You are on page 1of 2

A maioria dos oramentos preocupa-se em antever as receitas e despesas da entidade. Quando escreve-se despesas, leia-se todos os custos e despesas.

Qualquer oramento, salvo os oramentos iniciais de uma entidade (quando meras projees de um negcio ou atividade futura) baseiase em dados histricos, fatos ocorridos no passado que permitem um mnimo de previsibilidade. Como a contabilidade o registro histrico das operaes econmicas e financeiras, obviamente que o principal elemento na formao de premissas oramentrias. PREVISO DE VENDAS Para previso de vendas, se utilizar a contabilidade como indicativo: 1. Qual o nvel histrico de vendas (valores nominais, em R$)? 2. Qual a sazonalidade do negcio? 3. Qual a representatividade dos novos negcios (ou produtos) j concretizados? 4. Etc. PREVISO DE COMPRAS Uma vez definido o nvel de vendas orado, estima-se o nvel de compras necessrio para a tal volume de negcios. NVEL DE COMPRAS Assim como as vendas, as compras sofrero influncias, tais como: 1. Nvel de preos decorrentes dos ajustes de tabela dos fornecedores. 2. Variao de volume, em funo de variao de volume de vendas fsicas (unidades). 3. Variao de volume, em funo de maior/menor estocagem. Comecemos pelo ajustes de preos de compras. VARIAO DE PREOS NAS COMPRAS A inflao interna da empresa diferente da inflao oficial (medida por ndices como o IGP-M da Fundao Getlio Vargas, INPC do IBGE, etc.). Alguns preos podem ser indexados ao cmbio (dlar, euro), pois correspondem a produtos importados ou cotados em bolsa de mercadorias internacionais (como soja). Outros preos so decorrentes de contratos com fornecedores, onde fixa-se periodicamente o reajuste de acordo com a inflao ou outro indicador. Ento, para se ter uma previsibilidade mnima do valor de compra dos estoques, temos que estimar a inflao dos produtos da empresa. VARIAO DE VOLUME O prximo passo ajustar o volume (fsico) de compras ao volume (fsico) de vendas projetadas. Deve-se levar em conta, neste clculo, o lanamento de novos produtos. A engenharia de produo pode estimar, com base na planilha tcnica dos produtos a serem lanados, quais as unidades de compras adicionais necessrias. CUSTO DOS PRODUTOS E MERCADORIAS VENDIDAS Uma vez determinado o volume de compras, por deduo, se apurar o custo dos produtos e mercadorias vendidas. A frmula de apurao do CPV ou CMV : CPV ou CMV = Ei + C Ef Onde: CPV = Custo dos Produtos Vendidos CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

Ei = Estoques Iniciais C = Custo das Compras Ef = Estoques Finais Nota: nesta terminologia, CPV relaciona-se aos produtos fabricados (atividade industrial), e CMV s mercadorias adquiridas para revenda (atividade comercial). CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS Na oramentao de custos e despesas operacionais, a contabilidade ter relevncia, pois apresentar os valores histricos, relacionando o nvel de operaes com os correspondentes desembolsos, tais como: tributos sobre vendas, folha de pagamento, despesas gerais de produo, despesas administrativas e de vendas, despesas financeiras, etc. A contabilidade, como fornecedora de informaes regulares e acumuladas sobre desembolsos relativos a custos e despesas operacionais, ser uma grande fonte histrica de dados para a projeo oramentria de tais despesas. Com base no valor acumulado anual de tais desembolsos, pode-se prever a dinmica futura de tais gastos, incluindo: 1. 2. 3. Os efeitos da variao de preos sobre produtos e servios consumidos na atividade operacional. As eventuais variaes fsicas/quantitativas do consumo, relacionadas expanso ou reduo de negcios. Subsdios para despesas novas que sero exigidas em funo de novos produtos ou servios a serem lanados.

VARIAO DE PREOS A tendncia que os preos, em mercado livre, tenham convergncia para os principais ndices de inflao. Assim, um oramento com base histrica na contabilidade precisar estimar tais ndices e aplic-los sobre os valores nominais incorridos no exerccio anterior. VARIAES FSICAS/QUANTITATIVAS A abertura de uma filial, a expanso (ou reduo) de negcios e linhas de produtos, a introduo de servios ou modernizao de atividades iro exigir que as projees oramentrias incluam tais aspectos em sua base. Novamente, a contabilidade tem muito a contribuir com o gestor. Como exemplo, a abertura de uma filial de vendas. Se a contabilidade departamentalizada (registrando os centros de custos), poder fornecer bases para se estimar os custos de uma nova filial, com base numa filial j instalada e operacional. DESPESAS NOVAS No somente a expanso dos negcios exigir despesas novas. Boa parte dos novos custos e despesas empresariais relacionam-se com obrigatoriedade de atendimento de legislao, reestruturao operacional, modernizao ou outros itens que no implicam, necessariamente, em novos negcios (receitas). Como exemplo, uma empresa que estar sujeita regulamentao especial relativa Vigilncia Sanitria. Se, no ano anterior, deixou de implementar os gastos necessrios adequao da legislao, precisa prever tais desembolsos no oramento corrente. As bases contbeis, neste caso, podero ser insuficientes para uma correta projeo. Entretanto, o gestor poder utilizar-se da contabilidade para determinar quais despesas similares j esto presentes, e como se correlacionaro com as despesas novas. RECEITAS E DESPESAS FINANCEIRAS A grande dificuldade dos gestores de empresas prever, com antecedncia, quais os custos financeiros que sero incorridos nas atividades. Novamente, a contabilidade tem uma contribuio especfica para tais projees. Para um clculo mais exato do montante total de despesas financeiras (ou, contrariamente, se houver disponibilidades momentneas de caixa, as respectivas receitas), deve-se projetar o fluxo de caixa, visando identificar necessidades de financiamentos e emprstimos de capital de giro e investimentos fixos (imobilizado). A tais valores, acrescenta-se o resultado dos encargos j contratados.

You might also like