You are on page 1of 17

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

EDUCAO NUTRICIONAL: ATUANDO NA FORMAO DE HBITOS ALIMENTARES SAUDVEIS DE CRIANAS EM IDADE ESCOLAR Daniela Martins1 Bruna Scatolin Malatesta Walder2 Anglica de Moraes Mano Rubiatti3 Resumo A alimentao adequada indiscutvel em qualquer idade. Contudo, o processo de Transio Nutricional, tem contribudo negativamente com uma vida mais saudvel, inclusive na infncia. Uma alternativa para reverter esta situao seria implementar atividades de educao nutricional nas escolas, possibilitando a obteno de conhecimentos bsicos sobre alimentao e nutrio. Desta forma o objetivo deste trabalho foi de realizar atividades de educao nutricional com crianas em idade escolar. O trabalho foi desenvolvido com 75 crianas, faixa etria entre 09 e 12 anos, de uma escola municipal da cidade de Corumbata/SP. As atividades foram divididas em seis dias consecutivos e a cada dia foi trabalhado um mdulo composto de 2 a 3 temas, envolvendo assuntos de alimentao e nutrio. Ao final, foi aplicado um questionrio para avaliao das atividades, cujas respostas foram fornecidas pelos pais ou responsveis das crianas. Os resultados apontaram que o grupo estava bastante entusiasmado e participou ativamente das atividades, permitindo a construo do conhecimento. Estes resultados foram obtidos durante a realizao das atividades e comprovados com os dados do questionrio final. Conclui-se que a execuo de um trabalho de educao nutricional na escola concretizou e reafirmou o compromisso destas atividades na formao dos bons hbitos alimentares das crianas. Palavras-chave: pr-escolar, hbitos alimentares, educao nutricional. 1. Introduo A relao entre qualidade de vida e alimentao saudvel tem atrado ateno das pessoas que buscam estilos de vida mais saudveis (BOOG, 2004). Por outro lado, o processo de Transio Nutricional, caracterizado pela inverso no padro alimentar das famlias, que passaram a consumir mais alimentos fonte de gorduras, acares, doces e bebidas aucaradas e diminuir a ingesto de cereais integrais, hortalias e frutas, tem contribudo de forma negativa com a manuteno da vida saudvel, inclusive na infncia (NASSER, 2006). Estes maus hbitos alimentares tm desencadeado nas crianas doenas associadas m alimentao como obesidade, doenas crnicas e carncias nutricionais. Para Silva et al. (2007), modificaes no padro alimentar desde a infncia so imprescindveis para prevenir doenas e melhorar a qualidade de vida na fase adulta e senil.
Ps-Graduanda em Nutrio Clnica pelo Centro Universitrio Central Paulista UNICEP, So Carlos. Graduada em Nutrio pelo Centro Universitrio Central Paulista UNICEP, So Carlos. 3 Doutora em Cincias Nutricionais pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Araraquara e Docente do Curso de Nutrio do Centro Universitrio Central Paulista UNICEP, So Carlos.
2 1

Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

86

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

Uma soluo para reverter esta situao a implantao de atividades de educao nutricional nas escolas, por possibilitar s crianas a obteno de conhecimentos bsicos sobre alimentao e nutrio e incentiv-las a aceitar a responsabilidade da aquisio de um comportamento alimentar, condizente com a sade. Para que a educao nutricional possa ser efetiva em seus objetivos, deve estar aliada ao emprego de metodologias ldicas e dinmicas em sala de aula, explorando na criana, sua criatividade e imaginao, o que proporcionar um ambiente de ensino favorvel convivncia saudvel, iniciando assim um processo de afirmao da identidade alimentar (ALBIERO e ALVES, 2007). Aes educativas em Nutrio direcionadas s crianas devem ser realizadas em longo prazo, como afirmam Fisberg; Pdua; Souza (2007), para que a ansiedade em promover mudanas muito rpidas na alimentao no seja um obstculo neste processo. Para que haja construo de conhecimentos sobre alimentao e nutrio voltados incorporao de hbitos saudveis e autonomia em sade na infncia, que possam se estender s famlias, ao ambiente escolar e comunidade, o presente trabalho props realizar atividades de educao nutricional com crianas em idade escolar, visando promoo da sade, por meio da aquisio de hbitos alimentares mais saudveis. 2. Metodologia O presente trabalho foi realizado com 75 crianas, sendo 42 meninas em idade escolar, na faixa etria entre 09 e 12 anos, de uma escola municipal da cidade de Corumbata/SP. O trabalho foi aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa do Centro Universitrio Central Paulista UNICEP, So Carlos, Protocolo de pesquisa n. 156/2007. As crianas foram autorizadas por seus pais ou responsveis a participar do estudo, mediante ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado. As atividades de educao nutricional realizadas para incentivar hbitos alimentares saudveis nas crianas fizeram parte do Programa de Alimentao Saudvel e Educao Nutricional (PASEN), assim denominado pelas pesquisadoras e baseado no Programa A Escola Promovendo Hbitos Alimentares Saudveis, uma pareceria da FUNSAUDE/ Departamento de Nutrio com o Departamento de Polticas de Alimentao e Nutrio da Secretaria de Polticas de Sade do Ministrio da Sade (RADAELLI, 2001). O PASEN englobou seis mdulos de atividades de educao nutricional, visando a discusso de tema relacionados alimentao saudvel, aplicados em 06 dias seguidos, com durao de 30 a 40 minutos no mximo cada um.
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

87

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

Os temas abordados foram apresentados na seguinte seqncia: Mdulo 01 Tema I - Por que comemos? Objetivo: Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos. Desenvolvimento: Foi escrito no quadro de escrever e perguntado para as crianas por que comemos?. Foram anotadas as respostas fornecidas pelas crianas e discutido os principais motivos pelos quais nos alimentamos. Tema II O que nutrio? Objetivo: Introduzir o conceito da Nutrio como cincia e o papel do nutricionista. Desenvolvimento: Foi discutida com as crianas a importncia da alimentao e de ter uma cincia que trate deste assunto e qual o papel do nutricionista. Foi questionado se os alunos conheciam algum profissional nutricionista, quais suas atribuies e competncias. Tema III Como ter uma alimentao saudvel? Objetivo: Definir os princpios de uma alimentao saudvel, incluindo origens e funes dos alimentos. Desenvolvimento: Foi discutido com as crianas sobre os alimentos e grupos alimentares e que o equilbrio entre eles a chave para se ter uma alimentao saudvel. Para auxiliar na construo deste conhecimento terico foi proposta para as crianas a atividade descrita abaixo: Materiais necessrios: - 01 sacola com doces, refrigerantes, salgadinhos (identificada com a letra A); - 01 sacola com vegetais e frutas (identificada com a letra B); - 01 sacola com arroz, carne, feijo, leite e po (identificada com a letra C); Foi apresentado o contedo das trs sacolas para as crianas e questionado sobre o valor nutricional dos alimentos que compunham cada sacola e se estaria correto, uma pessoa se alimentar somente dos alimentos de uma das sacolas. Foi solicitado que um aluno montasse uma sacola considerando a quantidade dos alimentos, variedade, equilbrio e moderao. Atividade de Compreenso Alimentao Saudvel Objetivo: Avaliar o conhecimento construdo no Mdulo 01. Desenvolvimento: Foi entregue para cada aluno 02 (duas) folhas de papel sulfite e solicitado que desenvolvessem a atividade em casa. A proposta da atividade era que as crianas colassem ou desenhassem na primeira folha: uma pessoa com aparncia saudvel e ao seu
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

88

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

redor alimentos considerados por ela saudveis. Na segunda folha: que as crianas colassem ou desenhassem uma pessoa de aparncia no-saudvel e ao seu redor alimentos nosaudveis. Mdulo 02 Tema I A importncia de cada uma das refeies. Objetivo: Apresentar os benefcios dos alimentos que constituem uma refeio e a funo principal de cada uma delas. Desenvolvimento: Foi lanada a pergunta: Quais das refeies e lanches so realizados por vocs? solicitado que cada criana levantasse a mo, no caso da resposta ser afirmativa. Foram apresentados os benefcios de cada uma das refeies (desjejum, colao, almoo, lanche, jantar e ceia). Tema II A importncia da alimentao na infncia. Objetivo: Informar os aspectos especficos da alimentao durante a infncia e sua importncia para o crescimento e desenvolvimento. Desenvolvimento: As crianas foram questionadas: - Se a alimentao de todas as pessoas deveria ser igual; - Se o consumo de alimentos diferentes importante nas vrias fases da vida; - Quais os principais objetivos da alimentao na infncia. A partir das respostas foram realizados comentrios e discusses, bem como aprofundamento do assunto. Tema III A importncia de uma alimentao saudvel. Objetivo: Informar sobre a importncia de uma alimentao saudvel, por meio da definio de nutrientes, alimentao equilibrada, grupos de alimentos e exemplos de lanches saudveis. Desenvolvimento: Foi explicada a Pirmide dos Alimentos para as crianas e questionado se elas j a conheciam. Mdulo 03 Tema I A alimentao saudvel: Pirmide dos Alimentos e seus nutrientes fontes e funes. Dez passos da alimentao saudvel. Objetivo: Explorar o significado de uma alimentao saudvel, por meio de um instrumento simples e de fcil compreenso como a pirmide dos alimentos. Desenvolvimento: A pirmide dos alimentos foi novamente utilizada e direcionada para apresentao dos grupos alimentares e o nmero de pores recomendadas para cada grupo.
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

89

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

Para facilitar a explanao, foi utilizada uma pirmide dos alimentos composta de alimentos verdadeiros, o que permitiu oferecendo ao grupo sugestes de como escolher melhor os alimentos consumidos nas refeies. Tema II Nutrientes. Objetivo: Definir os tipos, funes e fontes dos nutrientes. Desenvolvimento: Foi explicado de forma dinmica e simplificada os tipos, funes e fontes dos nutrientes e onde esto presentes nos grupos de alimentos que compem a Pirmide dos Alimentos. Para esta atividade alm da Pirmide dos Alimentos, vrias ilustraes de alimentos serviram de auxlio para a explanao do assunto. Atividade de Compreenso Pirmide dos alimentos. Objetivo: A atividade teve como objetivo verificar a compreenso das crianas, em relao aos grupos alimentares, suas funes, nmero de pores recomendadas por grupo de alimento, com base na Pirmide dos Alimentos. Desenvolvimento: No cho da quadra de esportes da escola foi desenhada uma pirmide dos alimentos, mas sem a presena de alimentos, figura de alimentos ou algo que indicasse qual alimento fazia parte dos grupos alimentares. As crianas ao chegarem ao local receberam uma bexiga contendo um papel com o nome de um alimento. Foi solicitado que os papis com o nome dos alimentos fossem dispostos na pirmide, com base na explicao prvia dos alimentos que compem os grupos de alimentos. Aps esta atividade, foi distribuda uma folha de papel sulfite e solicitado que as crianas desenhassem a pirmide com os alimentos distribudos em seus grupos, respectivos indicando o nmero de pores. Mdulo 04 Tema I Como conservar os alimentos? Objetivo: Descrever os diferentes mtodos de conservao de alimentos. Desenvolvimento: Foi realizada uma roda de conversa, e descrita as diferentes formas de conservao dos alimentos. Tema II Dicas de como aproveitar os alimentos ao mximo. Objetivo: Descrever as formas de aproveitamento dos alimentos para se evitar o desperdcio. Desenvolvimento: Para introduo do assunto, foi discutida primeiramente a questo da fome no Brasil e depois foram apresentadas as diferentes formas de no desperdiarmos os alimentos. Tema III A importncia da gua. Objetivo: Informar os benefcios da gua sade.
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

90

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

Desenvolvimento: Foi realizada uma roda de conversa e solicitado que as crianas falassem sobre qual a importncia da gua e depois apresentados seus benefcios sade. Mdulo 05 Tema I A influncia dos meios de comunicao. Objetivo: Apresentar como os meios de comunicao podem influenciar na escolha dos alimentos. Desenvolvimento: Foram apresentadas s crianas algumas propagandas de alimentos infantis em revistas e tambm foi relembrado com as crianas; os comerciais que vemos na TV. Foi discutido o valor nutritivo dos alimentos que fazem parte das propagandas vinculadas aos alimentos. Tema II Propaganda convence? Objetivo: Estimular a conscincia crtica das crianas a respeito das propagandas de produtos alimentcios voltados ao pblico infantil Desenvolvimento: As crianas foram divididas em grupos e cada grupo escolheu um alimento e criou uma propaganda tentando convencer o pblico a comprar aquele produto. Aps cada apresentao foi discutido se a propaganda convenceu e quais os motivos que os levariam ou no a compra daquele produto. Mdulo 06 Tema I Obesidade. Objetivo: Apresentar definio, epidemiologia, causas, conseqncias, tratamento, preveno e dicas de vida saudvel. Desenvolvimento: Foi realizada uma roda de conversa com as crianas e a definio do conceito de obesidade partiu delas. Foram explicados: a epidemiologia, causas, conseqncias, tratamento, preveno e dicas de vida saudvel, de forma simplificada e direcionada idade dos participantes. Tema II Alimentos diet ou light. Objetivo: Apresentar a definio dos alimentos, significado dos alimentos diet e light e suas diferenas. Desenvolvimento: Foi discutido com as crianas; as diferenas entre os alimentos diet e light e quais os grupos de pessoas que devem fazer uso destes alimentos. Tema III Como posso ter uma alimentao saudvel? Objetivo: Incentivar prticas alimentares saudveis.
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

91

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

Desenvolvimento: Para estimular prticas alimentares saudveis, foi distribudo para as crianas um material educativo com algumas dicas associadas aos hbitos alimentares saudveis, que deveria ser levado para casa e, socializado com os pais e demais familiares. O contedo programtico planejado serviu apenas de base para o planejamento deste Programa, pois durante o desenvolvimento do trabalho foi preciso considerar as necessidades sentidas pela populao-alvo. O planejamento de um programa de educao nutricional prev uma avaliao final, processo para determinar o volume do xito na consecuo dos objetivos pr-estabelecidos. Assim, para finalizar o programa, foi aplicado um Questionrio de Avaliao das Atividades de Educao Nutricional direcionado aos pais ou responsveis pelas crianas participantes da pesquisa, cujo objetivo foi avaliar a motivao delas nas atividades desenvolvidas, a atividade mais apreciada, comentrios sobre os assuntos de nutrio trabalhados na escola, mudanas nos hbitos alimentares aps as atividades e importncia na concepo dos pais da realizao e continuidade de trabalhos como o desenvolvido. 3. Resultados e Discusso As crianas em idade escolar que participaram da pesquisa foram reunidas em um nico grupo, em uma sala de aula da prpria escola municipal. O nmero de integrantes em cada mdulo variou, de acordo com a presena dos alunos nas aulas, como aponta a Tabela 01. Tabela 01. Freqncia dos escolares por mdulo de educao nutricional. Mdulos 01 02 03 04 05 06 Freqncia dos escolares 65 70 75 72 70 72 Porcentagem (%) 86,67 % 93,33 % 100,00 % 96,00 % 93,33 % 96,00 %

Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

92

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

3.1 Resultados dos Mdulos Para cada mdulo trabalhado sero apresentados seus respectivos resultados. Resultados do Mdulo 01 As crianas estavam entusiasmadas para iniciar as atividades e, ao mesmo tempo, se mostravam inibidas. Somente respondiam quando questionadas. Iniciou-se a primeira ao educativa com a pergunta: Porque comemos? E as crianas responderam: para crescer, para ficar forte, para fortalecer a vida, para os ossos ficarem fortes, para ser saudvel, mostrando que tinham conhecimento sobre o propsito da alimentao e seus benefcios. Sobre a pergunta se conheciam um nutricionista, nenhuma criana conhecia, mas quando foi perguntado, sobre a funo deste profissional, as crianas responderam que uma pessoa que cuida da nossa alimentao. Foi a partir destas respostas que surgiram comentrios, discusses e construo do conhecimento sobre Nutrio, nutrientes e sade. Foi realizada tambm a atividade da sacola, em que as crianas compreenderam a mensagem de que devemos consumir alimentos de todos os grupos alimentares. Foi notado que as crianas associavam os alimentos como chocolate, bala, refrigerante aos alimentos proibidos, embora relatassem consumir excessivamente estes alimentos, por meio de comentrios do tipo eu tomo de 03 a 04 copos de refrigerante por dia. Foi estimulada a diminuio da freqncia de consumo de guloseimas, assim como a quantidade ingerida. Quando foi solicitado a uma criana que montasse uma sacola saudvel, cujo resultado esperado era que ela selecionasse alimentos de cada grupo da Pirmide, foi observada a escolha de frutas, arroz, feijo e ausncia de doces e ovos na sacola saudvel. Quando a criana foi questionada sobre o motivo da excluso destes alimentos, ela justificou que no gostava dos mesmos. Como resultado da atividade para ser realizada em casa; as crianas demonstraram ter conhecimento do que seria uma pessoa saudvel, ao representarem este tipo de pessoa com recortes de revistas de pessoa aparentemente eutrfica, que consome frutas, verduras, legumes e cereais. J para pessoas acima do peso, as crianas associaram o consumo de carnes gordurosas, doces, refrigerantes, hambrgueres, fast-foods e sorvetes. Uma observao interessante que foi abordado neste primeiro encontro sobre o padro de beleza imposto s modelos e que nem sempre ser magro ser saudvel. Diante do exposto, algumas crianas ao colarem na atividade pessoas no saudveis, escolheram a figura de modelos para representar tal grupo.
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

93

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

Aps um maior envolvimento com os assuntos e atividades, as crianas sentiram-se motivadas a fazerem perguntas, como por exemplo: o que melhor colocar no leite para tomar: achocolatado ou caf?. Resultados do Mdulo 02 Neste mdulo foram apresentados mini-cartazes com figuras representando as refeies dirias: caf da manh, lanche da manh, almoo, lanche da tarde, jantar e ceia. Aps a explanao das pesquisadoras sobre a importncia da realizao de todas as refeies diariamente, com nfase na relevncia desta prtica no crescimento e desenvolvimento das crianas, observou-se um maior interesse delas na realizao de refeies, que antes no eram realizadas. A Tabela 02 abaixo indica o nmero e a porcentagem de participantes que realizavam diariamente cada uma das seis refeies: caf da manh, lanche da manh, almoo, lanche da tarde (merenda escolar), jantar e ceia. Tabela 02 Freqncia com que os participantes realizam as refeies alimentares ao longo do dia. Refeio Caf da manh Lanche da manh Almoo Lanche da tarde Jantar Ceia Frequncia* 70 27 70 70 68 52 Porcentagem (%) 100,00 38,60 100,00 100,00 97,10 74,30

* O nmero de escolares participantes desta atividade foi 70. Dados da literatura apontam que, um elevado percentual; de crianas e adolescentes no realizam algumas das refeies principais (desjejum, almoo, e jantar) e/ou substituem principalmente o jantar por lanches, consomem alimentos industrializados e refrigerantes em grande quantidade. A ingesto desequilibrada de nutrientes na infncia e na adolescncia pode ser decorrente do tipo de alimento e da preferncia de consumo. Em geral, a escolha por alimentos mais gordurosos, com elevado teor calrico e quase sempre pouco nutritivo, o que
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

94

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

propicia a ocorrncia de uma alimentao desbalanceada, incluindo dficit ou excesso de ingesto de nutrientes especficos (SAMBATTI e ROGERO, 2004). Alm disto, as crianas que no se alimentam de manh tm mau desempenho em tarefas que exigem concentrao, seus perodos de ateno so mais curtos, elas alcanam resultados mais baixos em testes e se atrasam ou se ausentam mais frequentemente que os seus pares bem alimentados (SIZER e WHITNEY, 2003).

Resultados do Mdulo 03 No terceiro encontro, a Pirmide dos Alimentos foi explicada de forma mais detalhada s crianas, o que contribuiu positivamente para que o grupo respondesse melhor s questes envolvendo alimentos, grupos alimentares e pores de alimentos. Novamente foi comentado a respeito do refrigerante. Foi relatado por uma criana, que sua me oferecia refrigerante para ela quando tinha diarria e sua dvida foi: Como o refrigerante poderia fazer bem se o mesmo se encontra no topo da pirmide?. Foi respondido que o refrigerante era muito cido podendo ser prejudicial ao estmago, que o gs causava distenso abdominal (sensao de barriga cheia, estufada) e que o refrigerante um alimento de calorias vazias, ou seja, sem a presena de nutrientes importantes ao organismo. Quanto atividade prtica, as crianas ficaram muito entusiasmadas. Ficaram curiosas para ler o que tinha no papel dentro da bexiga. Aps lerem o papel, buscavam corretamente na Pirmide e associavam o alimento escrito no papel e o grupo alimentar ao qual este pertencia. Foi notado que a maioria das crianas que recebiam a bexiga com o alimento soja escrito, indicava o grupo dos leos, mostrando assim uma relao que elas faziam entre o alimento soja e o leo de soja. As crianas ficaram animadas com a atividade para casa e a realizaram com muito capricho, porm somente 42 alunos fizeram a atividade. Destes 42 alunos, 26 acertaram a disposio correta dos alimentos na Pirmide. Foi observado ainda com esta atividade, que os alunos se confundem quanto ao grupo das leguminosas e que muitos consideram o feijo pertencente ao grupo dos carboidratos, consideravelmente por relacion-lo com o arroz, mistura de dois alimentos bastante consumidos nas principais refeies realizadas pelas crianas. O grupo dos leos, acares e gorduras foi o que mais foi respondido corretamente pelo grupo, principalmente o acar e doces. Os alimentos mais discriminados deste grupo

Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

95

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

foram bolacha, chocolate e sorvete. Foi observado tambm que muitos alunos colocaram a batata frita constituindo um dos alimentos do grupo das carnes e leguminosas, associando a forma de preparo fritura com este grupo alimentar. Resultados do Mdulo 04 No quarto encontro foi abordada a importncia da conservao adequada dos alimentos. Os alunos tinham pouco conhecimento sobre a conservao dos alimentos, formas e tempo de armazenamento. Relataram auxiliar os pais a guardarem a compra de supermercado. Uma das alunas comentou ajudar sua me a guardar os alimentos, de acordo com a data de validade. Sobre a forma de organizar os alimentos na geladeira se mostraram dispostos em ensinar seus familiares na maneira mais adequada de realizar esta atividade. Quanto forma de aproveitar os alimentos, desconheciam que poderia ser preparado; suco de abacaxi com a casca e tambm se mostraram interessados em levar esta nova informao aprendida para casa. Deste assunto surgiram vrios outros e as crianas se mostraram bem entusiasmadas em aprender mais sobre sua alimentao. As crianas ainda perguntaram sobre as vitaminas que tm nas frutas, se devemos comer as cascas das frutas, quais nutrientes so encontrados nas cascas. O refrigerante foi lembrado mais uma vez, quando um aluno destacou a importncia do consumo de suco de frutas no lugar do refrigerante, pois era mais saudvel e tem vitaminas e o refrigerante no, segundo ele. Quando foi destacada a importncia da gua para a sade, os alunos afirmaram tomar pouca gua por dia. Um deles enfatizou que tudo que a gente ingere auxilia o corpo a crescer, melhorar e ficar saudvel, que temos que comer direito, e no s porcariada, para no ficarmos doentes. Resultados do Mdulo 05 No quinto encontro, as crianas participaram muito ativamente das atividades. Comentaram sobre as propagandas da TV, revistas, cartazes nos supermercados e nas padarias, lembraram dos brindes que acompanham alimentos e confirmaram que s vezes preferem os brindes que acompanham o produto alimentcio propagandeado, ao prprio produto. Participaram com muito entusiasmo da atividade proposta de apresentao das propagandas de produtos alimentcios (pipoca de microondas, leite condensado, iogurte light, lentilha, barrinha de cereais). Cada grupo tentou de vrias maneiras convencer as demais crianas, telespectadores a comprarem os alimentos por eles anunciados, falando que o
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

96

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

produto era rico em vitaminas e minerais, ou iria deix-los fortes, saudveis. Aps a atividade, foi concludo pelo grupo que se deve ter cuidado com os alimentos vinculados s propagandas e que necessrio leitura dos rtulos de alimentos para verificar a qualidade nutricional do alimento. Resultados do Mdulo 06 No sexto encontro, foram explicadas as diferenas entre alimentos diet e light. Quanto aos alimentos diets, lembraram dos alimentos sem acar e dos lights, dos alimentos sem gordura. Foram sanadas as dvidas e eles deram exemplos destes alimentos. Segundo Cordeiro (2006, p.123), a Educao Nutricional pode ser definida como uma variedade de experincias planejadas para facilitar a adoo voluntria de hbitos alimentares ou de qualquer comportamento relacionado alimentao que conduza sade e ao bem estar. Ao serem planejadas, estas experincias devem considerar as caractersticas especficas do grupo para o qual se destinam as aes. Vrios programas de educao nutricional vm sendo criados em todo o mundo com o objetivo de prevenir doenas crnicas, apontadas como as principais causas de morte na idade adulta. Estes programas beneficiam as crianas por meio de orientao adequada sobre ingesto energtica e de micronutrientes, alm de promoverem modificaes comportamentais precocemente. Alm disto, o conhecimento, as atitudes, comportamentos e habilidades desenvolvidos por meio de efetivos programas de sade em escolas, voltados para a conscientizao de que a adoo de hbitos saudveis trar melhor qualidade de vida, capacitar crianas e jovens para fazer escolhas corretas sobre comportamentos que promovam a sade do indivduo, famlia e comunidade (VARGAS e LOBATO, 2007). Segundo Rahal, Russeff e Oliveira (2007), a escola tem papel significativo, uma vez que propicia situaes que permitem trabalhar e valorizar hbitos e prticas alimentares saudveis, assegurando a todas as crianas o acesso s informaes que lhes ajudem a observar e a construir significaes pessoais sobre o mundo e sobre si mesmas. Nesta construo do trabalho, o nutricionista pode atuar na escola, valorizando-a como espao propcio focalizado nas relaes afetivas, psicolgicas e culturais da alimentao e sensibiliz-los e motiv-los para o assunto. Desta maneira, o conhecimento tcnico-cientfico do profissional nutricionista compartilhado ao ritmo da prpria problematizao dos conhecimentos e vivncias da criana, uma vez que a mudana nos hbitos alimentares requer mais do que prescrio ou proibio de alimentos, mas, principalmente, a sua compreenso (BIZZO e LEDER, 2005).
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

97

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

A educao nutricional, principalmente desenvolvida por meio de atividades ldicas para crianas, ao contar com recursos audiovisuais, como forma de auxiliar no ensino, permite ao educador estimular a ateno dos educandos, dirigir as atividades e buscar a construo do conhecimento em conjunto com as crianas (MARTINS e ABREU, 1997). 3.2 Anlise do Questionrio Final Ao ser analisado o questionrio final para avaliar se as atividades de educao nutricional foram relevantes para construo de conhecimentos sobre alimentao e nutrio para as crianas envolvidas com a pesquisa, as respostas dos pais ou responsveis apontaram os resultados expressos abaixo. Questo 01:- Seu (sua) filho (a) ficou animado (a) para as aulas de Educao Nutricional? Das 75 crianas participantes do programa, todas relataram ter gostado de participar das atividades de Educao Nutricional, indicando a aceitao geral do grupo. Questo 02:- Ele (a) comentava em casa os assuntos sobre nutrio que falvamos na escola? Quais eram os comentrios? Todos os pais responderam positivamente e os comentrios mais freqentes das crianas foram Me, ns devemos comer verduras, legumes e frutas todos os dias; Minha filha passou a comentar que no se deve comer doces em excesso, o que aqui em minha casa ocorre com freqncia; Ah, meu filho veio me falar que ao arrumar o armrio, onde guardo os alimentos, devo sempre colocar na frente os alimentos que iro vencer logo e atrs colocar os que possuem prazo de validade mais longo; Agora, em casa meu filho quer explicar para todo mundo sobre a pirmide alimentar, o que muito bom porque ns no sabamos muito sobre ela. Diante destas respostas pde-se observar a construo do conhecimento com os alunos e que os mesmos podem ser agentes multiplicadores de informaes nutricionais. Questo 03:- A criana modificou a alimentao? Em algum momento quis experimentar alimentos que antes no comia? Quais alimentos? Das 75 crianas participantes, 51 delas apresentaram modificaes na alimentao como apontam os depoimentos Meu filho passou a comer legumes e verduras e isso nunca tinha acontecido antes; Sim, ela passou a comer pepino e chuchu; Ah, minha filha agora come peixe; Modificou muito, pois antes ele tomava muito refrigerante e agora s toma aos
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

98

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

finais de semana; Sim, ele quis experimentar verduras e legumes que antes passava longe de suas refeies. Mesmo as 24 crianas, cujos pais relataram no perceber modificaes na alimentao de seu filho (a), salientaram que notaram a iniciativa nos filhos em experimentar alimentos antes nunca provados e responderam Ainda no houve modificao na alimentao do meu filho, mas ele j me disse que vai passar a experimentar os alimentos que ainda no experimentou. Questo 04:- Voc acha importante; as aulas de Educao Nutricional? Voc acha que o trabalho poder continuar e ser realizado com as crianas das outras sries? Por qu? As respostas afirmativas foram unnimes: Sim, as aulas de Educao Nutricional so importantes para podermos adquirir hbitos saudveis que muitas vezes no temos em casa (por falta de conhecimento, tempo e educao aos bons hbitos); Sim, a Educao Nutricional deveria comear em casa, mas como isso no acontece, muito importante que a escola faa assim e a prpria criana educa os pais; Sim, acho que deveria ser feito a partir das 1 sries, porque depois que as crianas aprendem a comer, fica difcil modificar seus hbitos; Sim, eu acho que estas aulas de Educao Nutricional deveriam ser uma matria obrigatria em todas as sries, pois alm de ser muito importante, tambm faz parte da sade do aluno e traz modificaes at mesmo dentro de casa; Sim, acho importante, porque estas aulas nos ajudam a reforar nosso esforo em cuidar da sade alimentar de nossos filhos, aproveitando as informaes por eles trazidas; Sim, porque na atualidade as crianas de uma forma geral comem em excesso alimentos industrializados que apresentam elevado teor de acar e gordura, muitas vezes por falta de informao. Estas afirmaes ressaltam a necessidade da incluso da Educao Nutricional para as crianas no ambiente escolar. Questo 05:- Pergunte a criana do que ela mais gostou nas aulas de Educao Nutricional e descreva abaixo: A maioria respondeu que gostaram de todas, mas a aula sobre Conhecendo a Pirmide Alimentar-bexiga e A influncia do comercial foram as mais citadas. As respostas dos pais sobre as atividades de educao nutricional desenvolvidas indicaram resultados positivos na modificao de hbitos alimentares e conscientizao de sua importncia na promoo da sade. O comportamento alimentar da criana tambm determinado pela interao da criana com o alimento, pelo seu desenvolvimento anatomofisiolgico e por fatores
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

99

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

emocionais, psicolgicos, socioeconmicos e culturais. Entretanto, a influncia mais marcante na formao dos hbitos alimentares o produto da interao da criana com a prpria me ou a pessoa mais ligada sua alimentao. A famlia oferece amplo campo de aprendizado social criana. O ambiente domstico, estilo de vida dos pais, relaes interfamiliares podem ter grande influncia na alimentao, nas preferncias alimentares e afetar o equilbrio energtico da alimentao pela disponibilidade e composio dos alimentos. Assim, a famlia poder estabelecer o aprendizado de um hbito socialmente aceito ou inserir novos hbitos, contribuindo para a formao de um padro de comportamento alimentar adequado ou no (VIEIRA et al., 2004). Mesmo reconhecido o papel fundamental dos pais na aquisio de hbitos saudveis de seus filhos, a educao nutricional nas escolas pode tambm contribuir com a formao de bons hbitos alimentares, almejando uma melhor expectativa de vida, qualidade em sade, benefcios para educao e vida escolar. A escola no deve ignorar este assunto e acreditar que apenas a famlia; ou mesmo o tempo se encarregaro de ensinar as crianas o certo e o errado sobre as questes da alimentao. Como a adeso a uma alimentao saudvel e sem excessos deve perdurar por toda vida, a educao nutricional um imprescindvel nas escolas e um direito da criana (SILVA et al., 2007). 4. Concluso Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a execuo de um trabalho de educao nutricional na escola concretizou e reafirmou o compromisso destas atividades na modificao e formao de bons hbitos alimentares das crianas em idade escolar, assim como a construo de conhecimentos sobre alimentao e nutrio, estendidos tambm ao ambiente familiar.

5. Referncias ALBIERO, K.A.; ALVES, F.S. Formao e desenvolvimento de hbitos alimentares em crianas pela educao nutricional. Rev. Nutrio em Pauta, So Paulo, ano 15, n. 82, p. 1721, 2007. BIZZO, M.L.G.; LEDER, L. Educao nutricional nos parmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental. Rev. Nutr., Campinas, v. 18, n. 05, p. 661-667, 2005. BOOG, M.C.F. Educao nutricional: por que e para qu? Imprensa da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, p. 02, ago. 2004.
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

100

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

CORDEIRO, A.A. Planejamento de intervenes educativas em nutrio para pr-escolares, escolares e adolescentes. In: FAGIOLI, D.; NASSER, L.A. Educao nutricional na infncia e na adolescncia: planejamento, interveno, avaliao e dinmicas. So Paulo: RCN, 2006. p. 123-132. FISBERG, M.; PDUA, I.; SOUZA, P.M. Obesidade na infncia e adolescncia. In: ANGELIS, R.C.; TIRAPEGUI, J. Fisiologia da nutrio humana: aspectos bsicos, aplicados e funcionais. So Paulo: Atheneu, 2007. p. 431- 434. MARTINS, C.; ABREU, S. S. Aconselhamento nutricional para diferentes audincias. In: _______. Pirmide de alimentos: manual do educador. Curitiba: Nutroclnica, 1997. p. 115116. NASSER, L.A. Importncia da nutrio, da infncia adolescncia. In: FAGIOLLI, D.; NASSER, L.A. Educao nutricional: planejamento, interveno, avaliao e dinmicas. So Paulo: RCN Editora, 2006. p. 31-41. RADAELLI, P. Educao nutricional para alunos do ensino fundamental. Braslia: Ministrio da Sade, 2001. 126 p. RAHAL, L.S.D.; et al. Educao nutricional valoriza as relaes interpessoais. Rev. CRN- 3 Noticas., n. 85, p. 18-19, 2007. SAMBATTI, J.B.A.; ROGERO, M.M. Alimentao saudvel e equilibrada na infncia e na adolescncia. In: BARBOSA, V.L.P. Preveno da obesidade na infncia e na adolescncia: exerccios, nutrio e psicologia. So Paulo: Manole, 2004, p. 83-103. SILVA, R.; VELLOSO, E.; FREITAS, A.C.; SILVA, E.M.G. Sade Pblica Nutricional: o programa nacional de alimentao escolar (novos paradigmas). In: ANGELIS, R.C.; TIRAPEGUI, J. Fisiologia da nutrio humana: aspectos bsicos, aplicados e funcionais. So Paulo: Atheneu, 2007. p. 275-310. SIZER, F.; WHITNEY, E. Crianas, adolescentes e idosos. In______ Nutrio: conceitos e controvrsias. So Paulo: Manole, 2003. p 469-506. VARGAS, S.V.; LOBATO, R.C. O desenvolvimento de prticas alimentares saudveis: uma estratgia de educao nutricional no ensino fundamental. Vita et Sanitas, v. 1, n. 1, p. 23-35, 2007. VIEIRA, G.O.; et al. Hbitos alimentares de crianas menores de 1 ano amamentadas e noamamentadas. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 80, n. 5, p. 411-416, 2004. NUTRITION EDUCATION: TRAINING ENGAGED IN HEALTHY FOOD HABITS OF SCHOOL-AGE CHILDREN Abstract The importance of an adequate nutrition in any age is indisputable. However, the current nutritional transition process has contributed negatively to a healthier life, including the
Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

101

Martins, Walder e Rubiatti. Educao Nutricional: Atuando na...

childhood period. An alternative to reverse this situation would be to implement nutrition education activities in schools, allowing the acquisition of basic knowledge about food and nutrition. Thus the objective of this study was to conduct nutrition education activities with children of school age. The study was conducted with 75 children, aged between 09 and 12 years, in a municipal school in the city of Corumbata/ SP. The activities were divided into six consecutive days, and each day was dedicated to a module composed of 2 to 3 themes, (issues involving food and nutrition). In the end, we applied a questionnaire to evaluate the activities and the answers were provided by parents or guardians of children. The results showed that the group was very enthusiastic and actively participated in the activities, allowing the construction of knowledge. These results were obtained during the performance of activities and tested with data from the final questionnaire. We conclude that the execution of this work on nutrition education at school confirmed the importance of these activities in the training of children for good eating habits. Keywords: preschool, food habits, food and nutrition education.

Rev. Simbio-Logias, V.3, n.4, Junho/2010.

102

You might also like