You are on page 1of 10

ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS

VIAS DE ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS/ SEUS PRS E CONTRAS A administrao de medicamentos deve ser feita com eficincia, segurana e responsabilidade, para que sejam alcanados os objetivos teraputicos implementados, mostrando uma evoluo no quadro clnico do cliente. Para isso, deve-se ter conhecimento de dados do processo de administrao: elementos farmacolgicos do medicamento (farmacocintica, farmacodinmica, dose mxima e efetiva, alm do intervalo entre as doses etc.), assim como mtodos, vias e tcnicas de administrao. A administrao dos medicamentos vai depende da rapidez da atuao da droga oferecida, da classe e quantidade da droga a ser ministrada e das condies em que o cliente est. Porm existem muitos fatores que iro limitar a aplicao das drogas sejam orais,nasais,I.M;S.C;I.D;etc. ,devido isso as vias usadas para administrao de frmacos tem elementos que a contra-indicam em alguns casos. Anlise dos ps- e os contras e aplicao da droga. 1- Administrao Enteral (oral): a ingesto o mtodo mais utilizado quando falamos em prescrio de um frmaco. considerado o mais seguro, mais adequado e o mais prtico. a via que por determinada vezes pode ser contraindicada , quando: - o medicamento causa irritao da mucosa do estomago; - o medicamento interferir na digesto; - o cliente no poder deglutir. Alguns pacientes podem ter algum quadro clnico, que naquele momento o impedem de ingerir medicamentos como, por exemplo, patologias do sistema digestivo. Existem algumas desvantagens da via oral e dentre estas temos: 1. A impossibilidade de absoro de alguns agentes por causa de suas caractersticas fsicas, 2. Os vmitos como resposta irritao da mucosa gastrintestinal, destruio de determinados agentes farmacolgicos por enzimas digestivas ou pelo pH gstrico bsico, 3. Irregularidades de absoro ou propulso com alimentos e outros frmacos e 4. Falta de cooperao por parte do paciente.

Obs: Em crianas fazemos uma pequena compresso das bochechas como mostra a fig. A criana no deve ficar totalmente deitada, pois pode afogarse. Obs.: No adulto verifica- se o cliente engoliu, no colocar o medicamento na mesinha de cabeceira,sempre ver se o paciente engoliu.

2- Via Sublingual: medicamentos que so depositados debaixo da lngua para dos serem absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguneos ali situados. A via sublingual muito boa para a nitroglicerina, que utilizada em sintomas da angina (dor no peito), pois a absoro rpida e o medicamento cai diretamente na circulao geral, e no passa pela parede intestinal e nem pelo fgado. Mas nen todos os medicamentos devem ser por essa via.

3- Administrao Retal - A via retal usada quando a ingesto oral no possvel devido a mese excessiva ou quando o paciente se encontra inconsciente. A administrao de drogas via retal, por supositrios, tem como objetivo deixar o frmaco livre do metabolismo de primeira passagem, no fgado, pois a droga entra em vasos que a levam direto veia cava inferior. Entretanto, muitas vezes, o supositrio penetra um pouco mais, situando-se em uma regio drenada por veias que drenam ao fgado e, dessa forma, no evitam o efeito de primeira passagem. Deve-se ressaltar o desconforto que a via retal pode proporcionar ao paciente. Alm disso, a absoro retal costuma ser irregular e incompleta e muitos frmacos provocam irritao da mucosa retal. conveniente mant-los na geladeira para no dissolverem com o calor. Solicita-se a cooperao do cliente , e explica-se o procedimento , o cliente deve estar relaxado, em geral orientamos a aplicao o cliente procede ele mesmo a colocao , quando h impedimento de o mesmo faze-lo , colocamos.

Como colocar o supositrio

Retirar o invlucro

lubrifique

Anatomicamente como ficar

Empurrar lentamente e profundo para no sair,pois vai ser absorvido

4- Administrao Parenteral: A administrao parenteral de frmacos possui algumas vantagens claras em relao via oral. Por ser mais ligeira e mais previsvel. Alm disso, a dose eficaz pode ser determinada de forma mais precisa. Na terapia emergencial , esse tipo de administrao valioso. A injeo do frmaco suas desvantagens. Pode acontecer de ter uma injeo intravascular acidental, a injeo pode vir acompanhada de forte dor e, s vezes, difcil para um paciente injetar o frmaco em si mesmo se for necessria a automedicao. Os custos em relao a este tipo de interveno so outra considerao importante. A droga pode tambm ser impedida de ser administrada pela via parenteral, por ter suas prprias caractersticas, ou pelas condies do cliente.

5- Intravenosa: a concentrao que queremos atingir deste frmaco no sangue obtida com uma preciso e rapidez que no so possveis com outros procedimentos. Caractersticas so essenciais para que uma substncia possa ser injetada pela via intravenosa: - no ser hemoltica; - no ser custica; - no coagular as albuminas; - no produzir embolia ou trombose; - no conter pirognio; Em relao s condies do paciente, podemos citar: - a dificuldade de se encontrar veias adequadas picada; - a presena de tecidos com muitos hematomas ou mesmo feridos; - a intensa dor sentida pelo paciente aplicao, devida a sua doena ou outro motivo. provvel que ocorra reaes desagradveis, na aplicao via venosa. Porm da feita que injetado o medicamento, no h como retir-lo. Injees intravenosas dadas de forma repetida dependem da capacidade em manter uma veia permevel. A injeo intravenosa deve ser administrada lentamente e com monitorizao constante das reaes do paciente. importante que a aplicao de drogas dependa, das condies que citamos, do equipamento e do "aplicador", seja qualquer profissional de sade: mdico, enfermeiro ou outro profissional da rea de sade. O equipamento deve ser adequado a cada mtodo, deve ser, entre outras qualidades, descartvel. O "aplicador" deve estar capacitado de pratic-lo, j que tem em suas mos uma responsabilidade grande.

6- Subcutnea: usada somente para administrar substncias que no so irritantes para os tecidos. A absoro comumente deve ser constante e lenta para produzir um efeito desejado. A absoro de substncias implantadas sob a pele (slida de pellet) realizada lentamente ao longo de semanas ou meses. Alguns hormnios so ministrados de maneira eficaz dessa maneira;

7- Injeo Intramuscular: Essas injees colocam a medicao profundamente no tecido muscular, o qual por ser bastante vascularizado pode absorv-la rapidamente. Esta via de administrao tem uma ao sistmica rpida e absoro de doses grandes (at 5ml em locais adequados). Pelo fato de possuir uma ao rpida, esta via utilizada em quadros de Reao Anafiltica, atravs da administrao intramuscular de Betametazona ou Dexametasona, como conduta de casos de emergncia. As injees intramusculares so usadas para os pacientes no cooperativos ou aqueles que no podem usam ou h impedimento, a medicao via oral e para as medicaes que so modificadas pelo sucos da digesto .

Os tecidos musculares tem poucos nervos sensoriais, e permitem a injeo que seja ministrada de maneira menos dolorosa em medicaes irritantes. O local a ser injetado deve ser escolhido cuidadosa, considerando o estado fsico do paciente e a proposta da injeo. As injees intramusculares esto contra-indicadas em pacientes com mecanismo de coagulao prejudicados, com doena vascular perifrica oclusiva, edema e choque, porque estas patologias prejudicam a absoro perifrica. Tambm no devem ser ministrado em locais com sinais flogsticos, com edema ou com presena de irritao , em locais com manchas de nascena, tecido cicatrizado ou lesado. Locais que podem ser aplicados dependendo do volume , e outros fatores:

Vasto lateral da coxa

Deltide

Glteo

8.via Intradrmica: Parecida com a aplicao subcutnea,porm com a agulha apropriada ,o medicamento nesta via, ministrado sobre a pele. Formando uma salincia , devido ao lquido aplicado sobre a pele.

9- Via Intra-arterial: dificilmente empregada, quer seja pelas dificuldades tcnicas em aplic-la, quer seja pelos riscos que pode ocorrer. Para justificar o seu uso , se d em obter grandes concentraes locais de frmacos. Uma forma de uso dessa a via intracardaca, hoje em desuso, desde que foi substituda pela puno de grandes vasos venosos para ministrar medicamentos em reanimao cardio-respiratria.

10- Intratecal: empregada quando se deseja efeitos locais e rpidos nas meninges ou no eixo crebro-espinhal, como na anestesia espinhal ou nas infeces agudas do SNC. Os frmacos algumas vezes so injetados diretamente no espao subaracnoideo espinhal.

11- Intraperitoneal: por essa via, os frmacos penetram rapidamente na circulao atravs da veia porta. A injeo intraperitoneal um procedimento laboratorial comum, embora raramente seja empregado na prtica clnica.

12- Absoro Pulmonar: os frmacos gasosos e volteis podem ser inalados e absorvidos por meio do epitlio pulmonar e das mucosas do trato respiratrio. As vantagens so a instantnea absoro para o sangue, ausncia de perda heptica de primeira passagem e, no caso das doenas pulmonares, ministrao local do frmaco no ponto de ao desejado. Entretanto, a administrao via pulmonar apresenta algumas desvantagens: - controle insatisfatrio da dose; - mtodo de administrao pouco prtico; - muitos frmacos volteis e gasosos provocam irritao do epitlio pulmonar. 12- Aplicao Tpica: 1. Nas Mucosas - a absoro por meio de mucosas ocorre rpida e eficaz. Na verdade, os anestsicos locais aplicados para efeito local algumas vezes so absorvidos to rapidamente que provocam efeitos txicos sistmicos. 2. Na Pele bem poucas substncias facilmente penetram por meio da pele ntegra. A absoro das drogas que o fazem proporcional superfcie sobre a qual so aplicadas e sua lipossolubilidade. A absoro possui uma maior facilidade em meio a pele com abraso, queimaduras ou solues de continuidade. As reaes inflamatrias e determinados tipos de problemas que variam para mais o fluxo sanguneo cutneo , diretamente proporcional tambm aumentam a absoro. Para a penetrao por essa via, no se deve receitar grandes quantidades de drogas. Essas devem ser de fcil absoro e no irritantes do tecido. 3.No Olho - os frmacos oftlmicos so prescritos devido os seus efeitos locais. Em geral, no desejvel a absoro sistmica que vo resultar da drenagem por meio do canal nasolacrimal.

You might also like