You are on page 1of 3

Banco Mundial atento viragem econmica em Moambique

Nove diretores executivos e trs oficiais do Conselho de Secretariado do Banco Mundial (BM) vo estar de visita a Moambique, entre quinta-feira e domingo. O objetivo o Banco Mundial e o governo moambicano entrarem em acordo para um compromisso de ajuda por parte daquela instituio para um melhor desenvolvimento do pas. Alm de reunies com delegaes do governo, o BM vai ainda encontrar-se com representantes do setor privado e da sociedade civil e visitar projetos especficos daquela instituio.

H pouco tempo, o BM anunciou uma ajuda de 50 mil milhes de dlares para a reconstruo das infraestruturas destrudas pelo mau tempo em Moambique e para as despesas de sade das pessoas

afetadas. Moambique encontra-se numa fase crucial rumo ao seu desenvolvimento, necessitando de um acompanhamento contnuo por parte dos seus parceiros de cooperao internacional, incluindo o Banco Mundial, para manter todos os indicadores macroeconmicos sob controlo, um dos pressupostos para o crescimento. Uma misso constituda por nove directores-executivos do Manco Mundial esteve de visita na cidade e provincia de Maputo, desde quinta-feira at domingo ultimo, tendo mantido encontros com altos dirigentes do Governo, sector privado, sociedade civil e organizaes Juvenis, para colher a sua sensibilidade sobre a contribuio da instituio no desenvolvimento do pas. No trmino da visita, o Porta-voz da misso, John Witehead, disse que apesar de o pas se encontrar no bom caminho, ainda h desafios para que o crescimento se faa sentir a nvel das comunidades. Para John Witehead, o controlo dos indicadores macroeconmicos e a criao de postos de trabalho so dois aspectos que podem permitir que Moambique consiga combater a pobreza. Falando em conferncia de imprensa, John Witehead dedicou alguns instantes para se debruar das expectativas volta dos recursos naturais, referindo que a criao da riqueza s em importante quando ela for utilizada em benefcio do povo. "A nossa impresso de que Moambique est num bom caminho para trazer os benefcios da explorao dos recursos minerais para todo o povo moambicano, mas preciso que o Governo abra espao para que a agricultura desempenhe o seu papel", disse. Muitos pases que descobriram recursos minerais cometeram o erro de negligenciar a agricultura, o que cria problemas no futuro, nomeadamente quando os minerais se esgotam, da os apelos do Banco Mundial para que aquele sector no seja esquecido. Alm do controlo dos indicadores macroeconmicos e da criao de postos de trabalho, a misso do Banco Mundial entende que Estado deve continuar a investir na educao e na sade, sendo esta a melhor forma para que os moambicanos usufruam das oportunidades de emprego que se vo criando com a descoberta e explorao de recursos naturais. "Moambique um pas com apenas 37 anos de existncia e estamos muito bem impressionados pelo progresso que alcanou at ao momento. Esperamos continuar a apoiar os esforos do Governo. O Banco Mundial dos principais parceiros de Moambique, sendo credor de mais de quatro bilies de dlares norte-americanos, contra cerca de sete bilies h dez anos. A reduo do compromisso com esta instituio financeira resultou dos servios de perdo da dvida.

Terminou hoje a misso de um grupo de directores executivos do Banco Mundial, que fez uma avaliao positiva do desempenho econmico do pas, sobretudo no que diz respeito ao combate pobreza e desenvolvimento. A instituio vai continuar a apoiar tcnica e fianceiramente Moambique, apesar da dvida remanescente de 4 mil milhes de dlares.
Um compromisso efectivo entre o Banco Mundial e o Governo moambicano poder ser esboado ao abrigo da visita de uma delegao desta instituio financeira que chega esta quinta-feira em Maputo. Um comunicado do Ministrio de Planificao e Desenvolvimento, MPD, indica que uma delegao de nove directores executivos e trs oficiais do Banco Mundial vai trabalhar em Moambique a partir de hoje at domingo. A visita enquadra-se numa viagem anual aos pases membros daquela instituio financeira com o propsito de se familiarizarem com as oportunidades de desenvolvimento. A visita vai servir igualmente para avaliar o nvel de resposta que o Banco Mundial tem dado a Moambique. Nos ltimos tempos diversas figuras da liderana do Banco Mundial e do Fundo Monetrio

Internacional, tm escalado Moambique o que tem culminado com promessas de mais apoio aos programas de desenvolvimento do pas.

Uma delegao de nove Directores Executivos e trs oficiais do Conselho de Secretariado do Banco Mundial (BM), vai efectuar uma visita de trabalho a Moambique entre quinta-feira e Domingo, 21 e 24 de Fevereiro. A visita parte da viagem anual que os Directores Executivos tm efectuado aos pases membros, de modo a familiarizarem-se com as suas oportunidades de desenvolvimento e dificuldades enfrentadas, com o intuito de determinarem at que ponto aquela instituio bancria poder prestar apoio em caso de necessidades. O objectivo da deslocao, segundo uma fonte do BM em Maputo, esboar um compromisso efectivo entre o Banco Mundial e o Governo de Moambique para obter melhores resultados no processo de desenvolvimento. Durante a estadia, a delegao ir realizar debates e trocar impresses com oficiais seniores do Governo moambicano e com representantes do sector privado e da sociedade civil. A equipa ir igualmente visitar projectos especficos financiados pela instituio. De recordar que o BM anunciou recentemente uma ajuda a Moambique avaliada em 50 milhes de dlares USD, para a reconstruo de infraestruturas diversas destrudas pelas chuvas, incluindo despesas relacionadas com a sade das pessoas afectadas.

You might also like