You are on page 1of 4

Poder Constituinte Conceito - Finalidade - Titularidade e Espcies

Conceito

PODER CONSTITUINTE: o poder de elaborar ou atualizar uma Constituio. O poder constituinte se subdivide em originrio e derivado (ou decorrente). A tarefa de elaborar uma Constituio incumbe ao Poder Constituinte Originrio e a tarefa de reformar uma Constituio j existente de competncia do Poder Constituinte Derivado. Poder constituinte , no Direito, o poder de modificar - revisando, adicionando, revogando e corrigindo - a constituio do estado. A legitimidade do Poder Constituinte, do procedimento constituinte e da Constituio por ele elaborada so indissociveis e delas depende a legitimao do exerccio do poder poltico no Estado Democrtico de Direito. Tal constatao pode resumir-se na mxima formulada pelo ex-presidente norte americano Abraham Lincoln no sentido de que Democracia o governo do povo, pelo povo e para o povo, pensamento este essencialmente correto se dermos interpretao real aos termos que o compem. Pode-se afirmar ainda que a famosa citao corresponde precisamente democracia direta. A legitimidade do Poder Constituinte decorre diretamente do princpio da soberania popular. S o povo, concebido como uma pluralidade de foras culturais, sociais e polticas, pode deliberar sobre a conformao da sua ordem poltico-social. Da decorre, portanto, que a legitimidade da Constituio verifica-se atravs da correspondncia de suas normas aos valores e aspiraes do povo, no se contentando com a simples legalidade formal. dessa correspondncia com a vontade geral, aliada lisura da representao popular no procedimento constituinte que este se legitima. A esta cadeia procedimental de legitimao democrtica Canotilho atribui a denominao de Justia da Constituio Poder constituinte a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado. A doutrina aponta a contemporaneidade da idia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituies escritas, visando limitao do poder estatal e a preservao dos direitos garantias individuais. O poder constituinte, com esteio na melhor doutrina, conceituado como poder de produo das normas constitucionais, por meio do processo de elaborao e/ou reforma da Constituio, com o fim de atribuir legitimidade ao ordenamento jurdico do Estado. (Guilherme Pena de Moraes).

Finalidade

Finalidade do poder constituinte originrio: criar um novo Estado, diverso do que vigorava em decorrncia da manifestao do poder constituinte precedente. A ttulo exemplificativo, veja o texto preambular da vigente Constituio Federal do Brasil: "Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL." (grifos nossos) O poder constituinte originrio se subdivide em histrico e revolucionrio. O poder constituinte histrico: , de fato, o verdadeiro poder constituinte originrio, estruturando, pela primeira vez, o Estado. O poder constituinte revolucionrio aquele posterior ao "histrico", com o qual rompe por completo, criando um novo Estado e uma nova ordem. preciso compreender que a denominao "poder constituinte originrio revolucionrio" se deve ao fato deste "poder" romper com a ordem constitucional estabelecida sem nenhum tipo de limite jurdico positivo instalando-se, ento, o pode de fato - sendo forte o suficiente para construir uma ordem inteiramente nova. Com efeito, se entendermos o Direito como sendo sinnimo de lei positiva, posto pelo Estado, o poder constituinte originrio revolucionrio ser um poder de fato - com uma fora ilimitada. Repisamos o fato de que exatamente pelo fato do poder constituinte originrio ser ilimitado que ele capaz de CRIAR UM NOVO ESTADO. Titularidade e Espcies

Titularidade do poder constituinte originrio: em Estados Democrticos a titularidade do poder constituinte do povo, como alis se pode extrair, exemplificadamente, do texto preambular de nossa Constituio, acima transcrito. O indigitado texto, permita-nos repisar, tem a seguinte redao em incio: "Ns, representantes do povo brasileiro..." . Neste mesmo sentido o teor do pargrafo nico, art. 1., da CF/88: "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio." No h dvida que o exerccio do poder constituinte originrio ato de soberania - cuja titularidade necessria do povo (apenas o povo tem competncia para exercer os poderes de soberania). Por fim, de considerar que a Histria nos mostra distores graves da teoria democrtica, onde o titular um Rei, um ditador, ou um grupo, todos em

nome do povo ou legitimados por poderes outros, distintos do poder que efetivamente os sustenta. Nesses casos, uma falsa aparncia esconde a real fonte do poder, encobrindo sua real origem. O poder constituinte derivado se subdivide em revisor e reformador. O poder constituinte revisor aquele cuja competncia foi estabelecida pelo poder constituinte originrio com a finalidade de atualizar e adequar a Constituio realidade social vigente poca de sua instalao. Assim, o art. 3. do ADCT estabeleceu que a reviso constitucional seria realizada 5 (cinco) anos contados da promulgao da CF/88, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, em sesso unicameral. Como fcil de perceber, o poder constituinte derivado revisor pode manifestar-se uma nica vez, observados os termos estabelecidos pelo poder constituinte originrio, uma vez que a norma autorizadora teve a sua eficcia exaurida e sua aplicabilidade esgotada com a edio de 6 (seis) Emendas Constitucionais de Reviso, publicadas no DOU de 2.3.94 e no DOU de 9.6.94). O poder constituinte derivado reformador aquele cuja finalidade, como prpria denominao denuncia, promover as reformas que se faam necessrias no texto constitucional ao longo do tempo. Assim, enquanto o poder constituinte originrio um poder de fato, o poder constituinte derivado reformador um poder poltico, ou, como preferem alguns, uma espcie de fora ou energia social. A previso de realizao de reformas no texto constitucional est expressa no art. 59, I, da CF/88 e as regras para que possam ocorrer esto elencadas no art. 60, caput, alm de incisos e pargrafos. O poder constituinte derivado decorrente aquele cuja misso a estruturao dos Estados-Membros. Tal competncia, conferida pelo poder constituinte originrio, permitir que os Estados se auto-organizem a partir de suas prprias constituies, conforme estabelecido no art. 11 do ADCT (Ato das Disposies Constitucionais Transitrias), que assim disps: "Cada Assemblia Legislativa, com poderes constituintes, elaborar a Constituio do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgao da Constituio Federal, obedecidos os princpios desta. Pargrafo nico. Promulgada a Constituio do Estado, caber Cmara Municipal, no prazo de seis meses, votar a Lei Orgnica respectiva, em dois turnos de discusso e votao, respeitado o disposto na Constituio Federal e na Constituio Estadual. Cumpre salientar que, sem adentrar no mrito da questo e com vistas exclusivamente ao concurso pblico de Executivo Pblico, estabeleceremos que o poder constituinte derivado decorrente aquele conferido apenas s Assemblias Legislativas dos Estados para elaborar as suas respectivas Constituies Estaduais, observados os princpios da Constituio Federal. Este poder, portanto, no foi estendido aos Municpios que, ao elaborarem a Lei Orgnica, devero observar a Constituio Federal e a Constituio Estadual respectiva.

Titularidade

do

Poder

Constituinte

O titular do Poder Constituinte, segundo o abade Emnmanuel Sieys, um dos precursores dessa doutrina, a nao, pois a titularidade do Poder liga-se idia de soberania do Estado, uma vez que mediante o exerccio do poder constituinte originrio se estabelecer sua organizao fundamental pela Constituio, que sempre superior aos poderes constitudos, de maneira que toda manifestao dos poderes constitudos somente alcana plena validade se se sujeitar Carta Magna. Modernamente, predominante que a titularidade do poder constituinte pertence ao povo, pois o Estado decorre da soberania popular, cujo conceito mais abrangente do que o de nao. Assim, a vontade constituinte a vontade do povo, expressa por meio de sus representantes. Celso de Mello, corroborando essa perspectiva, ensina que as Assemblias Constituintes "no titularizam o poder constituinte. So apenas rgos aos quais se atribui, por delegao popular, o exerccio dessa magna prerrogativa" Necessrio transcrevermos a observao de Manoel Gonalves Ferreira filho, de que "o povo pode ser reconhecido como o titular do Poder Constituinte mas no jamais quem o exerce. ele um titular passivo, ao qual se imputa uma vontade constituinte sempre manifestada por uma elite". Assim, distingue-se a titularidade e o exerccio do Poder Constituinte, sendo o titular e o exercente aquele que, em nome do povo, cria o Estado, editando a nova Constituio.

You might also like