa anlise foi o comportamento conciliador e a utilizao do dilogo como ferramenta de reflexo por parte da gestora, como a participao do gestor na conduo equilibrada do ocorrido pde trazer um desfecho mais promissor na mudana da qualidade das relaes e, consequentemente, na qualidade do ensino-aprendizagem da escola. FIM DA RESPOSTA COMENTADA Ah!, essas relaes... As relaes interpessoais implicam a necessidade de um caratr mediador aos gestores, mas essa articulao entre as identidades de alunos, colegas profissionais e a prpria identidade institucional requer preparo e autoconhecimento por parte desses gestores para que suas decises no venham carregadas de artificialidade. A tcnica de administrar eficiente quando traz consigo o afeto e a experincia vivida pelos gestores. A atuao desses profissionais faz fluir o ambiente escolar. Faz parte dessa autenticidade

a conscincia dos sentimentos envolvidos: os seus e os dos demais agentes educacionais. Alunos, professores e funcionrios de estabelecimentos de ensino so, antes de mais nada, sujeitos sociais homens, mulheres, crianas,adolescentes, adultos pertencentes a diferentes grupos tnico-raciais, integrantes de distintos grupos sociais.So sujeitos com histrias de vida, representaes, experincias, identidades, crenas, valores e costumes prprios que impregnam os ambientes educacinais por onde transitam com suas particularidades e semelhanas, compondo o contexto da diversidade (Gomes e Silva,& Petronilia p. 22). Vamos ver o que temos nas mos do gestor... Ilustrador: colocar a deusa indiana de oito braos, cada um colocando as habilidades necessrias ao gestor liderana, motivao, comunicao, autoridade, flexibildade, participao, organizao, planejamento) A figura ideal no simbolismo das habilidades e competncias de um gestor deveria ser uma centopeia; usaramos suas pernas, tamanho o nmero de comportamentos e tcnicas que ficaram de fora dessa exposio por falta de braos de nossa indiana. Com o intuito de debater alguns pontos fundamentais da gesto, vamos usar aqueles demonstrados na figura mtica. Liderana: questo fundamental na gerncia dos processos educativos (Ilustrador: Vamos colocar um E.T de orelhas pontudas saindo da nave e dizendo ao povo da Terra: Leve-me ao seu lder!) O que liderana, na sua opinio? Existem vrias definies de liderana, mas vamos tomar como base, at por nossa experincia, que a liderana se d quando um sujeito consegue influenciar e promover aes que sero favorveis na resoluo de problemas, alterando um cenrio antes negativo para um ambiente satisfatrio ao alcance de objetivos grupais. BOX DE ATENO

Quando h cumplicidade entre o lider e sua equipe, houve anteriormente credibilidade na competncia, tica e conduta dessa pessoa. FIM DO BOX Os conceitos de liderana e autoridade muitas vezes so usados como sinnimos, o que no correto. A autoridade faz parte do perfil de um lder, mas no se resume a isso. Autoridade o poder baseado no reconhecimento do direito que uma pessoa tem por suas competncias em determinado contexto ou por sua posio na organizao. Ela pode, sim, variar qualitativamente e influenciar na conduo de um lder e de seus seguidores, como voc ver. Gesto democrtica no representa gesto sem direo.H, nesse processo, sujeitos com a responsabilidade maior de conduzir mudanas, aperfeio-las e execut-las. Alguns o fazem pela autoridade que lhes dada pelo cargo, e nem sempre conseguem a produtividade ideal da equipe. Outros conseguem dirigir as atitudes necessrias para a realizao de um objetivo com a participao espontnea do grupo pela autoridade originada na admirao, respeito, competncia e confiana adquiridos em situaes de crise que foram prontamente solucionadas. Ilustrador: Desenhar dois escoteiros com bandeirinhas, sendo que um com diversos jovens a segui-lo e o outro no) O que voc acha? Provoque seus colegas de trabalho a traar as habilidades dos gestores de sua escola, inclusive voc. Analise se a autoridade de seus lderes espontnea. INCIO DE BOX DE ATENO Um lder surge como consequncia das necessidades de um grupo de pessoas e da natureza da situao dentro da qual o grupo est tentando operar (Balco, p. 98). Falta este livro nas referncias FIM DO BOX

O gestor deve ter em mente que ele representa o guia que ir dirigir o grupo pelo melhor caminho que proporcione alcanar objetivos comuns. No deve esquecer que, acima de tudo, um educador. Seu comportamento tem representatividade junto ao grupo de trabalho e aos alunos. Essa a expectativa gerada pelo grupo: um lder para servir de exemplo. Observando alguns gestores, traamos perfis diferenciados de acordo com o comportamento assumido por eles numa mesma situao. Tentaremos no transformar essa descrio numa forma caricatural. Iremos relacionar o fator liderana e a qualidade de autoridade. 1. Gesto participativa: Quando o gestor foca na obteno dos objetivos de interesse do grupo. Quando enxerga sua equipe no como simples subordinados, mas como colaboradores, entendendo que seu poder no o capacita sozinho a resolver toda gama de problemas de um escola. H uma liderana que respeita o grupo mas que estabelece normas e regras necessrias a qualquer pessoa com autoridade para guiar o grupo e atribuir tarefas. 2. Gesto deixa a vida me levar: o gestor no quer alterar em nada sua conduta burocrtica. No se envolve com as questes novas que surgem no ambiente escolar. Acha que j tem funes demais e no est ali para resolver problemas bsicos, prefere delegar e se ausentar do processo. Sua direo no democrtica, e sim catica. A liderana frgil e, por conseguinte, a autoridade tambm no reconhecida naturalmente pelo grupo. Precisamos afirmar que a autoridade benfica ao desenvolvimento do trabalho, o que hoje se torna inaceitvel o autoritarismo, cabe s pessoas no confundir os conceitos. 3. Gesto autocrtica: aqui, como voc pode supor, o gestor preocupa-se mais com a manuteno de sua autoridade conferida pelo cargo do que realmente interagir com sua equipe. Se fssemos

reduzir em palavras a conduta desse sujeito, diramos que se trata de controle, ao invs de contribuio ao processo educativo. Aqui, a liderana no conquistada, e sim imposta. Vamos a mais um caso ilustrativo: Caso 2... Numa escola pblica, um grupo de professores, para atender s reivindicaes dos alunos em enriquecer os contedos sobre meio ambiente, prope uma feira de trabalhos ligados ao tema. Para tal, precisaria organizar espao , tempo e principalmente recursos. A feira envolveria a escola e seu meio social e teria como objetivo enriquecedor a conscientizao de medidas preventivas contra poluio e doenas na comunidade. Ao levar o desejo dos alunos ao diretor, este no s aceita a proposta como orienta os professores no planejamento das atividades, estimula os professores a delegar tarefas aos alunos, enumera estratgias com professores para obteno de tecnologias (computadores, telas de projeo, vdeos pertinentes etc.) e pede que a equipe reflita sobre meios de envolver a comunidade no projeto. O diretor coloca disposio uma sala e horrios para reunies da equipe organizadora do evento.

Um segundo gestor, diante da mesma proposta, reage desta maneira: Bom, seria uma idia interessante, mas eu no tenho tempo para discutir esse assunto. Prefiro que vocs resolvam as dificuldades do jeito que acharem melhor. Vocs sabero a melhor forma de faz-lo. Organizem a equipe e tragam as datas dessa feira para que eu me organize.

Um terceiro gestor diria: quero um relatrio sobre os objetivos dessa feira e a quem vou me dirigir quando os problemas surgirem. Quero que cada passo da construo desse evento me seja relatado. Nenhuma atitude deve ser tomada sem a minha aprovao prvia. Gostaria de lembrar a vocs que suas atividades de rotina continuam e espero que no sofram alteraes em sua conduo. No gostaria de ter que lhes imputar sanes ou repreend-los.

Atividade 2 atendendo ao objetivo 2 Na sua opinio, como ficam as questes da liderana e autoridade nos trs casos? Compare as diferenas de atitude e reflita sobre os possveis resultados na concluso dos objetivos. Inserir 10 linhas RESPOSTA COMENTADA Voc deve estar discordando dessa apresentao to fechada dos gestores que os coloca como robs, que assumem determinada conduta e a seguem sem variaes. Mas, como dissemos no incio, uma forma apenas de estudo; como seres humanos que somos, flutuamos entre essas e outras classificaes de gesto. A personalidade, histrias de vida e o contexto vivido no momento em que o gestor exigido so variantes que podem influenciar sua conduta. Da mesma forma, o alcance dos objetivos pode ocorrer em prazos diferenciados ou com enfrentamento de problemas diversos, de acordo com a postura do gestor e sua equipe. FIM DA RESPOSTA COMENTADA E por falar em situaes diferenciadas... No Brasil encontramos gestores que precisam cuidar da segurana de seus alunos e professores devido violncia urbana, precisam se preocupar com as doenas que se espalham rapidamente pela falta de saneamento bsico no contexto social, precisam conquistar a colaborao dos pais para favorecer a vinda da criana ou do adolescente para a escola, mesmo sabendo que a famlia nesse momento perde um brao de trabalho. Muitas vezes a qualidade da merenda escolar, a evaso de alunos e professores no os deixam dormir. A importncia do gestor mais uma vez percebida por ns. Uma escola de qualidade precisa fundamentalmente desse maestro para se fazer entender e negociar com os grupos.

Voc certamente j ouviu este ditado: por falta de um grito se perde uma boiada. Pois , a falta de um grito ou atitude de um peo coloca a perder uma boiada em fuga. O dito popular insinua dois aspectos valorosos para que se consiga atingir nossos objetivos: a ao enrgica de um lder e o poder da fala, da comunicao. Negociar e expor ideias est no dia a dia de uma gesto que se deseja ver democrtica e participativa. Voc sabe que os profissionais que trabalham em educao geralmente falam muito, no verdade? Falam de seu trabalho, de suas conquistas, da famlia, do pas, enfim, geralmente falamos pelos cotovelos, vamos ser sinceros. Todos possuem um ba de experincias louco para ser aberto para o mundo. compreensvel. Educar um campo ilimitado de vivncias saborosas, mesmo com alguns ossos duro de roer. um desafio ser agente dessa faanha e fantstico quando conseguimos cumpri-la. Ilustrador: desenhar duas pessoas com aqueles baloezinhos de historias em quadrinhos, cheios de letras em ambos e uma ampulheta com areia caindo para representar o tempo correndo) Comunicao no ambiente escolar J dicutimos muitas vezes no ambiente escolar sobre o poder da palavra e do jeito que dita. Pedimos s crianas que prestem ateno quando falam, mas ser que fazemos o mesmo quando falamos? Nosso tom de voz ou nosso gestual nos percebido? Voc fala com as mos ou fala alto? Ser que percebe se sua mensagem foi bem interpretada por seu ouvinte? Da mesma forma que a palavra pode facilitar a resoluo de problemas, com a mesma volpia poder gerar conflitos. Muitas destas palavras possuem vrios sentidos e o que far diferenci-los ser a clareza das ideias. O gestor precisa estar atento aos grupos sociais para os quais est falando. No por uma questo preconceituosa, de ser esta classe social ou outra, por ser uma mais capaz do que a outra na inteligncia ou compreenso do que se fala, mas pelo contexto social em que se encontram essas pessoas. Quais os cdigos de linguagem usados na vida diria delas?

Ilustrador: desenhar um mecnico na capota de um carro falando: foi a correia dentada que quebrou, mais a junta homocintica do motor que estourou e o riboc da parafuseta... e um outro sujeito cheio de pontos de interrogao na cabea) Na escola, seja particular ou pblica, precisamos, como vimos na aula anterior, interagir com nossos alunos para entender no s a linguagem circulante como as realidades vividas por eles. Quanto mais conhecemos nossa escola mais teremos credibilidade junto a todos que a utilizam. INCIO DE BOX DE ATENO A palavra pode estimular, ferir, instruir, entristecer, convencer, elogiar ou acabar com a autoestima de seu ouvinte. Isso bastante srio, e, no caso do gestor, grave pela exposio no grupo, pela consequente produtividade de seus membros e na obteno de seus resultados. FIM DE BOX Palavras carregam as avaliaes e emoes que delas derivam; as mensagens podem ser alteradas tanto pelo emissor quanto pelo receptor. Portanto, caro gestor, cuidado; sentimentos de conforto, aceitao, reconhecimento so alguns exemplos bem-vindos quando se interpretam as mensagens. Mas, ao contrrio, sarcasmo num comentrio, rotulao negativa, incluso de palavras difceis como forma de excluso e ataques verbais so exemplos que devem ser evitados. Estes ltimos geram falta de colaborao, pensamentos de boicote ao desenvolvimento do trabalho e autoestima baixa, entre outros tantos comportamentos negativos escola. Imagine, por exemplo, a seguinte situao: Numa reunio... a coordenadora... Voc t maluco? Que soluo escabrosa essa, professor Carlos? Voc no tem experincia para dar palpite, caro colega! Ah! Enfim uma pessoa de bom senso. O professor Jorge sempre nos brinda com solues prticas.

(ilustrador: desenhar uma mesa de reunies e um professor estar com um sorriso de triunfo e outro cabisbaixo perante o grupo) Como voc se sentiria em ambos os papis? Constrangido em um, estufado de orgulho no outro? E a equipe? Mais uma vez, pretendemos chamar sua ateno para duas coisas: o cuidado que um gestor deve ter com a escolha das palavras e a clareza do que se quer informar, lembrando que se trata de grupos heterogneos e que, por isso, podero ter dificuldades para chegar a uma nica interpretao dos fatos, diminuindo a eficcia do grupo. Caso 3... Um professor teve que sair mais cedo devido a um problema pessoal urgente. Comunica supervisora de sala a urgncia de sua situao. A supervisora, por sua vez, carrega a informao de emoes ligadas preocupao com o professor e diz para a coordenadora: o professor X teve que sair porque est cheio de problemas. A coordenadora indaga da supervisora a natureza desses problemas e ela no sabe responder, s afirma que ele saiu apressado. O que a coodenadora conclui , sem ter essa afirmao, que o profissional no pediu permisso para a sada, e por sua vez traz uma informao carregada de indignao por achar que houve desrespeito s regras da escola. Perante a diretora, ela simplesmente diz: o professor X saiu de sala mais cedo sem autorizao. Voc percebeu de onde vm alguns mal-entendidos no ambiente escolar? A mensagem que deve ter chegado direo dispensou a gravidade do motivo da sada do professor e privilegiou a falsa atitude do mestre em quebrar regras da instituio. Tudo porque foram sendo acrescentadas ao contedo da mensagem as interpretaes de seus receptores. SAIBA MAIS; .BOX EXPLICATIVO Elementos da comunicao

A importncia da comunicao na vida da escola requer que saibamos os elementos envolvidos nessa transmisso: o emissor, o receptor, a mensagem e o cdigo utilizado para represent-la. O emissor aquele sujeito que envia a mensagem. aquele que se concentrar em passar uma mensagem por meio da fala, da escrita, dos cdigos tecnolgicos e do corpo. Ele precisa ter a noo da condio de seu receptor para decifrar e interpretar sua mensagem e o cdigo escolhido por ele. Por sua vez, o receptor receber a mensagem e ter que compreend-la de acordo com suas condies de instruo ou envolvimento com o que lhe foi transmitido. Mensagem tudo aquilo que se quer repassar a algum: pensamentos, ideias, conhecimento, regras etc. Pretendemos chamar sua ateno para a adequao do processo de transmisso ao receptor. Na escola temos vrios culturas e nveis de conhecimento e precisamos facilitar a assimilao das mensagens que queremos passar. Algumas dicas podem ser lembradas agora: - procure inserir-se no contexto social de seus colaboradores para que possa escolher o melhor cdigo representativo de sua mensagem; - seu corpo fala junto com sua linguagem oral. Procure no emitir mensagens contraditrias. Exemplo: pedir uma maior colaborao e flexibilidade da equipe e permanecer numa postura rgida e autoritria. - dependendo da complexidade das mensagens, no mande muitas informaes juntas. H grande possibilidade de no se fazer a interpretao correta ou provocar a falta de ateno do receptor por estmulos demais. - procure utilizar o arsenal de recursos de comunicao que temos hoje. A informtica uma boa ferramenta para transmisso da mensagem, j que dispe de estmulos visuais e auditivos que no permitem o tdio e a acomodao de seus receptores.

FIM DO BOX EXPLICATIVO Voc j passou por situao semelhante? Saber falar e saber ouvir so habilidades cruciais a qualquer pessoa; imagine numa funo de gesto! Imagine as reunies em que no se tem noo da importncia das dificuldades de expresso e interpretao que envolvem o conceito de comunicao! Ilustrador: Desenhar 3 macaquinhos: o ltimo com a boca fechada, um com as mos em concha perto do ouvido para ouvir melhor e o primeiro falando) Atividade 3 referente ao objetivo 2 - Agora preste ateno! A comunicao baseada num recado que o aluno deixou com a coordenadora para que fosse repassado professora possui o seguinte contedo:

A, D.Neuma, d um al pra professora, que geral vacilou ontem e no deu pra gente fazer a pesquisa. No t a fim de d um ca na professora, j , ento vou dar um perdido nos fiis pra gente fazer o trabalho. vlw? Tranquilidade.

- Analise o recado e pense como ser a transmisso dessa mensagem at a professora. Como ser feita a interpretao dos cdigos de linguagem? Responda levando em considerao o nvel de compreenso da mensagem. Construa um bilhete com o mesmo contedo utilizando-se de linguagem formal. Favor inserir 10 linhas RESPOSTA COMENTADA A ideia de propor esta atividade que se perceba como a cultura, com suas linguagens prprias, pode trazer dificuldades de comunicao que iro inibir as relaes interpessoais. Tratando-se de relaes que se desenvolvem na escola, esse fato no pode passar despercebido. Os agentes educacionais no

precisam falar a mesma lingua, ficaria extremamente caricato, mas precisam estar atentos aos cdigos usados em seu meio. O processo de ensinoaprendizagem perpassa essa compreenso de ambos os lados: aluno e professor devem contribuir para melhorar a comunicao entre eles. FIM DA RESPOSTA COMENTADA Consideraes finais Vamos desvendar as pistas?(Ilustrador: desenhar pegadas) Nesta aula falamos de um aspecto importante da funo do gestor escolar: a sua indiscutvel importncia na conduo de um projeto de melhoria das escolas pblicas em nosso pas. O ensino pblico hoje apresenta preocupao com a formao continuada dos gestores porque possui conscincia da atuao desse profissional no xito dos projetos educacionais. Percebemos na prtica desses gestores a responsabilidade que cada um carrega na eficincia de suas prticas no alcance do objetivo maior a ser alcanado pela educao: uma gesto democrtica como marca da poltica educacional brasileira hoje. Uma poltica que prega uma gesto com a participao ativa da equipe de educadores, dos alunos e de seu meio social. Precisamos rever alguns conceitos de forma a facilitar a compreenso dessa gesto democrtica. Definimos os conceitos de autoridade, ponto crucial na gesto e que precisa ser valorizada na conduo da prtica educativa. Percebemos a importncia dessa autoridade na construo da liderana. A liderana como conceito fundamental que ir se unir ao saber do gestor, capacitando-o a dirigir seu grupo e os setores de sua escola ao alcance do objetivo: uma educao de qualidade. Iniciamos o estudo da comunicao como ferramenta de exposio de ideias e condutas. A importncia das palavras e dos contextos onde se desenvolvem. Por fim, conclumos o valor de sua profisso. A parceria escola & gesto fundamental para a obteno de objetivos como a educao para todos, a educao de qualidade, a educao para formar cidados ticos.

Reconhecemos que, alm da formao qualificada desses profissionais, devemos refletir sobre suas prticas, rever caractersticas comportamentais que auxiliam sua atuao. Liderana, autoridade, habilidade com a palavra so importantes no dia a dia da escola. Buscar a atualizao de suas prticas com formao continuada seria a realizao de qualquer nao consciente. Resumo - Definimos o que gesto: conjunto de atos como liderar, organizar, administrar, mediar as relaes entre os grupos, entre outros, em que se busca alcanar objetivos previamente traados; - Analisamos o papel do gestor na construo de uma escola pblica de qualidade; a ntima relao entre a conduo do processo ensinoaprendizagem pelo gestor e o sucesso dessa operao; - Destacamos caractersticas fundamentais na atuao desse profissional junto equipe e escola como um todo; - A presena da autoridade, como um direito adquirido por aquele que se mostrou capaz pelo domnio de habilidades e conhecimento. Demonstramos que esse aspecto importante quando se fala de liderana; - A necessidade de liderana como norteadora de comportamentos que iro favorecer o alcance dos objetivos e necessidades do grupo; - A comunicao como ferramenta de integrao, colaborao e resoluo de problemas. A importncia das palavras como instrumento de estmulo e, paradoxalmente, como destruio da autoestima.

Informaes sobre a prxima aula Na prxima aula, abordaremos a continuao dos comportamentos do gestor, em que caractersticas importantes iro direcion-los: a questo da conduo das relaes interpessoais, a necessidade de agir com flexibilidade e criatividade por estar participando de uma gesto democrtica e principalmente a presena de comportamentos motivacionais para o bom desempenho na esfera escolar.

Aguardamos voc. Leitura recomendada (recuo de ttulo) Uma leitura muito pertinente aos nossos temas se encontra no livro Gesto Democrtica da Escola Pblica, de Vitor Henrique Paro, publicado pela Editora Atica em1997. Em relao comunicao, a difcil troca entre grupos to diferentes na educao, temos o livro de Tnia Zagury O professor refm, editado pela Record em 2006. Bibliografia consultada (recuo de ttulo) AGUIAR, Maria Aparecida F. de. Liderana, processos grupais e o comportamento organizacional. In: Psicologia aplicada administrao: uma introduo Psicologia Organizacional. So Paulo: Atlas, 1981. BALCO, Yolanda Ferreira & CORDEIRO, Laerte Leite. O Comportamento Humano na Empresa.Fundao Getlio Vargas,Rio de Janeiro, 1971 CHARLOT, Bernard. Da relao com o saber elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. CURY, Carlos R. J. Gesto democrtica da educao exigncias e desafios. Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao, v.18, n. 2. So Bernardo do Campo: Anpae, 2002. GOMES, Nilma Lino e Silva; PETRONILIA, B. O desafio da diversidade. In: Experincias tnico-culturais para a formao de professores. Belo Horizonte: Autntica, 2002. KRAWCZYK, N. R. Em busca de uma nova governabilidade na educao. In: OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. (orgs). Poltica e gesto da educao. Belo Horizonte: Autntica, 2002.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. E. Administrao: Parte 4 autoridade, delegao e descentralizao. Parte 5: Liderana. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil,1982. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formao profissional. Petrpolis: Vozes, 2002. TIBA, Iami. Ensinar aprendendo: novos paradigmas na educao. So Paulo: Integrare, 2006.

You might also like