You are on page 1of 53

IMPLEMENTANDO

EDUCAO

DO

CARTER

IMPLEMENTANDO A EDUCAO DO CARTER

Federao para a Paz Universal

Iniciativa de Educao do Carter Livro de Trabalho do Seminrio

IMPLEMENTANDO

EDUCAO

DO

CARTER

IMPLEMENTANDO

EDUCAO

DO

CARTER

IMPLEMENTANDO A EDUCAO DO CARTER

Livro de Trabalho do Seminrio

Federao para a Paz Universal Todos os direitos reservados. Somente para propsitos educacionais, no pode ser vendido. Nenhuma parte deste documento pode ser distribuda ou copiada sem permisso dos publicadores. Traduo: Prof. Marcos Alonso

IMPLEMENTANDO

EDUCAO

DO

CARTER

IMPLEMENTANDO

EDUCAO

DO

CARTER

ndice de Contedos
Seo 1. Introduo Educao do Carter Seo 2. Dimenses mais Profundas da Educao do Carter Seo 3. Educao do Carter Efetiva Seo 4. Entrando com a Educao do Carter Seo 5: Treinando o treinadorAjudando Professores na Implementao da Educao do Carter Seo 6. Avaliando uma Iniciativa de Educao do Carter Seo 7. Concluso

IMPLEMENTANDO

EDUCAO

DO

CARTER

Seo 1. Introduo Educao do Carter


implificando, educao do carter um esforo consciente para desenvolver as virtudes nas pessoas. A maioria dos educadores concorda que desenvolver qualquer tipo de conhecimento envolve resultados cognitivos, afetivos e comportamentais. Isto significa que as pessoas passam a conhecer algo em suas mentes, aceitam ou concordam com isso em seus coraes, e assumem aes adequadas. A educao do carter auxilia a produzir pessoas que so boas em suas mentes, coraes e aes. Tais pessoas sabem o que bom, elas se preocupam com o que bom e fazem o que bom.

Educao do Carter = Educao da Mente, do Corao e da Ao Drs. Kevin Ryan e Thomas Lickona

Conhecer o Bem

Pensar sobre o bem

Fazer o Bem

O primeiro educador do carter nos Estados Unidos, Dr. Thomas Lickona, que escreveu o livro Educao para o Carter, definiu sucintamente a educao do carter: o esforo deliberado para ajudar as pessoas a compreenderem, pensarem e agirem centradas em valores ticos.

Educao do Carter o esforo deliberado para auxiliar as pessoas a compreenderem, pensarem e agirem centradas em valores ticos. Dr. Thomas Lickona, autor, Educao para o Carter

Muitas pessoas, tanto dentro como fora do campo da educao, podem ver que os problemas como o rompimento familiar, a atividade sexual ilcita entre jovens conduzindo para a gravidez indesejada, as doenas sexualmente transmissveis e os traumas emocionais, as drogas e o abuso do lcool, a elevao nos crimes violentos, e outras doenas sociais, possuem um componente moral que bem identificado. As escolas so naturalmente locais para edificar e reforar as virtudes que ajudariam a minimizar estes problemas. E alm disso, a maioria de administradores de escolas e os pais concordam que as escolas precisam participar na instruo moral da juventude. Tradicionalmente, a educao do carter foi uma parte aceita da misso de uma escola. Incutir comportamento moral tem sido historicamente aceito como um objetivo da educao talvez o objetivo principal. Algumas das mais proeminentes universidades nos Estados Unidos (A Universidade Harvard um exemplo) foram fundadas a fim de treinar o clero. Internacionalmente, muitas organizaes religiosas fundaram escolas a fim de produzir cidados educados e virtuosos. Desde Plato, os educadores eram entendidos para exercer a educao do carter como parte de sua misso, na verdade, como sua principal misso. Na Repblica, Plato afirmou: Eles [os pais] o enviam aos professores e dizem a eles para atender mais sua conduta do que sua leitura e escrita. E os professores fazem isso eles colocam em suas mos as obras de grandes poetas, e os fazem ler e aprender deles atravs do corao, sentado em seu banco na escola. Estas obras esto cheias de instruo e de contos e prosas de homens famosos, e o objetivo que o menino possa admirar e imitar, e estar ansioso para se tornar como eles.

Desde Plato, educadores sempre aceitaram a instruo moral da juventude como parte de sua misso educacional.

Entretanto, por muitas razes, a educao do carter saiu de moda no sculo XX. Isto ocorreu devido a inmeros fatores. Um destes fatores foi aplicao de princpios cientficos na realidade moral. O pensamento cientfico Positivista se baseia somente em coisas que podem ser cientificamente provadas atravs de evidncias empricasobservao e experimentao que podem ser validadas. Portanto, coisas relacionadas com a mente, corao e esprito humanocoisas como moralidade, certo e errado, etcsaram da tutela da educao, pois elas caram fora da realidade dos fenmenos observveis e mensurveis. Alm disso, com a teoria cientfica da relatividade ganhando aceitao, alguns educadores comearam a ver a moralidade como relativa. Pensava-se que as pessoas cresciam acreditando no que sua cultura as ensinava sobre certo e errado. O que era certo em uma cultura poderia ser errado em outra, e ningum tinha o direito de julgar. No haveria nenhum padro objetivo de certo e errado. Este tipo de pensamento foi incrementado por um crescente senso de personalismocada pessoa, e no somente cada cultura, tinha suas prprias crenas e valores, e no deveria ser julgada por viver de acordo com suas escolhas individuais. Tudo isto depende dos valores de uma pessoa. A nica educao do carter adequada nas escolas, ento, era auxiliar os estudantes a esclarecerem seus valoresno instrui-los sobre quais valores eles deveriam ter. Alm disso, a educao em geral se tornou mais utilitarista e mecanicista. A nfase passou a ser a preparao dos jovens para suas carreiras. Carter, como se acreditava, deveria ser cuidado pelos pais e lderes religiosos, no por escolas. Escolas eram para preparar as pessoas para assumir seus lugares no mercado de trabalho.

Educao do carter saiu de moda no sculo XX nos Estados Unidos, devido em parte aplicao de princpios cientficos, como a relatividade, realidade moral.

Contudo, os problemas sociais se multiplicaram na segunda metade do sculo XX, e muitas pessoas viram isto como sendo devido a uma lacuna da educao moral. Devido a este declnio social, nos anos 90, um movimento de educao do carter surgiu nos Estados Unidos. A Educao do Carter advoga que uma educao que meramente ensina aos estudantes habilidades tcnicas e conhecimento, teve potencialmente conseqncias sociais perigosas. Alm disso, a tecnologia poderia ser utilizada para propsitos maus, como as cmaras de gs e fornos de Hitler comprovados como maravilhas da eficincia. A sociedade no precisa de pessoas com proficincia tcnica e intelectual que utilizaria seus dons de formas egostas e descuidadas. A educao precisa incluir coisas como altrusmo, zelo, compaixo, honestidade e respeito. Em resumo, a educao deve estar endereada s questes do carter. As idias, objetivos e prticas do movimento pela educao do carter foram articulados em livros, institutos, e websites dedicados para educar e advogar em benefcio do carter. Currculos foram criados, e a educao do carter se tornou obrigatria em muitos estados. Dois recentes presidentes americanos mencionaram a educao do carter como um objetivo especfico da educao. Suas posies ecoaram as palavras do Presidente Theodore Roosevelt, no incio do sculo XX, que disse: Educar um homem na mente, e no sobre moral, educar uma ameaa para a sociedade. Theodore Roosevelt, 26 Presidente dos Estados Unidos compreendeu a necessidade da educao do carter: Educar um homem na mente, e no sobre moral, educar uma ameaa para a sociedade.

Este ponto particularmente bem aceito na moderna idade tecnolgica. Enquanto nossa competncia tecnolgica e material cresce, precisamos de homens e mulheres morais para exerc-las, ou ento os resultados poderiam ser catastrficos. Defensores da educao do carter argumentam que a moralidade no uma coisa relativa; que incontveis culturas em vrias pocas tiveram considervel consenso sobre bom carter. Virtudes como honestidade, bondade, respeito e responsabilidade so e sempre foram admiradas em qualquer lugartranscendendo tempo e lugar. Os defensores da educao do carter mudaram o discurso de valores para virtudes. Valores, na verdade, so relativos porque so apenas o que uma pessoa ou cultura valorizam. Virtudes, ou caractersticas fortes, so universalmente e imutavelmente admiradas. Virtudes, e No Valores A educao do carter enfatiza virtudes ao invs de valores. Valores so subjetivoseles so meramente o que as pessoas valorizam. Uma cultura pode valorizar atletas; outras estticas. Ambas so valiosas. Contudo as virtudesas caractersticas fortesso universais. Em qualquer lugar do mundo, as pessoas admiram virtudes como honestidade, respeito, responsabilidade, coragem, compaixo e bondade.

E alm disso, os defensores da educao do carter argumentam que os pais querem que as escolas ajudem a ensinar seus filhos sobre certo e errado. As pessoas compreenderam que, quando o lar, a escola e a comunidade cooperam em ensinar moralidade para a juventude, esta uma combinao poderosa para o bem da sociedade. A Federao para a Paz Universal descobriu que a preocupao pelo carter da juventude mundial. Pais e educadores em todos os lugares esto profundamente preocupados sobre o desenvolvimento moral da juventude em seus pases. Para auxiliar pais, escolas, e outros educadores na resposta a esta preocupao, a FPU teve a iniciativa da educao do carter. Este manual parte dessa iniciativa. Seu propsito orientar ativistas na promoo, multiplicao e implementao de um programa de educao do carter. O currculo da educao do carter, Descobrindo o Verdadeiro Eu, para os graus 1 a 12, publicado pela Federao para a Paz Universal, uma parte recomendada de uma iniciativa da educao do carter.

Pontos-Chave

Educao do carter ensinar as pessoas a pensarem sobre o bem, sentirem o bem e fazerem o bem. Ela uma parte tradicionalmente aceita da educao. Educao do carter se perdeu devido ao positivismo cientfico, e ao pensamento educacional mecanicista. Os anos 90 viram surgir um movimento de educao do carter nos Estados Unidos. Este movimento, um renascimento de idias clssicas, se espalha rapidamente.

Exerccio a: Mente, Corao, Ao


Educao do carter significa treinar estudantes para pensarem o bem, sentirem o bem, e fazerem o bem. Um exemplo disto poderia ser, passar por uma mulher idosa na rua. Quando voc passa por ela, de repente ela diz: Oh, por favor, me ajude! Minha enfermeira no pde vir hoje e eu sa para caminhar sozinha, mas agora estou me sentindo to cansada e com tontura. Voc pode me acompanhar at em casa? Separe em pequenos grupos de dois ou trs e compartilhem uns com os outros: 1. Alguns pensamentos que poderiam passar em sua mente (tanto positivo como negativo) nesta situao. 2. Alguns sentimentos que poderiam passar em seu corao (tanto positivo como negativo). 3. Algumas aes que voc poderia ter (tanto positivo como negativo).

Abaixo do cone adequado, escreva nas linhas da caixa, quais foram os pensamentos, sentimentos e aes mais morais que voc acha, entre todas as coisas que seu grupo disse. Voc diria que uma pessoa que pensou, sentiu e fez essas coisas, seria uma pessoa de bom carter?

Mente ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Corao ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Ao ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Exerccio b: Eu como um Educador do Carter


Separe pequenos grupos de discusso de duas a quatro pessoas. Imaginem que um educador experiente est conversando com um novo professor que diz que ele ou ela tem quatro razes para no ensinar educao do carter. O novo professor diz: Eu me sinto inadequado para ensinar educao do carter porque, nmero um: voc no pode provar que existe tal coisa como certo ou errado. Nmero dois: todos tm o direito sua prpria opinio sobre o que certo e errado, e a minha ou a sua opinio no melhor do que dos demais. Nmero trs: o que certo em uma cultura pode ser errado em outra. Nmero quatro: eu entrei no ensino para ensinar matemtica para as crianas. Moralidade responsabilidade dos pais. Como um grupo, cheguem s respostas a estes quatro argumentos deste jovem professor contra a educao do carter nas escolas.

Seo 2. Dimenses mais Profundas da Educao do Carter


Enquanto h tantas evidncias que a educao do carter tem um efeito positivo nos estudantes, h tambm numerosas crticas da educao do carter e sua eficcia. Particularmente os programas tipo Virtudes-do-Ms estavam muito intensos, onde slogans e cartazes decoravam as paredes, mas nada alm disso estava acontecendo na realidade da educao do carter. Os prprios educadores s vezes se perguntavam para onde ir com um programa Virtudes-do-Ms aps alguns anos. Enquanto a FPU apia claramente o ensino de virtudes, pois as virtudes so mais significativas dentro de um cenrio de objetivos a serem cumpridos para uma vida plena. A Iniciativa de Educao do Carter da FPU orienta-se sob a rubrica dos Trs Objetivos Bsicos da Vida para dar propsito e significado para alcanar as virtudes.

Trs Objetivos Bsicos da Vida

Carter Maduro

Contribuio Positiva

Relacionamentos de Amor

Afinal, virtudes por si s nem sempre so suficientes. Virtudes no so sempre utilizadas a servio do bem. J houve ditadores que tinham forte determinao e grande autodisciplina; j houve terroristas que trabalharam com diligncia a noite inteira para aperfeioar suas tcnicas; j houve hackers de computador que investiram horas de estudo e prtica para invadir os sites mais bem guardados; houve ladres que foram muito generosos com seus tesouros roubados. Virtudes desenvolvidas dentro de um cenrio de objetivos, tais como os Trs Objetivos Bsicos de Vida, servem para criar uma vida de bondade. O Primeiro Objetivo de Vida: Formar um Carter Maduro Crianas e adolescentes tm um desejo de maturidade. Isto evidenciado pela declarao de um jovem: Eu no tenho seis anos. Eu tenho seis anos e meio! Adolescentes se esforam em crescer, s vezes atravs do uso de maquiagem, aprendendo a dirigir e ser independente, sendo agressivo, e s vezes trabalhando sobre suas psiques para alcanar um ideal cultural de atratividade. Tambm mais tarde na vida, a vontade continua voltada na direo de maior maturidade e maior realizao da personalidade. O Segundo Objetivo de Vida: Alcanar Relaes de Amor e Famlia As pessoas se sentem incompletas sem relacionamentos de amor com a famlia e amigos. Estes relacionamentos contribuem muito para nos tornar as pessoas que somos. Sem eles, nos sentimos isolados, solitrios, incompletos e deprimidos. Relacionamentos amistosos e de amor com os outrosfamiliares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, e outras associaesso uma das partes mais considerveis da vida. Quando os relacionamentos so difceis, vazios, ou no existem, as pessoas sofrem muito. O Terceiro Objetivo de Vida: Fazer uma Contribuio Positiva Erikson caracterizou um estgio maduro da vida como querer ser produtivo e criativo ao invs de cair em estagnao. As pessoas tm uma necessidade na vida de utilizar sua criatividade para fazer uma contribuio positiva para a sociedade e o mundo. Isto geralmente feito atravs do trabalho ou carreira que eles escolhem, mas isto tambm pode ser expresso atravs de passatempos, trabalho voluntrio, contribuir para causas nas quais acreditam, e em outras formas atravs das quais podem gerar beleza e produtividade. As pessoas so incompletas na vida se sentem que suas vidas tenham sido em vo, que seus esforos tenham sido nulos. Steven Covey, autor de Os 7 Hbitos das Pessoas Altamente Efetivas, disse que os propsitos da vida so viver, amar, aprender e deixar um legado. 1 A semelhana com os trs objetivos bsicos da vida bvia. Viver e aprender esto relacionados com alcanar a maturidade; amar se refere a relacionamentos amistosos e de amor; e deixar um legado est relacionado com fazer uma contribuio positiva para o mundo. Outros educadores tm observado os propsitos da vida da mesma forma, girando ao redor destes trs objetivos bsicos de vida. O educador Richard Livingstone disse que realizao na vida vem

Steven Covey, First Things First (New York: Simon & Schuster, 1994), p. 45.

10

quando se atinge trs objetivos: 1) alcanar maturidade e integridade pessoal 2) encontrar felicidade no amor atravs de uma famlia e amigos e 3) ser bem sucedido na escolha de uma carreira e assim contribuir para a sociedade. 2 Os pesquisadores Conner e Chamberlain fizeram um estudo sobre o que d significado e propsito para pessoas de meia idade. Uma vez mais, os estudos demonstraram que a derivao do significado da vida das pessoas tendia a girar ao redor dos trs objetivos bsicos: 1) desenvolvimento pessoal 2)relacionamentos com pessoas e 3) criatividade e relao com o mundo natural.3 Significativa educao do carter, ento, deve se concentrar em cultivar virtudes dentro de um cenrio de propsito, de modo a ajudar as pessoas na elaborao de vidas que sejam satisfatrias, como tambm boas moralmente. Envolver Famlias Significativa educao do carter necessariamente envolve famlia, pois as famlias so as primeiras escolas de amor e carter. Qualquer programa de educao de carter benfico ao incluir os pais para reforar as lies de educao do carter ensinadas nas escolas. De fato, programas de educao do carter que tm os melhores efeitos so combinaes dos esforos das famlias, das escolas, e das comunidades reforando um ao outro para cercar as crianas com uma rede de reforo positivo de comportamentos virtuosos.

Richard Livingstone, Educao para um Mundo a Deriva (Cambridge, 1943).

Kay OConnor e Kerry Chamberlain, Dimenses da Vida Significativa: Uma Investigao Qualitativa, British Journal of Psychology 87/3 (Agosto de 1996) pp. 461-77.

11

Tal rede assegura para as crianas que bons e virtuosos comportamentos so significativos e importantes para se viver em comunidade, desde a famlia at a sociedade, a nao e o mundo. Atravs dos relacionamentos na famlia, filhos so treinados a se concentrarem nos outros, ao invs de se concentrar em si mesmo. A iniciativa da educao do carter da FPU reconhece os trabalhos de desenvolvimento moral de tericos que vem a famlia como fornecedora de modelos vivos para todos os relacionamentos mais amplos como tambm no interior da famlia. O desejo de um filho em agradar seus pais se traduz em um desejo de agradar os professores, mentores, e outras legtimas figuras de autoridade. O amor de um filho pelos irmos se expande para a capacidade de fazer amigos e estar junto com seus pares. Mais tarde na vida, aprender a amar um cnjuge introduz uma pessoa na compreenso do sexo oposto. Se tornar um pai ou me expande a conscincia humana para sua realidade maior de zelar pelos desejos e necessidades do outro, alm e acima de si mesmo. A iniciativa da educao do carter da FPU aceita que as pessoas aprendem a cuidar dos pensamentos, sentimentos e comportamentos atravs de quatro realidades de corao na famlia: As Quatro Realidades de Corao

A realidade de corao de Filho A realidade de corao de Irmos A realidade de corao de Cnjuge A realidade de corao de Pai

A famlia a escola do tipo de amor que se concentra nos outroso amor altrusta. A pesquisa sobre os Oliners, sobre o que motivou o altrusmo radical dos salvadores durante o Holocausto pessoas que sacrificaram seus prprios interesses a fim de ajudar os judeus perseguidosdescobriu um fator comum entre os salvadores entrevistados. Eles foram criados por pais amorosos que os ensinaram a se preocupar com os outros. A iniciativa da educao do carter da FPU honra dessa forma a famlia como a fonte bsica e primria da educao do carter, e considera a principal lio da famliao amor altrustacomo a virtude das virtudes. Amor altrusta a virtude que engloba, inclui, ou direciona todas as outras virtudes. Amor altrustaamor para o benefcio dos outrosele a virtude das virtudes.

12

Pontos-Chave
Instruo sobre virtudes mais bem concentrada no trabalho dirigido para objetivos dignos. Uma frente unida da famlia, escola, e comunidade fornece uma boa rede moral aos jovens. A famlia fundamental para o desenvolvimento moral do jovem. A famlia ensina altrusmo, amor no egosta atravs das quatro realidades do corao. Amor altrusta a virtude das virtudes.

Exerccio a: Minha Famlia, os Educadores do Carter


Divida em pequenos grupos de trs ou quatro pessoas. Compartilhem uns com os outros uma lio moral que sua famlia explicitamente ensinou a vocs (exemplo: A Regra de Ouro ou algum outro ditado ou preceito). Ento compartilhem uns com os outros uma lio moral que vocs aprenderam de suas famlias sem ensinamento explcito. Um exemplo poderia ser aprender honestidade porque voc viu sua me voltando para a loja e devolvendo o troco a mais que acidentalmente ela recebeu.

Exerccio b: Nomeie esse Vilo!


Nos mesmos pequenos grupos, faa uma lista de trs ou quatro pessoas que voc considera serem maus exemplos de carter. Preferencialmente, elas deveriam ser pessoas famosas que todos saibam algo sobre elas. A seguir, liste virtudes de carter que elas tm. Uma atriz presa por dirigir alcoolizada ainda poderia ser reconhecida por ajudar um abrigo de animais. Uma figura poltica corrupta ainda poderia ser leal com seus amigos. Discuta se o esforo pelos Trs Objetivos Bsicos de Vida ajudaria estas pessoas a dirigir as virtudes que elas tm para vidas mais dignas e para superar os vcios que elas possuem.

13

14

Seo 3. Educao do Carter Efetiva


Educao do carter soa grandioso. Quem no gostaria de ter educadores nas escolas para ensinar sobre carter para as crianas e jovens? Isto parece com uma coisa maravilhosa. Entretanto, h uma questo importante. Isto funciona? Um dos primeiros passos na implementao de um programa de educao do carter ter a convico que educao do carter vale a pena ser feita. Felizmente, h pesquisas para apoiar a idia que educao do carter realmente efetiva. Entretanto, alguns programas de educao do carter tm provado serem mais efetivos do que outros. Programas de educao do carter com certas caractersticas tm sido desenvolvidos para afetar atitudes e comportamentos de estudantes de formas substanciais. Quais so as caractersticas de programas de educao do carter de sucesso? De acordo com um estudo feito pelo Dr. Marvin Berkowitz e pesquisa feita pelo Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), educao do carter de sucesso e efetiva e/ou programas de aprendizagem social e emocional efetivos tendem a ter as seguintes qualidades: A. Os estudantes aprendem coisas como autoconhecimento, conscincia dos outros, e habilidades sociais. Eles aprendem habilidades de comunicao, habilidades de resoluo de conflitos, habilidades de relacionamento, como se afirmarem, e a conscincia e empatia sobre os sentimentos dos outros. Eles tambm podem aprender autocontrole, definio de objetivos, estratgias de reduo de estresse, auto-reflexo e como lidar com as emoes. Eles podem aprender como tomar boas decises ou como abordar os problemas. B. Programas bem sucedidos tambm so identificados como programas de educao do carter. Eles deliberadamente se identificam com o objetivo de promover o desenvolvimento moral dos estudantes, e enfatizam os valores ou virtudes fundamentais universais. C. Programas bem sucedidos esto ao menos um pouco integrados no currculo, embora isto possa ser somente at a extenso que a educao do carter ensinada durante o dia escolar. s vezes programas de educao do carter esto integrados no currculo, como artes ou estudos sociais, sendo estes os pontos mais comuns de entrada. A CASEL afirma que programas com mais de sete ou oito planos de aula explcita durante o curso de um ano so mais efetivos. Certo volume de lies de educao do carter pode ser considerado para incorpor-lo efetivamente no currculo. D. Programas bem sucedidos exigem desenvolvimento profissional. melhor ter professores treinados antes que o programa seja implementado, e promover treinamentos para reforo. E. Programas bem sucedidos exigem estratgias interativas ensino/aprendizagem tais como formao de crculos de discusso, encontros de turma, debates, votaes, atuaes, aprendizado cooperativo, resoluo de conflitos atravs de mediao e tcnicas de comunicao, ensino direto, e participao da famlia e da comunidade.

15

Programas de Sucesso de Educao do Carter devem: A. B. C. D. E. Incorporar aprendizagem social e emocional Identificar-se como programas de educao do carter Integrar-se ao currculo da escola Incentivar desenvolvimento profissional Empregar estratgias interativas ensino/aprendizagem

Quando feita adequadamente, a educao do carter tem causado um impacto positivo na reduo do risco de comportamento, aprimorando competncias sociais e resultados baseados na escola, nivelando e refinando a interao social e emocional. Berkowitz descobriu que programas de educao do carter so efetivos na promoo do desenvolvimento do carter cerca de cinqenta por cento das vezes. 4 A CASEL chegou concluso que os programas de aprendizado social e emocional eficazes comeam em anos precoces e continuam atravs da escola mdia. Tais programas funcionam para desenvolver cinco competncias centrais sociais e emocionais nos estudantes: 1) Autoconscincia 2) Conscincia social 3) Auto-aprimoramento 4) habilidades de relacionamento e 5) Tomada de deciso responsvel.5 A CASEL tambm afirma que resultados bem sucedidos para os estudantes incluem a capacidade de lidar bem com eles mesmos (adquirir auto-entendimento e autodisciplina), ser capaz de lidar tambm com os outros, em suas vidas sociais e familiares, e ser capaz de fazer uma contribuio positiva para a sociedadeser cidados criativos e produtivos. Descobrindo o Verdadeiro Eu, embora nos estgios preliminares, compartilha muitas caractersticas com os programas bem sucedidos de educao do carter e programas de aprendizagem social e emocional. Embora ainda sendo testada em campo, deve-se atribuir o sucesso da interveno. A. A maior parte do currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu (DVE) tem contedo do aprendizado social e emocional. Atravs de exerccios de reflexo, a autoconscincia reforada. Habilidades sociais, habilidades de comunicao, habilidades de relacionamento, e habilidades de resoluo de conflitos esto todas cobertas. Lies explcitas sobre comportamento assertivo em oposio ao comportamento passivo ou agressivo so ensinadas, como tambm a edificao de empatia e da tomada de perspectiva. Captulos especficos e exerccios lidam com autocontrole, determinao de objetivos, estratgias de reduo de estresse, e como lidar com as emoes. Tomada de deciso e soluo de problemas tambm esto cobertas.

Marvin W. Berkowtiz, Ph.D., Melinda C. Bier, Ph.D., O que funciona na Educao do Carter: Uma pesquisa dirigida para orientar educadores, Parceria na Educao do Carter, Fevereiro 2005. http://www.character.org, under Featured Reports.
5

Sos e salvos: Um Guia para Lderes Educacionais para Evidenciar os Programas baseados na Aprendizagem Social e Emocional, publicado pela The Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) e o Mid-Atlantic Regional Educational Laboratory, the Laboratory for Student Success (LSS), Maro 2003, http://www.casel.org.

16

B. DVE identifica a si mesmo como um programa de educao do carter. Isto claro, com seus objetivos de promoo do desenvolvimento moral nos estudantes, baseado na formao de virtudes, valores universais, e dentro de um cenrio de objetivos de vida positivos. C. Porque DVE baseado em literatura, utilizando o poder da histria, e porque est acompanhado de manuais do professor dando planos de aulas especficas, atividades e instrues, o DVE se ajusta facilmente ao dia acadmico. As histrias podem ser aplicadas em artes; exemplos biogrficos podem se ajustar aos estudos sociais; e os captulos sobre conscincia do abuso de substncias e educao sexual podem se ajustar aos programas de sade. D. DVE sempre implementado depois do treinamento de um professor ou diretor. Programas de reviso tambm so considerados. Cada nvel vem com um manual do professor o qual conduz o professor atravs do ensino da histria ou do captulo no livro do estudante e ajuda a conduzir os temas. O manual do professor fornece suporte profissional em acrscimo aos treinamentos do professor. E. DVE depende grandemente de uma mistura de mtodos de instruo. Grupos de discusso, reunies de turma, debates, votaes, sesses de atuao, desenho, reflexes escritas, exerccios interativos, aprendizado cooperativo, prticas de resoluo de problemas e tcnicas de comunicao, como tambm ensino direto so recomendados por todos os livros para reforar as lies de educao do carter especficas. Os laos de famlia e da comunidade so fortalecidos atravs de alguns dos contedos das histrias como tambm dos exerccios e entrevistas que envolvem membros da famlia e orientadores. De acordo com o critrio CASEL, o currculo DVE tem as caractersticas de um programa de sucesso porque comea em uma idade precoce (5 a 6 anos) e continua por todos os anos do ensino mdio. O DVE promove atravs de suas lies as cinco reas das competncias sociais e emocionais recomendadas pela CASEL: 1) Autoconscincia 2) Conscincia social 3) Auto-aprimoramento 4) Habilidades de relacionamento e 5) Tomada de deciso responsvel.6 A CASEL tambm afirma que os resultados de sucesso para os estudantes tambm incluem a capacidade para lidar bem com eles mesmos (adquirir auto-entendimento e autodisciplina), a capacidade de lidar bem com os outros, em suas vidas familiares e sociais, e a capacidade para fazer uma contribuio positiva para a sociedadeser cidados criativos e produtivos. Estes resultados de sucesso se assemelham aos Trs Objetivos de Vida que a FPU advoga: tornar-se uma pessoa madura; 2) estabelecer relacionamentos de amor e familiares, e 3) fazer uma contribuio positiva para a sociedade. Entretanto, professores e diretores no esto interessados somente nos bons resultados no carter dos estudantes. Afinal, eles tambm devem ser responsveis pelos testes padronizados de avaliao, taxas de graduao, e as realizaes gerais. A boa notcia que a educao do carter e os programas de aprendizagem social e emocional tambm se mostram eficazes para aprimorar tambm o desempenho acadmico.

Sos e salvos: Um Guia para Lderes Educacionais para Evidenciar os Programas baseados na Aprendizagem Social e Emocional, publicado pela The Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) e o Mid-Atlantic Regional Educational Laboratory, the Laboratory for Student Success (LSS), Maro 2003, http://www.casel.org.

17

Lembra do professor de matemtica no Exerccio b, na Seo 1? Talvez a investigao sobre o aprendizado social e emocional ajudasse a responder a preocupao dele em no estar ali para ensinar as crianas nada alm de matemtica. Pesquisas mostram que, quando crianas so treinadas na aprendizagem social e emocional, elas desempenham melhor na escola. O relatrio da CASEL afirma: Aprender possvel somente depois que as necessidades sociais, emocionais, e fsicas dos estudantes tenham sido satisfeitas. Quando essas necessidades so satisfeitas, os estudantes tm mais possibilidade de ter sucesso na escola. 7 Em outras palavras, uma das mais efetivas maneiras de se ter certeza que os estudantes dominam a matemtica, ter certeza que eles esto sendo cuidados e se sentem seguros e confortveis no meio social e emocional em suas escolas. Pesquisas demonstram: O aprendizado social e emocional tem mostrado que aumenta o domnio do assunto, a motivao para aprender, o compromisso com a escola, e o tempo dedicado ao trabalho escolar. Ele tambm aprimora a participao, as taxas de graduao, e as perspectivas para o emprego construtivo, enquanto ao mesmo tempo, reduz suspenses, expulses, e reprovaes. 8 As crianas desempenham melhor academicamente na escola quando esto crescendo em carter e florescendo com inteligncia emocional que permite que elas naveguem bem social e emocionalmente. Quando elas aprendem como se relacionar bem com os outros, a resolver conflitos construtivamente, a enfatizar, compreender e disciplinar a si mesmas, elas se esforam em seus estudos acadmicos como tambm em suas vidas. Professores So Inspirados ao Trabalhar com Educao do Carter

7 8

Ibid., p. 7. Ibid.

18

Estudantes no so os nicos beneficirios da educao do carter. Professores se tornam mais efetivos e envolvidos em sua misso educacional quando educam pelo carter. Um instrumento de mensurao, o Questionrio sobre Vitalidade Moral dos Educadores do Carter (VMEC), desenvolvido pelo Dr. Josephine Hauer, demonstrou que a vitalidade moral do prprio professor fortalecida pelo ensino sobre o carter. No estudo do Dr. Hauer, quase todas as prticas de educao do carter mostraram forte correlaes com a vitalidade moral dos professores. Verificouse ainda que os professores que abordaram temas da educao do carter apenas uma vez por ms, demonstraram menos vitalidade moral do que professores que introduziram a educao do carter entre duas e quatro vezes por semana.9 Alguns indcios mostram que os professores so afetados em seu carter ao educar para o carter. Uma professora falou sobre como, durante uma aula ocorreu um momento difcil, quando os estudantes indicaram que ela fez consideraes indevidas sobre suas razes de no terem feito suas lies de casa que os ofenderam. A professora decidiu mudar sua abordagem para uma maneira mais positiva.10 Estudos avaliativos do currculo Heartwood, um programa de educao do carter, demonstraram que os professores perceberam sua empatia e padres de comunicao, juntamente com outras prticas de ensino, atitudes, e abordagens, melhorando como resultado da implementao do currculo da educao do carter baseado na literatura.11 Sendo que Descobrindo o Verdadeiro Eu um currculo baseado em histria e leitura, ele pode compartilhar algumas das foras de outros programas de educao do carter baseados em literatura, os quais provaram ser efetivos, tais como o currculo Heartwood. DVE ainda est em fases iniciais de sua avaliao, contudo ele apresenta muitas das caractersticas dos programas j bem sucedidos de acordo com os critrios discutidos acima. Pesquisadores descobriram que adolescentes valorizam programas de educao do carter na medida que esses programas abordam questes da busca por uma identidade pessoal, a qual uma das principais tarefas no desenvolvimento na adolescncia.12 DVE, como o prprio ttulo sugere, um auxlio na formao e descoberta da identidade. E mais, seu contedo, particularmente nos nveis superiores, envolve um grande volume de informaes, exerccios, dicas e auxlio construtivo tendo a ver com que tipo de pessoa se quer ser. O homem um animal contador de histria. A. MacIntyre

Josephine Hauer, Educating for Character and Teachers Moral Vitality, Journal of Research in Character Education, Vol. 1, No. 1, Centro para o Carter e Cidadania, Universidade de Missouri, St. Louis.
10

Ibid.

11

Uma avaliao de Cinco Anos dos Efeitos do Currculo de tica Heartwood no Desenvolvimento do Carter de Crianas por James S. Leming, Universidade Estadual Saginaw Valley e Diane Yendol Silva, Universidade da Florida, 20 de julho de 2001.

James Leming e Diane Yendol-Hoppey Experimentando a Educao do Carter: Vozes de Estudantes e Professores, Journal of Research in Character Education, Vol. 2, No. 1, 2004, pp. 1-17.

12

19

O papel de contar histria enaltecido pelos pesquisadores e pelos especialistas em tica que acreditam que contar histrias um dos mais poderosos transmissores de valores e cultura da humanidade. James S. Leming, o principal pesquisador para os estudos Heartwood disse: Praticamente todos os atuais esforos para educar pelo carter conceder um papel especial para a narrativa. A narrativa desempenha um importante papel neste processo, pois atravs do uso de histrias, que valores culturais na maioria das vezes recebem forma e se tornam significativos nas vidas das crianas. 13 Ele cita A. MacIntyre, autor de Depois da Virtude: Um Estudo sobre Teoria Moral, que disse: o homem essencialmente um animal que conta histria 14 e menciona que o especialista em tica James Q. Wilson acredita que contos morais ensinam conseqncias para as crianasboas coisas acontecem a pessoas que fazem o bem; coisas ruins acontecem a pessoas que fazem o mal, o que o tema do Livro 3 na srie DVE, Vivendo Feliz para Sempre: Educao do carter efetiva afeta positivamente tanto estudantes como professores. Ela afeta o desempenho acadmico como tambm o comportamento e a disciplina. Ela um elemento importante em toda sala de aula, e acrescenta vitalidade e significado para a tarefa educacional.

13

James S. Leming, Universidade Southern Illinois, Astrid Henricks Smith, Universidade de Pittsburgh, James Antis, Universidade Duqesne, Uma Avaliao do Instituto Heartwood Um Currculo tico para Crianas, Documento apresentado no encontro anual da Associao de Pesquisa Educacional Americana, 28 de maro de 1997, Chicago, Illinois. A MacIntyre, Depois da Virtude: Um Estudo sobre Teoria Moral (IN: Grfica da Universidade de Notre Dame, 1981).

14

20

Pontos-Chave

Educao do carter efetiva quando programas de educao do carter tm certas caractersticas que tenham provado serem bem sucedidas. O currculo da educao do carter Descobrindo o Verdadeiro Eu tem estas caractersticas de sucesso. Educao do carter afeta no somente o carter dos estudantes; ela tambm impacta positivamente as realizaes acadmicas. Professores so revitalizados em sua prpria moralidade pessoal e na tarefa de ensinar na medida em que eles ensinam educao do carter.

Exerccio a. Problemas sobre Programas Efetivos de Educao do Carter

1. Programas efetivos de educao do carter identificam a si mesmos como: a. Momentos divertidos sem estudar para as crianas b. Programas de educao do carter c. Programas educacionais alternativos d. Aula de literatura

21

2. Efetivos programas de educao do carter utilizam os seguintes mtodos: a. Atuao. b. Ensino direto. c. Crculos de discusso. d. Todos os acima. 3. Integrar educao do carter ao currculo significa: a. Educao do carter pode ser ensinada como um curso especfico e isolado. b. Educao do carter abordada consistentemente dentro do dia escolar. c. Todos os professores conhecem a definio de educao do carter. d. a. e b. 4. Treinamento de professores e acompanhamento de apoio so: a. Insignificantes para um programa efetivo de educao do carter b. Importantes para um programa efetivo de educao do carter c. Um entrave para a implementao de um programa efetivo de educao do carter d. Desperdcio de tempo necessrio para a implementao de um programa efetivo de educao do carter 5. Habilidade social e emocional como empatia, resoluo de conflito e habilidade de comunicao: a. caracterizam programas efetivos de educao do carter b. so opcionais em um programa efetivo de educao do carter c. no pertencem s escolas, mas aos lares d. no tm nenhum impacto no comportamento dos estudantes 6. Quando se trata de desempenho acadmico, programas efetivos de educao do carter: a. melhoram o desempenho acadmico b. se afastam do desempenho acadmico c. no tm nenhum efeito no desempenho acadmico d. superam o desempenho acadmico
22

7. Professores que fazem educao do carter relatam: a. pouco efeito em sua abordagem para ensinar ou sobre a moral em suas prprias vidas b. reduo da moralidade em suas prprias vidas devido a um senso de culpa pois eles no podem viver de acordo com seus prprios ensinamentos c. melhora da vitalidade moral em suas prprias vidas d. aumento das acusaes de hipocrisia a partir de seus estudantes 8. A srie Descobrindo o Verdadeiro Eu da educao do carter: a. baseada em histria b. fornece manuais dos professores com vrios mtodos de ensino c. compartilha as caractersticas dos programas efetivos de educao do carter d. todas as alternativas acima

Respostas: 1. b., 2. d., 3. d., 4. b., 5. a., 6. a., 7. c., 8. d.

23

24

Seo 4. Entrando com a Educao do Carter


Na maioria dos lugares onde introduzida, a educao do carter encontra uma resposta positiva dos administradores, professores, e pais. Na maioria dos casos e na maioria dos lugares, grande parte dos adultos concordam que educar os jovens pelo carter importante, e que isto tem lugar nas escolas. Isto verdadeiro internacionalmente. Entretanto, nem todos os pases enfrentam os mesmos tipos de questes relacionadas ao carter. Em um sentido isto pode ser bvio, dado as diferentes histrias, fundamentos religiosos, tradies culturais, e costumes encontrados por todo o mundo. Ao mesmo tempo, em um grau maior ou menor, muitos pases esto experimentando tendncias semelhantes entre suas populaes, ou at mesmo esto experimentando o medo de tais tendncias que esto progredindo, especialmente entre os jovens. Mesmo pases que costumavam existir em isolamento esto agora sendo influenciados pelas foras alm das fronteiras e totalmente alm do controle, tais como a Internet, TV, filmes e CDs de msicas. A maioria dos pases tambm est preocupada com o crescimento na taxa de divrcios, a atividade sexual fora do casamento, as DST's, HIV/AIDS, o uso de drogas e a violncia. Os pases tambm tm seus prprios conjuntos de prioridades. Para alguns, certos problemas so mais prementes do que outros. Para muitos pasesna frica sub-Saara, por exemplo HIV/AIDS considerado o problema social nmero um, com alguns pases enfrentando taxas de infeco do HIV/AIDS entre 20 a 25% de suas populaes. Na Europa Oriental, o alcoolismo tem sido o problema interno mais srio, com o abuso de drogas crescendo a um ndice elevado entre a gerao mais jovem. Em muitos pases do Ocidente, divrcio e a ruptura da famlia alcanaram propores epidmicas e so a causa primria de muitos dos outros problemas sociais que afligem os jovens nessas sociedades. Estes so alguns exemplos das diferentes prioridades das diferentes regies. Portanto, embora haja amplo consenso entre educadores e pais em mbito mundial sobre a necessidade de educar o carter, para desenvolver um programa de educao do carter para um pas (na verdade para uma provncia, estado, ou comunidade dentro de um pas) importante compreender que no h um programa de tamanho nico.

25

A maioria dos programas bem sucedidos de educao do carter comea pela construo do consenso. Primeiro, importante definir entre os atores principais se a educao do carter desejada e necessria. Em muitas situaes, isto feito atravs de um questionrio ou uma reunio aberta entre participantes. Os participantes na educao do carter incluem professores, administradores, superintendentes, conselhos de educao, pais, os prprios estudantes, e membros da comunidade. s vezes a comunidade empresarial est bastante interessada na produo de futuros empregados conscienciosos que tenham bom carter. s vezes eles querem proteger seus empreendimentos do vandalismo e de roubos. Em qualquer caso, nenhum membro de uma comunidade est livre das aes de pessoas sem princpios. Todos em uma comunidade tm alguma participao na educao do carter. Uma vez que o consenso sobre a necessidade da educao do carter esteja construdo, uma comisso ou comisses podem ser formadas para estudar exatamente o que os interessados querem enfatizar em um programa de educao do carter. H muitos programas diferentes disponveis. Uma comisso poderia querer fazer uma pesquisa sobre os programas e pacotes de educao do carter disponveis. Eles podem querer desenhar seu prprio programa. Eles podem querer assumir uma abordagem ecltica. A FPU, naturalmente, est oferecendo um pacote na forma de um currculo baseado em histrias com lies planejadas para os graus de 1 a 12. As histrias causam um momento solene, uma forma trans-cultural para transmitir valores para os jovens. Elas so emocionalmente envolventes e ascendem a imaginao. Elas promovem uma elevao tanto mental como emocional para o bom carter. Os planos de aulas fornecidos no currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu da FPU auxilia os estudantes a terem algumas experincias com o material tambm, promovendo aprendizado concreto e mudana de comportamento em acrscimo ao aprendizado mental e emocional. Entretanto, o currculo da educao do carter da FPU foi desenhado com a idia que grupos de educadores de outros pases adaptariam o material, s vezes substituindo as histrias com lendas, folclores, mitos, ou fbulas sobre moralidade de seus prprios pases. Descobrindo o Verdadeiro Eu, ento, um mdulo para um programa de educao do carter que outros pases ou comunidades podem utilizar e/ou adaptar. Em algumas comunidades, fornecer um currculo embalado um grande ato de servio. Alguns estados dos Estados Unidos, por exemplo, regulamentam programas de educao do carter nas escolas. Michigan, Nova Jersey, e Carolina do Norte so exemplos de estados que oficializaram por lei estadual que a educao do carter pertence a cada escola distrital. Contudo alguns professores e administradores de escolas esto perdidos sobre como e o que implementar. Um professor confidenciou que eles regulamentaram por lei para fazer educao do carter, mas eles no tm nenhuma idia sobre como seguir com isso, e outros expressaram uma necessidade de novos programas para manter a educao do carter interessante tanto para professores como para estudantes. A Carolina do Norte dirige conselhos locais de educao para desenvolver e implementar instrues de educao do carter com a colaborao da comunidade local. Tais aberturas so oportunidades de ouro para algum interessado em ajudar a implementar a educao do carter.
26

Algumas escolas possuem programas efetivos de educao do carter que esto em funcionamento por uma dcada ou mais. importante, na promoo de uma iniciativa de educao do carter, consultar a todos. Professores, administradores, superintendentes, pais de estudantes na escola, membros do conselho escolar, e membros da comunidade sabero se h um plano para educao do carter na regio ou entre as escolas em cooperao. Tal plano pode ou no ser efetivo. Algumas escolas podem estar interessadas em materiais novos e diferentes. Algumas escolas podem querer ou precisar que a ajuda chegue, outras podem precisar de estmulo para continuar, ou ter certeza que seus esforos de educao do carter so vlidos. O Departamento de Educao dos Estados Unidos est encorajando as escolas a assumirem a educao do carter atravs da oferta de bolsas e parcerias. Este departamento concede bolsas tanto para as secretarias de educao de estado como de municpio, que esto interessadas em promover a educao do carter. Desde 1995, o Departamento concedeu noventa e sete bolsas para auxiliar no desenvolvimento, implementao, e manuteno da iniciativa da educao do carter. O Ato Nenhuma Criana Deixada para Trs (No Child Left Behind Act), iniciado pelo Presidente George W. Bush, regulamenta tambm a educao do carter. Assim, nos Estados Unidos, h bastante motivao para fazer educao do carter. Uma forma de ajudar poderia ser convocar uma conferncia onde esses envolvidos na educao do carter so solicitados a fazerem apresentaes sobre o que esto fazendo, no que esto trabalhando, e onde gostaria de chegar com a educao do carter. Se um municpio ou bairro no est fazendo educao do carter com sucesso, eles poderiam abrir uma conferncia a fim de aprender sobre a possibilidade de renovar ou recomear um programa.

O Departamento de Educao nos Estados Unidos incentiva a escola a: Assumir um papel de liderana para levar a equipe, pais e estudantes juntos para identificarem e definirem os elementos do carter que eles querem enfatizar Fornecer treinamento para a equipe sobre como integrar a educao do carter na vida e cultura da escola Formar uma parceria vital com os pais e a comunidade para que os estudantes ouam uma mensagem consistente sobre traos essenciais do carter para o sucesso na escola e na vida, e Fornecer oportunidade para dirigentes de escolas, professores, pais e parceiros da comunidade para serem modelos exemplares de traos de carter e comportamentos sociais.

27

Em muitos pases no mundo, obter consenso se a educao do carter desejada e necessria, e que tipo melhor, no uma deciso local, mas depender no nvel nacional do Ministrio da Educao desse pas. Nesses casos, importante para quem defende a educao do carter ir direto at o Ministrio. Efetuar consultas com ministros de governo significa tratar diretamente com aqueles que possuem a autoridade e meios para realmente implementar um programa de educao do carter. Com esse suporte, pode ser relativamente mais fcil colocar um programa em andamento. Livros podem ser impressos e distribudos com o selo de aprovao do Ministrio (embora ele possa no necessariamente estar disposto a fornecer os fundos). Seminrios de treinamento para professores podem ser organizados com o apoio do Ministrio. No final, em muitos pases, o apoio do Ministrio pode ser necessrio se um programa de educao do carter ir ser implementado em larga escala ou em todo o pas. Em alguns pases a regra absoluta: nenhuma escola pode utilizar material no sancionado pelo Ministrio. Em outros pode haver mais flexibilidade, mas escolas esto menos propensas a utilizar materiais, a no ser que saibam que o Ministrio deu ao menos seu consentimento tcito. Cada pas tem seu prprio procedimento atravs do qual novas publicaes e programas educacionais devem seguir para obter aprovao do Ministrio. Em alguns pases o Ministrio da Educao aprovar somente aqueles publicaes e programas produzidos atravs do prprio Ministrio. Outros Ministrios esto dispostos a aceitar pedidos de exame externos. A educao do carter preconiza identificar as polticas e procedimentos que esto em vigor em um determinado pas e se ajustar a elas. O inconveniente de se trabalhar com o Ministrio da Educao que as pessoas no Ministrio podem no estar em contato com as situaes do dia a dia que as escolas e os professores esto enfrentando com seus estudantes. E tambm, os recursos podem ser limitados, o que pode tornar difcil competir com outras ONGs e fundaes para a ateno do Ministrio e outros rgos governamentais. Neste momento, a FPU est ativamente promovendo a educao do carter. Em cooperao com os Ministrios da Educao de vrios pases, o currculo est sendo utilizado em escolas e colnias de frias de educao do carter e habilidades de vida. Espera-se que a cooperao e co-patrocnio com os Ministrios da Educao nestes pases aumentaro. O apoio do Ministrio pode ser um trunfo fundamental para a divulgao da educao do carter. Com ou sem apoio Ministerial, um defensor da educao do carter pode ser capaz de reunir educadores e pessoas de outras reas (por exemplo, assistentes sociais, clrigos e lderes de jovens) para discutir problemas sociais prementes a partir da perspectiva da educao atravs de uma conferncia. A FPU oferece apresentaes em PowerPoint que edificam o caso para a educao do carter e fornece materiais de apoio. Pessoal para falar nas conferncias pode tambm estar disponvel. Este manual e os acompanhamentos em Powerpoints podem ser teis nessa conferncia para introduzir a necessidade para a educao do carter, seu profundo significado, sua eficcia, e o currculo da educao do carter Descobrindo o Verdadeiro Eu. No Esquea os Estudantes Estudantes que ajudam a desenvolver e implementar um programa de educao do carter, ou que exerce significante voz no processo, beneficiam a maioria dos programas de educao do carter.

28

O objetivo dessa conferncia chegar a um consenso sobre a necessidade de um currculo da educao do carter e, alm disto, iniciar uma ao para comear a implementao desse currculo. A srie Descobrindo o Verdadeiro Eu da Federao para a Paz Universal pode ser oferecida como um ponto de referncia ou uma base para a criao de um currculo adequado situao cultural que aborde os problemas urgentes do pas. Sesses de intervalo da conferncia podem ser dedicadas para utilizar o Descobrindo o Verdadeiro Eu como um ponto de salto para se descobrir histrias culturalmente reconhecidas e adequadas em substituio para um currculo de educao do carter baseado em literatura. O consenso alcanado durante a conferncia pode ser colocado na forma de uma declarao para ser submetida ao Presidente da nao, ao Ministro da Educao e/ou ao Congresso Nacional. Exemplo de Declarao da Conferncia Em (tal data) no (local) como participantes da conferncia Educao Escolar e Renovao Moral, adotamos e proclamamos a seguinte Declarao para a Renovao Moral Atravs da Educao Escolar. Apelamos ao Presidente (Primeiro Ministro), a Assemblia Nacional (Parlamento, Congresso) e ao Ministrio de Educao para considerar as recomendaes contidas nesta Declarao. CONSIDERANDO QUE educao sobre moral tica a tarefa sagrada de toda sociedade civilizada para com seus filhos, CONSIDERANDO QUE negligenciar tal educao contribui para os males e vcios da sociedade, CONSIDERANDO QUE observamos a preponderncia desses males como abuso de drogas e alcoolismo, divrcio e ruptura familiar, atividade sexual imatura e ilcita resultando em gravidez indesejada, doenas sexualmente transmissveis e aborto, violncia e atividade criminosa, especialmente entre os jovens, CONSIDERANDO QUE do interesse de nosso pas promover valores como amor, matrimnio e famlia, paz, harmonia, patriotismo e conscincia ambiental atravs do ensinar dessas virtudes como respeito, responsabilidade, honestidade, compaixo, perdo, boa cidadania, justia, fidelidade, castidade, tolerncia, coragem, pacincia, autocontrole, amizade, generosidade e cooperao, DECIDIU-SE que esta assemblia exige a criao e adoo de um currculo de educao do carter para ser utilizado nas escolas por todo o pas, Que o Ministrio da Educao publique material didtico adequado para estudantes, livros para professores, manuais para os pais e outros materiais para serem utilizados para ensinar este currculo, Que o Ministrio da Educao conduza seminrios para professores para introduzi-los e trein-los na utilizao mais adequada e efetiva destes materiais em suas salas de aula, Que faculdades e institutos de treinamento para professores ofeream cursos sobre educao do carter, Que o Ministrio da Educao conduza uma avaliao contnua da eficcia de seu programa de educao do carter e faa melhorias quando necessrio. Assinado pelos participantes da conferncia sobre Educao Escolar e Renovao Moral.

29

Tal declarao pode servir como uma maneira de chamar a ateno das autoridades responsveis pela educao no pas. No trmino da conferncia, aqueles participantes que podem ser mais teis em conduzir o processo de criar e obter o apoio do Ministrio para um currculo de educao do carter, podem ser identificados. Se nenhuma das opes acima vivel para defender a educao do carter, ento professores, diretores de escolas, pais, e outros contatos podem ser convidados para uma reunio em escala pequena sobre a questo da educao do carter. A grande vantagem desta abordagem que envolve pessoas que esto lidando com crianas e adolescentes diariamente, e que tm ntimo conhecimento de seus problemas (e sucessos). Estas pessoas so capazes de compreender a necessidade para desenvolver e implementar um programa de educao do carter. Elas esto mais dispostas a oferecer sugestes e idias e esto dispostas a trabalhar ativamente nesse projeto. A desvantagem que elas no so muito influentes, mas podem contribuir para edificar uma base para contatar pessoas em nveis mais elevados de influncia. Ao trabalhar com tais pessoas, um programa de educao do carter pode ser desenvolvido que se sinta como domstico ao invs de algo trazido de fora. Embora freqentemente os pases aceitem ajuda de fora (especialmente se acompanhada de fundos), a maioria muito sensvel, e at mesmo resistente influncia estrangeira, especialmente com respeito a uma questo como a educao das crianas. Os pases naturalmente querem que suas crianas herdem seus valores e tradies culturais. A FPU enfatiza o apoio aos valores e virtudes tradicionais, como tambm traz novas sugestes e perspectivas renovadas. Uma reunio em escala menor pode resultar em um comit central capaz de selecionar virtudes a serem ensinadas a partir de uma lista universal delas. No movimento americano de educao do carter, as virtudes mais populares sendo promovidas so respeito, responsabilidade, honestidade, eqidade, zelo ou compaixo, e cidadania. H evidentemente, uma variedade de virtudes das quais escolher, tais como lealdade, compromisso, castidade, tolerncia, coragem, pacincia, autocontrole, amizade, generosidade, perdo e cooperao. O comit central tambm pode se concentrar em desenvolver uma estratgia para uma iniciativa de educao do carter. Discusses podem destacar as melhores prticas que j esto sendo utilizadas (mesmo se estas prticas no so formalmente consideradas educao do carter) e as formas de replic-las em outras escolas e distritos. Pode acontecer que uma reunio consistir de tempo apenas para fazer uma apresentao com algumas questes e respostas no final. Sendo assim, a apresentao em PowerPoint da FPU sobre a Introduo e Sees 1 e 2 seria adequada. Esta apresentao estabelece a necessidade pela educao do carter e prope algumas solues, como tambm introduz o currculo DVE. Educadores tambm podem estar interessados no PowerPoint sobre a Educao do Carter Efetiva como um guia para o que funciona na educao do carter. Uma demonstrao de uma histria e um plano de aula a partir do currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu seria adequado nessa reunio, demonstrando o poder e o interesse da histria para transmitir verdades morais. Apresentao de histrias em PowerPoint de cada nvel do currculo esto disponveis pela FPU.

30

Muitas pessoas rejeitam programas tipo palestras e apreciam estar em pequenos grupos para interagir e realmente fazer exerccios relacionados com a educao do carter. Outras culturas preferem uma abordagem didtica centrada em um professor. Em qualquer caso, com as mos na experincia com o currculo da educao do carter geralmente uma excelente maneira para que as pessoas estejam dispostas favoravelmente com relao educao do carter. Uma Nota de Advertncia Algumas pessoas podem ainda ter suspeitas sobre a educao do carter, pensando que esta uma forma dissimulada de promover doutrina religiosa. Portanto, importante estar claro sobre este ponto. Embora o material da educao do carter possa ocasionalmente fazer referncia ao Bem derradeiro e fazer referncias s influncias da Bblia e outras Escrituras, e isto certamente se refere s questes de certo e errado, deve-se ter grande cuidado para no exaltar uma doutrina religiosa em particular quando se ensinar educao do carter. Se ensinamentos religiosos so utilizados em suporte aos valores sendo promovidos, esforos devem ser feitos para incluir um nmero maior de diferentes perspectivas de tradies. Tal abordagem serve para demonstrar a universalidade destes valores e princpios na medida em que transcendem qualquer religio e apela para a sabedoria inerente em cada cultura. Em alguns pases ilegal apresentar doutrina religiosa em escolas ou de qualquer outra maneira. Em outros pases, ilegal apresentar outra doutrina religiosa alm do estado ou da religio aprovada. Em muitos lugares, as pessoas sentem repdio por ter sua prpria doutrina religiosa implicitamente questionada pela interposio de uma nova. Educao do carter no sobre religio. A educao do carter promove valores ou virtudes universais. Estes valores so admirados por todo o mundo. No importa de qual religio uma pessoa seja, ou qual idioma algum fale. Todos em qualquer lugar reconhecem a honra, a honestidade, o compromisso, a lealdade, a bravura, e outras virtudes do carter. Quando voc discute educao do carter, est discutindo temas humanos comuns, e h um grande espao para acordo e consenso. Valores e virtudes universais so poderosas foras unificadoras onde quer que voc v no mundo. Isto muito diferente da diviso que infelizmente s vezes acompanha as diferentes perspectivas religiosas.

31

Pontos-Chave

Embora grande parte dos adultos na maioria dos pases aceite a idia da educao do carter, um pas em particular pode ter necessidades particulares. Antes de implementar educao do carter, sbio edificar consenso entre os participantes. Em alguns pases, voc no pode implementar educao do carter sem ir direto ao topo o Ministrio de Educao. Uma conferncia sobre educao do carter que adota uma declarao para ser enviada para as autoridades pode ser uma maneira de edificar apoio popular e obter a ateno do Ministrio. Mantenha claroem sua prpria mente e nas mentes daqueles que voc est tentando atingirque educao do carter no religio.

Exerccio a:
Leia sobre o Exemplo de Declarao da Conferncia neste captulo. H algo que voc acrescentaria? H algo que voc tiraria? Alguma coisa que voc mudaria?

Exerccio b:
Pense sobre um pas que voc gostaria de visitar. Busque o nome do pas na Internet e faa uma pesquisa bsica. Este pas tem um Ministrio da Educao? Onde est localizada sua administrao? Quais problemas so nicos a este pas? Quais problemas eles compartilham com outros pases? Como a educao do carter poderia ajudar este pas em suas preocupaes?
32

Seo 5: Treinando o TreinadorAuxiliando Professores a Implementar a Educao do Carter


Uma vez que uma comunidade tenha decidido estar aberta para a implementao da educao do carter, o prximo passo realizar um seminrio de treinamento para professores para um grupo que realmente utilizar o material em uma ou mais turmas. Um seminrio Treinar o treinador pode auxiliar os professores na compreenso de seu papel como educadores do carter e ajud-los na implementao da educao do carter em seus dias escolares.

Professores so figuras chave no sucesso de qualquer programa de educao do carter. Os professores esto na posio de mentores morais. Educao do carter efetiva no ensinada da mesma maneira como matemtica, cincias, ou outros assuntos acadmicos, mas precisa ser modelada pelo prprio professor. Cativar como tambm ensinar a idia geral sobre educao moral. O professor deve ser um exemplo vivo das virtudes sendo discutidas, ou pelo menos estar se esforando para ser assim. Estudos demonstram que os educadores do carter mais efetivos so aqueles que esto no caminho correto em sua jornada na direo de se tornarem exemplos morais. Uma lio sobre honestidade ou respeito ser efetiva somente se o professor honesto e demonstra respeito por seus estudantes e os outros. Uma palavra encorajadora para professores , como anteriormente citado neste manual, que estudos demonstraram que a prpria vitalidade moral dos professores reforada pela educao do carter.15 Uma das melhores maneiras para um professor se tornar moral ensinar educao do carter para seus estudantes!

Dr. Josephine Hauer, Educar para o Carter e Vitalidade Moral dos Professores, Journal of Research in Character Education, Vol. 1, No. 1, Centro para o Carter e Cidadania, Universidade de Missouri, St. Louis.

15

33

A renovao moral do prprio professor um importante componente para um programa bem sucedido de educao do carter. Assim, em um efetivo treinamento do professor, os professores so encorajados a se engajarem pessoalmente com o contedo do currculo, e tambm para desenvolver seu prprio material de sala de aula. Quando os professores acrescentam sua criatividade e experincia de vida ao processo de educao do carter, sua efetividade aumenta, como tambm a confiana como orientadores para seus estudantes. Isto tambm bom para encorajar os professores a se engajarem em algumas auto-reflexes, perguntando para eles mesmos: Eu estou diariamente demonstrando respeito e amor para meus estudantes? Como? Ou, Eu utilizo boa linguagem diante de meus alunos? Minha interao com os outros professores um bom exemplo para os outros? Eu estou coerente com a disciplina? Eu respondo ao estudante mal comportado e conflitante com sabedoria, ajudando os estudantes a aprenderem integridade moral, ou eu apenas os puno? Alm de inspirar os professores, o propsito de um treinamento introduzir e treinar professores nos objetivos, contedos e mtodos do currculo da educao do carter. Dependendo do tempo disponvel, o seminrio pode incluir sesses prticas permitindo que os professores participem nos mesmos exerccios, jogos e reflexes recomendados para seus estudantes. O seminrio pode incluir uma demonstrao onde os participantes observem um professor treinado fazendo algumas lies com crianas na escola de vrios grupos de idade. O sucesso definitivo do seminrio reside no fato dos participantes serem capazes de experimentar o efeito do contedo moral. Um primeiro objetivo do seminrio promover o entendimento que a melhor educao do carter ocorre atravs de um dilogo participativo entre professores e estudantes. Em outras palavras, para serem bem sucedidos, os professores precisam sair do seminrio compreendendo que necessitam estar engajados ao contedo juntamente com seus estudantes. Eles precisam participar totalmente e experimentar o material por eles mesmos, para serem efetivos para transmitir uma aula com uma experincia emocionalmente significante para seus estudantes. Tcnicas na Educao do Carter Professores tambm podem precisar de treinamento na utilizao dos vrios mtodos recomendados nos manuais do currculo DVE. Professores que utilizam um estilo didtico de ensino podem precisar de tempo para conseguirem utilizar algumas das metodologias utilizadas no aprendizado social e emocional e da educao do carter. Por exemplo, professores podem no ter o hbito de discutir questes morais na sala de aula. Eles podem ter ignorado as questes morais ou ento ter transmitido o conhecimento sobre elas em um estilo didtico. A educao do carter freqentemente enfatiza discusses, ou entre a turma como um todo, ou entre pequenos grupos. Os professores podem precisar de treinamento na arte de orientar e facilitar tais discusses na direo de finais produtivos. A educao do carter requer a manuteno de um delicado equilbrio entre permitir aos estudantes a liberdade de expressar suas opinies, e no permitir aqueles com opinies imorais ou anti-sociais, ou com problemas de comportamento tentando dominar a discusso. Isto tambm significa respeitar as opinies diferentes, mesmo que isto signifique no homolog-las. Encontrar o equilbrio exato entre dirigir os estudantes para concluses morais sem sacrificar a propriedade das idias deles atravs do processo de chegar a essas concluses, uma arte a ser aprendida.

34

Reflexo tambm crucial tanto para professores como para estudantes. A palavra educao deriva da raiz no Latim educatione, significando extrair. Assim, educadores devem estar buscando extrair de seus estudantes, um processo de pensar mais visionrio para ajud-los a evolurem em sua maturidade. H muitos exerccios de reflexo no currculo de educao do carter DVE que podem ser utilizados como um guia. Outra tcnica utilizada na educao do carter a utilizao encenao. Este mtodo pode auxiliar os estudantes a enxergarem as situaes e relacionamentos a partir da perspectiva dos outros. Vrios tipos de situaes podem ser encenadas por meio de atuao, tais como conflitos entre pais e filhos, entre irmos, entre amigos, ou lidando com um rebeldeum problema comum em muitas escolas. Ao encenar diferentes papis, os estudantes podem compreender como sentir estando na posio de outra pessoa. A mesma situao pode ser encenada por diferentes estudantes, chegando a vrios resultados diferentes. A partir da encenao, os estudantes conseguem a importante prtica para lidar de fato com as situaes possveis da vida. Sendo que muitos estudantes j conhecem o que certo e o que errado, a encenao um ensaio para todos os passos importantes para fazerem de fato o que correto na vida real. Escrever um relatrio uma experincia poderosa. Encorajar os estudantes a escreverem seus pensamentos sobre suas experincias os auxilia a desenvolverem suas habilidades de autoreflexo e serem honestos com eles mesmos. Isto os desafia a pensarem sobre suas atitudes e comportamentos, os quais so muito freqentemente impulsivos, e no refletem suas verdadeiras crenas. Isto tambm os auxilia a liberarem seu potencial criativo e sua capacidade para se expressarem. Em relao a escrever um relatrio, muitas escolas agora tm um momento de meditao no incio e no final do dia escolar onde os estudantes podem tirar alguns minutos para refletirem sobre o que eles querem realizar no dia (pela manh) e o que eles foram capazes de realizar ( tarde). Fazer os estudantes registrarem seus objetivos e reflexes sobre suas realizaes pode ser parte deste processo de relatrio. Esta prtica permite de uma maneira pacfica comear e concluir as atividades do dia. Muitos estudantes descobrem que podem ser muito mais honestos e abertos no papel do que podem ser pessoalmente, conseguindo saber como eles realmente sentem sobre as coisasde fato, descobrindo seu verdadeiro eu.

35

Atravs de tais atividades como cuidar de idosos, visitar hospitais ou abrigos, limpar o bairro (ou a prpria escola), ou ter a responsabilidade para cuidar de outros, virtudes como respeito, responsabilidade e cooperao, as quais podem ser meras palavras em uma pgina, ou podem ser conceitos na mente, podem se tornar realidade. No curso de um treinamento de professores, estes educadores so expostos a uma variedade de exerccios e jogos que foram desenvolvidos durante anos por educadores do carter para utilizao em sala de aula. Eles so parte e componente da metodologia interativa que mais eficaz ao ensinar educao do carter. Quanto mais os estudantes esto ativamente envolvidos em expressar a si mesmos, mais eles podem processar e digerir o que esto aprendendo cognitivamente para que isto comece a afetar seu carter. Ao participar nestas atividades no seminrio, professores obtm experincias que os ajudaro a se relacionar emocionalmente com os estudantes na sala de aula e efetivamente educar o carter. Uso de um Currculo de Educao do Carter Quando os professores retornam para suas escolas aps o treinamento, o resultado esperado que eles comearo a utilizar o currculo DVE em suas salas de aula. De que maneira eles faro isto variar de acordo com a situao da escola, o desejo do diretor, o que permitido pelo ministrio ou secretaria de educao local, e o entusiasmo do prprio professor pelo material. Professores tendero a utilizar o material em uma das seguintes quatro formas: 1. Parte do currculo regular O resultado ideal seria que o currculo DVE fosse includo como parte do currculo regular, por exemplo, como um curso sobre tica ou educao cvica. Para isto acontecer, geralmente o Ministrio, ou ao menos a secretaria de educao local, teria que dar seu consentimento, e o diretor da escola deve estar apoiando. Nos Estados Unidos, um professor substituto por um longo tempo, ensinando em um curso sobre Cincias da Famlia e do Consumidor, solicitou permisso do diretor para utilizar o currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu como um suplemento para o livro texto do colgio j em uso na sala de aula e obteve permisso para fazer isso. 2. Durante o horrio de aula ou de estudo Muitas vezes as escolas, especialmente colgios, tero no curso da agenda semanal uma hora de aula ou espao de estudo, durante o qual o professor tem permisso para utilizar o tempo como entender. Se o professor est motivado, este um excelente tempo para conduzir uma aula semanal de educao do carter. 3. Atividade extracurricular Outra possibilidade, se no h tempo ou apoio para ter aula durante as horas regulares da escola, pode-se oferecer o curso como uma atividade extracurricular. Neste caso, estudantes
36

que esto interessados so convidados a ficarem aps as aulas para uma hora, ou para participarem na formao de um Clube do Carter, o qual ter alguns benefcios para seus membros. A vantagem desta forma que o professor pode estar seguro que os estudantes que esto ali, sinceramente querem estar ali. Quando j esto motivados, eles esto mais propensos a receber as informaes do curso. Uma professora que foi a conselheira de um clube depois das aulas chamado ECDD (Estudantes Contra Decises Destrutivas) trabalhou com os membros de seu clube para adaptar as lies do currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu para utilizar em um programa de tutela. Professores envolvidos no apoio aprendizagem de estudantes identificaram o Descobrindo o Verdadeiro Eu como til na instruo dos estudantes sobre habilidades sociais. Um professor que trabalha com um Programa de Assistncia ao Estudante utiliza o Descobrindo o Verdadeiro Eu para servir proativamente aos estudantes em risco. Algumas escolas esto formando clubes de educao do carter que agem com partes do currculo DVE durante as assemblias escolares. 4. Recursos suplementares para outros cursos O material tambm pode ser utilizado como recurso suplementar em outros cursos, tais como literatura, histria, psicologia, religio, educao sexual ou de sade, estudos sociais, e cidadania. Alguns dos planos de aula tm sugerido extenso de cincias. O currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu tem suficiente variedade para ser capaz de se ajustar maioria ou todos estes tipos de cursos. Apoio Profissional Ps-Treinamento Sendo que o apoio profissional importante para o sucesso dos esforos de educao do carter, altamente recomendvel que ocorra reunies regulares de avaliao para que a escola possa participar e reunir outros professores para receber apoio profissional em seu trabalho. Mesmo os professores mais entusiasmados podem perder a energia e a motivao sem uma estrutura de apoio. Inevitavelmente, no importando quo bom seja o treinamento e quo capaz seja o professor, no se pode evitar surgir dificuldades dentro ou fora da sala de aula, que desafiaro o comprometimento de um professor com a educao do carter. Dentro da sala de aula, ele ou ela podem encontrar estudantes que no respondem ao programa; fora da sala de aula, ele ou ela pode estar sob presso para desistir. Qualquer que seja a razo, os professores precisam de um local para o qual possam vir para compartilhar suas frustraes, dificuldades, triunfos, metodologias e receber orientao e apoio. Se no possvel ter essas reunies, talvez devido ausncia de uma pessoa para organiz-las ou tambm pelas distncias para viajar, outra forma de oferecer apoio e ficar em comunicao com os professores atravs de um informativo mensal ou quinzenal sobre questes de educao do carter. Atualmente h muitas dessas publicaes, e no seria difcil fornecer aos professores o acesso a estes materiais. Um informativo eletrnico com um frum de discusso poderia ser feito por professores com acesso Internet.

37

Depois de um perodo de tempo utilizando o material, algo entre seis meses e um ano, recomendvel que os professores participem de um seminrio de treinamento mais avanado no qual eles possam compartilhar experincias e aprender uns dos outroso que funciona e o que no. Eles tambm podem obter prtica em apresentaes de palestras em seminrios, e assim serem capazes de treinar outros. Eles podem ter a oportunidade para conduzir ou observar mais demonstraes de lies para obter idias de como utilizar mais efetivamente o material. Se a pessoa que defende a educao do carter tem bons contatos no Ministrio da Educao e tem sido capaz de fazer algum fundamento com o ensino da educao do carter nas escolas, o prximo passo pode ser criar e oferecer um curso sobre educao do carter nas faculdades e/ou institutos de treinamento de professores. Desta maneira a educao do carter se torna uma parte do sistema de desenvolvimento profissional. Muito do material pode vir direto dos seminrios de treinamento de professores ou de futuras pesquisas na rea. Em preparao, o palestrante pode querer utilizar as experincias das muitas conferncias de educao do carter que so oferecidas todo ano, verificar websites de educao do carter, e comprar outros materiais de educao do carter. Educao do Carter em mbito Escolar Uma vez que professores estejam utilizando materiais da educao do carter na sala de aula, a educao do carter tem o potencial de se espalhar por toda a escola e realmente at a comunidade. Isto fornece um cenrio mais ideal para a instruo moral dos jovens. Os programas de educao do carter mais efetivos envolvem lar, escola, e comunidade como uma rede mutuamente reforadora para proteger e instruir os jovens sobre moralidade. Um programa de educao do carter em mbito escolar significa buscar ensinar virtudes atravs de todo aspecto do ambiente escolar, incluindo comportamento na cantina e no transporte. Um programa de educao do carter em mbito da comunidade significa que os estudantes esto recebendo os padres de comportamento virtuoso em locais pblicos e em seus prprios lares. As lies so modeladas e reforadas em todo lugar, fornecendo uma rede moral segura.

38

Lies morais podem ser ensinadas e aplicadas em todo o currculoem literatura (fbulas, contos populares, histrias clssicas e contemporneas), histria (exemplos de coragem e virtude), cincia (a ordem e harmonia do universo; a importncia da honestidade na investigao cientfica), mesmo os matemticos (no trapacear ou copiar o trabalho de algum; os nmeros no mentem). As escolas podem promover e premiar publicamente exemplos de comportamento virtuoso, quer entre administradores de escolas, professores e/ou estudantes. Outras caractersticas de um programa em mbito escolar seriam: ter um tema geral; incorporar valores centrais em um cdigo de tica escolar publicado; envolver todas as partes da comunidade escolar, desde a cozinha at a equipe de manuteno e os motoristas dos transportes, solicitando compreenso e apoio dos pais para o programa, e tendo os pais reforando em casa as virtudes sendo promovidas pela escola. Uma maneira para envolver a comunidade ter comerciantes e empresrios participando nas reunies de planejamento. Encoraje-os a participar nos esforos de educao do carter da escola convidando-os para falar sobre tica nos negcios ou sobre a importncia de estabelecer objetivos, ou para dar seus segredos baseados no carter para o sucesso em uma carreira. Os empresrios podem querer reforar as lies de educao do carter da escola atravs de placas e cartazes. Alm de tudo, quando os estudantes esto aprendendo sobre honestidade, os comerciantes locais se beneficiam. Como patres, eles tambm gostariam de estudantes do carter e teriam muito prazer de empregar estudantes que tm diligncia pela tica e orgulho de pratic-la. Escolas praticando educao do carter podem se tornar modelos para suas comunidades e cidades. Elas podem se tornar vias para realizar treinamentos de professores, onde alguns de seus prprios professores podem fazer as apresentaes e demonstrar as lies da educao do carter. Elas podem se tornar comunidades escolares onde cada empregado est envolvido na educao dos jovens. Elas podem se ligar com a comunidade de pais e interessados que gostariam de ver estudantes de bom carter.

39

Pontos-Chave
Treinamento do professor ajuda os professores a enxergarem seu papel como orientadores morais e os ajuda a compreenderem como praticar a melhor educao do carter em suas salas de aula. Educao do carter pode ser inserida em uma escola como parte do currculo regular, durante espaos de estudo, como uma atividade ou clube extracurricular, como um suplemento para outros cursos, ou ajusta o tom para o dia em uma reunio da manh. Educao do carter na escola envolve toda a comunidade escolar na atividade de educar os jovens. Educao do carter na escola envolve os pais e toda a comunidade na educao do carter.

Exerccio a.
Alm das formas citadas neste captulo, discuta com os outros sobre como um currculo de educao do carter poderia ser utilizado durante uma carga horria escolar.

Exerccio b.
Voc um motorista de nibus. Voc pega vinte estudantes todos os dias depois da escola e os leva para seus bairros. Os estudantes se comportam muito mal em seu nibus todos os dias. Contudo voc percebe que se fica do lado de fora do nibus e cumprimenta individualmente cada estudante enquanto eles embarcam, seus comportamentos ficam melhores nessa viagem. Relacione cinco outras formas que voc pode mudar seu prprio comportamento que poderiam afetar a forma como os estudantes se comportam em seu nibus.

40

Seo 6: Avaliando uma Iniciativa de Educao do Carter


Avaliar uma iniciativa de educao do carter pode ser uma proposio assustadora. Por um lado, parece quase impossvel mensurar os resultados como o aumento do respeito por si mesmo e pelos outros, o aumento da responsabilidade (em casa e na comunidade), e o aumento da honestidade e do aprimoramento das habilidades de relacionamento. Contudo, programas de educao do carter tm sido e podem ser mensurados pela eficcia. O currculo da educao do carter Heartwood, como o currculo Descobrindo o Verdadeiro Eu, baseado na utilizao de histria, tem se mostrado efetivo depois de ambos serem aplicados no curto prazo (um ano) e no longo prazo (cinco anos). Instrumentos de mensurao incluem entrevistas, focus grupos, grupos de controle, questionrios, dados de referncia sobre disciplina, atividades de auto-relatrio, tarefas de concluso de frases, um teste de verificao, medidas de distncia social (que mede reaes racistas e no racistas em relao a fotografias de diferentes grupos tnicos), e estudos descritivos de casos. Alguns exemplos destes instrumentos seguem abaixo. Eles so ou esto baseados em instrumentos desenvolvidos na pesquisa de eficcia da iniciativa de educao do carter Heartwood.16 Aqui est um exemplo de uma parcela dos levantamentos de jovens estudantes:

Colorir ou Circular um: 1. Eu gosto de trabalhar com os outros Sempre Geralmente s Vezes Nunca

16

James S. Leming, Universidade Estadual Saginaw Valley e Diane Yendol Silva, Universidade da Florida, Uma Avialiao de Cinco Anos dos Efeitos do Currculo de tica Heartwood no Desenvolvimento do Carter das Crianas, 20 de julho de 2001, http://www.heartwoodethics.org.

41

2. Meus amigos podem confiar em mim Sempre Geralmente s Vezes Nunca

3. Eu continuo sempre tentando Sempre Geralmente s Vezes Nunca

Aqui est um exemplo de uma parte de uma pesquisa de grau intermedirio:

A partir de Minha Perspectiva


Verifique:
1. Sou justo. 2. Tento coisas novas 3. Compatilho. 4. Fao minhas tarefas 5. Termino projetos e compromissos. 6. Eu me Respeito.

Sempre

Geralmente

s vezes

No estou certo

42

Aqui est um exemplo de uma parte de um Questionrio do Professor: Questionrio do Professor Grau K - 2 Professor Escola Data

Parte A:
Eu utilize a seguinte linguagem e termos em minha aula com meus estudantes: RARAMENTE 1 2 1 2 1 2 1 2 FREQENTEMENTE 4 5 4 5 4 5 4 5

Amor Coragem Esperana Honestidade

3 3 3 3

Aqui est um exemplo de um instrumento utilizado para mensurar taxas de trapaas entre estudantes. pedido aos estudantes para conectarem os cinco quadrados concntricos com uma linha, com seus olhos fechados. Est provado por testes que um estudante no pode alcanar 1 acerto sem trapacear espiando. Taxas de trapaa so ento mensuradas pela quantidade de estudantes que conseguem acertos acima de 1.

43

Tais instrumentos precisam ser aplicados bem e constantemente, e analisados com rigor cientfico. Entretanto, h maneiras mais fceis de fazer avaliaes mais bsicas do programa. Dr. Marvin Berkowtiz recomenda que um programa simples de avaliao possa ser feito pela narrativa de observaes.17 A narrativa fornecida pelos estagirios e diretores dos programas de frias sobre o currculo Decobrindo o Verdadeiro Eurelata o aumento da participao dia a dia enquanto a notcia se espalha, e que os estudantes vinham mais cedo para a escola para ajudar a arrumar e limpar, e tambm relatos dos prprios estudantes sobre mudanas nas atitudes o incio de uma srie de relatos de observaes que servem como um tipo de avaliao dos programas de frias. Todos querem que seu prprio programa de educao do carter seja efetivo. Entretanto, a avaliao de um programa exige objetividade, e imparcialidade. Berkowitz sugere a reduo de seus prprios preconceitos para com seu programa pela utilizao de coisas que so numericamente mensurveis. Alm dos instrumentos de avaliao numrica citada acima, h outros instrumentos de mensurao numrica que podem ser utilizados tambm. O aumento na participao em programas de frias certamente algo que pode ser numericamente mensurado, como tambm o aumento nos voluntrios. Em uma configurao escolar, uma reviso de estatsticas antes-e-depois sobre suspenses e outras aes disciplinares so referncias que podem ser utilizadas para que a direo possa ver se esses casos esto diminuindo entre estudantes expostos por certo perodo de tempo ao currculo de educao do carter. Ser mais cientfico, se houver um grupo de controleestudantes que no foram expostos ao currculo de educao do carter. Se houver dois desses grupos de estudantes em uma escola ou em duas configuraes escolares comparveis, e o grupo exposto educao do carter tem menos problemas de disciplina, isso significante. Ou, se o mesmo grupo identificado por ter diminudo os problemas de disciplina depois de serem expostos educao do carteruma comparao de referncia antes-e-depoiss muito significativa. Berkowitz adverte que importante que as medies sejam feitas cuidadosamente com tempo. Mensurar as referncias de disciplina dos estudantes depois de serem expostos a um currculo por seis meses pode no revelar a mesma correlao como mensurar essas referncias depois de um ano ou mais de exposio ao currculo de educao do carter. Ningum quer concluir que a iniciativa de educao do carter no estava funcionando, quando era preciso mais tempo para produzir bons efeitos. tambm importante ter certeza que o programa est sendo implementado corretamente, ou se estaria arriscando obter uma mensurao falsa que demonstra que o programa ineficaz. Se os problemas disciplinares continuam os mesmos, antes e depois de uma iniciativa de educao do carter de alguma durao, algum poderia facilmente concluir que o programa de educao do carter no est funcionando. Entretanto, os professores confessam que seus horrios tm sido to apertados, que eles tm utilizado o currculo de educao do carter somente esporadicamente, ou tm somente utilizado uma parte dele, e assim ele no tem sido implementado adequadamente, e sua eficcia no pode ser mensurada com exatido.
17

Marvin W. Berkowitz, Ph.D., Universidade de MissouriSt. Louis, escrito em Parceria com o Comit de Educao do Carter, Uma Cartilha para Avaliao da Iniciativa da Educao do Carter (Washington, D.C.: A Parceria para Educao do Carter, p. 4.

44

Estudantes que utilizaram o currculo Heartwood tiveram menos referncias na diretoria por ao disciplinar comparados aos estudantes que no utilizaram o currculo Heartwood.18 Esta foi uma diferena mensurvel e quantificvel entre estudantes expostos ao currculo Heartwood e um grupo de controle que no foi exposto ou foi exposto por um perodo de tempo menor. O nmero de referncias disciplinares na diretoria pode ser ento, uma forma simples para mensurar a eficcia de um programa em uma escola. Uma ferramenta til para avaliar mudana de atitude a escala Likert. A escala Likert faz perguntas, e ento tem a taxa de respostas dos estudantes em uma escala de concordncia desde concordar fortemente at discordar fortemente e pontos intermedirios com valores numricos atribudo a cada resposta. Por exemplo, o Livro 11 da srie Descobrindo o Verdadeiro Eu, Desenvolvendo Habilidades de Liderana, reproduz uma escala Likert sobre auto-estima desenvolvida por Morris Rosenberg. Aqui est um pequeno exemplo da escala Likert. Note que vrios dos instrumentos de avaliao citados acima tambm utilizaram variaes de uma escala Likert. A Escala de Auto-estima de RosenbergUm exemplo da Escala Likert Depois de cada afirmao, escreve uma das alternativas: CF = Concordo Fortemente, C = Concordo, D = Discordo, DF = Discordo Fortemente 1. Eu sinto que sou uma pessoa de valor, ao menos em um plano igual aos outros. 2. Eu sinto que tenho vrias qualidades boas.19

Um instrumento semelhante poderia ser desenvolvido para mensurar atitudes relacionadas educao do carter, e seria especialmente efetiva se administrada de uma forma antes-edepois. Tais questes como Certo e errado so reais e importantes e Eu sou uma pessoa honesta poderiam ser boas medidas de atitudes da educao do carter. Desenvolver e avaliar uma escala Likert ou outro instrumento para mensurar a efetividade da educao do carter teria que ser feito com a cooperao de algum que compreende como utilizar esta ferramenta. Portanto colaborao ser necessria. Pode-se conhecer um estudante graduado que est estudando sociologia ou psicologia, e que est aprendendo a fazer estatsticas para sua tese. Um membro de uma escola pode ter conexes com pessoas que fazem avaliaes, ou o psiclogo escolar, ou o conselho de orientao pode ser um recurso. Ter outros para ajudar a fazer uma avaliao automaticamente aumenta a objetividade da avaliao, e assim, sua efetividade.

James Leming e Diane Yendol-Hoppey, Experimentando Educao do Carter: Vozes do Estudante e do Professor, Journal of Research in Character Education, Vol. 2, No. 1, 2004.
19

18

Rosenberg, Morris. 1989. Sociedade e Auto-Imagem do Adolescente. Edio revisada, Middletown, CT, Weleyan University Press.

45

Pontos-Chave
possvel avaliar o aprimoramento no carter atravs de uma variedade de ferramentas de mensurao. No nvel mais bsico, a avaliao de um programa pode ser uma descrio narrativa de observaes da parte dos supervisores e professores. Mensuraes numricas aumentam a objetividade da avaliao de um programa de educao do carter. Questionrios atitudinais antes-e-depois, aes disciplinares registradas em uma escola, e as escalas Likert so formas simples para mensurar numericamente a eficcia do programa.

Exerccio a:
Utilizando a Escala Rosenberg de Auto-Estima como um exemplo, construa dez questes gerais sobre carter ao invs de auto-estimaquestes que possam contribuir para avaliar o programa de educao do carter, se administrado como uma pesquisa antes-e-depois.

Exerccio b:
Escreva uma descrio narrativa imaginria, mas realista de uma sala de aula antes, durante e depois de uma interveno da educao do carter. Descreva os tipos de comportamentos que a sala de aula demonstra que indicam que o programa de educao do carter foi bem sucedido. Descreva tanto os comportamentos desejveis como os indesejveis. Em sua narrativa. Inclua nomes, idades e o nome da escola fictcios.
46

Seo 7: Concluso
Algumas pessoas argumentariam que nosso mundo no poderia se beneficiar das pessoas tratando umas as outras com mais respeito. At mesmo entre gangues da vizinhana, h certo cdigo de honra que faz as pessoas se recusarem a serem desrespeitadas. Todos compreendem quando no esto sendo tratados com respeito, e todos tm uma reao visceral de descontentamento por tal tratamento, e descontentamento ao ver os outros sendo tratados da mesma maneira. Respeito uma das virtudes guarda-chuva que abrange muitas outras. Quando pensamos sobre como esta nica e simples virtude poderia transformar uma vizinhana, uma sociedade, uma nao e os relacionamentos de uma nao com outras naes, podemos comear a ver o poder da educao do carter. Imagine se pudermos ensinar no apenas respeito, mas tambm responsabilidade, compaixo, bondade, autocontrole, generosidade, perdo, eqidade, cortesia, e uma infinidade de outras virtudes. Nossos lares, escolas, vizinhanas, comunidades, naes, e nosso mundo no seriam lugares melhores? Ao implementar a educao do carter, voc est fazendo sua parte para criar o mundo um pouco melhor, um pouco de cada vez. Desejamos a voc muito sucesso na implementao da educao do carter. Que o processo possa incendiar sua prpria vibrao moral como tambm fazer de voc um catalisador para as mudanas para melhor, onde quer que voc v. nosso sincero desejo que este manual possa ajud-lo em seus esforos.

47

You might also like