You are on page 1of 12

Antes prevenir do que remediar

Todo mundo j teve na vida um aparelho eletrnico que deixou de funcionar depois de muito uso. Quando isso acontece, e o aparelho vai parar na oficina eletrnica do bairro, o tcnico muitas vezes pede o esquema com a disposio dos componentes do circuito que ele deve consertar. Isso facilita muito o trabalho dele. Assim como o tcnico precisa do desenho do circuito eletrnico para trabalhar, outros profissionais tambm usam algum tipo de esquema para o mesmo fim. Por exemplo, o engenheiro se vale das plantas para supervisionar a construo de um edifcio. O eletricista faz um esquema prvio da instalao que vai realizar. Na rea de mecnica acontece o mesmo: se o trabalho na manuteno, os esquemas mecnicos, hidrulicos e eltricos da mquina a ser recuperada so sempre bem-vindos. Se o trabalho na produo, o mecnico precisa do desenho tcnico para saber o que ele vai usinar, quanto vai tirar de sobremetal, que acabamento ser dado superfcie etc. S que existem circunstncias da produo mecnica em que necessria uma etapa entre o desenho e a realizao do trabalho. o caso das peas em bruto produzidas por forjamento ou fundio ou peas pr-usinadas e que ainda tero de ser trabalhadas mecanicamente para a retirada do excesso de material que apresentam. Antes que a usinagem final seja iniciada, necessrio fazer uma operao que indique o local e a quantidade de material a suprimir. Essa operao o assunto desta nossa aula. E para saber qual , s estudando tudo com muita ateno. Desenhando no material

43

Muitas vezes, dentro do processo de fabricao mecnica, necessrio prever se a pea em bruto ou pr-usinada resultar realmente na pea acabada que se deseja, isto , se as dimenses da pea em bruto so suficientes para permitir a usinagem final. Isso geralmente acontece na produo de peas nicas, na fabricao de pequenas sries ou na produo de primeiros lotes de peas de uma grande srie. Para fazer isso, executa-se um conjunto de operaes chamado de traagem. Por meio da traagem so marcadas na pea prusinada as linhas e os pontos que delimitam o formato final da pea aps a usinagem. Com o auxlio da traagem, so transportados para a pea os desenhos dos planos e outros pontos ou linhas importantes para a usinagem e o acabamento.

Como a traagem consiste basicamente em desenhar no material a correta localizao dos furos, rebaixos, canais, rasgos e outros detalhes, ela permite visualizar as formas finais da pea. Isso ajuda a prevenir falhas ou erros de interpretao de desenho na usinagem, o que resultaria na perda do trabalho e da pea. O trabalho de traagem pode ser classificado em dois tipos: Traagem plana, que se realiza em superfcies planas de chapas ou peas de pequena espessura.

Traagem no espao, que se realiza em peas forjadas e fundidas e que no so planas. Nesse caso, a traagem se caracteriza por delimitar volumes e marcar centros.

44

Na traagem preciso considerar duas referncias: a superfcie de referncia, ou seja, o local no qual a pea se apoia; o plano de referncia, ou seja, a linha a partir da qual toda a traagem da pea orientada.

Dependendo do formato da pea, a linha que indica o plano de referncia pode corresponder linha de centro.

Da mesma forma, o plano de referncia pode coincidir com a superfcie de referncia.

45

Os conceitos que voc conheceu nesta primeira parte da aula so importantes. D uma parada para estud-los.

Pare! Estude! Responda!

Exerccios 1 Responda s seguintes perguntas. a) Para que utilizada a traagem? b) Como possvel prevenir erros na usinagem e saber se o material em bruto possui dimenses suficientes? 2. Complete com as expresses traagem plana ou traagem no espao. a) A .............................. realizada em peas forjadas ou fundidas sem superfcie de apoio a fim de delimitar volumes e marcar centros. b) A .............................. realizada em superfcies de chapas ou peas de pequena espessura. 3 Diga com suas palavras o que : a) Plano de referncia. b) Superfcie de referncia. Instrumentos e materiais para traagem

46

Para realizar a traagem necessrio ter alguns instrumentos e materiais. Os instrumentos so muitos e variados: mesa de traagem ou desempeno, escala, graminho, riscador, rgua de traar, suta, compasso, esquadro de centrar, cruz de centrar, puno e martelo, calos em V, macacos de altura varivel, cantoneiras, cubo de traagem. Para cada etapa da traagem um desses instrumentos ou grupo de instrumentos usado. Assim, para apoiar a pea, usa-se a mesa de traagem ou desempeno. Dependendo do formato da pea e da maneira como precisa ser apoiada, necessrio tambm usar calos, macacos, cantoneiras e/ou o cubo de traagem.

Para medir usam-se: escala, gonimetro ou calibrador traador. Para traar, usa-se o riscador, o compasso e o graminho ou calibrador traador.

47

Para auxiliar na traagem usa-se rgua, esquadros de base, o esquadro de centrar, a suta, tampes, gabaritos.

Para marcar usamse um puno e um martelo.

Para que o traado seja mais ntido, as superfcies das peas devem ser pintadas com solues corantes. O tipo de soluo de-

48

pende da superfcie do material e do controle do traado. O quadro a seguir resume as informaes sobre essas solues.
Substncia Verniz Soluo de alvaiade Gesso diludo Composio Goma-laca, lcool, anilina Alvaiade, gua ou lcool. Gesso, gua, cola comum de madeira, leo de linhaa, secante. Gesso seco Tinta Tinta negra especial Gesso comum (giz) J preparada no comrcio. J preparada no comrcio Em bruto Lisas De metais claros Pouco rigoroso Rigoroso Qualquer Superfcies Lisas ou polidas Em bruto Em bruto Traado Rigoroso Sem rigor Sem rigor

Quando h necessidade de realizar a traagem em peas fundidas ou forjadas muito grandes, possvel faz-lo em mquinas de traagem.

Agora que voc j conheceu quais os materiais e instrumentos necessrios traagem, vamos estudar um pouco antes de aprender como essas operaes so executadas. Pare! Estude! Responda!

49

Exerccios 4. Relaciona a coluna A (o que fazer) com a coluna B (instrumentos). Coluna A a) ( ) Para medir b) ( ) Para traar c) ( ) Para auxiliar d) ( ) Para marcar Coluna B 1. rgua, esquadro de base e de centrar, suta, tampes, gabaritos. 2. riscador, compasso, graminho. 3. escala, graminho. 4. solues corantes. 5. puno e martelo. 6. mesa de traagem. 5. Responda s seguintes perguntas. a) O que se usa para apoiar a pea durante a traagem? b) O que usado para auxiliar no apoio de peas de formato irregular? c) Quais so os fatores que influenciam na escolha das solues corantes?

Etapas da traagem Como em qualquer outro tipo de operao, a traagem realizada em vrias etapas. Elas so: 1. Limpeza das superfcies que estaro em contato, ou seja, a pea e a mesa de traagem. Ambas devem estar livres de qualquer tipo de sujeira, tais como p, graxa, leo. Alm disso, a pea deve ter sido previamente rebarbada. 2. Preparao da superfcie com o material adequado, ou seja, aplicao de uma pintura especial que permita visualizar os traos do riscador.

50

3. Posicionamento a pea sobre a superfcie de referncia. Se a pea no tiver uma superfcie usinada que se possa tomar como plano de referncia, ela deve ser posicionada com o auxlio de calos, macacos e/ou cunhas. 4. Preparao do graminho na medida correta.

5. Traagem, fazendo um trao fino, ntido, em um nico sentido, ou seja, de uma vez s. Se os traos forem paralelos superfcie de referncia, basta usar o graminho ou calibrador traador.

6. Para traar linhas perpendiculares, usa-se o esquadro adequado.

51

7. Para a traagem de linhas oblquas, usa-se a suta, que serve para transportar ou verificar o ngulo da linha oblqua.

8. No caso de furos ou arcos de circunferncia, marcar com puno e martelo. Esta operao realizada colocando-se a ponta do puno exatamente na interseo de duas linhas anteriormente traadas. 9. Em seguida, golpeia-se a cabea do puno com o martelo. Como indicao prtica, deve-se dar a primeira martelada com pouca fora, verificar o resultado e dar um segundo golpe para completar a marcao.

10. Para a traagem de arcos de circunferncia, usa-se o puno para marcar o centro da circunferncia e o compasso para realizar a traagem.

Como voc viu, traagem o desenho no prprio material que ajuda a visualizar o formato que a pea ter depois de usinada.

52

Ela ajuda a prevenir erros do operador. E como diz o velho ditado, melhor prevenir do que remediar.

Pare! Estude! Responda! Exerccios 6. Ordene a seqncia de etapas da traagem, numerando os parnteses de 1 a 5. a) ( ) Preparao do graminho na medida correta. b) ( ) Traagem. c) ( ) Limpeza das superfcies que estaro em contato. d) ( ) Posicionamento da pea sobre a superfcie de referncia. e) ( ) Pintura da superfcie com solues corantes. 7. Associe a coluna A (tipos de traos) com a coluna B (instrumentos). Coluna A a) ( ) Traagem de linhas paralelas b) ( ) Traagem de arcos. c) ( ) Traagem de linhas oblquas. d) ( ) Traagem de linhas perpendiculares Coluna B 1. Compasso 2. Esquadro 3. Graminho 4. Suta 5. Puno 8. Responda s seguintes perguntas. a) Como deve ser o traado? b) Para que serve o puncionado?

53

Gabarito 1. a) A traagem serve para desenhar no material a correta localizao dos furos, rebaixos, canais, rasgos e visualizar as formas finais da pea. b) Atravs da traagem. 2. a) Traagem no espao. b) Traagem plana. 3. a) Resposta pessoal. b) Resposta pessoal. 4. a) 3; b) 2; c) 1; d) 5.

5. a) Mesa de traagem ou desempeno. b) Calos, macacos, cantoneiras, cubo de traagem. c) Os fatores so: superfcie do material e exatido do traado. 6. a) 4; 7. a) 3; b) 5; b) 1; c) 1; c) 4; d) 3; d) 2. e) 2.

8. a) Ele deve ser fino, ntido, em um nico sentido e feito de uma s vez. b) O puncionado serve para marcar furos ou centros de arcos de circunferncia.

54

You might also like