You are on page 1of 8

Nas Veredas do Rio, a Arte da Palavra

Ano I - n 01 - Fevereiro de 2011 Patrimnio, Cultura, Turismo e Memria

AMANHECE
Um novo tempo no Rio de Janeiro
Tempo de conquistas, de esperana, da valorizao de nossa Histria, nossa Terra, nossa Gente. Tempo dos muitos olhares sobre ns: 2011, 2014, 2016... h tanto por fazer, e to mais por viver! O Jornal Gerais do Rio vai percorrer veredas cariocas (e fluminenses) de ontem e de hoje, mostrando os caminhos da histria e da cultura que nos levam s belezas de um Rio que todos queremos ver, amanh.

Marco Terranova

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA


O melhor exemplo de reflorestamento urbano do mundo! (pgs. 4 e 5)

Como sobrevive a cultura popular na pequena cidade ao noroeste do Estado. (pg. 8)

CAXAMBU DE MIRACEMA

Divulgao

Marco Terranova

EDITORIAL
(...) s vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. (...) s vezes, um galo canta. s vezes, um avio passa. Tudo est certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz. Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que esto diante de cada janela, uns dizem que essas coisas no existem, outros que s existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que preciso aprender a olhar, para poder v-las assim. Ceclia Meireles (Rio de Janeiro 1901-1964)

Fafate Costa

Ano I - n 01 - Fevereiro de 2011


Jornalista Responsvel: Fafate Costa - Mtb 5201 jornal@geraisdorio.com.br Projeto grfico e arte: Mrcio Miranda www.marciomiranda.com Produo Executiva: Leila Fidalgo Agradecimentos: Jorge Augusto de Oliveira Ibraim Ronaldo Paulo Freire de Souza Marco Terranova Equipe Centro de Visitantes Parna-Tijuca Ass. Senzala Caxambu de Miracema Impresso: Artecriao www.artecriacao.com.br Uma publicao:

Ol !
Voc tem nas mos um jornal feito com muito carinho. Carinho e amor pelo Rio de Janeiro, de hoje e de ontem com o desejo de que amanh outras tantas geraes tambm amem, cuidem e preservem a cidade e o Estado de mltiplos encantos. As maravilhas cariocas e fluminenses so incontveis. Muitos lugares, olhares, nomes e patrimnios do Rio poderiam (e podero) ser ilustrados aqui. O Gerais do Rio no pretende classific-los ou esgot-los em pginas. Afinal, memria e atualidade enredam nossa cultura por demais rica e vasta. Nosso jornalismo tambm no quer ocupar o lugar dos discursos da Histria. Reconhecidamente as teses, revistas especializadas, os livros e arquivos j o fazem com maestria. O Gerais do Rio quer sim, percorrer seu prprio caminho literalmente, como quem anda pela cidade (e por outros municpios do Estado) e ali, de repente, reconhece a histria, admira a arte, aplaude a cultura, se rende exuberncia da natureza. Patrimnios Materiais e Imateriais do Rio num espontneo desfile pela passarela do conhecimento. Veredas de informao, ondas de um mar de palavras que vo e vm do Rio e para o Rio... Sem as amarras de um roteiro turstico, e sem o rigor de narrativas que sejam seguidamente cronolgicas mas nem por isso menos comprometido com a correta apurao dos relatos, o jornal Gerais do Rio faz um convite a voc para vir conosco: pela orla, calado e pelo centro; pelos bairros e bondes da histria; pela bossa nova e pelo samba; artes, parques, museus; pela poesia e poetas...pelos segredos da floresta. Enfim, o Gerais do Rio isso: o canto de um passarinho na metrpole. Ele est l, basta dedicar-se a ouvi-lo. Boa leitura, e um timo Rio pra voc!

(21) 3238-3821 / 7292-8899 Caixa Postal 24.111 Tijuca Rio de Janeiro, RJ CEP: 20550-970 www.veredascomunicacao.com.br
contato@veredascomunicacao.com.br Preserve o meio ambiente. Cuide do Rio e de voc.

ASSINE O GERAIS DO RIO (21) 7292-8899 de 9h s 17h


Fafate Costa
E receba em sua casa as melhores informaes sobre Patrimnio, Cultura, Memria, Turismo e Arte no Rio de Janeiro - por apenas R$35,00 / ano.

Jornalista responsvel GERAIS DO RIO

PROMOO DE LANAMENTO: os 500 primeiros assinantes ganham um livro!


CONHEA E PARTICIPE
Distribuio entre os principais centros de Divulgao e Preservao do Patrimnio Natural, Cultural e Histrico do Rio de Janeiro. Museus, Livrarias, Centros Culturais, Salas de Cinema, Hotis, Agncias de Turismo...

Vdeos-documentrios, jornais, revistas, livros e projetos de comunicao para sua empresa, associao ou instituio. Otimize a sua www.veredascomunicacao.com.br comunicao com contato@veredascomunicacao.com.br fornecedores, clientes, (21) 3238-3821 - Rio de Janeiro, RJ funcionrios e comunidade.

ANUNCIE
Associe a imagem de sua empresa, instituio ou servios, s melhores informaes sobre Cultura, Turismo, Patrimnio e Memria da cidade do Rio e do Estado.

(21) 7292-8899 jornal@geraisdorio.com.br

Gerais do Rio ..... fevereiro 2011

E N T R E V I S TA
Nesta primeira edio do Jornal Gerais do Rio, nossa entrevista especial um reconhecimento ao trabalho da Museloga e Analista Ambiental do Parque Nacional da Tijuca, Ana Cristina Pereira Vieira. H 14 anos frente da Coordenao de Cultura do Parque, Ana Cristina mantm viva sua paixo pela Floresta na Metrpole e no para de pesquisar! Com ps-graduao em Administrao de Museus, Ana j foi Chefe substituta desta Unidade de Conservao durante seis anos; tambm foi Coordenadora de Educao e Cultura do Museu Imperial; e Diretora do Museu do Jardim Botnico. Na Floresta, que chama de ilha verde do Rio de Janeiro, a pesquisadora se rende aos Patrimnios Naturais, Culturais e Imateriais do Parque, trabalhando para preservar seus encantos, seu espao sagrado e sua memria.

Gerais do Rio: Ana Cristina, durante este tempo frente da Coordenao Cultural do Parque, foram mais de 20 exposies, diversos seminrios, oficinas e workshops, com foco na educao ambiental. E h, agora, uma exposio permanente no Centro de Visitantes. Do que se trata a exposio? Ana Cristina: A exposio Uma Floresta na Metrpole est dividida em trs fases: a mata original, para que se saiba como ela era originalmente; depois, a interveno humana e o que essa interveno causou no s de ruim como tambm de bom, pelos legados que ficaram; e na terceira fase, o Parque e todo o trabalho para se resgatar o que era antes e promover a conscientizao ambiental. Vivemos hoje numa cidade de 6 milhes e meio de habitantes e muitos cariocas no tm a menor noo, que se o Parque Nacional da Tijuca no existisse, o Rio de Janeiro seria de quatro a sete graus mais quente do que hoje, com chuvas muito piores, e secas ainda mais drsticas.

GR: Voc falou das intervenes humanas e entre o legado destas intervenes, esto as edificaes, as obras de arte aqui deixadas. J existe um levantamento com os dados de todo este Patrimnio Cultural do Parque? AC: Quando eu cheguei aqui, havia apenas dois livros que falavam alguma coisa com relao arqueologia e ao lado cultural da Floresta (autores: Carlos Bandeira e Castro Maya) que, com ressalvas aos erros cometidos por quem no profissional desta rea, os livros foram escritos com boa inteno e nos forneceram os primeiros dados. Mas no havia mais nada! Ento, comecei a fazer um inventrio e hoje temos levantadas, inventariadas e pesquisadas 228 obras de arte existentes dentro do Parque entre arquitetura, escultura, pintura, arte decorativa, arte sacra... Eu sa de pea em pea, pesquisando uma a uma, e hoje o inventrio est praticamente completo. Alm disso, ns temos cerca de 120 stios arqueolgicos aqui dentro. GR: Mas a Ana Cristina no descansa, no ? Fale-nos do seu atual projeto de pesquisa.

Estou entrevistando quem fez a histria acontecer.

pocas pregressas e tm conhecimento de outras pocas. Tem gente aqui que nasceu antes da administrao do Castro Maya! Estas pessoas viram as edificaes mudando, a Floresta crescendo, viram o reflorestamento acontecendo. Primeiro, farei o resgate atravs desta memria oral, depois vou voltar s bibliotecas. lgico que uma pesquisa terciria, interpretativa, mas a histria do mundo, no s a do Brasil, feita em cima das grandes figuras. Na poltica dos dominantes, os dominados no existem, e a classe mdia muito menos. Quem fez acontecer no est nos livros. Ento, agora, estou entrevistando quem fez a histria acontecer! GR: Gostaramos de agradecer a sua participao no Gerais e de poder contar com voc para os prximos nmeros... AC: Com certeza! Eu parabenizo a iniciativa da publicao Gerais do Rio, porque acho fundamental porque faz com que as pessoas comecem a valorizar o patrimnio brasileiro. Acho que quando se semeia cultura, novos pensamentos brotam, abrem a mente das pessoas. Desejo boa sorte, que o Gerais v muito adiante, que d muito certo! Quanto mais pessoas a gente motivar, melhor! No dizem que quando voc salva ou ajuda uma pessoa na vida voc j cumpriu sua misso na Terra? E no que eu puder ajudar, conte comigo. Leia mais sobre o Parque Nacional da Tijuca nas pgs 4 e 5.

GR: E, justamente no Ano Internacional das Florestas, podemos comemorar os 150 anos do incio do reflorestamento desta mata. AC: Ah, sim, 150 anos do reflorestamento e 50 anos de criao do Parque Nacional. O ParnaTijuca o primeiro reflorestamento heterogneo da Amrica Latina e considerado o exemplo mais bem sucedido no mundo. As rvores nativas da mata original tinham um porte de 20 a 25 metros de altura; ns j temos rvores a de 18 a 20 metros. uma floresta em estgio de recuperao bastante avanado. Ao sobrevo-la, podemos ver claramente isso: uma mata densa, fechada!

O Parna-Tijuca o exemplo de reflorestamento mais bem sucedido do mundo.

AC: Depois que acabei de montar a exposio permanente, agora estou me dedicando a outra pesquisa. Estou fazendo o resgate de Memria do Parque, por meio de entrevistas, depoimentos e coleta de acervo iconogrfico (jornais, revistas, fotografias, desenhos...) com pessoas idosas que vivenciaram

SEJA AMIGO DO PARQUE: ASSOCIE-SE!


A Associao dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca (AAPNT) uma Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), criada com a finalidade de assegurar a adequada preservao deste importante patrimnio brasileiro. Acesse www.amigosdoparque.org.br e saiba mais. Gerais do Rio ..... fevereiro 2011

c a pa

A FLORESTA ENCANTADORA
Santurio Verde do Rio de Janeiro e Reserva Notvel da Biosfera
Felizmente estava eu na Tijuca. O senhor conhece esta montanha encantadora. Aqui tudo puro e so. O corpo banha-se em guas cristalinas, como o esprito na limpidez deste cu azul. Respira-se larga, no somente os ares finos que vigoram o sopro da vida, porm aquele hlito celeste do Criador, que bafejou o mundo recm-nascido. (...) Foi assim, a sorrir entre os ntidos vus, com um recato de donzela, que a Tijuca recebeu nosso poeta. Trecho da carta de Jos de Alencar a Machado de Assis, narrando a chegada de Castro Alves Corte. Tijuca, RJ, 18 de fevereiro de 1868.

Fafate Costa

h, o sopro da vida que inspirou os poetas no sculo XIX, felizmente, ainda se sente. Especialmente na Floresta encantada e encantadora, que integra o Parque Nacional da Tijuca. No cinqentenrio do decreto de criao do Parque, o Gerais do Rio vai fazer uma srie de reportagens especiais sobre as belezas, o patrimnio, os segredos, encantos e recantos desta Unidade de Conservao da Biodiversidade em seus quatro setores: a) Floresta da Tijuca; b) Serra da Carioca (que compreende o Morro do Corcovado, as Paineiras...); c) Pedra da Gvea, Pedra Bonita; d) Covanca e Pretos Forros (1). O privilgio que os cariocas e visitantes tm hoje, o resultado do pedido de socorro da prpria natureza depois das aes predatrias do homem e a busca do prprio homem em corrigir os erros do passado. Em 2011 comemoramos os 20 anos do ttulo de Reserva Notvel da Biosfera e os 150 anos do incio do reflorestamento da floresta urbana mais visitada do Brasil e considerada o exemplo mais bem sucedido do mundo (ler pg3). O reflorestamento A utilizao predatria da Mata Atlntica no Rio comeou ainda no final do sculo XVI com a distribuio de terras em sesmarias e poste-

riormente o desenvolvimento da atividade canavieira. De meados do sculo XVIII em diante, foi a vez da cultura do caf derrubar as rvores nativas. Aps a chegada da Corte, em 1808, aumentou muito a necessidade de madeira para atender construo civil. Somando-se a tudo isto o extrativismo desenfreado gerou perodos de grande estiagem, secando os mananciais. Aps a seca, fortes temporais provocavam avalanches nas encostas j desertificadas (os leitores reconhecem este cenrio?). Quando foi criado o Ministrio da Agricultura, em 1860, a situao das nascentes e rios j era bastante crtica. Um ano depois, o Major Manoel Gomes Archer fica encarregado de comandar o reflorestamento na rea da Floresta da Tijuca e o Major Toms Nogueira da Gama vai administrar estes trabalhos na regio das Paineiras. Ambos, acompanhados de escravos e empregados civis. Mas os dois no foram os nicos que fizeram o reflorestamento, ressalta a analista ambiental Ana Cristina Pereira Vieira, coordenadora de cultura e uso pblico do Parque Nacional da Tijuca: depois deles, os sucessores tambm reflorestaram. O Baro dEscragnolle ficou mais de 10 anos cuidando do reflorestamento. Em seguida, entraram duas geraes da famlia Maggessi; um deles era engenheiro florestal que trabalhou aqui durante 20 anos fazendo o melhor possvel em sistemas de captao e drenagem de guas e

Da queda dgua do Rio Tijuca, nasce a Cascatinha Taunay. O nome uma homenagem a um dos integrantes da Misso Artstica Francesa que veio ao Brasil a convite de D. Joo VI, em 1816. O pintor Nicolas Taunay resolveu ficar no Brasil e construiu sua casa bem ao lado da cachoeira.

reflorestando o tempo inteiro. Na verdade, o trabalho intensivo de recomposio da mata durou quase 50 anos: Archer 10, Escrangnolle 10, a famlia Maggessi mais de 20 anos... E importantssimo que se diga: a sucesso se-

ASSINE O GERAIS DO RIO


(21) 7292-8899 de 9h s 17h
jornal@geraisdorio.com.br
4

Receba em sua casa as melhores informaes sobre Patrimnio, Cultura, Memria, Turismo e Arte no Rio de Janeiro - por apenas R$35,00 / ano.

PROMOO DE LANAMENTO: os 500 primeiros assinantes ganham um livro!

Gerais do Rio ..... fevereiro 2011

Fotos: Fafate Costa

cundria ocorreu concomitantemente. Mesmo o que no foi replantado, brota da terra. Alm disso, vrios diretores do Parque na atualidade, de uns 40 anos para c, tambm contriburam muito para o reflorestamento. Patrimnios: Natural e Cultural O Parque Nacional da Tijuca est vinculado administrativamente ao Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade, o ICMBio tendo reconhecido como de inestimvel valor, o seu patrimnio ambiental. Uma vez assegurada a perenidade de sua flora e fauna, o Parque fascinante cenrio para pesquisas cientficas, estudos educativos e culturais, alm de oferecer espaos de recreao, prticas esportivas e lazer.

A Fonte Wallace doada pelo governo Francs - uma das obras de arte que integram o acervo do Patrimnio Cultural da Floresta da Tijuca. Quatro mulheres em vestes gregas seguram a cpula, representando as virtudes da bondade, caridade, sobriedade e simplicidade. Ferro fundido, 1872

Patrimnio Natural de beleza exuberante, o Parna-Tijuca (ao qual tambm pertencem o Jardim Botnico, o Parque Lage...) , ainda, um exemplar riqussimo do ponto de vista cultural e no apenas material. Na Constituio Brasileira de 1988, o conceito de Patrimnio Cultural abrange tanto o que de valor material como obras arquitetnicas, urbansticas e artsticas, quanto as manifestaes de natureza imaterial, ou seja: memrias e prticas; as vises de mundo; a identidade social das comunidades, o folclore. Portanto, incluem-se neste bojo as celebraes, a religiosidade, as danas, mitos, enfim, os inmeros saberes da cultura popular, to plurais neste imenso Brasil. Um levantamento feito pela equipe de cultura do Parque apontou pelo menos dezenove vertentes religiosas que freqentam as reas de conservao, sobretudo a Floresta da Tijuca. A partir da foi desenvolvido o projeto Meio Ambiente: Espao Sagrado. Comeamos a trabalhar com as diversas religies que tm na floresta, o seu referencial com o sagrado, um ponto de encontro com o metafsico. Fizemos seminrios, workshops e oficinas ao longo desses anos e discutimos como utilizar a floresta sem causar danos terra, aos animais e s espcies vegetais, conta Ana Cristina. Se voc quiser experimentar esta sinergia com a floresta ou simplesmente admir-la, levar em mdia dois dias para circular por todo o Parque Nacional da Tijuca. Mas para conhecer em detalhes o complexo paisagstico, seus pontos tursticos e desfrutar das opes culturais e de lazer, dedique mais tempo. So pelo menos 20 caminhos histricos e, s de trilhas, 90 quilmetros. Certamente voc tambm vai se encantar!
Gerais do Rio ..... fevereiro 2011

O Parque Nacional da Tijuca estende-se pelas montanhas do Macio da Tijuca, dividindo a cidade em Zona Norte e Zona Sul. Principais acessos: Estrada do Sumar; Caixa Dgua dos Caboclos (Rua Almirante Alexandrino); Macacos (Estrada Dona Castorina); Estrada da Vista Chinesa; Estrada do Redentor; Estrada do Aude da Solido; Estrada da Cascatinha. Aberto diariamente de 8h s 17h. E no vero, at s 18h. Centro de Visitantes: Estrada da Cascatinha, 850 Alto da Boa Vista, RJ.
Nota (1): Voltaremos a falar do Parque Nacional da Tijuca em outras edies do Gerais do Rio. E, para mais informaes, recomendamos o livro: Uma Floresta na Metrpole (2010), textos de Ana Cristina Pereira Vieira, Bernardo Issa e Pedro da Cunha e Menezes. Fotos de Marco Terranova e Ruy Salaverry. Edio: Andrea Jakobsson Estdio.

UMA FLORESTA NA METRPOLE


Exposio permanente, interativa, de carter interpretativo, que apresenta o Parque Nacional da Tijuca, seu processo histrico at sua transformao em Parque Nacional. Enfoca o Patrimnio Natural e Cultural, seus setores e principais atrativos, a atuao voltada para o uso pblico, a educao ambiental, as pesquisas e trabalhos cientficos. Informaes: (21) 2492-2252 Centro de Visitantes de 9h s 17h

Fafate Costa

GERAIS

As visitaes esto suspensas desde 2009. Obras tentam impedir maiores danos ao patrimnio positivista no Brasil. O imvel foi tombado pelo Iphan, em dezembro de 2010.

O Templo da Humanidade de portas fechadas

Imvel foi tombado pelo Iphan depois do furto de smbolo nacional


no lugar de deuses ou santos, a humanidade e seus pensadores, que ocupam os altares desta doutrina.

placa na entrada da sede da Igreja gime republicano e levar outros seis quadros Positivista do Brasil, na Glria, Zona do acervo. Sul do Rio, anuncia obras emergenTeixeira Mendes (2), positivista, o autor ciais de escoramento e cobertura do telhado do projeto da Bandeira Republicana, que traz por um prazo de 30 como dstico o resudias. Mas o Templo mo, por assim dizer, da Humanidade, de do iderio de Comte: arquitetura inspirada Ordem e Progresso no Pantheon de Pa- j a palavra amor ris, est fechado para no consta no pavivisitaes h quase lho. dois anos! O Disque-denncia As chuvas de mardo Rio oferece recomo de 2009 destelhapensa a quem tiver ram o primeiro imvel pistas corretas do paO furto ocorreu no interior da igreja que defende a a ter energia eltrica radeiro da obra. (21) Religio da Humanidade. no Rio. Palco das idias 2253-1177. e discusses filosficas baseadas no lema de Patrimnio Cultural Auguste Comte (1): o amor por princpio e a ordem por base; o progresso por fim, a Igreja O Conselho Consultivo do Patrimnio CulPositivista foi invadida por ladres que furtaram tural do Instituto do Patrimnio Histrico e Arpreciosas relquias da histria da Repblica. tstico Nacional, Iphan, votou no dia 09 de dezembro de 2010, pelo tombamento federal da Sumiu o prottipo da Bandeira Nacional Igreja Positivista do Brasil. A deciso tenta salO caso foi registrado na delegacia do Catete vaguardar o que restou do monumento inaue at agora no se tem idia de onde foi parar o gurado em 1897 e tambm o acervo de mais prottipo da Bandeira Nacional, tela pintada a de 15 mil livros sobre o positivismo. leo por Dcio Villares, em 1889. Se ele entrou Na Igreja Positivista, o conceito de igreja pelo buraco do telhado, ningum sabe, mas o no teolgico, mas filosfico, que remonta ladro teve tempo de desparafusar o quadro acepo da palavra, em sua origem grega enkde vidro onde estava a imagem smbolo do re- lesa: uma assemblia de cidados. Portanto,
Divulgao

A pintura de Dcio Villares, 1889. O ladro teve tempo de retirar a imagem que estava protegida por um quadro de vidro.

Igreja Positivista do Rio de Janeiro: Rua Benjamin Constant, 74 Glria. (21) 2224-3861
Notas: (1) Isidore Auguste Marie Franois Xavier Comte (1798-1857). Filsofo francs fundador da Sociologia e do Positivismo. (2) Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927), filsofo e matemtico, divulgador das idias de Comte no Brasil. A Bandeira Nacional da Repblica foi um projeto de Teixeira Mendes, com a colaborao de Miguel Lemos (fundador da Igreja Positivista do Brasil) e desenho de Dcio Villares (pintor, escultor e desenhista).

Gerais do Rio ..... fevereiro 2011

Divulgao

OLHARES do rio

Rua da Carioca, centro: Sobrados da mais carioca das ruas . No lado mpar, construes do final do sculo XIX de aspecto uniforme e classicizante. No lado par, sobrados de arquitetura ecltica, do incio do sculo XX, com referncias variadas, entre estilizaes muulmanas e gticas.
(fonte: Guia da Arquitetura Ecltica no Rio)

Fotos: Fafate Costa

Quer participar com o seu olhar sobre o Rio e para o Rio?


Envie sua foto com autorizao para publicao na coluna: Olhares do Rio e descreva o local fotografado por voc. E-mail: jornal@geraisdorio.com.br
Sua empresa apia a arte, a cultura, a memria do Rio? Ento a sua melhor comunicao aqui!

ANUNCIE no

Contatos: (21) 7292-8899 jornal@geraisdorio.com.br


Rua 1. de Maro (antiga Rua Direita), centro histrico do Rio: a esttua do padroeiro de So Sebastio no nicho da Antiga S (Igreja Nossa Senhora do Monte do Carmo) contrasta com a fachada dos edifcios modernos.

Gerais do Rio ..... fevereiro 2011

cultura popular

O Caxambu de Miracema
Qualquer povo tem o direito e o dever de defender e preservar o patrimnio cultural, j que as sociedades se reconhecem a si mesmas atravs dos valores em que encontram fontes de inspirao criadora. Declarao do Mxico Conferncia Mundial sobre Polticas Culturais - 1985 Fafate Costa numa grande roda de Caxambu todos os anos, no dia 13 de maio - dia da abolio da escravatura e tambm dos Pretos Velhos. A herana da me frica O Jongo ou Caxambu herana rtmica e cultural do Congo-Angola, trazida pelos negros bantos, escravizados nas fazendas de caf do Brasil Colnia. Os senhores de escravos permitiam que os negros danassem o Jongo nos dias dos santos catlicos. E ento, a dana de umbigada ao som dos tambores, em dias santos; a cultura do homem branco e a do negro; o catolicismo e as religies de matrizes africanas, produziram esta deliciosa mistura da cultura brasileira. A expresso foi registrada como Patrimnio Cultural do Brasil, em 2005, pelo Iphan. Apesar disso, muitas comunidades jongueiras enfrentam grandes dificuldades para a manuteno de seus grupos. Mestre Rogrio explica que o Caxambu sobrevive a duras penas com as doaes da prpria comunidade. Por isso, ele tenta formalizar a Associao Senzala Caxambu de Miracema, para buscar incentivos fiscais, estruturar uma sede e conseguir manter o que
Miracema fica no noroeste do Estado, a 270km da capital, pela BR116. O cenrio da viagem realmente compensador!

homem com a mscara(1) na mo, cobre o rosto ao se emocionar. Rogrio Silva engasga, perde a voz, deixa a lgrima cair... quando fala do trabalho social que desenvolve com os meninos e meninas pobres de Miracema, noroeste do Rio. Bate a emoo, porque muitas vezes o nosso trabalho no reconhecido, apesar de tanto esforo! Eu mesmo s estou vivo hoje, porque agarrei na mo de minha av e segui o Caxambu. A av dona Aparecida Rodrigues da Silva, ou como conhecida desde menina: Aparecida Ratinho. Ela j nem faz mais a conta de h quanto tempo puxa o ponto da manifestao popular herdada dos antepassados; mas aos 80 anos, ativa e sorridente, dona Aparecida revela que, desde os 11 anos, est envolvida com a cultura do Jongo. a minha vida, eu vivo para me dedicar ao Caxambu. A dedicao lhe valeu o ttulo de Primeira Dama do Folclore de Miracema. Outros ttulos e prmios vieram ao longo de muitos anos de trabalho cultural da av e Mestre, agora seguida pelo neto. Ela, devota de So Sebastio, ele um apaixonado por So Jorge, prestam homenagens a So Benedito

A Primeira Dama do Folclore de Miracema: histria de vida ligada ao Caxambu.


Acervo Rogrio Silva

A nova gerao de jongueiros.

Rogrio, o cavaleiro de Jorge e a mscara dos soldados de Herodes. Neto de dona Aparecida Ratinho, herdou a paixo pela cultura popular.

ele chama de nova gerao de sementes da cultura popular: o grupo de Caxambu Mirim, que j tem 30 crianas. Essa mesma meninada est aprendendo a manter a tradio da Folia de Reis e do Boi Pintadinho. Se depender do Caxambu Mirim, Miracema ainda vai ouvir muitos tambores.
Nota (1) Mscara da Folia de Reis usada pelos palhaos que so os soldados do Rei Herodes. No universo popular das folias fluminenses ainda mais estreita a interao santo/orix, em que o santo negro catlico So Benedito tem muito a ver com Oxossi. Os folies saem para anunciar o Menino Jesus, tementes ao coisa ruim que est caracterizado nos palhaos de Herodes estes, em alguns casos, usam mscaras com chifres e grandes dentes.

Fafate Costa

You might also like