You are on page 1of 10

ANLISE

DO

CROQUI

DO

ESTUDANTE

DE

ARQUITETURA:

UMA

EXPERINCIA NA DISCIPLINA DE TCNICAS DE REPRESENTAO GRFICA II

NUNES, Gustavo de Oliveira acadmico gustavohnunes@msn.com1 NAOUMOVA, Natalia(orientadora) professora doutora naoumova@gmail.com2

1. RESUMO

O trabalho um relato de uma experincia de monitoria na disciplina de Tcnicas de Representao Grfica II, do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Tendo o croqui como meio de apresentao de ideias, conceitos e imagens como um todo, e valendo-se da teoria que o mesmo uma forma de abstrao, onde o croqui ao mesmo tempo produto e instrumento do arquiteto futuro. O objetivo do estudo busca entender, baseado em experincias, a importncia do aprendizado da abstrao e do entendimento do espao, por meio do desenho, e a influncia que o mesmo possui no desempenho do acadmico de arquitetura no decorrer do curso. A estrutura da disciplina ao longo do semestre est dividida em cinco etapas: introduo, trao, percepo visual, capacidade de abstrao, aprimoramento e finalizao. O nmero de materiais utilizados na disciplina amplo, com enfoque principal no uso do lpis e hidrocor, por serem instrumentos rpidos e expressivos de desenho. A metodologia do trabalho foca na anlise do croqui do estudante ao decorrer da disciplina, avaliando o seu desempenho, sua capacidade de entender os espaos, perspectivas, e de abstrao. Finalizando este processo, compara-se a capacidade de mimese e abstrao do aluno desde seus primeiros desenhos at o final da disciplina. Percebe-se, alm da expresso adquirida no trao, uma maior liberdade de criao, defesa e conceituao, e o quo importante tais aprendizados sero na prtica projetual.

Palavras-chave: croqui; abstrao; aprendizado

1 2

Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura e Urbanismo

1.1. ABSTRACT

This work reports an experience of monitoring in the discipline of Graphical Techniques II, from the second semester of Architecture and Urbanism, Federal University of Pelotas. The sketch is a meaning to present ideas, concepts and images as a whole, and drawing is a form of abstraction, where the sketch is both product and instrument of future architect. The aim of this study is to understand, based on experience, the importance of learning and understanding the abstraction of space, through the design, and the influence it has on the academic performance of architecture throughout the course. The structure of the course during the semester is divided into five stages: introduction, trace, abstraction capacity, visual perception, udgrading and completion. The number of materials used in the discipline is broad, with focus on the use of the pencil and the marker, because both are able to do fast and expressive drawings. The methodology of this work focuses in the studants sketch during the course, evaluating their performance, their ability to understand the spaces, perspectives, and abstraction. Terminating this process, we compare the ability of mimesis and abstraction of the student from the earliest sketches to the end of the course. It can be seen that, beyond expression in the trace, greater freedom of establishment and defense concepts, and how important are these learning in design practice.

2. INTRODUO No artigo O croqui do arquiteto como objeto artstico Ana Paula Gouvea (1996) destaca:
o croqui do arquiteto todo e qualquer desenho, instrumentalizado ou no, que parte do processo de projeto. Este tipo de classificao engloba desenhos de observao da cidade, do entorno, perspectivas internas e externas, detalhes, como tambm plantas, cortes e fachadas, de carter mais analtico e tcnico. (GOUVEA, 1996:23)

Baseado em tal afirmao, partiremos do ponto de vista citado pela pesquisadora, porm analisaremos apenas croquis no instrumentalizados realizados por alunos da disciplina de Tcnicas de Representao Grfica II. Sero apresentados conceitos de mimese e abstrao, e analogias com desenhos do arquiteto franco-suo Le Corbusier, que preencheu durante a sua carreira, uma mdia de 80 cadernos de croquis.

3. FUNDAMENTAO TERICA - DESENHO DE OBSERVAO

Durante o ensino acadmico do curso de arquitetura e urbanismo, a maioria dos currculos das universidades contam com disciplinas de representao grfica, ou expresso grfica. Em outras, a nomenclatura da disciplina mais especfica, como desenho de observao, por exemplo. Tais disciplinas abrangem desde os princpios bsicos de desenho, como forma, luz, plano, at desenhos mais complexos, ou em alguns casos mais artsticos. Dentre esses conhecimentos, deve-se ganhar destaque os desenhos de observao, ou desenhos de mimese. Estes desenhos focam na prtica do desenho atravs da observao do espao. Ana Paula Gouveia resume o conceito de mimese de uma forma clara, no seu artigo o croqui do arquiteto como objeto artstico:
Observar espaos, perceb-los em suas relaes formais, de escala, luz, cor, sem falar na questo do tempo que implica na movimentao do observador neste espao, e representar tais percepes graficamente a forma de apreender uma realidade e configur-la dentro de padres de escolha, inerente a um processo de ensino aprendizagem, institucionalizada ou no. Isso envolve captar esta realidade atravs da mimese. (GOUVEIA, 1996:25)

O desenho de observao fora o sujeito, neste caso o estudante de arquitetura ou arquiteto, a olhar com mais intensidade os objetos para poder desenhar. Para Klee a mimese estava relacionada no imitao, mas a compreenso da essncia da forma. Exemplo disso so os croquis de observao de Le Corbusier da Acrpole, em Atenas, realizados durante uma viagem em 1911, que mostram a capacidade de entender o espao que possua tal arquiteto, atravs do desenho. Tambm mostra-se aqui trs desenhos realizados por alunos da disciplina de TRG II da UFPel, os dois primeiros de observao, e o ltimo de entendimento da forma.

Fig.1 Atenas. Acrpole vista do exterior. CORBUSIER, Le.

Fig.2 Atenas. Entrada na Acrpole. Plantas e fachadas de Propileus. CORBUSIER, Le.

Fig.3 Pompia. Planta e Entrada de termas. CORBUSIER, Le.

Fig. 4 Castelo Rua XV, Pelotas. RABAIOLLI, B. 2011

Fig.5 Grande Hotel, Pelotas. NUNES, G. 2012

Fig.6 Robbie House, Frank Loyd Wright. SCHNEID, G. 2011.

Dominado o desenho de observao, passa-se para uma nova fase do ensino aprendizagem de desenho na disciplina de Tcnicas da Representao Grfica II. A fase de abstrao, pois para Da Vinci:
El joven debe antes de todas cosas aprender La Perspectiva para La justa medida de las cosas (...) luego dibujar el natural, para ver La razin de las cosas que aprendi antes; (...) para adquirir facilidad em practicar lo que ja h aprendido.

3.1. DESENHO DE ABSTRAO

Depois de j ter dominado o desenho de observao, o aluno incentivado a fazer desenhos de abstrao. Para Ana Paula Gouveia (GOUVEIA, 1996:25) abstrao o processo no qual se projeta, do qual o croqui ao mesmo tempo produto e instrumento. J Beatriz Regina Dorfman avana mais na questo do desenho de abstrao, dizendo:
A linguagem do desenho pode ser empregada como ferramenta de trabalho, em diversos nveis. O desenho uma linguagem que permite a visualizao de idias, mesmo que estas no envolvam a visualidade de maneira direta. Visualizar uma maneira de abstrair o pensamento, de pensar sem palavras. Ou seja, os desenhos ou diagramas permitem a manipulao de conceitos abstratos ou subjetivos, atravs do uso de esquemas de raciocnio no verbais.(DORFMAN, 2007:2)

Portanto, natural que toda carga inicial de desenho j tenha acontecido, quando surgirem os primeiros desenhos de abstrao. Para isso, a disciplina de Tcninas da Representao Grfica II dividida em cinco etapas: introduo, trao, percepo visual, capacidade de abstrao, aprimoramento e finalizao. Todo esforo direcionado para que os alunos desta disciplina percam o medo de desenhar, pois s apenas da prtica que se consegue resultados bons. Para que isso ocorra, fundamental o envolvimento do aluno. Analisaremos aqui um croqui de Le Corbusier, do Palcio da Justia de Chandigarh e a obra j edificada. Nota-se que o grau de abstrao que o arquiteto atingiu to grande que, mesmo em um desenho simples com traos rpidos, v-se todo o projeto e sente-se todo o impacto que tal obra possui no stio. Mostra-se tambm um croqui inicial de uma idia de projeto de uma ex-aluna da disciplina, e a maquete eletrnica, j na etapa de ante-projeto, em uma analogia aos croquis e mtodos projetuais do mestre franco-suco. Para Ana Paula Gouveia (GOUVEIA, 1996:22):
O mais importante a ressaltar nesta comparao no a qualidade grfica do desenho, feito com pouqussimas linhas, de contorno apenas, mas o reflexo pelo qual o edifcio impressiona o espelho dgua que compe seu entorno. Esta imagem, este efeito proporcionado pela arquitetura inserida dentro da paisagem j estava pelo mestre, claramente definida pelo croqui.

Fig.7 Palcio da Justia, Chandigarh, ndia. CORBUSIER, Le.

Fig.8 Palcio da Justia, Chandigarh, ndia. CORBUSIER, Le. (obra construda)

Fig.9 Idia inicial de projeto residencial. VOLOSKY, Ivy. (3 semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, UFPel)

Fig.10 Perspectiva projeto residencial, etapa ante projeto. VOLOSKY, Ivy. (3 semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, UFPel)

4. ACERCA DA DISCIPLINA: RESULTADOS E CONCLUSES

Mesmo que existam pessoas com maior potencial para desenvolverem a linguagem do desenho, todos os indivduos podem desenvolver um trabalho no sentido de ampliar suas habilidades. Nas primeiras aulas do semestre, praticamente todos os estudantes sentem-se intimidados, talvez at amedrontados, quando debruados sobre uma folha de papel em branco. De acordo com Beatriz Regina Dorfman (DORFMAN, 2007:2):
Em pleno sculo XXI, ainda persiste no senso comum a mentalidade corrente de que a habilidade para o desenho um dom inato. Uma das maiores dificuldades para o ensino do desenho o preconceito a respeito da necessidade de se possuir algum dom especial para aprender a desenhar.

Porm, com o decorrer do tempo e das aulas, muitos alunos que no comeo pareciam um tanto amedrontados foram perdendo tal sentimento, e realmente vivenciando o desenho como um exerccio prazeroso. Esses estudantes que conseguiram chegar a um nvel bom de desenho, seguiram um aprendizado linear, com treinamento dentro e fora da sala de aula, demonstrando disciplina e vontade no ato de querer desenhar. Essa sequncia de fundamental importncia, pois, de acordo com Beatriz Regina Dorfman (DORFMAN, 2007:4):
O desafio e a dificuldade funcionam como combustveis para o desenvolvimento do trabalho e isto faz com que a disciplina seja indispensvel, porque ela preenche as lacunas entre patamares de envolvimento e impedem que haja interrupo.

Para comprovar tais afirmaes, mostram-se alguns desenhos realizados por alunos da disciplina.

Fig. 11 Falling Water House, Frank Lloyd Whright. ZIGGIATI, Pedro.

Fig. 12 Desenho em papel colorido. BRUGNHAGO, Thamara.

Fig. 13 Perspectiva Rua. SCHNEID, Geovana. 5. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

ARTIGAS, Joo Vilanova. O desenho. Natal: Nossa Editora: 1984.

CORBUSIER, Le. Dirio de Viagem e Arquitetura. Rio de Janeiro, 2006. CORBUSIER, Le. Voyage dOrient. Milo Carnets Electa.Architecture, 2002.

DA VINCI, Leonardo. El Tratado de la Pintura. Versin espaola de la edicin de 1828. Buenos Aires: More-Mere, 1924.

DORFMAN, Regina Beatriz. Pensar em palavras ou a Biologia do desenho. Porto Alegre: PUCRS, 2007.

GOUVEIA, Ana Paula Silva. O croqui do arquiteto como objeto artstico. FAUUSP, 1996.

So Paulo:

KLEE, Paul. Notebooks. Vol. 1. The thinking eye. London: Lund Humphries, 1969.

You might also like